Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

Boa noite...

Agora 10,1ºC e bendito tempo aberto...

Ao meu ver o apice dessa onde de frio que passou foi a neve em SC sem sombra de dúvida. ..lindas fotos...ate eu aqui registrei chuva congelada na sexta...Também achei muito interessante as mínimas no estado de São Paulo. .pra mim foram os dois destaques...

 

Com relação à próxima onda de frio prevista pro dia 19, 20...achei o gfs meio represado...a linha do 0º chegaria no maximo ate a região metropolitana de PoA...ja o ECMWF ta mais interessante colocando essa proxima onda de frio menos bloqueada e o 0º em 850 avançando mais...bom sinal o europeu melhor ja que é o mais estavel e o que de fato tem sido o mais sensato e acertivo...sabendo que essa boa tendência procede dele fico mais confiante de vir algo muito bom em 144h...a ansiedade é grande de registrar a primeira negativa aqui... :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Com a entrada de ar frio, Buenos Aires surpreendeu, hoje. A temperatura baixou muito mais do que o previsto e a mínima foi de excelentes 2,7, a mais baixa do ano (esperava-se 5).

 

Em Ezeiza, -1,8. La Plata -2,2.

 

 

Belas minimas Fábio! Argentina e Uruguai mandando ver.

 

Pois é, Gabriel. Na Grande Buenos Aires ainda tivemos -3,8ºC em El Palomar e -4ºC em Moreno. No interior da província, a menor mínima foi de -6ºC em Tandil.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos aquele dia que os amantes de frio tanto gostamos: amanhecer gelado e de céu limpo, aumento de nebulosidade ao longo do dia até nublar a tarde toda, e diminuição de nebulosidade ao anoitecer. Isso garantiu um dia de bastante frio, com mínima de 2,7ºC e máxima de 14,2ºC. A média simples do dia foi de apenas 8,5ºC.

 

Agora temos céu limpo, 7,7ºC, URA de 79%, vento noroeste a 3 km/h e pressão em 1.013,7 hpa.

 

Já não deve cair tanto a temperatura esta madrugada, porque vamos ter vento norte amanhã e nos próximos dias, que vai elevar muitíssimo a temperatura (a madrugada de sábado vai ser com temperaturas beirando os 20ºC, pra se ter uma ideia). Amanhã teremos nebulosidade variável, com mínima de 6ºC e máxima de 17ºC, segundo o SMN. O sol nasce às 7h57 e se põe às 17h49.

Link to comment
Share on other sites

Outra imagem da geada aqui ontem

 

[attachment=0]FB_IMG_1497318522107.jpg[/attachment]

 

Foto maravilhosa e que mostra de tudo um pouco da nossa querida Mantiqueira mineira.

 

Para mim já dá para fechar com essa MP do dia 19/20, mesmo estando a quase 1 semana do evento. A gente sabe quando é loucura dos modelos ou quando realmente vem algo. Dá para sentir que esta MP será real, visto o consenso entre todos eles. E assim vamos iniciar nosso inverno astronômico: com muitas emoções !

Link to comment
Share on other sites

Outra imagem da geada aqui ontem

 

[attachment=0]FB_IMG_1497318522107.jpg[/attachment]

 

Foto maravilhosa e que mostra de tudo um pouco da nossa querida Mantiqueira mineira.

 

Renan,

 

as chuvas com trovoadas começou em Laje ás 19 h 45, alguns trovões fortes, as pancadas moderadas de 19 h 45 até 20 h, depois chuva fraca, mas que molha bem a terra, parou ás 22 h 20.

Vou medir a chuva daqui a pouco.

Link to comment
Share on other sites

Outra imagem da geada aqui ontem

 

[attachment=0]FB_IMG_1497318522107.jpg[/attachment]

 

Foto maravilhosa e que mostra de tudo um pouco da nossa querida Mantiqueira mineira.

 

Renan,

 

as chuvas com trovoadas começou em Laje ás 19 h 45, alguns trovões fortes, as pancadas moderadas de 19 h 45 até 20 h, depois chuva fraca, mas que molha bem a terra, parou ás 22 h 20.

Vou medir a chuva daqui a pouco.

 

Bom saber Nani, chuva muito bem vinda, os modelos pegaram bem essa previsão. Aqui caiu mais uma pancadinha de leve à noite, ficando com 6mm hoje. Agora tenho agradáveis 15,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Não vejo a tendência do Global desde domingo, mas a previsão estendida da Climatempo para Sampa dá realmente entrada de ar frio a partir do dia 20; porém máximas baixas e mínimas mais conservadoras. Vou verificar melhor amanhã.

 

E instabilização do tempo com chuvas a partir desta 3ª feira. 15ºC em Pinheiros no momento. Acho que o inverno climático se iniciou por aqui na 6ª passada.

Link to comment
Share on other sites

Esse outono está sendo extremamente chuvoso aqui no Paraná. Extremos de chuva tem sido comuns nos últimos anos aqui no estado nessa época do ano, inclusive com cheias de rios, mas não com tanta frequência como agora em 2017. Chove fraco com algumas trovoadas nesta manhã. Registro agradáveis 15,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Esse outono está sendo extremamente chuvoso aqui no Paraná. Extremos de chuva tem sido comuns nos últimos anos aqui no estado nessa época do ano, inclusive com cheias de rios, mas não com tanta frequência como agora em 2017. Chove fraco com algumas trovoadas nesta manhã. Registro agradáveis 15,5ºC.

Trovoadas e 7°C aki, nesta madrugada.

Agora chove fraco com 8°C :heart:

Ar frio se despedindo em grande estilo...

Vai ser bom alguns dias de calor. E dp o retorno do frio!

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos aquele dia que os amantes de frio tanto gostamos: amanhecer gelado e de céu limpo, aumento de nebulosidade ao longo do dia até nublar a tarde toda, e diminuição de nebulosidade ao anoitecer. Isso garantiu um dia de bastante frio, com mínima de 2,7ºC e máxima de 14,2ºC. A média simples do dia foi de apenas 8,5ºC.

 

 

Fábio, primeiro Abs a você. Nesta MP "maluca" ocorreu do frio em Bs Aires ter sido o maior até agora assim como no Brasil; no caso de terem sido "correlacionados", não?

 

O que quero salientar é que há diversos "bordões" por nós mesmo criados aqui no BAZ: de que o frio na ARG é anticorrelacionado com à ARG, por ex. Geralmente, o é, porém[highlight=yellow]mais especificamente[/highlight] com o CENTRO-SUL ARGENTINO. Nada é regra em se tratando de clima/tempo; realmente creio que o sistema de frio (Mp´s mais fortes, deslocamento etc..) são diferentes em Bs. Aires do que por aqui. Mas até que ponto? Isso que eu gostaria de saber....

 

Até que ponto do Brasil há uma similaridade do clima maior com Bs Aires e Montevidéo, por ex? POA eu acredito que tenha um CLIMA mais parecido com BS Aires do que com São Paulo por ex, em geral. Mas isso ocorre com as MP´s. Por ex: as anomalias provocadas por uma MP são mais semelhantes entre SP e POA ou POA e BS Aires?

Link to comment
Share on other sites

Chove, chove e chove em Sampa...14ºC

Pois é...

A chuva começou por volta de 6h da manhã na maior parte da cidade.

 

Os acumulados nas estações do CGE variam de 1,4 até 8,8 mm até o momento.

Na automática do Mirante: 4,6 mm

Em Barueri: 8,8 mm

 

Aqui na zona norte, ouvi trovoadas distantes no final da madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

as chuvas com trovoadas começaram em Laje ás 19 h 45, alguns trovões fortes, as pancadas moderadas de 19 h 45 até 20 h, depois chuva fraca, mas que molha bem a terra, parou ás 22 h 20.

 

 

Bom saber Nani, chuva muito bem vinda, os modelos pegaram bem essa previsão. Aqui caiu mais uma pancadinha de leve à noite, ficando com 6mm hoje. Agora tenho agradáveis 15,7ºC.

 

Renan,

medi a chuva ontem ás 23 h 30, choveu 27 mm, valor maior do que a média de junho de 30 anos.

Link to comment
Share on other sites

Amanhecer mais frio do ano hoje aqui em Pelotas, mínima de 5,4°C na zona norte.

 

Qual foi a mínima por aí no "auge" desta última MP? Acredito que tenha sido na manhã de sábado... Mas vcs tiveram céu limpo na manhã de sábado e nos dias seguintes? Me chama muito atenção a mínima ocorrer hoje. Seria um "reforço de ar frio seco" nesta região? Se assim for, faz sentido Bs Aires ter tido sua mínima do ano ontem, como o Fábio Nits comentou. É um ar frio que nem sei até onde "sobe" direito...

Link to comment
Share on other sites

[highlight=yellow]Hoje tivemos aquele dia que os amantes de frio tanto gostamos: amanhecer gelado e de céu limpo, aumento de nebulosidade ao longo do dia até nublar a tarde toda, e diminuição de nebulosidade ao anoitecer. Isso garantiu um dia de bastante frio, com mínima de 2,7ºC e máxima de 14,2ºC. A média simples do dia foi de apenas 8,5ºC.

[/highlight]

 

Este ar frio me parece que NÃO CORRESPONDE ao frio relacionado à MP que trouxe neve ao Brasil no sábado, mas sim à mínima em Pelotas de hoje. Parece-me um pulso de ar frio daqueles que apenas atingem a fronteira do RS. Será isso mesmo?

Link to comment
Share on other sites

Amanhecer mais frio do ano hoje aqui em Pelotas, mínima de 5,4°C na zona norte.

 

Qual foi a mínima por aí no "auge" desta última MP? Acredito que tenha sido na manhã de sábado... Mas vcs tiveram céu limpo na manhã de sábado e nos dias seguintes? Me chama muito atenção a mínima ocorrer hoje. Seria um "reforço de ar frio seco" nesta região? Se assim for, faz sentido Bs Aires ter tido sua mínima do ano ontem, como o Fábio Nits comentou. É um ar frio que nem sei até onde "sobe" direito...

 

Teve um mínimo reforço de ar frio associada a passagem do nucleo da alta pressão sobre o Estado, o que facilita o resfriamento noturno. Tanto que ontem, mesmo com sol o dia todo, a máxima em POA e nas hortênsias foi mais baixa que domingo.

Link to comment
Share on other sites

Soledade sol 18ºC

 

POA deve estar claro; não sei temperatura

 

Brusque 15ºC

 

São Paulo 16ºC

 

Curitiba deve estar muito frio e encoberto também. Deve haver uma faixa de nebulosidade/instabilidades NE do RS ou SE de SC; gostaria de saber até aonde se estende, se chega na Mantiqueira/RJ/Sul MG Zona da Mata. Tem mantido as máximas baixas até agora. Mas a impressão é de que é só esta nebulosidade dispersar para a temperatura se elevar. Alguém tem as condições de Floripa tbém?

Link to comment
Share on other sites

Chove, chove e chove em Sampa...14ºC

Pois é...

A chuva começou por volta de 6h da manhã na maior parte da cidade.

 

Os acumulados nas estações do CGE variam de 1,4 até 8,8 mm até o momento.

Na automática do Mirante: 4,6 mm

Em Barueri: 8,8 mm

 

Aqui na zona norte, ouvi trovoadas distantes no final da madrugada.

 

Os gramados e as plantas estão verdinhos como no auge da verão, geralmente nesta época do ano já há algum stress hídrico.

A Climatempo publicou um vídeo ontem informando que a tendência de chuva fora de época para a parte sul do sudeste se manterá em Julho e Agosto. Se isto se confirmar poderia ser algo como 2009 onde praticamente não houve período seco.

Link to comment
Share on other sites

Soledade sol 18ºC

 

POA deve estar claro; não sei temperatura

 

Brusque 15ºC

 

São Paulo 16ºC

 

Curitiba deve estar muito frio e encoberto também. Deve haver uma faixa de nebulosidade/instabilidades NE do RS ou SE de SC; gostaria de saber até aonde se estende, se chega na Mantiqueira/RJ/Sul MG Zona da Mata. Tem mantido as máximas baixas até agora. Mas a impressão é de que é só esta nebulosidade dispersar para a temperatura se elevar. Alguém tem as condições de Floripa tbém?

 

GOES-16 (0.64 µm)

 

4a9c2177726078ce31d19c6ee5b14268.png

Link to comment
Share on other sites

Esse outono está sendo extremamente chuvoso aqui no Paraná. Extremos de chuva tem sido comuns nos últimos anos aqui no estado nessa época do ano, inclusive com cheias de rios, mas não com tanta frequência como agora em 2017. Chove fraco com algumas trovoadas nesta manhã. Registro agradáveis 15,5ºC.

 

Se não me engano, isso vem acorrendo desde 2012.

Link to comment
Share on other sites

A Climatempo publicou um vídeo ontem informando que a tendência de chuva fora de época para a parte sul do sudeste se manterá em Julho e Agosto. Se isto se confirmar poderia ser algo como 2009 onde praticamente não houve período seco.

 

Junho/09 foi pau a pau em termos de frio com junho/16, porém choveu bem menos, e faltou uma MEGA POLAR. JUL E AGO/2009 choveram PACAS! PORÉM O FRIO DIMINUIU BEM EM RELAÇÃO A JUNHO. As FF´s ficaram semi-estacionárias sobre RS e SC, estados que fizeram MUITO FRIO. Julho e Agosto de 2009 choveu demais no PR também, se não me engano.

 

Sampa continua nublado e 17ºC.

Link to comment
Share on other sites

Novas estações do Inmet até o final de julho

 

Angra dos Reis, RJ

Araçuaí, MG

Bragança Paulista, SP

Brazlândia, DF

Edeia, GO

Itatiaia, RJ

Machado, MG

Primavera do Leste, MT

Sapezal, MT

São Sebastião, SP

São Miguel do Araguaia, GO

Angra dos Reis tem uma das "famosas convencionais "fantasmas"".

Tem o nº OMM 83788, aberta em 1913, consta como operante no BDMEP (Banco de dados do INMET), onde tem registros atualizados até 30/04/2017, mas não aparece no site.

 

Machado-MG e Araçuaí-MG têm convencionais.

Link to comment
Share on other sites

Terça-feira de Santo Antônio, feriado aqui na minha cidade. Começamos o dia com 13,7ºC e agora está encoberto com 22,1ºC. O conforto térmico dessa época do ano é inigualável, a ausência da sensação de calor me deixa muito bem. Nem precisa estar frio para eu estar feliz, basta NÃO ESTAR QUENTE.

Link to comment
Share on other sites

Novas estações do Inmet até o final de julho

 

Angra dos Reis, RJ

Araçuaí, MG

Bragança Paulista, SP

Brazlândia, DF

Edeia, GO

Itatiaia, RJ

Machado, MG

Primavera do Leste, MT

Sapezal, MT

São Sebastião, SP

São Miguel do Araguaia, GO

Angra dos Reis tem uma das "famosas convencionais "fantasmas"".

Tem o nº OMM 83788, aberta em 1913, consta como operante no BDMEP (Banco de dados do INMET), onde tem registros atualizados até 30/04/2017, mas não aparece no site.

 

Machado-MG e Araçuaí-MG têm convencionais.

 

Aldo Santos,

Angra, Araçuaí e Machado destino das convencionais é o fechamento, pelo menos vão instalar as automáticas.

A de São Sebastião-SP mais uma para registrar grandes volumes de chuva.

 

Itatiaia deve ser a estação que o Carlos Dias e a direção do Parque de Itatiaia vem reivindicando a meses.

O Carlos Dias disse na última vez que dependia da direção do Inmet de Brasília liberar a instalação da estação.Pena que vai demorar muito, até o final de julho, vamos perder muitas mínimas negativas.

Link to comment
Share on other sites

Junho/09 foi pau a pau em termos de frio com junho/16, porém choveu bem menos, e faltou uma MEGA POLAR. JUL E AGO/2009 choveram PACAS! PORÉM O FRIO DIMINUIU BEM EM RELAÇÃO A JUNHO. As FF´s ficaram semi-estacionárias sobre RS e SC, estados que fizeram MUITO FRIO. Julho e Agosto de 2009 choveu demais no PR também, se não me engano.

Julho de 2009 no Mirante foi o mais chuvoso desde a abertura da estação, com 179,7 mm.

 

Agosto/2009 não foi o mais chuvoso da série, mas teve muita chuva (Climatologicamente, é o mês mais seco do ano) com 102,8 mm.

 

Aliás, 2009 foi um ano chuvoso com 2.017,3 mm no Mirante e 1.883,7 mm no IAG.

Link to comment
Share on other sites

Aldo Santos,

Angra, Araçuaí e Machado destino das convencionais é o fechamento, pelo menos vão instalar as automáticas.

A de São Sebastião-SP mais uma para registrar grandes volumes de chuva.

 

Itatiaia deve ser a estação que o Carlos Dias e a direção do Parque de Itatiaia vem reivindicando a meses.

O Carlos Dias disse na última vez que dependia da direção do Inmet de Brasília liberar a instalação da estação.Pena que vai demorar muito, até o final de julho, vamos perder muitas mínimas negativas.

Foi exatamente o que pensei.

Como comentaram aqui, as convencionais de Lages e São Joaquim já sumiram do mapa.

 

Eu citei essas convencionais mais a título de curiosidade.

Link to comment
Share on other sites

Novas estações do Inmet até o final de julho

 

Angra dos Reis, RJ

Araçuaí, MG

Bragança Paulista, SP

Brazlândia, DF

Edeia, GO

Itatiaia, RJ

Machado, MG

Primavera do Leste, MT

Sapezal, MT

São Sebastião, SP

São Miguel do Araguaia, GO

Bem que podiam instalar uma em Rio Claro. Não sei o que acontece com o Ciiagro. As estações de Rio Claro e Charqueada já estão sem reportar dados. :negative: :negative: :negative: :negative:

Link to comment
Share on other sites

[highlight=yellow]Hoje tivemos aquele dia que os amantes de frio tanto gostamos: amanhecer gelado e de céu limpo, aumento de nebulosidade ao longo do dia até nublar a tarde toda, e diminuição de nebulosidade ao anoitecer. Isso garantiu um dia de bastante frio, com mínima de 2,7ºC e máxima de 14,2ºC. A média simples do dia foi de apenas 8,5ºC.

[/highlight]

 

Este ar frio me parece que NÃO CORRESPONDE ao frio relacionado à MP que trouxe neve ao Brasil no sábado, mas sim à mínima em Pelotas de hoje. Parece-me um pulso de ar frio daqueles que apenas atingem a fronteira do RS. Será isso mesmo?

 

Tradicionalmente as massas polares mais fortes no centro-sul brasileiro não costumam provocar frio intenso na metade sul do RS. Isso está diretamente relacionado a formação de cavados/baixas pra ajudar a impulsionar o frio mais pra norte, o que causa uma esteira de vento ou nebulosidade, ou os dois, nessa porção do RS. O leste também sofre. Foi o que aconteceu agora no fim de semana, fez algum frio na entrada da massa polar na sexta (vide a espetacular máxima de 8,9ºC de Pinheiro Machado), depois praticamente nada de frio.

Já as massas polares mais fortes na Argentina e Uruguai são as que costumam congelar a metade sul. Infelizmente esse ano devido ao intenso bloqueio estamos sendo privados da festa. Até agora praticamente não geou na campanha, deve ser quase inusitado.

 

 

Sobre o frio de ontem e hoje um anticiclone mais fraco que o do fim de semana avançou pela Argentina e provocou essa queda no sul e leste do RS. Eis o porque dessa mínima aqui em Pelotas ( a menor do ano até agora....trágico).

 

Tomara a Deus que as projeções do fim de semana se mantenha. Assim vamos sair do encantamento.

Link to comment
Share on other sites

Bem que podiam instalar uma em Rio Claro. Não sei o que acontece com o Ciiagro. As estações de Rio Claro e Charqueada já estão sem reportar dados. :negative: :negative: :negative: :negative:

Além daquelas com problemas de manutenção, existem um monte que não atualizam no site.

Uma boa parte aparece aqui => http://www.ciiagro.sp.gov.br/meioambiente/chuva.asp mas só está atualizado até 08/06. :sad: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Perfeita a explicação do Allef. Obrigado.

 

A sorte da região da campanha gaúcha está prestes a mudar, pois esse grande anticiclone que vai dominar o cone-sul em alguns dias, encontrará inicialmente uma resistência ao avanço para o norte. Resultado: teremos mais de 2 dias com temperaturas em 850hpa abaixo de zero no sul do RS, e muito gelado em superfície também.

 

No entanto, a expectativa é que o anticiclone acabe por conseguir furar o bloqueio, seu centro de desloca para o oceano e é aqui que deve chegar um friozinho para minha região. Estamos precisando que os modelos voltem a indicar a solução de uma baixa em alto-mar para que volte a trazer uma advecção de frio mais intensa para cá. Oremos

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.