Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

Aqui em BH, agora sim o frio típico mais significativo resolveu aparecer. Tudo ocorreu depois das chuvas do começo da semana passada, que mudaram o padrão e trouxeram temperaturas entre 13 e 11°C para os começos de manhã. As tardes estão frescas, dentro da média, com temperaturas entre 26 e 23 graus. Lembrando que fez calor no começo de junho e maio foi um mês de poucos extremos, as tardes ficaram até um pouco abaixo da média, mas as mínimas não acompanharam. O frio que a população sentiu ficou aquém do esperado.

 

Hoje a capital teve 12,4C de manhã cedo mas a temperatura subiu bastante, atingindo máxima de 26,5. Ar seco.

 

A previsão é de temperaturas dentro a abaixo da média até o fim do mês, de forma que a anomalia positiva que imperou na 1ª semana tende a ser bem minimizada ou até anulada. Felizmente serão massas polares oceânicas, de forma que teremos mais umidade, pois esse tempo atual (ar seco, frio de manhã e elevação de tarde) tem causado muitas viroses por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia ensolarado do começo ao fim em Buenos Aires. A mínima foi de gélidos 2,3ºC, a mais baixa do ano, enquanto que a máxima não passou de 13,1ºC.

 

Agora temos céu limpo e 4,2ºC, com URA de 71%, um ventinho fraco de oeste, a 3 km/h e pressão em 1.024,2 hpa. Temos várias áreas da cidade e da Grande Buenos Aires sem eletricidade neste momento, pelo alto consumo dos aparelhos de ar condicionado ligados em modo quente (o meu está em 20ºC faz mais de 3 horas e mesmo assim não passa de 14ºC aqui dentro).

 

Tenho medo de botar expectativas pra próxima noite, porque pode ter vento, névoa, nebulosidade, aquecimento causado pelo rio, que pode estragar tudo. Mas o SMN indica que seria a menor mínima do ano, com 1ºC. Amanhã céu parcialmente nublado e máxima de 14ºC.

 

Amanhã temos três dados interessantes em relação ao nascer e pôr do sol: o primeiro é que passa a amanhecer às 8h. O segundo é que, juntamente com quarta, é o dia mais curto do ano, com 9:50:00 de duração. E o terceiro é que o sol amanhã começa a se por mais tarde (até que enfim, odeio que escureça antes das 18h30), se pondo às 17h50 (hoje foi às 17h49).

Link to comment
Share on other sites

Não apareceu ? Isso aconteceu com mais alguém, será ?

 

Por essa rodada, cidades como Garanhuns (PE), Guaramiranga (CE), mas principalmente Vitória da Conquista (BA) e Piatã (BA) terão um belo frio para os padrões locais!

Aqui também não abriu.

Aqui também não.

 

Céu já praticamente encoberto aqui na capital paulista.

Mas o frio ainda está longe, no Paraná.

 

Bom....creio que agora vai aparecer, finalmente:

 

YiFcqtY.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui pra minha infelicidade tempo segue fechado e a temperatura ta estagnada em 4,7C... na estação da RBS ate subiu pra 6C...incrível esta sendo em PoA onde também pela RBS ja marca 7C, apenas 1 grau a mais que aqui...quem ta se dando bem são as regiões de PoA pra baixo...lindo o geadao em Soledade...

Link to comment
Share on other sites

Aqui pra minha infelicidade tempo segue fechado e a temperatura ta estagnada em 4,7C... na estação da RBS ate subiu pra 6C...incrível esta sendo em PoA onde também pela RBS ja marca 7C, apenas 1 grau a mais que aqui...quem ta se dando bem são as regiões de PoA pra baixo...lindo o geadao em Soledade...

 

Pela rádio Caxias ta 1,5 no centro, lembrando que eles estão no 21 andar do edifício Estrela. A Estael da Metsul falou que a uma boa possibilidade de ocorrer um ou até 2 eventos de neve significativo este ano. Outra coisa Caxias é uma cidade que vai dos 40 até mais de 900 metros de altura sendo que sua área central esta entre 750-800 metros logo é uma cidade com muita variação de temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Apurei 0,8ºC aqui...por volta das 06:15h o céu começou a limpar...se tivesse limpado logo no inicio da madrugada teria negativado...Caxias realmente tem grande variação de altitude, com isso as temperaturas também variam bastante de região pra região....agora pela estação da RBS 2ºC e aqui em casa 1,3ºC neste momento...

Link to comment
Share on other sites

Noite estrelada e mínima de 5,5°! Que maravilha!! :good2:

 

Agora 5,9°.

 

Finalmente ! Uma temperatura digna de inverno em POA. Deve ter ocorrido geada nas baixadas da RM.

 

Em Ausentes a geada provavelmente foi do tipo que brota gelo do chão, com aquela aparência de pequenos tubinhos. Só vi uma vez na minha vida, e obviamente que não foi na minha cidade.

 

Mas deixa eu te avisar, Marcão. Você necessita aproveitar bem esse frio de agora em POA, pois a seguir a alta polar maritimiza, é acoplada à ASAS e ficará estacionada com seus 1038hpa por vários dias no alto-mar brasileiro. O resto da história você já conhece: Por efeito do giro do anticiclone, teremos mais de 1 semana de advecção de ar frio aqui no Sudeste, enquanto no Sul o vento já chega mais aquecido e teremos vários dias de xoxisse total por aí. Ao menos não haverá intensificação do JBN capaz de trazer muito ar quente para o RS.

Link to comment
Share on other sites

Lindo de ver Porto Alegre entrando na dança, finalmente.

 

Belíssimo amanhecer no Cone Sul, mas em Jundiaí tivemos apenas 13,8° C de mínima. Como citou o Renan, a nossa vantagem no Sudeste será a de ter uma bela sequência de dias com noites e manhãs de frias a frescas.

 

MVuOnzV.jpg

 

Bom dia e vamo que vamo! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis - Ratones - ON-LINE!

 

Hoje finalmente consegui um local no bairro de Ratones, considerado um dos mais frios da Ilha de Santa Catarina. Um pouco mais afastado da alta influência do mar, sendo ainda uma zona rural na capital catarinense. Próximo a mesma região aonde fiz aquele registro impressionante de geada no ano passado.

 

Esta Davis Vue foi instalada no Sítio 3 Meninas, um local muito bonito e que pode ser facilmente acessado através do asfalto que passa na frente da propriedade. Posicionei logo ao lado da casa e próximo ao campo de futebol (vou cercar brevemente para evitar acidentes), num ponto relativamente mais elevado da propriedade, Ou seja, não é o buraco do lugar, mas no geral o sítio é cercado de montanhas a nordeste, leste e sudeste, que variam entre 435m, 323 e 92m.

 

27 30' 29.57" S

48 27' 39.68" O

 

Weatherlink:

 

http://www.weatherlink.com/user/ratones/index.php?view=summary&headers=1

 

Wunderground:

 

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IFLORIAN19#history

 

 

Que show!!! E que baita localização! Ansioso por um repeteco de 2016 por aí!! :clapping: :clapping:

 

Parabéns pela estação, uma das poucas PWS de Floripa que vai dar para acreditar nos dados.

Link to comment
Share on other sites

Instalei hoje uma nova estação no bairro reserva é uma encosta onde tem um vinhedo fica a 1500m de altitude , e fica a 500m da estação da baixada

 

É uma oregon wmr300 extamente igual a Davis pro 2

[attachment=1]P_20170619_171819_vHDR_Auto.jpg[/attachment][attachment=2]P_20170619_171812_vHDR_Auto.jpg[/attachment]

 

Essa foto mostra lá em baixo a baixada onde a outra estação se encontra , da pra ver no mato do pé do morro todo amarelado pela geada

 

 

[attachment=0]P_20170619_171834_vHDR_Auto.jpg[/attachment]

 

 

Vamos ver como se comporta essa estação no quesito máximas , Maria da fé agora tem 5 Pws e uma estação do Inmet

 

Que interessante, vamos ver como se comporta o modelo!

 

A estação é tua tb?

 

PS: Quero um vinho do cara, assim que sair a primeira safra hein? hahahaha

Link to comment
Share on other sites

-20C em Balmaceda, Chile agora, incrivel quando lá ta muito frio, as areas subtropicais tão muito acima da média.
Estava no Chile desde quarta a noite e finalmente vi minha primeira neve. :yahoo:

Os dias foram bem frios em Santiago, com destaque para o sábado quando subi os Andes, com a máxima de 7ºC com chuva.

No Valle Nevado o termômetro da van marcava cerca -10ºC com sol, descendo para Farellones nevava forte.

Segue algumas fotos:

 

E QUE NEVE hein? :good2: :good2: :clapping: :clapping:

 

Parabéns pelas fotos e pela sorte em presenciar a neve!

Link to comment
Share on other sites

Instalei hoje uma nova estação no bairro reserva é uma encosta onde tem um vinhedo fica a 1500m de altitude , e fica a 500m da estação da baixada

 

É uma oregon wmr300 extamente igual a Davis pro 2

[attachment=1]P_20170619_171819_vHDR_Auto.jpg[/attachment][attachment=2]P_20170619_171812_vHDR_Auto.jpg[/attachment]

 

Essa foto mostra lá em baixo a baixada onde a outra estação se encontra , da pra ver no mato do pé do morro todo amarelado pela geada

 

 

[attachment=0]P_20170619_171834_vHDR_Auto.jpg[/attachment]

 

 

Vamos ver como se comporta essa estação no quesito máximas , Maria da fé agora tem 5 Pws e uma estação do Inmet

 

Que interessante, vamos ver como se comporta o modelo!

 

A estação é tua tb?

 

PS: Quero um vinho do cara, assim que sair a primeira safra hein? hahahaha

 

Ele comprou a estação e queria deixar off, só que eu queria online então comprei o meteobridge do Frederico pra deixar 100%, acho que ficou longe perdeu o sinal ontem a noite , ou a bateria dela veio com pouca carga vamos ver se volta , mando sim em fevereiro já tem uva pra suco kkk

Link to comment
Share on other sites

Finalmente a primeira geada em Teutônia, apesar de fraca. As mínimas de hoje foram as seguintes:

 

1,2ºC Welp (-0,6ºC Relva)

1,8ºC Lagoa da Harmonia

2,3ºC Languiru (1,7ºC Relva)

2,3ºC Catarina (1,8ºC Relva)

2,4ºC INMET

2,9ºC Morro das Antenas

 

Mas o nevoeiro frustou uma queda mais forte. A mínima na Welp foi às 4:50 e na relva às 3:33, tinha bastante tempo pra cair ainda. Formou nevoeiro e até agora não se dissipou totalmente.

 

antenas.jpg.f9c2e1c8577e13d3129aab302b5680e3.jpg

welp.jpg.16807e50ce76f41756a5de0fe0cacaa2.jpg

catarina.jpg.7b087468c7da66e0d2226501c9319e90.jpg

Link to comment
Share on other sites

Retweeted MetSul Meteorologia (@metsul):

CLIMA | Fato do inverno (astronômico) começar amanhã não significa que necessariamente em 2017 teremos dias ainda mais frios que hoje.

 

Será que hoje foi o dia mais gelado da temporada?

 

 

Eu gosto quando faz frio assim por 1 ou 2 dias e logo já esquenta, junho do ano passado que foi osso com frio constante praticamente. Boa mínima de 4,3 ºC

Link to comment
Share on other sites

SJ com geadaço!!

 

Fiquei impressionado com a mínima de -4,4° em Ausentes!!! A estação está num grande topo e provavelmente havia vento. Caso contrário a cidade, que está numa baixada, teria até -6°/-7°.

 

Uruguaiana só ficou em 2,2° porque ventou de SE de madrugada, o que indica que o ar frio começa devagar a ir para o oceano. Deu 0,5° de Alegrete, -0,3° em Livramento e -1,4° em Quaraí!!

 

Santa Maria com 0,9°. Muito bonito!!

Link to comment
Share on other sites

Que show!!! E que baita localização! Ansioso por um repeteco de 2016 por aí!! :clapping: :clapping:

 

Parabéns pela estação, uma das poucas PWS de Floripa que vai dar para acreditar nos dados.

Qual o problema das estações? Às vezes tenho a impressão de que elas são mais quentes do que o normal, mas vendo os dado de hoje, o INMET teve 11,8° de mínima e a maioria delas teve 12°. Agora todas estão entre 14° e 16°, e no INMET fazia 15,5° ao meio-dia.

 

O ar frio pegou até o S de SC. Não chegou com força em Floripa. Deu 8,7° no Farol Santa Marta, 4,9° em Urussanga e uma PWS em Criciúma deu 3,2°!!! Só não sei se está certo este último dado.

 

Aqui sol e nuvens com 12,5° e 69%.

Link to comment
Share on other sites

Noite estrelada e mínima de 5,5°! Que maravilha!! :good2:

 

Agora 5,9°.

 

Finalmente ! Uma temperatura digna de inverno em POA. Deve ter ocorrido geada nas baixadas da RM.

 

Em Ausentes a geada provavelmente foi do tipo que brota gelo do chão, com aquela aparência de pequenos tubinhos. Só vi uma vez na minha vida, e obviamente que não foi na minha cidade.

 

Mas deixa eu te avisar, Marcão. Você necessita aproveitar bem esse frio de agora em POA, pois a seguir a alta polar maritimiza, é acoplada à ASAS e ficará estacionada com seus 1038hpa por vários dias no alto-mar brasileiro. O resto da história você já conhece: Por efeito do giro do anticiclone, teremos mais de 1 semana de advecção de ar frio aqui no Sudeste, enquanto no Sul o vento já chega mais aquecido e teremos vários dias de xoxisse total por aí. Ao menos não haverá intensificação do JBN capaz de trazer muito ar quente para o RS.

Espetáculo! Baixou mais do que eu esperava, isso é raríssimo pra POA. A mínima na cidade foi 2,8°C na Lomba do Pinheiro e deu geada nas zonas menos urbanas da cidade. A estação automática do INMET saiu do ar de madrugada (especificamente nas horas mais frias), primeira vez no ano que deixa de reportar dados, e logo no momento mais frio, estranho no mínimo. A mínima na convencional ficou em excelentes 4,2°C!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas nas estações do município de S.Joaquim

 

-3,5 Santo Antão/Caminhos da Neve/F.Keiser

-3,4 Pericó/F.Keiser

-3,4 Cruzeiro/F.Keiser

-3,0 Boava*

-2,9 Sede*

-2,5 Chapada Seca*

-2,3 Despraiado*

-2,2 Sede/Inmet

-2,0 Climaterra/cidade

-1,8 Alecrim*

-1,8 Bentinho*

-1,8 Cetrejo*

-1,4 Chapada Bonita*

 

*Epagri

Link to comment
Share on other sites

Outra madrugada gelada em SC, já soma 14 dias com marcas negativas e 33 dias com geada. Abaixo as mínimas inferiores a 3°C.

 

-5,4 Bom Jardim/João Batista

-3,5 S.Joaquim/cidade área urbana/F.Keiser

-3,1 Urubici/Vacas Gordas/Joel Faria

-1,4 Urupema*

-0,4 Lages*

-0,1 Monte Carlo*

0,0 Campo Belo do Sul*

0,0 Tangará*

1,0 Abdon Batísta*

1,0 Campos Novos*

1,0 Ponte Serrada*

1,1 Curitibanos/UFSC

1,3 Vargem*

1,5 Painel*

1,6 Frei Rogério*

1,7 Brunópolis*

1,8 Água Doce/DSoares

1,9 Ibiam*

2,3 Novo Horizonte/Inmet

2,4 Dionísio Cerqueira/Inmet

2,4 Itapiranga*

2,4 Xanxerê/Inmet

2,4 Fraiburgo*

2,4 Timbé do Sul*

2,6 Maravilha*

2,6 Zortéa*

2,9 São Miguel do Oeste/Inmet

2,9 Concórdia/SETA

 

* Epagri

 

-2,0°C Climaterra/cidade de S.Joaquim

11,7°C Florianópolis/Ratones/Sítio 3 meninas.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Aqui em Buenos Aires fiquei bolado. Nublou depois das 2h e, obviamente, não caiu direito. Havia remotas possibilidades de mínima negativa (que não acontece desde 2011) aqui: não ocorreu. Médias possibilidades de chegar a 0ºC: não aconteceu. Era praticamente certo chegar a 1ºC: não ocorreu. A mínima até foi a menor do ano, mas não baixou de 2ºC. De qualquer forma, foi muito bom.

 

Hoje é feriado de dia da Bandeira aqui e o céu está celeste como a bandeira argentina. Faz 12,6ºC, com URA de 53%, vento norte a 9 km/h e pressão em 1.022,6 hpa. A máxima prevista para hoje é de 14ºC.

Link to comment
Share on other sites

Outra madrugada gelada em SC, já soma 14 dias com marcas negativas e 33 dias com geada. Abaixo as mínimas inferiores a 3°C.

 

-5,4 Bom Jardim/João Batista

 

* Epagri

 

-2,0°C Climaterra/cidade de S.Joaquim

11,7°C Florianópolis/Ratones/Sítio 3 meninas.

 

Coutinho,

essa estação Bom Jardim/João Batista é recente no monitoramento?

 

Faltou a mínima de Bom Jardim/Epagri.

Link to comment
Share on other sites

Espetáculo! Baixou mais do que eu esperava, isso é raríssimo pra POA. A mínima na cidade foi 2,8°C na Lomba do Pinheiro e deu geada nas zonas menos urbanas da cidade. A estação automática do INMET saiu do ar de madrugada (especificamente nas horas mais frias), primeira vez no ano que deixa de reportar dados, e logo no momento mais frio, estranho no mínimo. A mínima na convencional ficou em excelentes 4,2°C!

Máxima até agora na automática de 14,7°. Bom dado, ainda que eu esperasse menos, já que aqui tive 14,0°. Igualzinho a ontem. O bom é que apareceram algumas nuvens (cumulus e cirrus), o que segurou a máxima. Eu ainda tinha 11,8° ao meio-dia. Agora começo a cair e tenho 13,8° com 61%.

 

Quanto ao INMET, é SEMPRE assim. Quando houve o frio do início do mês quase todas as estações saíram do ar. É claro que não é coincidência, só não sei o motivo.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto aqui em Sampa não tivemos praticamente nada de chuva, no litoral chove pra dedéu.

É aquela chuva fraca a moderada mas contínua, que persiste por horas e horas.

 

Alguns acumulados nas últimas 24 horas:

 

Iguape (INMET): 48,0 mm

Bertioga (INMET): 92,0 mm

São Sebastião-Barra do Una (CIIAGRO): 146,3 mm

Ubatuba (CIIAGRO): 57,5 mm

Ubatuba-Ubatumirim (CEMADEN): 114,9 mm

Ubatuba-Poruba (CEMADEN): 153,2 mm

 

Em Angra dos Reis-RJ tem posto de CEMADEN que já passou de 200 mm nas últimas 24 horas.

 

-------------------

 

Na capital paulista, um dia normal de frio, com céu encoberto.

Nada demais.

 

Mirante: 14,8°C / 17,6°C

IAG: 14,0°C / 17,4°C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.