Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

Mínima de 12,8ºC na minha casa e 13,1ºC no INMET. E o GFS + Global estão sinalizando o seguinte: Não somente essa ASAS polar vai permanecer ativa até o fim do mês, como também no início de Julho uma forte erupção, novamente marítima, vai ditar as regras no leste do país.

Link to comment
Share on other sites

Anomalia em 7 dias : :heart: :heart: :heart: :heart:

 

[attachment=0]eps_t2ma_7d_brazil_29.png[/attachment]

 

Finalmente o leste do sudeste se beneficia de um clima em neutralidade!

Depois de anos com el nino atrapalhando a chuva do verão e o frio do inverno estamos sentindo um frio maravilhoso nesse inverno! Já digo que está bem melhor que o ano passado, quando o sul, sp e a região oeste se beneficiaram com o frio! Agora é a nossa vez pelo visto e finalmente! Quemo el nino nao retorne nunca mais! Kkk

Agora temperatura amena em BH, 18oc e sensação de frio maior por causa da umidade e ventos da costa! Ta perfeito!!!

Link to comment
Share on other sites

 

Únicos pontos que acho que ainda poderiam valer estações seriam:

 

1º - região da antiga fazenda Caiambora (PARNA São Joaquim);

 

2º - baixadas 1550/1600m Campos de Santa Bárbada;

 

3º - baixadas 1600m Campo dos Padres.

Bruno

A fazenda Caiambora seria esta?

-28.148112, -49.519644

 

Exato.

 

74022787.jpg

Em janeiro do ano passado eu acampei com 3 amigos exatamente nesse local, inclusive postei as fotos aqui no BAZ em um tópico que abri como proposta de local para instalação de uma estação:

 

viewtopic.php?f=20&t=16155

Link to comment
Share on other sites

Good old days....

 

 

 

smug.gif~original

 

No primeiro dia do inverno, veja fotos da maior nevasca de SC, que ocorreu há 60 anos

A neve acumulada pôde ser vista nos campos da Serra por até 15 dias. São Joaquim tinha cerca de 10 mil habitantes, e todos os acessos ficaram bloqueados por pelo menos uma semana

 

23415093.jpg?w=640

 

 

Aos 91 anos, o padre Blevio Oselame, o monsenhor de São Joaquim, guarda apenas um arrependimento nas mais de seis décadas de sacerdócio: ter saído de casa na manhã de 20 de julho de 1957. Era data da maior nevasca de Santa Catarina, que completa seis décadas neste ano. As informações são do Diário Catarinense.

 

Naquele dia, o padre seguiu rumo a três madeireiras incumbido de celebrar mais de 20 batizados e seis casamentos na localidade de Cruzeiros, interior de São Joaquim, na Serra Catarinense.

 

 

23415019.jpg?w=640

 

Às 10h começaram a cair os primeiros flocos de neve. O jovem padre – que chegara na cidade em janeiro daquele ano – tinha sido alertado das dificuldades que o fenômeno poderia provocar, mas insistiu no dever.

 

Conseguiu ajuda do motorista de uma serraria, que emprestou o jipe da empresa – um dos raros da cidade naquela época – e conduziu o sacerdote aos compromissos.

 

 

23415028.jpg?w=640

 

Depois de percorrer as madeireiras para celebrar as missas combinadas, o padre decidiu retornar, por volta das 16h. A tempestade não cessava. Era tanta neve já acumulada que a superfície superava o para-choque do jipe. O carro encalhou próximo ao campo de aviação.

 

A cerca de cinco quilômetros da igreja matriz, Blevio Oselame seguiu a pé, esgueirando-se nos muros de taipa que ladeavam a estrada. O medo do fenômeno desconhecido crescia à medida em que anoitecia.

 

 

23415027.jpg?w=640

 

Era a maior nevasca já registrada em Santa Catarina e a maior do Brasil já fotografada – há apenas registros de 2 metros acumulados em Vacaria (RS) em 1879.

 

A tempestade só começou a cessar às 22h, com cerca de 1,30 metro de neve acumulada. E o motorista que emprestou o jipe para a viagem do sacerdote foi demitido pelo patrão logo depois pela façanha, mas está eternizado na fotografia com o padre e outros dois homens que ajudaram a desatolar o veículo.

 

 

23415099.jpg?w=640

 

– Jamais poderia ter saído de casa, mesmo de dia, pois não havia ninguém na estrada. Se fosse à noite, não sobreviveria. Como eu era leigo, ignorante das questões da natureza, embarquei nessa fria – afirma o religioso.

 

A neve acumulada pôde ser vista nos campos da Serra por até 15 dias. São Joaquim tinha cerca de 10 mil habitantes e todos os acessos ficaram bloqueados por pelo menos uma semana. Havia casas cobertas pelo gelo e árvores quebradas.

 

 

23415080.jpg?w=640

 

– Os galhos dos pinheiros quebravam facilmente com o peso do gelo. Era um perigo até para o gado – diz Oselame.

 

A ajuda vinha apenas do céu. Aviões da Força Aérea Brasileira decolavam de Curitiba com mantimentos e roupas e despejavam em caixas num campo de futebol da cidade.

 

 

23415033.jpg?w=640

 

 

Até voluntários de Pernambuco se compadeceram com a situação e enviaram donativos, lembra o padre Oselame. Apesar da intensidade da nevasca, não houve feridos, mas muitos ficaram desabrigados – o peso da neve ruiu telhados – e perderam animais de criação, como galinhas e porcos.

 

 

23415096.jpg?w=640

 

 

 

 

Por que o fenômeno é tão raro de acontecer

 

Outros registros de neve seriam vivenciados no futuro em Santa Catarina. No final da década de 1970 e início dos ano 1980, além da Serra, era comum Meio-Oeste e Planalto Norte registrarem o fenômeno. Em 12 de julho de 2000, 10 cidades catarinenses situadas entre a Serra e o Oeste tiveram precipitação de flocos.

 

 

23415393.jpg?w=640

 

Em 4 de agosto de 2010, o fenômeno apareceu com intensidade em 14 cidades do Estado, incluindo Orleans e Urussanga que, apesar da proximidade com a Serra – que registrou meio metro de acúmulo de gelo –, estão apenas 132 metros e 49 metros, respectivamente, acima do nível do mar.

 

Está viva na memória de praticamente todos os catarinenses o amanhecer de 23 de julho de 2013, quando 107 cidades amanheceram, inclusive no litoral catarinense, com os campos esbranquiçados. Ano passado, no domingo 21 de agosto, Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra tiveram precipitação pela manhã e à tarde. Há duas semanas, as quatro cidades voltaram a registrar o fenômeno.

 

 

23415507.jpg?w=640

 

Mas em nenhum o acúmulo de neve foi o mesmo de 1957. Por que o fenômeno é tão raro? Para a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, há duas explicações básicas: é preciso a combinação de diversos fatores meteorológicos e a mudança da configuração das cidades pode ter influenciado.

 

 

Primeiro, prever a ocorrência de neve é difícil e só se confirma com exatidão com menos de 24 horas de antecedência. É preciso ter temperaturas próximas ou abaixo de 0°C na superfície e na altitude das nuvens e muita umidade, para gerar a precipitação.

 

No caso de 1957, tudo aconteceu com muita intensidade. Além disso, as cidades eram predominantemente rurais, com pouco concreto para reter calor. Até mesmo as temperaturas mínimas do inverno não têm sido tão baixas como já foram em décadas passadas.

 

 

Recordes são raros nas últimas décadas

 

Conforme dados das estações da Epagri Ciram, os recordes de frio são de 1952 (-14°C em Caçador), 1963 (-12°C, em Canoinhas) e 1945 (-11,6°C, em Xanxerê). O mais recente é de 1991: -10ºC em São Joaquim. Índices que representam o dobro ou o triplo das temperaturas mais baixas registradas nos últimos anos no Estado.

 

– Sem dúvida há impacto no clima em função da urbanização. E pelo próprio fato desse frio extraordinário, de muito abaixo de 0°C, serem recordes, demonstram a raridade do fenômeno, mais difícil de ser recuperado – explica Marilene.

 

O meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, confirma que a nevasca de 1957 é uma das maiores que se tem registro no Brasil. Segundo ele, o normal para a nossa região são as ocorrências mais fracas do fenômeno e a neve de 1957 foi fora da curva, fugindo das características de Santa Catarina.

 

Puchalski explica que existe uma grande quantidade de cenários específicos na atmosfera que propiciam a formação de nuvens de neve. O cenário mais básico é quando há umidade sobre a região, com tempo nublado, e uma massa de ar frio ao mesmo tempo.

 

– Um dos cenários ocorre quando há um ciclone no oceano, perto da costa, com ventos no sentido horário - o que joga a umidade para serra. Mas esse ciclone tem que estar em uma posição bem específica para chegar na região serrana, onde a altitude é maior. Ao mesmo tempo, deve ocorrer a entrada de uma massa de ar muito frio a partir do Oeste do Estado, pelo norte da Argentina. É essa combinação que gera nuvens associadas à neve. Além disso, as temperaturas têm que estar baixas - de preferência abaixo de zero - em todas as camadas da atmosfera, do topo da nuvem ao solo, para que a neve não derreta antes de chegar ao chão.

 

Essa combinação é difícil de ocorrer, já que a massa de ar frio está associada ao tempo seco e costuma empurrar a umidade para o oceano. De acordo com Puchalski, o cenário deve ter sido semelhante a este em 1957, mas com uma intensidade diferente, resultante de muita umidade e uma massa de ar frio estacionária, para que nevasse por tanto tempo na região.

 

Leia as últimas notícias

 

Já em 2013, no último grande registro de neve que tivemos no Estado, ocorreu uma situação menos frequente - a neve que normalmente fica entre a Serra, Planalto Norte e o Oeste caiu entre a região serrana e o litoral.

 

– Em São Joaquim, por exemplo, o fenômeno teve menos força do que em Rancho Queimado. Isso porque houve uma condição meteorológica bem propícia por conta da intensidade da massa de ar frio, o que não é normal no litoral, já que perto da superfície as temperaturas são mais positivas, combinada com uma frente fria que manteve o ar úmido.

 

 

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2017/06/no-primeiro-dia-do-inverno-veja-fotos-da-maior-nevasca-de-sc-que-ocorreu-ha-60-anos-9821532.html

Link to comment
Share on other sites

Anomalia em 7 dias : :heart: :heart: :heart: :heart:

 

[attachment=0]eps_t2ma_7d_brazil_29.png[/attachment]

 

Finalmente o leste do sudeste se beneficia de um clima em neutralidade!

Depois de anos com el nino atrapalhando a chuva do verão e o frio do inverno estamos sentindo um frio maravilhoso nesse inverno! Já digo que está bem melhor que o ano passado, quando o sul, sp e a região oeste se beneficiaram com o frio! Agora é a nossa vez pelo visto e finalmente! Quemo el nino nao retorne nunca mais! Kkk

Agora temperatura amena em BH, 18oc e sensação de frio maior por causa da umidade e ventos da costa! Ta perfeito!!!

 

Realmente estamos tendo um dia agradável hoje, mas até aqui o ano passado ainda tinha sido melhor, pois do dia 12/06 até o final de junho de 2016 tivemos uma boa sequência de dias frios para os padrões de BH, com mínimas abaixo de 15 em todos os dias, salvo engano, e, em alguns dias, mínimas de 10/11 graus no INMET e de 8/9 em regiões altas da cidade e na Pampulha.

 

Hoje tive mínima de 14,8 C em casa (com muito vento e sensação térmica mais baixa), e agora tenho 20,7 graus (houve registro de 21,0 C, um pouco antes), com céu parcialmente nublado. Na Pampulha a mínima foi de 14,9 e, nas partes altas da cidade, 12,5 C.

Link to comment
Share on other sites

Good old days....

 

 

 

smug.gif~original

 

No primeiro dia do inverno, veja fotos da maior nevasca de SC, que ocorreu há 60 anos

A neve acumulada pôde ser vista nos campos da Serra por até 15 dias. São Joaquim tinha cerca de 10 mil habitantes, e todos os acessos ficaram bloqueados por pelo menos uma semana

 

23415093.jpg?w=640

 

 

Aos 91 anos, o padre Blevio Oselame, o monsenhor de São Joaquim, guarda apenas um arrependimento nas mais de seis décadas de sacerdócio: ter saído de casa na manhã de 20 de julho de 1957. Era data da maior nevasca de Santa Catarina, que completa seis décadas neste ano. As informações são do Diário Catarinense.

 

Naquele dia, o padre seguiu rumo a três madeireiras incumbido de celebrar mais de 20 batizados e seis casamentos na localidade de Cruzeiros, interior de São Joaquim, na Serra Catarinense.

 

 

23415019.jpg?w=640

 

Às 10h começaram a cair os primeiros flocos de neve. O jovem padre – que chegara na cidade em janeiro daquele ano – tinha sido alertado das dificuldades que o fenômeno poderia provocar, mas insistiu no dever.

 

Conseguiu ajuda do motorista de uma serraria, que emprestou o jipe da empresa – um dos raros da cidade naquela época – e conduziu o sacerdote aos compromissos.

 

 

23415028.jpg?w=640

 

Depois de percorrer as madeireiras para celebrar as missas combinadas, o padre decidiu retornar, por volta das 16h. A tempestade não cessava. Era tanta neve já acumulada que a superfície superava o para-choque do jipe. O carro encalhou próximo ao campo de aviação.

 

A cerca de cinco quilômetros da igreja matriz, Blevio Oselame seguiu a pé, esgueirando-se nos muros de taipa que ladeavam a estrada. O medo do fenômeno desconhecido crescia à medida em que anoitecia.

 

 

23415027.jpg?w=640

 

Era a maior nevasca já registrada em Santa Catarina e a maior do Brasil já fotografada – há apenas registros de 2 metros acumulados em Vacaria (RS) em 1879.

 

A tempestade só começou a cessar às 22h, com cerca de 1,30 metro de neve acumulada. E o motorista que emprestou o jipe para a viagem do sacerdote foi demitido pelo patrão logo depois pela façanha, mas está eternizado na fotografia com o padre e outros dois homens que ajudaram a desatolar o veículo.

 

 

23415099.jpg?w=640

 

– Jamais poderia ter saído de casa, mesmo de dia, pois não havia ninguém na estrada. Se fosse à noite, não sobreviveria. Como eu era leigo, ignorante das questões da natureza, embarquei nessa fria – afirma o religioso.

 

A neve acumulada pôde ser vista nos campos da Serra por até 15 dias. São Joaquim tinha cerca de 10 mil habitantes e todos os acessos ficaram bloqueados por pelo menos uma semana. Havia casas cobertas pelo gelo e árvores quebradas.

 

 

23415080.jpg?w=640

 

– Os galhos dos pinheiros quebravam facilmente com o peso do gelo. Era um perigo até para o gado – diz Oselame.

 

A ajuda vinha apenas do céu. Aviões da Força Aérea Brasileira decolavam de Curitiba com mantimentos e roupas e despejavam em caixas num campo de futebol da cidade.

 

 

23415033.jpg?w=640

 

 

Até voluntários de Pernambuco se compadeceram com a situação e enviaram donativos, lembra o padre Oselame. Apesar da intensidade da nevasca, não houve feridos, mas muitos ficaram desabrigados – o peso da neve ruiu telhados – e perderam animais de criação, como galinhas e porcos.

 

 

23415096.jpg?w=640

 

 

 

 

Por que o fenômeno é tão raro de acontecer

 

Outros registros de neve seriam vivenciados no futuro em Santa Catarina. No final da década de 1970 e início dos ano 1980, além da Serra, era comum Meio-Oeste e Planalto Norte registrarem o fenômeno. Em 12 de julho de 2000, 10 cidades catarinenses situadas entre a Serra e o Oeste tiveram precipitação de flocos.

 

 

23415393.jpg?w=640

 

Em 4 de agosto de 2010, o fenômeno apareceu com intensidade em 14 cidades do Estado, incluindo Orleans e Urussanga que, apesar da proximidade com a Serra – que registrou meio metro de acúmulo de gelo –, estão apenas 132 metros e 49 metros, respectivamente, acima do nível do mar.

 

Está viva na memória de praticamente todos os catarinenses o amanhecer de 23 de julho de 2013, quando 107 cidades amanheceram, inclusive no litoral catarinense, com os campos esbranquiçados. Ano passado, no domingo 21 de agosto, Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra tiveram precipitação pela manhã e à tarde. Há duas semanas, as quatro cidades voltaram a registrar o fenômeno.

 

 

23415507.jpg?w=640

 

Mas em nenhum o acúmulo de neve foi o mesmo de 1957. Por que o fenômeno é tão raro? Para a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, há duas explicações básicas: é preciso a combinação de diversos fatores meteorológicos e a mudança da configuração das cidades pode ter influenciado.

 

 

Primeiro, prever a ocorrência de neve é difícil e só se confirma com exatidão com menos de 24 horas de antecedência. É preciso ter temperaturas próximas ou abaixo de 0°C na superfície e na altitude das nuvens e muita umidade, para gerar a precipitação.

 

No caso de 1957, tudo aconteceu com muita intensidade. Além disso, as cidades eram predominantemente rurais, com pouco concreto para reter calor. Até mesmo as temperaturas mínimas do inverno não têm sido tão baixas como já foram em décadas passadas.

 

 

Recordes são raros nas últimas décadas

 

Conforme dados das estações da Epagri Ciram, os recordes de frio são de 1952 (-14°C em Caçador), 1963 (-12°C, em Canoinhas) e 1945 (-11,6°C, em Xanxerê). O mais recente é de 1991: -10ºC em São Joaquim. Índices que representam o dobro ou o triplo das temperaturas mais baixas registradas nos últimos anos no Estado.

 

– Sem dúvida há impacto no clima em função da urbanização. E pelo próprio fato desse frio extraordinário, de muito abaixo de 0°C, serem recordes, demonstram a raridade do fenômeno, mais difícil de ser recuperado – explica Marilene.

 

O meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, confirma que a nevasca de 1957 é uma das maiores que se tem registro no Brasil. Segundo ele, o normal para a nossa região são as ocorrências mais fracas do fenômeno e a neve de 1957 foi fora da curva, fugindo das características de Santa Catarina.

 

Puchalski explica que existe uma grande quantidade de cenários específicos na atmosfera que propiciam a formação de nuvens de neve. O cenário mais básico é quando há umidade sobre a região, com tempo nublado, e uma massa de ar frio ao mesmo tempo.

 

– Um dos cenários ocorre quando há um ciclone no oceano, perto da costa, com ventos no sentido horário - o que joga a umidade para serra. Mas esse ciclone tem que estar em uma posição bem específica para chegar na região serrana, onde a altitude é maior. Ao mesmo tempo, deve ocorrer a entrada de uma massa de ar muito frio a partir do Oeste do Estado, pelo norte da Argentina. É essa combinação que gera nuvens associadas à neve. Além disso, as temperaturas têm que estar baixas - de preferência abaixo de zero - em todas as camadas da atmosfera, do topo da nuvem ao solo, para que a neve não derreta antes de chegar ao chão.

 

Essa combinação é difícil de ocorrer, já que a massa de ar frio está associada ao tempo seco e costuma empurrar a umidade para o oceano. De acordo com Puchalski, o cenário deve ter sido semelhante a este em 1957, mas com uma intensidade diferente, resultante de muita umidade e uma massa de ar frio estacionária, para que nevasse por tanto tempo na região.

 

Leia as últimas notícias

 

Já em 2013, no último grande registro de neve que tivemos no Estado, ocorreu uma situação menos frequente - a neve que normalmente fica entre a Serra, Planalto Norte e o Oeste caiu entre a região serrana e o litoral.

 

– Em São Joaquim, por exemplo, o fenômeno teve menos força do que em Rancho Queimado. Isso porque houve uma condição meteorológica bem propícia por conta da intensidade da massa de ar frio, o que não é normal no litoral, já que perto da superfície as temperaturas são mais positivas, combinada com uma frente fria que manteve o ar úmido.

 

 

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2017/06/no-primeiro-dia-do-inverno-veja-fotos-da-maior-nevasca-de-sc-que-ocorreu-ha-60-anos-9821532.html

 

Fotos lindas! Como eu sempre digo: era outra dinâmica climática, não adianta. Sempre foi difícil nevar do BRASIL, mas a dinâmica de anos pra cá se tornou menos propícia. Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z aumentou o frio noturno e matinal nas manhãs do leste do Sudeste de amanhã até o fim da grade. Será um longo período de temperaturas abaixo da média por aqui. No momento, tenho 21,6C e céu parcialmente nublado.

 

Acredito que teremos ate o final de junho e início de julho, dias "normais", condizentes com esta época. Nada de chuva, temperaturas super agradáveis, oscilando entre 11/13ºC no Mirante e máximas de comportados 21/23ºC, com sol. Bombarão os microclimas, especialmente nas mínimas mais afastadas do centro, com inúmeras sub-10ºC no período: Ibiúna, Vargem Grande Paulista, Itapevi,Cotia, Santana do Parbaíba, Capela do Socorro, Parelheiros, Perus, Granja Viana e a imbatível São Lourenço da Serra. Será um período de frio gostoso, de manhã, final de tarde, noite e madrugada.

 

Desta forma, junho deve fechar para o Sudeste não com anomalias fora do normal. pode até fechar na média, quem sabe? Vai depender bastante das mínimas.amos torcer.

 

Pois é, Caco. Para Sampa, acho difícil conseguir fechar Junho na média, pois tenho quase certeza de que está acima da média neste momento e a perspectiva até o fim do mês, como vc mesmo disse, são de temperatura dentro do normal.

 

Já para JF, também está difícil fechar na média. A primeira quinzena do mês foi terrível e aquela MP do dia 10 chegou ridiculamente fraca por aqui. Vamos ter valores abaixo do normal até o final do mês agora, mas não chega a ser muito abaixo, por isso minha estimativa é:

 

- FECHAREMOS JUNHO COM DESVIO DE +00,5C

 

Mas Sampa tá bem pouco acima da normal 81-2010. Tá um junho bem ameno. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Como já vinha sendo previsto, o sol apareceu com mais força por aqui.

Pela manhã ainda tínhamos muitas nuvens no céu, mas que foram se dissipando e agora apenas alguma nebulosidade.

 

A mínima na Mooca ficou em 14,4 graus, valor parecido com o dos dias anteriores.

Agora estamos com 21,8 graus.

 

Se bem que aqui na Vila Prudente estava 90% nublado 0h00 e quase 100% limpo 4h da matina.

Link to comment
Share on other sites

Tive minima de 3°C essa manha, para os proximos dias a previsão é de geadas

 

GFS da boas minimas nos proximos dias

 

 

[attachment=2]gfs_t2min_c_rio_10.png[/attachment][attachment=1]gfs_t2min_c_rio_14.png[/attachment][attachment=0]gfs_t2min_c_rio_18.png[/attachment]

 

William,

no link de previsão de geadas do Inpe/Cptec, desde a terça-feira que prevê geadas na Mantiqueira no sábado e domingo.

Link to comment
Share on other sites

Querem uma notícia boa? Busquei análogos de curto prazo baseados em SOI e ENSO. A SOI de 30 dias atual está em -4, e estamos com ONI muito próxima de um patamar de el-nino após termos passado alguns meses sob la nina fraca. O quê tivemos parecido com isso no passado?

 

MELHOR ANÁLOGO DE TODOS

 

1980 - SOI de junho era de -4,7. Delta da SOI parecido com atual. ONI era parecida com atual. Maio e junho quentes. Julho frio.

 

 

 

BONS ANÁLOGOS

 

1957 - SOI de junho de -2,3. Delta da SOI era diferente da atual. ONI igual a nossa atual (La-Nada saindo de La-Nina fraca). Pra completar, maio e junho também foram quentes. Daí veio que todos sabemos em julho e agosto, ambos frios e com nevasca.

 

2009 - SOI de junho de -2,3. Delta da SOI era diferente do atual. ONI bem parecida com a atual (La-Nada saindo de La-Nina). Maio quente, junho frio. Daí veio julho paulada.

 

1961 (nosso único análogo ruim) - SOI de junho de -3,1. Delta da SOI parecido com atual. ONI era de neutralidade total (entre 1959 e 1963 ficamos em uma neutralidade sem fim). Maio, junho e julho foram quentes.

 

 

 

ANÁLOGOS REGULARES

 

1983 - SOI de junho de -3,1. Delta da SOI parecido com atual. ONI era de El-Nino. Maio quente, junho frio. Julho veio tão frio quanto junho.

 

1953 - SOI de junho de -2,3. Delta da SOI bem diferente do atual. ONI era de El-Nino. Maio e Junho ABSURDAMENTE quentes, daí veio julho uma paulada de -3,1C de anomalia em POA.

 

1988 - SOI de junho era de -3,9. Delta SOI parecido com atual. ONI era de La-Nina. Maio, junho e julho bem frios.

 

2000 - SOI de junho era de -5,5. Delta da SOI parecido com atual. ONI era de La-Nina. Maio e junho quentes. Julho congelante e agosto frio.

 

1991 - SOI de junho era de -5,5. Delta da SOI diferente do atual. ONI era de El-Nino. Maio e junho quentes. Julho um pouco abaixo da média.

 

 

 

Resumindo: exceto por 1961, esses análogos são boas perspectivas para julho.

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem as médias até o momento com as anomalias de junho para Sampa?

Obrigado

P.S: e como terminou maio? acima ou abaixo?

Maio no Mirante está aqui => viewtopic.php?p=560167#p560167

 

Junho até hoje está assim no Mirante (Referência: normal baziana 1981-2010):

Máximas: 22,6°C (+0,1°C)

Mínimas: 14,5°C (+1,5°C)

 

Em termos de médias, a mesma xoxice de maio. :sad:

 

----------------

 

A título de curiosidade, as médias da década de 1911-1920 em Sampa:

Jan: 20,7°C

Fev: 20,8°C

Mar: 19,9°C

Abr: 18,4°C

Mai: 16,7°C

Jun: 15,1°C

Jul: 14,4°C

Ago: 15,0°C

Set: 16,1°C

Out: 17,2°C

Nov: 18,9°C

Dez: 19,6°C

Anual: 17,7°C

 

Era outro mundo...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Querem uma notícia boa? Busquei análogos de curto prazo baseados em SOI e ENSO. A SOI de 30 dias atual está em -4, e estamos com ONI muito próxima de um patamar de el-nino após termos passado alguns meses sob la nina fraca. O quê tivemos parecido com isso no passado?

 

MELHOR ANÁLOGO DE TODOS

...

:hi: :clapping: :ok:

Link to comment
Share on other sites

A previsão pros próximos dias é como o Dable diz: "pra baziano trocar de hobbie", lembrando do forte viés do GFS para o frio:

 

5LYDerE.png

 

Europeu:

 

SRNateQ.png

 

:hang1:

 

Precisa-se de frio !!!

 

Muito ruim no Sul, bom no Sudeste e excelente para o leste do Sudeste e interior do estado da Bahia.

 

Entretanto, será bom por aqui em termos de médias...mas não haverá frio intenso, mantendo-se assim um padrão xoxo frio :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Bah, que previsão ruim! Isso que Blumenau ficará sob atuação mais direta da antiga mp.

 

De qualquer forma para cá a MetSul dá variação de 11° a 26° até 4ª da semana que vem, quando haveria alguma chuva. No geral a cidade teria de 13° a 24°. Bem chato, e acima da média. Pelo menos NÃO tem calor!

 

Interessante é ver que no início da próxima semana pode chegar a até 6° em 850 hpa no meio de MG e 12° no oeste de PE!! Será o período mais frio do interior de Minas até o Sertão em alguns anos, creio. Muito locais de MG e S da BA terão mínimas de um dígito, e acredito que chegue perto dos 10° na Serra da Borborema.

 

Hoje tive variação de 11,4° a 24,6°. Agora faz 21,5°com 66%.

Link to comment
Share on other sites

A previsão pros próximos dias é como o Dable diz: "pra baziano trocar de hobbie", lembrando do forte viés do GFS para o frio:

 

5LYDerE.png

 

Europeu:

 

SRNateQ.png

 

:hang1:

 

Precisa-se de frio !!!

 

Muito ruim no Sul, bom no Sudeste e excelente para o leste do Sudeste e interior do estado da Bahia.

 

Entretanto, será bom por aqui em termos de médias...mas não haverá frio intenso, mantendo-se assim um padrão xoxo frio :mosking:

 

ASAS não é frio. Vc passa o dia inteiro de camiseta sob influencia de ASAS.

Link to comment
Share on other sites

Umidade marítima advectada por vento nordeste tropical nunca é bom pra cá, causa essas mínimas bem altas, e por consequente as médias, que no inverno são comandadas pelas mínimas, ficam igualmente altas :negative:

 

Variação de 15,2 a 21,6C com céu nublado por aqui hoje, xoxo e morno

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, de acordo com as previsões, ficaremos vários dias nos 11-13 / 22-24°C.

 

Friozinho básico pela manhã.

Varia de pessoa pra pessoa, claro, mas normalmente um moletom resolve tranquilamente.

 

Durante o dia, aproximadamente entre 9h da manhã e 4h da tarde, camisa/camiseta de mangas curtas.

Se ficar muito tempo nas ruas, debaixo do sol, dá até uma sensação de leve calor.

 

A única hora ruim é no final da tarde.

Começa a soprar a brisa marítima e a temperatura pode cair de 22-23°C para 14-15-16°C em questão de 2 horas.

A umidade sobe de 30-35 para 80-85%.

A MM vem com tudo e o céu fica encoberto rapidinho.

È a única ocasião em que alguém que saiu de casa "desprevenido" pode passar frio.

Link to comment
Share on other sites

 

Muito ruim no Sul, bom no Sudeste e excelente para o leste do Sudeste e interior do estado da Bahia.

 

Entretanto, será bom por aqui em termos de médias...mas não haverá frio intenso, mantendo-se assim um padrão xoxo frio :mosking:

 

Ano bonzinho aí no leste do país, aqui por enquanto vai sendo até um pouco pior que 2015, principalmente devido a maio e junho, então aproveite bem :laugh:

 

Torcendo do fundo do coração que Julho atenda bem a todos com frio. :friends:

Link to comment
Share on other sites

Até o início de julho, eu torço para que alguma área de instabilidade se forme no Paraguai/Mato Grosso do Sul e chegue aqui em SP, mesmo que fraca.

 

Se não temos frio, que venha pelo menos um pouco de chuva pra não ficar aquele tempo seco desagradável.

 

Tempo seco que implica em aumento da poluição, além de ser o pesadelo da "turma" da rinite, asma, bronquite, das mães de recém-nascidos, etc, etc.

Link to comment
Share on other sites

Se bem que aqui na Vila Prudente estava 90% nublado 0h00 e quase 100% limpo 4h da matina.

 

Aqui as nuvens aumentaram logo depois da minha postagem.

Mas no meio da tarde deu uma boa diminuída, sem deixar o céu completamente limpo.

A noite começa com muita nebulosidade.

 

Agora faz 18,8 graus na Mooca, após chegar aos 23,6 graus, o que bate com o que era previsto.

Link to comment
Share on other sites

Hoje finalmente tivemos um dia com sensação de frio o dia todo em BH.

A mínima aqui em casa foi de 14,8º (e 14,9º no INMET), com tempo ventoso e céu parcialmente nublado a nublado em alguns períodos. A máxima foi de 21,6º em casa (22,5º no INMET), mas com sensação térmica baixa. Agora o céu está limpo e faz 17,4º C. Se não nublar, podemos ter boa mínima amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Em Porto Alegre, estamos com as seguintes médias:

 

Compensada: 15,0°C (+0,7°)

 

Mínimas: 11,9°C (+1,3°)

Máximas: 20,5°C (+1,1°)

 

E com a promessa de máximas bem acima da média pelo resto do mês (devem ficar em 25/26°C) e mínimas acima da média (12/13°C), temos boas chances de fechar bem acima neste mês (talvez mais de +1,5°).

Link to comment
Share on other sites

ASAS não é frio. Vc passa o dia inteiro de camiseta sob influencia de ASAS.

 

ASAS igual ao que tivemos no início de Junho não é frio de fato. Agora, quando temos uma ASAS de polar velha, combinada a uma subsidência em 500hpa exatamente sobre o sudeste, a situação muda, hehehe. Também a posição desta alta nos será favorável.

 

Claro que não é a dinâmica ideal, pois o perfeito para nós é uma massa polar que seja semi-continental com deslocamento em diagonal. No entanto, mediante a falta de algo Melhor, esse friozinho no oceano será​ bem vindo. Alguns modelos sugerem a intensificação da subsidência semana que vem, o que traria a típico situação sudestina de muito frio de manhã e tardes levemente quentes.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal. ..

Hoje foi um dia bem agradável por aqui, a temperatura variou entre 10,5C e 20,4C...e até inicio de julho pelo menos a agradabilidade vai imperar por aqui...que julho possa ter outra dinamica e nos compensar com a xoxeza que foi esse Junho, salvo alguns periodos curtos mais Interessantes...torcendo pra haver sincronia entre os dados atuais postados pelo Bruno e seus análogos em anos anteriores em que julho se mostrou excelente. .

Link to comment
Share on other sites

Dia muito agradável hoje aqui no Rio. Aqui na zona sul a madrugada ainda foi chuvosa em suas primeiras horas, mas a manhã foi de muito sol, bem como a primeira metade da tarde. Depois, houve um aumento de nebulosidade mas agora o tempo voltou a abrir e temos uma noite com poucas nuvens. A máxima foi de 23,7°C e no momento faz apenas 18,9°C aqui em Copacabana, sendo a mínima do dia até agora.

Link to comment
Share on other sites

Anomalia em 7 dias : :heart: :heart: :heart: :heart:

 

[attachment=0]eps_t2ma_7d_brazil_29.png[/attachment]

 

Finalmente o leste do sudeste se beneficia de um clima em neutralidade!

Depois de anos com el nino atrapalhando a chuva do verão e o frio do inverno estamos sentindo um frio maravilhoso nesse inverno! Já digo que está bem melhor que o ano passado, quando o sul, sp e a região oeste se beneficiaram com o frio! Agora é a nossa vez pelo visto e finalmente! Quemo el nino nao retorne nunca mais! Kkk

Agora temperatura amena em BH, 18oc e sensação de frio maior por causa da umidade e ventos da costa! Ta perfeito!!!

 

Realmente estamos tendo um dia agradável hoje, mas até aqui o ano passado ainda tinha sido melhor, pois do dia 12/06 até o final de junho de 2016 tivemos uma boa sequência de dias frios para os padrões de BH, com mínimas abaixo de 15 em todos os dias, salvo engano, e, em alguns dias, mínimas de 10/11 graus no INMET e de 8/9 em regiões altas da cidade e na Pampulha.

 

Hoje tive mínima de 14,8 C em casa (com muito vento e sensação térmica mais baixa), e agora tenho 20,7 graus (houve registro de 21,0 C, um pouco antes), com céu parcialmente nublado. Na Pampulha a mínima foi de 14,9 e, nas partes altas da cidade, 12,5 C.

 

 

Porém a sensação que tenho é que esse frio que está apenas começando é mais consistente do que do ano passado!

Tivemos dias frios anos passado sim, mas nao tinha essa sequência toda e nesses mesmos dias a máxima era razoavelmente alta! Hoje por ex ficamos com máxima em torno dos 20oC e a previsão aponta isso para os próximos 15 dias!

Dificilmente passaremos de 23,24OC nas proximas duas semanas e ja tem dias marcando minima abaixo de 10OC. Essa sequencia nao tivemos ano passado. Vale muito mais 15,20 dias amenos a frio, do que uma massa polar de 3 dias muito frios!

Link to comment
Share on other sites

Junho até hoje está assim no Mirante (Referência: normal baziana 1981-2010):

Máximas: 22,6°C (+0,1°C)

Mínimas: 14,5°C (+1,5°C)

 

 

Assim como Maio, "continua ruim, mas bom", rsrsrs. Não, sério, as médias máximas têm sido boas; há falta neste ano de MP´s mais intensas, mas a frequência de FF´s e Mp´s, no meu ponto de vista, não está decepcionando. Em termos dinâmicos, não estou achando ruim não. Até o final do mês, a média das mínimas deverá cair, assim como das máximas. Junho não será "ruim"; como maio acho que ficará com nota 6 aqui para Sampa.

Link to comment
Share on other sites

Sim, Moretão. E digo mais, em condições favoráveis e em pé de igualdade de atuação da MP, poderá ter os menores registros entre todas as litorâneas do estado.

 

Acho que mais nas MPs mais bloqueadas. Pois como exemplo, Itapoá teve -1,1°C ano passado, Carijós ano passado acho que foi 0,6°C. Este ano Itapoá teve 4,8°C e Carijós acho que foi 6,4°C. Ratones teria que ser muito mais fria que Carijós para tentar chegar próxima a Itapoá. Das outras cidades litorâneas deve ganhar, pois as estações das outras cidades são mal localizadas.

 

---

 

Dia mais outonal por aqui hoje. Monotonia total daqui para frente.

Link to comment
Share on other sites

Fazia tempo que não via o verde tomando conta de boa parte do Brasil central. .. DF, sudeste de GO e grande parte da área central de MG e Triângulo mineiro poderão registrar minimas abaixo de 10ºC, incluindo as capitais Brasília, Goiânia e Belo Horizonte... ja a maior parte da Mantiqueira e do sul de MG registrarão negativas ou próximas a zero. ..Já que haverá ASAS, que possa valer a pena para algumas áreas ao menos. ..as baixadas do PNI irão rugir! !!

Tudo bem divididinho:

Centro-Sul brasileiro ameno, Mantiqueira gelada, sul do RS, Uruguai e nordeste da ARG até a região do Prata com temperaturas bem acima da média e Patagônia congelandooo!!...cenário de bloqueio mais tipico não há. ..00SMAXT_117.jpg.2bca23c80b7a75706eca4529f9e2fe9d.jpg

00SMINT_114.jpg.22d4b344347c5fd0007d4223258a2452.jpg

Link to comment
Share on other sites

Em Porto Alegre, estamos com as seguintes médias:

 

Compensada: 15,0°C (+0,7°)

 

Mínimas: 11,9°C (+1,3°)

Máximas: 20,5°C (+1,1°)

 

E com a promessa de máximas bem acima da média pelo resto do mês (devem ficar em 25/26°C) e mínimas acima da média (12/13°C), temos boas chances de fechar bem acima neste mês (talvez mais de +1,5°).

Que bela merda, hein? Não sabia que estava tão ruim!! Mais um mês com uma bela anomalia positiva. Viva 2017!!

Link to comment
Share on other sites

Nestes próximos dias teremos o PIOR cenário para o frio no Brasil: uma baixa pressão na costa do Chile. Com este sistema o jato ondula para o sul na Patagônia e mantém o bloqueio naquela região. Como resultado é drenado vento norte pela Argentina e ASAS se aproxima do continente, mantendo este tempo chato e mais quente do que o normal no Centro-Sul.

 

Mas o pior de tudo é a AUSÊNCIA de mp´s. Com a baixa na costa do Chile, as mp´s sãp jogadas para o meio do Pacífico. Resultado: além do bloqueio na Patagônia, NÃO HÁ ar frio para forçar a passagem. Mesmo que o bloqueio suma demoraria uns 4 ou 5 dias para uma frente chegar aqui. Esta é a pior dinâmica atmosférica que podemos ter. Foi este o padrão de grande parte do maravilhosíssimo 2012, por sinal. Imaginem isto no verão.

 

A vantagem é que a ASAS se estenderá bem Brasil adentro. Do contrário haveria drenagem de vento norte sobre o país, e o Sul não estaria com tardes agradáveis, mas com calor!

Link to comment
Share on other sites

Noite de céu limpo aqui em Sampa, contrariando a previsão de aumento de MM.

Aliás, é até uma situação inusitada essa, pois os aeroportos estão registrando ventos ESE (congonhas) e ENE (Guarulhos).

Mesmo os ventos soprando de ENE (que não é mais marítimo no leste de SP), é normal de que ainda tenhamos nuvens estratos durante a noite com eles soprando nessa direção.

 

Agora temos 16,1 graus na Mooca.

Link to comment
Share on other sites

Após máxima de 22,5C e nebulosidade variável durante o dia, a noite é fria, ventosa e estrelada em BH.

 

De 18,9 graus que fazia logo no começo da noite(18h), a temperatura caiu para 15,4C no meu bairro (830m), 15,0 na automática da Pampulha (850m) e 12,8C no Cercadinho (1200m) agora.

 

A previsão é de mínima em torno de 12C. Como está sempre soprando um vento úmido, a sensação térmica está bastante baixa na rua entre 20h e 8h da manhã, da pra perceber que as pessoas estão incrementando mais o agasalho. São as menores ST do ano até o momento. :good2:

Link to comment
Share on other sites

A previsão pros próximos dias é como o Dable diz: "pra baziano trocar de hobbie", lembrando do forte viés do GFS para o frio:

 

5LYDerE.png

 

Europeu:

 

SRNateQ.png

 

:hang1:

 

Precisa-se de frio !!!

 

Muito ruim no Sul, bom no Sudeste e excelente para o leste do Sudeste e interior do estado da Bahia.

 

Entretanto, será bom por aqui em termos de médias...mas não haverá frio intenso, mantendo-se assim um padrão xoxo frio :mosking:

 

ASAS não é frio. Vc passa o dia inteiro de camiseta sob influencia de ASAS.

Concordo plenamente!

Link to comment
Share on other sites

Em Porto Alegre, estamos com as seguintes médias:

 

Compensada: 15,0°C (+0,7°)

 

Mínimas: 11,9°C (+1,3°)

Máximas: 20,5°C (+1,1°)

 

E com a promessa de máximas bem acima da média pelo resto do mês (devem ficar em 25/26°C) e mínimas acima da média (12/13°C), temos boas chances de fechar bem acima neste mês (talvez mais de +1,5°).

Que bela merda, hein? Não sabia que estava tão ruim!! Mais um mês com uma bela anomalia positiva. Viva 2017!!

Realmente! Nunca acreditei em um inverno frio, de um modo geral, para 2017. Reafirmo minha posição: não é um 2015 ( já não é, porque pelo menos já teve uma neve mais decente em SC) , mas será um inverno com muitos períodos extensos xoxos. Tomara que 1 frio decente e com mais dias venha em julho ou agosto! Aposto nisso: uma MP forte, trazendo um frio intenso por pelo menos 5 ou 6 dias seguidos. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.