Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Furacões no Atlântico Norte e Pacífico Leste/Central - 2017


Recommended Posts

BARBUDA está praticamente esvaziada para chegada de JOSE. Ilha foi devastada por IRMA e poucos moradores resistiram a ficar na ilha para enfrentar o segundo furacão.

Fonte:

MUNDO | Devastada por Irma, quase a população inteira de Barbuda foi retirada da ilha antes da aproximação de José. https://t.co/OauFjvD8kN

 

Except for a few persons who resisted the call to evacuate and the security forces the EVACUATION OF BARBUDA IS COMPLETE.. https://t.co/bk5ZWdi8ky

Link to comment
Share on other sites

BARBUDA está praticamente esvaziada para chegada de JOSE. Ilha foi devastada por IRMA e poucos moradores resistiram a ficar na ilha para enfrentar o segundo furacão.

Fonte:

MUNDO | Devastada por Irma, quase a população inteira de Barbuda foi retirada da ilha antes da aproximação de José. https://t.co/OauFjvD8kN

 

Except for a few persons who resisted the call to evacuate and the security forces the EVACUATION OF BARBUDA IS COMPLETE.. https://t.co/bk5ZWdi8ky

 

EXCELENTE NOTÍCIA!!

 

A Preocupação agora se volta para St. Marteen que não foi evacuada, e está sobre Hurricane Warning.

Link to comment
Share on other sites

Kátia esta fazendo Landfall na costa mexicana com ventos de 75 mph. Está perdendo força rapidamente. Uma preocupação a menos em tempos de Atlântico enfurecido.

 

Fonte:

JUST IN: Hurricane #Katia is making landfall north of Tecolutla, Mexico with winds down to 75 mph. https://t.co/jNKzlrkWM5

 

Katia praticamente se desintegrou praticamente toda ao bater nas montanhas mexicanas.... Já amanhã deixará de existir de vez.

 

Agora restam José e Irma em atividade.

 

PhclLvt.gif

Link to comment
Share on other sites

Interação com terra fez Irma perder força, porém aumentou seu campo de vento.

O olho segue intacto de acordo com reconhecimento, então assim que entrar novamente na água tem potencial para rapidamente se fortalecer.

Bandas de nebulosidade já afetam o sul da Flórida, com rajadas de até 70 km/h sendo registradas. Risco de tornados pode aumentar durante a tarde.

nYHLPRB.jpg.21b32d08306c8f30da44b57e670f7bce.jpg

Link to comment
Share on other sites

No visual, irma já acentuou sua curva pra NNO e parece que não deve fazer um segundo landfall em Cuba como as saídas 06Z dos modelos apontam. Isso no visual. Olho de ciclones em processo de fortalecimento costumam girar em torno de si, tipo ziguezagueando e pode dar essa falsa sensação.

 

O Modelo de Mesoescala Norte Americano (NAM) de hoje cedo coloca Irma fazendo um landfall definitivo apenas no norte da Flórida, afetando toda a costa oeste do estado.

giphy.gif

Link to comment
Share on other sites

José está nesse momento passando próximo a ilha de Barbuda.

 

Imagens de Radar e Satelite mostram que apenas chuvas mais fracas estão atingindo a ilha, sendo que a parte mais intensa do Eyewall de José, está do lado inverso, em alto-mar.

 

Em St. Marteen no momento apenas nuvens altas. Mais tarde, com a passagem do ciclone, poderá receber alguma chuva, mas qualquer impacto mais forte, parece bem difícil, felizmente. Lembrando que um grupo de brasileiros, incluindo a Youtuber Lorrayne Mavmoratis está na ilha, aguardando resgate para evacuação.

 

Rajadas com força de tempestade tropical (60-80km/h), são possíveis nas duas ilhas.

 

HHl11xC.png

sPb4mq1.png

 

José segue como um poderoso furacão de Categoria 4, com ventos de 145mph. Porém, por ser pequeno, seu campo de ventos ficam bem restritos a região do olho apenas.

 

FMvEttA.jpg

Link to comment
Share on other sites

Os principais modelos sugerem que Irma irá continuar interagindo com Cuba ao menos até o final da noite de hoje, madrugada de domingo, para então voltar ao mar.

 

A solução do ECMWF 0Z sugere que Irma irá voltar ao mar por volta das 3h da manhã pelo horário de Brasília. O que lhe dará em torno de 12 a 18 horas para se fortalecer antes do landfall na costa oeste da Flórida.

 

OcUA7PD.jpg

 

No geral a 0Z dos modelos está levando o furacão para o oeste da Flórida.

 

Apenas o NAVGEM sugere um trajeto pelo Golfo, o levando para o norte da Flórida. O GFS é o trajeto mais a leste (ou atrasado) dos modelos.

 

jwgSYLk.png

 

A partir do momento que Irma voltar ao mar, terá um tempo limitado para fortalecimento, isto porque há uma grande quantidade de cisilhamento na altura de Tampa. Vento de cisilhamento (shear) cria um ambiente extremamente hostil para desenvolvimento de ciclones tropicais.

 

Com isso, o limite para algum fortalecimento de Irma antes de chegar ao landfall, será restrito a somente até ao sul da Flórida.

 

Nesse mapa é possível o shear elevado, pelas linhas vermelhas, chegando a 40 nós. A presença desse cisilhamento irá favorecer a ocorrencia de tempo severo e de tornados sobre a Flórida entre hoje e amanhã, durante a passagem de Irma.

 

H3WZiu3.png

 

Em relação aos impactos, as coisas pioraram significantemente para o oeste da Flórida.

 

O ECMWF está indicando rajadas de 150mph (240km/h) para a região de Tampa e St. Petersburg, o que seria mais ou menos algo similar o que as ilhas do Caribe (Barbuda e St. Marteen) sentiram na passagem de Irma. A situação é extremamente delicada para essa área!!

 

Já em Miami, a expectativa é de rajadas em torno de 130km/h, o que é bastante significativo, porém bem menos do que se previa antes.

 

No geral, toda a Flórida irá sentir ventos com força de furacão, isso porque com o campo de ventos tende a se expandir, mas a situação será mais grave no sudoeste do estado

 

pp1yYMl.png

 

(Republicando posteriormente, para manter as informações sobre as rajadas de vento em Cuba juntas).

Link to comment
Share on other sites

Pode continuar enfraquecendo até virar tempestade tropical e não causar danos significativos à Flórida. Essa é a minha torcida.

 

A minha também Renan ! Mas a previsão por aqui é de um Landfall em Tampa, como cat.4 ou cat.5, não sei se é devido a velocidade dele 9 mph. Com ventos em Orlando de 130 mph e em Jacksonville com ventos de 115 mph.

 

Também ja recebemos alerta de tornados !!!

Link to comment
Share on other sites

Olho de Irma segue paralelo a costa de Cuba, e cada vez mais aparecendo nos radares meteorológicos dos EUA.

 

Bandas Secundárias estão atingindo ocasionalmente o sul da Flórida.

 

CXzZ7Lf.png

 

Em Cuba, os radares do Serviço Meteorológico local mostram muita chuva ainda na parte central do país.

 

zfR9oFt.png

Link to comment
Share on other sites

NHC atualizou as previsões de Storm Surge (avanço repentino do mar para a costa), para a Flórida.

 

Pela nova previsão, áreas do sudoeste como Naples e Ft. Myers poderão ter valores entre 10 e 15 pés (3 a 4,5m).

 

Esses valores são bastante expressivos, visto que são áreas quase que totalmente planas.

 

0I11Aw0.png

 

Ao 12h o NHC também atualizou os avisos de Furacão.

 

Boa parte da Florida agora está sobre Hurricane Warning, enquanto que partes do sul da Georgia e da Carolina do Sul, estão sobre Hurricanes Watches.

 

Hurricanes Warnings também seguem ativos para a costa de Cuba (Havana está sobre Trop. Storm Warning), e Bahamas (incluindo Nassau).

 

wYxQy3I.jpg

 

Previsão oficial do NHC indica que Irma chegará a Florida com força de Categoria 4, com ventos de 140mph.

 

1qkZvsw.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tweets da Metsul sobre #IRMA

 

MUNDO | Interação com terreno de Cuba derrubou #Irma de CAT5 pra CAT3, mas ao avançar de novo sobre o mar muito quente recobrará força.

 

MUNDO | Irma terá uma janela de ~12 horas agora sobre o mar. A dúvida. Volta para CAT4 ou terá intensificação explosiva pra CAT5?

 

Link to comment
Share on other sites

Saída 12z do ECMWF veio sem grandes mudanças.

 

Irma faria landfall domingo a noite agora, próximo a Tampa, com pressão em torno de 926hpas, o que indica um limite entre Cat. 4 e Cat.5

 

Porém, essa saída 12z veio com Irma novamente atuando sobre Cuba agora a tarde, o que não está acontecendo de fato. Com isso a saída pode estar subestimando a força de Irma.

 

Q09ewYj.gif

 

Em termos de impacto, a situação segue bem feia para o oeste da Flórida. Regiões como Naples, Ft Myers, Tampa e St. Petersburg terão rajadas de mais de 130mph (210km/h). Em Key West, as rajadas também devem passar dos 200km/h.

 

Já em Miami e costa leste, o Euro sugere valores de 80-90mph (120-145km/h)

 

z38LYVk.png

 

Outro modelo bastante confiável, o HWRF, sugere algo muito similar ao Euro, com o landfall próximo a Tampa.

 

kvFZ228.gif

 

Os modelos automáticos de Furacão (ACTF), bastante usado pelo NHC, também convergem para o landfall próximo a Tampa.

 

ghFycPf.png

 

E sugerem num fortalecimento para Categoria 4 hoje a noite ou amanhã de manhã.

 

wVfnmI8.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.