Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2016


LucianoD
 Share

Recommended Posts

O forno-Sampa hoje:

 

Mirante: 21,7°C / 34,2°C

IAG: 21,0°C / 33,5°C

 

Barueri: 20,3°C / 34,0°C

 

-------------

 

Como comentado pelo Frost, chove com trovoadas em áreas da capital.

 

Já tem acumulado pontual de 62 mm na zona leste.

 

Aqui no meu bairro, zona norte, muito barulho pra pouca chuva por enquanto.

Estamos na borda do Cb.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 953
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

São José dos Campos hoje variou entre 21,3 e 34,3°C. Mais cedo, chegamos a ter bastante nebulosidade e trovoadas, mas não choveu e saiu o sol novamente. Agora, céu fechado e devemos ter chuva a qualquer momento.

 

Ontem caiu o mundo por aqui, assim como em Guarulhos, enquanto São Paulo ficou a ver navios, mas não temos pluviômetro.

Link to comment
Share on other sites

Ta com cara que janeiro de 2017 vai atropelar novamente a marca dos 40C em Blumenau, sem novidades se tratando dos tempos recentes...

 

nessa década de 2010 só 2011 não passou dos 40C, mas chegou MUITO perto com 39,9C.

 

Qual era a frequência de 40 graus antes da década atual ?

 

na década de 2000 umas 5 vezes no máximo(máximas acima de 38 em Indaial) e na década de 90 umas 3 a 5 vezes.

 

Pela estação convencional da furb:

5 na década de 2010

1 na década de 2000

 

no alertablu (automática) os 3 anos da série tem registro acima de 40

Link to comment
Share on other sites

A MÉDIA MÁXIMA ABSOLUTA DE BLUMENAU FICA ENTRE 39/41°C.

 

mais pra uns 39,5 (39,3 pela tabela)

 

Edit: agora que vi o anexo, show esses dados. As máximas realmente não eram muito diferentes de hoje em dia. Já as mínimas.... Claro, a estação era em um local diferente de hoje em dia

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Já joguei a toalha pelo menos até o dia 12/Janeiro... Até lá SOMENTE CALORÃO DOS BRAVOS (o que temos tido há uns 10 dias já)

 

De fato, até o dia 10-12 de Janeiro ao menos... O que vai ditar as condições é o Bloqueio 500hpas.

 

E para o restante do mês, as previsões mais recentes não parecem muito animadoras

 

Vamos acompanhando

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Em Buenos Aires estamos dando início hoje à primeira onda de calor do verão. O SMN até lançou alerta amarelo de calor, que significa efeito leve a moderado sobre a saúde. O dia foi quente e úmido, com mínima de 23ºC e máxima de 32,5ºC, com sensação térmica de quase 34ºC. Quero destacar ainda que a temperatura subiu rápido no começo da manhã. Às 7h já tínhamos 25,8ºC!

 

Agora (22h47) temos poucas nuvens e ar pesado. Faz 26,9C com URA de elevados 76%, levando a sensação térmica a 29,2ºC. Temos vento leste a 9 km/h e pressão em 1007 hpa.

 

Para amanhã a previsão é de poucas nuvens e calor similar ao de hoje: mínima de 22ºC e máxima de 32ºC. O sol nasce às 5h43 e se põe às 20h10.

Link to comment
Share on other sites

A MÉDIA MÁXIMA ABSOLUTA DE BLUMENAU FICA ENTRE 39/41°C.

 

mais pra uns 39,5 (39,3 pela tabela)

 

Edit: agora que vi o anexo, show esses dados. As máximas realmente não eram muito diferentes de hoje em dia. Já as mínimas.... Claro, a estação era em um local diferente de hoje em dia

 

ERA MAIS RURAL.

Link to comment
Share on other sites

Já joguei a toalha para esse verão 2016-2017. O que vier de chuva é lucro ! Já as temperaturas, mais uma vez acima da média até Março !

 

 

 

 

As rodadas de hoje tanto do cfs como a atualização do eps foram muito melhores que as anteriores , vamos torcer pra manter nesse pique, pelo EPS as chuvas voltam ao normal a partir do dia 10-01

Link to comment
Share on other sites

Já joguei a toalha para esse verão 2016-2017. O que vier de chuva é lucro ! Já as temperaturas, mais uma vez acima da média até Março !

 

As rodadas de hoje tanto do cfs como a atualização do eps foram muito melhores que as anteriores , vamos torcer pra manter nesse pique, pelo EPS as chuvas voltam ao normal a partir do dia 10-01

 

CFS para meados de Janeiro é um delicioso alento....

 

Qz50mQw.png

 

Porém, o começo de Janeiro será bem dificil.

 

Nok0Fxn.png

Link to comment
Share on other sites

VIRADA DE ANO:

 

Projeções do GFS-ECMWF indicam a atuação de áreas de chuva na hora da virada entre Santa Catarina e o Paraná, incluindo Floripa e Curitiba. Essas regiões tem chance razoável de chuva. No Rio Grande do Sul, chuvas muito isoladas, mas no geral tudo seco.

 

Em São Paulo e em Minas Gerais, os modelos mostram chuvas isoladas. Pouquissimo provável que chova na RMSP e Capital.

 

Rio de Janeiro ao que tudo indica não tem nenhuma expectativa de chuva para a hora da queima de fogos.

 

A5WlKSs.png

kXwVus1.png

Link to comment
Share on other sites

Já joguei a toalha para esse verão 2016-2017. O que vier de chuva é lucro ! Já as temperaturas, mais uma vez acima da média até Março !

 

 

 

 

As rodadas de hoje tanto do cfs como a atualização do eps foram muito melhores que as anteriores , vamos torcer pra manter nesse pique, pelo EPS as chuvas voltam ao normal a partir do dia 10-01

 

Foi só eu chorar que se formaram algumas CB's ao redor de Juiz de Fora, e o engraçado é que pelo radar SÓ TEM CB'S AQUI ! :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Muito calor hoje, faz 36,1°C e 44% umidade :heat:

 

Mínima de 23,8°C hoje e 23,9°C ontem, a maior do ano. :hysteric:

 

Tem nebulosidade a nordeste, na direção das instabilidades em JF

 

Todo o estado do RJ com temperaturas acima da média este mês, eu presumo ?

 

Aqui céu escuro, vento e raios. Essa é a parte boa do verão !

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade: desde o Natal tenho mínimas na casa dos 21°.

 

Dia - mínima

 

25/12 - 21,3°

26/12 - 21,5°

27/12 - 21,9°

28/12 - 21,6°

29/12 - 21,4°

30/12 - 21,4°

 

Agora infelizmente o sol apareceu. Faz 31,9° com elevados 64%. Sofrível. Anteontem tive 25,8° de máxima, a segunda menor máxima do mês. Nos próximos dias é só abafamento.

Link to comment
Share on other sites

Todo o estado do RJ com temperaturas acima da média este mês, eu presumo ?

 

Infelizmente, tá cheio de buracos nos dados de dezembro das convencionais do 6° DISME

 

 

Pelo mapinha, dá pra ter uma ideia...

 

 

Max

50hNqru.gif

 

 

Min

9NQU6j4.gif

 

Fonte: CPTEC

http://clima1.cptec.inpe.br/monitoramentobrasil/pt

Link to comment
Share on other sites

Tivemos finalmente nessa última sexta feira de 2016 uma manhã mais decente aqui.

Em vez daquele solaço, céu azul e temperaturas na casa dos 28 graus ainda as 9 da manha (8 do horário solar), a manhã aqui foi mais nublada e com temperatura na casa dos 25 graus na Mooca. Mas infelizmente depois o sol ficou mais forte, a temperatura subiu bastante e dessa vez até agora não houve pancadas de chuva.

Agora estamos ainda com 30,4 graus na Mooca. A máxima chegou aos 32,1 graus e a mínima em 22,3 graus.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva nesse dia 30 aqui no rio, essa última hora nos trouxe acumulados de 37mm aqui na região de Jacarepaguá e de mais de 52mm em anchieta, Zona norte da cidade. Isso em apenas uma hora, temos mais de 6 estações do alertario com +23mm nessa última hora. Alguns registros desse temporal de verão após um calor sufocante e sensação térmica esbarrando nos 50ºC.

 

https://twitter.com/takemeonthefer/status/814927803137359872

https://twitter.com/takemeonthefer/status/814927937355087872

 

https://pbs.twimg.com/media/C080qBBWEAQdtft.jpg:large

Link to comment
Share on other sites

Definindo desespero apenas com uma imagem!

 

Super desespero e desânimo, torço muito para que o CFS erre, mas a cada rodada só incrementa o bloqueio. Não sei se AAO influencia no verão, mas ela esta negativa a meses e não deve ficar positiva na próxima semana, tem a influência do MJO também, essa eu deixo para quem souber mais do assunto.

 

Agora as 23:00 de verão faz 29ºC dentro de casa e 24ºC lá fora, vai ser difícil dormir, não tenho ar-condicionado, vou depender dos ventiladores e janela aberta. :heat: :heat: :heat:

 

Previsão de anomalia em 500mb CFS para janeiro:

 

bHeUH8O.png

Link to comment
Share on other sites

Última Saída do CFS é um verdadeiro Show de Horror!

 

Sinceramente, espero que isso não se confirme, pois senão viveremos uma repetição 2014-2015

 

Vou rapidinho chamar o hugo após ver esses mapas. :rofl: :rofl:

 

Agora falando sério, vamos torcer para que a 18z e a 00z volte a aumentar a chuva no sudeste e centro oeste.

Link to comment
Share on other sites

Que saída do CFS mais ESCROTA! :russian: :russian: :russian:

 

E hoje o calorão abafado voltou: máxima de 33,1° sem baixar dos 60%. O p.o. atingiu 24,9°!!! Está tão abafado que mesmo com a pancada moderada de chuva que tivemos agora mal baixou a temperatura e estou com 23,9° e elevados 86%. Há muita pouca margem para queda.

 

A MetSul dá máxima de 33° a 36° até o dia 5/1, e mínimas sem baixar dos 22°... nos locais mais frios do município!!

 

Estourou uma boa instabilidade aqui na região de POA, e vem mais chuva pelo oeste. Agora começaram as trovoadas.

Link to comment
Share on other sites

Definindo desespero apenas com uma imagem!

 

Super desespero e desânimo, torço muito para que o CFS erre, mas a cada rodada só incrementa o bloqueio. Não sei se AAO influencia no verão, mas ela esta negativa a meses e não deve ficar positiva na próxima semana, tem a influência do MJO também, essa eu deixo para quem souber mais do assunto.

 

Agora as 23:00 de verão faz 29ºC dentro de casa e 24ºC lá fora, vai ser difícil dormir, não tenho ar-condicionado, vou depender dos ventiladores e janela aberta. :heat: :heat: :heat:

 

Previsão de anomalia em 500mb CFS para janeiro:

 

Anomalia em 700 hpa pelo site do NOAA.

Vale dizer que o tidbits baseia-se nas rodadas dos últimos 3 dias, enquanto o do NOAA baseia-se nas 4 rodadas do dia anterior (6z, 12z, 18z e 00z).

 

Hytpqnd.gif?1

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Em Buenos Aires a sexta-feira mais pareceu de clima do Caribe (só faltou chover). A madrugada foi quente e pesadíssima, com mínima de 24,5ºC, a quarta maior do ano. Boa parte da manhã foi nublada e a impressão que dava era de que viria um dia fresco, mas depois o sol apareceu e levou a temperatura a 32ºC, com sensação térmica beirando 35ºC. Apesar de muito quente, a temperatura não chegou aos 32,3ºC, que é a marca para que se considere onda de calor (por três dias seguidos, assim como mínimas maiores a 22ºC pelo mesmo período de tempo). Não fez o requisito.

 

Agora continua bem quente. São 23h35 e ainda faz 26,3ºC com sensação térmica de inaceitáveis 28,5ºC.

 

Para amanhã, um verdadeiro forno: mínima de 25ºC e máxima de 35ºC, segundo o SMN. O dia seria de sol, com vento norte e depois virando para oeste. À noite a nebulosidade aumentaria e teríamos entrada do vento sul, que vai trazer algum alivio (de qualquer forma, muito pequeno, já que nos três dias seguintes as mínimas seriam de 22-23ºC e as máximas de 29-30ºC). Há previsão de chuva para a madrugada de domingo. Esperemos que seja umas horas depois da meia-noite!

 

Amanhã o sol nasce às 5h44 e se põe às 20h10.

Link to comment
Share on other sites

Considero já fechado o dado de chuva de dezembro na convencional do Mirante de Santana, pois não choveu nas últimas 24 horas.

Choveu no Mirante, em dezembro de 2016, 165,6mm. Para efeito de comparação, em 2015 choveu 318,1mm. Neste segundo semestre não teve nenhum mês que choveu acima de 200mm(a última vez que isso aconteceu foi no segundo semestre de 2013, e em 2015 os meses de setembro, novembro e dezembro teve chuva acima de 200mm, em 2016 no primeiro semestre isso ocorreu em fevereiro, março e junho).

Se chover depois das 10 da manhã(de Brasília) e na hora da virada, essa chuva é considerada chuva do mês de janeiro.

 

Com esse dado do Mirante, já podemos fazer um balanço do ano.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal. Como sou novo aqui ainda não estou por dentro de tudo. Como faço para adicionar fotos minhas aqui no BAZ? Tem o ícone para adicionar, mas não estou conseguindo.

 

Primeiramente, você salva suas fotos ou imagens, em um site de Armazenamento. Sugiro criar uma conta neste: (http://imgur.com/). Assim que armazenar, eles vão te dá o link pronto. Basta colar o link aqui no BAZ e suas imagens aparecem.

 

Qualquer dúvida, basta enviar mensagem pra Moderação, que te ajudamos.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Terrível essa solução do CFS, mesmo SC tendo chuva normal e o RS ate acima da média, a região aqui de Blumenau teria temperatura de 2°C acima da média em pleno auge do verão! Seremos assados vivos!!! Que isso mude logo.... Ou mudo pra Sibéria hehehe

 

Uma anomalia dessas em pleno verão seria inedito, duvido... :hang1:

 

Nem imagino como seria fechar o mês com média em 27,5/28C :heat:

 

Hoje a mínima em Blumenau foi muito melhor que as ultimas, graças à chuva na noite de ontem a temperatura conseguiu baixar a 22,6C depois de 5 dias sem baixar dos 23C

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos! Infernal a madrugada em Buenos Aires. Mínima de 26,2ºC, a segunda maior do ano, só perdendo para 26,5ºC no dia 12 de fevereiro. E a sensação térmica esteve, o tempo todo, perto de 30ºC, vejam:

 

1h: 26,7ºC - ST 29,7ºC

2h: 26,8ºC - ST 29,8ºC

3h: 26,7ºC - ST 29,4ºC

4h: 26,7ºC - ST 29,4ºC

5h: 26,9ºC - ST 29,5ºC

 

E durante a manhã esquentou muito rapidamente. A sensação térmica está acima dos 35ºC desde 9h, vejam:

 

6h: 26,3ºC - ST 28,5ºC

7h: 27,1ºC - ST 29,8ºC

8h: 27,9ºC - ST 31,6ºC

9h: 30ºC - ST 35,3ºC

10h: 31ºC - ST 36,2ºC

11h: 32,2ºC - ST 36,5ºC

Link to comment
Share on other sites

E segue subindo a temperatura. Temos uma tarde de calor bastante intenso. A temperatura atual (12h35), é de 32,8ºC, com URA de 56% e sensação térmica de 37,9ºC. O vento sopra de noroeste a apenas 5 km/h e temos pressão em 1.002,4 hpa.

 

A previsão indica aumento de nuvens e possibilidade de chuvas isoladas já para hoje (antes a previsão não indicava chuva alguma pra hoje, mas sim para a próxima madrugada). A máxima prevista é de 35ºC e a sensação térmica pode chegar a 40ºC.

Link to comment
Share on other sites

o mês vai terminando e o calor intenso não conseguiu anular as anomalias negativas, mas "desconfigurou" elas bastante.

 

Digamos que o mês fecha dentro no normal, em torno de três décimos abaixo da média, com anomalia um pouco mais acentuada nas máximas e zerada nas mínimas.

 

Agora 31C com umidade nos 75% em Blumenau. Heat Index acima de 40C.

 

As capitais do sul e sudeste devem fechar bem acima da média, esse 'frio' foi coisa bem restrita a SC e sudoeste do PR

Link to comment
Share on other sites

Pessoal. Como sou novo aqui ainda não estou por dentro de tudo. Como faço para adicionar fotos minhas aqui no BAZ? Tem o ícone para adicionar, mas não estou conseguindo.

 

Primeiramente, você salva suas fotos ou imagens, em um site de Armazenamento. Sugiro criar uma conta neste: (http://imgur.com/). Assim que armazenar, eles vão te dá o link pronto. Basta colar o link aqui no BAZ e suas imagens aparecem.

 

Qualquer dúvida, basta enviar mensagem pra Moderação, que te ajudamos.

 

Abs.

 

Obrigado Rodolfo. Abraço!

Link to comment
Share on other sites

A temperatura ainda sobe em alguns bairros do Rio de Janeiro(em Irajá e São Cristovão)segundo estações do Alerta-Rio.

 

Em três estações do Alerta Rio a máxima já ultrapassou os 40ºC hoje, na estação de Guaratiba que fica no campos de provas em Marambaia,marcou 41,8ºC ás 12 h 30, subindo mais um pouco para 42,9ºC ás 12 h 45.

Na estação automática do Inmet em Marambaia a maior foi de 39,8ºC ás 13 horas.

 

É muita diferença entre duas estações que ficam bem perto uma da outra.

 

Marambaia 39,8 (Inmet)

Guaratiba 42,9 (Alerta-Rio)

 

Tenho minhas dúvidas quanto as máximas registradas nessa estação do Alerta-Rio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.