Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2017


Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Verdade.

 

Climatologicamente, no verão a ASAS também fica mais perto da África, possibilitando que o fluxo de umidade da Amazônia venha bater aqui no sudeste.

 

Do meio do outono à metade da primavera, ela fica mais a oeste, penetrando mais no continente sul-americano, provocando o clima seco característico do Brasil Central e o fluxo de umidade da Amazônia vai bater lá no sul.

Nesta época, os ventos anti-ciclônicos da ASAS, atingindo o litoral oriental do Nordeste (Do RN à BA), levando umidade do mar, provocam boas chuvas nessa região.

Enquanto isso, o litoral norte do Nordeste permanece seco, com a linha de Convergência Intertropical mais ao norte.

 

Numa conclusão grosseira, a posição da ASAS explica, pelo menos em parte, nosso verão chuvoso e nosso inverno seco.

E o inverno mais chuvoso no sul.[...]

 

:hi:

 

Bela aula!

Link to comment
Share on other sites

Passei o fim de semana no Rio :smoke: ''curtindo a vida adoidado'' e perdi as últimas movimentações aqui.

 

Na verdade, nada do Sol na Cidade Maravilhosa. Mas tive sorte de não pegar chuva nem no sábado e nem no domingo.

 

Lá no geral as temperaturas variaram entre 19° C e 24° C, com céu sempre nublado e instável. Copacabana e Ipanema com clima invernal com direito a leve ressaca no mar e até névoa.

 

Segundo a minha querida prima, ''faz tempo que não fazia tanto frio assim''. :mosking: E os cariocas de lá (eu sou de nascimento também) levam isso a sério: muita gente encasacada pela cidade à noite. Teatro lotado com pessoas - na maior parte idosas - com casacos meio grossos e até cachecol.

 

Mas tem uma explicação ''técnica'' para esse exagero evidente, que vai além das questões sensoriais/culturais: no Rio cada taxi, cada loja, cinema ou teatro, tudo é mantido com ar condicionado no máximo. Daí as pessoas passam frio mehhmo. Enfim, são coisas que só quem vem de fora pode captar.

Link to comment
Share on other sites

Jundiaí tá bem de chuva. A estação Jundiaí-Ciiagro acumulou até as 7 horas da matina 70,4 mm no domingo, 32,3 mm na sexta e 25,7 mm na quinta.

 

Ontem variamos de 17,3° C a apenas 22,7° C.

 

14,0° C de mínima hoje.

 

A máxima mal ultrapassou 23 graus.

 

Meta-parafraseando o Pink Floyd...''Confortably XOXO''. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Última saída do Europeu veio com um caminhão de chuva pra POA: 210,9mm previstos em 6 dias, a partir de sexta.

 

Chama atenção também a pequeníssima variação de temperatura prevista. De sábado (27) até quarta (31) a variação máxima seria de 19°C a 15°C, sempre com chuva ou muito nublado.

 

Alguém pode postar o mapa de acumulados do ECMWF pra cá?

Link to comment
Share on other sites

Última saída do Europeu veio com um caminhão de chuva pra POA: 210,9mm previstos em 6 dias, a partir de sexta.

 

Chama atenção também a pequeníssima variação de temperatura prevista. De sábado (27) até quarta (31) a variação máxima seria de 19°C a 15°C, sempre com chuva ou muito nublado.

 

Alguém pode postar o mapa de acumulados do ECMWF pra cá?

 

Xou de xoxeza. Xoxíxximo.

Link to comment
Share on other sites

Última saída do Europeu veio com um caminhão de chuva pra POA: 210,9mm previstos em 6 dias, a partir de sexta.

 

Chama atenção também a pequeníssima variação de temperatura prevista. De sábado (27) até quarta (31) a variação máxima seria de 19°C a 15°C, sempre com chuva ou muito nublado.

 

Alguém pode postar o mapa de acumulados do ECMWF pra cá?

 

Xou de xoxeza. Xoxíxximo.

 

CFSv2 (média dos últimos 16 ensembles) impressionante:

 

23/05 a 28/05

cKCQg8y.png

 

28/05 a 02/06

cmlIZLA.png

 

02/06 a 07/06

fgfJxTy.png

 

07/06 a 12/06

pL5DBX4.png

Link to comment
Share on other sites

Chuviscou várias vezes durante o dia de hoje em Queimada Nova.

Agora está garoando. De acordo com o radar de Petrolina (que voltou \o/), pode ficar assim a noite inteira.

 

6VNcKL3.png

 

O acumulado diário já chegou aos 10 mm. Dia inesquecível para maio. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires tivemos um dia de sol. A mínima foi de 15ºC (isso mesmo, Q U I N Z E) e a máxima de 20,6ºC. Agora temos céu parcialmente nublado, 15,6ºC, URA de 92%, vento calmo e pressão em 1.010,9 hpa.

 

Para amanhã a previsão é de aumento de nuvens com possibilidade de garoa ou chuva à noite. Seguimos acima da média pra maio, com mínima de 15ºC e máxima de 19ºC. O sol nasce às 7h46 e se põe às 17h53.

Link to comment
Share on other sites

A última noite teve chance de bater a mínima do mês. Porém a nebulosidade veio e o no INMET de Indaial não baixou de 14,5°C. Como o GFS parece que vai seguir o ECMWF o mês de Maio vai terminar uma "nhaca".

 

Amanhã ainda tolerável depois começa o calor. Pelo menos 5 dias de calor.

Link to comment
Share on other sites

Chuviscou várias vezes durante o dia de hoje em Queimada Nova.

Agora está garoando. De acordo com o radar de Petrolina (que voltou \o/), pode ficar assim a noite inteira.

 

6VNcKL3.png

 

O acumulado diário já chegou aos 10 mm. Dia inesquecível para maio. :good2:

 

Que felicidade em ver essa imagem. Qualquer chuvinha nesta época é bem vinda, né ? Não vai mais chover em Maio na minha região, mas o mês já ficou marcado pelas boas precipitações que registrou. Que em Junho possa repetir a dose. :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

MP de 26/27 Maio aniquilada. Parece que a FF vai ficar estacionária no RS, trazendo elevadíssimos níveis de chuva para o Estado. Grosso da MP represada na Argentina, nem sei se pega o sul do RS desta vez. Sinaliza uma ar mais frio 31/Maio início junho, vamos ver... mas coisa comum para época.

Link to comment
Share on other sites

MP de 26/27 Maio aniquilada. Parece que a FF vai ficar estacionária no RS, trazendo elevadíssimos níveis de chuva para o Estado. Grosso da MP represada na Argentina, nem sei se pega o sul do RS desta vez. Sinaliza uma ar mais frio 31/Maio início junho, vamos ver... mas coisa comum para época.

 

Não tenho muito visto os modelos, mas parece que bloqueada antes de Buenos Aires, inclusive. Aqui o frio vai ser leve, parece que dias de dois ou três graus abaixo da média de maio, só. Agora 16,1ºC em Buenos Aires, subindo (mas é bastante comum que em algum momento da noite ou da madrugada suba 1 ou 2ºC por aqui, em qualquer época do ano. Deve ser efeito do rio)

Link to comment
Share on other sites

Como já é rotineiro aqui em Sampa, principalmente em maio, a MM começou a tomar conta do céu por aqui no decorrer da noite e agora o tempo está encoberto.

Temos nesse momento 16,7 graus na Mooca.

 

Em relação as chuvas, já é quase certo que agora só em junho mesmo. O máximo que poderemos ter é algum chuvisco, com a frente fria prevista para o dia 30/31, que virá enfraquecida por conta do bloqueio.

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez desde 1998 NÃO terei uma mínima abaixo de 10° em maio. Na verdade em termos de frio este maio está pior do que 1998, porque na ocasião tive 12,0° no dia 4 (dia 5 fez 9,7°, mas pelo INMET) com o sensor em local bem protegido. Seguramente bateu 10° no local onde está o abrigo agora, e neste maio não baixei dos 11,4° de ontem. Certamente é minha maior mínima considerando a condição atual e ficará assim.

 

Só agora me dei conta a dimensão deste estrago. É inédito.

 

Hoje variação de 14,0° a 19,7°. Agora faz 17,3° com 84% e nublado. De agora em diante é só água.

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez desde 1998 NÃO terei uma mínima abaixo de 10° em maio. Na verdade em termos de frio este maio está pior do que 1998, porque na ocasião tive 12,0° no dia 4 (dia 5 fez 9,7°, mas pelo INMET) com o sensor em local bem protegido. Seguramente bateu 10° no local onde está o abrigo agora, e neste maio não baixei dos 11,4° de ontem. Certamente é minha maior mínima considerando a condição atual e ficará assim.

 

Só agora me dei conta a dimensão deste estrago. É inédito.

 

Hoje variação de 14,0° a 19,7°. Agora faz 17,3° com 84% e nublado. De agora em diante é só água.

 

POA sem nenhuma mínima sub-10 em Maio é bizarro. Mesmo no INMET, isso já aconteceu alguma vez ou será inédito ?

Link to comment
Share on other sites

Comparação entre a minhão estação e a Potreirinhos primeiros dias.

Minha Estação

Dia 20 7,8 - 13,9

Dia 21 7,7 - 17,1

DIa 22 2,9 - 12,1

Dia 23 4,2 - 15,5

dia 24 11,3

 

Potreirinhos

 

DIa 20 11,3 - 19,9

Dia 21 9,9 - 17,7

DIa 22 2,0 - 15,8

Dia 23 4,6 - 18,9

Dia 24 11,9 -

 

Agora as 2 com 15 C

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez desde 1998 NÃO terei uma mínima abaixo de 10° em maio. Na verdade em termos de frio este maio está pior do que 1998, porque na ocasião tive 12,0° no dia 4 (dia 5 fez 9,7°, mas pelo INMET) com o sensor em local bem protegido. Seguramente bateu 10° no local onde está o abrigo agora, e neste maio não baixei dos 11,4° de ontem. Certamente é minha maior mínima considerando a condição atual e ficará assim.

 

Só agora me dei conta a dimensão deste estrago. É inédito.

 

Hoje variação de 14,0° a 19,7°. Agora faz 17,3° com 84% e nublado. De agora em diante é só água.

 

Esse ano todo frio que vier é lucro. Será predominantemente xoxo e com longos períodos quentes em alguns momentos do inverno. No entanto, ainda acredito que não passa sem ao menos 1 ou 2 ondas de frio fortes. :good: Abraços, Marcos!

Link to comment
Share on other sites

Tenho sim, segue o valor:

 

149,7 ~ 150 km/h

 

Foi o maior registro desde que tenho a estação lá !

 

Que bacana! Neste dia ventou bem em SC com a passagem da FF. O Morro da Igreja registrou 133 km/h mas e não reportou quando o vento aumentou. Mas na hora lembrei do Bradador que estava OFF e imaginei muito vento por lá. Que bom que conseguiste recuperar os dados!

 

Provavelmente será a rajada mais forte registrada no ano em SC!!!

 

Pois é, eu até levei um susto quando o Bradador ficou online por algumas horas. Foi o suficiente para coletar alguns dados armazenados!!

 

Por falar em dados, consegui os acumulados totais daqueles dias em que choveu demasiadamente aqui na região.

 

O dia 20 conseguiu registrar ainda mais chuva que os dias anteriores!! :shok: :shok:

5a4e8a06bae51_MaioBradador.thumb.jpg.5a8317ddecddc8ab025a15357905999b.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez desde 1998 NÃO terei uma mínima abaixo de 10° em maio. Na verdade em termos de frio este maio está pior do que 1998, porque na ocasião tive 12,0° no dia 4 (dia 5 fez 9,7°, mas pelo INMET) com o sensor em local bem protegido. Seguramente bateu 10° no local onde está o abrigo agora, e neste maio não baixei dos 11,4° de ontem. Certamente é minha maior mínima considerando a condição atual e ficará assim.

 

Só agora me dei conta a dimensão deste estrago. É inédito.

 

Hoje variação de 14,0° a 19,7°. Agora faz 17,3° com 84% e nublado. De agora em diante é só água.

 

POA sem nenhuma mínima sub-10 em Maio é bizarro. Mesmo no INMET, isso já aconteceu alguma vez ou será inédito ?

 

Fez 9,7C no INMET dia 11

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez desde 1998 NÃO terei uma mínima abaixo de 10° em maio. Na verdade em termos de frio este maio está pior do que 1998, porque na ocasião tive 12,0° no dia 4 (dia 5 fez 9,7°, mas pelo INMET) com o sensor em local bem protegido. Seguramente bateu 10° no local onde está o abrigo agora, e neste maio não baixei dos 11,4° de ontem. Certamente é minha maior mínima considerando a condição atual e ficará assim.

 

Só agora me dei conta a dimensão deste estrago. É inédito.

 

Hoje variação de 14,0° a 19,7°. Agora faz 17,3° com 84% e nublado. De agora em diante é só água.

 

POA sem nenhuma mínima sub-10 em Maio é bizarro. Mesmo no INMET, isso já aconteceu alguma vez ou será inédito ?

 

Fez 9,7C no INMET dia 11

 

Achei que os 9,7C que o Marcos colocou se referia ao ano de 1998, mas se foi em 2017, mesmo assim é um valor muito alto de mínima absoluta. Um mês de Maio para esquecer nas terras baixas do Sul.

 

Ronaldo, como está em São Joaquim ?

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez desde 1998 NÃO terei uma mínima abaixo de 10° em maio. Na verdade em termos de frio este maio está pior do que 1998, porque na ocasião tive 12,0° no dia 4 (dia 5 fez 9,7°, mas pelo INMET) com o sensor em local bem protegido. Seguramente bateu 10° no local onde está o abrigo agora, e neste maio não baixei dos 11,4° de ontem. Certamente é minha maior mínima considerando a condição atual e ficará assim.

 

Só agora me dei conta a dimensão deste estrago. É inédito.

 

Hoje variação de 14,0° a 19,7°. Agora faz 17,3° com 84% e nublado. De agora em diante é só água.

 

POA sem nenhuma mínima sub-10 em Maio é bizarro. Mesmo no INMET, isso já aconteceu alguma vez ou será inédito ?

Renan, pela automática a mínima é 10°C cravados. Na convencional bateu 9.7°C. E, acredite, já tivemos maio com mínima absoluta de 12.7°C em 1967! A média mínima é 13.0°C!

Link to comment
Share on other sites

Pois é, eu até levei um susto quando o Bradador ficou online por algumas horas. Foi o suficiente para coletar alguns dados armazenados!!

Por falar em dados, consegui os acumulados totais daqueles dias em que choveu demasiadamente aqui na região.

O dia 20 conseguiu registrar ainda mais chuva que os dias anteriores!! :shok: :shok:

Cruzes!! :shok: :shok: :shok:

Tá parecendo aqueles lugares mais chuvosos da Índia na época da monção.

Ou um tufão (Furacão ou ciclone) daqueles mais potentes.

 

------------------

O tempo um pouco mais instável começa a trazer pequenos problemas. Ressaca em Barra Velha, litoral norte, segunda:

Aqui em Brusque notei dois deslizamentos, sem maiores prejuízos.

Credo!!

 

Essas casas estão praticamente dentro do mar. :sad:

Isto, mais cedo ou mais tarde, sempre dá problemas. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Tenho sim, segue o valor:

 

149,7 ~ 150 km/h

 

Foi o maior registro desde que tenho a estação lá !

 

Que bacana! Neste dia ventou bem em SC com a passagem da FF. O Morro da Igreja registrou 133 km/h mas e não reportou quando o vento aumentou. Mas na hora lembrei do Bradador que estava OFF e imaginei muito vento por lá. Que bom que conseguiste recuperar os dados!

 

Provavelmente será a rajada mais forte registrada no ano em SC!!!

 

Pois é, eu até levei um susto quando o Bradador ficou online por algumas horas. Foi o suficiente para coletar alguns dados armazenados!!

 

Por falar em dados, consegui os acumulados totais daqueles dias em que choveu demasiadamente aqui na região.

 

O dia 20 conseguiu registrar ainda mais chuva que os dias anteriores!! :shok: :shok:

 

Foram 1215,8mm em 3 dias!!! Provavelmente um recorde em termos de Brasil.

 

Sobre chuvas, o Europeu aumentou a água pra cá. Agora dá 145mm em dois dias (sexta e sábado) e 214,6mm no acumulado de sexta a quarta que vem.

Link to comment
Share on other sites

Fez 9,7C no INMET dia 11

Achei que os 9,7C que o Marcos colocou se referia ao ano de 1998, mas se foi em 2017, mesmo assim é um valor muito alto de mínima absoluta. Um mês de Maio para esquecer nas terras baixas do Sul.

Fez 9,7° em 4/5/98 e também em 11/5/17. É a maior mínima em maio desde 1998. Exagerei um pouco quando falei "inédito". Foi inédito nos meus registros, já que em 1998 minha medição estava em local com mínimas mais altas.

Link to comment
Share on other sites

Média de POA nesse Maio:

 

Média: 18,6C (+1,7C)

Média Máxima: 23,9C (+1,8C)

Média Mínima: 15,2C +(2,2C)

 

Eu tava achando que o ar frio iria entrar e reduzir essa média para +0,5C/+0,7C. Nãpo vai ocorrer. Maio vai fechar ruim.

Vamos baixar um pouco a média máxima. A média mínima já era. Não baixa dos 14°/15° até junho. Acredito em anomalia de +1,3°/1,5° para este mês.

 

Hoje mínima de 15,5°. Agora faz 23,0° e 71%. Um pouco abafado.

 

Acumulei 1,4 mm ontem. Apenas 868,4 X menos do que o Bradador, kkkkk!! :mosking: :shok:

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez desde 1998 NÃO terei uma mínima abaixo de 10° em maio. Na verdade em termos de frio este maio está pior do que 1998, porque na ocasião tive 12,0° no dia 4 (dia 5 fez 9,7°, mas pelo INMET) com o sensor em local bem protegido. Seguramente bateu 10° no local onde está o abrigo agora, e neste maio não baixei dos 11,4° de ontem. Certamente é minha maior mínima considerando a condição atual e ficará assim.

 

Só agora me dei conta a dimensão deste estrago. É inédito.

 

Hoje variação de 14,0° a 19,7°. Agora faz 17,3° com 84% e nublado. De agora em diante é só água.

 

Crescem os temores quanto a um inverno ao menos na média. Maio vai fechar acima e sem nenhuma erupção significativa.

 

A média das rodadas do CFS é de desesperar qualquer baziano.

 

Caminhamos para um Pacífico em modo La Nada ou padrão de El Nino Modoki fraco.

 

Lendo um estudo na internet verifiquei que tivemos episódios de Modoki no período JJA durante os anos de 1986, 1990, 1991, 1992, 1994, 2002 e 2004.

 

Fazendo uma composição da SST para o período é nítido o padrão Modoki do Pacífico para os anos apontados pelo estudo.

 

Nino 1+2 abaixo e Nino 3.4 acima da média.

 

nXPHGTv.png

 

 

Fazendo uma composição dos meses de JJA em que o estudo apontou a ocorrência de El Nino Modoki temos algo assim em anomalias para o período:

 

VMmfHpV.png

 

 

Uma Argentina torrando fogo, um extremo sul da Patagônia congelando, acima da média a neutralidade no Sul e abaixo da média a neutralidade no restante do país.

 

No geral, impacta mais verificar o frio muito represado no extremo sul do continente e o restante da Argentina assando, típico de invernos com pouco episódios de frio nas médias latitudes do Cone Sul.

 

Alguns anos aí no meio salvaram um pouco a lavoura, como o inesquecível 1990 e alguns episódios muito potentes em 1991, 1992 e 1994.

 

A confirmar esse fato não era de todo anormal esperar por um JJA no geral calmo, com poucas erupções, porém com bombas nucleares guardadas para alguns breves momentos de alegria.

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez desde 1998 NÃO terei uma mínima abaixo de 10° em maio. Na verdade em termos de frio este maio está pior do que 1998, porque na ocasião tive 12,0° no dia 4 (dia 5 fez 9,7°, mas pelo INMET) com o sensor em local bem protegido. Seguramente bateu 10° no local onde está o abrigo agora, e neste maio não baixei dos 11,4° de ontem. Certamente é minha maior mínima considerando a condição atual e ficará assim.

 

Só agora me dei conta a dimensão deste estrago. É inédito.

 

Hoje variação de 14,0° a 19,7°. Agora faz 17,3° com 84% e nublado. De agora em diante é só água.

 

POA sem nenhuma mínima sub-10 em Maio é bizarro. Mesmo no INMET, isso já aconteceu alguma vez ou será inédito ?

Renan, pela automática a mínima é 10°C cravados. Na convencional bateu 9.7°C. E, acredite, já tivemos maio com mínima absoluta de 12.7°C em 1967! A média mínima é 13.0°C!

 

Isso é inacreditável ! Pensa no desespero do Marcos se isso acontece hoje :prankster: .

 

Porto Alegre e suas performances malucas, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

 

Foram 1215,8mm em 3 dias!!! Provavelmente um recorde em termos de Brasil.

 

 

Não fosse a iniciativa louvável de bazianos como o Diego, nunca teríamos conhecimento de algo incrível como esse registro no Bradador. Hoje em dia, temos várias estações particulares, a maioria de amigos do fórum, que estão aí para provar a todos que o clima do Brasil é muito mais extremo que se podia imaginar. Parabéns a todos nós !

Link to comment
Share on other sites

Tenho sim, segue o valor:

 

149,7 ~ 150 km/h

 

Foi o maior registro desde que tenho a estação lá !

 

Que bacana! Neste dia ventou bem em SC com a passagem da FF. O Morro da Igreja registrou 133 km/h mas e não reportou quando o vento aumentou. Mas na hora lembrei do Bradador que estava OFF e imaginei muito vento por lá. Que bom que conseguiste recuperar os dados!

 

Provavelmente será a rajada mais forte registrada no ano em SC!!!

 

Pois é, eu até levei um susto quando o Bradador ficou online por algumas horas. Foi o suficiente para coletar alguns dados armazenados!!

 

Por falar em dados, consegui os acumulados totais daqueles dias em que choveu demasiadamente aqui na região.

 

O dia 20 conseguiu registrar ainda mais chuva que os dias anteriores!! :shok: :shok:

 

Diego, como tu tem a estação instalada lá? Ela está presa na torre? Te peço isso pois tenho a minha no Morro das Antenas presa na torre e ela registra mais chuva do que a da Lagoa da Harmonia, que está a 1 km em linha reta. Acredito que a água escorra da torre para dentro do pluviômetro. Não que não tenha caído um alto volume no Bradador, mas pode ser que também não seja tuuudo isso. Sem querer questionar, só uma observação.

Ah, e se tem muito vento esse efeito no pluviômetro fica potencializado.

Abaixo a Davis do Morro das Antenas.

P_20170427_092922_vHDR_Auto.thumb.jpg.fa33c66627c7fae0f34d4b9cb01a273d.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Crescem os temores quanto a um inverno ao menos na média. Maio vai fechar acima e sem nenhuma erupção significativa.

 

A média das rodadas do CFS é de desesperar qualquer baziano.

 

Caminhamos para um Pacífico em modo La Nada ou padrão de El Nino Modoki fraco.

 

Lendo um estudo na internet verifiquei que tivemos episódios de Modoki no período JJA durante os anos de 1986, 1990, 1991, 1992, 1994, 2002 e 2004.

 

Fazendo uma composição da SST para o período é nítido o padrão Modoki do Pacífico para os anos apontados pelo estudo.

 

Nino 1+2 abaixo e Nino 3.4 acima da média.

 

nXPHGTv.png

 

 

Fazendo uma composição dos meses de JJA em que o estudo apontou a ocorrência de El Nino Modoki temos algo assim em anomalias para o período:

 

VMmfHpV.png

 

 

Uma Argentina torrando fogo, um extremo sul da Patagônia congelando, acima da média a neutralidade no Sul e abaixo da média a neutralidade no restante do país.

 

No geral, impacta mais verificar o frio muito represado no extremo sul do continente e o restante da Argentina assando, típico de invernos com pouco episódios de frio nas médias latitudes do Cone Sul.

 

Alguns anos aí no meio salvaram um pouco a lavoura, como o inesquecível 1990 e alguns episódios muito potentes em 1991, 1992 e 1994.

 

A confirmar esse fato não era de todo anormal esperar por um JJA no geral calmo, com poucas erupções, porém com bombas nucleares guardadas para alguns breves momentos de alegria.

 

Acrescento outro dado importante a análise anterior.

 

Sabem como foram os meses de maio na média nos anos acima apresentados?

 

y75hPuj.png

 

Bingo!

Link to comment
Share on other sites

Tomara que realmente tenhamos frio no miolo do inverno, porque Maio me encheu o saco, que mês!!!!

 

Há pouco o sol apareceu aqui em Blumenau e é muito bem vindo, está tudo úmido ainda dos últimos dias...

 

No momento temos principalmente nuvens altas, sol e temperatura em 22,1C com 83% de URA. A mínima ocorreu hoje cedo com 17,8C e chuva que acumulou 9mm

 

Esses últimos dias de Maio prometem ser bem quentes, principalmente nas mínimas, que devem fechar em 17,x na automática de Indaial no mês

Link to comment
Share on other sites

 

Diego, como tu tem a estação instalada lá? Ela está presa na torre? Te peço isso pois tenho a minha no Morro das Antenas presa na torre e ela registra mais chuva do que a da Lagoa da Harmonia, que está a 1 km em linha reta. Acredito que a água escorra da torre para dentro do pluviômetro. Não que não tenha caído um alto volume no Bradador, mas pode ser que também não seja tuuudo isso. Sem querer questionar, só uma observação.

Ah, e se tem muito vento esse efeito no pluviômetro fica potencializado.

Abaixo a Davis do Morro das Antenas.

[attachment=0]P_20170427_092922_vHDR_Auto.jpg[/attachment]

 

Tranquilo, Wessel!

Eu também acho que não foi tudo isso pois a estação fica presa a torre sim, mas fica, digamos, um pouco mais afastada do mastro. Por isso descarto escorrimento por esse motivo. Existem algumas estruturas acima do pluviômetro em que a água pode pingar dentro dele, mas com o vento constante acho que este não seria o principal motivo de tamanho volume.

 

Talvez o vento em si possa ser o responsável por isso, como você mencionou.

 

Eu tenho uma estação relativamente próxima dali também. Os valores giraram em torno de 200 mm. Só que ela está a 1260 metros de altitude, em encosta/baixada. O efeito orográfico estava demasiadamente alto neste dia e, quanto mais alto, pude notar maiores volumes, pois uma outra estação a 650 metros de altitude chegou próximo dos 100 mm.

 

Enfim, creio que houve problemas quanto a água escorrendo ou caindo de estruturas mais altas, sim. Aliás, não tenho dúvidas que pode interferir. O problema é analisar até que ponto isso mascarou os dados.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Estava olhando as médias no Mirante, correspondentes aos anos que o Caio postou, e me deparei com algo espantoso: o ano de 1968.

 

Vejam algumas médias compensadas no Mirante, em 1968:

Abr: 17,3°C

Mai: 14,6°C

Jun: 15,0°C

Jul: 14,5°C

Ago: 14,9°C

Set: 16,7°C

 

A estação do Mirante registrou 54 marcas sub-10 naquele ano. :shok:

A mínima absoluta foi 3,9°C em 18 de maio.

 

A média compensada anual de 1968, no Mirante, foi 18,0 °C.

 

----------------

 

Sampa vai tendo mais um dia xoxo.

Temos sol entre nuvens médias, com predomínio de altocumulus.

A mínima na convencional do Mirante foi 14,9°C.

 

Agora, aeroportos entre 21 e 22°C.

Link to comment
Share on other sites

Estava olhando as médias no Mirante, correspondentes aos anos que o Caio postou, e me deparei com algo espantoso: o ano de 1968.

 

Vejam algumas médias compensadas no Mirante, em 1968:

Abr: 17,3°C

Mai: 14,6°C

Jun: 15,0°C

Jul: 14,5°C

Ago: 14,9°C

Set: 16,7°C

 

A estação do Mirante registrou 54 marcas sub-10 naquele ano. :shok:

A mínima absoluta foi 3,9°C em 18 de maio.

 

Essa mínima é bastante baixa para Maio, e foi causada pela influência de um enorme anticiclone no centro do continente + baixa pressão e cavado no oceano:

 

rean_as_t850_1968051706Z.png

 

rean_as_g500_1968051706Z.png

Link to comment
Share on other sites

Dia um tanto abafado aqui: 24,7° com 67%. O INMET conseguiu a incrível façanha de bater a máxima da totalidade do RS MESMO com tempo igual ou mais nublado do que todo o leste, inclusive os vales. Até há pouco mal tinha sol aqui. É o único local com 26°, batendo 26,4°. Se não é a mínima, é a máxima. Que coisa impressionante...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.