Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

Em Porto Alegre, estamos com as seguintes médias:

 

Compensada: 15,0°C (+0,7°)

 

Mínimas: 11,9°C (+1,3°)

Máximas: 20,5°C (+1,1°)

 

E com a promessa de máximas bem acima da média pelo resto do mês (devem ficar em 25/26°C) e mínimas acima da média (12/13°C), temos boas chances de fechar bem acima neste mês (talvez mais de +1,5°).

Que bela merda, hein? Não sabia que estava tão ruim!! Mais um mês com uma bela anomalia positiva. Viva 2017!!

Realmente! Nunca acreditei em um inverno frio, de um modo geral, para 2017. Reafirmo minha posição: não é um 2015 ( já não é, porque pelo menos já teve uma neve mais decente em SC) , mas será um inverno com muitos períodos extensos xoxos. Tomara que 1 frio decente e com mais dias venha em julho ou agosto! Aposto nisso: uma MP forte, trazendo um frio intenso por pelo menos 5 ou 6 dias seguidos. Abraços!

 

Não eram duas massas polares fortes? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Que bela merda, hein? Não sabia que estava tão ruim!! Mais um mês com uma bela anomalia positiva. Viva 2017!!

Realmente! Nunca acreditei em um inverno frio, de um modo geral, para 2017. Reafirmo minha posição: não é um 2015 ( já não é, porque pelo menos já teve uma neve mais decente em SC) , mas será um inverno com muitos períodos extensos xoxos. Tomara que 1 frio decente e com mais dias venha em julho ou agosto! Aposto nisso: uma MP forte, trazendo um frio intenso por pelo menos 5 ou 6 dias seguidos. Abraços!

 

Não eram duas massas polares fortes? :russian:

 

Quando eu comentava no grupo do whatsapp, eu dizia apostar em 1 ou 2 massas polares muito fortes ao menos . No entanto, do jeito que está indo, se vier 1 bem forte acho que já estará de ótimo tamanho! Não dá pra se exigir muito né? Estás acreditando em quantas muito fortes até setembro? De repente até possamos ter boas surpresas, vai saber. Setembro de 2006 foi gélida a MP que chegou no início do mês, trazendo até chuva congelada para PORTO ALEGRE e neve em diversas cidades. Eu estou muito otimista até, perto de alguns colegas de fórum, se fores analisar.

Link to comment
Share on other sites

Querem uma notícia boa? Busquei análogos de curto prazo baseados em SOI e ENSO. A SOI de 30 dias atual está em -4, e estamos com ONI muito próxima de um patamar de el-nino após termos passado alguns meses sob la nina fraca. O quê tivemos parecido com isso no passado?

 

MELHOR ANÁLOGO DE TODOS

 

1980 - SOI de junho era de -4,7. Delta da SOI parecido com atual. ONI era parecida com atual. Maio e junho quentes. Julho frio.

 

 

 

BONS ANÁLOGOS

 

1957 - SOI de junho de -2,3. Delta da SOI era diferente da atual. ONI igual a nossa atual (La-Nada saindo de La-Nina fraca). Pra completar, maio e junho também foram quentes. Daí veio que todos sabemos em julho e agosto, ambos frios e com nevasca.

 

2009 - SOI de junho de -2,3. Delta da SOI era diferente do atual. ONI bem parecida com a atual (La-Nada saindo de La-Nina). Maio quente, junho frio. Daí veio julho paulada.

 

1961 (nosso único análogo ruim) - SOI de junho de -3,1. Delta da SOI parecido com atual. ONI era de neutralidade total (entre 1959 e 1963 ficamos em uma neutralidade sem fim). Maio, junho e julho foram quentes.

 

 

 

ANÁLOGOS REGULARES

 

1983 - SOI de junho de -3,1. Delta da SOI parecido com atual. ONI era de El-Nino. Maio quente, junho frio. Julho veio tão frio quanto junho.

 

1953 - SOI de junho de -2,3. Delta da SOI bem diferente do atual. ONI era de El-Nino. Maio e Junho ABSURDAMENTE quentes, daí veio julho uma paulada de -3,1C de anomalia em POA.

 

1988 - SOI de junho era de -3,9. Delta SOI parecido com atual. ONI era de La-Nina. Maio, junho e julho bem frios.

 

2000 - SOI de junho era de -5,5. Delta da SOI parecido com atual. ONI era de La-Nina. Maio e junho quentes. Julho congelante e agosto frio.

 

1991 - SOI de junho era de -5,5. Delta da SOI diferente do atual. ONI era de El-Nino. Maio e junho quentes. Julho um pouco abaixo da média.

 

 

 

Resumindo: exceto por 1961, esses análogos são boas perspectivas para julho.

 

Bruno. Boa análise.

Espero que tenhamos algo mudando. A perspectiva até unício de julho não é boa para o Sul. Para o sudeste, é. Asas fazem eles voarem felizes de frio.

Na verdade, minha preocupação maior é o oceano Atlantico. Creio que aí resida nosso martírio. Felizmente, já há estudos a respeito. O monstros polares se deslocam e , ao chegarem em noss paralelo, começa, fortemente, a sofrer a ação das temperaturas dos dois oceanos. Creio que essa variável ainda não está nos supercomputadores.

Link to comment
Share on other sites

Realmente! Nunca acreditei em um inverno frio, de um modo geral, para 2017. Reafirmo minha posição: não é um 2015 ( já não é, porque pelo menos já teve uma neve mais decente em SC) , mas será um inverno com muitos períodos extensos xoxos. Tomara que 1 frio decente e com mais dias venha em julho ou agosto! Aposto nisso: uma MP forte, trazendo um frio intenso por pelo menos 5 ou 6 dias seguidos. Abraços!

 

Não eram duas massas polares fortes? :russian:

 

Quando eu comentava no grupo do whatsapp, eu dizia apostar em 1 ou 2 massas polares muito fortes ao menos . No entanto, do jeito que está indo, se vier 1 bem forte acho que já estará de ótimo tamanho! Não dá pra se exigir muito né? Estás acreditando em quantas muito fortes até setembro? De repente até possamos ter boas surpresas, vai saber. Setembro de 2006 foi gélida a MP que chegou no início do mês, trazendo até chuva congelada para PORTO ALEGRE e neve em diversas cidades. Eu estou muito otimista até, perto de alguns colegas de fórum, se fores analisar.

 

Meu feeling, sem base alguma, de bomba em julho agora tem base nos análogos que o Bruno trouxe, embora Julho de 1980 tenha sido quente em SP. Eu acredito em um julho bem mais interessante que junho. Não quero arriscar quantidades.

Link to comment
Share on other sites

 

Bruno. Boa análise.

Espero que tenhamos algo mudando. A perspectiva até unício de julho não é boa para o Sul. Para o sudeste, é. Asas fazem eles voarem felizes de frio

 

Para o sudeste o ASAS faz eles voarem felizes pelos valores mostrados nos termômetros. ASAS não traz sensação de frio. A gente busca frio ou números médios?

Link to comment
Share on other sites

Até onde pode ser considerado assim mais ou menos ''confiável'' :mosking: , o Global Acoplado na rodada de hoje à 0Z aposta na manutenção desse tédio meteorológico.

 

A situação só melhoraria quase na metade de julho, quando este modelo já entra no terreno do ''imponderável''. :russian:

 

É isso, hoje temos o BAZ às portas de temas como fé e esperança! :laugh:

 

2uGKehN.jpg

Link to comment
Share on other sites

Provavelmente, 2017 será mais um ano, como foram 2014 e 2015, em que as malharias e lojas de roupa em geral anteciparão as liquidações de inverno, ainda mais se julho não tiver nada tão forte durante a primeira quinzena.

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2014/08/lojas-de-caxias-do-sul-antecipam-liquidacao-de-itens-de-inverno-para-minimizar-prejuizo-4565510.html

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/videos/t/todos-os-videos/v/lojas-fazem-liquidacao-de-inverno-antecipada-em-passo-fundors/4305150/

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gente, que implicância é essa com a ASAS ? :mosking:

 

Repito: Definam do que estão falando. Qual a natureza da alta no Atlântico ? O status atual não tem nada de "temperatura baixa só nos números". Juiz de Fora está com mínimas dentro da média desde que o evento começou e máximas abaixo da média. Do dia 26 em diante, tudo indica que as mínimas cairão bastante e as máximas seguirão agradáveis. Repito: Isso não é motivo para eu comemorar ?

Link to comment
Share on other sites

Gente, que implicância é essa com a ASAS ? :mosking:

 

Repito: Definam do que estão falando. Qual a natureza da alta no Atlântico ? O status atual não tem nada de "temperatura baixa só nos números". Juiz de Fora está com mínimas dentro da média desde que o evento começou e máximas abaixo da média. Do dia 26 em diante, tudo indica que as mínimas cairão bastante e as máximas seguirão agradáveis. Repito: Isso não é motivo para eu comemorar ?

 

EPS 7 dias

 

5a4e8a0f8e9c1_eps_t2ma_7d_brazil_29(1).thumb.png.b9446c11d89a6341d5f59fec2cd543fc.png

Link to comment
Share on other sites

Gente, que implicância é essa com a ASAS ? :mosking:

 

Repito: Definam do que estão falando. Qual a natureza da alta no Atlântico ? O status atual não tem nada de "temperatura baixa só nos números". Juiz de Fora está com mínimas dentro da média desde que o evento começou e máximas abaixo da média. Do dia 26 em diante, tudo indica que as mínimas cairão bastante e as máximas seguirão agradáveis. Repito: Isso não é motivo para eu comemorar ?

 

A mantiqueira vai brilhar muito :heart: :heart: :heart: , até pra nós aqui da baixitude vai sobrar alguma coisinha :laugh: :laugh: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Gente, que implicância é essa com a ASAS ? :mosking:

 

Repito: Definam do que estão falando. Qual a natureza da alta no Atlântico ? O status atual não tem nada de "temperatura baixa só nos números". Juiz de Fora está com mínimas dentro da média desde que o evento começou e máximas abaixo da média. Do dia 26 em diante, tudo indica que as mínimas cairão bastante e as máximas seguirão agradáveis. Repito: Isso não é motivo para eu comemorar ?

 

Climaticamente acho que é motivo apenas pra não ficar triste. Comemorar algo monótono e que traz, na maioria dos eventos, noites com boas quedas de temperatura e dias amenos, é como se comemorasse classificação para a Sul-Americana no Brasileirão.

Link to comment
Share on other sites

Comemorar ASAS é como comemorar título estadual!

 

sem querer falar em futebol. Mas, eu prefiro o mundial interclubes. Mas, o clima do Rs, hoje, está mais pra segundona. E olha que sou colorado

Com relação à ASAS, creio que para o sudeste seja melhor do que nada ter. Para o Sul, o bom são aquelas massas continentais que entram mais a sudeste. Também , sãoboas para o sudeste, pois não permitem que o calor amozônico e do norte da Argentina nos invada. Ficamos com marasmos momentâneaso intervalos, quiçá, de uma semana sem frio. Com o deslocamento para o alto mar, puxa o calor pra nós, os veranicos.

Link to comment
Share on other sites

Complementando:

 

Há várias formatações diferentes de ASAS. Uma ASAS de verão empilhada com alta em 500 é terrível para o Sudeste.

 

Já uma ASAS como a atual é ótima, pois tem uma MP oceânica junto. Não vejo porque criticar​ nossa felicidade com o quadro atual. Melhor que isso, só uma invasão semi-continental rasgando o Centro-sul pela diagonal.

Link to comment
Share on other sites

Complementando:

 

Há várias formatações diferentes de ASAS. Uma ASAS de verão empilhada com alta em 500 é terrível para o Sudeste.

 

Já uma ASAS como a atual é ótima, pois tem uma MP oceânica junto. Não vejo porque criticar​ nossa felicidade com o quadro atual. Melhor que isso, só uma invasão semi-continental rasgando o Centro-sul pela diagonal.

 

Quando não agrada todo mundo a porca torce o rabo kkkkk

Link to comment
Share on other sites

Quando não agrada todo mundo a porca torce o rabo kkkkk

 

Bem isso.

 

Mas no meu caso, mesmo estando no Sudeste, ''tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas rrrrrrrealmente'' eu preferiria umas baleias polares. E até o momento a minha esperança está fundamentada nos análogos. Mesmo que eu não fosse para Canela em julho eu teria essa expectativa.

Link to comment
Share on other sites

ASAS é melhor do que qualquer ausência de frio com certeza...a questão é que o mesmo fenômeno que vai provocar noites frias no sudeste, vai aquecer alem do normal o sul e isso nao é legal hehehe...ja peguei periodo de atuação de polar velha maritimizada influenciando o leste do sudeste...as manhas o frio é bem intenso (estava em Itajuba) porem a tarde da pra tirar o casaco e ficar de camiseta de manga comprida (neste caso porque eu estava na Mantiqueira), é longe de ser quente mas fica bem agradável, agora a noite e pela manhã a sensação é de muito frio...obviamente nao se compara a uma advecção de ar polar recém chegado ao sul e penetrando Brasil a dentro, numa situação dessas todo o periodo do dia permanece muito frio por 3 ou 4 dias mais ou menos, mas mais uma vez repito, pro Sudeste é favorável ao menos pela manha e noite...mas que é CHATO essa xoxeza toda provocada pelo ASAS sacana, ahhh isso é... :hang1: :russian: :laugh: :mosking:

Aqui minima de 11,6C céu limpinhooo, 18,7C agora e mais nada a declarar :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

ASAS é melhor do que qualquer ausência de frio com certeza...a questão é que o mesmo fenômeno que vai provocar noites frias no sudeste, vai aquecer alem do normal o sul e isso nao é legal hehehe...ja peguei periodo de atuação de polar velha maritimizada influenciando o leste do sudeste...as manhas o frio é bem intenso (estava em Itajuba) porem a tarde da pra tirar o casaco e ficar de camiseta de manga comprida (neste caso porque eu estava na Mantiqueira), é longe de ser quente mas fica bem agradável, agora a noite e pela manhã a sensação é de muito frio...obviamente nao se compara a uma advecção de ar polar recém chegado ao sul e penetrando Brasil a dentro, numa situação dessas todo o periodo do dia permanece muito frio por 3 ou 4 dias mais ou menos, mas mais uma vez repito, pro Sudeste é favorável ao menos pela manha e noite...mas que é CHATO essa xoxeza toda provocada pelo ASAS sacana, ahhh isso é... :hang1: :russian: :laugh: :mosking:

Aqui minima de 11,6C céu limpinhooo, 18,7C agora e mais nada a declarar :sarcastic:

 

Itajubá é. O inferno na terra entre Maria da fé e Itajubá a diferença chega a 15C em 22km , estou aqui e odeio kkk

Link to comment
Share on other sites

Bah, que previsão ruim!

 

Interessante é ver que no início da próxima semana pode chegar a até 6° em 850 hpa no meio de MG e 12° no oeste de PE!! Será o período mais frio do interior de Minas até o Sertão em alguns anos, creio. Muito locais de MG e S da BA terão mínimas de um dígito, e acredito que chegue perto dos 10° na Serra da Borborema.

 

Marcos,

se confirmar essas temperaturas semana que vem no interior de Minas e Sul da Bahia, duas estações automáticas em Minas Gerais que devem registrar mínimas abaixo de 08ºC, são: Águas Vermelhas e Rio Pardo de Minas.

Link to comment
Share on other sites

Gente, que implicância é essa com a ASAS ? :mosking:

 

Repito: Definam do que estão falando. Qual a natureza da alta no Atlântico ? O status atual não tem nada de "temperatura baixa só nos números". Juiz de Fora está com mínimas dentro da média desde que o evento começou e máximas abaixo da média. Do dia 26 em diante, tudo indica que as mínimas cairão bastante e as máximas seguirão agradáveis. Repito: Isso não é motivo para eu comemorar ?

 

Climaticamente acho que é motivo apenas pra não ficar triste. Comemorar algo monótono e que traz, na maioria dos eventos, noites com boas quedas de temperatura e dias amenos, é como se comemorasse classificação para a Sul-Americana no Brasileirão.

 

Monótono é para alguns do Sul, e não todos.

 

Mas para alguns do Sudeste que curtem bastante essas mínimas baixas na noite/madrugada e máximas amenas a tarde é muito bom.

Link to comment
Share on other sites

William,

está muito bonito esses mapas de anomalias das temperaturas para o Sudeste e interior da Bahia pegando todo Vale do São Francisco até a represa de Sobradinho até o dia 22 de julho.

 

Me chamou a atenção a anomalia mostrando até -15ºC no litoral norte do Chile região do deserto de Atacama,

Link to comment
Share on other sites

Tô achando maravilhoso e sinceramente prefiro esse ASAS com uma polar velha do que 4 dias de MP congelante! Se as previsões se confirmarem teremos temperaturas amenas e noites frias por um longo período e isso vale muito mais do que 4 dias de frio forte!

Uma pena para o sul, mas nós tb já sofremos muito com o El Nino, todos tem que ter sua chance !

Link to comment
Share on other sites

Manhãs geladas aguardam o Sudeste por vários dias a partir da semana que vem. Isso me agrada e MUITO.

 

Melo, também prefiro as baleias polares que gelam o Brasil beneficiando a todos, mas entre a dinâmica que bloqueia as MPs no RS e a ASAS polar , sou muito mais a segunda opção, obviamente. E como disse o amiguinho aí em cima, esse tipo de evento é de um friozinho mais duradouro pra nós e isso é bem aprazível.

 

Convém observar, no entanto , que REALMENTE as ASAS não são grande coisa pra SP também. Pro restante do Sudeste, será um período bem abaixo da média, graças ao reforço constante de ar frio. Esse reforço, aliás, é que trará um período "menos ruim" que o normal no Sul, pois o vento por lá estará de nordeste, e não de Norte ou Noroeste.

Link to comment
Share on other sites

ASAS é melhor do que qualquer ausência de frio com certeza...a questão é que o mesmo fenômeno que vai provocar noites frias no sudeste, vai aquecer alem do normal o sul e isso nao é legal hehehe...ja peguei periodo de atuação de polar velha maritimizada influenciando o leste do sudeste...as manhas o frio é bem intenso (estava em Itajuba) porem a tarde da pra tirar o casaco e ficar de camiseta de manga comprida (neste caso porque eu estava na Mantiqueira), é longe de ser quente mas fica bem agradável, agora a noite e pela manhã a sensação é de muito frio...obviamente nao se compara a uma advecção de ar polar recém chegado ao sul e penetrando Brasil a dentro, numa situação dessas todo o periodo do dia permanece muito frio por 3 ou 4 dias mais ou menos, mas mais uma vez repito, pro Sudeste é favorável ao menos pela manha e noite...mas que é CHATO essa xoxeza toda provocada pelo ASAS sacana, ahhh isso é... :hang1: :russian: :laugh: :mosking:

Aqui minima de 11,6C céu limpinhooo, 18,7C agora e mais nada a declarar :sarcastic:

 

Itajubá é. O inferno na terra entre Maria da fé e Itajubá a diferença chega a 15C em 22km , estou aqui e odeio kkk

Hehe pois é, Maria da Fé é realmente incrível, não deixa nada a desejar em termos de frio a qualquer cidade serrana do sul do Brasil. ..e essa ASAS estará muito favorável a baixas temperaturas ai, mais ao sul jogando ar mais frio e sendo reforçada por MP bloqueadas desviadas pro oceano. ..

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa ASAS será menos pior do que outros eventos da ASAS, porque trará mínimas significativas em parte do Sudeste e mesmo no Nordeste e não trará calorão no Sul, apesar de tardes quentes em algumas áreas. Mas em regra ASAS é uma bela merda. É boa UNICAMENTE para a Mantiqueira, onde há algumas milhares de pessoas. O Sul fica quente e o Sudeste em geral tem noites boas seguidas de rápido aquecimento já de manhã.

 

Resumo: ASAS é um lixo. Essa pelo menos será respirável, como lixo seco também é.

 

Hoje mínima de 13,5°. Agora 26,3° com 65%. Que coisa maravilhosa!! Estou me sentido no inverno goiano.

Link to comment
Share on other sites

Bruno. Boa análise.

Espero que tenhamos algo mudando. A perspectiva até unício de julho não é boa para o Sul. Para o sudeste, é. Asas fazem eles voarem felizes de frio

Para o sudeste o ASAS faz eles voarem felizes pelos valores mostrados nos termômetros. ASAS não traz sensação de frio. A gente busca frio ou números médios?

Permitam-me ser a voz destoante na "felicidade" do sudeste. :mosking:

 

Normalmente, para o estado de SP, a ASAS "não ata nem desata".

Inegavelmente, vai ser bom para o lado paulista das terras altas da Mantiqueira e para o leste do sudeste.

 

Mas... para o planalto paulista vai ser aquela "xoxeza", como comentei ontem, além do tempo seco desagradável (Depois de vários dias).

Eu até comemoraria se ocorresse uma sub-10 no Mirante mas a chance é diminuta.

 

Teremos sim sub-10 nas áreas mais periféricas da cidade, na região metropolitana, talvez até no IAG.

Mas... até aí, nada demais.

 

Vou invadir a área do Caco mas... o estado de SP, apesar de ser sudeste, já tem algumas características de transição para o sul: se dá melhor com MPs continentais, não se dá tão bem com ASAS, não se dá tão bem com MPs marítimas, etc, etc.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Manhãs geladas aguardam o Sudeste por vários dias a partir da semana que vem. Isso me agrada e MUITO.

 

Pro restante do Sudeste, será um período bem abaixo da média, graças ao reforço constante de ar frio.

 

Renan,

junho de 2017 está muito ruim em termos de mínimas bem baixas aqui em Laje do Muriaé, a menor mínima aqui foi dia 1º/06.

Do ano de 1983 até 2017, somente dois anos registraram mínima maior do que esse junho de 2017, foram junho de 1983 e junho de 2013.Até junho de 2014 e 2015 medi mínima menor.

Link to comment
Share on other sites

Complementando:

 

Há várias formatações diferentes de ASAS. Uma ASAS de verão empilhada com alta em 500 é terrível para o Sudeste.

 

Já uma ASAS como a atual é ótima, pois tem uma MP oceânica junto. Não vejo porque criticar​ nossa felicidade com o quadro atual. Melhor que isso, só uma invasão semi-continental rasgando o Centro-sul pela diagonal.

 

Depende muito do posicionamento. A ASAS está pouco mais ao sul, o que favorece ingresso maior de ar frio para o leste do Sudeste. A porca torce o rabo quando ela está um pouco mais ao norte, isso independe da época do ano.

Link to comment
Share on other sites

A verdadeira vantagem da ASAS no Sudeste não é o frio que ela traz à noite, mas a AUSÊNCIA de calor. A de agora será um pouco melhor pra região.

 

No Sul parece que a previsão vai piorar. A MetSul deu máxima de 26° nos bairros mais quentes de POA. Agora eu tenho 26,5°, e na Zona Norte faz terríveis 28,6°. Pelamor...

Link to comment
Share on other sites

Vejam:

 

bQeXv8g.png

zKaZnYc.png

 

A sorte do Sudeste é este cavamento em 500mb. E o azar do Sul é a crista no mesmo nível. Quando a crista está mais ao norte temos calor em pleno inverno, enquanto as massas polares chegam ao RS, SC e ingressam pelo interior do continente com grande dificuldade em avançarem para o Sudeste. E é relativamente comum.

 

Os próximos dias serão por demais agradáveis sobretudo no leste do Sudeste, diminuindo quanto mais a oeste. Aqui terei mínimas entre 8 e 11°C e máximas entre 24 e 26°C, dentro do normal para o mês. Eu particularmente prefiro dinamismo a este marasmo. Agradável sim, mas chato.

Link to comment
Share on other sites

O Vinicius disse tudo quanto ao posicionamento da ASAS.

 

--------------

 

Quando temos uma MP forte bem ao sul do Atlântico (Nem sei se posso chamar de ASAS neste caso), os ventos frios costumam ser bem fortes na metade leste paulista.

 

Neste caso, embora não tenhamos mínimas marcantes, as máximas costumam ser mais baixas, mesmo com sol e céu parcialmente nublado (Que, a rigor, nunca limpa totalmente nessas ocasiões), pois o vento não pára.

 

A sensação térmica fica desagradável até para quem curte um friozinho. :mosking:

 

Agora, numa ASAS clássica, vale o que eu disse acima.

Link to comment
Share on other sites

Bruno

A fazenda Caiambora seria esta?

-28.148112, -49.519644

 

Exato.

 

74022787.jpg

Em janeiro do ano passado eu acampei com 3 amigos exatamente nesse local, inclusive postei as fotos aqui no BAZ em um tópico que abri como proposta de local para instalação de uma estação:

 

viewtopic.php?f=20&t=16155

 

Boa tarde Flávio,

 

na época não lembro de ver o tópico (provavelmente pelo fato de ter ficado com pouco acesso a internet em janeiro), por acaso quais seriam os locais que tinha sinal de celular (mais ou menos) e qual operadora.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

A previsão pros próximos dias é como o Dable diz: "pra baziano trocar de hobbie", lembrando do forte viés do GFS para o frio:

 

[img

[img

 

:hang1:

 

Precisa-se de frio !!!

 

Felizmente os modelos reduziram a desgraça pra os próximos dias, acho que será mais seco que o previsto e as mínimas podem cair um pouco mais embora ainda altas, vamos acompanhando

Link to comment
Share on other sites

Vejam:

 

bQeXv8g.png

zKaZnYc.png

 

A sorte do Sudeste é este cavamento em 500mb. E o azar do Sul é a crista no mesmo nível. Quando a crista está mais ao norte temos calor em pleno inverno, enquanto as massas polares chegam ao RS, SC e ingressam pelo interior do continente com grande dificuldade em avançarem para o Sudeste. E é relativamente comum.

 

Os próximos dias serão por demais agradáveis sobretudo no leste do Sudeste, diminuindo quanto mais a oeste. Aqui terei mínimas entre 8 e 11°C e máximas entre 24 e 26°C, dentro do normal para o mês. Eu particularmente prefiro dinamismo a este marasmo. Agradável sim, mas chato.

 

Exatamente, Vini !

 

Essa imagem diz tudo: Quando falamos de ASAS, temos que analisar o anticiclone em níveis de superfície e também em médios níveis. E o que acontecerá nos próximos dias ? Segundo o GFS, essa crista vai "subir" por influência desse cavamento que você mencionou e seu centro se posicionará mais ou menos entre SP e RJ. A ASAS em superfície seguirá sendo alimentada por ar frio devido à sua posição favorável. Resultado: Vai aumentar bastante a subsidência no leste do Sudeste, a atmosfera secará bastante e as mínimas vão AFUNDAR especialmente nas baixadas das regiões serranas. Juiz de Fora terá sua primeira sub-10 do ano certamente, bem como o noroeste do RJ, ES e boa parte de MG, registrarão as menores mínimas do ano de forma consecutiva por alguns dias. As máximas subirão, mas não muito. Não preciso dizer que o PNI registrará várias sub-0 consecutivas, certo ?

 

Este evento de frio para o leste do SE, está me lembrando outros eventos parecidos que já tivemos....

\/\/\/\/\/\/\/\/

TIPO ESSE DAQUI DE JULHO-2008:

 

rean_as_g500_2008071206Z.png

 

rean_as_t850_2008071212Z.png

 

 

A diferença é que em 2008 o evento começou bom por alguns dias e depois ficou quente em todo o Sudeste abaixo dos 1000m de altitude. Neste de agora, parece que não haverá esse aquecimento. Particularmente, para mim, esse vai ser um maravilhoso campeonato estadual a se ganhar :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Às 15h da tarde tínhamos:

 

Porto Alegre: 27,6ºC

 

Diamantina: 16,8ºC

 

Teutônia: 27,4ºC

 

Juiz de Fora: 19,1ºC

 

Alegrete: 27,1ºC

 

Santa Teresa 15,7ºC

 

 

E no meio termo, temos Santa Catarina e Paraná:

 

São Joaquim: 15,5ºC

 

Curitiba: 18,6ºC

 

Caçador: 19,0ºC

Link to comment
Share on other sites

A previsão pros próximos dias é como o Dable diz: "pra baziano trocar de hobbie", lembrando do forte viés do GFS para o frio:

 

[img

[img

 

:hang1:

 

Precisa-se de frio !!!

 

Felizmente os modelos reduziram a desgraça pra os próximos dias, acho que será mais seco que o previsto e as mínimas podem cair um pouco mais embora ainda altas, vamos acompanhando

 

 

Oi Felipe tudo bem?

 

Estamos parecidos , esse ano tivemos apenas 4 dias com sub 10 em Maringa ( 7 c , 8 c , 4 c , 9 c) e Blumenau como está? Precisa usar blusa ou o povo tá de roupa de verão ? Aqui casaco só de manhã e anoitecer... E pra dormir uma coberta é suficiente. Abraço.

Link to comment
Share on other sites

A previsão pros próximos dias é como o Dable diz: "pra baziano trocar de hobbie", lembrando do forte viés do GFS para o frio:

 

[img

[img

 

:hang1:

 

Precisa-se de frio !!!

 

Felizmente os modelos reduziram a desgraça pra os próximos dias, acho que será mais seco que o previsto e as mínimas podem cair um pouco mais embora ainda altas, vamos acompanhando

 

 

Oi Felipe tudo bem?

 

Estamos parecidos , esse ano tivemos apenas 4 dias com sub 10 em Maringa ( 7 c , 8 c , 4 c , 9 c) e Blumenau como está? Precisa usar blusa ou o povo tá de roupa de verão ? Aqui casaco só de manhã e anoitecer... E pra dormir uma coberta é suficiente. Abraço.

 

Bom, Blumenau é uma cidade bem nublada então por mais que esteja xoxo, o céu nublado dá uma sensação de frio e as pessoas andam de casaco. outono-inverno bem ruim num geral até agora em Santa Catarina principalmente :sad:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.