Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2017


Recommended Posts

Boa noite! Em Buenos Aires semana passada tivemos novas quebras de marcas mais baixas do ano. A primeira foi na quarta: com o dia nublado, a máxima não passou dos 18,9ºC, menor máxima do ano e primeira sub-20ºC de 2017 na capital argentina. No sábado não se esperava mas tivemos a menor mínima do ano: 9ºC. Foi a segunda sub-10ºC. Como a máxima no sábado foi de apenas 19ºC, foi o dia mais frio do ano na média, com média simples de apenas 14ºC.

 

Hoje o dia amanheceu bem nublado, mas a tarde foi de sol. A temperatura ficou agradabilíssima, com mínima de 15,7ºC e máxima de 23,4ºC. Agora temos poucas nuvens e 16ºC, com URA de 91%, vento leste a 5 km/h e pressão em 1.007,8 hpa.

 

O tempo vira amanhã. Segundo o SMN, teremos céu parcialmente nublado a nublado, com chance de chuvas e entrada de vento sudoeste com força. A temperatura varia entre 14 e 19ºC. O sol nasce às 7h24 e se põe às 18h17.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Umidade em queda na estação PNI/Morro Massena, ás 21 h estava em 94%, na última leitura ás 22 h 35 caiu para 53%.

Com isso a temperatura no PNI/Furnas está em queda contínua, marcando 1,3ºC ás 22 h 47 min, com chances de mais uma negativa antes da meia-noite. :clapping:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Marcos, tua estação reflete um ambiente interessante da área urbana.

O local onde moro é apresenta o clima TÍPICO da área urbana. Apesar de ser residencial, o que ajudaria nas mínimas, moro quase num topo, uma área inclinada, o que faz as mínimas ficarem no padrão da cidade.

 

Agora nublado, névoa úmida (que saudades dessa névoa) e faz 18,5°.

 

A MetSul aumentou o frio para o final da semana. Dá 6° para os locais mais frios na 6ª. Eu poderia ter 9° e o INMET 8°. Vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

PNI/Furnas marcando 0,1 ás 23 h 28.

 

Na estação do Campo Belo mais uma negativa para abril 2017.

 

PNI/Furnas negativou ás 23 h 33 com -0,1ºC.

 

Mínima de impressionantes -01,4C, uma diferença de mais de 18 graus entre lá e aqui, que amanheceu com 17,0C.

 

ECMWF deu uma certa aparadinha no frio nesta última rodada, mas sem preocupação...

Link to comment
Share on other sites

MP média-forte intensidade, democrática, mas nada de histórica. Mirante deve se aproximar dos 10ºC; acho difícil baixar disso, mas....Apos a passagem de frente, boa sequência de mínimas baixas e máximas extremamente agradáveis. Acho que os pontos mais elevados vão se destacar dias após a passagem da FF, com ar ficando mais seco, especialmente a mantiqueira. Para o sul gaúcho, por exemplo, não será nada especial, talvez um MP "normal".

Link to comment
Share on other sites

O bacana do GFS das 6Z é que ele dá uma nova MP (288 h) mais branda que esta próxima, mas que garantirá novas marcas frias e amenas para o Centro-Sul até o fim da grade.

 

Se isso se confirmar será ótimo também para as médias de maio, um excelente começo de ''temporada'' sem veranico (ainda) no ''radar''. :heart:

Link to comment
Share on other sites

MP média-forte intensidade, democrática, mas nada de histórica. Mirante deve se aproximar dos 10ºC; acho difícil baixar disso, mas....Apos a passagem de frente, boa sequência de mínimas baixas e máximas extremamente agradáveis. Acho que os pontos mais elevados vão se destacar dias após a passagem da FF, com ar ficando mais seco, especialmente a mantiqueira. Para o sul gaúcho, por exemplo, não será nada especial, talvez um MP "normal".

 

No seu ponto de vista, podemos dizer que vai começar a transição outono-inverno, Caco ?

 

No meu ponto de visto, a resposta é SIM !

Link to comment
Share on other sites

O bacana do GFS das 6Z é que ele dá uma nova MP (288 h) mais branda que esta próxima, mas que garantirá novas marcas frias e amenas para o Centro-Sul até o fim da grade.

 

Se isso se confirmar será ótimo também para as médias de maio, um excelente começo de ''temporada'' sem veranico (ainda) no ''radar''. :heart:

 

Achei espetacular essa rodada, coloca duas mínimas sub-10 pra cá (dia 30/04 e no feriado), um caminhão de chuva entre Quinta e Sexta-feira e continuidade do frio até o final da grade, como você mencionou. Vamos fechar Abril alguns décimos abaixo da média em Juiz de Fora e Maio vai começar bem abaixo da média. :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

MP média-forte intensidade, democrática, mas nada de histórica. Mirante deve se aproximar dos 10ºC; acho difícil baixar disso, mas....Apos a passagem de frente, boa sequência de mínimas baixas e máximas extremamente agradáveis. Acho que os pontos mais elevados vão se destacar dias após a passagem da FF, com ar ficando mais seco, especialmente a mantiqueira. Para o sul gaúcho, por exemplo, não será nada especial, talvez um MP "normal".

 

No seu ponto de vista, podemos dizer que vai começar a transição outono-inverno, Caco ?

 

No meu ponto de visto, a resposta é SIM !

 

Fala Renan! Então, o que de fato eu vejo bem caracterizado após anos com esse nosso hobbie por meteorologia é que sim, há a presença de uma "estação" de transição entre o verão e outono, anos pendendo mais para outono, anos para verão. O outono é curtíssimo! Não diria que haja uma "transição outono-inverno"; para mim não há. Agora, há anos por exemplo, que passamos direto da "transição verão-outono" para o inverno (vide ano passado), sem sequer ter tido um outono consolidado.Estou vendo este ano "muito bem dentro da casinha" em termos de evoluções das estações. Já estamos com outono consolidado há uns 10 dias. É normal em dias de outono, principalmente como hoje (que antecede a FF aqui no Sudeste), termos ainda dias quentes, mas são mais pontuais. Esta FF e a chegada desta MP, poderia ocorrer da mesma maneira que em J/J/A, obviamente que no "grosso do inverno" a probabilidade de MP´s mais potentes e frequência aumentam. O que quero dizer é que, a partir do final de abril até o finalzinho de setembro estamos sujeitos às MP´s mais fortes. Entendo que a partir de amanhã até o dia 8/9 teremos dias típicos de inverno aqui no Sudeste: a chegada da FF, máximas baixas, depois ar mais seco, mínimas mais baixas e máximas agradáveis; tipo uma sequência de 11/13ºC/22/24ºC. Após isso tenho a sensação que pode se formar um ASAS, e isso é ruim na minha opinião (aqui em Sampa, fica uns 15/26); para a Mantiqueira é uma beleza!

Link to comment
Share on other sites

 

Fala Renan! Então, o que de fato eu vejo bem caracterizado após anos com esse nosso hobbie por meteorologia é que sim, há a presença de uma "estação" de transição entre o verão e outono, anos pendendo mais para outono, anos para verão. O outono é curtíssimo! Não diria que haja uma "transição outono-inverno"; para mim não há. Agora, há anos por exemplo, que passamos direto da "transição verão-outono" para o inverno (vide ano passado), sem sequer ter tido um outono consolidado.Estou vendo este ano "muito bem dentro da casinha" em termos de evoluções das estações. Já estamos com outono consolidado há uns 10 dias. É normal em dias de outono, principalmente como hoje (que antecede a FF aqui no Sudeste), termos ainda dias quentes, mas são mais pontuais. Esta FF e a chegada desta MP, poderia ocorrer da mesma maneira que em J/J/A, obviamente que no "grosso do inverno" a probabilidade de MP´s mais potentes e frequência aumentam. O que quero dizer é que, a partir do final de abril até o finalzinho de setembro estamos sujeitos às MP´s mais fortes. Entendo que a partir de amanhã até o dia 8/9 teremos dias típicos de inverno aqui no Sudeste: a chegada da FF, máximas baixas, depois ar mais seco, mínimas mais baixas e máximas agradáveis; tipo uma sequência de 11/13ºC/22/24ºC. Após isso tenho a sensação que pode se formar um ASAS, e isso é ruim na minha opinião (aqui em Sampa, fica uns 15/26); para a Mantiqueira é uma beleza!

 

 

Caco, mas então se não existe a transição outono-inverno na sua concepção, e considerando que essa próxima MP vai trazer uma grande mudança de padrão atmosférico no Sudeste, então vamos dar as boas vindas ao inverno climático, em pleno final de Abril ?

Link to comment
Share on other sites

 

Fala Renan! Então, o que de fato eu vejo bem caracterizado após anos com esse nosso hobbie por meteorologia é que sim, há a presença de uma "estação" de transição entre o verão e outono, anos pendendo mais para outono, anos para verão. O outono é curtíssimo! Não diria que haja uma "transição outono-inverno"; para mim não há. Agora, há anos por exemplo, que passamos direto da "transição verão-outono" para o inverno (vide ano passado), sem sequer ter tido um outono consolidado.Estou vendo este ano "muito bem dentro da casinha" em termos de evoluções das estações. Já estamos com outono consolidado há uns 10 dias. É normal em dias de outono, principalmente como hoje (que antecede a FF aqui no Sudeste), termos ainda dias quentes, mas são mais pontuais. Esta FF e a chegada desta MP, poderia ocorrer da mesma maneira que em J/J/A, obviamente que no "grosso do inverno" a probabilidade de MP´s mais potentes e frequência aumentam. O que quero dizer é que, a partir do final de abril até o finalzinho de setembro estamos sujeitos às MP´s mais fortes. Entendo que a partir de amanhã até o dia 8/9 teremos dias típicos de inverno aqui no Sudeste: a chegada da FF, máximas baixas, depois ar mais seco, mínimas mais baixas e máximas agradáveis; tipo uma sequência de 11/13ºC/22/24ºC. Após isso tenho a sensação que pode se formar um ASAS, e isso é ruim na minha opinião (aqui em Sampa, fica uns 15/26); para a Mantiqueira é uma beleza!

 

 

Caco, mas então se não existe a transição outono-inverno na sua concepção, e considerando que essa próxima MP vai trazer uma grande mudança de padrão atmosférico no Sudeste, então vamos dar as boas vindas ao inverno climático, em pleno final de Abril ?

 

 

Renan de uma olhada no EPS que saiu ontem , ele não indica simplesmente "NENHUMA" MP pra Maio , fica acima da media do começo ao fim do mes , o mapa quase não muda , espero que seja os modelos maluquinhos !

Link to comment
Share on other sites

 

Fala Renan! Então, o que de fato eu vejo bem caracterizado após anos com esse nosso hobbie por meteorologia é que sim, há a presença de uma "estação" de transição entre o verão e outono, anos pendendo mais para outono, anos para verão. O outono é curtíssimo! Não diria que haja uma "transição outono-inverno"; para mim não há. Agora, há anos por exemplo, que passamos direto da "transição verão-outono" para o inverno (vide ano passado), sem sequer ter tido um outono consolidado.Estou vendo este ano "muito bem dentro da casinha" em termos de evoluções das estações. Já estamos com outono consolidado há uns 10 dias. É normal em dias de outono, principalmente como hoje (que antecede a FF aqui no Sudeste), termos ainda dias quentes, mas são mais pontuais. Esta FF e a chegada desta MP, poderia ocorrer da mesma maneira que em J/J/A, obviamente que no "grosso do inverno" a probabilidade de MP´s mais potentes e frequência aumentam. O que quero dizer é que, a partir do final de abril até o finalzinho de setembro estamos sujeitos às MP´s mais fortes. Entendo que a partir de amanhã até o dia 8/9 teremos dias típicos de inverno aqui no Sudeste: a chegada da FF, máximas baixas, depois ar mais seco, mínimas mais baixas e máximas agradáveis; tipo uma sequência de 11/13ºC/22/24ºC. Após isso tenho a sensação que pode se formar um ASAS, e isso é ruim na minha opinião (aqui em Sampa, fica uns 15/26); para a Mantiqueira é uma beleza!

 

 

Caco, mas então se não existe a transição outono-inverno na sua concepção, e considerando que essa próxima MP vai trazer uma grande mudança de padrão atmosférico no Sudeste, então vamos dar as boas vindas ao inverno climático, em pleno final de Abril ?

 

O padrão atmosférico vai SOFRER UMA MUDANÇA ATÉ +-8/Maio aqui no Sudeste, com linha de 12ºC em 850hPa no leste do SE. E depois? Vai ver que volte a se comportar como foi até dias atrás, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Resumo da rodada de ontem do EPS/ECMWF:

 

- O frio predomina até o primeiro decêndio de maio, com eventuais entradas de ar quente coincidentes com episódios de JBN e pré-frontal;

- Domínio de ar quente no Brasil Central a partir de 10/05, até o fim do mês, indicando presença de bloqueio atmosférico;

- Bastante aporte de ar quente pelo interior do continente em direção ao Sul do país, indicando um mês de maio mais tempestuoso que o normal;

- Entradas de ar frio sem muita potência e com curta duração, que intercalam períodos de maior aquecimento;

- Não necessariamente deve ser um mês mais seco que o normal em SP, MS e Sul. Os indicativos levam a crer pelo contrário;

- O domínio de ar quente se estende até a primeira semana de junho;

- Se depender desta rodada, maio deve ser um mês com temperaturas de normais a pouco acima da média no Sul, dentro da média no MS, pouco acima da média em SP, sul de MG e RJ, e muito quente no Triângulo Mineiro e GO. Sem extremos acentuados no Sul, e com possíveis marcas de calor além do normal do norte de SP para cima.

 

Mas, diante da instabilidade dos modelos, vamos acompanhando. E rezando.

Link to comment
Share on other sites

A pergunta que temos que fazer é: Há alguma sintonia entre os modelos sobre esse possível padrão para o mês de Maio ? Se somente o EPS apontou isso, pode não significar muita coisa, seria uma rodada "outlier".

 

Caco, difícil ter certeza agora. Vamos acompanhar. Mas acho que não teremos mais nenhum resquício de verão, vamos entrar num padrão invernal agora e só sairemos dele, isso SE SAIRMOS, no dia 10/05, e ainda assim cairia num comportamento normal para Maio.

 

Importante agora é aproveitarmos bastante o frio , depois a gente pensa no que vai acontecer.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

o GFS 6Z deu uma segurada no avanço da chuva de quinta/sexta para o Noroeste do Rio e região da bacia do rio Muriaé.A chuva razoável seria de sexta/sábado.

Espero que mude e volte a indicar chuva de quinta/sexta.

 

Bons acumulados de quinta/sexta para região de Juiz de Fora,toda região serrana do Rio,Sul de Minas.

Link to comment
Share on other sites

Renan, o EPS vem indicando há semanas um mês de maio bem sem graça. Tudo indica que entraremos em hiatus de frio a partir do dia 10. Risco de cidades no Triângulo Mineiro baterem 30+°C de média de máximas.

 

O CFS também mostra isso, porém indica uma possível bomba ainda no mês de Maio, por volta do dia 20. Portanto, temos uma grave divergência entre os dois modelos.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Ronaldo. CCM = Criciúma.

 

Dia muito nublado por aqui. As mínimas foram ontem de noite: 19,5°C no Centro, 19,7°C no Rio Branco e 18,4°C no Santa Luzia. Temos agora entre 21 e 23 agora. Não esquenta muito hoje. Amanhã esquenta mas já cai um pouco de noite.

 

Para cá diminuiu um pouquinho o frio, mas o quadro está mantido. No momento espero entre 8/10 graus.

Link to comment
Share on other sites

A instabilidade aliada ao ar frio que avança mais raso deve provocar uma tarde bastante fria na quinta-feira em parte do sudoeste do MT e centro-norte e leste do MS. É o que indica o modelo WRF:

FcOR2d9.png

 

O mesmo modelo aponta acumulados consideráveis para até 72h em parte do RS, MS e SP:

hvjNF29.png

Link to comment
Share on other sites

Aguardo o Coutinho para nos ajudar a resolver o seguinte dilema:

 

-[highlight=yellow]Essa onda de frio vai inaugurar o inverno climático ou permaneceremos no outono climático durante o mês de Maio ?[/highlight]

 

 

Pelos prognósticos, não creio não aqui no Sudeste em inauguração do inverno. Dias mais frios de 5ª feira até +-8/Maio. Depois esquenta. Mas isso é completamente normal. No próprio ano de 2000 estava fraquinho de frio [highlight=yellow]até meados de julho!!![/highlight]

Link to comment
Share on other sites

Aguardo o Coutinho para nos ajudar a resolver o seguinte dilema:

 

-[highlight=yellow]Essa onda de frio vai inaugurar o inverno climático ou permaneceremos no outono climático durante o mês de Maio ?[/highlight]

 

 

Pelos prognósticos, não creio não aqui no Sudeste em inauguração do inverno. Dias mais frios de 5ª feira até +-8/Maio. Depois esquenta. Mas isso é completamente normal. No próprio ano de 2000 estava fraquinho de frio [highlight=yellow]até meados de julho!!![/highlight]

 

Sempre bem lembrado e sempre bem falado esse ano 2000. Quantas saudades !

 

COMEÇA A MARCAR A TRANSIÇÃO DO OUTONO PARA COMEÇO DO INVERNO NO TOPO DA SERRA E INÍCIO DO FIM DO OUTONO NAS DEMAIS ÁREAS.

 

Obrigado, Coutinho. Veja só, Caco, vou ter que concordar com o Coutinho em relação à região Sudeste: Essa massa polar vai marcar "o início do fim do outono climático", ainda haverá alguns momentos mais quentes mas o calor acabou de vez. Serão poucos dias com tardes quentes de agora em diante -até Setembro ou Outubro-. E quase a totalidade das noites e manhãs serão frias ou amenas. Mínima tropical ? Nem pensar ! Agora só daqui a muitos meses.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

o CMC 00Z está indicando os dias 3 e 4 de maio com as menores mínimas na Zona da Mata e Noroeste do Rio, mas está muito longe ainda.

 

Isso se daria com a estabilização da atmosfera, a subsidência provocada pela alta pressão aliada ao ar frio, com muita secura. Se confirmar, o PNI pode ir aos -7 / -8.

Link to comment
Share on other sites

Aguardo o Coutinho para nos ajudar a resolver o seguinte dilema:

 

-[highlight=yellow]Essa onda de frio vai inaugurar o inverno climático ou permaneceremos no outono climático durante o mês de Maio ?[/highlight]

 

 

Pelos prognósticos, não creio não aqui no Sudeste em inauguração do inverno. Dias mais frios de 5ª feira até +-8/Maio. Depois esquenta. Mas isso é completamente normal. No próprio ano de 2000 estava fraquinho de frio [highlight=yellow]até meados de julho!!![/highlight]

 

Em 2013 mesmo:

- abril e maio bons

- junho lixo

- julho lixo até quase o final

- recuperação do frio entre o final de julho e o mês de agosto

- setembro lixo

- retorno do frio em outubro

Link to comment
Share on other sites

Aguardo o Coutinho para nos ajudar a resolver o seguinte dilema:

-[highlight=yellow]Essa onda de frio vai inaugurar o inverno climático ou permaneceremos no outono climático durante o mês de Maio ?[/highlight]

Pelos prognósticos, não creio não aqui no Sudeste em inauguração do inverno. Dias mais frios de 5ª feira até +-8/Maio. Depois esquenta. Mas isso é completamente normal. No próprio ano de 2000 estava fraquinho de frio [highlight=yellow]até meados de julho!!![/highlight]

Em 1975, até a 1ª semana de junho, a estação do Mirante, aqui em Sampa, tinha registrado apenas 1 temperatura sub-10.

Mesmo assim foi 9,x°C.

 

-------------

 

Em Sampa, sol, calor, nebulosidade parcial e ventos de NNO a N.

Pressão atmosférica em queda.

 

Às 14h,

Mirante (Aut.): 28,4°C

IAG: 28,3°C

Link to comment
Share on other sites

 

Renan de uma olhada no EPS que saiu ontem , ele não indica simplesmente "NENHUMA" MP pra Maio , fica acima da media do começo ao fim do mes , o mapa quase não muda , espero que seja os modelos maluquinhos !

 

William, está muito cedo para sofrer, vamos acompanhar as rodadas do GFS e CMC, pois estes modelos tem se mostrado bem consistentes em relação ao frio.

Link to comment
Share on other sites

 

Renan de uma olhada no EPS que saiu ontem , ele não indica simplesmente "NENHUMA" MP pra Maio , fica acima da media do começo ao fim do mes , o mapa quase não muda , espero que seja os modelos maluquinhos !

 

William, está muito cedo para sofrer, vamos acompanhar as rodadas do GFS e CMC, pois estes modelos tem se mostrado bem consistentes em relação ao frio.

 

Está cedo para bater o martelo, dizendo que o inverno será com poucas MP´s, de um modo geral, e fraco. No entanto, a tendência creio ser essa sim.

Não sei analisar nem 1% os modelos meteorológicos como vocês sabem, mas observo e anoto sobre o clima desde meus 12 anos de idade, quando teve a neve em PORTO ALEGRE (24/08/84). No pós 2000, houve uma grande incidência de anos ruins, podem observar. Claro que anos 70, 80, 90 também tiveram invernos mais quentes, isso é fato. SEMPRE houve anos mais quentes ou mais frios, mas falo de um modo geral.

No pós 2000, começaram a ocorrer bloqueios intermináveis mais frequentes. Ano passado tivemos um inverno EXCELENTE. Junho de 2016 foi gélido (o mais frio desde 1945 em PORTO ALEGRE). Tivemos um inverno frio em 2013, fraco em 2014 e fraquíssimo em 2015. Depois o 2016 excelente. Este ano a tendência, observando o pós 2000, seria mesmo de um inverno mais fraco. Maio pode ficar bem acima da média. Não podemos AFIRMAR NADA, mas é a tendência que eu vejo. Desculpem se falo besteira, são observações pessoais, nada científicas.

Por favor, não estou querendo causar polêmicas nem discussões desnecessárias, muito menos tumultuar o fórum, que fique bem claro, ok?

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

 

Renan de uma olhada no EPS que saiu ontem , ele não indica simplesmente "NENHUMA" MP pra Maio , fica acima da media do começo ao fim do mes , o mapa quase não muda , espero que seja os modelos maluquinhos !

 

William, está muito cedo para sofrer, vamos acompanhar as rodadas do GFS e CMC, pois estes modelos tem se mostrado bem consistentes em relação ao frio.

 

Está cedo para bater o martelo, dizendo que o inverno será com poucas MP´s, de um modo geral, e fraco. No entanto, a tendência creio ser essa sim.

Não sei analisar nem 1% os modelos meteorológicos como vocês sabem, mas observo e anoto sobre o clima desde meus 12 anos de idade, quando teve a neve em PORTO ALEGRE (24/08/84). No pós 2000, houve uma grande incidência de anos ruins, podem observar. Claro que anos 70, 80, 90 também tiveram invernos mais quentes, isso é fato. SEMPRE houve anos mais quentes ou mais frios, mas falo de um modo geral.

No pós 2000, começaram a ocorrer bloqueios intermináveis mais frequentes. Ano passado tivemos um inverno EXCELENTE. Junho de 2016 foi gélido (o mais frio desde 1945 em PORTO ALEGRE). Tivemos um inverno frio em 2013, fraco em 2014 e fraquíssimo em 2015. Depois o 2016 excelente. Este ano a tendência, observando o pós 2000, seria mesmo de um inverno mais fraco. Maio pode ficar bem acima da média. Não podemos AFIRMAR NADA, mas é a tendência que eu vejo. Desculpem se falo besteira, são observações pessoais, nada científicas.

Por favor, não estou querendo causar polêmicas nem discussões desnecessárias, muito menos tumultuar o fórum, que fique bem claro, ok?

Abraços! :good:

 

João, sua experiência de vida é sempre válida. Eu prefiro não dar opinião se o inverno será bom ou ruim, pois não tenho esse conhecimento técnico para tal. Assim como já vi muito meteorologista dizer que o inverno seria ruim e foi excelente. Então prefiro me abster.

Link to comment
Share on other sites

A sensação que tenho em climas de transição entre o temperado e o tropical, como em partes do Centro-Sul de um modo geral, é que o conceito de inverno deveria ser bem mais relativo do que a imagem que temos de frio constante. Em SP por ex, tem anos que a mínima ocorre em setembro já na primavera. Deve ter anos que aconteceu em maio, talvez até em abril. Um mes do outono pode facilmente ser mais frio que todos os meses do inverno. E mesmo no inverno ainda estamos sujeitos a temperaturas altas, seja máxima ou mínima, pq nosso frio, ainda que possa ser mais duradouro em alguns anos, depende da atuação de massas de ar polar que se desloquem para nossas latitudes movidas por altas pressões, ciclones, e toda uma série de fatores que podem fazer nosso inverno ser apenas um outono xoxo. Por isso tão dificil prever com muita antecedência períodos de frio dentro do nosso inverno. Infelizmente...

Link to comment
Share on other sites

A sensação que tenho em climas de transição entre o temperado e o tropical, como em partes do Centro-Sul de um modo geral, é que o conceito de inverno deveria ser bem mais relativo do que a imagem que temos de frio constante. Em SP por ex, tem anos que a mínima ocorre em setembro já na primavera. Deve ter anos que aconteceu em maio, talvez até em abril. Um mes do outono pode facilmente ser mais frio que todos os meses do inverno. E mesmo no inverno ainda estamos sujeitos a temperaturas altas, seja máxima ou mínima, pq nosso frio, ainda que possa ser mais duradouro em alguns anos, depende da atuação de massas de ar polar que se desloquem para nossas latitudes movidas por altas pressões, ciclones, e toda uma série de fatores que podem fazer nosso inverno ser apenas um outono xoxo. Por isso tão dificil prever com muita antecedência períodos de frio dentro do nosso inverno. Infelizmente...

 

Concordo plenamente. No Sul é mais difícil isso acontecer, mas aqui no Sudeste é muito comum. Quanto menor a amplitude térmica anual, mais fácil de acontecer. Aqui na minha cidade, a amplitude média anual é de apenas 6 graus, então perfeitamente ocorre esse fenômeno explicado por você.

Link to comment
Share on other sites

A sensação que tenho em climas de transição entre o temperado e o tropical, como em partes do Centro-Sul de um modo geral, é que o conceito de inverno deveria ser bem mais relativo do que a imagem que temos de frio constante. Em SP por ex, tem anos que a mínima ocorre em setembro já na primavera. Deve ter anos que aconteceu em maio, talvez até em abril. Um mes do outono pode facilmente ser mais frio que todos os meses do inverno. E mesmo no inverno ainda estamos sujeitos a temperaturas altas, seja máxima ou mínima, pq nosso frio, ainda que possa ser mais duradouro em alguns anos, depende da atuação de massas de ar polar que se desloquem para nossas latitudes movidas por altas pressões, ciclones, e toda uma série de fatores que podem fazer nosso inverno ser apenas um outono xoxo. Por isso tão dificil prever com muita antecedência períodos de frio dentro do nosso inverno. Infelizmente...

Concordo plenamente. No Sul é mais difícil isso acontecer, mas aqui no Sudeste é muito comum. Quanto menor a amplitude térmica anual, mais fácil de acontecer. Aqui na minha cidade, a amplitude média anual é de apenas 6 graus, então perfeitamente ocorre esse fenômeno explicado por você.

Por acaso, eu já tinha feito este levantamento. :laugh:

 

Distribuição das mínimas absolutas anuais por meses na estação do INMET no Mirante de Santana, em Sampa, desde 1943:

Maio - 6

Junho - 14

Julho - 25

Agosto - 21

Setembro - 7

Outubro - 1 (Em 1947)

Link to comment
Share on other sites

A sensação que tenho em climas de transição entre o temperado e o tropical, como em partes do Centro-Sul de um modo geral, é que o conceito de inverno deveria ser bem mais relativo do que a imagem que temos de frio constante. Em SP por ex, tem anos que a mínima ocorre em setembro já na primavera. Deve ter anos que aconteceu em maio, talvez até em abril. Um mes do outono pode facilmente ser mais frio que todos os meses do inverno. E mesmo no inverno ainda estamos sujeitos a temperaturas altas, seja máxima ou mínima, pq nosso frio, ainda que possa ser mais duradouro em alguns anos, depende da atuação de massas de ar polar que se desloquem para nossas latitudes movidas por altas pressões, ciclones, e toda uma série de fatores que podem fazer nosso inverno ser apenas um outono xoxo. Por isso tão dificil prever com muita antecedência períodos de frio dentro do nosso inverno. Infelizmente...

 

Alguma lucidez.

 

É impossível prever como será o ''inverno".

 

É completamente aleatório.

 

Conseguimos explicar algo depois.

 

Com antecedência alguma previsão de comportamento no ATACADO é dado pelo "PADRÂO USA"" do Ronaldo.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

A sensação que tenho em climas de transição entre o temperado e o tropical, como em partes do Centro-Sul de um modo geral, é que o conceito de inverno deveria ser bem mais relativo do que a imagem que temos de frio constante. Em SP por ex, tem anos que a mínima ocorre em setembro já na primavera. Deve ter anos que aconteceu em maio, talvez até em abril. Um mes do outono pode facilmente ser mais frio que todos os meses do inverno. E mesmo no inverno ainda estamos sujeitos a temperaturas altas, seja máxima ou mínima, pq nosso frio, ainda que possa ser mais duradouro em alguns anos, depende da atuação de massas de ar polar que se desloquem para nossas latitudes movidas por altas pressões, ciclones, e toda uma série de fatores que podem fazer nosso inverno ser apenas um outono xoxo. Por isso tão dificil prever com muita antecedência períodos de frio dentro do nosso inverno. Infelizmente...

 

Concordo plenamente. No Sul é mais difícil isso acontecer, mas aqui no Sudeste é muito comum. Quanto menor a amplitude térmica anual, mais fácil de acontecer. Aqui na minha cidade, a amplitude média anual é de apenas 6 graus, então perfeitamente ocorre esse fenômeno explicado por você.

 

Conrado falou muito bem. Por ex: Aqui em Sampa, teremos, a partir de 5ª feira, até dia +- 08/Maio, 12 dias de "inverno". Estamos sujeitos também a termos 12 dias ou mais (obviamente não de "verão"), mas ao menos "super amenos" em pleno junho, julho ou agosto. Na nossa região, por observar o clima há muito tempo, vejo que o "intervalo" de MP´s fortes vai do final de abril ao final de setembro. Os meses com maiores chances de terem uma "baleia polar", são, em ordem decrescente: julho, junho, agosto, setembro e maio.

 

O Coutinho fala das mudanças de estação para SC; por aqui é diferente Renan. Apos dia 10/Maio e seu prosseguimento ai final do mês teremos como chegar a uma conclusão. Até agora o que, na minha opinião te afirmo, é que saímos da transição verão-outono há 10 dias para São Paulo, estamos com outono consolidado. Teremos até dia 08/Maio "dias de inverno" no outono; coisa super normal...

Link to comment
Share on other sites

Aguardo o Coutinho para nos ajudar a resolver o seguinte dilema:

 

-[highlight=yellow]Essa onda de frio vai inaugurar o inverno climático ou permaneceremos no outono climático durante o mês de Maio ?[/highlight]

 

 

Pelos prognósticos, não creio não aqui no Sudeste em inauguração do inverno. Dias mais frios de 5ª feira até +-8/Maio. Depois esquenta. Mas isso é completamente normal. No próprio ano de 2000 estava fraquinho de frio [highlight=yellow]até meados de julho!!![/highlight]

 

Em 2013 mesmo:

- abril e maio bons

- junho lixo

- julho lixo até quase o final

- recuperação do frio entre o final de julho e o mês de agosto

- setembro lixo

- retorno do frio em outubro

 

Exato, não funciona como um relojinho "certinho", como nos EUA ou Europa, que as temperaturas vão caindo ou subindo progressivamente com o passar dos meses, parecendo obedecer uma razão/proporção.

 

De que me lembro, 1999 foi um ano bem regular, no sentido que não ficou muito tempo com ausência de sistemas frontais atingindo o País. Excelente ano!

Link to comment
Share on other sites

Sei que o assunto é inverno mas é interessante dar uma espiada na distribuição das máximas absolutas anuais por meses no Mirante:

 

Jan - 17

Fev - 10

Mar - 2

Set - 11

Out - 21

Nov - 14

Dez - 4

 

Ou seja, acompanhamos em parte o que acontece no Brasil Central.

 

Por estações do ano:

Inverno - 4 (Em setembro mas antes do dia 20)

Primavera - 43

Verão - 32

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.