Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 953
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Falando em GFS. Infelizmente a 6z do hoje do modelo passou a indicar a continuidade do bloqueio para o início do próximo ano. A 12z de hoje piorou tudo, mostrando que à partir do dia 1º, esse bloqueio vai ganhar proporções ainda maiores e poderá se igualar aos eventos traumáticos de 2014 e 2015.

 

Eu queria tanto que essas 2 rodadas fossem outlier. Pois os reservatórios do sistema elétrico da região CO/SE estão com níveis baixos ainda, 33%.

 

O europeu na 00z indicava a quebra do bloqueio nas proximidades do ano novo. Porém, a 12z passou a convergir com o modelo americano.

Link to comment
Share on other sites

A história se repetindo.

Em 2014 os modelos (pelo menos o GFS) inicialmente não indicava que aquele bloqueio fosse tão duradouro, depois passou a indicar.

Em janeiro de 2015 e abril desse ano foram a mesma coisa. E agora fiquei com medo disso se repetir na virada de 2016 para 2017 já que o modelo americano de uma hora para outra mudou de ideia.

O que menos precisamos ainda é de um período tão duradouro de bloqueios atuando.

Link to comment
Share on other sites

A história se repetindo.

Em 2014 os modelos (pelo menos o GFS) inicialmente não indicava que aquele bloqueio fosse tão duradouro, depois passou a indicar.

Em janeiro de 2015 e abril desse ano foram a mesma coisa. E agora fiquei com medo disso se repetir na virada de 2016 para 2017 já que o modelo americano de uma hora para outra mudou de ideia.

O que menos precisamos ainda é de um período tão duradouro de bloqueios atuando.

 

Pare de me assustar, Daniel. Tô ficando com medo já. O trauma ainda é grande aqui na minha mente.

Link to comment
Share on other sites

A história se repetindo.

Em 2014 os modelos (pelo menos o GFS) inicialmente não indicava que aquele bloqueio fosse tão duradouro, depois passou a indicar.

Em janeiro de 2015 e abril desse ano foram a mesma coisa. E agora fiquei com medo disso se repetir na virada de 2016 para 2017 já que o modelo americano de uma hora para outra mudou de ideia.

O que menos precisamos ainda é de um período tão duradouro de bloqueios atuando.

 

Pare de me assustar, Daniel. Tô ficando com medo já. O trauma ainda é grande aqui na minha mente.

 

Confesso que 2014-2015 também é um grande trauma na minha mente. Quando começa o mês de novembro, já fico um pouco apreensivo em relação se o verão pode ou não poderá ter bloqueios fortes.

 

Ao menos o modelo CFS junto com o Global, continua a indicar o fim do bloqueio lá pelo dia 27/28 deste mês.

 

O que eu acredito que esteja acontecendo é que desde ontem, os modelos (principalmente o GFS) estão tendo uma dificuldade em prever algum cenário para depois das 168 horas. O Rodolfo pode nos dar essa certeza (se a confiabilidade dos modelos no médio prazo está baixa nesses dias).

O GFS está indicando na 12z algo que não tem nada a ver com janeiro em plena La Niña, algo que seria mais coerente com o mês de fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Dia bem quente por aqui hoje :heat:

 

Máxima bateu 33,2°C e algumas formações de CBs no horizonte....

Umidade chegou a cair até 40%

 

Mínima de 21,0°C.....

Poderia até cair mais se não fosse o vento que durou em boa parte da noite/madrugada.

 

Ontem, variação de 21,0°C a 32,1°C

 

 

Faz 28,0/53% e uma CB a noroeste

 

CB próxima de Cataguases e Leopoldina MG, vista daqui de Barra do Piraí

 

kvDn4sk.jpg

 

NmySRxU.jpg

 

 

Satélite

 

FkJIRaM.jpg

Link to comment
Share on other sites

Essas previsões estão revivendo meus traumas... :sad:

 

De novo, não. :shout:

 

Aqui em Sampa, nesses últimos dias, as temperaturas máximas têm sido ligeiramente mais baixas do algumas previsões da semana passada.

Será que isso pode dar alguma esperança?

 

Se as temperaturas ficassem nos 32/33°C com picos máximos nos 34° como em bloqueios de verão do passado, eu até que não ia reclamar muito. :mosking:

Afinal, de tempos em tempos, sempre houve bloqueios mais prolongados no verão.

Por exemplo, de 19/01 a 08/02/1971, o Mirante registrou temperaturas máximas de 30°C ou mais em todos os dias, com máxima de 34,2°C no dia 05/02.

 

O meu maior medo é chegar vários dias nos 36°C como em 2014 e 2015.

 

Além disso, seriam 3 anos seguidos de bloqueio no verão, algo inédito. :sad: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Honestamente não estou muito pavoroso que "o pior" aconteça. Estamos tendo dias quentes e abafados completamente normais para dezembro. As mínimas até que estão muito boas. Confesso que até alguns dias atrás estava mais receoso do que estamos tendo.E não tenho expectativa de bloqueio forte não; acredito que será quebrado próximo do ano novo.

 

Vocês se recordam do que foi D/J/F 2013/2014? Acredito que nunca mais presenciarei algo como aquilo...

Link to comment
Share on other sites

A história se repetindo.

Em 2014 os modelos (pelo menos o GFS) inicialmente não indicava que aquele bloqueio fosse tão duradouro, depois passou a indicar.

Em janeiro de 2015 e abril desse ano foram a mesma coisa. E agora fiquei com medo disso se repetir na virada de 2016 para 2017 já que o modelo americano de uma hora para outra mudou de ideia.

O que menos precisamos ainda é de um período tão duradouro de bloqueios atuando.

 

Por enquanto, é uma sequencia de rodadas do GFS. Ainda não é motivo de preocupação ao meu ver. Isso porque Ainda não há consenso dentro do conjunto em Ensemble do próprio GFS.

 

O Modelo Global do INPE por enquanto não indica fortificação da ASAS.

 

CFS também não vê formação de ASAS.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pessoal. Espero que tenhamos boas surpresas.

 

Bruno, muitíssimo obrigado. Estávamos mesmo pensando em mudar até o fim do verão. Vou só esperar passar essa virada de ano daí conversaremos pra trocar uma idéia.

 

Moretão, acredito que Pinheiro realmente é mais fria que Canguçu e provavelmente mais fria que qualquer cidade da metade sul do RS em termos de média. O fato é que nesses primeiros 6 dias, uma estação em cima do concreto está com uma média de mínima e de máxima menor que a automática de Canguçu, que está situada na zona rural deste município próximo ao radar.

Lá em Pinheiro tem um campo perto do cemitério da cidade, na parte mais alta, que é o meu sonho colocar a estação lá...de qualquer forma 2ºC mais fria na média acho exagero.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

A história se repetindo.

Em 2014 os modelos (pelo menos o GFS) inicialmente não indicava que aquele bloqueio fosse tão duradouro, depois passou a indicar.

Em janeiro de 2015 e abril desse ano foram a mesma coisa. E agora fiquei com medo disso se repetir na virada de 2016 para 2017 já que o modelo americano de uma hora para outra mudou de ideia.

O que menos precisamos ainda é de um período tão duradouro de bloqueios atuando.

 

Por enquanto, é uma sequencia de rodadas do GFS. Ainda não é motivo de preocupação ao meu ver. Isso porque Ainda não há consenso dentro do conjunto em Ensemble do próprio GFS.

 

O Modelo Global do INPE por enquanto não indica fortificação da ASAS.

 

CFS também não vê formação de ASAS.

 

Graças à Deus :clapping: :clapping:

 

--------

 

Por aqui agora temos algumas nuvens médias e altas no céu, além de alguns cúmulos.

Por aqui choveu bem rápido. Mas antes da chuva, tivemos uma forte ventania que chegou até a acabar a fazer a luz piscar.

Agora estamos com 21,2 graus na Mooca. A máxima ficou em 30,4 graus e a mínima em 18,4 graus.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Em Buenos Aires outro dia ensolarado e quente. A mínima foi de 18,4ºC e a máxima de 32,4ºC. Agora (23h58, hora local) ainda faz 26,8ºC.

 

Amanhã, primeiro dia de verão, um forno: sol, com mínima de 22ºC e máxima de 35ºC. O sol nasce às 5h38 e se põe às 20h06.

Link to comment
Share on other sites

Ainda não bati o martelo em relação ao local da estação na Serra Catarinense.

 

Estou mais inclinado ao Pericó, tenho até local já, que foi indicação do Coutinho... Mas será que não existe local melhor pra mínima?

A Davis já está em mãos, só falta mesmo o local!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal !

 

Já acordo mais tranquilo em relação à ontem. Basta ver a rodada 00Z do GFS e constatar que o bloqueio sumiu da grade após o Natal ! Ufa ! ECMWF também concorda. Foram rodadas isoladas, ao que me parece.

 

Mínima hoje cedo de 17 graus cravados na Davis. Vamos aos 30 / 31 fácil fácil !

Link to comment
Share on other sites

Retweeted MetSul Meteorologia (@metsul):

CLIMA | Começa agora às 8h44m o verão. Estação terá temperatura perto a acima da média.

 

Outras fontes falaram que o verão poderia ser na média a abaixo de média. Se for acima, será incrível, uma grande quantidade de verões quentes nessa década.

Link to comment
Share on other sites

Começando a rezar, pois a última rodada do EPS (o ensemble do ECMWF) veio um terror para janeiro, com predomínio de bloqueio em 500mb de forma mais 'pé no chão' até o dia 15, com alguns dias de alívio, e uma mudança de padrão para bloqueio realmente forte a partir do dia 20 (geopotencial acima dos 5940gpm).

 

KavxQlI.png

Gfu2M0G.png

 

Caso a tendência se confirme, poderemos ter um janeiro com temperaturas acima da média em grande parte do Centro-Sul, sobretudo no RJ, leste de SP e MG. Atente-se também à possibilidade de irregularidade nas chuvas e estiagem fora de época.

 

Observação: nas 2 rodadas anteriores o modelo apontava um cenário mais 'amigável', com possibilidade até de temperaturas abaixo da média e entradas sucessivas de ar frio. Então, vamos acompanhando a evolução das tendências e não arranquem os cabelos (ainda).

Link to comment
Share on other sites

Vini, não posta essas imagens com essa bolha laranja em 500mb em cima da gente não ! Me dá arrepios e muda DE VERDADE meu humor.

 

Um ponto que me deixou meio preocupado é: A Climatempo está prevendo um Janeiro chuvoso e com temperaturas dentro a abaixo do normal no Centro-sul....tipo o que previam em JANEIRO/2015, LEMBRAM.

Link to comment
Share on other sites

Vini, não posta essas imagens com essa bolha laranja em 500mb em cima da gente não ! Me dá arrepios e muda DE VERDADE meu humor.

 

Um ponto que me deixou meio preocupado é: A Climatempo está prevendo um Janeiro chuvoso e com temperaturas dentro a abaixo do normal no Centro-sul....tipo o que previam em JANEIRO/2015, LEMBRAM.

 

Última vez que SC (e Blumenau) passou dos 40C. 2016 foi fraco de calor extremo mas ainda assim o verão foi bem quente.

Link to comment
Share on other sites

ESTE ANO E 2017 NÃO É DO CALOR, EM GERAL QUASE TODOS OS EPISÓDIOS DE CALOR INTENSO PREVISTO EM RODADAS A FRENTE NÃO FECHARAM, ASSIM COMO FOI O FRIO EM 2015.

 

Hoje falaste na rádio que "geralmente com massa úmida entre 9 da manhã e 3 da tarde a chance de chuva é menor". Por puro azar tá com cara que vai acontecer isto hoje.

 

:laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Começando a rezar, pois a última rodada do EPS (o ensemble do ECMWF) veio um terror para janeiro, com predomínio de bloqueio em 500mb de forma mais 'pé no chão' até o dia 15, com alguns dias de alívio, e uma mudança de padrão para bloqueio realmente forte a partir do dia 20 (geopotencial acima dos 5940gpm).

 

Observação: nas 2 rodadas anteriores o modelo apontava um cenário mais 'amigável', com possibilidade até de temperaturas abaixo da média e entradas sucessivas de ar frio. Então, vamos acompanhando a evolução das tendências e não arranquem os cabelos (ainda).

 

 

Vai totalmente contra ao CFS...

 

Vá nos atualizando esse Europeu de longo prazo nos próximos dias...

Link to comment
Share on other sites

Façamos uma oração forte, irmãos ! Nossas correntes de pensamentos positivos irá alterar a dinâmica atmosférica e trazer essa frente fria após o Natal, quebrando com qualquer chance de bloqueio. O verão começou com a cara da estação, só vai faltar a chuva, tenho 28,3ºC agora. E assim Dezembro vai caminhando, com temperaturas bem normais para a época.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia horroroso em Blumenau, extremamente umido, um pouco abafado e (nem um pouco de novidade aqui) sem sinal de sol. Garoa desde cedo e a temperatura é de 26,5C.

 

Dezembro muito abaixo da média nas temperaturas, mas um mês muito chato, nublado e úmido sempre, péssimo pra praia. :hang1:

 

Torcendo por um período longo de sol e calor seco

Link to comment
Share on other sites

Sampa, zona norte, agora há pouco.

29,0°C na automática do Mirante.

156si8k.jpg

 

Pelo menos vocês estão com muitas nuvens Cumulus desenvolvidas no céu e até Congestus. Há tempestades ao redor da RMSP.

Por aqui só temos pequenas nuvens Cumulus no céu, com predomínio do céu azul. Mesmo assim, a temperatura não disparou tanto assim. Faz 29,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Façamos uma oração forte, irmãos ! Nossas correntes de pensamentos positivos irá alterar a dinâmica atmosférica e trazer essa frente fria após o Natal, quebrando com qualquer chance de bloqueio. O verão começou com a cara da estação, só vai faltar a chuva, tenho 28,3ºC agora. E assim Dezembro vai caminhando, com temperaturas bem normais para a época.

 

Calma, é muito cedo para qualquer desespero ainda.

 

O GLOBAL T126L28 indica uma leve erupção pós Natal e um início de 2017 até ameno.

 

Mas a ''boa nova'' :mosking: mesmo foi o coutinho quem postou.

Link to comment
Share on other sites

Aqui ta tão úmido que minha mãe está usando ar condicionado pra secar a roupa :rofl:

 

Tenho agora 26,5C com 87% de UR com leve garoa. Que desperdício de dia de férias!!

As coisas não estão embolorando por aí?

Quando morei em Santos e havia sequência de muitos dias úmidos no verão, embolorava (Quase) tudo.

Até a gente. :laugh:

 

------------

 

Chove com trovoadas em várias áreas da capital paulista.

Aqui na zona norte, só barulho por enquanto e "meia dúzia" de pingos que mal molharam o chão.

 

Mirante: 17,5°C / 30,2°C

IAG: 16,6°C / 30,0°C

 

Apesar do calor abafado (Normal no nosso verão), máximas normais, totalmente "dentro da casinha" (Por enquanto).

 

Curiosidade: ontem, com a chuva, a temperatura na estação do IAG caiu da máxima de 31,0°C para 18,3°C em 1 hora.

Link to comment
Share on other sites

Nesse momento chove de forma moderada por aqui. Porém mais cedo (por volta das 17 horas), a chuva caiu forte e de forma rápida.

Além disso, tivemos uma forte pancada de chuva de madrugada, por volta das 1:30 da manhã. Mas logo parou e quando era 4 da manhã, o céu estava enluarado.

 

A máxima ter chegou aos 30,6 graus na Mooca, mas agora com essa chuva caiu para apenas 20,2 graus. A mínima ficou em 18,3 graus.

 

Graças à Deus estamos tendo temperaturas civilizadas por aqui. Enfim, tudo voltando ao normal.

Se fosse em 2014 (e porque não final de 2013?) ou 2015, provavelmente esses dias já estariam batendo ou até passando os 33 graus com mínima acima dos 21 graus.

Link to comment
Share on other sites

Achei essa saída do europeu à longo prazo bem fora da casinha ao mostrar esse mega bloqueio se instalando no centro sul do Brasil lá para o final de janeiro.

Com uma La Niña atuando e a TSM do Atlântico sul mais fria que o normal, eu acho bem difícil de termos uma situação parecida com fevereiro de 2014.

Além do mais, como disse o Coutinho, os eventos de calor previstos, acabam não se concretizando. Se aproxima do evento e os modelos vão reduzindo esse calor.

Link to comment
Share on other sites

Forno Alegre 14:30

 

Menino Deus: 34,9°C e 50%

São João: 33,8°C e 34%

INMET: 33,0°C e 49%

Sarandi: 32,7°C e 50%

Centro Histórico: 29,6°C e 70%

 

Previsão pra semana:

Pdl0JqN.png

 

Tá osso mesmo. Estes dias atrás eu vi que já houveram uma três noites em 23/24 graus. :heat: :heat:

 

--

 

Não foi o dia 21 "marcante". Geralmente o dia 21 é um dia com máxima acima de 30, aberturas de sol e alguma pancada/trovoada.

 

O que tivemos foi um dia muito nublado. A máxima ficou em 26,6°C no Centro. Felipe estou adorando! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Máxima hoje em POA foi de 35,1°C no Menino Deus. Amanhã vamos a 38°C segundo a MetSul. :help:

Tive 34,2° sem baixar dos 44%. Mínima de 21,2°.

 

Mas o GFS/Avn insiste no refresco depois do Natal: dá até 8° em 850 hpa no S do RS e 10° em POA no dia 28, quarta-feira. A linha dos 14° chega até Floripa. Seria um ótimo refresco e manteria a média do mês um pouco abaixo do normal ou na média.

 

Agora 24,1° com 78%.

Link to comment
Share on other sites

Final de noite nublado por aqui.

Agora temos 21,1 graus na Mooca. Lá fora está bem agradável.

 

GFS nas rodadas dessa quarta amentou um pouco a chuva prevista para o estado de paulista nos próximos 3 dias. Antes o modelo indicava um período mais seco do dia 22 até o Natal (chuvas bem isoladas) para cá.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.