Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2017


Recommended Posts

A estação convencional de BH não e confiável mesmo. Eu tive minima de 13ºC e minha estação está em um PRÉDIO! olha que eu estou inserido no meio da mancha urbana da cidade. a estação do INMET esta num dos lugares mais altos da cidade, que normalmente e mais frio que o resto da cidade e teve minima de 15c.

 

É o que falamos há alguns dias, essa estação é péssima para acompanhamento, as máximas costumam estar certas, mas as mínimas... a gente comunica o erro no 5° DISME mas eles não estão nem aí. Por causa disso que aparecem umas "surpresas" nessa estação no BDMEP, como a sub-10 em outubro de 2014. Quem diria, na época essa temperatura foi divulgada como bem maior... Hoje o Rafael, que mora na mesma região, apenas um pouco mais alto, teve 13,0. Não justifica a diferença... :negative:

 

Estou anotando as temperaturas divulgadas pelo inmet todos os dias, para comparar com o que aparecerá no banco de dados depois. Quero ver o quanto é errado.

 

22C aqui na Pampulha, próxima noite promete frio por aqui, chuto uns 11C.

Link to comment
Share on other sites

BOLETIM DA METSUL DIVULGADO NAS REDES SOCIAIS:

 

 

ALERTA – FRIO EXTREMO, NEVE E GEADA FORTE A SEVERA | A MetSul Meteorologia alerta para uma brutal mudança das condições do tempo no Sul do Brasil no começo da semana. Massa de ar quente com máximas de até 30ºC a 32ºC nesta sexta e no sábado no Rio Grande do Sul dará lugar a uma poderosa massa de ar de origem polar que começará a ingressar no Estado ao longo do domingo e tomará conta do território gaúcho na segunda-feira, afetando na sequência todo o Sul do Brasil, o Centro-Oeste, parte do Sudeste e pontos até do Norte brasileiro (Acre e Sul do Amazonas). Deve ser esperada uma queda extremamente forte da temperatura entre o domingo e a segunda-feira. Já no domingo faz muito frio durante o dia no Oeste, Centro e o Sul do Estado com resfriamento intenso na Metade Norte até o final do dia. Na segunda-feira, com a chegada da parte mais intensa do ar polar, o dia vai ser extremamente frio com temperatura por demais baixa mesmo no período da tarde.

 

Neve e chuva congelada - São várias as projeções computadorizadas analisadas pela MetSul indicando que na segunda-feira poderia nevar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, devido à combinação de instabilidade e ar muito gelado em altitude. A cota de neve poderia cair, segundo alguns dados, abaixo de 500 metros de altitude em pontos do território gaúcho, tal a força do ar polar e os baixíssimos valores de temperatura na troposfera inferior. De acordo os dados, a chance de nevar é muito alta na Serra e nos Aparados. Não se pode descartar que neve, apesar de uma possibilidade menor, em outras regiões do Estado de menor altitude como cotas de 300 metros a 600 metros, como, por exemplo, as áreas de Itaara e do Centro-Serra, além do Planalto Médio, Alto Jacuí, Noroeste, Médio e Alto Uruguai. Isoladamente, em outras regiões, pode ocorrer chuva congelada. Deve nevar ainda no Planalto Sul Catarinense e não se pode afastar o fenômeno no Oeste e no Meio-Catarinense, assim como em outros pontos altos do estado catarinense e do Sul/Sudoeste do Paraná. Alerta-se que esse é potencial evento de neve com chance de acumulação e se o pacote de modelagem numérica vier a se confirmar até com acumulados atípicos que podem ser acentuados por vento (drifting), logo em caso de neve se exige cuidado redobrado ao dirigir em ruas e estradas com áreas sob neve forte. Como projeções de neve só têm maior confiabilidade em curto prazo e é fenômeno de difícil quantificação em todo o mundo, sempre com margem alta de erro no tocante a volumes/acumulação, somente no domingo se terá panorama mais preciso da extensão e da força da provável queda de neve.

 

Geada – Vento e ar muito gelado podem provocar “geada negra” em locais mais altos do Sul do Brasil na segunda-feira. Com o tempo aberto e o vento fraco a calmo durante as madrugadas de terça e quarta-feira se espera geada generalizada no Rio Grande do Sul e na maior parte do Sul do Brasil e que deve ser forte a intensa na maioria das cidades. Se espera geada em quase toda a área da Grande Porto Alegre e na maioria dos bairros da Capital. Ainda deve gear na segunda metade da semana que vem no Sul do Brasil, mas a cada dia vai diminuir o número de pontos com o fenômeno.

 

Mínimas extremas – As madrugadas de terça e quarta-feira devem ser extremamente frias no Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, a MetSul antecipa mínimas ao redor de 0ºC ou abaixo de zero em quase todos os municípios do Estado, inclusive na região da Grande Porto Alegre que pode ter marcas tão baixas quanto -1ºC a -3ºC em alguns pontos. Em Porto Alegre, alguns bairros devem ter entre 0ºC e 2ºC. Na Serra e Aparados, as mínimas negativas serão generalizadas com valores excepcionalmente baixos. Na região de São José dos Ausentes não podem ser descartadas mínimas de -7ºC a -9ºC e no Planalto Sul de Santa Catarina podem ser anotadas marcas tão baixas como -9ºC a -11ºC. Devido às mínimas excepcionalmente baixas se espera significativo congelamento. As noites vão seguir com mínimas muito baixas na segunda metade da semana que vem, contudo com tendência de elevação.

 

Vento e oceano – O ingresso da poderosa massa de ar polar se dará com vento moderado a forte no domingo e na segunda-feira. Podem ser esperadas rajadas de 50 km/h a 70 km/h na maioria das cidades do Estado e isoladamente superiores. O ar polar vai ser impulsionado por um ciclone extratropical na costa da Argentina. Alerta-se que o vento deve provocar sensação térmica significativamente baixa já no domingo em algumas regiões e em todo o Estado na segunda-feira com valores que podem atingir até 10ºC a 15ºC negativos nos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense na segunda. O mar deve ficar agitado na costa do Sul do Brasil com provável ressaca.

 

Tempo severo – O ar polar será precedido por uma frente fria que provoca chuva desde cedo no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul no domingo e que avançará pelo Estado ao longo do dia. No geral, o sistema frontal deve trazer baixos volumes de chuva, contudo na chegada da frente alguns locais podem ter chuva forte a intensa de curta duração com trovoadas. Como haverá ar quente sobre o Estado com uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera atuando, o cenário não permite se descartar o risco de temporais em pontos localizados. A maior preocupação é com vento forte pela rápida troca de massas de ar, não se afastando o risco de episódios muito isolados de vento com potencial de danos. Na segunda, a instabilidade ainda afetará a Metade Norte do Estado e a chuva pode se transformar em neve pelo ar gelado.

 

Prata - Ar gelado cobrirá a Argentina de Ushuaia a Salta, do Sul ao Norte do país, além do Uruguai. Nevou muito com grandes acumulados em toda a cordilheira da Patagônia nas últimas horas em uma das maiores nevascas da história recente. Neste fim de semana pode nevar forte pela primeira vez desde 2011 na parte oriental de Santiago do Chile e pela primeira vez desde 2013 na cidade de Mendoza. A neve deve chegar até a província de Buenos Aires entre domingo e segunda, afetando mais o Oeste e o Sul da província. Não se pode descartar chuva misturada à neve (aguanieve) na cidade de Buenos Aires. Pode nevar com acumulação na Sierra de la Ventana e ainda nas partes altas de Córdoba. Não se pode descartar chuva congelada em pontos das províncias de Entre Rios, Santa Fé, Corrientes e até nas áreas mais altas de Misiones, onde poderia ter neve isolada. No Uruguai, o frio será muito intenso com baixíssima sensação térmica pelo vento forte. Há chance de “aguanieve” em diferentes pontos do país, inclusive na região de Montevidéu, entre o domingo e a segunda. Chance mais remota de neve nas serras de Minas e pontos altos do interior do país. (Meteorologistas Estael Sias e Luiz Fernando NachtigalL)

Link to comment
Share on other sites

Que pena que muito pouco, quase nada, sobrará para o Rio e o Sudeste num geral. Talvez boas máximas entre terça e quarta, quem sabe as menores do ano e enfim as primeiras abaixo de 20°C (mas mesmo assim não tô muito seguro disso). Enquanto isso, seguem as condições de sol e temperaturas muito amenas por aqui, faz apenas 22,6°C com céu limpo e ventos moderados nesse momento no bairro de Copacabana, zona sul do Rio, após mínima de 17,2°C. É incrível como a dinâmica aqui é muito diferente de onde eu morava até ano passado, na zona norte, com máximas muito menores e mínimas, ao contrário do que eu achava, iguais a levemente menores. Chegamos ao décimo quarto dia do mês sem chegar aos 25°C por aqui!

Link to comment
Share on other sites

A Metsul é conservadora, bem na verdade é até MUITO conservadora falando de neve e se os cara soltaram essa, tu imagina só o que vai ser, o Coutinho falou que nos aparados e topo da serra em SC pode ter mais de 30cm de acumulação. Se tiver 10cm em Caxias durante o dia pode escrever que o transito vai ficar um caos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

PREVISÃO CLIMATERRA/RONALDO COUTINHO DIVULGADA HOJE:

 

SEGUNDA-FEIRA; Frente fria saindo de SC. Fortíssima massa polar entrando no Estado. Nublado a muitas nuvens, pode limpar no fim da noite. Chuva no decorrer do período com intervalos de melhoria. Pode ter chuva congelada/neve misturada nas áreas mais acima dos 700/900 m do oeste ao centro e serra, também com alguma chance nos pontos mais altos da Grande Fpolis. Neve no decorrer do dia/noite com intervalos de melhoria no planalto sul acima dos m 1200/1300 m, poderá ser forte com transtornos nas rodovias, telas antigranizo, rede elétrica e telhados (formação de gelo e camadas de neve sobre a pista e a região). Risco baixo de trovoada. Tem risco de chuva congelante no topo da serra antes da neve, pode acumular gelo em algumas áreas, muito cuidado.

 

 

 

Temperatura MUITO BAIXA. Mínimas -4/4°C na maior parte do Estado, entre 2/7°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre -7/-4°C em vários pontos, fim da noite, topo da serra. Máximas entre 5/13°C na madrugada e entre 0/8°C durante a tarde na maior parte de SC, 3/6°C na madrugada e -2/1°C de tarde no topo da serra/+ de 1300 m, 12/15°C em alguns pontos do litoral norte, planalto norte e baixo vale do Itajaí no fim da madrugada/manhã. MÍNIMAS NO FIM DA NOITE.

 

 

 

Vento mais de oeste a sul no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 40/60 Km, períodos de fraco, bem frio. Ondas com picos acima dos 1,0/1,5 m nas praias de mar grosso/ressaca, acima ou em torno dos 3,0/3,5 m no alto mar. Ruim para navegação. Vento de oeste a oeste/sudoeste com rajadas ocasionais acima dos 40/60 Km, muito gelado (sensação térmica inferior a -10/-15°C em alguns momentos no topo da serra). Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; ruim.

 

 

 

TERÇA-FEIRA; Fortíssima massa polar sobre SC. Predomina o céu claro a bem poucas nuvens. No topo da serra ainda poderá ter neve bem fraca e isolada no começo da madrugada.

 

 

 

Temperatura EXTREMAMENTE BAIXA (recordes de mínima poderão ser quebrados ou ficar muito próximo do valor). Mínimas -7/-1°C na maior parte do Estado, entre -4/4°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre -10/-7°C em vários pontos do topo da serra. Máximas entre 9/14°C na maior parte de SC, 7/10°C no topo da serra/+ de 1300 m, 13/16°C em alguns pontos do litoral e baixo vale do Itajaí.

 

 

 

Vento mais de sudoeste a sul no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 25/45 Km, períodos de fraco, bem frio. Ondas com picos acima dos 1,5 m nas praias de mar grosso/ressaca, acima ou em torno dos 3,5 m no alto mar. Ruim para navegação. Vento de oeste/sudoeste a sul com rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km, muito gelado (sensação térmica inferior a -10°C em alguns momentos no topo da serra). Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; o frio incomodará.

 

 

 

OBS; INTENSA MASSA POLAR EM SC, CENTRO SUL DO BRASIL, NO DECORRER DA PRÓXIMA SEMANA, GEADA AMPLA EM SC, NEVE NA SEGUNDA (MENOR CHANCE NA MADRUGADA/AMANHECER DE TERÇA) NO TOPO DA SERRA (ATENÇÃO COM AS TELAS ANTI GRANIZO) E MÍNIMAS BEM ABAIXO DE ZERO (-7/-10°C NO AUGE DO FRIO TOPO DA SERRA) NA SERRA CATARINENSE. NA MAIOR PARTE DE SC A MÍNIMA DESTA ONDA DE FRIO PODERÁ FICAR ENTRE -2/-7°C, NAS ÁREAS MAIS QUENTES ENTRE -2/4°C. GEADA AMPLA NA TERÇA, QUARTA E QUINTA.

 

MUITA ATENÇÃO COM A POPULAÇÃO CARENTE (DE RUA) EM SC.

 

TEM RISCO DE NEVASCA NO TOPO DA SERRA COM ALTURA SUPERIOR A 15/20 CM, TRANSTORNOS NAS RODOVIAS, RISCO PARA TELHADOS NÃO DIMENSIONADOS PARA NEVE, REDE ELÉTRICA E TELAS ANTIGRANIZO.

 

AOS MOTORÍSTAS COM CARROS ACIMA DE 1 ANO CONVÉM COLOCAR ANTICONGELANTE NO RADIADOR PARA EVITAR DANOS, MÁQUINAS AGRÍCOLAS TAMBÉM.

 

DADOS DESTA MANHÃ, PODE SOFRER ALTERAÇÃO.

Link to comment
Share on other sites

A estação convencional de BH não e confiável mesmo. Eu tive minima de 13ºC e minha estação está em um PRÉDIO! olha que eu estou inserido no meio da mancha urbana da cidade. a estação do INMET esta num dos lugares mais altos da cidade, que normalmente e mais frio que o resto da cidade e teve minima de 15c.

É o que falamos há alguns dias, essa estação é péssima para acompanhamento, as máximas costumam estar certas, mas as mínimas... a gente comunica o erro no 5° DISME mas eles não estão nem aí. Por causa disso que aparecem umas "surpresas" nessa estação no BDMEP, como a sub-10 em outubro de 2014. Quem diria, na época essa temperatura foi divulgada como bem maior... Hoje o Rafael, que mora na mesma região, apenas um pouco mais alto, teve 13,0. Não justifica a diferença... :negative:

 

Meus caros, acho que a estação em si é confiável. O maior problema do INMET em BH é com a anotação de dados e sua remessa para Brasília, onde é feita aquela tabela diária das capitais.

 

Geralmente as mínimas do INMET ficam só alguns décimos acima das minhas (as máximas costumam ser 1 a 1,5 grau acima, muito por conta da maior arborização da área onde moro, que forma um microclima dentro de BH; hoje a diferença foi exceção). Vale ressaltar que hoje cedo, por volta de 07 da manhã, atravessei a cidade em direção à Pampulha, e pude observar diferenças significativas e coerentes com os registros do INMET.

 

Em casa, no São Bento, o termômetro do carro marcava 14 graus, como o da minha casa. Ao chegar na Prudente de Morais com Av. do Contorno, na Cidade Jardim, bem próximo ao INMET, apenas uns 10 minutos depois, a temperatura já era de 16 graus (coerente, portanto, com a informação de registro de mínima de 15 graus). Na altura do bairro Carlos Prates e Caiçara, na região da Pedro II e Catalão, o termômetro marcou 17 graus, sendo que, ao atravessar o Anel e chegar na região da Pampulha (Campus da UFMG e Mineirão), o termômetro do carro acusou temperaturas entre 13 e 14 graus, às 07:30 da manhã. Assim, a informação do INMET casou-se perfeitamente com o que observei no termômetro do carro pela manhã (esse termômetro geralmente é confiável), nas comparações que faço com outros registros.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A Metsul é conservadora, bem na verdade é até MUITO conservadora falando de neve e se os cara soltaram essa, tu imagina só o que vai ser, o Coutinho falou que nos aparados e topo da serra em SC pode ter mais de 30cm de acumulação. Se tiver 10cm em Caxias durante o dia pode escrever que o transito vai ficar um caos.

 

A MetSul tem base num estado em que o senso comum é presunção de desonestidade em previsão de neve. "Pago pelos hoteleiros de Gramado". Não ocorre isso em Santa Catarina. Ao erro, não vem a crítica legítima. Vem a acusação de desonestidade. Coisas do decadante Rio Grande do Sul.

Link to comment
Share on other sites

Meus caros, acho que a estação em si é confiável. O maior problema do INMET em BH é com a anotação de dados e sua remessa para Brasília, onde é feita aquela tabela diária das capitais.

 

Geralmente as mínimas do INMET ficam só alguns décimos acima das minhas (as máximas costumam ser 1 a 1,5 grau acima, muito por conta da maior arborização da área onde moro, que forma um microclima dentro de BH; hoje a diferença foi exceção). Vale ressaltar que hoje cedo, por volta de 07 da manhã, atravessei a cidade em direção à Pampulha, e pude observar diferenças significativas e coerentes com os registros do INMET.

 

Ela é confiável sim, o problema são os valores que temos acesso diariamente que, não raro, são equivocados como você disse. Acho essa estação fundamental para representar o clima da área central da cidade mas, infelizmente, o repasse é bem instável. Quarta-feira mesmo, apareceu um valor no tabelão aí, à noite, atualizaram para outro 0,5C menor. Nunca sabemos a real temperatura mínima.

Link to comment
Share on other sites

Essas previsões da Metsul e da Climaterra são INCRÍVEIS. Pela análise de hoje da Metsul não descarto alguma chance de neve ou chuva congelada nos pontos mais altos de Nova Bréscia.

 

É Patrick, tô nessa expectativa. Segunda-feira não vou trabalhar, vou ficar rodando nas partes altas aqui de Teutônia e Westfália, áreas de 400 a 640 m.

Link to comment
Share on other sites

Essas previsões da Metsul e da Climaterra são INCRÍVEIS. Pela análise de hoje da Metsul não descarto alguma chance de neve ou chuva congelada nos pontos mais altos de Nova Bréscia.

 

É Patrick, tô nessa expectativa. Segunda-feira não vou trabalhar, vou ficar rodando nas partes altas aqui de Teutônia e Westfália, áreas de 400 a 640 m.

 

Aqui no centro acho mais difícil (322 m.), porém em áreas do interior (entre 500-600m.) acredito que pelo menos uma chuva congelada aconteça. Vai ser interessante acompanhar na parte alta do Vale, principalmente as áreas acima dos 700-750m. em Ilópolis e Arvorezinha. Vamos acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

PORTO ALEGRE em torno de 28°c a 29°c agora a tarde. A primavera/verão continuará até amanhã, quando será o ápice do calor!

O frio virá MUITO FORTE realmente, sendo até agora o mais significativo, pois tivemos pouquíssimo inverno no SUL, principalmente SC e RS. Sudeste está mais beneficiado em 2017.

Foram dias e dias xoxos e quentes pra época.

OBVIAMENTE, que o frio que virá não apagará os numerosos dias sem frio em PORTO ALEGRE, mas ao menos nos dará a sensação de estarmos em julho.

Quando eu escrevi por março ou abril, disse que na minha visão o inverno seria mais xoxo e com longos períodos mais quentes este ano,acima do normal, mas 1 ou 2 BOMBAS POLARES. Uma delas está aí! Vamos curtir esse friozão que está por vir. PORTO ALEGRE tereá até 1°c pela METSUL. Será por uns 4 dias o frio forte, mas será intenso.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Segundo reportagem no site Minuto Uno, o SMN considera pouco provável, mas existente a possibilidade de aguanieve ou neve na Grande Buenos Aires:

 

http://www.minutouno.com/notas/1561019-tras-el-calor-y-la-lluvia-llega-el-frio-puede-nevar-capital

 

Pelo GFS, há pequena chance de nevar na capital federal na manhã de segunda-feira. Chance muito pequena, porém existente. Caso ocorra, deve ser misturado à chuva.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

PORTO ALEGRE em torno de 28°c a 29°c agora a tarde. A primavera/verão continuará até amanhã, quando será o ápice do calor!

O frio virá MUITO FORTE realmente, sendo até agora o mais significativo, pois tivemos pouquíssimo inverno no SUL, principalmente SC e RS. Sudeste está mais beneficiado em 2017.

Foram dias e dias xoxos e quentes pra época.

OBVIAMENTE, que o frio que virá não apagará os numerosos dias sem frio em PORTO ALEGRE, mas ao menos nos dará a sensação de estarmos em julho.

Quando eu escrevi por março ou abril, disse que na minha visão o inverno seria mais xoxo e com longos períodos mais quentes este ano,acima do normal, mas 1 ou 2 BOMBAS POLARES. Uma delas está aí! Vamos curtir esse friozão que está por vir. PORTO ALEGRE tereá até 1°c pela METSUL. Será por uns 4 dias o frio forte, mas será intenso.

Abraços a todos!

 

Te anima, vivente!

Conforme for vou dar um pulo em S. Chico. O Rodrigo-GO vem amanha pra cá, o louco. Se tocou pra ver a neve. Quem sabe nao rola um miniencontro do BAZ

Se te encontrar por lá não quero choradeira. Vai ver como vai estar com um sorriso na cara.

Não é pelo fato que nossa cidade esquentou que vamos jogar a toalha

E vá la se nevar em Porto Alegre?

Link to comment
Share on other sites

Meus caros, acho que a estação em si é confiável. O maior problema do INMET em BH é com a anotação de dados e sua remessa para Brasília, onde é feita aquela tabela diária das capitais.

 

Geralmente as mínimas do INMET ficam só alguns décimos acima das minhas (as máximas costumam ser 1 a 1,5 grau acima, muito por conta da maior arborização da área onde moro, que forma um microclima dentro de BH; hoje a diferença foi exceção). Vale ressaltar que hoje cedo, por volta de 07 da manhã, atravessei a cidade em direção à Pampulha, e pude observar diferenças significativas e coerentes com os registros do INMET.

 

Ela é confiável sim, o problema são os valores que temos acesso diariamente que, não raro, são equivocados como você disse. Acho essa estação fundamental para representar o clima da área central da cidade mas, infelizmente, o repasse é bem instável. Quarta-feira mesmo, apareceu um valor no tabelão aí, à noite, atualizaram para outro 0,5C menor. Nunca sabemos a real temperatura mínima.

 

Te toca pra S. Chico. Lá vai nevar, creio. Mas, poderá sobrar algo para altitudes menores.

Link to comment
Share on other sites

Essas previsões da Metsul e da Climaterra são INCRÍVEIS. Pela análise de hoje da Metsul não descarto alguma chance de neve ou chuva congelada nos pontos mais altos de Nova Bréscia.

 

É Patrick, tô nessa expectativa. Segunda-feira não vou trabalhar, vou ficar rodando nas partes altas aqui de Teutônia e Westfália, áreas de 400 a 640 m.

 

Frederico. Te toca pra S. Chico. Se bem que tá pertinho de todos aí. Vai sobrar algo para a região.

Link to comment
Share on other sites

Mário e demais.

 

Achei o Mbar estranho, bloqueado e colocando uma puta nevasca mais para o final da segunda e até terça-feira. Estranho porque vai na direção do CMC e não acompanha Europeu e GFS.

 

Ainda muita instabilidade nos modelos globais.

 

Numa dessas por vir só na terça mesmo, o que vai frustrar muita gente.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

PORTO ALEGRE em torno de 28°c a 29°c agora a tarde. A primavera/verão continuará até amanhã, quando será o ápice do calor!

O frio virá MUITO FORTE realmente, sendo até agora o mais significativo, pois tivemos pouquíssimo inverno no SUL, principalmente SC e RS. Sudeste está mais beneficiado em 2017.

Foram dias e dias xoxos e quentes pra época.

OBVIAMENTE, que o frio que virá não apagará os numerosos dias sem frio em PORTO ALEGRE, mas ao menos nos dará a sensação de estarmos em julho.

Quando eu escrevi por março ou abril, disse que na minha visão o inverno seria mais xoxo e com longos períodos mais quentes este ano,acima do normal, mas 1 ou 2 BOMBAS POLARES. Uma delas está aí! Vamos curtir esse friozão que está por vir. PORTO ALEGRE tereá até 1°c pela METSUL. Será por uns 4 dias o frio forte, mas será intenso.

Abraços a todos!

 

Te anima, vivente!

Conforme for vou dar um pulo em S. Chico. O Rodrigo-GO vem amanha pra cá, o louco. Se tocou pra ver a neve. Quem sabe nao rola um miniencontro do BAZ

Se te encontrar por lá não quero choradeira. Vai ver como vai estar com um sorriso na cara.

Não é pelo fato que nossa cidade esquentou que vamos jogar a toalha

E vá la se nevar em Porto Alegre?

 

Chego terça de manhã em Porto Alegre, queria muito pegar neve lá....Seria a cagada do século...kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Amigos, estamos diante de um evento potencialmente histórico para o Sul, MS, parte do MT e Região Norte. Até a noite eu faço uma análise.

Assustado e ansioso. Será o frio da minha vida

Longe de mim querer assustar mas leva bastante agasalho.

Se possível, luvas e meias quentes.

Uma proteção pra cabeça (Blusa com capuz, touca de lã, etc) não é demais também.

 

Às vezes (Veja bem: eu não disse que é sempre), na advecção, na chegada do ar frio, bate um vento gelado que vem dos lados do Paraguai que joga a sensação térmica "lá embaixo".

Já passei um bocado de frio no MS numa situação dessas.

 

Não quer dizer que vai acontecer dessa vez... mas... melhor exagerar no agasalho do que passar frio.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

PORTO ALEGRE em torno de 28°c a 29°c agora a tarde. A primavera/verão continuará até amanhã, quando será o ápice do calor!

O frio virá MUITO FORTE realmente, sendo até agora o mais significativo, pois tivemos pouquíssimo inverno no SUL, principalmente SC e RS. Sudeste está mais beneficiado em 2017.

Foram dias e dias xoxos e quentes pra época.

OBVIAMENTE, que o frio que virá não apagará os numerosos dias sem frio em PORTO ALEGRE, mas ao menos nos dará a sensação de estarmos em julho.

Quando eu escrevi por março ou abril, disse que na minha visão o inverno seria mais xoxo e com longos períodos mais quentes este ano,acima do normal, mas 1 ou 2 BOMBAS POLARES. Uma delas está aí! Vamos curtir esse friozão que está por vir. PORTO ALEGRE tereá até 1°c pela METSUL. Será por uns 4 dias o frio forte, mas será intenso.

Abraços a todos!

 

Te anima, vivente!

Conforme for vou dar um pulo em S. Chico. O Rodrigo-GO vem amanha pra cá, o louco. Se tocou pra ver a neve. Quem sabe nao rola um miniencontro do BAZ

Se te encontrar por lá não quero choradeira. Vai ver como vai estar com um sorriso na cara.

Não é pelo fato que nossa cidade esquentou que vamos jogar a toalha

E vá la se nevar em Porto Alegre?

 

Chego terça de manhã em Porto Alegre, queria muito pegar neve lá....Seria a cagada do século...kkkkkk

 

Estou te aguardando, ou para um happy hour na noite fria ou para um almoço, café. Já sabe... Ai de ti, vires a PORTO ALEGRE e não me encontrar nem por 1 minuto. Quem já veio sabe o quanto fico feliz em receber bem quem aqui chega. Será um prazer! Abraços! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Amigos, estamos diante de um evento potencialmente histórico para o Sul, MS, parte do MT e Região Norte. Até a noite eu faço uma análise.

Assustado e ansioso. Será o frio da minha vida

Longe de mim querer assustar mas leva bastante agasalho.

Se possível, luvas e meias quentes.

Uma proteção pra cabeça (Blusa com capuz, touca de lã, etc) não é demais também.

 

Às vezes (Veja bem: eu não disse que é sempre), na advecção, na chegada do ar frio, bate um vento gelado que vem dos lados do Paraguai que joga a sensação térmica "lá embaixo".

Já passei um bocado de frio no MS numa situação dessas.

 

Não quer dizer que vai acontecer dessa vez... mas... melhor exagerar no agasalho do que passar frio.

Ah... me esqueci...

Um bom sapato porque tênis é "roubada".

Tênis normalmente não esquentam, seus pés vão "congelar".

Link to comment
Share on other sites

 

Estou te aguardando, ou para um happy hour na noite fria ou para um almoço, café. Já sabe... Ai de ti, vires a PORTO ALEGRE e não me encontrar nem por 1 minuto. Quem já veio sabe o quanto fico feliz em receber bem quem aqui chega. Será um prazer! Abraços! :clapping:

 

 

Tomara que eu consiga tempo, vai ser corrido, mas vou tentar. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

á pequena chance de nevar na capital federal na manhã de segunda-feira. Chance muito pequena, porém existente. Caso ocorra, deve ser misturado à chuva.

1. Eu costumo selecionar a última mensagem e ir subindo as mensagens, das mais recentes pras mais antigas. Achei por um instante que estava falando de Brasília.

 

2. Sobre essas coisas minúsculas, li uma vez que o trânsito de Vênus diminuiu muito mas muito timidamente mesmo, mas diminuiu a radiação solar na Terra e por consequência o potencial térmico do sol. Esse iceberg que está se desprendendo na Antártica e possivelmente derreterá no passar dos anos pode afetar (mesmo que muitissíssimo timidamente) a força das massa polares que avançam ou mesmo a temperatura da região?

No meu entendimento, é uma área menor pra refletir radiação nos meses de sol. Sei lá.

Link to comment
Share on other sites

Mário e demais.

 

Achei o Mbar estranho, bloqueado e colocando uma puta nevasca mais para o final da segunda e até terça-feira. Estranho porque vai na direção do CMC e não acompanha Europeu e GFS.

 

Ainda muita instabilidade nos modelos globais.

 

Segunda ou terça, não importa...

Valeu Caio!

Link to comment
Share on other sites

AJUSTES E LOUCURAS!!

 

CHANCE DE NEVE; 100%

 

RISCO DE TEMPESTADE DE GELO; 80%

 

RISCO DE NEVE FORTE 80%.

 

TRANSTORNOS; 100%.

 

Tempestade de gelo ? :shok:

 

Nevasca ? :shok:

 

Agora só falta mesmo as trovoadas com neve (thundersnow). Pela instabilidade que o cavado traz, não duvidaria...

Link to comment
Share on other sites

AJUSTES E LOUCURAS!!

 

CHANCE DE NEVE; 100%

 

RISCO DE TEMPESTADE DE GELO; 80%

 

RISCO DE NEVE FORTE 80%.

 

TRANSTORNOS; 100%.

 

Tempestade de gelo ? :shok:

 

Nevasca ? :shok:

 

Agora só falta mesmo as trovoadas com neve (thundersnow). Pela instabilidade que o cavado traz, não duvidaria...

TAMBÉM TEM CHANCE! ESTÁ NA PREVISÃO INCLUSIVE
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.