Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

Às 15h da tarde tínhamos:

 

Porto Alegre: 27,6ºC

 

Diamantina: 16,8ºC

 

Teutônia: 27,4ºC

 

Juiz de Fora: 19,1ºC

 

Alegrete: 27,1ºC

 

Santa Teresa 15,7ºC

 

 

E no meio termo, temos Santa Catarina e Paraná:

 

São Joaquim: 15,5ºC

 

Curitiba: 18,6ºC

 

Caçador: 19,0ºC

 

Incrivel essa temperatura em Diamantina a essas horas, municipio a latitude 18S...

Hoje foi o dia mais quente até agora pós MP...tenho agora 20,9C ...bermuda e camiseta bombando... :hang1: :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Incrivel essa temperatura em Diamantina a essas horas, municipio a latitude 18S...

Hoje foi o dia mais quente até agora pós MP...tenho agora 20,9C ...bermuda e camiseta bombando... :hang1: :hysteric:

 

Tassio Amaral,

 

o estado de Minas Gerais é cheio de surpresas no clima.

Muito interessante foram as mínimas no dia 19 de junho em Minas Gerais,

 

5,8ºC Águas Vermelhas/automática(divisa com a Bahia)

5,8ºC Monte Verde(extremo sul de Minas)

7,7ºC Maria da Fé/automática

7,9ºC Florestal/automática(Centro de Minas)

 

A estação automática de Diamantina fica a 1359 metros de altitude, no Sudeste só perde em altitude p/as automáticas de Campos do Jordão e Monte Verde.

Ontem a máxima em Diamantina foi de 17,8 com rajadas de 59 km/h no mesmo horário da máxima.

Link to comment
Share on other sites

Parece muito mais uma tarde de meados de outubro/início de novembro do que 23/06 hoje! E vai essa temperatura por vários e vários dias ainda.

 

João Tur,

é a ASAS estabelecendo no Sudeste, calorzinho aí e noites/madrugadas frias aqui.

 

Sim, eu sei. Estraga nosso inverno aqui esse ASAS. Nunca gostei. Esse ano já era previsto dias seguidos mais quentes e xoxos. Tomara que julho nos traga uma MP de respeito ao menos, estou acreditando nisso. Talvez até agosto ou setembro nos surpreendam. Vamos aguardar. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Incrivel essa temperatura em Diamantina a essas horas, municipio a latitude 18S...

Hoje foi o dia mais quente até agora pós MP...tenho agora 20,9C ...bermuda e camiseta bombando... :hang1: :hysteric:

 

Tassio Amaral,

 

o estado de Minas Gerais é cheio de surpresas no clima.

Muito interessante foram as mínimas no dia 19 de junho em Minas Gerais,

 

5,8ºC Águas Vermelhas/automática(divisa com a Bahia)

5,8ºC Monte Verde(extremo sul de Minas)

7,7ºC Maria da Fé/automática

7,9ºC Florestal/automática(Centro de Minas)

 

A estação automática de Diamantina fica a 1359 metros de altitude, no Sudeste só perde em altitude p/as automáticas de Campos do Jordão e Monte Verde.

Ontem a máxima em Diamantina foi de 17,8 com rajadas de 59 km/h no mesmo horário da máxima.

Realmente incrivel Nani...de norte a sul a grande continentalidade, aliada a altitude e a uma latitude apesar de nao ser alta, também nao ser muito baixa, proporciona essa alta tendencia de MG a registrar temperaturas bem baixas...

Minha mãe é mineira e ela é de uma cidade do Vale do Rio Doce próxima a Guanhaes que fica a 18S e a uma altitude de 600m, cidade bem pequena e ela me diz que quando criança e adolescente, ao acordar pela manha para ajudar seu pai, nos meses de inverno, ela via o capim branquinho de geada, geada mesmo, diz ela que pegava no gelo, em areas de vazante, e eu registrei em julho de 2015 quando visitei meus parentes la em termômetro de mercúrio 4,4ºC num descampado bem no interior...nao era geada mas apenas orvalho muito gelado...quem nao sabia reconhecer de longe enxergaria geada...

Link to comment
Share on other sites

Às 15h da tarde tínhamos:

 

Porto Alegre: 27,6ºC

 

Diamantina: 16,8ºC

 

Teutônia: 27,4ºC

 

Juiz de Fora: 19,1ºC

 

Alegrete: 27,1ºC

 

Santa Teresa 15,7ºC

 

 

E no meio termo, temos Santa Catarina e Paraná:

 

São Joaquim: 15,5ºC

 

Curitiba: 18,6ºC

 

Caçador: 19,0ºC

 

Incrivel essa temperatura em Diamantina a essas horas, municipio a latitude 18S...

Hoje foi o dia mais quente até agora pós MP...tenho agora 20,9C ...bermuda e camiseta bombando... :hang1: :hysteric:

 

 

Muitos não vão concordar, e nem devem. Mas eu acredito q no Brasil não existe um inverno propriamente dito. Claro q entre abril e setembro às temperaturas são mais amenas , dependendo da região até novembro. No Brasil existe episódios de resfriamento intenso, intercalados de dias amenos e as vezes até quentes.

 

Na minha cidade Maringá , um dia ameno. mínima foi de 16 e a máxima de 24. Digamos um dia típico de inverno por essas bandas.

Link to comment
Share on other sites

A tarde seguiu com céu praticamente limpo aqui.

Agora de noite já podemos ver um pouco de MM em direção a sul, tanto que o METAR de Congonhas já indica muitas nuvens na atualização das 19 horas. Por isso é provável que no decorrer das horas o céu fique nublado aqui.

 

Agora temos 16,8 graus na Mooca. A máxima chegou aos 23,4 graus.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, acrescento minha opinião à discussão, de acordo com minha experiência como morador de BH. A dinâmica climática da capital mineira é outra em relação a boa parte do centro-sul. Aqui, quando a atmosfera está agitada, pode não significar nada, como em julho de 2013. Da mesma forma, pode significar um evento mais forte, como junho do ano passado.

 

No entanto, via de regra, a maioria das massas polares intensas são normaizinhas aqui, causam resfriamento fraco a moderado por alguns dias e só. As situações mais propícias ao frio significativo aqui são as maritimizadas como esta atual e, por coincidência, geralmente o sul está acima da média concomitantemente. Exemplos perfeitos: maio e agosto de 2012, tivemos aqui anomalias máximas de -2,0°C nos dois meses, sendo o agosto o mais frio desde 1982.

 

Em termos de dinâmica, acreditem, essa é uma das melhores situações que pode ocorrer aqui, pela grande persistência de temperaturas abaixo da média. A não ser que venha uma continental com trajetória muito favorável para causar alguma temperatura bem notável, mas essas são muito ocasionais.

 

Variamos de 12,8 até 23C hoje, com sol e vento. Agora, temperaturas entre 18,4 e 14,7C nas estações e 15,4C no aeroporto da Pampulha.

Link to comment
Share on other sites

Campos de Santa Bárbara 6,5°C.

 

Apenas um adendo Fernando, se a estação está naquele ponto do Weather link, não está nos campos de Santa Bárbara embora próxima. Campos de Santa Bárbara são as elevações próximas ou acima de 1.600 metros ao norte e Oeste do ponto. :good2:

 

--

 

Dia sem grandes emoções por aqui. Hoje o seu deu as caras por aqui. Máximas até 24 graus. Agora entre 15 e 17 graus.

Link to comment
Share on other sites

Campos de Santa Bárbara 6,5°C.

 

Apenas um adendo Fernando, se a estação está naquele ponto do Weather link, não está nos campos de Santa Bárbara embora próxima. Campos de Santa Bárbara são as elevações próximas ou acima de 1.600 metros ao norte e Oeste do ponto. :good2:

 

--

 

Dia sem grandes emoções por aqui. Hoje o seu deu as caras por aqui. Máximas até 24 graus. Agora entre 15 e 17 graus.

 

Não coloquei no ponto correto no weatherlink por questões de segurança.

Link to comment
Share on other sites

Dia de Santa Rosa hoje em Pelotas:

Zona Norte: 10,2/25,7ºC

Agroclimatológica: 10,2/27,6ºC

 

Isso que chegamos a 2,2ºC na manhã de quarta!!! Toda metade sul ficou com máximas entre 24/27ºC, a exceção das partes mais altas da serra do sudeste com um pouco menos.

 

Pelo menos até dia 27 vai ficar assim o que vai mandar Junho pro ralo nas médias. Sendo assim serão 5 meses de 6 com anomalias positivas em Pelotas e região.

 

 

:negative: :negative: :heat:

Link to comment
Share on other sites

O inverno começou relativamente frio aki no leste do Paraná.

O primeiro dia da nova estação teve céu nublado na maior parte do período, com máxima de 16°C.

O céu, às 16h do dia 21:19397180_645356505661989_5436505514174324118_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=e85a75347867d42ef05f2ef8d70d578f&oe=59E84513

 

No dia 22, as condições melhoraram consideravelmente mas a sensação de frio persistiu em virtude da atuação dos ventos oceânicos, provenientes da Alta Polar Marítima. A máxima atingiu 19°C e em vários momentos da tarde o sol brilhou com relativa intensidade, no entanto, ao cair da tarde as nuvens cobriram totalmente o céu e assim permaneceu até a madrugada.

Tarde de ontem, com 16°C às 16h00:19260670_645357918995181_5656672451663657289_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=b9137752e85c5d6ad0628e8c72ce6e47&oe=59D8F7A2

 

Às 17h00 as nuvens vindas do nordeste já cobriam boa parte do céu:

19260701_645357875661852_8024144143373328733_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=677fc826ed202bf995198bdad855aeee&oe=59CBECF5

 

O amanhecer de hj foi típico de inverno, quando a Alta já se encontra distante, em alto mar e não temos nenhum tipo de influência proveniente do interior do continente.

Poucas nuvens, vento calmo e nevoeiro baixo, resultado do rápido resfriamento da superfície próxima ao solo.

Às 7h a temperatura estava em 9°C:19424426_645359915661648_3005610341271522108_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=20cf59cc51b6b56a730874cf45e2cc84&oe=59C5C805

19396776_645360278994945_1275220764066663017_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=5ecc261628f754077326514c760e0a9e&oe=59D80882

19399089_645360652328241_3136253477500688995_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=6f67469f1ddd7e3cc606b15ceea2b93c&oe=59CE70FA

 

Ao longo da tarde de hj, apesar do sol, ventos frios continuaram (e continuam) a soprar. A máxima mal atingiu os 19°C à exemplo de ontem.

O frio retornou ao cair da tarde.

 

Nessa situação, com forte influência oceânica no leste e neutralidade no extremo oeste, observamos grandes variações térmicas no Estado.

Hoje pela manhã, enquanto São Mateus do Sul (sudeste) registrava mínima de 7,0°C, no oeste os menores registros ficaram em torno dos 16°C. Durante a tarde, a estação da Ilha do Mel registrava apenas 21°C, enquanto Santa Helena, às margens do Rio Paraná registrava 27°C.

No mesmo horário, Curitiba 19°C, São Mateus do Sul 20°C, Palmas 20°C e Guarapuava 21°C.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Toda vez que tento consultar os dados de temperatura, vento em estações do BazCharlier nos gráficos e tabelas do Wunderground para ver a variação dos dados ao longo do dia, está tudo no sistema de medidas inglês, chuva(em polegadas), vento (em milhas/hora, as temperaturas em Farhenheit, a altitude das estações em Pés.

 

Alguém mais ao consultar está aparecendo o sistema métrico inglês?

Link to comment
Share on other sites

Toda vez que tento consultar os dados de temperatura, vento em estações do BazCharlier nos gráficos e tabelas do Wunderground para ver a variação dos dados ao longo do dia, está tudo no sistema de medidas inglês, chuva(em polegadas), vento (em milhas/hora, as temperaturas em Farhenheit, a altitude das estações em Pés.

 

Alguém mais ao consultar está aparecendo o sistema métrico inglês?

 

Comigo está normal, acho que você precisa configurar no site do wunderground.

Link to comment
Share on other sites

Juiz de Fora conta com 14,2ºC na minha estação neste momento.

 

- Enquanto isso, em Diamantina faz 13,5ºC e em Vitória da Conquista (BA), 15,2ºC com chuviscos !!!

Bom para tomar quentão na festa de São João!!

 

Aqui variação de 13,5° a 26,8°. Agora agradáveis 17,1° com 78%. Devo chegar aos 14,X°.

Link to comment
Share on other sites

Dia começando com geada aqui , essa poça d'água no carro dentro da garagem não acredita na historia de que com asas não se sente frio ..... 0,3C por aqui

 

 

[attachment=0]IMG-20170624-WA0003.jpeg[/attachment]

 

Poça desaforada!!! :laugh: :spiteful:

 

Aqui, mais do mesmo: 13,3° C de mínima.

 

Ao menos o GFS indica que teremos um reforço de ar frio da alta nos próximos dias e com isso as mínimas terão uma ligeira queda. Poderemos até ter uma sub 10 na semana que vem! E com o retorno do fresco vento sudeste! :girlwitch:

 

Ontem fomos de 13,0° C a 25,3° C.

 

Bom dia!!!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia !!!

 

Minima de 16,2° em casa hoje. Teremos mais um dia de nebulosidade variável, indo de parcialmente nublado a nublado durante ele, máxima prevista de 25° pelo foreca.

 

GFS e CMC concordando sobre uma incursão polar marítima que traria máximas baixas para o leste do sudeste por volta do dia 03/07

 

GFS:

YDfnNyM.png

 

CMC:

HQAbSI6.png

Link to comment
Share on other sites

Fantástico o post, Bruno! Parabéns!

 

É o que tenho chamado a atenção aqui. Pelos análogos de JJA sob El Nino Modoki, maio e junho quentes, julho frio e agosto próximo a média.

 

Agora é torcer para julho salvar a lavoura...

 

Global 00Z indicando o ingresso de uma forte MP ao redor do dia 7/8 de julho (mais de 300 h, portanto).

Link to comment
Share on other sites

William, eu tive que rir :lol:

 

Fiquei surpreso com esse céu claro a noite toda aí em MDF. Pois aqui nublou no horário da minha última mensagem e permanece assim até agora. Tenho 18,1C.

 

Vieira, não somente GFS e CMC, como também o Global está nessa incursão do dia 03 de Julho. Temos uma boa tendência, e me parece que pelo menos no leste da região Sul os efeitos serão bem sentidos também.

Link to comment
Share on other sites

Global 00Z indicando o ingresso de uma forte MP ao redor do dia 7/8 de julho (mais de 300 h, portanto).

 

Esse pulso volta e meia aparece no ''radar'', lá atrás o coutinho já o tinha detectado como algo a monitorar.

 

Estou no aguardo da rodada mais atual do Global Acoplado pra ver isso de novo.

Link to comment
Share on other sites

Vieira, não somente GFS e CMC, como também o Global está nessa incursão do dia 03 de Julho. Temos uma boa tendência, e me parece que pelo menos no leste da região Sul os efeitos serão bem sentidos também.

 

Torcendo muito por essa marítima com tarde fria pra nós. O período atual, apesar de muito nublado, está deixando a desejar no frio diurno :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

SC

 

Mínimas abaixo dos 8°C em SC, geada fraca no topo da serra.

 

2,8 S.Joaquim/perímetro Urbano/F.Keiser

2,8 B.Jardim*

5,7 Joinville/Serra Dona Francisca/DSoares

6,5 Rio Negrinho*

6,9 Papanduva*

6,9 Mafra*

6,9 Ponte Alta do Norte*

7,1 Frei Rogério*

7,2 São Bento do Sul*

7,6 Curitibanos/UFSC

 

*Epagri

 

8,4°C Climaterra/cidade de S.Joaquim

13,7°C Florianópolis/Epagri.

Link to comment
Share on other sites

William, eu tive que rir :lol:

 

Fiquei surpreso com esse céu claro a noite toda aí em MDF. Pois aqui nublou no horário da minha última mensagem e permanece assim até agora. Tenho 18,1C.

 

Vieira, não somente GFS e CMC, como também o Global está nessa incursão do dia 03 de Julho. Temos uma boa tendência, e me parece que pelo menos no leste da região Sul os efeitos serão bem sentidos também.

 

Renan,

pelo modelo CMC a Mantiqueira e Sul de Minas vão registrar dias seguidos de mínimas baixas, no dia 2 mostrando um pequeno ponto de mínima negativa na região do Parque do Papagaio/bairro Garrafão.

 

Aqui para o Noroeste as mínimas mais baixas seriam a partir de 29, com chances do dia 30 registrar a mínima de junho.

Link to comment
Share on other sites

Dia começando com geada aqui , essa poça d'água no carro dentro da garagem não acredita na historia de que com asas não se sente frio ..... 0,3C por aqui

 

 

[attachment=0]IMG-20170624-WA0003.jpeg[/attachment]

 

William,

a surpresa hoje foi a mínima do sítio da Lage com 0,3ºC empatando com o bairro Reserva.

O que houve com a estação do bairro Pomária?

Link to comment
Share on other sites

Claro que se sente frio sob ASAS, só que bem acima dos 1000 m de altitude na região da Mantiqueira. E só.

 

Aqui "bela" mínima de 15,3°. Agora já está 23,4° com 58%. Quero só ver o estrago que esta última semana trará para a média de junho em POA. Especialmente nas máximas. Passaremos de +1°, talvez cheguemos a +1,5°. Lixo.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS ATÉ 23

 

8,3 M.IGREJA

8,5 M.TORRES

8,8 B.JARDIM

9,1 CRUZEIRO

9,2 MUNDO NOVO/URUBICI

9,4 STO ANTÃO/8 DIAS

9,5 PERICÓ

9,9 URUPEMA

10,3 SJ/INMET

10,3 CLIMATERRA

10,8 STA ISABEL

11,7 LAGES

12,0 FRAIBURGO

15,5 CRICIÚMA

16,1 ITAPIRANGA

17,0 CARIJÓS

17,9 FPOLIS/INMET.

 

PERTO OU UM POUCO ACIMA DA MÉDIA, MAIOR DESVIO É ITAPIRANGA, +1,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.