Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

Impressionante!!! AFUNDEI de 24,8° para 10,7°!!!! :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: Leve queda de 14,1°!!

 

Agora chuva fraca e 10,8°.

 

Essas quedas absurdas de temperatura são muito interessantes, e só mesmo um clima subtropical para fazer essa virada de tempo tão brusca, hehehe.

 

_____________________________________________

 

De volta à terrinha, após sentir pela manhã um frio de 04,7C na serra da Mantiqueira. Também visitei com os bazianos do Rio a estação de altitude no bairro Garrafão, em Alagoa. Lugar incrível e gelado ! Enfim, um super passeio.

Link to comment
Share on other sites

Chuvaaa agora e o ventinho ja começa a soprar frio...17,6C...

Pelo menos segunda e terça serão bem frios...a máxima deve ser de apenas 6C amanhã aqui... so que a minima por causa da cobertura de nuvens nao será tão extrema assim, previsão de 2C amanha e 1C na terça. ..aproveitar esses dias porque na quarta ja volta a subir as temperaturas. ..e pelos modelos que pude dar uma olhada hoje a perspectiva é que junho no geral continue sem muitas emoções e termine xoxo...existe a tendencia de uma MP la pelo dia 27 mas que se mostra bastante bloqueada... o europeu chega a indicar ela se desviando pro mar antes mesmo de atingir o RS... periodo bom será é para o leste do sudeste especialmente a Mantiqueira que se beneficiarà com a alta no oceano provocando baixas temperaturas nessa região. ..no geral um quadro nao muito legal pro sul ate inicio de julho pelo menos. ..pro proximo mês ai sim existe uma tendência de periodos interessantes por vir... parece que julho pode ser mais animado...

Obs.: terminei de escrever isso e a temperatura ja caiu pra 15,7C hehe...veeemm friooo!!

Link to comment
Share on other sites

Sobre os invernos do pós-2000:

 

Já postei dados e informações sobre os registros de minha cidade num tópico que agora se perdeu (outra hora eu acho). Os dados comprovam que houve um aquecimento dos invernos de 2001 em diante, motivado principalmente pela falta de MPs potentes nesse período. Os verões ficaram extremados de 2012 pra cá. Mas também creio que tudo não passa de um ciclo.

 

De 2007 em diante, os invernos têm ficado, na maioria das vezes, quase dentro da média, sem as bizarrices de 2002, 2005 e 2006. No entanto, continuamos na falta de um inverno bem frio para nossos padrões, que não acontece desde 1996.

Link to comment
Share on other sites

Nossa! 33,1°c, em pleno 18 de junho! Será que é o recorde absoluto de Joinville para uma segunda quinzena de junho? Calor digno de um mês de janeiro ou fevereiro.

 

Não é recorde, 2015 mesmo fez mais calor que isso. A região tem vários dias sob aquecimento adiabático que causa esse calor que parece anormal.

 

Aqui em Blumenau aqueceu até por volta das 14h, depois disso o vento parou totalmente e foi gradativamente esfriando. Variação de 13,6 a 28,3C com 21,2C e céu limpo agora.

Link to comment
Share on other sites

Nossa! 33,1°c, em pleno 18 de junho! Será que é o recorde absoluto de Joinville para uma segunda quinzena de junho? Calor digno de um mês de janeiro ou fevereiro.

 

Não é recorde, 2015 mesmo fez mais calor que isso. A região tem vários dias sob aquecimento adiabático que causa esse calor que parece anormal.

 

Aqui em Blumenau aqueceu até por volta das 14h, depois disso o vento parou totalmente e foi gradativamente esfriando. Variação de 13,6 a 28,3C com 21,2C e céu limpo agora.

Ok, amigo. Obrigado pela explicação. Em 2015, com aquele agosto "fora da casinha " que tivemos, essa região deve ter tido muitos dias parecidos, né? Abraços !

Link to comment
Share on other sites

Nossa! 33,1°c, em pleno 18 de junho! Será que é o recorde absoluto de Joinville para uma segunda quinzena de junho? Calor digno de um mês de janeiro ou fevereiro.

 

Não é recorde, 2015 mesmo fez mais calor que isso. A região tem vários dias sob aquecimento adiabático que causa esse calor que parece anormal.

 

Aqui em Blumenau aqueceu até por volta das 14h, depois disso o vento parou totalmente e foi gradativamente esfriando. Variação de 13,6 a 28,3C com 21,2C e céu limpo agora.

Ok, amigo. Obrigado pela explicação. Em 2015, com aquele agosto "fora da casinha " que tivemos, essa região deve ter tido muitos dias parecidos, né? Abraços !

 

Sim, a temperatura bateu em 35,8C dia 31

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas máximas:

Apesar dos efeitos gerados pela aproximação da perturbação frontal, o calor foi moderado em boa parte do estado.

No interior, apenas o oeste e tbm no extremo norte as temperaturas atingiram valores elevados para a época. Ainda assim, nada incomum, já q as máximas absolutas médias para Junho se situam na faixa dos 29/31°C.

Em compensação, os ventos do noroeste produziram forte elevação das temperaturas devido ao efeito adiabático em toda a faixa litorânea.

A estação de Antonina registrou máxima de 31,8°C e Paranaguá 31,2°C. Um pouco mais ao sul, Guaratuba registrou 30,7°C. Em Morretes, 29,0°C e 28,9°C na estação da Reserva Nacional do Salto Morato (Guaraqueçaba), q teve mínima de apenas 12,0°C, beneficiada pela calmaria da madrugada, antes da chegada dos ventos no meio da manhã.

Em Curitiba, calor normal, chegando a máxima aos 24,0°C e ventos moderados (30 km/h) do noroeste.

 

Hoje novamente o efeito baixada se fez presente e a mínima atingiu os 8°C por aki, enquanto Colombo registrou 10,7°C e Curitiba 11,8°C.

Houve formação de uma fina camada de nevoeiro nas áreas baixas:19225441_642853749245598_9071350539232667006_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=9d639a9af6a948b775e5e18aeb139a93&oe=59E0A194

19225640_642853822578924_3901352838907896854_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=f9f1a4dfc0feedaaf5199e44a1538274&oe=59A0941F

 

Ontem o nevoeiro, comum neste outono, foi bem mais denso. A temperatura atingiu os 5,4°C por aki (Curitiba, 8,5°C e Colombo 8,8°C).

Acumulados de até 0,5mm foram registrados em alguns locais (orvalho/nevoeiro).

19264761_642648749266098_7502314829860205496_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=adc5a68fbe2a34a672e6b4c970da10ca&oe=59D67720

 

Arco íris projetado na neblina, na manhã de ontem:19225123_642852115912428_7086289846921583174_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=ac6ae89c5f6ceff37950f384dc4efd1b&oe=599DDA35

 

Link to comment
Share on other sites

Presenciei a virada radical do tempo no RS de uma maneira muito interessante. Saímos de Gramado aproximadamente às 15h. Fazia já meia hora que o céu tinha nublado, mas ainda estava bem quente, fazia 22°C.

 

Descemos pelo interior, por Santa Maria do Herval. O caminho é bem bonito e sobe e desce os morros, variando de 400m a 800m no trajeto. A questão é que nós fomos de encontro à frente-fria, e quanto mais descíamos, mais frio ficava, já que a latitude estava mandando: estava nada mais nada menos que 12°C em POA quando saímos de Gramado.

 

A chuva começou por volta das 15h30min e não parou por nenhum momento até a chegada em POA (na chegada, choveu forte). A cerração estava muito intensa como poucas vezes vi (a ponto de a visibilidade chegar a menos de 30 metros em alguns trechos) durante a maior parte do trajeto. O termômetro do carro (que é bem maluco, marca uns 2°C a mais normalmente) variou de 25°C em Gramado a 11°C na chegada a POA.

 

Uma maneira bem peculiar de presenciar uma mudança tão brusca na temperatura. Abaixo os dados da comparação POA INMET x Canela INMET no dia de hoje:

 

Hora: POA / Canela

05h: 17,3 / 17,2

06h: 17,8 / 17,1

07h: 18,2 / 17,1

08h: 18,8 / 17,6

09h: 23,1 / 19,0

10h: 24,9 / 20,7

11h: 25,0 / 21,8

12h: 21,0 / 23,2

13h: 18,7 / 23,1

14h: 15,4 / 23,9

15h: 12,0 / 21,8 *momento da saída

16h: 10,2 / 13,3

17h: 10,2 / 10,5

18h: 10,2 / 8,5

19h: 10,9 / 7,4

Link to comment
Share on other sites

A dinâmica no pós 2000 mudou bastante e dados comprovam isso. O Thomas fez uma tabela desde 1935 para Porto Alegre, que comprovou com dados tudo isso.

 

Então você nunca leu os comparativos de normais de POA realizados pelo Bruno. Em todos que li, não houve aquecimento em Porto Alegre.

 

Já que fui citado,

 

a tabela que eu montei (já mandei aqui há um tempinho) mostra as médias compensadas mensais de POA por ordem do mais frio ao mais quente. Não dá pra avaliar se uma cidade está aquecendo ou esfriando por uma tabela como essa. Se os mais frios aconteceram antigamente e os mais quentes recentemente, isso prova extremos, não um padrão. Pra saber se a cidade está aquecendo ou esfriando progressivamente precisa-se de anomalias de um período, que eu saiba.

 

E tendo em mãos essas tabelas de anomalias ou médias de períodos mais longos, podemos notar que o JJ de POA está levemente mais frio. Mas o ano vem aquecendo, sim. Olhem:

 

IIVIYQ2.png

 

WzR0Ixv.png

 

E é Tomás :sarcastic: hehehe :punish:

Link to comment
Share on other sites

Nani, William e Andoni,

 

Até o fim da grade de 240h o GFS mostra a atuação persistente da alta polar sobre o oceano, garantindo um longo período de temperaturas agradáveis para nós.

 

 

Pelo ECWF também!

 

Foreca:

PDZmSd0.png

 

 

 

 

Hoje tive variação de 13,8°C a 27,0°C, com névoa úmida ao amanhecer

 

Deu 12,9 na relva

 

 

Na região:

 

Valença: 13,7/27,3

Resende: 11,6/27,0

Rio Claro: 11,2/27,6

Três Rios: 13,5/28,4

 

 

Tenho 18,3°C, umidade em 83% e 16,7 na relva.

Céu limpo.

Link to comment
Share on other sites

A dinâmica no pós 2000 mudou bastante e dados comprovam isso. O Thomas fez uma tabela desde 1935 para Porto Alegre, que comprovou com dados tudo isso.

 

Então você nunca leu os comparativos de normais de POA realizados pelo Bruno. Em todos que li, não houve aquecimento em Porto Alegre.

 

Já que fui citado,

 

a tabela que eu montei (já mandei aqui há um tempinho) mostra as médias compensadas mensais de POA por ordem do mais frio ao mais quente. Não dá pra avaliar se uma cidade está aquecendo ou esfriando por uma tabela como essa. Se os mais frios aconteceram antigamente e os mais quentes recentemente, isso prova extremos, não um padrão. Pra saber se a cidade está aquecendo ou esfriando progressivamente precisa-se de anomalias de um período, que eu saiba.

 

E tendo em mãos essas tabelas de anomalias ou médias de períodos mais longos, podemos notar que o JJ de POA está levemente mais frio. Mas o ano vem aquecendo, sim. Olhem:

 

IIVIYQ2.png

 

WzR0Ixv.png

 

E é Tomás :sarcastic: hehehe :punish:

 

Tomas, é inegável que os anos esquentaram. Porém, o cerne do JT é "os invernos de antigamente eram mais frios". Nisso tuas tabelas mostram que ele está errado.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas máximas:

Apesar dos efeitos gerados pela aproximação da perturbação frontal, o calor foi moderado em boa parte do estado.

No interior, apenas o oeste e tbm no extremo norte as temperaturas atingiram valores elevados para a época. Ainda assim, nada incomum, já q as máximas absolutas médias para Junho se situam na faixa dos 29/31°C.

Em compensação, os ventos do noroeste produziram forte elevação das temperaturas devido ao efeito adiabático em toda a faixa litorânea.

A estação de Antonina registrou máxima de 31,8°C e Paranaguá 31,2°C. Um pouco mais ao sul, Guaratuba registrou 30,7°C. Em Morretes, 29,0°C e 28,9°C na estação da Reserva Nacional do Salto Morato (Guaraqueçaba), q teve mínima de apenas 12,0°C, beneficiada pela calmaria da madrugada, antes da chegada dos ventos no meio da manhã.

Em Curitiba, calor normal, chegando a máxima aos 24,0°C e ventos moderados (30 km/h) do noroeste.

 

Hoje novamente o efeito baixada se fez presente e a mínima atingiu os 8°C por aki, enquanto Colombo registrou 10,7°C e Curitiba 11,8°C.

Houve formação de uma fina camada de nevoeiro nas áreas baixas:

https://scontent-lax3-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/fr/cp0/e15/q65/19225640_642853822578924_3901352838907896854_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=f9f1a4dfc0feedaaf5199e44a1538274&oe=59A0941F

Ontem o nevoeiro, comum neste outono, foi bem mais denso. A temperatura atingiu os 5,4°C por aki (Curitiba, 8,5°C e Colombo 8,8°C).

Acumulados de até 0,5mm foram registrados em alguns locais (orvalho/nevoeiro).

https://scontent-lax3-1.xx.fbcdn.net/v/t31.0-8/fr/cp0/e15/q65/19264761_642648749266098_7502314829860205496_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=adc5a68fbe2a34a672e6b4c970da10ca&oe=59D67720

Arco íris projetado na neblina, na manhã de ontem:

https://scontent-lax3-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/fr/cp0/e15/q65/19225123_642852115912428_7086289846921583174_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=ac6ae89c5f6ceff37950f384dc4efd1b&oe=599DDA35

 

Belas imagens. :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Tomas, é inegável que os anos esquentaram. Porém, o cerne do JT é "os invernos de antigamente eram mais frios". Nisso tuas tabelas mostram que ele está errado.

Tantas afirmações equivocadas e teimosas ao longo dos anos, como esta, feita no último dia de Junho de 2013, o inverno q troxe a neve aki para Curitiba, metade do sul paranaense, quase q todo o estado catarinense, inclusive pontos do litoral e mais tarde, cerca de 1 mês dp, para o nordeste gaúcho, com cobertura raras vezes vista...

19399127_642896845907955_2355870709824708910_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=69c743c6031158e6f4ba15e7a92b2907&oe=59DB349C

 

Link to comment
Share on other sites

 

Então você nunca leu os comparativos de normais de POA realizados pelo Bruno. Em todos que li, não houve aquecimento em Porto Alegre.

 

Já que fui citado,

 

a tabela que eu montei (já mandei aqui há um tempinho) mostra as médias compensadas mensais de POA por ordem do mais frio ao mais quente. Não dá pra avaliar se uma cidade está aquecendo ou esfriando por uma tabela como essa. Se os mais frios aconteceram antigamente e os mais quentes recentemente, isso prova extremos, não um padrão. Pra saber se a cidade está aquecendo ou esfriando progressivamente precisa-se de anomalias de um período, que eu saiba.

 

E tendo em mãos essas tabelas de anomalias ou médias de períodos mais longos, podemos notar que o JJ de POA está levemente mais frio. Mas o ano vem aquecendo, sim. Olhem:

 

IIVIYQ2.png

 

WzR0Ixv.png

 

E é Tomás :sarcastic: hehehe :punish:

 

Tomas, é inegável que os anos esquentaram. Porém, o cerne do JT é "os invernos de antigamente eram mais frios". Nisso tuas tabelas mostram que ele está errado.

Bruno:: Desculpa se me expressei mal ou não me fiz entender, mas não afirmei que "os invernos em si eram mais frios antigamente", isso já está mais do que provado que não eram, de um modo geral. O que eu quis me referir foi à média geral das temperaturas, pegando meses que esquentaram . Com isso tudo, no geral , mesmo que pouco e insignificante, nossa Porto Alegre esquentou. O miolo do inverno, que tu postaste ( junho e julho) está mais frio até. Se juntamos agosto e início de setembro, teremos que fazer​ a média e analisar. Espero que tenha me feito entender agora. Grande abraço!

Link to comment
Share on other sites

A dinâmica no pós 2000 mudou bastante e dados comprovam isso. O Thomas fez uma tabela desde 1935 para Porto Alegre, que comprovou com dados tudo isso.

 

Então você nunca leu os comparativos de normais de POA realizados pelo Bruno. Em todos que li, não houve aquecimento em Porto Alegre.

 

Já que fui citado,

 

a tabela que eu montei (já mandei aqui há um tempinho) mostra as médias compensadas mensais de POA por ordem do mais frio ao mais quente. Não dá pra avaliar se uma cidade está aquecendo ou esfriando por uma tabela como essa. Se os mais frios aconteceram antigamente e os mais quentes recentemente, isso prova extremos, não um padrão. Pra saber se a cidade está aquecendo ou esfriando progressivamente precisa-se de anomalias de um período, que eu saiba.

 

E tendo em mãos essas tabelas de anomalias ou médias de períodos mais longos, podemos notar que o JJ de POA está levemente mais frio. Mas o ano vem aquecendo, sim. Olhem:

 

IIVIYQ2.png

 

WzR0Ixv.png

 

E é Tomás :sarcastic: hehehe :punish:

 

Tomas, tenho que te mandar as médias de 1910 a 1928. Ficavam em torno dos 19, senão me engano.

Link to comment
Share on other sites

temos evoluído a ponto de rompermos o "achismo". Difícl analisar algo sem ter dados concretos. Eu tinha, há muito tempo, a visão de que "antigamente" tínhamos mais frio. No entanto, após buscar informações e estudar dados, verifiquei que, mesmo no século passado, houve ausencia de frio em muitos invernos. Em épocas de pouca atividade industrial, pouca urbanização, refiro-me a 1910 a 1928, e , posteriormente, tivemos década de 50 mais aquecida. Não tenho tempo de me debruçar, devido às atrividades profissionais que desempenho(nada a ver com meteorologia).Mas, temos que ter em mente que a ciência é observação e estatística. Não adianta tentar definir as coisas pelo que se sente. Na década de 70 tínhamos manchetes dizendo que estávamos iniciando uma pequena era, quase do gelo. Nas últimas décadas, fomos invadidos por terrorismo de aquecimento global. Ora, tenhamos os pés no chão e a cabeça na informção. sem elas, viramos somente alguns crentes sem destino.

Aqui, tive uma surpreendente alteração de temperatura. O meu cebolão marcava, agora há pouco, 9.6.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura 6,8º no Tuias com chuva e vento com rajadas de 40 a 50 km/h...e ai toda vez que tem uma situação como esta, vem a polêmica,quando utilizo a tabela Inmet para sensação térmica...vamos esclarecer afinal, se pra MI, serra catarinense vale a wind chil pra Soledade não vale?????????

Se todos usarem a nova tabela eu tmbm uso...

Link to comment
Share on other sites

 

Tomas, é inegável que os anos esquentaram. Porém, o cerne do JT é "os invernos de antigamente eram mais frios". Nisso tuas tabelas mostram que ele está errado.

Tantas afirmações equivocadas e teimosas ao longo dos anos, como esta, feita no último dia de Junho de 2013, o inverno q troxe a neve aki para Curitiba, metade do sul paranaense, quase q todo o estado catarinense, inclusive pontos do litoral e mais tarde, cerca de 1 mês dp, para o nordeste gaúcho, com cobertura raras vezes vista...

19399127_642896845907955_2355870709824708910_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=69c743c6031158e6f4ba15e7a92b2907&oe=59DB349C

 

Amigo Carlos Campos: realmente eu postei muitas coisa equivocadas no passado e nem precisas fazer uma citação de 4 anos atrás, pois tenho consciência dos erros que cometi. Peço , inclusive, desculpas por tudo isso. O miolo do nosso inverno ( junho e julho), como o Bruno comentou, está realmente até mais frio. Teríamos que analisar agosto e início de setembro para vermos também. Eu devo ter me expressado mal ou ficou a impressão passada nos amigos bazianos: o que eu me refiro mais é com o aquecimento geral da cidade, não do inverno. O Bruno e o Tomás mesmo afirmaram que , mesmo que pouco, houve. Só esclarecendo. No mais é isso. Abraços e um excelente início de semana a ti e a todos! PS: está um vento gelado aqui. Ar polar tomando conta do RS!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires, como eu disse, a temperatura baixou fortemente durante a madrugada e houve bastante vento, com rajadas de até 56 km/h no Aeroparque e 59 km/h em Ezeiza. A máxima foi às 21h de ontem, com 12,7ºC, a menor do ano, enquanto que a mínima foi de 5,4ºC. Durante o dia tivemos muito sol até por volta das 16h, quando a nebulosidade começou a aumentar. Às 17h já tínhamos céu completamente nublado. Durante o dia não superamos 11,5ºC, sempre com vento.

 

Agora temos céu parcialmente nublado, com 8,2ºC e sensação térmica de apenas 5,5ºC, devido ao vento de sudoeste a 16 km/h. A URA atual é de 67% e a pressão de 1.020,1 hpa.

 

Para amanhã a previsão do SMN é de geadas de manhã e poucas nuvens durante o dia, com mínima de 4ºC e máxima de 11ºC. Porém não creio em geada, teria que deixar de ventar. Também tenho certa desconfiança em relação à máxima, que acho que subiria um pouco mais, mas espero que acertem. O sol nasce às 7h59 e se põe às 17h49.

Link to comment
Share on other sites

temos evoluído a ponto de rompermos o "achismo". Difícl analisar algo sem ter dados concretos. Eu tinha, há muito tempo, a visão de que "antigamente" tínhamos mais frio. No entanto, após buscar informações e estudar dados, verifiquei que, mesmo no século passado, houve ausencia de frio em muitos invernos. Em épocas de pouca atividade industrial, pouca urbanização, refiro-me a 1910 a 1928, e , posteriormente, tivemos década de 50 mais aquecida. Não tenho tempo de me debruçar, devido às atrividades profissionais que desempenho(nada a ver com meteorologia).Mas, temos que ter em mente que a ciência é observação e estatística. Não adianta tentar definir as coisas pelo que se sente. Na década de 70 tínhamos manchetes dizendo que estávamos iniciando uma pequena era, quase do gelo. Nas últimas décadas, fomos invadidos por terrorismo de aquecimento global. Ora, tenhamos os pés no chão e a cabeça na informção. sem elas, viramos somente alguns crentes sem destino.

Aqui, tive uma surpreendente alteração de temperatura. O meu cebolão marcava, agora há pouco, 9.6.

 

Fato é que nos últimos anos tem sido registrado aquecimento em praticamente todos os locais do Brasil, coisa que, pra mim, é fora desses ciclos naturais como o da década de 50, é mais acelerado do que deveria num caso de evento cíclico natural.

 

Tenho tabelados alguns dados de Santa Maria-RS e Indaial-SC e ambas registraram bastante aquecimento no tão falado pós-2000.

Link to comment
Share on other sites

:good:

 

Amigo Carlos Campos: realmente eu postei muitas coisa equivocadas no passado e nem precisas fazer uma citação de 4 anos atrás, pois tenho consciência dos erros que cometi. Peço , inclusive, desculpas por tudo isso. O miolo do nosso inverno ( junho e julho), como o Bruno comentou, está realmente até mais frio. Teríamos que analisar agosto e início de setembro para vermos também. Eu devo ter me expressado mal ou ficou a impressão passada nos amigos bazianos: o que eu me refiro mais é com o aquecimento geral da cidade, não do inverno. O Bruno e o Tomás mesmo afirmaram que , mesmo que pouco, houve. Só esclarecendo. No mais é isso. Abraços e um excelente início de semana a ti e a todos! PS: está um vento gelado aqui. Ar polar tomando conta do RS!

Reconhecimento e aceitação dos erros publicamente é algo q está se tornando cada vez mais raro hj em dia.

 

Bom frio pra vc!

 

(e torcendo q amanhã ainda tenhamos um pouco de calor por aki, antes da chegada do ar polar..)

Terça feira poderemos registrar a menor máxima de 2017, com algo em torno dos 11/12°C.

 

Link to comment
Share on other sites

Domingo de sol com aumento de nuvens durante a tarde por aqui.

Após uma mínima de 13,5 graus na Mooca, a máxima ficou em 25,2 graus.

Agora estamos com 18,5 graus e céu limpo.

 

Para amanhã, a frente fria começa a mudar o tempo aqui.

Poderá chover na parte da tarde, mas a chuva será bem pouca.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas máximas:

Apesar dos efeitos gerados pela aproximação da perturbação frontal, o calor foi moderado em boa parte do estado.

No interior, apenas o oeste e tbm no extremo norte as temperaturas atingiram valores elevados para a época. Ainda assim, nada incomum, já q as máximas absolutas médias para Junho se situam na faixa dos 29/31°C.

Em compensação, os ventos do noroeste produziram forte elevação das temperaturas devido ao efeito adiabático em toda a faixa litorânea.

A estação de Antonina registrou máxima de 31,8°C e Paranaguá 31,2°C. Um pouco mais ao sul, Guaratuba registrou 30,7°C. Em Morretes, 29,0°C e 28,9°C na estação da Reserva Nacional do Salto Morato (Guaraqueçaba), q teve mínima de apenas 12,0°C, beneficiada pela calmaria da madrugada, antes da chegada dos ventos no meio da manhã.

Em Curitiba, calor normal, chegando a máxima aos 24,0°C e ventos moderados (30 km/h) do noroeste.

 

Hoje novamente o efeito baixada se fez presente e a mínima atingiu os 8°C por aki, enquanto Colombo registrou 10,7°C e Curitiba 11,8°C.

Houve formação de uma fina camada de nevoeiro nas áreas baixas:19225441_642853749245598_9071350539232667006_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=9d639a9af6a948b775e5e18aeb139a93&oe=59E0A194

19225640_642853822578924_3901352838907896854_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=f9f1a4dfc0feedaaf5199e44a1538274&oe=59A0941F

 

Ontem o nevoeiro, comum neste outono, foi bem mais denso. A temperatura atingiu os 5,4°C por aki (Curitiba, 8,5°C e Colombo 8,8°C).

Acumulados de até 0,5mm foram registrados em alguns locais (orvalho/nevoeiro).

19264761_642648749266098_7502314829860205496_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=adc5a68fbe2a34a672e6b4c970da10ca&oe=59D67720

 

Arco íris projetado na neblina, na manhã de ontem:19225123_642852115912428_7086289846921583174_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=ac6ae89c5f6ceff37950f384dc4efd1b&oe=599DDA35

 

 

Difícil captar essa última imagem que mostra um "Fogbow". Todo dia que amanhece com um pouco de neblina eu pego a BR 386 e fico tentando o ângulo perfeito para isso, mas quase sempre frustrado. Teve um dia que consegui.

 

20160818_075827.jpg

Link to comment
Share on other sites

Resultados interessantes e animadores hoje (18/06) por aqui em NSR. Mínimas e máximas totalmente do avesso! Comparem.

Durante a madrugada, pico em 16.3°C, mas amanheceu já com 19/20°C.

Lembrando que fiz os downloads dos registros às 22h00 e a mínima será logo antes de meia noite.

10.3°C/100% agora. Chove fraco com vento pampeiro.

 

assssss.png

Link to comment
Share on other sites

Últimos 10 JJ em Porto Alegre (2007/2016): anomalia de -0,4C sobre 61/90

 

JJ entre 1997 e 2006: +0,6C de anom

 

JJ entre 1987 e 1996: -0,7C de anom

 

JJ entre 1977 e 1986: +0,2C de anom (curiosamente é a época em que "os invernos de POA eram frios")

 

JJ entre 1967 e 1976: +0,2C de anom

 

JJ entre 1957 e 1966: +0,2C de anom

 

JJ entre 1951 e 1956: -0,7C de anom

 

Como os invernos de Porto Alegre esquentaram.... meus deus :mosking:

 

muito bom, Bruno. Isso desmorona a tese da vovozinha : " antigamente era mais frio". Ora, a estatística sempre desmente o misticismo.

 

As razões para a vovozinha achar que antigamente era mais frio é por questões de infra-estrutura, o mundo hoje está muito mais preparado e confortável para enfrentar o frio.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante!!! AFUNDEI de 24,8° para 10,7°!!!! :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: Leve queda de 14,1°!!

 

Agora chuva fraca e 10,8°.

 

Essas quedas absurdas de temperatura são muito interessantes, e só mesmo um clima subtropical para fazer essa virada de tempo tão brusca, hehehe.

 

_____________________________________________

 

De volta à terrinha, após sentir pela manhã um frio de 04,7C na serra da Mantiqueira. Também visitei com os bazianos do Rio a estação de altitude no bairro Garrafão, em Alagoa. Lugar incrível e gelado ! Enfim, um super passeio.

 

No temperado continental como nos EUA já vi vários casos de estar em pré-frontal com 10ºC e cair para -5ºC em questão de 1 hora, geralmente ocorre aqueles casos magníficos de chuva congelante, que deixa tudo literalmente coberto de gelo.

 

A diferença que la muda do frio para congelante e aqui do calor para bastante frio.

Link to comment
Share on other sites

No entanto, continuamos na falta de um inverno bem frio para nossos padrões, que não acontece desde 1996.

 

E 99 e 2000? Foram invernos excelentes, mas diferentes. 99 com uma constância boa (lembrando 2016) e 2000 tardio, mas com 1 mês ininterrupto de frio GLACIAL (meio julho meados agosto)!

Link to comment
Share on other sites

O ano de 2000 é uma espécie de seleção de 70 do tri aqui no BAZ, com certeza o maior fenômeno já visto por nós, mas nunca deveria servir como referência, hahahaha só leva a frustração.

 

Sobre 2000. No meu ponto de vista, o inverno naquele ano começou tardio; lá para meados de julho. O primeiro porrete polar veio na metade do mês, e, após, foram sucessivas MP´s potentes, não dando tempo sequer de esquentar. Foram acho que 4 porretes polares polares dentro de 1 mês, um mais forte do que o outro! Nunca vi coisa igual: num tempo tão curto, tamanha frequência de MP´s violentas. A onda de frio, se não me falhe a memória, foi até meados/20 de agosto. Foi um período realmente GLACIAL QUE NUNCA PRESENCIEI. Entretanto, tenho absoluta certeza que a NEVASCA provocada pela MP de julho em 94 superou qualquer MP de 2000, tanto em ABRANGÊNCIA, INTENSIDADE, etc.. No RS, praticamente só NÃO NEVOU no litoral! Em SC, nevou no Oeste, Chapecó..., e BEM! Nas serras SC/RS nem se fala!Não sei se o PR foi atingido. Poços e Caldas em MG, fez -7ºC! Rio Claro ou Piracicaba, em SP fez -6ºC.

 

ão eventos distintos: 2000 pela sequência incomum de MP´s violentas e 94/julho pela intensidade e abrangência da neve. Ouso a dizer que 94 foi a "última GRANDE NEVADA GENERALIZADA". nÃO FALO EM TEMPERATURAS, MAS SIM EM NEVE.

Link to comment
Share on other sites

O ano de 2000 é uma espécie de seleção de 70 do tri aqui no BAZ, com certeza o maior fenômeno já visto por nós, mas nunca deveria servir como referência, hahahaha só leva a frustração.

 

FOI MUITO MAIS IMPRESSIONANTE JUNHO DE 2016 QUE JULHO DE 2000!

 

2016 FORAM 5 DIAS COM MÁXIMA ABAIXO DOS 10°C COM PLENO SOL E 25 DIAS NEGATIVOS CONTRA 22 EM 2000. O INVERNO DE 2016 FOI MAIS FRIO QUE 2000/S.J.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ventinho gelado na rua. Máxima não deve passar dos 13°c ou 14°c hoje. A METSUL, na sua previsão, aumentou o frio até quarta: da mínima de 3°c para amanhã, 5°c na quarta e 8°c na quinta, quando deveremos ter uma grande amplitude térmica, com tarde já com cara de "primavera*. Para o final de semana que vem, retorno do calorzinho. Abraços a todos e uma excelente semana!

Link to comment
Share on other sites

O ano de 2000 é uma espécie de seleção de 70 do tri aqui no BAZ, com certeza o maior fenômeno já visto por nós, mas nunca deveria servir como referência, hahahaha só leva a frustração.

 

FOI MUITO MAIS IMPRESSIONANTE JUNHO DE 2016 QUE JULHO DE 2000!

 

2016 FORAM 5 DIAS COM MÁXIMA ABAIXO DOS 10°C COM PLENO SOL E 25 DIAS NEGATIVOS CONTRA 22 EM 2000. O INVERNO DE 2016 FOI MAIS FRIO QUE 2000/S.J.

Concordo plenamente. O frio de 2000 pode ter sido mais intenso, mas junho de 2016 foi frio forte constante, aqui também! Foi a maior geladeira que já senti. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

ão eventos distintos: 2000 pela sequência incomum de MP´s violentas e 94/julho pela intensidade e abrangência da neve. Ouso a dizer que 94 foi a "última GRANDE NEVADA GENERALIZADA". nÃO FALO EM TEMPERATURAS, MAS SIM EM NEVE.

 

Em abrangência de neve, 2013 ganha. Lembro que o coutinho disse que a última vez que se viu algo parecido foi em 1942.

Link to comment
Share on other sites

No entanto, continuamos na falta de um inverno bem frio para nossos padrões, que não acontece desde 1996.

 

E 99 e 2000? Foram invernos excelentes, mas diferentes. 99 com uma constância boa (lembrando 2016) e 2000 tardio, mas com 1 mês ininterrupto de frio GLACIAL (meio julho meados agosto)!

 

1999 e 2000 foram bons, com espetaculares invasões de ar frio e atingirem com plena força a zona da mata de MG. Entretanto, quando falo de inverno bem frio, refiro-me à médias de temperatura somente. Qual foi o último inverno com forte desvio negativo em JJA aqui ? Foi 1996.

Link to comment
Share on other sites

 

No temperado continental como nos EUA já vi vários casos de estar em pré-frontal com 10ºC e cair para -5ºC em questão de 1 hora, geralmente ocorre aqueles casos magníficos de chuva congelante, que deixa tudo literalmente coberto de gelo.

 

A diferença que la muda do frio para congelante e aqui do calor para bastante frio.

 

É verdade, lá as variações de temperatura em 24h são ainda mais extremas que aqui.

 

E por falar em extremismo, vejam que fenômeno é a cidade de Ponta Porã. Estava bem quente à meia-noite (por volta dos 22C), aí veio o vento sudoeste de madrugada e agora amanheceu com gélidos 07,3ºC, chuva e vento. Isso é muito lindo de acompanhar. Em minha cidade, é fato raríssimo de ocorrer, as variações são bem menos bruscas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.