Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2017


Recommended Posts

Se POA começar a entrar no padrão 2012/2014/2015 a melhor coisa a fazer será mudar de cidade. Para garantir anomalia anual de +1° terá de haver muito sofrimento ao longo do ano, ou com verões insuportáveis, ou invernos péssimos, ou ambos. Caso notável de 2012, onde só julho, abril e parte de junho se salvam.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Normais 1961-1990 em Sampa (Médias compensadas de julho, fevereiro e anual):

 

INMET-Horto Florestal (775 m): 15,1°C / 21,6°C / 18,5°C

INMET-Mirante de Santana (792 m): 15,8°C / 22,4°C / 19,2°C

IAG (799 m): 15,3°C / 22,0°C / 18,7°C

 

A distância entre as estações do Mirante e do Horto era cerca de 4 km em linha reta.

Na 1ª foto abaixo, aquela área verde a norte da estação do Horto é o Parque Estadual da Cantareira.

 

Abaixo, a localização das estações:

72dgsl.jpg

 

2s823wx.jpg

Link to comment
Share on other sites

Normais 1961-1990 em Sampa (Médias compensadas de julho, fevereiro e anual):

 

INMET-Horto Florestal (775 m): 15,1°C / 21,6°C / 18,5°C

INMET-Mirante de Santana (792 m): 15,8°C / 22,4°C / 19,2°C

IAG (799 m): 15,3°C / 22,0°C / 18,7°C

Mais 2 estações do INMET desativadas em áreas rurais da Grande S. Paulo.

Não sei onde era a localização exata delas. :negative:

 

Cooperativa Agrícola de Cotia (838 m. Município de Cotia, a oeste de Sampa)

14,6°C / 21,1°C / 18,2°C (Pouca coisa abaixo da normal 1931-1960 do Mirante, certamente dentro do desvio padrão)

 

Mogi das Cruzes (775 m, a leste)

13,1°C / 19,9°C / 16,8°C (Como não sei onde ficava a estação, imagino que essas médias mais baixas sejam devido ao maior número de dias nublados, nevoeiros, etc, semelhante a Paranapiacaba e ao Riacho Grande, do Carlos Dias).

Link to comment
Share on other sites

Colombo tem fama de ser fria pelos Curitibanos e o pequeno centro da cidade é um pouco mais alto que qualquer região da capital paranaense.

 

Porém é bom não se enganar. A estação automática de Colombo fica na Embrapa, a Sudeste da cidade e nem de longe é uma região de baixada, muito mais parecida com topo. Uma região diferente do centro da cidade, se assemelhando mais a Curitiba. Num raio curto não nenhuma altitude que chegue a 1.000 metros pelo Google Earth.

 

---

 

Por aqui a temperatura chegou a 25/26 e trouxe desconforto. Hoje foi nublado, mas com boas aparições do sol de tarde. De noite felizmente sempre fica fresco.

Link to comment
Share on other sites

Estação de Colombo-PR

 

ano passado pesquisei a localização da estação de Colombo no google street wiew, fica dentro da embrapa florestas, o prédio da embrapa fica numa área elevada em relação ao entorno.Fica as margens da BR-476, seguindo para norte ou sul a estrada fica em nível mais baixo do que a sede da embrapa florestas.

Portanto não fica em baixada a estação.

Link to comment
Share on other sites

A nova normal oficial, de 1991 até 2020, está prestes a fechar, e então teremos uma verdadeira dimensão do estrago pós 2000. Vai assustar a muitos !

 

Entretanto, pode ser só ciclos naturais mesmo, embora eu acredite que seja uma mistura disso com os humanos. Enfim, mais 3 anos e vamos ter o novo perfil climático de muitas cidades brasileiras.

 

Por aqui 15C agora, friozinho bom.

Link to comment
Share on other sites

Nada sinaliza que POA tenha sofrido alteração com a "nova dinâmica". SP e Curitiba, na minha opinião, sofreram modificações (aquecimento) devido à urbanização do seu centro expandido e nova dinâmica, especialmente no pós-2000. O frio "noturno", por perda de radiação solar afeta mais SP e Curitiba e é mais "prejudicado" por excesso de urbanização, poluição, etc... POA, por ser mais baixa e sofrer mais influência de frio de advecção, "não sofre" neste aspecto.

 

Os arredores dos centros de SP/Curitiba são mais frios, especialmente à noite/manhã, mas também acredito que aqueceram também, no caso apenas devido ao aspecto "mudança de dinâmica" no pós -2000.

 

Lá na Granja Viana (região ao lado de Cotia) havia geada praticamente todo santo ano até 1994; foi voltar a acontecer uma geada "bonita e ampla" somente ano passado.

Link to comment
Share on other sites

A nova normal oficial, de 1991 até 2020, está prestes a fechar, e então teremos uma verdadeira dimensão do estrago pós 2000. Vai assustar a muitos !

 

Entretanto, pode ser só ciclos naturais mesmo, embora eu acredite que seja uma mistura disso com os humanos. Enfim, mais 3 anos e vamos ter o novo perfil climático de muitas cidades brasileiras.

 

Por aqui 15C agora, friozinho bom.

 

Renan,

vai ter muito recorde mensal e de acumulados em 24 horas de chuva, em relação a ao período 1961 a 1990, principalmente na região Norte, acompanho o boletim agroclimatológico do Inmet desde 2000,

Link to comment
Share on other sites

Colombo tem fama de ser fria pelos Curitibanos e o pequeno centro da cidade é um pouco mais alto que qualquer região da capital paranaense.

 

Porém é bom não se enganar. A estação automática de Colombo fica na Embrapa, a Sudeste da cidade e nem de longe é uma região de baixada, muito mais parecida com topo. Uma região diferente do centro da cidade, se assemelhando mais a Curitiba. Num raio curto não nenhuma altitude que chegue a 1.000 metros pelo Google Earth.

 

---

 

Por aqui a temperatura chegou a 25/26 e trouxe desconforto. Hoje foi nublado, mas com boas aparições do sol de tarde. De noite felizmente sempre fica fresco.

 

Ah bom!! Com essa informação o Ronaldo passa a ter razão.

Link to comment
Share on other sites

Nada sinaliza que POA tenha sofrido alteração com a "nova dinâmica". SP e Curitiba, na minha opinião, sofreram modificações (aquecimento) devido à urbanização do seu centro expandido e nova dinâmica, especialmente no pós-2000. O frio "noturno", por perda de radiação solar afeta mais SP e Curitiba e é mais "prejudicado" por excesso de urbanização, poluição, etc... POA, por ser mais baixa e sofrer mais influência de frio de advecção, "não sofre" neste aspecto.

 

 

Impressionante como vc faz uma boa leitura do clima destas cidades. Eu acho que sou o baziano que mais vivencia o clima dessas três cidades (estou em SP agora). Viajo muito pra SP e Ctba. E moro em POA. Concordo 100%.

Link to comment
Share on other sites

Colombo tem fama de ser fria pelos Curitibanos e o pequeno centro da cidade é um pouco mais alto que qualquer região da capital paranaense.

 

Porém é bom não se enganar. A estação automática de Colombo fica na Embrapa, a Sudeste da cidade e nem de longe é uma região de baixada, muito mais parecida com topo. Uma região diferente do centro da cidade, se assemelhando mais a Curitiba. Num raio curto não nenhuma altitude que chegue a 1.000 metros pelo Google Earth.

 

---

 

Por aqui a temperatura chegou a 25/26 e trouxe desconforto. Hoje foi nublado, mas com boas aparições do sol de tarde. De noite felizmente sempre fica fresco.

 

Ah bom!! Com essa informação o Ronaldo passa a ter razão.

 

Na verdade o ''crivo'' para o Ronaldo ''passar a ter razão'' não dependeu do seu convencimento no tema, ele já tinha razão antes mediante análise da realidade. :mosking:

 

E como disse anteriormente, morfologicamente a situação de Colombo não tem paralelo com a Serra da Mantiqueira, mas sim com o Primeiro Planalto de Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

A nova normal oficial, de 1991 até 2020, está prestes a fechar, e então teremos uma verdadeira dimensão do estrago pós 2000. Vai assustar a muitos !

Vai ser bombástico! As médias mínimas e máximas paulistanas darão um salto gigantesco.

No caso de Sampa, as máximas nem tanto mas as mínimas... :negative:

Embora eu ache que não vai ser "tãããoo" diferente da "nossa" normal 1981-2010.

 

O bairro onde moro é totalmente urbanizado desde meados da década de 1960.

Estou a 3 km em linha reta a NE da estação do Mirante.

 

Aqui, eu vi geada de branquear telhados e capô de carros em 1969, 1975, 1979, 1990 e 1994.

Fora aquelas geadinhas fracas e pontuais em terrenos baldios de baixada (Que não existem mais) aqui próximo de casa.

 

Depois de 1994, no meu bairro, nunca mais. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Nada sinaliza que POA tenha sofrido alteração com a "nova dinâmica". SP e Curitiba, na minha opinião, sofreram modificações (aquecimento) devido à urbanização do seu centro expandido e nova dinâmica, especialmente no pós-2000. O frio "noturno", por perda de radiação solar afeta mais SP e Curitiba e é mais "prejudicado" por excesso de urbanização, poluição, etc... POA, por ser mais baixa e sofrer mais influência de frio de advecção, "não sofre" neste aspecto.

 

Os arredores dos centros de SP/Curitiba são mais frios, especialmente à noite/manhã, mas também acredito que aqueceram também, no caso apenas devido ao aspecto "mudança de dinâmica" no pós -2000.

 

Lá na Granja Viana (região ao lado de Cotia) havia geada praticamente todo santo ano até 1994; foi voltar a acontecer uma geada "bonita e ampla" somente ano passado.

 

Excelente análise, Caco ! Aqui na minha cidade, eu diria que 90% da culpa do aquecimento é devido à nova dinâmica pós-2000, pois a estação do INMET foi trocada de lugar em 1973 justamente devido à crescente urbanização, e desde 1974 a estação localiza-se num topão a 950m de altitude e com poucas casas apenas. A parte ruim disso é que qualquer cálculo de média da normal 61-90 se tornou inútil. Fico no aguardo da normal 91-2020 para termos algo mais concreto, enquanto isso fico na nossa "normal baziana" de 81-2010.

Link to comment
Share on other sites

O aquecimento de POA que se observa nas normais é basicamente a urbanização. A cidade cresceu muito ao longo do séc. XX e o aquecimento até 2010 foi de 0,3°. Os anos de 2012, 2014 e 2015 são os únicos que mostrariam esta "nova dinâmica" por aqui. Mas como o Bruno disse sobre 2012, pode ser apenas algo fora da casinha. Do contrário os verões insuportáveis serão regra.

 

Aqui 19,1° com 84% depois de uma máxima de 27,1°.

Link to comment
Share on other sites

A nova normal oficial, de 1991 até 2020, está prestes a fechar, e então teremos uma verdadeira dimensão do estrago pós 2000. Vai assustar a muitos !

 

Entretanto, pode ser só ciclos naturais mesmo, embora eu acredite que seja uma mistura disso com os humanos. Enfim, mais 3 anos e vamos ter o novo perfil climático de muitas cidades brasileiras.

 

Por aqui 15C agora, friozinho bom.

 

Só pra ter uma prévia do estrago: Mirante de Santanás :bomb: na semi 2001-2016:

janeiro - 23,6

julho - 17,3

Link to comment
Share on other sites

NÃO LERAM! 923/CTBA E 950 COLOMBO!

 

É que vc editou depois que eu escrevi. Ronaldo, 950 metros em colombo deve ser uma baixada Cuiúda com C maiusculo. Vc olhou a topografia da cidade? Está entre 950 no local mais baixo possível e 1100 metros. Ainda acho que não são variáveis comparáveis.

 

NÃO FICA NUMA BAIXADA, FICA NUMA SITUAÇÃO PARECIDA COM A MINHA AQUI EM S.JOAQUIM, ENCOSTA.

Link to comment
Share on other sites

O bairro onde moro é totalmente urbanizado desde meados da década de 1960.

Estou a 3 km em linha reta a NE da estação do Mirante.

 

Aqui, eu vi geada de branquear telhados e capô de carros em 1969, 1975, 1979, 1990 e 1994.

Fora aquelas geadinhas fracas e pontuais em terrenos baldios de baixada (Que não existem mais) aqui próximo de casa.

 

Depois de 1994, no meu bairro, nunca mais. :sad:

 

 

EM FLORIPA TINHA GEADA NO CENTRO ATÉ MEADOS DE 60/70, DEPOIS SUMIU, URBANIZAÇÃO, JÁ NOS BAIRROS PERTO DO CENTRO OCORRE TODOS OU QUASE TODOS OS ANOS.

Link to comment
Share on other sites

A nova normal oficial, de 1991 até 2020, está prestes a fechar, e então teremos uma verdadeira dimensão do estrago pós 2000. Vai assustar a muitos !

 

Entretanto, pode ser só ciclos naturais mesmo, embora eu acredite que seja uma mistura disso com os humanos. Enfim, mais 3 anos e vamos ter o novo perfil climático de muitas cidades brasileiras.

 

Por aqui 15C agora, friozinho bom.

 

Só pra ter uma prévia do estrago: Mirante de Santanás :bomb: na semi 2001-2016:

janeiro - 23,6

julho - 17,3

 

17,3C em JULHO ? sai desse corpo que não te pertence, !

Link to comment
Share on other sites

A nova normal oficial, de 1991 até 2020, está prestes a fechar, e então teremos uma verdadeira dimensão do estrago pós 2000. Vai assustar a muitos !

 

Entretanto, pode ser só ciclos naturais mesmo, embora eu acredite que seja uma mistura disso com os humanos. Enfim, mais 3 anos e vamos ter o novo perfil climático de muitas cidades brasileiras.

 

Por aqui 15C agora, friozinho bom.

 

Só pra ter uma prévia do estrago: Mirante de Santanás :bomb: na semi 2001-2016:

janeiro - 23,6

julho - 17,3

 

17,3C em JULHO ? sai desse corpo que não te pertence, !

 

Olha que eu acho que bobeia das médias mínimas do miolo do inverno superarem a média máxima do miolo do verão...Nesse caso, o maior causador disso é a urbanização.

Link to comment
Share on other sites

Nova mínima do ano até o momento: 12,0C ...

 

Muito nevoeiro agora e 14,0C. Maio sendo Maio.

 

Repare como a "estabilização" da atmosfera (MP velha) faz melhor para o leste do Sudeste, Mantiqueira. JF tem mínimas melhoras e até máximas similares (ou até mais comportadas que SP). No Sul, só se salvam os pontos mais elevados mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Nova mínima do ano até o momento: 12,0C ...

 

Muito nevoeiro agora e 14,0C. Maio sendo Maio.

 

Repare como a "estabilização" da atmosfera (MP velha) faz melhor para o leste do Sudeste, Mantiqueira. JF tem mínimas melhoras e até máximas similares (ou até mais comportadas que SP). No Sul, só se salvam os pontos mais elevados mesmo.

 

MP velha é vida :laugh:

 

Hoje no PNI deu -02,4ºC, com geada forte. Vamos ter uma fraca advecção de frio nesta semana em decorrência da formação de uma baixa no litoral entre RJ e SP, já mencionada pelo Vini. Podemos ter alguns episódios de temporais isolados no Sudeste. No geral a primeira quinzena do mês se desenha com temperaturas abaixo da média na faixa leste do Sudeste. Uma possível data-chave para uma erupção mais forte é o dia 15/05, Caco. O Global pegou bem essa tendência, e eu queria dar uma olhada no CFS e EPS para esse período, só que atualmente estamos sem Weatherbell infelizmente (William, alguma novidade ?)

Link to comment
Share on other sites

Nova mínima do ano até o momento: 12,0C ...

 

Muito nevoeiro agora e 14,0C. Maio sendo Maio.

 

Repare como a "estabilização" da atmosfera (MP velha) faz melhor para o leste do Sudeste, Mantiqueira. JF tem mínimas melhoras e até máximas similares (ou até mais comportadas que SP). No Sul, só se salvam os pontos mais elevados mesmo.

 

MP velha é vida :laugh:

 

 

Não deixa de ser MP, né? E não provocaria -2,6CºC no alto da Mantiqueira e geada forte.

Link to comment
Share on other sites

Nova mínima do ano até o momento: 12,0C ...

 

Muito nevoeiro agora e 14,0C. Maio sendo Maio.

 

Repare como a "estabilização" da atmosfera (MP velha) faz melhor para o leste do Sudeste, Mantiqueira. JF tem mínimas melhoras e até máximas similares (ou até mais comportadas que SP). No Sul, só se salvam os pontos mais elevados mesmo.

 

MP velha é vida :laugh:

 

Hoje no PNI deu -02,4ºC, com geada forte. Vamos ter uma fraca advecção de frio nesta semana em decorrência da formação de uma baixa no litoral entre RJ e SP, já mencionada pelo Vini. Podemos ter alguns episódios de temporais isolados no Sudeste. No geral a primeira quinzena do mês se desenha com temperaturas abaixo da média na faixa leste do Sudeste. Uma possível data-chave para uma erupção mais forte é o dia 15/05, Caco. O Global pegou bem essa tendência, e eu queria dar uma olhada no CFS e EPS para esse período, só que atualmente estamos sem Weatherbell infelizmente (William, alguma novidade ?)

 

 

To esperando o cartão chegar pra reativar a conta , não sei como estou conseguindo usar de gratis kk

 

 

Euro ta legal pra semana que vem sem calorão e com boas minimas depois da chuva desse fim de semana

 

 

 

SBJF_2017050400_dx_240.thumb.png.0b20987f1a2fc6ee3af53e6b759e8b02.png

1.thumb.png.51386dd80ec1fa3773e84ee0b44a2410.png

ecmwf_tprecip_rio_27.thumb.png.2d7e7eaf62706e9bb9025a218b98ccef.png

Link to comment
Share on other sites

William, creio estar havendo uma superestimação das temperaturas pelo modelo Europeu pra cá, no que diz respeito às mínimas. Talvez seja porque a previsão é baseada no aeroporto, que fica num topo. As mínimas de Maio estão boas por enquanto, e as máximas melhores ainda.

 

Desvio na normal 81-2010: -01,5ºC

 

Agora sol aparecendo e faz 20,8C.

Link to comment
Share on other sites

17,3C em JULHO ? sai desse corpo que não te pertence, !

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Olha que Jundiaí tem sido daí pra pior em julho! E que não se pense que aqui seja muito mais quente que Sampa. Jundiaí costuma ter máximas superiores, mas as mínimas são tão baixas ou mais baixas do que a maior parte do território paulistano.

 

Jundiaí-Etec (Ciiagro):

 

2011: 18,6° C,

 

2012: 17,9° C,

 

2013: 16,7° C,

 

2014: 17,8° C,

 

2015: 18,2° C,

 

2016: 18,4° C.

 

Com a ressalva de que esses valores são o mero resultado da média simples entre média máxima e média mínima. Não sei como é feita a média no Inmet.

 

Parafraseando o ''saudoso'' ATAYDE PATREZE...''simplesmente um LIXO''. :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Estação de Colombo INMET:

 

18199062_281720318946876_5988482028916229307_n.jpg?oh=2a63a097adbb79123aec8a13c864533c&oe=5982D3E9

Vista aérea da área.

 

18268279_281721132280128_8743626831130832312_n.jpg?oh=78bec7e633821be1461af2182e4969cb&oe=59BCB229

Entrada da EMBRAPA.

 

Como podem observar é uma área relativamente plana, com algumas ondulações próximas, típico de Curitiba e áreas próximas do primeiro planalto. Aqui em SC, me lembra mais a região de Curitibanos, Ponte Alta.

Link to comment
Share on other sites

Sampa 25ºC

Juiz de Fora 22ºC

 

São Pulo desde ontem já passando do tolerável nas máximas para Maio. Devemos chegar aos 27ºC desse jeito...Mínima ficou próximo dos 16ºC em Pinheiros. Na Mooca, por volta dos 15ºC. Juiz de Fora teve mínima de frios 12ºC; acho que o Mirante ainda não chegou nesse valor este ano. Aldo ou Rodolfo, têm os dados da periferia da cidade das mínimas? Hoje acho que é um bom dia para se verificar o efeito das ilhas de calor sobre as mínimas. Imagino que na Granja Viana tenha dado uns 13ºC.

Link to comment
Share on other sites

Só pra ter uma prévia do estrago: Mirante de Santanás :bomb: na semi 2001-2016:

janeiro - 23,6

julho - 17,3

17,3C em JULHO ? sai desse corpo que não te pertence, !

Na normal "baziana" 1981-2010 (Aqui: viewtopic.php?f=134&t=16294 ):

Fevereiro: 23,2°C (Fev é o mês mais quente)

Julho: 16,7°C

 

Na "mini-normal" 1991-2011 (Aqui: viewtopic.php?f=119&t=15010):

Fev: 23,3°C

Jul: 17,1°C

Link to comment
Share on other sites

Estação de Colombo INMET:

 

18199062_281720318946876_5988482028916229307_n.jpg?oh=2a63a097adbb79123aec8a13c864533c&oe=5982D3E9

Vista aérea da área.

 

18268279_281721132280128_8743626831130832312_n.jpg?oh=78bec7e633821be1461af2182e4969cb&oe=59BCB229

Entrada da EMBRAPA.

 

Como podem observar é uma área relativamente plana, com algumas ondulações próximas, típico de Curitiba e áreas próximas do primeiro planalto. Aqui em SC, me lembra mais a região de Curitibanos, Ponte Alta.

 

 

Essa parte à esquerda da estação é em elevação? Se sim, seria uma baixada.

Link to comment
Share on other sites

Com a ressalva de que esses valores são o mero resultado da média simples entre média máxima e média mínima. Não sei como é feita a média no Inmet.

Média compensada (INMET): (T[12UTC] + T[Min] + T[Max] + 2 x T[0UTC]) / 5

 

Temperatura 12hUTC + Temperatura Mínima + Temperatura Máxima + 2 vezes a Temperatura 0hUTC.

O resultado divide por 5.

 

É por isso que a falta da leitura das 18h UTC (15h) não interfere no cálculo da média.

Ela não entra no cálculo (Já tem a máxima, que normalmente ocorre próximo de 18h UTC).

Link to comment
Share on other sites

Sampa 25ºC

Juiz de Fora 22ºC

 

São Pulo desde ontem já passando do tolerável nas máximas para Maio. Devemos chegar aos 27ºC desse jeito...Mínima ficou próximo dos 16ºC em Pinheiros. Na Mooca, por volta dos 15ºC. Juiz de Fora teve mínima de frios 12ºC; acho que o Mirante ainda não chegou nesse valor este ano. Aldo ou Rodolfo, têm os dados da periferia da cidade das mínimas? Hoje acho que é um bom dia para se verificar o efeito das ilhas de calor sobre as mínimas. Imagino que na Granja Viana tenha dado uns 13ºC.

Caco, não chora. :laugh:

 

Ontem, mesmo num dia de bastante sol, a máxima na convencional do Mirante foi 24,8°C.

 

Ficamos 8 dias seguidos sem chegar nos 25°C.

 

Picos isolados de 27, 28°C em maio são normais em Sampa.

O problema é quando essas temperaturas se prolongam por muitos dias.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Só pra ter uma prévia do estrago: Mirante de Santanás :bomb: na semi 2001-2016:

janeiro - 23,6

julho - 17,3

17,3C em JULHO ? sai desse corpo que não te pertence, !

Na normal "baziana" 1981-2010 (Aqui: viewtopic.php?f=134&t=16294 ):

Fevereiro: 23,2°C (Fev é o mês mais quente)

Julho: 16,7°C

 

Na "mini-normal" 1991-2011 (Aqui: viewtopic.php?f=119&t=15010):

Fev: 23,3°C

Jul: 17,1°C

 

Cara, não dá. O clima de Sampa "selvagem", fora da selva de pedra, é tão mais frio. Se tivesse uma estação em Rio Grande da Serra ou Itapevi desde 1931, veríamos que o aumento dessas médias seria bemmm mais brando. Temos estação da MRS em Rio Grande da Serra e o pessoal lá sempre fala do frio que faz.

Link to comment
Share on other sites

Sampa 25ºC

Juiz de Fora 22ºC

 

São Pulo desde ontem já passando do tolerável nas máximas para Maio. Devemos chegar aos 27ºC desse jeito...Mínima ficou próximo dos 16ºC em Pinheiros. Na Mooca, por volta dos 15ºC. Juiz de Fora teve mínima de frios 12ºC; acho que o Mirante ainda não chegou nesse valor este ano. Aldo ou Rodolfo, têm os dados da periferia da cidade das mínimas? Hoje acho que é um bom dia para se verificar o efeito das ilhas de calor sobre as mínimas. Imagino que na Granja Viana tenha dado uns 13ºC.

 

Agora temos: 24,5ºC em Juiz de Fora, após 1 semana finalmente teremos máximas acima de 25 ? Veremos.

 

Realmente Caco, por enquanto as coisas ainda estão normais por aí, é natural que a temperatura na primeira quinzena de Maio seja acima da média geral do mês.

Link to comment
Share on other sites

Normais 1961-1990 em Sampa (Médias compensadas de julho, fevereiro e anual):

 

INMET-Horto Florestal (775 m): 15,1°C / 21,6°C / 18,5°C

INMET-Mirante de Santana (792 m): 15,8°C / 22,4°C / 19,2°C

IAG (799 m): 15,3°C / 22,0°C / 18,7°C

Mais 2 estações do INMET desativadas em áreas rurais da Grande S. Paulo.

Não sei onde era a localização exata delas. :negative:

 

Mogi das Cruzes (775 m, a leste)

13,1°C / 19,9°C / 16,8°C (Como não sei onde ficava a estação, imagino que essas médias mais baixas sejam devido ao maior número de dias nublados, nevoeiros, etc, semelhante a Paranapiacaba e ao Riacho Grande, do Carlos Dias).

 

Aldo, a antiga estação do INMET aqui em Mogi das Cruzes ficava na várzea do Rio Tietê, a poucos metros da margem do mesmo, próximo ao bairro rural da Volta Fria.

Link to comment
Share on other sites

Só pra ter uma prévia do estrago: Mirante de Santanás :bomb: na semi 2001-2016:

janeiro - 23,6

julho - 17,3

17,3C em JULHO ? sai desse corpo que não te pertence, !

Na normal "baziana" 1981-2010 (Aqui: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=134&t=16294 ):

Fevereiro: 23,2°C (Fev é o mês mais quente)

Julho: 16,7°C

 

Na "mini-normal" 1991-2011 (Aqui: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=119&t=15010):

Fev: 23,3°C

Jul: 17,1°C

 

Entendo... mas é que os "santos" janeiros de 2014 e 2015 fizeram janeiro ser o mais quentinho na semi normal 2001-2016 :good:

Link to comment
Share on other sites

 

Só pra ter uma prévia do estrago: Mirante de Santanás :bomb: na semi 2001-2016:

janeiro - 23,6

julho - 17,3

 

17,3C em JULHO ? sai desse corpo que não te pertence, !

 

Olha que eu acho que bobeia das médias mínimas do miolo do inverno superarem a média máxima do miolo do verão...Nesse caso, o maior causador disso é a urbanização.

 

Desculpa Caco, mas não tendi sua msg. Vc fala das anomalias positivas né?

Link to comment
Share on other sites

A nova normal oficial, de 1991 até 2020, está prestes a fechar, e então teremos uma verdadeira dimensão do estrago pós 2000. Vai assustar a muitos !

 

Entretanto, pode ser só ciclos naturais mesmo, embora eu acredite que seja uma mistura disso com os humanos. Enfim, mais 3 anos e vamos ter o novo perfil climático de muitas cidades brasileiras.

 

Por aqui 15C agora, friozinho bom.

 

Só pra ter uma prévia do estrago: Mirante de Santanás :bomb: na semi 2001-2016:

janeiro - 23,6

julho - 17,3

 

17,3C em JULHO ? sai desse corpo que não te pertence, !

 

Tá muito pouca coisa abaixo da média julina de BH na normal 31-60! Antanho a capital mineira tinha 17,7 de média no mês mais frio.

Link to comment
Share on other sites

17,3C em JULHO ? sai desse corpo que não te pertence, !

Na normal "baziana" 1981-2010 (Aqui: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=134&t=16294 ):

Fevereiro: 23,2°C (Fev é o mês mais quente)

Julho: 16,7°C

 

Na "mini-normal" 1991-2011 (Aqui: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=119&t=15010):

Fev: 23,3°C

Jul: 17,1°C

 

Cara, não dá. O clima de Sampa "selvagem", fora da selva de pedra, é tão mais frio. Se tivesse uma estação em Rio Grande da Serra ou Itapevi desde 1931, veríamos que o aumento dessas médias seria bemmm mais brando. Temos estação da MRS em Rio Grande da Serra e o pessoal lá sempre fala do frio que faz.

 

Marsilac mesmo, o período em que medi, competia (e com vantagem) com o Inmet de Curita. Esttimo que atualmente Marsi tenha 14,0 de média em julho, e 20,8 em janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Boas mínimas ontem e hoje na região;

 

03/05

 

Resende: 15,4/26,3

Valença: 13,9/25,1

Três Rios: 14,1/27,3

Rio Claro: 13,4/26,8 (menor do ano)

 

Hoje:

 

Resende: 14,4 (menor do ano)

Valença: 13,2 (menor do ano)

Três Rios: 14,1 (menor do ano)

Rio Claro: 14,0

 

 

Em casa tive 15,0/26,4 ontem.

 

15,0 hoje também.

 

Formou forte nevoeiro de madrugada, vindo do Rio Paraíba do Sul, atrapalhando a queda da temperatura...

 

Aumento de nebulosidade e 26,4°C e 57%

Link to comment
Share on other sites

O grifo é meu:

 

Estação de Colombo INMET:

 

Como podem observar é uma área relativamente plana, com algumas ondulações próximas, típico de Curitiba e áreas próximas do primeiro planalto. Aqui em SC, me lembra mais a região de Curitibanos, Ponte Alta.

:good:
Link to comment
Share on other sites

Com a ressalva de que esses valores são o mero resultado da média simples entre média máxima e média mínima. Não sei como é feita a média no Inmet.

Média compensada (INMET): (T[12UTC] + T[Min] + T[Max] + 2 x T[0UTC]) / 5

 

Temperatura 12hUTC + Temperatura Mínima + Temperatura Máxima + 2 vezes a Temperatura 0hUTC.

O resultado divide por 5.

 

É por isso que a falta da leitura das 18h UTC (15h) não interfere no cálculo da média.

Ela não entra no cálculo (Já tem a máxima, que normalmente ocorre próximo de 18h UTC).

 

Ou seja, se o Ciiagro usasse essa metodologia, as marcas de Jundiaí (bem como as demais) seriam mais baixas, não é mesmo?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.