Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2017


Recommended Posts

Aldo, tem a média Junho para Sampa? Se possível do Mirante e IAG. No Mirante, creio: +0,5 nas máx e +1,5 nas mín. Nos locais mais afastados (São Lourenço Serra, Itapevi, Ibiúna, Cotia, Capela Socorro, Santana Parnaíba, São Mateu, Peus) o mesmo valor nas máx (que não foram ruins!) e anomalias não ruins nas mín.

 

O destaque Junho sem dúvida vai para Mantiqueira, Sul de MG, Zona Mata Mineira, os quis serão os maiores beneficiados nesta próxima MP tamb´rm e leste Sudeste.

 

Assim como maio, nota 6 neste junho para Sampa. Nesta MP, espero mais por máximas baixas, no domingo e 2ª feira. Não acredito em mínimas muito baixas devido à MM. Mas teremos temperaturas médias abaixo da média até os 10 primeiros 10 dias de julho. Máximas aquém e mínimas relativamente baixas; não creio em sub-10ºC no MIRANTE neste período. Está muito bom para início de julho em termos médios. Quem sabe uma sub-15ºC de máxima. Seria ótimo!

Link to comment
Share on other sites

Mas vou contar: Não sei se estou equivocado, mas deu para sentir a entrada de ar mais frio em São Paulo lá pelas 22hs. Estava BEM MAIS QUENTE ANTES DESTE HORÁRIO. Ou ainda é efeito do ar mais seco? Não tenho certeza... Previsão amanhã é máxima abaixo dos 19ºC. Por hora céu limpo.

 

AGORA, 02:10 MADRUGADA:

 

Pinheiros 14ºC

 

Santana Parnaíba RMSP (Oeste) 10,3ºC

 

Capela Socorro 9,1ºC ZSul do Município Sampa

Link to comment
Share on other sites

02:30

 

Olhem isso:

 

Pça Sé 17,5ºC

 

Capela Socorro 9ºC

 

Pinheiros 13,9ºC

 

Tatuapé 15,2ºC.

 

8,5ºC de diferença entre o ponto mais quente da Capital e o mais frio nesta madrugada!!!! Só ar seco possibilita isso + ilha de calor. IMPRESSIONANTE. Tempo nublado e chuvoso isso não ocorre; frio de advecção a diferença no máximo é de 4/5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Aqui 13,6°.

 

Meu fechamento de junho:

 

mínima: 12,7°

máxima: 21,1°

simples: 16,9°

 

Foi minha segunda maior média máxima e a terceira maior média simples em 22 junhos desde 1996. Lixo.

Bota lixo nisso, Marcos! E pelo Europeu, nada interessante na primeira dezena do mês! Teremos esse friozinho normal aqui por alguns dias, mas já semana que vem passando dos 23°c na parte da tarde e chegando até 25°c. Temperaturas de início de primavera a partir da metade da semana de novo! Segue prognóstico:. Abraços! http://www.foreca.com/Brazil/Porto_Alegre?tenday

Link to comment
Share on other sites

E junho chegou ao final dentro do esperado, infelizmente. Os análogos que apresentei até o momento serviram para acertar o comportamento das temperaturas ao longo do bimestre maio e junho para o centro-sul do Brasil.

 

Cabe destacar que este além de muito xoxo, junho apresentou temperaturas acima da média para maior parte do centro-sul do Brasil.

 

aWMQcLH.png

 

c1pEFCZ.png

 

Os mapas acima não retratam com exatidão, aqui no litoral catarinense as anomalias foram até maiores, especialmente quanto mais ao norte do estado.

 

Poucas incursões de ar frio, predominância de bloqueio atmosféricos e rápidas passagens de dois anticiclones verdadeiramente de inverno. Um mês pra ser esquecido.

 

Porém tivemos poucas surpresas, quem acompanha as análises e previsões sabe que não haveria o que esperar de especial com o comportamento dos grandes drivers do nosso clima, especialmente os oceanos, a SOI e a AAO. De modo que nenhum deles apresentou um comportamento análogo a períodos de predominância de temperaturas abaixo da média e mais incursões de ar frio pelo Cone Sul.

 

Ainda que o fenômeno não reste caracterizado, alguns meteorologistas de peso mundial também começaram a observar uma possível guinada em direção a El Nino Modoki, para eles porém, mais para o verão do hemisfério norte.

 

Do ponto de vista pessoal, desde o início do inverno climático venho pesando essa influência, o que se provou condizente com as anomalias de temperatura no bimestre maio e junho, acima da média.

Já para julho, como observado em posts anteriores, a tendência do padrão Modoki é melhorar um pouco a expectativa de frio para o Brasil de acordo com os análogos apresentados.

 

fYpcLK8.png

 

O padrão dos análogos de Modoki parece caminhar para algo na direção da tendência estabelecida na maioria das rodadas do CFS de 45 dias que tenho acompanhado. A última rodada 00Z de hoje ratifica esta possibilidade.

 

Anomalia de 01 a 31/07

lh29Z7l.png

 

Ainda que os modelos indiquem apenas a erupção de agora e um ou outro indicativo no horizonte, considero a possibilidade de finalmente observarmos um mês de inverno entre na média a abaixo dela. Há tanto suporte dos anos análogos que venho indicando, como o CFS passou a mostrar com mais frequência anomalias negativas sobre a maior parte do centro-sul do Brasil.

 

Desse modo, como a SOI anda em um patamar muito positivo, condizente com El Nino e bloqueios, e a AAO ainda vai subir consideravelmente antes de cair, é bem possível que esses fatores pesem a influenciar primeira quinzena de julho com padrão maior de bloqueio, o que deve favorecer o sudeste do Brasil.

Passando a segunda quinzena do mês com esperanças de relaxamento da SOI e queda da AAO, para enfim, as erupções continentais mais fortes serem registradas. Enfim, uma primeira quinzena do sudeste, como praticamente já está posto, e uma segunda quinzena mais democrática e com um pulso mais continental de destaque. Aí o mês de julho poderá confirmar o padrão de Modoki.

 

Veremos o desenrolar dessa história...

Link to comment
Share on other sites

Sobre a neve:

 

GFS firme com ZERO chances. Tão frio no posto Marcão como a 1.000 metros acima dele. Ou seja, de 2oC a 3oC com chuva desde 650hpa até 750hpa. Porém para a Climatempo neve pode ser registrada com temperatura positiva em 700, segundo a análise de eventos passados. Penso que para o instituto a previsão deverá ser mantida a considerar este cenário.

 

Mbar deixou o campo Oulier com a linha de -4oC em 700 invadindo o RJ. Reduziu o frio e deve reduzir mais.

 

Europeu não baixa de 2oC em 700hpa sobre as Agulhas Negras.

 

Ou seja: imprensa no geral, alguns institutos e afins... mais uma para a conta.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos,

 

As vezes aqui parece um clássico de futebol, um derby, um Palmeiras x Corinthians, gre - nal, fla - flu, o pessoal do Sul achando que tem o monopólio do frio no Brasil está incomodado com essa situação peculiar de frio aqui no sudeste.eu como simples entusiasta da meteorologia só tenho a lamentar.menos ego e mais informação. Um abraço a todos.

Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte amanheceu assim no seu dia "pre-frontal", as baixadas brilharam, regiões elevadas comeram mosca.

 

Situação típica de subsidência, grande variação de temperaturas pela cidade. Com a chegada do ar polar a situação tende a ficar mais uniforme.

 

PWS Alphaville - Lagoa dos Ingleses: 9,5ºC

PWS Vila del Rey - Nova Lima: 9,7ºC

Aeroporto Pampulha: 10ºC

Aeroporto Confins: 10ºC

INMET/Pampulha: 11,4ºC

PWS Pampulha - 12,6ºC

INMET/Cercadinho: 13,1ºC

INMET Convencional - Centro-Sul: 14,4ºC

 

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos,

 

As vezes aqui parece um clássico de futebol, um derby, um Palmeiras x Corinthians, gre - nal, fla - flu, o pessoal do Sul achando que tem o monopólio do frio no Brasil está incomodado com essa situação peculiar de frio aqui no sudeste.eu como simples entusiasta da meteorologia só tenho a lamentar.menos ego e mais informação. Um abraço a todos.

 

Eu não vejo exatamente assim, o evento é raro, é inusual e todos aqui o abordam. É certo que ''alguns'' o relativizam. Não acredito piamente na neve na Mantiqueira nesse evento, porém posso estar a queimar a língua. Mas a simples existência de modelos que indicam essa possibilidade, isso já é em si um FATO.

 

E se tem gente aqui que não pôde prever a neve abrangente do mês passado no Sul do Brasil, se não puderam prever o evento marcante de 2013, então certas pessoas já deveriam ter percebido que uma pitada de humildade convém ao espírito cético científico. Em nenhum dos casos anteriores que eu citei houve dados que indicassem com segurança os tais eventos.

 

Então o que resta é analisar os dados e não tomá-los como se fossem a expressão da Bíblia sagrada. É a natureza que vai definir o real, como sempre. E seja lá o que der, com neve ou sem neve, será um evento interessantíssimo, que não merece ser desmerecido, que merece ser valorizado e monitorado.

 

:hi:

Link to comment
Share on other sites

O que tem de mais em fazer uma leitura realística dos modelos? Não pode mais isso neste espaço? Se ocorrer alguma surpresa, deixa acontecer, mais um aprendizado. O BAZ tá aqui pra isso. Mas achar ruim que alguém diga a verdade e nada além que a verdade só pode estar de brincadeira. Tá na hora de parar com essas picuinhas que só sujam este ambiente saudável. O resto resolvam por MP.

Link to comment
Share on other sites

Estamos diante de um evento que agrada mais ao pessoal do Sudeste que o do Sul, uma vez que a rápida saída do anticiclone para o oceano provocará um longo período de advecção de ar frio sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e até mesmo Bahia, parte de Goiás e Distrito Federal. E não é qualquer alta!! Esta alta deve provocar alguns dos maiores de valores de pressão relativa ao nível do mar observados nas últimas décadas em cidades paulistas, cariocas e do sul de Minas.

 

Em questão de pressão atmosférica, o evento se equipara aos pulsos marítimos ocorridos em Junho de 1958, início de Julho de 1981, Julho de 1986, meados de Agosto de 1991, Julho de 2005 e final de Junho de 2015. E, claro, Julho de 1988. Pulsos continentais que se aproximaram foram os de Julho de 1975, Agosto de 1978, Julho de 1989, Julho de 1994, Agosto de 1999 e Junho de 2016.

 

Vamos olhar para esta maravilha aqui:

 

AgM8H2r.png

 

A alta, que começa a atuar já hoje, provocará uma tarde fria especialmente no centro e leste do RS e SC, e ao longo do dia provoca resfriamento no sul e leste do PR e faixa litorânea de SP. Frio intenso ao amanhecer amanhã em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, estendendo-se até o sul e leste do Paraná. Com a virada dos ventos para quadrante sudeste, as regiões central, sul, leste e nordeste de SP já sentirão o declínio nas temperaturas amanhã ao longo do dia. Toda a faixa compreendida pela Serra do Mar e regiões próximas, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais terão um dia frio. Na capital paulista, as temperaturas da tarde devem ficar entre 13 e 15°C na maior parte da cidade.

 

A partir daí, uma sequência de madrugadas, noites e manhãs geladas e ventosas, seguidos de tardes frias a amenas, pelo menos até quinta-feira (06/07). O destaque certamente serão as mínimas em Minas Gerais, Distrito Federal e Bahia, especialmente no sul, oeste e centro deste. A Serra da Mantiqueira deve se beneficiar bastante principalmente a partir de terça-feira, com maior estabilização do ar frio e maiores valores de pressão esperados. BH e Brasília devem ter as menores temperaturas em alguns anos. Também destaco o Alto Paranaíba e leste do Triângulo Mineiro, onde pode até ter geadas em regiões de baixada.

 

A polêmica diante da possibilidade de neve não iria deixar de ser comentada. As chances existem sim, porém muito reduzidas em relação às primeiras projeções que apontavam a possibilidade de nevar em pontos acima de 2300m desde São Paulo até o Espírito Santo. Esta redução ocorreu devido aos ajustes do cavado em 500mb e à diminuição do frio em 700 e 750mb sobre áreas continentais. Reitero que acho válido noticiar, obviamente com cautela, este tipo de informação devido à sua raridade. A janela para precipitação invernal nos pontos acima de 2500m entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo se abre amanhã no fim da manhã, e se fecha na madrugada de domingo para segunda-feira (03).

 

A neve já ocorreu no Sul em situações em que as condições não eram propícias, sendo surpresa total. Este fenômeno depende de diversos fatores: espessura da camada entre 1000 e 500mb, perfil térmico entre 850 e 650mb - considerar também 500mb em muitos casos, precipitação e, quando o perfil térmico em camadas mais inferiores não for tão favorável, o ponto de orvalho. Sim, uma atmosfera mais seca dificulta o derretimento dos flocos.

 

jR9Yt52.png

QwcAsRL.png

ND3HwAo.png

 

Trago ainda o perfil térmico da atmosfera em quatro pontos:

 

Pedra da Mina (2798m)

JkLE33D.png

 

Pico das Agulhas Negras (2791m)

4l6guji.png

 

Pico do Caledônia (2255m)

pUkalCz.png

 

Pico da Bandeira (2892m)

AR8HIhP.png

 

Ah, eu já disse algumas vezes (não me lembro se foi aqui ou no grupo do BAZ no whatsapp): principalmente no Sudeste e Paraná não se atenham apenas aos termômetros. Os ventos trarão sensação de muito frio. Amanhã as rajadas de vento devem atingir entre 35 e 50km/h no interior de São Paulo à tarde. Os ventos devem ser fortes também à noite, nos momentos de menores temperaturas. Vai ventar muito no litoral capixaba e baiano.

 

:ok:

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Outra madrugada gelada em S.Joaquim e alhures, 43 dias com geada e 19 dias com mínima negativa no topo da serra. Abaixo as mínimas inferiores a 7°C

 

-1,4 S.Joaquim/caminhos da neve/F.Keiser

0,3 Urupema*

0,3 Bom Jardim/borda da serra/Jaime Batísta

0,5 Urubici/vacas gordas/Joel Faria

3,8 Rio Rufino*

4,5 Lages*

4,9 Painel*

5,1 Bom Retiro*

6,4 Rancho Queimado/Inmet

6,4 Campo Belo do Sul*

6,8 Curitibanos/UFSC

6,9 Criciúma/SATC

 

*Epagri

 

0,9 Climaterra/cidade de S.Joaquim

12,9 Florianópolis/Epagri.

Link to comment
Share on other sites

Sobre a neve:

 

GFS firme com ZERO chances. Tão frio no posto Marcão como a 1.000 metros acima dele. Ou seja, de 2oC a 3oC com chuva desde 650hpa até 750hpa. Porém para a Climatempo neve pode ser registrada com temperatura positiva em 700, segundo a análise de eventos passados. Penso que para o instituto a previsão deverá ser mantida a considerar este cenário.

 

Mbar deixou o campo Oulier com a linha de -4oC em 700 invadindo o RJ. Reduziu o frio e deve reduzir mais.

 

Europeu não baixa de 2oC em 700hpa sobre as Agulhas Negras.

 

Ou seja: imprensa no geral, alguns institutos e afins... mais uma para a conta.

 

Acrescente o CPTEC nessa tua lista aí Caio :good:

 

phnscCG.png

 

http://www.cptec.inpe.br/noticias/noticia/129328

Link to comment
Share on other sites

Eu não vejo exatamente assim, o evento é raro, é inusual e todos aqui o abordam. É certo que ''alguns'' o relativizam. Não acredito piamente na neve na Mantiqueira nesse evento, porém posso estar a queimar a língua. Mas a simples existência de modelos que indicam essa possibilidade, isso já é em si um FATO.

 

E se tem gente aqui que não pôde prever a neve abrangente do mês passado no Sul do Brasil, se não puderam prever o evento marcante de 2013, então certas pessoas já deveriam ter percebido que uma pitada de humildade convém ao espírito cético científico. Em nenhum dos casos anteriores que eu citei houve dados que indicassem com segurança os tais eventos.

 

Então o que resta é analisar os dados e não tomá-los como se fossem a expressão da Bíblia sagrada. É a natureza que vai definir o real, como sempre. E seja lá o que der, com neve ou sem neve, será um evento interessantíssimo, que não merece ser desmerecido, que merece ser valorizado e monitorado.

 

:hi:

 

Melo, vou te pedir um favor: vamos parar com essa fixação, não comente mais as minhas mensagens. Não faça diretas e indiretas a minha pessoa, me evite. Esqueça que eu existo. Se puder, bloqueie meus posts. Dirija essa tua energia negativa para outro. Isso cansa, cansa pra quem lê, cansa pra quem recebe.

 

Já falei: contribua com meteorologia. Não aproveite o posts dos outros pra me atacar. Não faz bem para mim, não faz bem pra você, não faz bem ao fórum.

 

O fórum bate-papo acabou, você já conseguiu. Não tente destruir esse também, canalize as tuas mágoas e frustrações pra outro lugar. Aqui é análise de registros meteorológicos, PWS's, modelos, clima, curto, médio e longo prazo. Foque nisso. Saúde e muito sucesso pra você. Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

CAIO O QUE HOUVE COM RATONES?

 

 

UMA COISA APRENDI, NÃO FALAR MUITO ANTES DO EVENTO PASSAR.....LEANDRO PULSHASKI QUE O DIGA!

 

Sinal da Vivo está ruim lá, cai e não consegue voltar sozinha. E a dona da casa não sabe reiniciar direito. Falei com ela agora, passei umas instruções, vamos ver, se não voltar vou lá hoje. Mas preciso de outra solução.

 

Vou ter que providenciar uma antena externa para melhorar a captação do sinal 3G, alguém tem uma sugestão?

 

 

Ronaldo, é diferente do Puchlaski. Parece que virou crime aqui dentro dizer que não há mais chances enquanto institutos estão colocando neve para a grande imprensa, inclusive você. Posição sua que discordo e deixei claro ontem diretamente pra você. Veremos...

Link to comment
Share on other sites

Eu não vejo exatamente assim, o evento é raro, é inusual e todos aqui o abordam. É certo que ''alguns'' o relativizam. Não acredito piamente na neve na Mantiqueira nesse evento, porém posso estar a queimar a língua. Mas a simples existência de modelos que indicam essa possibilidade, isso já é em si um FATO.

 

E se tem gente aqui que não pôde prever a neve abrangente do mês passado no Sul do Brasil, se não puderam prever o evento marcante de 2013, então certas pessoas já deveriam ter percebido que uma pitada de humildade convém ao espírito cético científico. Em nenhum dos casos anteriores que eu citei houve dados que indicassem com segurança os tais eventos.

 

Então o que resta é analisar os dados e não tomá-los como se fossem a expressão da Bíblia sagrada. É a natureza que vai definir o real, como sempre. E seja lá o que der, com neve ou sem neve, será um evento interessantíssimo, que não merece ser desmerecido, que merece ser valorizado e monitorado.

 

:hi:

 

Melo, vou te pedir um favor: vamos parar com essa fixação, não comente mais as minhas mensagens. Não faça diretas e indiretas a minha pessoa, me evite. Esqueça que eu existo. Se puder, bloqueie meus posts. Dirija essa tua energia negativa para outro. Isso cansa, cansa pra quem lê, cansa pra quem recebe.

 

Já falei: contribua com meteorologia. Não aproveite o posts dos outros pra me atacar. Não faz bem para mim, não faz bem pra você, não faz bem ao fórum.

 

O fórum bate-papo acabou, você já conseguiu. Não tente destruir esse também, canalize as tuas mágoas e frustrações pra outro lugar. Aqui é análise de registros meteorológicos, PWS's, modelos, clima, curto, médio e longo prazo. Foque nisso. Saúde e muito sucesso pra você. Obrigado.

 

Acredite, você não detém o monopólio do tema ''possível neve na Mantiqueira e sua interações''. Mais: se for verdade que o Melo ''nada sabe'', desconsidere você minhas postagens, pode me bloquear à vontade. Eu não concordo com seu ponto de vista e acredite: ''discordar'' não é sinônimo de ''atacar''. Sim! Existe a possibilidade de ter outro ponto de vista e não se beligerante. Mas aí é outro tema, não tenho a menor necessidade de convencê-lo desses temas. No mais, como já disse, fique à vontade. Sempre sabendo que o contraditório faz sim parte da vida.

Link to comment
Share on other sites

Pelas temperaturas registradas acredito que o INMET deveria sim utilizar o INMET Pampulha como registro oficial da cidade. Mantendo é claro a estação convencional de mais de 100 anos ativa ainda. Mas observem que a convencional esta numa região central da cidade com um túnel logo abaixo dela, totalmente urbanizada. Um dos motivos que a Climatempo/INMET sempre divulga temperaturas mais altas que Brasilia...nao e justo, a estação de Brasilia fica numa regiao bem verde e a de BH fica em cima do concreto. O mais certo é a estação da Pampulha.

 

Ate a de SP fica num lugar melhor, a nossa fica do lado de uma das avenidas mais movimentadas da cidade.

 

Se abaixar de 10ºC na convencional, podem saber que o resto da cidade gelou.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

[...]UMA COISA APRENDI, NÃO FALAR MUITO ANTES DO EVENTO PASSAR.....LEANDRO PULSHASKI QUE O DIGA!

 

Perfeitamente. Em 2013 tivemos uma ''manada de mamutes'' no Planalto Meridional e os dados e modelos simplesmente não detectaram aquele evento magnífico. Ninguém aqui antecipou o fato ''na lata''. O mesmo vale para as precipitações invernais generalizadas deste mesmo ano. Respeito muitíssimo as pessoas que reconhecem os limites impostos pela tecnologia atual. São menos verborrágicas e pretensiosas por simplesmente se fiarem na memória, na experiência. O Professor Eugenio, por exemplo, sempre soube dosar a excelente análise de dados e modelos com a própria carga de experiência.

 

E em se falando de experiência, você coutinho tem uma grande bagagem em relação ao planalto de Santa Catarina. Contudo, embora até eu não acredite piamente em um evento de neve na Mantiqueira agora, sei que se trata de uma MP excepcional em um local onde o histórico de neve é raro e pouco documentado. Então nesse caso não pomos contar nem mesmo com a experiência em casos passados.

 

Desse modo, afirmar peremptoriamente que vai ou não vai ter neve é incorrer em alguma dose do bom e velho CHUTE. Todos sabemos que, mesmo em Santa Catarina, a neve se verifica ou não no ''NOSWCAST''. É na hora que confirmaremos a realidade proporcionada pela natureza. Não pelos dados.

Link to comment
Share on other sites

Já chove aqui no Rio de Janeiro em forma de pancadas fortes e rápidas, as nuvens estão bastante carregadas. Ainda tive uma noite agradável com mínima de 14,8C que acredito não ter caído mais devido a variação de nebulosidade.

No momento 23,8C que deve ser a máxima do dia pois não acredito que a temperatura ainda suba.

Link to comment
Share on other sites

[

 

Perfeitamente. Em 2013 tivemos uma ''manada de mamutes'' no Planalto Meridional e os dados e modelos simplesmente não detectaram aquele evento magnífico. Ninguém aqui antecipou o fato ''na lata''. O mesmo vale para as precipitações invernais generalizadas deste mesmo ano. Respeito muitíssimo as pessoas que reconhecem os limites impostos pela tecnologia atual. São menos verborrágicas e pretensiosas por simplesmente se fiarem na memória, na experiência. O Professor Eugenio, por exemplo, sempre soube dosar a excelente análise de dados e modelos com a própria carga de experiência.

 

 

ONDA DE FRIO 20 DE JULHO DE 2013.

Por admin em 20 de julho de 2013

 

ALGUNS PONTOS INTERESSANTES DO FRIO QUE SE APROXIMA;

 

 

 

Com os dados de hoje a janela para neve começará na madrugada de segunda no topo da serra e no decorrer do dia irá se expandir para boa parte de SC, acima dos 600/800 m até o fim da noite/começo da madrugada de terça, ainda poderá ter neve no começo da manhã no leste do planalto norte e topo da serra. tem chance alta de acumular a ponto de prejudicar o trânsito em diversos trechos das rodovias em SC acima dos 800 m e especialmente acima dos 1000/1200m.

 

Frio intenso, nevada ampla e com vários trechos (acima dos 800/1000 m) com camadas significativas.

 

Muito cuidado no decorrer da segunda e terça de madrugada/manhã, muitos trechos de rodovias de SC poderão ter problemas com camadas de neve/gelo.

 

Geada negra, vento muito gelado, será mais problemático no litoral e vale do rio Itajaí, mais na segunda, pois tem culturas tropicais.

 

Extrema atenção com a população carente e moradores de rua em todo Estado.

 

Muita atenção com o maquinário agrícola e carros/ congelamento.

 

A neve também poderá acumular bem em vários pontos do planalto norte e até na região de Curitiba,partes altas do sul e sudoeste do PR.

 

Muita atenção nos telhados casas e galpões nas áreas acima dos 900/1100 m, poderá ter acúmulo razoável de neve.

 

Sensação térmica muito baixa em boa parte de SC nesta segunda e terça, vários picos inferiores a -10/-20°C (geada negra) nas áreas altas e entre 0/-10°C partes baixas.

 

Entre 400/600 m poderá ter neve/chuva misturado em breves momentos.

 

No pico do frio as menores mínimas poderão oscilar entre -9/-13°C nos pontos mais frios e entre 1 a -8°C em grande parte de SC. Dados de hoje, tem pequena chance de ser alterado, o importante é avisar e não deixar para fazê-lo em cima da hora,curtam o frio com cautela.

 

Mar agitado e desaconselhável para navegação entre domingo a quarta. Ressaca no litoral na semana que vai entrar.

 

 

 

DADOS DA MANHÃ, NO FINAL DO DIA PODEREMOS ATUALIZAR O BOLETIM.

 

 

NO FIM DO DIA

 

PREVISÃO E O AVISO

 

...............Na segunda-feira; violenta massa polar sobre SC. Ainda teremos instabilidade sobre SC. Nublado a possíveis aberturas de sol. Chuva/garoa na madrugada/manhã passando a pancadas isoladas de neve no oeste, meio-oeste, centro e planalto sul (que já pode ter neve da madrugada em diante). No litoral e vale do rio Itajaí chuva/garoa e períodos de melhoria, melhora no sul no fim do dia/noite. Pode ter neve/chuva ou chuva e chuva de gelo em vários pontos do vale do rio Itajaí e Grande Fpolis acima dos 400/600 m no decorrer da noite. Nas áreas acima dos 800/1000 m poderemos ter camadas de neve e até com risco de transtornos acima dos 1000/1200 no planalto norte e sul. Tem grande chance de nevar na capital do PR/Curitiba no fim da tarde/noite de segunda e madrugada de terça e com camada.

 

Temperatura extremamente baixa. Temperatura/SC; mínima; -7/-5°C na região de S.Joaquim/Urupema/Bom Jardim e alhures no fim da noite, e máxima de 12/14°C na orla e pontos do litoral. Na maior parte de SC; mín. entre -3/3°C (3/7°C no litoral e baixo vale do rio Itajaí) e máx. entre 4/10°C.

 

Na terça-feira; violenta massa polar sobre SC. Entre o oeste ao planalto teremos alternância entre nublado a sol e nuvens pela manhã e mais limpo de tarde/noite. Ainda há chance de neve isolada no planalto sul e meio-oeste em pontos isolados, menor chance no começo da madrugada no leste do planalto norte.

 

Temperatura extremamente baixa. Temperatura/SC; mínima; -10/-8°C na região de S.Joaquim/Urupema/Bom Jardim e alhures no fim da noite, e máxima de 12/14°C na orla e pontos do litoral. Na maior parte de SC; mín. entre -6/0°C (-3/4°C no litoral e baixo vale do rio Itajaí) e máx. entre 3/9°C

 

Semana literalmente congelante em SC, no auge do frio as menores mínimas oscilarão entre -9/-13°C nos pontos mais frios e entre 1 a -8°C nas demais regiões, perto e abaixo do recorde em muitas estações. Máximas negativas ou pouco acima de zero na região de S.Joaquim entre segunda a quarta, especialmente acima dos 1350/1450 m.

 

Alto risco de danos severos nas culturas do litoral e vale do rio Itajaí, em especial; banana, plantas ornamentais, fumo, pastagens nativas.

 

Extrema cautela com os “moradores de rua”, pois terá risco de morte por hipotermia.

 

Formação de gelo em diversas rodovias de SC acima dos 400/600 m ao longo da semana que vai entrar. Pequeno risco de camada de neve nas áreas acima dos 800/1200 m, com chance de transtornos, entre segunda e madrugada de terça.

 

Muita atenção com congelamento de água nos canos e nas máquinas agrícolas e até mesmo em carros, especialmente acima dos 400/500 m para cima.

 

Ruim para navegação nestes dias, mar agitado e ressaca, podendo ter danos na orla.

 

Dados de hoje.

Link to comment
Share on other sites

ONDA DE FRIO 20 DE JULHO DE 2013.

Por admin em 20 de julho de 2013

 

ALGUNS PONTOS INTERESSANTES DO FRIO QUE SE APROXIMA;

 

 

 

Com os dados de hoje a janela para neve começará na madrugada de segunda no topo da serra e no decorrer do dia irá se expandir para boa parte de SC, acima dos 600/800 m até o fim da noite/começo da madrugada de terça, ainda poderá ter neve no começo da manhã no leste do planalto norte e topo da serra. tem chance alta de acumular a ponto de prejudicar o trânsito em diversos trechos das rodovias em SC acima dos 800 m e especialmente acima dos 1000/1200m.[...]

 

Expertise de dados combinada com experiência é isso. :hi:

 

No caso atual, sempre frisando que não acredito piamente em neve na Mantiqueira, o quesito ''experiência'' (de neve) na região é parco, assim como o evento em si é excepcional. Daí que novamente eu concordo contigo: a chance existe, mas é melhor esperar o momento.

Link to comment
Share on other sites

Acredito que o grande problema não é confiar no modelo em si, mas pra qual região você está observando.

O que não acho muito sensato é o pessoal usar a régua que usam no sul pra bater o martelo sobre o que vai acontecer no sudeste... isso é partir da premissa de que o modelo é igualmente preciso pra as duas regiões, o que eu duvido que seja... pra mais ou pra menos.

 

Vou ilustrar com um exemplo por que estou falando isso:

Se você tiver uma arma de fogo e quiser fazer uma tentativa de prever aonde o projetil irá atingir uma parede após o disparo, você teria que medir as inclinações (ângulos) da arma no instante inicial.

Suponhamos que observa o angulo do cano da arma para com o solo e acha que é de aproximadamente 30 graus, mas na realidade é 35.

 

(supondo que o projetil se desloca em linha reta)

Se a parede estiver a 10 metros da arma, podemos fazer o calculo de quanto o projetil irá subir em relação à arma para o angulo real (35) e para o angulo que foi medido sem precisão (30).

 

Tan x = (cateto oposto/cateto adjacente) ----> Tan x*cateto adjacente = cateto oposto ----> (Tan 30)*10 = CO = 5.77 m

 

Para o angulo real: (Tan 35)*10 = CO = 7.00 m; Diferença de 1.23 metros

 

Mas e se a parede estiver a 100 metros de distancia? o erro é proporcional à distancia!

(Tan 30)*100 = CO = 57,7 m

(Tan 35)*100 = CO = 70,0 m ; Diferença de 12.3 metros.

 

Mais precisamente: Erro = (tan35-tan30)*distancia = 0,123*distancia

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

As análises do Caio são simplesmente melhores e mais realistas que a de quase todos os institutos de meteorologia tupiniquins quando não deveria ser assim. Apenas aqui deveria ser o espaço para ilusões. As críticas me parecem totalmente válidas. Desagrada quem não é cético e não deveria ser assim em Fórum para analisar as possibilidades do evento.

 

--

 

Julho começa muito quente no Vale do Itajaí. Enquanto a serra teve advecção de frio durante a madrugada, aqui ficamos na FF. As mínimas até o momento foram de 16,2°C até 18°C. Agora o sol aparece entre nuvens entre 19 e 20 graus. E NADA, NADA de frio para os próximos 10 dias.

Link to comment
Share on other sites

Depois de um primeiro semestre molhado(nenhum mês do primeiro semestre deste ano no Mirante teve menos de 100mm acumulados e janeiro, abril, maio e junho choveu muito acima da média com direito a acumulados de chuva em 24 horas atípicos no outono), vamos ver como se comportará o segundo semestre(tenho absoluta certeza que o mês menos chuvoso deste ano no Mirante será no segundo semestre, fato que não ocorre desde 2013).

 

Agora falando sobre julho no Mirante: vamos ver como este mês vai nos reservar em relação a chuva, em 2016 o Mirante acumulou 6,4mm em julho.

Considerando o histórico de chuva para julho no Mirante nesta década(desde 2010), o de 2010 foi o mais chuvoso(93,4mm, naquele mês teve um evento de frente semi-estacionária no meio do mês que foi o responsável por toda aquela chuva registrada em julho de 2010 no Mirante). O de 2013(aquele marcado pelo recorde de menor máxima desde 1961 no Mirante) também foi muito chuvoso, 90,9mm(a automática acumulou mais de 100mm(101,3mm)). Julho de 2013 também foi muito chuvoso no Rio de Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Incrível o rápido deslocamento das nuvens do litoral par o interior do país. O céu está quase totalmente nublado e tomado por nuvens com grande desenvolvimento vertical.

Por aqui 23C mas como.o.frio está entrando em altitude em Petrópolis (na cidade ) já fazem apenas 12C

 

Aqui em BH também o ceu ja esta cheio de nuvens e a temperatura parou de subir, alem do vento ter aumentado.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde. Dia de céu azul e sol forte aqui na região metropolitana de Vitória. A temperatura está oscilando nas ultimas horas. Variando entre 29° e 25° nesse inicio de tarde.

 

shIUt0H.jpg

 

Algumas temperaturas mínimas registradas hoje.

Vitória: 16,2° Aut. INMET

Vila Velha: 14,9° Aut. INMET

Venda Nova do Imigrante: 8,4°Aut. INMET e 6° em um termômetro particular no interior da cidade.

Pedra Azul: 4,4° Termômetro de uma pousada.

 

CPTEC prevendo intensas rajadas de vento e ressaca no litoral do ES até segunda.

Link to comment
Share on other sites

Pelas temperaturas registradas acredito que o INMET deveria sim utilizar o INMET Pampulha como registro oficial da cidade. Mantendo é claro a estação convencional de mais de 100 anos ativa ainda. Mas observem que a convencional esta numa região central da cidade com um túnel logo abaixo dela, totalmente urbanizada. Um dos motivos que a Climatempo/INMET sempre divulga temperaturas mais altas que Brasilia...nao e justo, a estação de Brasilia fica numa regiao bem verde e a de BH fica em cima do concreto. O mais certo é a estação da Pampulha.

 

Ate a de SP fica num lugar melhor, a nossa fica do lado de uma das avenidas mais movimentadas da cidade.

 

Se abaixar de 10ºC na convencional, podem saber que o resto da cidade gelou.

A estação do INMET no Mirante de Santana, na cidade de São Paulo, fica em um topo, numa praça cercada de casas numa região completamente urbanizada => viewtopic.php?f=125&t=15199

 

Mas a situação das convencionais de BH e da cidade do Rio conseguem ser piores mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.