Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Chegada em Yakutsk - Sibéria


Rafael
 Share

Recommended Posts

O vídeo mostra trechos finais do voo de chegada no aeroporto YKS, localizado na capital da República da Iacútia, cidade de Yakutsk.

 

Gravado em 18/01/2016, com temperatura externa de, aproximadamente, -40ºC.

 

A cidade encontrou-se coberta por uma névoa, sendo possível avistar a saída de vapor das chaminés.

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

Melhor visualizado em tela cheia.

Link to comment
Share on other sites

Olha, eu amo frio, mas essa cidade é um exagero... Imagino que os moradores da cidade passam meses trancados em casa, sem poder sair muito, devido ao risco de morrerem congelados!

 

É incrível notar também que essa cidade tem uma variação de temperatura durante o ano totalmente surreal para nós. Em janeiro a média máxima é de -35,1°C com media minima de -41,5°C, e no mês de julho a média máxima por lá é de 25.1°C POSITIVOS e média mínima de 12,7°C. Haja saúde!!!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Ulaanbaatar, capital da Mongólia, tem mínima absoluta de -42,2°C e máxima absoluta de 39,0°C. :shok: :wacko:

 

Muito parecido com Yakutsk, onde os extremos são -64,4°C a 38,4°C.. Diferença absurda de 102,8°C!!! Mas no caso de Ulaanbaatar, é a capital de um país... Já pensou Brasília com uma variação assim? :laugh:

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Ulaanbaatar, capital da Mongólia, tem mínima absoluta de -42,2°C e máxima absoluta de 39,0°C. :shok: :wacko:

 

Muito parecido com Yakutsk, onde os extremos são -64,4°C a 38,4°C.. Diferença absurda de 102,8°C!!! Mas no caso de Ulaanbaatar, é a capital de um país... Já pensou Brasília com uma variação assim? :laugh:

 

Abs

 

Astana, capital do Cazaquistão, tem extremos de -51,6°C a 41,6°C!!! A média anual é 3,5°C, a do mês mais frio é -14,2°C e a do mais quente 20,8°C. Isso é que é dinâmica agradável! :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Ulaanbaatar, capital da Mongólia, tem mínima absoluta de -42,2°C e máxima absoluta de 39,0°C. :shok: :wacko:

 

Muito parecido com Yakutsk, onde os extremos são -64,4°C a 38,4°C.. Diferença absurda de 102,8°C!!! Mas no caso de Ulaanbaatar, é a capital de um país... Já pensou Brasília com uma variação assim? :laugh:

 

Abs

 

Astana, capital do Cazaquistão, tem extremos de -51,6°C a 41,6°C!!! A média anual é 3,5°C, a do mês mais frio é -14,2°C e a do mais quente 20,8°C. Isso é que é dinâmica agradável! :prankster:

 

Muito impressionante! Dinamismo pra ninguém botar defeito :laugh:

Link to comment
Share on other sites

YAKUTSKI é um local único. Gostaria muito de conhecer pessoalmente. Vai dos menos de 40°c negativos até 38°c positivos. Impressionante.

Acho que vou fazer um grupo para apaixonados por frio pra lá. Será que consigo passageiros? KKKKKKKKK Abraços!

 

Avise-me quando fizer, João. Preciso conhecer esse local. Amo um friozinho. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

YAKUTSKI é um local único. Gostaria muito de conhecer pessoalmente. Vai dos menos de 40°c negativos até 38°c positivos. Impressionante.

Acho que vou fazer um grupo para apaixonados por frio pra lá. Será que consigo passageiros? KKKKKKKKK Abraços!

 

Avise-me quando fizer, João. Preciso conhecer esse local. Amo um friozinho. :laugh:

 

KKKKKKK Pode deixar. Olha que é sério. Farei mesmo. Pensando seriamente nisso. Eu iria de acompanhante desde o BRASIL e lá teríamos um guia local. Seria show.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Será que de -30°C pra baixo dá pra se sentir alguma diferença?

Eu sei que abaixo de determinadas temperaturas, lã não resolve mais.

Tem que ser pele de animais.

 

Independente de ideologia, claro, é interessante ver documentários (Existem vários) sobre o avanço da infantaria do Exército Vermelho, da antiga União Soviética, na 2ª Guerra Mundial, no inverno.

Milhares e milhares de esquiadores, todos vestidos com roupa de pele.

 

Aliás, na reação soviética à invasão alemã, grande parte dos soldados do Exército Vermelho eram siberianos.

Muitos deles mongóis de "olhos puxados".

 

------------

 

Tinha um programa no Discovery (Ou NatGeo, não me lembro bem) em que um "maluco" ia visitar os extremos climáticos do mundo.

 

Num dos programas ele foi à Sibéria no inverno.

 

Teve que usar um monte de roupas, lã e roupa de pele de carneiro por cima.

 

Aí, ele foi acompanhar a rotina diária do pessoal de lá, cuidando das renas.

 

Mesmo vestido de acordo, ele não agüentou 2 horas ao ar livre.

Detalhe: o sujeito é inglês e vive na Inglaterra.

Link to comment
Share on other sites

Será que de -30°C pra baixo dá pra se sentir alguma diferença?

Eu sei que abaixo de determinadas temperaturas, lã não resolve mais.

Tem que ser pele de animais.

 

Independente de ideologia, claro, é interessante ver documentários (Existem vários) sobre o avanço da infantaria do Exército Vermelho, da antiga União Soviética, na 2ª Guerra Mundial, no inverno.

Milhares e milhares de esquiadores, todos vestidos com roupa de pele.

 

Aliás, na reação soviética à invasão alemã, grande parte dos soldados do Exército Vermelho eram siberianos.

Muitos deles mongóis de "olhos puxados".

 

------------

 

Tinha um programa no Discovery (Ou NatGeo, não me lembro bem) em que um "maluco" ia visitar os extremos climáticos do mundo.

 

Num dos programas ele foi à Sibéria no inverno.

 

Teve que usar um monte de roupas, lã e roupa de pele de carneiro por cima.

 

Aí, ele foi acompanhar a rotina diária do pessoal de lá, cuidando das renas.

 

Mesmo vestido de acordo, ele não aguentou 2 horas ao ar livre.

Detalhe: o sujeito é inglês e vive na Inglaterra.

 

General Inverno tb mandou abraços pro Napoleão Bonaparte.

Em Vostok existe uma nomenclatura chamada "condition one" quando tem temp sub -60, e vento. Nessa condição é proibido sair ao ar livre.

Link to comment
Share on other sites

O mais impressionante, é que essa cidade tem muito calor no verão algumas vezes!

E o que me chama atenção no inverno, é a quase inexistente amplitude térmica. Exemplo: mínima de -38°c e máxima de -37°c ou -36°c. Nem se sente nada de diferença da mínima pra máxima do dia. Clima curioso.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Yakutsk está a 62 °N e já foi a 38,4 °C !!! Recorde de frio de -64,4 °C

 

 

Ushuaia situada em 54° S não tem recorde de calor expressivo, 29,5 °C. Recorde de frio de "amenos" -21 °C

 

 

Yakutsk média do mês mais quente: 19,5 °C. Mês mais frio: -38,6 °C (média anual -8,8°C)

Ushuaia média do mês mais quente: 9,6 °C. Mês mais frio: 1,3 °C (média anual 5,7 °C)

 

Uma massa continental maior deixa o clima muito mais louco.

Link to comment
Share on other sites

Yakutsk está a 62 °N e já foi a 38,4 °C !!! Recorde de frio de -64,4 °C

 

 

Ushuaia situada em 54° S não tem recorde de calor expressivo, 29,5 °C. Recorde de frio de "amenos" -21 °C

 

 

Yakutsk média do mês mais quente: 19,5 °C. Mês mais frio: -38,6 °C (média anual -8,8°C)

Ushuaia média do mês mais quente: 9,6 °C. Mês mais frio: 1,3 °C (média anual 5,7 °C)

 

Uma massa continental maior deixa o clima muito mais louco.

 

Entre essas duas, prefiro nenhuma, kkkkkkkkkkkkk.

Link to comment
Share on other sites

Yakutsk está a 62 °N e já foi a 38,4 °C !!! Recorde de frio de -64,4 °C

 

 

Ushuaia situada em 54° S não tem recorde de calor expressivo, 29,5 °C. Recorde de frio de "amenos" -21 °C

 

 

Yakutsk média do mês mais quente: 19,5 °C. Mês mais frio: -38,6 °C (média anual -8,8°C)

Ushuaia média do mês mais quente: 9,6 °C. Mês mais frio: 1,3 °C (média anual 5,7 °C)

 

Uma massa continental maior deixa o clima muito mais louco.

 

Entre essas duas, prefiro nenhuma, kkkkkkkkkkkkk.

 

Ushuaia eu morava fácil. Tem 70k habitantes e é perto do Bananil.

E o fato de não ter extremos cativa o :heart:

Link to comment
Share on other sites

É CAPAZ DE SENTIR MAIS FRIO EM USHUAIA QUE NA SIBÉRIA, POIS LÁ QUASE NÃO TEM VENTO E CÁ TEM MUITO, MUITO VENTO!

 

Jamais.

 

Com -21°C que é o recorde de Ushuaia, e vento de 100 km/ha sensação "supostamente" chegaria a apenas -41°C, que é uma mínima normal de Janeiro da cidade russa.

 

E Ushuaia nunca terá um fog tão forte como Yakutsk, como visto no vídeo.

 

O certo é dizer que Yakutsk tem pouco vento. Mas se fizer -50°C com vento de 6 km/h, que é um vento/rajada normal de acontecer lá, a sensação já chega a quase -60°C.

 

Vai ter que remar muito Ushuaia... :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Entre essas duas, prefiro nenhuma, kkkkkkkkkkkkk.

 

Ushuaia eu morava fácil. Tem 70k habitantes e é perto do Bananil.

E o fato de não ter extremos cativa o :heart:

 

O fato de Ushuaia ser perto do Bananil é ponto negativo.

Mais um ponto negativo é ser uma cidade argentina. País tão instável e com economia fechada quanto o nosso.

Outro ponto (muito negativo) é ser longe de tudo.

O único ponto positivo de Ushuaia é ter um clima parecido com o de Reykjavík (Islândia), onde a ausência de calor que incomoda e que faz mal é uma constante.

 

Tirando a questão do idioma, entre Ushuaia e Reykjavík prefiro a cidade islandesa.

 

Sobre Yakutsk, dois problemas:

 

Primeiro: uso óculos de grau e não me imagino vivendo em uma cidade que, por causa do frio extremo, é desaconselhável sair com esse acessório na rua.

Segundo: fica na Rússia.

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Fico imaginando...

 

Para quem não está acostumado, até respirar deve ser complicado: puxar ar a -40, -50°C...

 

A quantidade de vapor d'água presente no ar nessas temperaturas tende a zero...

Deve ressecar as vias respiratórias, rachar os lábios...

 

E a calefação...?

O ar externo a -40°C sendo aquecido até 20°C positivos, por exemplo...

A umidade relativa a 20°C deve ficar abaixo de 2%. => viewtopic.php?f=139&t=15614

Deve ser necessário algum processo de umidificação do ar dentro dos ambientes...

 

Perguntinha idiota: como será que os peixes se viram nos rios nessas temperaturas... certamente congela tudo... :mosking:

 

Na 2ª Guerra Mundial, o Exército Vermelho (Soviético) chegou na Polônia no inverno de 1945.

Aí tiveram um probleminha prático: o gelo nos rios congelados já não era mais espesso o suficiente para suportar o peso de veículos, tanques, etc.

Tiveram que construir pontes...

Link to comment
Share on other sites

Fico imaginando...

 

Para quem não está acostumado, até respirar deve ser complicado: puxar ar a -40, -50°C...

 

A quantidade de vapor d'água presente no ar nessas temperaturas tende a zero...

Deve ressecar as vias respiratórias, rachar os lábios...

 

E a calefação...?

O ar externo a -40°C sendo aquecido até 20°C positivos, por exemplo...

A umidade relativa a 20°C deve ficar abaixo de 2%. => viewtopic.php?f=139&t=15614

Deve ser necessário algum processo de umidificação do ar dentro dos ambientes...

 

Perguntinha idiota: como será que os peixes se viram nos rios nessas temperaturas... certamente congela tudo... :mosking:

 

Eu fico imaginando a resistência que ele devem criar... Se virem pro Brasil será que pegam gripe?

 

Sobre os peixes, acredito que as temperaturas das águas se mantenham positivas, o que garante a sobrevivência deles. Se o peixe sair da água, congela.

Link to comment
Share on other sites

SE ACOSTUMA. EXEMPLO PRÓPRIO.

 

ENTRE 8/13°C SEM VENTO NÃO USO CASACO, ALGUMAS VEZES ATÉ COM 5°C NÃO USO CASACO, JÁ COM 22/25 COMEÇO A FICAR COM CALOR E TORNA-SE BEM DESAGRADÁVEL COM 26/27 EM DIANTE SE TIVER ÚMIDO.

 

COLOQUE ISTO PARA UM CARIOCA E USARÁ CASCO QUASE O ANO TODO!

 

SE O RIO FOR VOLUMOSO E PROFUNDO NO FUNDO A ÁGUA FICA A 4°C MESMO COM -60 NO AR LIVRE.

Link to comment
Share on other sites

Fico imaginando...

Perguntinha idiota: como será que os peixes se viram nos rios nessas temperaturas... certamente congela tudo... :mosking:

 

A temperatura da água não é uniforme...há locais em que ela fica acima de zero e permanece em estado líquido, até na Antártida existem "lagos" subterrâneos com água em estado líquido.

 

Na 2ª Guerra Mundial, o Exército Vermelho (Soviético) chegou na Polônia no inverno de 1945.

Aí tiveram um probleminha prático: o gelo nos rios congelados já não era mais espesso o suficiente para suportar o peso de veículos, tanques, etc.

Tiveram que construir pontes...

 

Pequeno Off-Topic

Um dos grandes aliados na virada do rumo da 2ª Guerra foi justamente o frio siberiano. Hitler atrasou a invasão da Rússia em quase um mês, o que fez com que chegassem a Stalingrado no início do inverno de 1942-43, que foi um dos piores do século em toda a Europa (e acho que de forma global, porque aqui mesmo no Brasil fez muito frio, com +1C em SP em diversas ocasiões naquele ano). Li relatos de que Stalingrado tinha temperaturas de até -25ºC por dias a fio...nesse estudo aqui (http://journals.ametsoc.org/doi/pdf/10.1175/1520-0477(1989)070%3C0271:TSWIET%3E2.0.CO%3B2) indica que a mínima média em Janeiro de 1942 em Moscou foi de impressionantes -22,1º (10 graus mais frio que a normal 61-90) com 9 dias abaixo de -30.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.