Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2017


Recommended Posts

Nada mal, o Bairro Farroupilha com -4,2º, perdeu só para Potreirinhos(-5,7º) de novo e superou a baixada do Mário que teve -4,1º...

A exemplo de ontem Soledade, a cidade mais fria do RS(área urbana),e hoje com geada forte a moderada.

 

Paulo Henrique,

você lembra qual a menor mínima do Parque das Tuias registrada pela Davis nos 2 anos que funcionou?

 

Já pegou a mínima do Santa Luzia?

A menor mínima do Tuias com a Davis foi -6,7° em 2014,só que era outro local da baixada, longe dos açudes e era do lado de Soledade, agora tenho impressão que perdeu em capacidade de reter ar frio neste novo local.

Estou encantado com a baixada do Bairro Farroupilha,apesar de ser muito maior em extensão que o Tuias, eu esperava q ela se comportasse de forma parecida com o P das Tuias, mas não, tchê, ela tá se comportando de forma semelhante ao Pantera, Rincão dos Silvanos(quando tinha digital em abrigo lá ele acompanhava Urupema em grandes ondas de frio).

Link to comment
Share on other sites

Nós precisamos analisar essa mp que nos atingiu segundo uma série de ângulos uma vez que sua importancia varia de acordo com esses ângulos. ..

Para a América do Sul considero ela realmente historica pelos fenômenos que provocou no Chile e Argentina com as nevascas e temperaturas absurdamente baixas com os -22 e uns quebrados em Bariloche e também pelo seu enorme potencial isobarico com seus 1040hpa sobre o Chaco...pois bem, para o Brasil muito alarde e pouco resultado. ..em território nacional considero histórico a sua evolução chegando ate o norte amazonico e as temperaturas muito baixas que provocou em estados como o AC, RO, MT e sul do AM, alem de areas centrais que tiveram um fortíssimo frio como GO por exemplo. ..foi excepcionalmente forte para o Paraná provocando neve em areas do estado e um frio absurdo que nao estava projetado, e por fim o oeste, sul e leste de SP que experimentaram maximas extremamente baixas, mais baixas que na grande maioria das areas do sul...fiquei boquiaberto...nao podemos esquecer do Triângulo mineiro que fez muito bonito com maximas extremamente baixas que jamais imaginava que aconteceriam naquelas bandas...e só. ..pra SC e RS foi muito alarde pra pouco resultado. ..modelos erraram brutalmente na neve e a tal nevasca virou quirera branca que se acumulou em algumas areas e essas foram bem isoladas...ou seja nao chegou a 5% do esperado...as minimas também deixaram a desejar , o frio foi forte mas nada surreal ou historico e os dois digitos negativos ficaram longe e com o ja inicial enfraquecimento da mp e seu escoamento pro oceano essa possibilidade de no mínimo -10 vai pras cucuias...pra uma alta com tanto potencial a mesma nao fez metade do que deveria...e isso mostra também o quanto, pelo menos na atualidade, é dificil fazer esses dois digitos negativos no sul...tem que ser verdadeiramente uma mastodonte que prometa e faça. Uma onda de frio de realmente muuuitoo mais potencial que essa...querendo ou não deixo os dois dígitos negativos pro PNI mesmo com seus -13 ano passado por exemplo...infelizmente, ao meu ver historica sim de modo global para a América do Sul. ..pro centro sul brasileiro não. ..

A proposito minima hoje de -2,8C aqui...muito boa marca mas nao chega aos pés dos -5 que registrei em julho de 2013 em Galopolis. ..hoje as 19h fazia -0,1C, agora 3,2C, infelizmente sinal que a mp ja ta perdendo força. ..E LA VEM ASASSSSS pro sul voltar a torrar mais um pouco hehe ... :laugh: :cray:

 

Concordo, esta onda foi realmente histórica em vários aspectos, menos na intensidade do frio em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para esses dois estados, foi uma MP muito forte, mas dentro dos padrões para qualquer inverno normal. As mínimas que fizeram aqui, por exemplo,

fazem todos os anos.

No sul, a exceção é o Paraná, ali sim pode ser considerada histórica, mas mesmo assim, inferior a 2013, 2000, 1994, 1975, 1955. No centro-oeste idem.

Para um contexto geral sul americano, foi histórica sim, mas nos dois estados mais meridionais do País, não mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal! sou novo aqui... Sou da grande São Paulo, mas especificamente de Ribeirão Pires, grande ABC e um amante das baixas temperaturas rs . Esse ano não posso reclamar do inverno, não está rigoroso como ano passado, mas o frio está persistindo por mais tempo, isso é, sem veranicos. Alguém pode me dizer quais as perspectivas para os próximos dias, e sobretudo para o mês de Agosto? O Prognóstico elaborado pela Climatempo indicava Chuva acima da média e pouco frio... mas com a tendência de neutralidade com viés de la Nina nos próximos meses, creio que esse panorama tenha se alterado, a ver pelo próprio mês de julho que está fugindo um pouco do que eles previam aqui para a região sudeste. Obrigado desde já!

Link to comment
Share on other sites

 

Outro ponto observado aos amantes do frio, observações demonstram que estamos a caminho de um mínimo solar representativo 2018/2021, atividade solar já é menor dos últimos 100 anos, projeta-se um mínimo menor dos últimos 300 anos que trará alterações importantes na temperatura média da terra, que segundo análise volta a ficar com média negativa ainda este ano.

 

Na Antártica quebra de recorde de temperatura mínima dos dias últimos 45 ano.

Na Groelândia o verão mais frio dos últimos 200 anos...

 

 

Moisés Alexandre,

não entendi o que quis dizer das mínimas da Antártica.

Na Groenlândia o verão mais frio dos últimos 200 anos( é o verão de 2017?)

 

Também não compreendi. Quanto ao mínimo solar, há um estudo e comprovação a respeito. Mas, creio que definir que vamos ter muito frio, aí há outros fatores que entram nesta resultante. E os fatores que temos atualmente, não estão colaborando para isso. Um El Nino. Sempre acreditei(crer é uma coisa triste) que o sol influência muito mais em nossa temperatura que outros fatores. Mas, os vulcões que determinam a ausência ou dificuldade dos raios solares chegarem até nos, estão inativos. Refiro-me àqueles que realmente podem causar um resfriamento. Logo, há que somar-se atividadade vulcânica, baixa atividade solar e as alterações oceânicas. Não creio que um resfriamento profundo. Creio que teremos extremos de frio em determinados momentos,

Sobre o verão 2017 na Groelândia...

https://sandcarioca.wordpress.com/2017/07/10/o-resfriamento-global-chegou/

Link to comment
Share on other sites

Acho que POA e boa parte do RS ainda podem fechar este Julho com temperatura terrivelmente acima da média. Vocês viram que projeção assustadora do GFS para o estado ? O terror começa a partir do dia 24/07, com o estabelecimento de uma forte ASAS e bloqueio em 500hpa, que vai advectar calorão do Brasil central diretamente para o sul do país !

Gaúchos: Preparem-se ! :diablo: :beach: :heat:

Um dos piores julhos. Se não fosse esse forte ar polar que tivemos, passaríamos em branco o mês sem NADA significativo.

Dinâmica PÉSSIMA. Quero ver agosto. Por isso que eu e tu temos num ponto a mesma opinião: o ruim padrão pós 2000 existe SIM. Abraços, Renan!

Vendo o prognóstico, se não fosse esta porrada polar de 4 dias e teríamos o julho mais quente da história.

 

O GFS/Avn chega a dar 20° em 850 hpa nas Missões, típico do jato e baixos níveis vindo do Chaco, cenário das ondas de calor no verão. O pior é que na rodada atual até o dia 28 não aparece NEM MESMO frente fria NO PRATA, quem dirá aqui.

 

Confirmado este cenário, vem uma grande merda pela frente. E das grandes. E que poderia reverter, não sei se todo, mas grande parte do impacto desta mp no Sul.

 

Aqui 18,9°.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso ainda temos frio. Boa mínima de 4,7°. Deve ter havido alguma geada muito isolada nas praças e parques próximos de onde moro. Na convencional do INMET deu 3,8°.

 

Em 20 dias minha média mínima está em 11,6°. Talvez chegue aos 10,X° antes de subir na semana que vem.

 

Na Lomba Grande negativou de novo: -0,5°!

Base Aérea de Canoas: 1°

Aeroporto (POA): 3°.

Em POA, pelo Metroclima, 1,0° no Lami e 6,2° no Centro. Foram as extremas no município.

 

Campo Bom afundou esta noite e teve 1,5°. Agora dispara para 22,2°. Interessante ver que Tramandaí tem 21,4° com vento NO, incomum quando a mp está indo para o oceano.

 

Agora 18,9° com 54%.

Link to comment
Share on other sites

 

Também não compreendi. Quanto ao mínimo solar, há um estudo e comprovação a respeito. Mas, creio que definir que vamos ter muito frio, aí há outros fatores que entram nesta resultante. E os fatores que temos atualmente, não estão colaborando para isso. Um El Nino. Sempre acreditei(crer é uma coisa triste) que o sol influência muito mais em nossa temperatura que outros fatores. Mas, os vulcões que determinam a ausência ou dificuldade dos raios solares chegarem até nos, estão inativos. Refiro-me àqueles que realmente podem causar um resfriamento. Logo, há que somar-se atividadade vulcânica, baixa atividade solar e as alterações oceânicas. Não creio que um resfriamento profundo. Creio que teremos extremos de frio em determinados momentos,

Sobre o verão 2017 na Groelândia...

https://sandcarioca.wordpress.com/2017/07/10/o-resfriamento-global-chegou/

 

Boa matéria. Com relação a aquecimento global, de 800 a 1300, houve um forte aquecimento que culminou com o povoamento da Groenlandia. Houve um grande derretimento do gelo do norte, permitindo navegações. Logo, ser apocaliptico com relaçao ao aquecimento, é ser messiânico. São ciclos que a terra já vivenciou por inúmeras vezes ao longo de sua existência como planeta. E pergunto: o que são 100 anos, num período de milhões?

Link to comment
Share on other sites

 

Também não compreendi. Quanto ao mínimo solar, há um estudo e comprovação a respeito. Mas, creio que definir que vamos ter muito frio, aí há outros fatores que entram nesta resultante. E os fatores que temos atualmente, não estão colaborando para isso. Um El Nino. Sempre acreditei(crer é uma coisa triste) que o sol influência muito mais em nossa temperatura que outros fatores. Mas, os vulcões que determinam a ausência ou dificuldade dos raios solares chegarem até nos, estão inativos. Refiro-me àqueles que realmente podem causar um resfriamento. Logo, há que somar-se atividadade vulcânica, baixa atividade solar e as alterações oceânicas. Não creio que um resfriamento profundo. Creio que teremos extremos de frio em determinados momentos,

Sobre o verão 2017 na Groelândia...

https://sandcarioca.wordpress.com/2017/07/10/o-resfriamento-global-chegou/

 

Boa matéria. Com relação a aquecimento global, de 800 a 1300, houve um forte aquecimento que culminou com o povoamento da Groenlandia. Houve um grande derretimento do gelo do norte, permitindo navegações. Logo, ser apocaliptico com relaçao ao aquecimento, é ser messiânico. São ciclos que a terra já vivenciou por inúmeras vezes ao longo de sua existência como planeta. E pergunto: o que são 100 anos, num período de milhões?

E eu pergunto, o que são dez, vinte anos (vulgo pós-2000)? :laugh:

:hi:

Link to comment
Share on other sites

Recomendo a leitura de um livro chamado O Aquecimento Global, autor: Brian Fagan, editora lrousse. O cara defende que o GW é fruto da ação humana, embora natural. O Homem o acelera, com a queima de combustíveis fósseis. No entanto, é contraditório, pois prova que já houve um grande aquecimento recente, na idade média, que permitiu fossem cultivados os campos da região onde está o Reino Unido. E permitiu o povoamento da Islandia e Groenlandia. Tendo recuado o gelo do norte em 100km. O que permitiu navegações. Também, comprova a extinção de civilizações na região onde ficam as américas e de outros antes da descoberta.Por diversos fenômenos desconhecidos da época( Nino e Nina) e outros. Logo, o estudo ainda é muito pequeno sobre o passado. Retiremos da cabeça a visão apocaliptica e messiânica, fruto de nossa educação religiosa que sempre enxerga " o final dos tempos". Já houveram muitos "finais dos tempos" ao longo da históiria humana. Muitos reinos, muitas alterações geológicas que destruíram civilizações inteiras, ocorreram. Logo, se houver outra ou outras, será ou serão partes da vida do planeta, no qual estamos só de passagem

Link to comment
Share on other sites

Pergunta aos universitários...

Gamboa já que vc comentou...

Vulcões....

É sabido que após uma erupção vulcânica gigantesca, o planeta sofre arrefecimento...Olhando um pouco na Wikipedia, "O gás vulcânico é constituido, principalmente por vapor de água (60%) e dióxido de carbono, mas também pode conter dioxido de enxofre, monoxido de carbono, etc", bom, todos estes gases são conhecidos gases efeito estufa, se são efeito estufa, por que :diablo: , quando acontece uma erupção vulcânica o planeta esfria em vez de aumentar o efeito estufa???

P.S.: Acho que estamos no tópico errado...talvez esse devesse ser o certo http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=142&t=15499&p=564017#p564017... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

[E eu pergunto, o que são dez, vinte anos (vulgo pós-2000)? :laugh:

:hi:

Exatamente.

 

Agora 19,4°.

 

Se vivêssemos uns 500 anos, estaríamos com saudade dos invernos de " antigamente".... quando tínhamos 100 anos. E estaria muito frio, na época :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pergunta aos universitários...

Gamboa já que vc comentou...

Vulcões....

É sabido que após uma erupção vulcânica gigantesca, o planeta sofre arrefecimento...Olhando um pouco na Wikipedia, "O gás vulcânico é constituido, principalmente por vapor de água (60%) e dióxido de carbono, mas também pode conter dioxido de enxofre, monoxido de carbono, etc", bom, todos estes gases são conhecidos gases efeito estufa, se são efeito estufa, por que :diablo: , quando acontece uma erupção vulcânica o planeta esfria em vez de aumentar o efeito estufa???

P.S.: Acho que estamos no tópico errado...talvez esse devesse ser o certo http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=142&t=15499&p=564017#p564017... :mosking:

 

é o tópico errado, sim. Mas, é sempre bom mexer com as cabeças da turma.Pois o pessoa surta quando não tem frio e neve.

Quanto aos vulcões, seria mais a capacidade que possuem de evitar a chegada dos raios solares com facilidade, quando se segue o pós-errupções. E são os localizados mais na linha do equador que causam um esfriamento maior

Link to comment
Share on other sites

Backendorf, é que o Rio Grande do Sul será o estado mais afetado pelo ingresso de ar quente, embora vocês também terão algum calorzinho básico :mosking:

 

- Pessoal, quando eu falo sobre o famoso padrão "Pós-2000", não interpretem isso num tom apocaliptico de minha parte. Na verdade, eu não uso essa tal mudança de padrão para justificar uma mudança climática ou um aquecimento global. Tudo o que defendo é que esse padrão faz parte de um ciclo natural, e que certamente já aconteceu outras vezes, antes das modernas medições. O que não podemos negar é que houve uma ligeira mudança sim, isso é fato e pelo menos aqui pra minha região eu COMPROVEI isso, através daquele tópico.

 

Mas, essas mudanças fazem parte da flutuação normal e, brevemente, teremos novidades, para bem ou para mal. O clima é dinâmico.

Link to comment
Share on other sites

Anomalia de julho que bateu +3,0C no sábado passado, agora está em +0,9C em POA. Que belo tombo. Pena que o padrão atmosférico desse ano fará com que fechemos acima de +1,0C esse julho.

 

Ai te digo, quantas milhares de vezes não deve ter acontecido isso tanto recentemente quanto no passado. De passar 20/25 dias num mês acima/bem acima da média e em apenas 5/10 dias num frio forte zerar ou mesmo deixar as médias de um mês negativo?

 

Por isso tem que ter muito cuidado analisar o que foi ou não um inverno ruim/bom ou um verão infernal ou não baseado somente na média histórica do mês, tem certas anuâncias que passa despercebido.

 

Esse mês ta lembrando junho de 2012, um mês quente com 1 bomba polar.

Link to comment
Share on other sites

Backendorf, é que o Rio Grande do Sul será o estado mais afetado pelo ingresso de ar quente, embora vocês também terão algum calorzinho básico :mosking:

 

- Pessoal, quando eu falo sobre o famoso padrão "Pós-2000", não interpretem isso num tom apocaliptico de minha parte. Na verdade, eu não uso essa tal mudança de padrão para justificar uma mudança climática ou um aquecimento global. Tudo o que defendo é que esse padrão faz parte de um ciclo natural, e que certamente já aconteceu outras vezes, antes das modernas medições. O que não podemos negar é que houve uma ligeira mudança sim, isso é fato e pelo menos aqui pra minha região eu COMPROVEI isso, através daquele tópico.

 

Mas, essas mudanças fazem parte da flutuação normal e, brevemente, teremos novidades, para bem ou para mal. O clima é dinâmico.

 

Renan, de todos que participam do BAZ, tu, talvez, seja o menos apocalíptico. :laugh:

Desde que acompanho o clima, vejo que os invernos gaúchos são variáveis, um ano faz calor, no outro pode ser extremamente frio. Não há um mesmice,Talvez aí resida a motivação para companhá-lo mais. Pois, a mesmice é um saco. Morar na linha do Equador, por exemplo, onde morei, nada acontece, a não ser chuvas e sol. Aqui, torramos e depois viramos picolé.

sempre as MPs causam frio 4 a 6 dias, há as curtas, de 2 ou 3 dias. Mas, difícil ter sequencias a la 2000. Sempre há um intervalo primaveril entre o frio. Alguns, até dizem:

 

- Ah, não fez frio em julho...Mas, agosto promete...!!!

 

saudações da era do gelo

Link to comment
Share on other sites

Anomalia de julho que bateu +3,0C no sábado passado, agora está em +0,9C em POA. Que belo tombo. Pena que o padrão atmosférico desse ano fará com que fechemos acima de +1,0C esse julho.

 

Ai te digo, quantas milhares de vezes não deve ter acontecido isso tanto recentemente quanto no passado. De passar 20/25 dias num mês acima/bem acima da média e em apenas 5/10 dias num frio forte zerar ou mesmo deixar as médias de um mês negativo?

 

Por isso tem que ter muito cuidado analisar o que foi ou não um inverno ruim/bom ou um verão infernal ou não baseado somente na média histórica do mês, tem certas anuâncias que passa despercebido.

 

Esse mês ta lembrando junho de 2012, um mês quente com 1 bomba polar.

 

exatamente: olhe 1955, 1975, 1994, 1996, etc...vai encontrar os 28 graus lá, no miolo do inverno ou não. Sei que 75 veio a famosa MP que cruzou o Brasil e depois, deu uma esquentadinha. Basta olhar no site do Inmet. Eu tinha me cadastrado lá e perdi a senha. Como perdi os dados que tinha no meu note. De 75 eu tinha. Fez calor em alguns momentos naquele ano, E dizes algio exato: sempre ocorreu. Do contrário, nos anos em que há em julho uma sequencia de dias quentes, teríamos uma média de 19 no inverno de Porto Alegre. E, nos anos mais quentes, chega a 16ou se aproxima de 17

Link to comment
Share on other sites

Anomalia de julho que bateu +3,0C no sábado passado, agora está em +0,9C em POA. Que belo tombo. Pena que o padrão atmosférico desse ano fará com que fechemos acima de +1,0C esse julho.

Eu aposto algo como +1,7/+1,8° neste julho.

 

Tive a máxima. Variação de 4,7° a 19,9° (não cheguei nos 20° :mosking: ). Agora faz 19,1° com 53%.

Link to comment
Share on other sites

Anomalia de julho que bateu +3,0C no sábado passado, agora está em +0,9C em POA. Que belo tombo. Pena que o padrão atmosférico desse ano fará com que fechemos acima de +1,0C esse julho.

 

Ai te digo, quantas milhares de vezes não deve ter acontecido isso tanto recentemente quanto no passado. De passar 20/25 dias num mês acima/bem acima da média e em apenas 5/10 dias num frio forte zerar ou mesmo deixar as médias de um mês negativo?

 

Por isso tem que ter muito cuidado analisar o que foi ou não um inverno ruim/bom ou um verão infernal ou não baseado somente na média histórica do mês, tem certas anuâncias que passa despercebido.

 

Esse mês ta lembrando junho de 2012, um mês quente com 1 bomba polar.

 

exatamente: olhe 1955, 1975, 1994, 1996, etc...vai encontrar os 28 graus lá, no miolo do inverno ou não. Sei que 75 veio a famosa MP que cruzou o Brasil e depois, deu uma esquentadinha. Basta olhar no site do Inmet. Eu tinha me cadastrado lá e perdi a senha. Como perdi os dados que tinha no meu note. De 75 eu tinha. Fez calor em alguns momentos naquele ano, E dizes algio exato: sempre ocorreu. Do contrário, nos anos em que há em julho uma sequencia de dias quentes, teríamos uma média de 19 no inverno de Porto Alegre. E, nos anos mais quentes, chega a 16ou se aproxima de 17

 

GAMBOA,

Já comentei isso antes, volto a ressaltar:

OBVIAMENTE que fazia calor fora de época nos invernos nas décadas de 50, 70, 80, 90, isso não resta dúvidas. Grandes bombas polares foram precedidas de calor: 1955, 1975, 1991, 2000, etc.

ESSA NÃO É A QUESTÃO. A questão é: na dinâmica pós 2000 os dias xoxos e de calor no inverno (de um modo geral, não em todos os anos também) se prolongaram mais. E os dias e dias seguidos de calor é que "esquentaram" nosso inverno nos últimos anos. Não é que não faça mais frio! Ainda temos muito, mas a dinâmica piorou. AGOSTO costuma ser um mês, nos últimos anos que "esquentou" o inverno gaúcho, sabemos disso e o Tomas PROVOU com dados concretos. Aliás, somente os agostos de 2012 e 2015 já valeram por "tudo possível fora da casinha" em matéria de calor fora de época que possa ocorrer num inverno. Até estava olhando as postagens antigas de 2012 estes dias: os mais otimistas para o frio naquela época estavam desanimados. Em 2015 idem. Este ano de 2017, se agosto não compensar julho em mais frequência de frio, será um dois piores e mais xoxos, pode apostar. O que até agora "salvou" o inverno 2017, foi essa última MP, que ainda estamos sentindo seus resquícios. Se não fosse ela, seria um julho desastroso pro RS e SC em matéria de frio.

OUTRA COISA: agora uma opinião muito pessoal: para mim 20 dias xoxos e de calor não são apagados com 5 dias de frio, mesmo que melhore a média final. Sequência de muitos dias de calor fora de época estraga com o inverno sempre.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Respeito a opinião de todos, mas pra mim o CO2 tem sim dedo nesse aquecimento em torno de 1 grau no último século, até porque testes laboratoriais mostram essa propriedade da molécula. Creio que alarmismo, onde existe, seja apenas a arma das entidades pra conseguir verba para o combate ao aquecimento.

 

Voltando ao assunto do tópico, dia vampiresco por aqui, 4,9/23,8 :vampire:

Link to comment
Share on other sites

Respeito a opinião de todos, mas pra mim o CO2 tem sim dedo nesse aquecimento em torno de 1 grau no último século, até porque testes laboratoriais mostram essa propriedade da molécula. Creio que alarmismo, onde existe, seja apenas a arma das entidades pra conseguir verba para o combate ao aquecimento.

 

Voltando ao assunto do tópico, dia vampiresco por aqui, 4,9/23,8 :vampire:

:clapping: :good:

Link to comment
Share on other sites

Dia ordinário para Julho em Juiz de Fora. Foi basicamente um dia totalmente dentro da média na minha estação. No INMET, foi um pouco mais frio ainda.

 

Máxima: 21,8

Mínima: 12,4

 

- Entretanto, suspeito que se continuar o céu claro como está agora, a mínima do dia será à noite. Agora já faz 17 graus !

Link to comment
Share on other sites

 

Ai te digo, quantas milhares de vezes não deve ter acontecido isso tanto recentemente quanto no passado. De passar 20/25 dias num mês acima/bem acima da média e em apenas 5/10 dias num frio forte zerar ou mesmo deixar as médias de um mês negativo?

 

Por isso tem que ter muito cuidado analisar o que foi ou não um inverno ruim/bom ou um verão infernal ou não baseado somente na média histórica do mês, tem certas anuâncias que passa despercebido.

 

Esse mês ta lembrando junho de 2012, um mês quente com 1 bomba polar.

 

exatamente: olhe 1955, 1975, 1994, 1996, etc...vai encontrar os 28 graus lá, no miolo do inverno ou não. Sei que 75 veio a famosa MP que cruzou o Brasil e depois, deu uma esquentadinha. Basta olhar no site do Inmet. Eu tinha me cadastrado lá e perdi a senha. Como perdi os dados que tinha no meu note. De 75 eu tinha. Fez calor em alguns momentos naquele ano, E dizes algio exato: sempre ocorreu. Do contrário, nos anos em que há em julho uma sequencia de dias quentes, teríamos uma média de 19 no inverno de Porto Alegre. E, nos anos mais quentes, chega a 16ou se aproxima de 17

 

GAMBOA,

Já comentei isso antes, volto a ressaltar:

OBVIAMENTE que fazia calor fora de época nos invernos nas décadas de 50, 70, 80, 90, isso não resta dúvidas. Grandes bombas polares foram precedidas de calor: 1955, 1975, 1991, 2000, etc.

ESSA NÃO É A QUESTÃO. A questão é: na dinâmica pós 2000 os dias xoxos e de calor no inverno (de um modo geral, não em todos os anos também) se prolongaram mais. E os dias e dias seguidos de calor é que "esquentaram" nosso inverno nos últimos anos. Não é que não faça mais frio! Ainda temos muito, mas a dinâmica piorou. AGOSTO costuma ser um mês, nos últimos anos que "esquentou" o inverno gaúcho, sabemos disso e o Tomas PROVOU com dados concretos. Aliás, somente os agostos de 2012 e 2015 já valeram por "tudo possível fora da casinha" em matéria de calor fora de época que possa ocorrer num inverno. Até estava olhando as postagens antigas de 2012 estes dias: os mais otimistas para o frio naquela época estavam desanimados. Em 2015 idem. Este ano de 2017, se agosto não compensar julho em mais frequência de frio, será um dois piores e mais xoxos, pode apostar. O que até agora "salvou" o inverno 2017, foi essa última MP, que ainda estamos sentindo seus resquícios. Se não fosse ela, seria um julho desastroso pro RS e SC em matéria de frio.

OUTRA COISA: agora uma opinião muito pessoal: para mim 20 dias xoxos e de calor não são apagados com 5 dias de frio, mesmo que melhore a média final. Sequência de muitos dias de calor fora de época estraga com o inverno sempre.

 

 

Respeito tua opinião.É um ponto de vista.Mas, o que coloco é muito maior do que 100 anos.Logo, não há como mensurarmos tão pouco tempo.Recomendo esse livro que indiquei.Abre nossa visão para mais adiante.Ah e inclua 2013 e 2016 nas ruas datas.Ano passado foi frio, sem extremos .2013, aquela neve em Floripa(morros).

abraços polares!

Link to comment
Share on other sites

Respeito a opinião de todos, mas pra mim o CO2 tem sim dedo nesse aquecimento em torno de 1 grau no último século, até porque testes laboratoriais mostram essa propriedade da molécula. Creio que alarmismo, onde existe, seja apenas a arma das entidades pra conseguir verba para o combate ao aquecimento.

 

Voltando ao assunto do tópico, dia vampiresco por aqui, 4,9/23,8 :vampire:

 

de 800 a 1300 houve forte aquecimento na terra?

qual era a população da terra?

Que indústria havia?

o CO2 já havia, sempre houve é o que da vida ao planeta.Junto com outros gases.

Link to comment
Share on other sites

 

exatamente: olhe 1955, 1975, 1994, 1996, etc...vai encontrar os 28 graus lá, no miolo do inverno ou não. Sei que 75 veio a famosa MP que cruzou o Brasil e depois, deu uma esquentadinha. Basta olhar no site do Inmet. Eu tinha me cadastrado lá e perdi a senha. Como perdi os dados que tinha no meu note. De 75 eu tinha. Fez calor em alguns momentos naquele ano, E dizes algio exato: sempre ocorreu. Do contrário, nos anos em que há em julho uma sequencia de dias quentes, teríamos uma média de 19 no inverno de Porto Alegre. E, nos anos mais quentes, chega a 16ou se aproxima de 17

 

GAMBOA,

Já comentei isso antes, volto a ressaltar:

OBVIAMENTE que fazia calor fora de época nos invernos nas décadas de 50, 70, 80, 90, isso não resta dúvidas. Grandes bombas polares foram precedidas de calor: 1955, 1975, 1991, 2000, etc.

ESSA NÃO É A QUESTÃO. A questão é: na dinâmica pós 2000 os dias xoxos e de calor no inverno (de um modo geral, não em todos os anos também) se prolongaram mais. E os dias e dias seguidos de calor é que "esquentaram" nosso inverno nos últimos anos. Não é que não faça mais frio! Ainda temos muito, mas a dinâmica piorou. AGOSTO costuma ser um mês, nos últimos anos que "esquentou" o inverno gaúcho, sabemos disso e o Tomas PROVOU com dados concretos. Aliás, somente os agostos de 2012 e 2015 já valeram por "tudo possível fora da casinha" em matéria de calor fora de época que possa ocorrer num inverno. Até estava olhando as postagens antigas de 2012 estes dias: os mais otimistas para o frio naquela época estavam desanimados. Em 2015 idem. Este ano de 2017, se agosto não compensar julho em mais frequência de frio, será um dois piores e mais xoxos, pode apostar. O que até agora "salvou" o inverno 2017, foi essa última MP, que ainda estamos sentindo seus resquícios. Se não fosse ela, seria um julho desastroso pro RS e SC em matéria de frio.

OUTRA COISA: agora uma opinião muito pessoal: para mim 20 dias xoxos e de calor não são apagados com 5 dias de frio, mesmo que melhore a média final. Sequência de muitos dias de calor fora de época estraga com o inverno sempre.

 

 

Respeito tua opinião.É um ponto de vista.Mas, o que coloco é muito maior do que 100 anos.Logo, não há como mensurarmos tão pouco tempo.Recomendo esse livro que indiquei.Abre nossa visão para mais adiante.Ah e inclua 2013 e 2016 nas ruas datas.Ano passado foi frio, sem extremos .2013, aquela neve em Floripa(morros).

abraços polares!

 

Por favor, releia o que eu escrevi entre parenteses "de um modo geral, não em todos os anos também". DE UM MODO GERAL, não quer dizer que tenha ocorrido em todos os anos. Tu pegas anos isolados bons pro frio no pós 2000, daí fica fácil para afirmar isso que afirmas. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Respeito a opinião de todos, mas pra mim o CO2 tem sim dedo nesse aquecimento em torno de 1 grau no último século, até porque testes laboratoriais mostram essa propriedade da molécula. Creio que alarmismo, onde existe, seja apenas a arma das entidades pra conseguir verba para o combate ao aquecimento.

 

Voltando ao assunto do tópico, dia vampiresco por aqui, 4,9/23,8 :vampire:

 

de 800 a 1300 houve forte aquecimento na terra?

qual era a população da terra?

Que indústria havia?

o CO2 já havia, sempre houve é o que da vida ao planeta.Junto com outros gases.

 

Creio não ter negado em momento algum que existem ciclos no clima, abraços

Link to comment
Share on other sites

Pena Santo Antão voltar só hoje, -7,1°C por lá

Hum...mas não superou os -7,2° do Bairro Farroupilha na semana... :laugh: :mosking: :mosking: :mosking:

 

Assim é fácil, todo mundo sabe que o auge do frio foi no dia anterior.

Mano a mano Soledade perde feio pro Santo Antão, dá até vergonha comparar.

Link to comment
Share on other sites

Respeito a opinião de todos, mas pra mim o CO2 tem sim dedo nesse aquecimento em torno de 1 grau no último século, até porque testes laboratoriais mostram essa propriedade da molécula. Creio que alarmismo, onde existe, seja apenas a arma das entidades pra conseguir verba para o combate ao aquecimento.

 

Voltando ao assunto do tópico, dia vampiresco por aqui, 4,9/23,8 :vampire:

 

de 800 a 1300 houve forte aquecimento na terra?

qual era a população da terra?

Que indústria havia?

o CO2 já havia, sempre houve é o que da vida ao planeta.Junto com outros gases.

 

Felipe,

 

Esta história de CO2 x aumento de temperatura é que nem achar que o rabo é quem balança o cachorro, e digo o porque:

"A ciência nos diz que a solubilidade de um gás na água, diminui com o aumento da temperatura .

Isto significa que, quando a temperatura dos oceanos aumenta, o dióxido de carbono é libertado.

Quando a temperatura diminui, o dióxido de carbono é absorvido. Há muitos fatores que determinam a absorção.

O ciclo do carbono é muito complexo, mas uma coisa é simples, inviolável e inalterável: ao longo dos últimos milhões de anos, a variação da quantidade de CO2 presente na atmosfera, tem sempre seguido a variação da temperatura.

Precisamente porque o CO2 (mas não só) é absorvida (armazenada para dizer a verdade) nos Oceanos de preferência quando estes são mais FRIOS".

https://sandcarioca.wordpress.com/2017/07/16/mas-quando-chega-a-idade-do-gelo-1a-parte/

Link to comment
Share on other sites

Fala pessoal, tudo bom? Venho novamente confirmar que houve neve na Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, na última segunda-feira (17).

 

Depois de tantas dúvidas onde muitos falaram que era de 2013, Rafael Bernardino e sua equipe, foi atrás de maiores detalhes pra confirmar tal evento. Neste caso foi solicitado o EXIF da imagem. O EXIF guarda todos os dados de uma foto, desde ISO, diafragma, até data e hora.

 

Conseguimos contato com um dos atores das imagens e fizemos uma solicitação que foi respondida em questão de minutos.

 

Segue abaixo duas imagens com o EXIF onde mostra data e hora do registro:

 

ISvyPLk.jpg

4CJobd2.jpg

Link to comment
Share on other sites

E não é que a previsão do Europeu acertou?

O sol apareceu com força à partir do final da manhã e tivemos uma tarde com algumas nuvens, mas que não se tratavam de MM.

 

A temperatura na Mooca chegou aos 24 graus, ultrapassando os 23 previstos pelo ECMWF. Já o GFS previu 20 graus com muitas nuvens à tarde. Eu particularmente botava mais fé no modelo americano.

A máxima subiu quase 10 graus em relação a ontem. Chegou a lembrar cidades bem continentais Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã... que esquenta muito de um dia para o outro quando a massa polar vai se afastando, perdendo forças.

Agora a temperatura já sofreu uma forte queda e temos 15,7 graus. A mínima ficou em 12,5 graus.

Link to comment
Share on other sites

Respeito a opinião de todos, mas pra mim o CO2 tem sim dedo nesse aquecimento em torno de 1 grau no último século, até porque testes laboratoriais mostram essa propriedade da molécula. Creio que alarmismo, onde existe, seja apenas a arma das entidades pra conseguir verba para o combate ao aquecimento.

 

Voltando ao assunto do tópico, dia vampiresco por aqui, 4,9/23,8 :vampire:

 

Ainda irão, os corretos, é claro, respeitar o CO². Molécula essencial para a vida no planeta.

Essa baboseira toda de aquecimento global em decorrência da atividade humana não passa de uma das diversas agendas de jogar a humanidade em uma escravidão soviética completa.

Só não vê isso quem não quer. Simples assim my friends.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Fala pessoal, tudo bom? Venho novamente confirmar que houve neve na Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, na última segunda-feira (17).

 

Depois de tantas dúvidas onde muitos falaram que era de 2013, Rafael Bernardino e sua equipe, foi atrás de maiores detalhes pra confirmar tal evento. Neste caso foi solicitado o EXIF da imagem. O EXIF guarda todos os dados de uma foto, desde ISO, diafragma, até data e hora.

 

Conseguimos contato com um dos atores das imagens e fizemos uma solicitação que foi respondida em questão de minutos.

 

Segue abaixo duas imagens com o EXIF onde mostra data e hora do registro:

 

ISvyPLk.jpg

4CJobd2.jpg

received_911747038981123.jpeg.366d34b912904f9b780c37bdbc0d646c.jpeg

Link to comment
Share on other sites

Vai então um experimento relativamente simples:

 

 

No experimento, dois recipientes, um com CO2 e um sem são expostos a luz infravermelha, que resultou em diferença nas temperaturas.

 

Resultado significativo, principalmente considerando que os recipientes não são isolados contra fluxos condutivos nas suas paredes.

 

Conclusão: mesmo que o aquecimento aumente o CO2 na atmosfera devido à solubilidade do oceano, não muda a propriedade de estufa do gás. Lembrando que estamos liberando carbono que não está dentro do ciclo ar-oceanos.

 

Essa discussão rende muito, amigos, acho melhor pararmos de usar o monitoramento para isso. :hi:

Link to comment
Share on other sites

 

Ainda irão, os corretos, é claro, respeitar o CO². Molécula essencial para a vida no planeta.

Essa baboseira toda de aquecimento global em decorrência da atividade humana não passa de uma das diversas agendas de jogar a humanidade em uma escravidão soviética completa.

Só não vê isso quem não quer. Simples assim my friends.

Sds.

 

:laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Qual é o mês com menor entrada de sistemas frontais no Brasil, e qual mês possui as médias maisso altas de temperatura mínima e máxima?

 

Fevereiro deve ter a menor frequência de frentes e o mês mais quente... em relação à extensão territorial deve ser Outubro

É estranho ser fevereiro o mês mais quente, porque é a partir deste mês que a radiação solar começar a ficar mais inclinada no hemisfério sul e a duração do período diurno começa a diminuir.

Link to comment
Share on other sites

Fala pessoal, tudo bom? Venho novamente confirmar que houve neve na Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, na última segunda-feira (17).

 

 

Meus parabéns e minhas desculpas por ter primeiramente falado que se tratava de 2013.

 

Fantástico o trabalho de pesquisa e confirmação de mais um evento espetacular de neve nas montanhas da Grande Florianópolis. Que ultimamente tem mais registro de neve acumulada do que a região de São Joaquim.

 

Incrivelmente belas as imagens dos picos nevados. Certamente ali houve a combinação de frio e umidade que faltou a região de São Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

 

Dinâmica péssima abraços

 

Bem feito :onthequiet:

 

______________________________________________

 

Hoje tivemos um dia absolutamente normal para Julho, inclusive com extremas iguais às médias extremas: 7,5/19,0°C. Impressionante pq ontem a variação foi de -3,7/12,8°C.

Justificável pq nuvens cobriram nossa área durante toda a noite, madrugada e parte da manhã. Inclusive os ventos sopraram à princípio do nordeste, trazendo ar menos seco e menos frio do estado de São Paulo.

Durante a tarde o céu limpou e as nuvens desapareceram completamente. Os ventos viraram para oeste e a temperatura se elevou bem.

Um lindo entardecer, com 15°C às 16:30h...

20228729_658330444364595_7554062633141201353_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=d808b8120328ce592999f93e6aa31e39&oe=5A049171

20229501_658330514364588_1423031875753667549_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=ce8f0fb33e9ad37f42222e746a7c7d0a&oe=59FE013D

20157649_658330467697926_3165887261822629304_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=22af046aacda4457b8f9fd0bda2e1a34&oe=59F0CAB9

Link to comment
Share on other sites

Qual é o mês com menor entrada de sistemas frontais no Brasil, e qual mês possui as médias maisso altas de temperatura mínima e máxima?

 

Fevereiro deve ter a menor frequência de frentes e o mês mais quente... em relação à extensão territorial deve ser Outubro

É estranho ser fevereiro o mês mais quente, porque é a partir deste mês que a radiação solar começar a ficar mais inclinada no hemisfério sul e a duração do período diurno começa a diminuir.

É engraçado, mas se você observar, isso é quase uma norma no hemisfério sul. Fevereiro é o mês mais quente, quase empatado com janeiro. No hemisfério norte, entretanto, o mês mais quente é Julho, com exceção das regiões de clima mediterrâneo cujo pico do calor é em agosto.

Link to comment
Share on other sites

 

Fevereiro deve ter a menor frequência de frentes e o mês mais quente... em relação à extensão territorial deve ser Outubro

É estranho ser fevereiro o mês mais quente, porque é a partir deste mês que a radiação solar começar a ficar mais inclinada no hemisfério sul e a duração do período diurno começa a diminuir.

É engraçado, mas se você observar, isso é quase uma norma no hemisfério sul. Fevereiro é o mês mais quente, quase empatado com janeiro. No hemisfério norte, entretanto, o mês mais quente é Julho, com exceção das regiões de clima mediterrâneo cujo pico do calor é em agosto.

Ficou pensando: será pelo motivo que no Hemisfério Sul os continentes são bem menores que os Oceanos, porque eles demoram para aquecer e esfriar enquanto que no Hemisfério vizinho a área continental é muito maior que aqui, fazendo valer tal correlação?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.