Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

Parabéns, Fernando Keiser por mais essa estação, possivelmente num dos locais mais gelados do Brasil.

Fikei maluco rs qdo vi as imagens do local.

Teu esforço vai trazer muitos dados interesaantes para o fórum!

Abraço

Realmente as fotos são muito lindas...

Aos que já foram, dá pra entrar no PARNA, paga taxa? Marca horário? Tem portaria? Estradas muito precarias?

 

Acesso livre, estrada péssima, não paga nada.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns, Fernando Keiser por mais essa estação, possivelmente num dos locais mais gelados do Brasil.

Fikei maluco rs qdo vi as imagens do local.

Teu esforço vai trazer muitos dados interesaantes para o fórum!

Abraço

 

Obrigado Carlos! Realmente um dos pontos mais frios do Brasil, nessa MP a estação registrou temperatura interna de 3 graus.

Link to comment
Share on other sites

FINALMENTE temperaturas dignas de inverno, em Porto Alegre! Imagino q independente dos valores registrados (nada espetaculares), a sensação térmica deve ter sido arrepiante. Os ventos polares são sempre mais gelados nas terras baixas, fato q já constatei pessoalmente qdo passei uma temporada em Gravataí.

 

 

Isso provavelmente tem relação com a pressão atmosférica das terras baixas que é maior: temos "mais ar/cm³" que as regiões serranas hehe...

 

Cinco graus em Porto Alegre é um absurdo de frio. Em Gramado é frio. Incrível isso.

 

Pois é, tem razão. Tem gente que já morou na serra e hoje mora na fronteira e vice versa, dizem que sente mais frio na fronteira que na serra. A região de Pinheiro, Herval e Canguçu tem uma sensação bárbara, Livramento e Bagé também tem STs bem baixas. Mesmo no litoral sul entre Pelotas, Rio Grande e Cassino é cruel.

Link to comment
Share on other sites

PARABÉNS FERNANDO!!!

Espero que logo venha um hecatombe polar, para vermos o potencial dela....

E que está seja a primeira de várias estações nos campos de Santa Bárbara e dos Padres....

 

Esta estação estando on-line ou não já será um dos maiores feitos do BAZ, juntamente com as estações PNI e Quiriri, os maiores até hoje em termos de lugares remotos.

 

Parabéns mais uma vez!

 

Obrigado, Caio, pelas palavras. Realmente não está sendo nada fácil deixá-la online, depois de ter percorrido 15km em estrada de chão cheia de valas e pedras, encontrei um morador disposto a me ajudar e disponibilizou seu terreno para este grande feito. Pior que quem já foi para lá sabe das condições e você não sabe o que virá pela frente na estrada, correndo risco de estragar meu carro e ficar preso em um local deserto. Acho que foi um prêmio por todo o meu esforço ter achado este morador com internet (Quem diria).

 

Quero agradecer ao Bruno seu conterrâneo que também me ajudou e deu a dica deste local. Realmente eu fui na cara e na coragem para lá e deu certo!

 

Inicialmente o plano era instalar na estrada jararaca, porém não tem como abrir mão dos Campos de Santa Barbara bem ao lado do PARNA e, melhor de tudo, em uma bela baixada!

 

Grato por considerar as dicas e principalmente ter corrido os riscos de adentrar em local muito isolado.

 

Penso que ter encontrado a disponibilidade lá valeu o risco, como tinha falado para você, Santa Bárbara seria um marco histórico em relação a jararaca, quebra dente ou aquela fazenda a 1630m.

 

Como o Caio bem destacou, essa estação é comparada em importância baziana as do PNI e do Quiriri.

 

Durante minhas andanças de juventude pelo planalto sul SC, sempre sonhei com estações aferindo temperaturas nos Campos de Santa Bárbara, parabéns por ter realizado tal sonho!

 

Com as estações de Santa Bárbara, Pericó, Cruzeiro, Santo Antão, Mundo Novo e Vacas Gordas, o planalto sul SC está muito bem monitorado.

 

A fazenda a 1630m e o quebra dente não fugiriam muito das estações que já existem.

 

Únicos pontos que acho que ainda poderiam valer estações seriam:

 

1º - região da antiga fazenda Caiambora (PARNA São Joaquim);

 

2º - baixadas 1550/1600m Campos de Santa Bárbada;

 

3º - baixadas 1600m Campo dos Padres.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde povo...

Aqui tive minima de 1,8ºC mas durante a madrugada tivemos atuação de MM e atrapalhou a queda além do afastamento da MP pro oceano e virada na direção do vento que também prejudicou a queda como havia imaginado... na verdade amanheceu com 6,3ºC...agora poucas nuvens e 15,3ºC... digamos que último dia de frio que na verdade ja ta enfraquecido para vaaarioos dias de tempo mais quente e xoxo...ate iniciozinho de julho sem perspectiva de alguma MP...é torcer pra julho ser melhor...

Link to comment
Share on other sites

 

Únicos pontos que acho que ainda poderiam valer estações seriam:

 

1º - região da antiga fazenda Caiambora (PARNA São Joaquim);

 

2º - baixadas 1550/1600m Campos de Santa Bárbada;

 

3º - baixadas 1600m Campo dos Padres.

Bruno

A fazenda Caiambora seria esta?

-28.148112, -49.519644

 

Exato.

 

images?q=tbn:ANd9GcTAuj7P24v3b_1ww1BYB553dFGWN3NKzyH14qBmIjcDmLCjz1nfuPcYJ8MK

 

74022787.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Únicos pontos que acho que ainda poderiam valer estações seriam:

 

1º - região da antiga fazenda Caiambora (PARNA São Joaquim);

 

2º - baixadas 1550/1600m Campos de Santa Bárbada;

 

3º - baixadas 1600m Campo dos Padres.

Bruno

A fazenda Caiambora seria esta?

-28.148112, -49.519644

 

Exato.

 

images?q=tbn:ANd9GcTAuj7P24v3b_1ww1BYB553dFGWN3NKzyH14qBmIjcDmLCjz1nfuPcYJ8MK

 

74022787.jpg

Lindíssimo lugar...paisagem estepica de cair o queixo...o frio ai deve ser de tricar os dentes...com certeza mereceria uma estação nesse local...e Parabéns ao Fernando pela nova estação. ..bazianos fazendo história! :good2:

Link to comment
Share on other sites

A serra catarinense é maravilhosamente bem monitorada, e o Fernando certamente tem contribuído muito com isso, junto com os seus precursores (Ronaldo, Caio, etc). Parabéns a todos vocês !

 

Para ficar perfeito, para colocar a cereja no bolo, só falta uma coisa: Instalar uma estação em baixada a 1600m de altitude no campo dos padres. :heart:

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus! Esta fazendo é um buraco!! O dono cavou, cavou e pensou: "Vou montar uma fazendinha aqui", hehe. :mosking: Imaginem as mínimas ali em baixo. Neste caso seria interessante ter uma estação no fundo e outro no topo, principalmente para monitorar as noites frias com a mp já instalada, quando se acentuam os microclimas.

 

Aqui vento fraco a noite toda com eventuais rajadas. Resultado: atrapalhou o resfriamento. Tive 8,6°. O INMET teve 7,9° já no amanhecer. Agora faz 19,5° com 62%.

 

Agora vou sentar e esperar o mês de julho. Pelo visto junho fechará aqui um pouquionho acima da média. Vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

Nas minhas andanças pela região de São Joaquim, Bom Jardim, Urupema e Urubici. o local onde constatei a menor temperatura foi perto da casa do guarda do parque Nacional na Santa Bárbara-Urubici. Com termômetro de mercúrio em 2000 foi registrado -14C. Local bom para avaliar as menores mínimas e menores máximas...

Em Lages, 12C, nublado vento norte...

Link to comment
Share on other sites

A Lagoa Rodrigo de Freitas transbordou em alguns trechos, em especial onde margeia os bairros da Gávea e do Jardim Botânico, fato que não acontecia desde as chuvas de abril de 2010. Até agora ainda há pontos de alagamento na zona sul do Rio.

As chuvas de ontem foram excepcionais para essa época do ano, e seriam muito significativas até mesmo na estação chuvosa. Não me recordo de nenhum episódio de tanta chuva fora do eixo outubro-abril em mais de 10 anos de monitoramento. A região mais afetada foi a zona sul, mas houve grandes volumes também na zona central e norte, além da região da Barra. Vejam alguns acumulados em 24 horas(tendo sido a maior parte ocorrido em 4-5 horas)

Alto da Boa Vista 217 mm

Jardim Botânico 188 mm

Rocinha 167 mm

Barra (Riocentro) 162 mm

Recreio 142 mm

Tijuca 137 mm

Santa Teresa 118 mm

Laranjeiras 110 mm

Guaratiba 103 mm

Vidigal 93 mm

Centro 92 mm

Copacabana 87 mm

São Cristóvão 80 mm

Aqui em Copacabana, já não chove mais desde o começo da manhã, mas o tempo segue nublado e com temperatura baixa, 20,8°C

Link to comment
Share on other sites

Voltou a garoar nessa madrugada em Queimada Nova, acumulando 2 mm, dessa vez com o pluviômetro posicionado, rs. Junho está sendo muito "chuvoso" por aqui.

Hoje o dia foi de muitas nuvens. No momento, o céu está encoberto, e a máxima chegou a 29,4°C, a terceira sub 30 em quatro dias.

Link to comment
Share on other sites

Voltou a garoar nessa madrugada em Queimada Nova, acumulando 2 mm, dessa vez com o pluviômetro posicionado, rs. Junho está sendo muito "chuvoso" por aqui.

Hoje o dia foi de muitas nuvens. No momento, o céu está encoberto, e a máxima chegou a 29,4°C, a terceira sub 30 em quatro dias.

 

Essa precipitação estranha para a época, e mais as temperaturas sub-30, podem continuar a ocorrer até o fim de Junho aí em Queimada Nova. Isso devido à circulação da "ASAS polar" no oceano, que será persistente por vários dias, e que trará advecção até o semi-árido nordestino. Vejo como boas as chances de você ter as menores temperaturas do ano neste evento, bem como a continuidade de máximas "amenas". Aproveite ! :hi:

Link to comment
Share on other sites

A Lagoa Rodrigo de Freitas transbordou em alguns trechos, em especial onde margeia os bairros da Gávea e do Jardim Botânico, fato que não acontecia desde as chuvas de abril de 2010. Até agora ainda há pontos de alagamento na zona sul do Rio.

As chuvas de ontem foram excepcionais para essa época do ano, e seriam muito significativas até mesmo na estação chuvosa. Não me recordo de nenhum episódio de tanta chuva fora do eixo outubro-abril em mais de 10 anos de monitoramento. A região mais afetada foi a zona sul, mas houve grandes volumes também na zona central e norte, além da região da Barra. Vejam alguns acumulados em 24 horas(tendo sido a maior parte ocorrido em 4-5 horas)

Alto da Boa Vista 217 mm

Jardim Botânico 188 mm

Rocinha 167 mm

Barra (Riocentro) 162 mm

Recreio 142 mm

Tijuca 137 mm

Santa Teresa 118 mm

Laranjeiras 110 mm

Guaratiba 103 mm

Vidigal 93 mm

Centro 92 mm

Copacabana 87 mm

São Cristóvão 80 mm

Aqui em Copacabana, já não chove mais desde o começo da manhã, mas o tempo segue nublado e com temperatura baixa, 20,8°C

 

Aparentemente essa chuva registrada no Alto da Boa Vista deve ser a maior em 24 horas para junho desde a abertura da estação, não sei qual o recorde atual desta estação(24h para junho e junho mais chuvoso).

Link to comment
Share on other sites

DCzS7SPW0AE_uoR?format=jpg&name=large

PARABÉNS FERNANDO!!!

Espero que logo venha um hecatombe polar, para vermos o potencial dela....

E que está seja a primeira de várias estações nos campos de Santa Bárbara e dos Padres....

 

Fernando Keiser,

vai ser muito interessante acompanhar as suas estações(as do BazCharlier) na entrada de ar frio e depois no esfriamento noturno com pouco vento e noite estreladas, em ocasiões de massas polares fortes.

Estação de Santo Antão boa para mínimas e agora a do ParnaSJ/Santa Bárbara.

Que dê certo a instalação do WeatherLink e fique on-line, sem interrupções.

Vamos ver se em julho e agosto entrem massas polares bem fortes no Sul e que avancem também para o Rio e Minas.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns, Fernando Keiser por mais essa estação, possivelmente num dos locais mais gelados do Brasil.

Fikei maluco rs qdo vi as imagens do local.

Teu esforço vai trazer muitos dados interesaantes para o fórum!

Abraço

Realmente as fotos são muito lindas...

Aos que já foram, dá pra entrar no PARNA, paga taxa? Marca horário? Tem portaria? Estradas muito precarias?

 

Acesso livre, estrada péssima, não paga nada.

 

Top, uma vez passei por lá e fiquei imaginando o frio do caramba que não faz.

Talvez um dia eu me mude pra lá...

Link to comment
Share on other sites

Bruno

A fazenda Caiambora seria esta?

-28.148112, -49.519644

 

Exato.

 

images?q=tbn:ANd9GcTAuj7P24v3b_1ww1BYB553dFGWN3NKzyH14qBmIjcDmLCjz1nfuPcYJ8MK

 

74022787.jpg

Lindíssimo lugar...paisagem estepica de cair o queixo...o frio ai deve ser de tricar os dentes...com certeza mereceria uma estação nesse local...e Parabéns ao Fernando pela nova estação. ..bazianos fazendo história! :good2:

 

Quando fez 9,2C em Bom Jardim da Serra em 2012 o Mioto (sumido do baz), registrou -10C 'abrigado' a 1,6m ali na Caiambora e um outro termômetro ali marcou -11,5C. Essa fazenda foi desapropriada no fim da década passada, em 2005 vi gente nela do alto do Morro da Igreja.

Link to comment
Share on other sites

 

Que show, Fernando!! :clapping: :clapping:

 

Mais um dia nublado por aqui, variei de 12,7 a 18,8C. Com isso a média do mês baixou pra 16,6C, ainda acima da média e com tendência de aumento no resto do mês. Deveremos ter vários dias com máximas acima de 25C e mais um mês fechando bem ruim a exemplo de maio, a média deve terminar acima ou bem acima de 17C. É possível que seja a pior média desde o tenebroso 2005, lembrando que maio foi o mais quente desde 2002. Dobradinha!! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Até o início de julho, nenhuma bomba MP forte nos atingirá. Porém aqui em Sampa teremos máximas bem comportadas e mínimas relativamente mais baixas de manhã devido ao ar mais seco. Acho difícil sub-10ºC até uma MP mais forte no Mirante, nas estações mais afastadas do centro é bem provável que baixe dos 10ºC até o início de julho.

Link to comment
Share on other sites

Os volumes de chuva em partes da cidade do Rio de Janeiro, foram excepcionais, os volumes mais expressivos caíram num período de 36 h seguidas.

 

Todas estações do Cemaden.

376 mm Tijuca/Cemaden(371mm em 32 horas).

347 mm Usina/Tijuca/Cemaden

312 mm Pedra Bonita/São Conrado(309 mm em 32 h)

262 mm Alto da Boa Vista

248 mm Andaraí/parte alta

213 mm Morro Salgueiro/Tijuca

 

166 mm Ilha do Governador/na Baía de Guanabara.

 

27 mm apenas na Penha/zona norte do Rio e poucos km em linha reta da Tijuca.

 

Como disse o Aldo Santos ontem, grandes volumes de chuva por efeito da orografia(no caso do Rio o Maçiço da Tijuca ou Serra da Carioca.

Link to comment
Share on other sites

Voltou a garoar nessa madrugada em Queimada Nova, acumulando 2 mm, dessa vez com o pluviômetro posicionado, rs. Junho está sendo muito "chuvoso" por aqui.

Hoje o dia foi de muitas nuvens. No momento, o céu está encoberto, e a máxima chegou a 29,4°C, a terceira sub 30 em quatro dias.

 

Essa precipitação estranha para a época, e mais as temperaturas sub-30, podem continuar a ocorrer até o fim de Junho aí em Queimada Nova. Isso devido à circulação da "ASAS polar" no oceano, que será persistente por vários dias, e que trará advecção até o semi-árido nordestino. Vejo como boas as chances de você ter as menores temperaturas do ano neste evento, bem como a continuidade de máximas "amenas". Aproveite ! :hi:

O GFS prevê os próximos 10 dias devem ser bem parecidos com o de hoje, só acho que não terei as menores mínimas pois aqui venta demais sobre anticiclone, as mínima devem ficar na casa de 20,x nesse evento, talvez um ou dois dias com sub 20. As menores mínimas daqui costumam ser em pré-frontais de inverno.

Link to comment
Share on other sites

Céu encoberto nesse fim de noite aqui.

Pela tarde o sol ficou tentando aparecer, mas bem fraco.

Agora estamos com 16,6 graus na Mooca. A máxima chegou aos 20,3 graus.

 

Para amanhã a previsão (GFS) é que o sol apareça com mais força na parte da tarde, mas pela noite poderemos ter a entrada da MM.

A temperatura subirá um pouco em relação a hoje, podendo chegar ficar entre 21 e 23 graus.

Link to comment
Share on other sites

Volta a chover forte aqui na zona sul do Rio, nem bem a cidade se recuperou do aguaceiro de ontem que causou imensos alagamentos e pequenos deslizamentos de terra. Chove forte a cerca de 1 hora aqui no bairro de Copacabana e faz 19,6°C, o maior acumulado dos últimos 15 minutos foi de 14 mm na Urca(23mm na última hora), é sem dúvidas temerário caso a situação continue nas próximas horas dado o fato das encostas estarem já extremamente saturadas pelas chuvas de ontem.

Link to comment
Share on other sites

Interessante o que está sendo previsto para a Região Metropolitana de BH para muitos dias a frente, pelo menos até o começo de julho. Não teremos nada de excepcional em termos de frio, mas será uma longa sequência de dias com temperaturas abaixo da média histórica.

 

Máximas ficarão nos 23/22C e mínimas entre 14 e 12C. Teremos momentos de céu nublado ao longo do período, principalmente durante o dia, e ocorrência de ventos moderados, o que aumenta a sensação de frio.

 

Nesse momento, céu limpo em BH(após períodos nublados durante o dia) e 14,9C na estação automática da Pampulha. O vento deixa a ST bem baixa na rua.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z aumentou o frio noturno e matinal nas manhãs do leste do Sudeste de amanhã até o fim da grade. Será um longo período de temperaturas abaixo da média por aqui. No momento, tenho 21,6C e céu parcialmente nublado.

 

Acredito que teremos ate o final de junho e início de julho, dias "normais", condizentes com esta época. Nada de chuva, temperaturas super agradáveis, oscilando entre 11/13ºC no Mirante e máximas de comportados 21/23ºC, com sol. Bombarão os microclimas, especialmente nas mínimas mais afastadas do centro, com inúmeras sub-10ºC no período: Ibiúna, Vargem Grande Paulista, Itapevi,Cotia, Santana do Parbaíba, Capela do Socorro, Parelheiros, Perus, Granja Viana e a imbatível São Lourenço da Serra. Será um período de frio gostoso, de manhã, final de tarde, noite e madrugada.

 

Desta forma, junho deve fechar para o Sudeste não com anomalias fora do normal. pode até fechar na média, quem sabe? Vai depender bastante das mínimas.amos torcer.

Link to comment
Share on other sites

Estive na Granja Viana entre 4ª e domingo passados. Passei frio até sábado; domingo melhorou bem a temperatura. A dinâmica é a mesma, mas a diferença de temperatura à noite e de manhã é que pega! Dá 3/4ºC de diferença pra Pinheiros, com céu limpo e sem vento. O plátano de lá já está pelado desde a primeira semana de junho e assim fica até o início de setembro; aqui na "cidade" encontro plátanos repleto de folhas ainda, acredito que nem chegam a perder todas suas folhas. Realmente é outro clima já, única e exclusivamente pelo fator urbanização. A temperatura da Granja é muito parecida com a que faz na estação de Barueri, do CGE e do IAG/USP. O ÚNICO ANO QUE NÃO BAIXOU DOS 5ºC FOI O HORRIPILANTE 2015. Ano passado foi uma enormidade de sub-5ºC, acho que chegou a umas 6 marcas. Mas foi atípico; geralmente chega-se a 2, até 3 sub-5ºC. Esse ano, conforme Barueri, já chegou a 5,1ºC num ano em que ainda não veio A MP para o Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

O GFS prevê os próximos 10 dias devem ser bem parecidos com o de hoje, só acho que não terei as menores mínimas pois aqui venta demais sobre anticiclone, as mínima devem ficar na casa de 20,x nesse evento, talvez um ou dois dias com sub 20. As menores mínimas daqui costumam ser em pré-frontais de inverno.

 

Interessante. Então não são ventos longínquos de anticiclones frios que trazem valores baixos para tua região, mas sim um pré-frontal com ar excepcionalmente seco. Mesmo assim, acho que você pode ter uma sub-20 sim nos próximos dias. Vivendo e aprendendo :hi:

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z aumentou o frio noturno e matinal nas manhãs do leste do Sudeste de amanhã até o fim da grade. Será um longo período de temperaturas abaixo da média por aqui. No momento, tenho 21,6C e céu parcialmente nublado.

 

Acredito que teremos ate o final de junho e início de julho, dias "normais", condizentes com esta época. Nada de chuva, temperaturas super agradáveis, oscilando entre 11/13ºC no Mirante e máximas de comportados 21/23ºC, com sol. Bombarão os microclimas, especialmente nas mínimas mais afastadas do centro, com inúmeras sub-10ºC no período: Ibiúna, Vargem Grande Paulista, Itapevi,Cotia, Santana do Parbaíba, Capela do Socorro, Parelheiros, Perus, Granja Viana e a imbatível São Lourenço da Serra. Será um período de frio gostoso, de manhã, final de tarde, noite e madrugada.

 

Desta forma, junho deve fechar para o Sudeste não com anomalias fora do normal. pode até fechar na média, quem sabe? Vai depender bastante das mínimas.amos torcer.

 

Pois é, Caco. Para Sampa, acho difícil conseguir fechar Junho na média, pois tenho quase certeza de que está acima da média neste momento e a perspectiva até o fim do mês, como vc mesmo disse, são de temperatura dentro do normal.

 

Já para JF, também está difícil fechar na média. A primeira quinzena do mês foi terrível e aquela MP do dia 10 chegou ridiculamente fraca por aqui. Vamos ter valores abaixo do normal até o final do mês agora, mas não chega a ser muito abaixo, por isso minha estimativa é:

 

- FECHAREMOS JUNHO COM DESVIO DE +00,5C

Link to comment
Share on other sites

Caio tua estação de Ratones vem para ter as mínimas de Florianópolis!

 

Sim, Moretão. E digo mais, em condições favoráveis e em pé de igualdade de atuação da MP, poderá ter os menores registros entre todas as litorâneas do estado.

 

Caio, muito legal sua estação da ilha.

Hoje o Frederico Wessel vai mandar uma vue que vou instalar aqui no interior de Turvo, no meu bairro, tem potencial para ser a mais fria do litoral catarinense em mínimas, ainda não sei o comportamento da sua estação, mas acredito que seja um lugar diferenciado também.

Essa semana aqui no meu bairro em Turvo.

Dia 20, 5.5C casa convencional, e 3.1C no lugar onde vou instalar a Vue

Dia 21, 5,2C casa, e 2.8C ...

hoje 8.1 casa, hoje não fiz a medição no novo local.

Será mais fria do que a estação da Satc Críciuma.

28°50´24.04''S 49°43'08.70''O 55 metros

 

Chega de estação na serra, vamos para o litoral agora!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.