Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 953
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

ALGUÉM TEM IMAGENS DO ABRIGO DO SR WOLFGANG EM ITAPIRANGA? AS ÚNICAS QUE ENCONTREI NA INTERNET MOSTRAM UM TERMOMETRO E UM TERMOHIGROMETRO NA PAREDE DA CASA DELE. SERÁ QUE É ISSO?

 

Ele tem uma estação da Alemanha também. A foto está numa notícia do Clicrbs.

 

Acho que a estação é essa ....

 

007e2e4b.jpg

 

Não é essa a qual me refiro. É digital, vou ver acho mais tarde a notícia. Tem um formato parecido com a da Oregon Scientific WMR 200, mas nem é Oregon acho. Na foto não dá pra ver a marca, era de baixa resolução.

Link to comment
Share on other sites

PRA EFEITO DE COMPARAÇÃO DA VARIABLIDADE CLIMÁTICA DE ITAPIRANGA EU ACHO MUITO VÁLIDO, REALMENTE É UM BELO TRABALHO FEITO HÁ MAIS DE 80 ANOS. COM OS DADOS DELE CONSEGUIMOS IDENTIFICAR OS INVERNOS MAIS FRIOS, QUENTES, E ASSIM POR DIANTE... SÓ É UMA PENA QUE NÃO SEJA EM UM TERMO ABRIGADO EM UM ABRIGO PADRÃO, AÍ SERIA PERFEITO.

 

Acho que vale a pena uma estação profissional pra saber se é o local mais quente de SC, me referindo logicamente, ao verão.

Link to comment
Share on other sites

PRA EFEITO DE COMPARAÇÃO DA VARIABLIDADE CLIMÁTICA DE ITAPIRANGA EU ACHO MUITO VÁLIDO, REALMENTE É UM BELO TRABALHO FEITO HÁ MAIS DE 80 ANOS. COM OS DADOS DELE CONSEGUIMOS IDENTIFICAR OS INVERNOS MAIS FRIOS, QUENTES, E ASSIM POR DIANTE... SÓ É UMA PENA QUE NÃO SEJA EM UM TERMO ABRIGADO EM UM ABRIGO PADRÃO, AÍ SERIA PERFEITO.

 

Acho que vale a pena uma estação profissional pra saber se é o local mais quente de SC, me referindo logicamente, ao verão.

 

CONCORDO. PORQUE COMPARANDO AS ESTAÇÕES OFICIAIS E NA MÉDIA BLUMENAU É MAIS QUENTE.

Link to comment
Share on other sites

PRA EFEITO DE COMPARAÇÃO DA VARIABLIDADE CLIMÁTICA DE ITAPIRANGA EU ACHO MUITO VÁLIDO, REALMENTE É UM BELO TRABALHO FEITO HÁ MAIS DE 80 ANOS. COM OS DADOS DELE CONSEGUIMOS IDENTIFICAR OS INVERNOS MAIS FRIOS, QUENTES, E ASSIM POR DIANTE... SÓ É UMA PENA QUE NÃO SEJA EM UM TERMO ABRIGADO EM UM ABRIGO PADRÃO, AÍ SERIA PERFEITO.

 

Acho que vale a pena uma estação profissional pra saber se é o local mais quente de SC, me referindo logicamente, ao verão.

 

CONCORDO. PORQUE COMPARANDO AS ESTAÇÕES OFICIAIS E NA MÉDIA BLUMENAU É MAIS QUENTE.

 

Sim. Mas pelo menos pra mim, o que interessa é média máxima. Não sei para ti se é mais importante a média final ou a máxima...

Link to comment
Share on other sites

Calor insuportável na região de Poços, hoje fez 32ºC por lá na estação do centro da cidade, umidade baixa em torno dos 30% mostrando claramente a subsidência da alta pressão, ja vamos para 15 dias sem chuva significativa na minha cidade, nesse período choveu fraco em apenas 2 dias, hoje não se formou nenhuma instabilidade na região, sol esta rachando durante todo o dia com algumas poucas nuvens, lembra janeiro de 2015. Varginha também muito quente, 35ºC e 33% de umidade agora as 17hrs solar. Rodada do gfs 12z foi ruim, previsão do site accuweather pra cá assustadora, apenas 5 dias de chuva em janeiro, pelo foreca não teremos máximas sub-30 tão cedo.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos algumas pancadas de chuva na capital paulista, que pegaram basicamente a zona oeste e parte da zona norte.

Aqui no meu bairro (Tucuruvi), na zona norte, caiu um chuvisqueiro que mal molhou o chão. :sad:

 

Maiores acumulados:

CGE-Pirituba: 44,6 mm

CGE-Lapa: 29,6 mm

Antes das instabilidades: calor, calor... :heat:

 

Hoje completamos 9 dias seguidos acima dos 30°.

 

Mirante: 22,5°C / 33,0°C

IAG: 19,6°C / 32,8°C

 

Em Barueri: 19,5°C / 33,5°C

Link to comment
Share on other sites

 

Acho que vale a pena uma estação profissional pra saber se é o local mais quente de SC, me referindo logicamente, ao verão.

 

CONCORDO. PORQUE COMPARANDO AS ESTAÇÕES OFICIAIS E NA MÉDIA BLUMENAU É MAIS QUENTE.

 

Sim. Mas pelo menos pra mim, o que interessa é média máxima. Não sei para ti se é mais importante a média final ou a máxima...

 

O que importa é a média, madrugadas quentes são horríveis assim como tardes quentes, com o agravante da alta URA onda as amplitudes são menores.

 

Dezembro e Janeiro são mais quentes em Itapiranga, já Fevereiro e Março, ao que parece, Blumenau leva.

Link to comment
Share on other sites

BH continua quente e úmida, a máxima foi de 31,5C na convencional do centro e, desde às 16h, temos vários CBs provocando chuvas fortes localizadas com raios em diferentes pontos da cidade em diferentes momentos.

O céu já abriu e fechou várias vezes desde então e, neste começo de noite, chove na maior parte das regiões, com raios e trovões.

 

Estamos com instabilidades surpreendentes nos últimos 4 dias, diante de tantas notícias de bloqueios, repeteco de 2014, etc... por aqui estamos com tempo totalmente dentro dos padrões, pelo menos até agora. Pampulha tem 23C agora, começa a chover.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente o meu bairro não foi agraciado pelas pancadas de chuva, isso porquê novamente os ventos marítimos mais atrapalharam do que ajudaram.

Estamos tendo uma noite com céu limpo.

 

Agora temos 25,6 graus na Mooca. A máxima chegou aos 34,5 graus e novamente tivemos uma mínima bem alta, 23,2 graus.

Link to comment
Share on other sites

NOTA METEOROLÓGICA - TORNADO EM RODEIO-SC (EPAGRI-CIRAM).

Como previsto pela Epagri/Ciram, as condições de tempo foram instáveis em Santa Catarina no início desta semana. Na tarde da última terça-feira (27/12), ventos fortes causaram destruição na cidade de Rodeio no Vale do Itajaí, levando a queda de árvores, destelhamentos e falta de energia. Os ventos fortes atingiram a região entre as 16 e 17h da tarde.

A análise dos dados do Radar meteorológico de Santa Catarina, localizado em Lontras, indica que o fenômeno causador dos ventos fortes foi um tornado. Os dados apontam para a ocorrência do fenômeno entre as 16:10 e 16:25 entre os municípios de Rodeio e Ascurra, quando estava em vigência um alerta emitido pela Epagri/Ciram, com risco de ventos fortes, chegando a 80km/h.

Devido à distância entre o ponto de ocorrência do fenômeno e a estação meteorológica com medições de vento mais próxima, não é possível saber precisamente qual foi a velocidade do vento no local, porém as imagens dos danos causados pelos ventos indicam um tornado de intensidade F0 em uma escala que vai até f5.

Ressalta-se que os tornados são fenômenos de pequena escala tanto espacial (da ordem de alguns metros a poucas centenas de metros) quanto temporal (alguns minutos), sendo assim um dos fenômenos meteorológicos de mais difícil previsibilidade.

 

https://www.facebook.com/defesacivilsc/?fref=ts

 

Não sei como chegaram a esta conclusão. Nos último dias apenas Rodeio e Gaspar tiveram danos com trovoadas. No geral parece estar bem calmo este ano em SC.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Aqui em Buenos Aires o dia foi quente, abafado, com aumento de nuvens à tarde, mas sem chuva, infelizmente. A temperatura variou entre 22,3ºC e 31,1ºC. Agora (23h48) poucas nuvens e 25,8ºC.

 

Amanhã pode ser o primeiro dia de uma onda de calor. Seria a segunda do ano, a única de 2016 que ocorreu em fevereiro. Para que ocorra o fenômeno, Buenos Aires precisa ter três dias consecutivos com mínimas acima de 22ºC e máximas acima de 32,3ºC. E a previsão do SMN pra cá é a seguinte:

 

Amanhã: 22ºC/32ºC

Sexta: 23ºC/33ºC

Sábado: 24ºC/35ºC

Domingo: 25ºC/35ºC

 

Ferve Buenos Aires!!!

Link to comment
Share on other sites

ontem tivemos um dia bem ameno p época (21,8 °C a 25,9 °C), já imaginava que uma alta próxima a costa e ventos de sudeste a leste pudessem provocar nebulosidade baixa e foi o que tivemos ontem, o dia todo com cobertura de nuvens. Na serra teve nevoeiro com paisagens que lembram o inverno, só que com temperaturas bem mais altas.

 

Hoje a chuva deve predominar, já estamos com algumas pancadas agora pela manhã, faz 24,5 °C com miníma de 23,1 °C até o momento.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, William, mas olha que bizarras foram as últimas rodadas do CFS pra Janeiro:

 

http://i.imgur.com/0GDvb8r.png[/im]

 

 

Ta ficando cada vez mais horrivel

 

[attachment=0]2.png[/attachment][attachment=1]1.png[/attachment]

 

PELO VISTO O SUDESTE VAI SOFRER EM JANEIRO.

Link to comment
Share on other sites

 

O HISTÓRICO É PEQUENO, MAS DEVE SE PARECIDO COM O DE BLU.

 

acho difícil, qualquer estação em Floripa é muito sujeita aos efeitos do oceano

Felipe, acho que ele estava se referindo ao de Jaraguá do Sul.

 

Ops, verdade. Ignorem :laugh:

 

Dia nublado hoje por aqui, temperatura nos 28/29C

Link to comment
Share on other sites

Com La niña atuando, mesmo que fraca, não acredito num bloqueio tão monstruoso quanto o mostrado pelo CFS na última rodada. Se isso acontecesse, seria uma drástica anomalia envolvendo o desvio padrão normal de nossos verões, o que implicaria numa necessidade de estudos para descobrir a causa disso. Afinal de contas, em 2014 e 2015 nós já vivenciamos essa situação, o que dirá de ocorrer DE NOVO em 2017. Seria uma prova cabal de mudanças climáticas !

Link to comment
Share on other sites

Seria absurdo de bizarro. A média máxima pra janeiro entre 2014 e 2016 em Blumenau é 33,1C :heat:

 

pela grade semanal do CFS sem refresco durante o primeiro mês de 2017,

 

E a média de dezembro disparou nos ultimos dias, já está em 24,2C, chegando a patamares normais.

Link to comment
Share on other sites

Seria absurdo de bizarro. A média máxima pra janeiro entre 2014 e 2016 em Blumenau é 33,1C :heat:

 

pela grade semanal do CFS sem refresco durante o primeiro mês de 2017,

 

E a média de dezembro disparou nos ultimos dias, já está em 24,2C, chegando a patamares normais.

 

33,6ºC AGORA NO ALERTA BLU, SE VOCÊ COLOCAR UMA TABELA DA PRIMEIRA QUINZENA DE BLUMENAU, VÃO ACHAR QUE É OUTRA CIDADE. FINAL DO MÊS AS MÁXIMAS DISPARARAM E AS MÍNIMAS TAMBÉM FORAM ALTÍSSIMAS, ONTEM TIVEMOS CHUVA À NOITE COM AMAZÔNICOS 25ºC, REALMENTE MUITO DESCONFORTÁVEL.

Link to comment
Share on other sites

Com La niña atuando, mesmo que fraca, não acredito num bloqueio tão monstruoso quanto o mostrado pelo CFS na última rodada. Se isso acontecesse, seria uma drástica anomalia envolvendo o desvio padrão normal de nossos verões, o que implicaria numa necessidade de estudos para descobrir a causa disso. Afinal de contas, em 2014 e 2015 nós já vivenciamos essa situação, o que dirá de ocorrer DE NOVO em 2017. Seria uma prova cabal de mudanças climáticas !

Algo estranho está acontecendo. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Hoje é o sexto dia consecutivo com temperaturas acima dos 32 graus à tarde na minha estação e em várias outras cidades do Sudeste, e a tendência é pelo menos mais 1 semana inteira dessa forma, SEM TRÉGUA !

 

Confesso que estou bastante entristecido com mais uma onda de calor anômala no verão.

Link to comment
Share on other sites

Hoje é o sexto dia consecutivo com temperaturas acima dos 32 graus à tarde na minha estação e em várias outras cidades do Sudeste, e a tendência é pelo menos mais 1 semana inteira dessa forma, SEM TRÉGUA !

 

Confesso que estou bastante entristecido com mais uma onda de calor anômala no verão.

 

NÃO RECLAME, PODERIA SER PIOR, COMO POR EXEMPLO AQUI EM BLUMENAU...KKKK

Link to comment
Share on other sites

Contando as ondas de calor anômalas nos últimos anos:

 

- OUTUBRO DE 2012;

- DEZEMBRO DE 2012;

- JANEIRO DE 2014;

- FEVEREIRO DE 2014;

- OUTUBRO DE 2014;

- JANEIRO DE 2015;

- AGOSTO DE 2015;

- OUTUBRO DE 2015;

- ABRIL DE 2016;

- DEZEMBRO DE 2016;

- JANEIRO DE 2017 (????)

 

10 (DEZ!) ONDAS DE CALOR ANORMAIS EM APENAS 5 ANOS !

 

:rtfm: :rtfm: :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Contando as ondas de calor anômalas nos últimos anos:

 

- OUTUBRO DE 2012;

- DEZEMBRO DE 2012;

- JANEIRO DE 2014;

- FEVEREIRO DE 2014;

- OUTUBRO DE 2014;

- JANEIRO DE 2015;

- AGOSTO DE 2015;

- OUTUBRO DE 2015;

- ABRIL DE 2016;

- DEZEMBRO DE 2016;

- JANEIRO DE 2017 (????)

 

10 (DEZ!) ONDAS DE CALOR ANORMAIS EM APENAS 5 ANOS !

 

:rtfm: :rtfm: :clapping: :clapping: :clapping:

 

E AS ONDAS DE FRIO? DÁ PARA CONTAR EM UMA MÃO!!!

Link to comment
Share on other sites

 

E AS ONDAS DE FRIO? DÁ PARA CONTAR EM UMA MÃO!!!

 

ONDAS DE FRIO ANÔMALAS NO MESMO PERÍODO:

 

- SETEMBRO DE 2012 (FINALZINHO DO MÊS);

- JULHO DE 2013;

- ABRIL DE 2016 (FINALZINHO)

- MAIS ALGUMA ?????????

 

Março 2012, Abril 2012(mês anômalo no Sul pelo menos), Junho 2012(primeira quinzena), e Junho 2016.

Link to comment
Share on other sites

VitorVM, essas foram raras, mas nem todas foram abrangentes como as ondas de calor citadas e também não proporcionaram anomalias negativas na mesma proporção que as anomalias positivas das ondas de calor. Dessas que você citou, eu destaco mesmo a onda de Junho-2016, que foi anômala principalmente no Sul.

Link to comment
Share on other sites

Ultima saída do CFS muito ruim, calor e seca no SE, CO e NE, chuva extrema no sul, a situação seria ruim para praticamente todo o país.

 

p><p><a class=5a4e89ed02873_Semttulo.thumb.jpg.879079171e95b178cb1ccd45c3345325.jpg

 

 

https://scontent.fcgh5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/13895195_1299993583347528_7083329727224535264_n.jpg?oh=68afbe1ffad15e45b4a4bfd80198ea06&oe=58E55D73' alt='13895195_1299993583347528_7083329727224535264_n.jpg?oh=68afbe1ffad15e45b4a4bfd80198ea06&oe=58E55D73'>

Link to comment
Share on other sites

Apenas um alento:

 

CFS para dezembro, na atualização do dia 29 de novembro.

 

Portanto, uma notável diferença entre o que foi projetado e o que está sendo observado.

 

O Jeito é torcer para o CFS errar, porque o negócio tá ficando feio mesmo!

 

Só que pra bloqueio, acho dificil errar :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.