Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Felipe Backendorf
 Share

Recommended Posts

Mas há uma clara queda na umidade do ar, que pode indicar mais quente chegando.

 

na verdade a umidade caiu porque a estação aqueceu, não o oposto.

 

Deixe um termômetro digital no sol como teste e verá

 

Se fosse assim nos outros dias também seria assim. Todos os dias a umidade baixaria a esse nível, já que o sol é frequente.

 

E não é isso que aconteceu nos dias anteriores e posteriores, demonstrando que pode ter sido uma condição rara.

Link to comment
Share on other sites

Mas há uma clara queda na umidade do ar, que pode indicar mais quente chegando.

 

na verdade a umidade caiu porque a estação aqueceu, não o oposto.

 

Deixe um termômetro digital no sol como teste e verá

 

Se fosse assim nos outros dias também seria assim. Todos os dias a umidade baixaria a esse nível, já que o sol é frequente.

 

E não é isso que aconteceu nos dias anteriores e posteriores, demonstrando que pode ter sido uma condição rara.

 

Alguns pontos:

 

1. No dia seguinte a umidade chegou aos mesmos 13%, mas a máxima foi de apenas 40,0C e a elevação de temperatura foi "padrão", além de bater com estações das redondezas. Esfriou tanto com ar mais seco (bem menor ponto de orvalho) e com o mesmo sol

 

2. O problema no caso de Esperantina é a abruptidão do aumento de temperatura, e por consequente diminuição da umidade. Que foi única no dia, que não condiz com as características comuns àquela estação e não ocorreu em outros locais.

 

3. Lembrando que a umidade DEVE ser mais baixa nesse dia, já que a temperatura foi bem mais alta(pelo menos dentro do abrigo) e que o aumento de temperatura aumenta também o ponto de saturação do ar.

 

4. O dia 11/10 teve temperaturas até, em alguns casos mais altas, e umidades relativas bem mais baixas nas estações da região. Por que só em Esperantina teve tanta redução na máxima? :russian:

 

5. localização não deveria favorecer temperaturas muito maiores que as registradas no interior do Piauí em cidades como Oeiras, Picos, etc, pois fica mais próxima ao litoral. Além de não haver formações no relevo que expliquem um eventual aquecimento adiabático ou qualquer evento do tipo.

 

6. Não posso tirar teu direito de acreditar nos 43,8C, mas tudo me leva a crer que é falha. :good:

Link to comment
Share on other sites

Não há nenhuma unidade de relevo importante próxima a Esperantina que me faça acreditar que este dado esteja certo, pois se houvesse seria possível um aquecimento por vento que desce da montanha. Também não houve mudança significativa na direção e nem na velocidade dos ventos. E mais: houve queda na radiação.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

Alguns pontos:

 

1. No dia seguinte a umidade chegou aos mesmos 13%, mas a máxima foi de apenas 40,0C e a elevação de temperatura foi "padrão", além de bater com estações das redondezas. Esfriou tanto com ar mais seco (bem menor ponto de orvalho) e com o mesmo sol

 

Verdade. Mas foi o primeiro da atuação de ar seco. Os dias anteriores foram mais úmidos.

 

2. O problema no caso de Esperantina é a abruptidão do aumento de temperatura, e por consequente diminuição da umidade. Que foi única no dia, que não condiz com as características comuns àquela estação e não ocorreu em outros locais.

 

É estranho, mas longe de se afirmar que está errado. A vizinha Piripiri também registrou queda na umidade neste dia. E não estamos falando de uma PWS de chiqueiro, mas sim de uma VAISALA que estava reportando dados normalmente sem nenhuma falha no período. Querer comparar com outros locais é entrar em mais especulação.

 

3. Lembrando que a umidade DEVE ser mais baixa nesse dia, já que a temperatura foi bem mais alta(pelo menos dentro do abrigo) e que o aumento de temperatura aumenta também o ponto de saturação do ar.

 

Sim

 

4. O dia 11/10 teve temperaturas até, em alguns casos mais altas, e umidades relativas bem mais baixas nas estações da região. Por que só em Esperantina teve tanta redução na máxima? :russian:

 

Não sei... Você estava lá para saber? Quanto a ter temperaturas mais altas, isso é comum ondas de calor. Só pegar o exemplo da onda de calor do Centro-Oeste (acho que em 2014), onde cada dia uma cidade diferente obtinha sua máxima absoluta no período.

 

5. localização não deveria favorecer temperaturas muito maiores que as registradas no interior do Piauí em cidades como Oeiras, Picos, etc, pois fica mais próxima ao litoral. Além de não haver formações no relevo que expliquem um eventual aquecimento adiabático ou qualquer evento do tipo.

 

Especulação...

 

6. Não posso tirar teu direito de acreditar nos 43,8C, mas tudo me leva a crer que é falha. :good:

 

Pode. Quem lhe tira direitos são os administradores, não eu. Não precisa perguntar para mim :pleasantry: Por acaso eu lhe tirei algum direito? :russian:

 

Apenas abri um debate. :good2:

Link to comment
Share on other sites

"É estranho, mas longe de se afirmar que está errado. A vizinha Piripiri também registrou queda na umidade neste dia. E não estamos falando de uma PWS de chiqueiro, mas sim de uma VAISALA que estava reportando dados normalmente sem nenhuma falha no período. Querer comparar com outros locais é entrar em mais especulação."

 

E a temperatura em Piripiri não disparou daquele jeito, você argumenta a meu favor dessa maneira.

 

--

 

"Quanto a ter temperaturas mais altas, isso é comum ondas de calor. Só pegar o exemplo da onda de calor do Centro-Oeste (acho que em 2014), onde cada dia uma cidade diferente obtinha sua máxima absoluta no período."

 

Não com diferenças tão absurdas na casa dos 4C.

 

--

 

"Especulação..."

 

NADA de especulação, isso é um fato. Locais mais continentais são mais extremados (salvo exceções relacionadas a relevo, que como ja dito, não favorece aquela região em específico)

 

--

 

"Pode. Quem lhe tira direitos são os administradores, não eu. Não precisa perguntar para mim :pleasantry: Por acaso eu lhe tirei algum direito? :russian: "

 

Não entendi o que você quis dizer com isso

 

--

 

"Apenas abri um debate. :good2: "

 

Debater é bom e é um dos objetivos do fórum :good: :friends:

Link to comment
Share on other sites

Não há nenhuma unidade de relevo importante próxima a Esperantina que me faça acreditar que este dado esteja certo, pois se houvesse seria possível um aquecimento por vento que desce da montanha. Também não houve mudança significativa na direção e nem na velocidade dos ventos. E mais: houve queda na radiação.

 

Perfeito.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Marcas adicionadas em Dezembro de 2016:

 

42,5 Schroeder-SC (27/12/2016)

42,0 Antonina-PR (27/12/2016)

 

 

Marcas desconsideradas:

 

42,3 Rio de Janeiro/Guaratiba (bem distante da estação do inmet que fica super-próxima)

 

42,1 Blumenau/FURB (a automática do alertablu marcou 41,3, é mais baixa e é uma automática, o que a torna mais confiável contra eventuais aquecimentos além de ser a medição oficial da cidade)

 

O recorde do ano ficou com Schroeder/Epagri e 42,5C nesse fim de dezembro.

Link to comment
Share on other sites

Marcas adicionadas em Dezembro de 2016:

 

42,5 Schroeder-SC (27/12/2016)

42,0 Antonina-PR (27/12/2016)

 

 

Marcas desconsideradas:

 

42,3 Rio de Janeiro/Guaratiba (bem distante da estação do inmet que fica super-próxima)

 

42,1 Blumenau/FURB (a automática do alertablu marcou 41,3, é mais baixa e é uma automática, o que a torna mais confiável contra eventuais aquecimentos além de ser a medição oficial da cidade)

 

O recorde do ano ficou com Schroeder/Epagri e 42,5C nesse fim de dezembro.

 

TAMBÉM NÃO CONFIO NESSA ESTAÇÃO DA FURB NÃO.

Link to comment
Share on other sites

Marcas adicionadas em Dezembro de 2016:

 

42,5 Schroeder-SC (27/12/2016)

42,0 Antonina-PR (27/12/2016)

 

 

Marcas desconsideradas:

 

42,3 Rio de Janeiro/Guaratiba (bem distante da estação do inmet que fica super-próxima)

 

42,1 Blumenau/FURB (a automática do alertablu marcou 41,3, é mais baixa e é uma automática, o que a torna mais confiável contra eventuais aquecimentos além de ser a medição oficial da cidade)

 

O recorde do ano ficou com Schroeder/Epagri e 42,5C nesse fim de dezembro.

 

Calor absurdo. Já passei um calor infernal em Blumenau uma vez num mês de janeiro, mas esses 42,1°c são o cúmulo mesmo, amigo Fernando. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Marcas adicionadas em Dezembro de 2016:

 

42,5 Schroeder-SC (27/12/2016)

42,0 Antonina-PR (27/12/2016)

 

 

Marcas desconsideradas:

 

42,3 Rio de Janeiro/Guaratiba (bem distante da estação do inmet que fica super-próxima)

 

42,1 Blumenau/FURB (a automática do alertablu marcou 41,3, é mais baixa e é uma automática, o que a torna mais confiável contra eventuais aquecimentos além de ser a medição oficial da cidade)

 

O recorde do ano ficou com Schroeder/Epagri e 42,5C nesse fim de dezembro.

 

Calor absurdo. Já passei um calor infernal em Blumenau uma vez num mês de janeiro, mas esses 42,1°c são o cúmulo mesmo, amigo Fernando. Abraços!

 

João, já estou acostumado, em Joinville era bem infernal também.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Se a automática ficar num local inadequado, que irradia calor (Chão cimentado, por exemplo), também vai registrar temperaturas erradas, por mais bem calibrada que ela esteja.

 

Ou vai errar pra menos se for um local excessivamente sombreado.

 

ALDO, ESTOU COMPRANDO AQUI EM CASA, A OFICIAL ESTÁ EM ABRIGO PADRÃO E LOCAL ABERTO, TEM ÁRVORE PERTO, LIMITAÇÃO DO TERRENO. OUTRA A 30 M ESTÁ DEBAIXO DA ÁRVORE, SOBRA COMPLETA. POR INCRÍVEL QUE PAREÇA BEM POUCA DIFERENÇA.

 

HOJE;

 

PADRÃO; 15,3/21,1

OUTRA; 15,0/20,0, NA MÁXIMA FOI UMA DAS MAIORES DIFERENÇAS, RARAMENTE PASSA DE 1°C.

Link to comment
Share on other sites

A DA FURB É LEITURA CONVENCIONAL, QUEM FAZ A LEITURA É O MÁRIO. CONFIO PLENAMENTE NOS DADOS MANDADOS POR ELE.

 

Confio 100% na leitura dele (inclusive ja fuí la pedir alguns dados ao Mário), meu problema é o shield da estação que é de madeira e sujeito ao aquecimento. Ao que parece aquece um pouco pois tem máximas muito superiores ao alertablu.

 

Acho 1C bastante quando se trata especificamente de marcas de calor...

Link to comment
Share on other sites

 

Calor absurdo. Já passei um calor infernal em Blumenau uma vez num mês de janeiro, mas esses 42,1°c são o cúmulo mesmo, amigo Fernando. Abraços!

 

Não acho um cúmulo, alguns locais da cidade podem ter registrado até mais, porém la na FURB/topinho acho mais difícil...

 

Seria muito interessante se eles conseguissem instalar no campus, ao lado da convencional, uma daquelas automáticas que eles tem guardado desde o início de 2016 (por falta de verba da prefeitura pra manter instalada)

Link to comment
Share on other sites

ALDO, ESTOU COMPRANDO AQUI EM CASA, A OFICIAL ESTÁ EM ABRIGO PADRÃO E LOCAL ABERTO, TEM ÁRVORE PERTO, LIMITAÇÃO DO TERRENO. OUTRA A 30 M ESTÁ DEBAIXO DA ÁRVORE, SOBRA COMPLETA. POR INCRÍVEL QUE PAREÇA BEM POUCA DIFERENÇA.

 

HOJE;

 

PADRÃO; 15,3/21,1

OUTRA; 15,0/20,0, NA MÁXIMA FOI UMA DAS MAIORES DIFERENÇAS, RARAMENTE PASSA DE 1°C.

:good2:

 

O que eu quis dizer lá em cima é que o fato de ser uma automática bem calibrada não necessariamente garante leituras corretas se o local em que estiver instalada não for adequado.

Link to comment
Share on other sites

Complicado...

 

Se você tem uma Davis, uma Ambient Weather, uma Hobo ou Oregon, com precisão de +-1,0°C, e uma marca 39,6°C e a outra marca 39,8°C é possível que no local da primeira esteja mais quente que no local da segunda.

 

Isso sem falar nas diferenças de ocupação de solo e condições de urbanização que se encontram. Aí vem estes tabelões de extremos com diferenças de 0,1°C, 0,2°C, o que pode ser uma mentira!

 

Estação convencional padrão, de madeira não aquece mais ou aquece muito pouco 0,1, 0,2, não mais. E ela não pode estar no meio ou alto de um prédio.

Link to comment
Share on other sites

Complicado...

 

Se você tem uma Davis, uma Ambient Weather, uma Hobo ou Oregon, com precisão de +-1,0°C, e uma marca 39,6°C e a outra marca 39,8°C é possível que no local da primeira esteja mais quente que no local da segunda.

 

Isso sem falar nas diferenças de ocupação de solo e condições de urbanização que se encontram. Aí vem estes tabelões de extremos com diferenças de 0,1°C, 0,2°C, o que pode ser uma mentira!

 

Estação convencional padrão, de madeira não aquece mais ou aquece muito pouco 0,1, 0,2, não mais. E ela não pode estar no meio ou alto de um prédio.

 

Moretão, tem MP pra ti.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Pertinente também uma lista com os recordes apenas de estações automáticas, que são muito mais acuradas e confiáveis num geral (principalmente quando se trata de máximas...)

RECORDES DE CALOR DO BRASIL EM ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS AUTOMÁTICAS(marcas acima de 42ºC)

 

43,8 Criciúma-SC (25/12/2012)

 

43,4 Tubarão-SC (25/12/2012)

 

43,2 Rio de Janeiro-RJ (26/12/2012)

 

42,9 Indiaporã-SP (17/10/2014)

42,9 Coxim-MS (15/10/2014)

 

42,7 Porto Murtinho-MS (16/10/2014)

 

42,5 Schroeder-SC (27/12/2016)

42,5 Goiás-GO (18/10/2015)

42,5 Três Lagoas-MS (17/10/2014)

42,5 Água Clara-MS (17/10/2014)

42,5 Blumenau-SC (08/02/2014)

42,5 Criciúma-SC (04/02/2010)

 

42,4 Ibotirama-BA (06/11/2015)

42,4 Rio de Janeiro-RJ (16/10/2015)

 

42,3 Oeiras-PI (29/10/2016)

42,3 Itaobim-MG (02/01/2016)

42,3 Ibotirama-BA (22/10/2015)

 

42,2 Três Lagoas-MS (15/10/2014)

42,2 Populina-SP (30/10/2012)

42,2 Criciúma-SC (19/11/2009)

 

42,1 Almenara-MG (02/01/2016)

42,1 Oeiras-PI (21/10/2015)

42,1 Rio de Janeiro-RJ (15/10/2015)

42,1 Urussanga-SC (25/12/2012)

42,1 Esperantina-PI (24/10/2012)

 

42,0 Antonina-PR (27/12/2016)

42,0 Porto Murtinho-MS (19/10/2016)

42,0 Oeiras-PI (01/12/2015)

42,0 Criciúma-SC (03/02/2010)

 

Essa lista pode estar um pouco incompleta porque o INMET não disponibiliza os dados das automáticas para consulta direta no banco de dados da instituição.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Segue os dados do ano de 1963 em Orleans, quando do recorde de 44,6°C:

 

qHh2BBI.png

 

Bastante questionável as amplitudes no verão, principalmente as mínimas. Temos 16,2/44,6 e 12,0/41,4, por exemplo.

 

Felipe?

 

Começo a suspeitar dessas marcas de Orleans...

 

Realmente não faz o menor sentido ter mínimas entre 14 e 16 e máximas acima de 40, não aqui na minha região.

Link to comment
Share on other sites

Segue os dados do ano de 1963 em Orleans, quando do recorde de 44,6°C:

 

qHh2BBI.png

 

Bastante questionável as amplitudes no verão, principalmente as mínimas. Temos 16,2/44,6 e 12,0/41,4, por exemplo.

 

A única possibilidade do recorde estar certo seria se apenas o termômetro de mínima estivesse errado. Mínima de 16 e máxima de 44 é impossível.

 

9,8°C? Só se for no Morro da Igreja. Duvido!,Ainda mais após esta média mínima bem baixa. :mosking:

 

Além disso, a cidade fica em torno de 130 metros de altitude, embora tenha áreas mais baixas. Para fazer 44, só acredito se fosse próximo ao distrito de Pindotiba, próximo a divisa com Pedras Grandes. Por ali a altitude fica em torno de 60/70 metros.

Link to comment
Share on other sites

22/04 => 5,6 / 31,5

23/04 => 5,2 / 33,0

24/04 => 5,6 / 32,5

25/04 => 6,6 / 32,4

 

Isto é coisa de umidade baixíssima.

Coisa que me parece que é rara no sul.

 

------------

Às vezes, acontece aqui em SP em setembro/outubro mas com umidade muito baixa.

 

Por exemplo, em 05/09/2011 (INMET):

 

Rancharia: 7,5 / 36,6 (Umidade relativa mínima: 13%)

Pradópolis: 9,5 / 34,7 (UR mín.: 8%)

Taubaté: 7,4 / 33,1 (UR mín: 12%)

 

-------------

 

Curitiba tem registros de 8,x°C e 9,x°C em janeiro, na década de 1960.

 

Em Sampa, o Mirante tem registros de 11,9°C em 01/01/1962 e 12,0°C em 09/01/1975.

 

Mas estamos falando de altitudes de 800 a 900 m.

 

-----------

E.T.: 1963 foi o ano da seca histórica no Sudeste e parte do Centro Oeste.

Mas, pelos mapas de anomalia de chuva do INMET que eu já vi, naquele ano a chuva não foi tão fora do normal nos estados do sul. :russian:

Link to comment
Share on other sites

A estação de Orleans ficava a 156m de altitude, o que torna ainda menos provavel os 44,6° C.

 

Certamente, não vi esse detalhe quando olhei os dados. (Altitude)

 

Urussanga só teve 41,0C sendo que é bem mais baixa. Impossíveis essas amplitudes.

 

Está descartado da listagem, Valeu Ruas :hi:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gozado.

Sempre achei que esta estação era da Epagri. :mrgreen:

 

As automáticas podem ser confiáveis desde que devidamente calibradas.

 

O problema é que nenhum instrumento eletrônico de medição, nenhum, seja estação meteorológica, seja aparelho de laboratório, etc, etc, nenhum deles mantém a calibração indefinidamente.

 

Todos precisam passar por uma aferição e ajuste de tempos em tempos, conforme orientação do fabricante.

 

E é aí que mora o problema.

Se a calibração e a manutenção são feitas adequadamente, no período certo, OK, beleza.

 

Agora, se as equipes de manutenção não forem suficientes para manter este padrão... :negative:

 

É o que parece estar ocorrendo com algumas estações automáticas do CIIAGRO em SP.

O Patrick já comentou, vemos estações marcando 50°C e outros valores muito diferentes de estações vizinhas. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Quando eu tiver tempo, posso ver mas... alguém já olhou as temperaturas horárias (0, 12 e 18h UTC) da estação de Orleans no período citado?

 

Essas leituras são feitas em outro termômetro, o termômetro de bulbo seco do psicrômetro.

 

Aldo:

 

06/01:

 

0: 28.4°C

12: 24.2°C

18: 41.0°C

 

07/01:

 

0: 27.4°C

12: 18.4°C

18: 39.6°C

Link to comment
Share on other sites

Quando eu tiver tempo, posso ver mas... alguém já olhou as temperaturas horárias (0, 12 e 18h UTC) da estação de Orleans no período citado?

 

Essas leituras são feitas em outro termômetro, o termômetro de bulbo seco do psicrômetro.

 

Aldo:

 

06/01:

 

0: 28.4°C

12: 24.2°C

18: 41.0°C

 

07/01:

 

0: 27.4°C

12: 18.4°C

18: 39.6°C

 

Cara de relva rs. Possível?

Link to comment
Share on other sites

 

06/01:

 

0: 28.4°C

12: 24.2°C

18: 41.0°C

 

07/01:

 

0: 27.4°C

12: 18.4°C

18: 39.6°C

 

 

28,4 e 27,4 às 22h com 16,2 e 18,2 nos dias seguintes :sarcastic:

 

Provavelmente passou de 41/42 pelo registro horário, mas 45 é pesado... além de que a gente não sabe se o abrigo tinha algum problema :russian:

Link to comment
Share on other sites

 

28,4 e 27,4 às 22h com 16,2 e 18,2 nos dias seguintes :sarcastic:

 

Provavelmente passou de 41/42 pelo registro horário, mas 45 é pesado... além de que a gente não sabe se o abrigo tinha algum problema :russian:

 

 

 

Pra ajudar, com umidade e nebulosidade.

 

temp/umidade/nebulosidade (décimos)

 

06/01

 

0h: 28,4°C - 82% - 0/10

 

12h: 24,2°C - 87% - 0/10

 

18h: 41,0°C - 18% - 0/10

 

 

07/01

 

0h: 27,4°C - 81% - 0/10

 

12h: 18,4°C - 88% - 0/10

 

18h: 39,6°C - 56% - 10/10

Link to comment
Share on other sites

28,4 e 27,4 às 22h com 16,2 e 18,2 nos dias seguintes :sarcastic:

 

Mas aí tu estás comparando o termômetro de mínima com o de máxima. O de mínima com toda certeza está errado.

 

Bem pensado, mas eu pensei o seguinte: a temperatura 12UTC do dia 07/01 (18,4ºC) me leva a crer que o problema deve ser o abrigo, não necessariamente o equipamento :russian:

 

Enfim, de qualquer maneira os dados de máxima, de mínima e os registros horários me parecem um tanto absurdos (veja que Às 10h(verão) ainda estava bem frio no abrigo):

 

EaFOBiu.png

Link to comment
Share on other sites

28,4 e 27,4 às 22h com 16,2 e 18,2 nos dias seguintes :sarcastic:

 

Mas aí tu estás comparando o termômetro de mínima com o de máxima. O de mínima com toda certeza está errado.

 

Bem pensado, mas eu pensei o seguinte: a temperatura 12UTC do dia 07/01 (18,4ºC) me leva a crer que o problema deve ser o abrigo, não necessariamente o equipamento :russian:

 

Enfim, de qualquer maneira os dados de máxima, de mínima e os registros horários me parecem um tanto absurdos (veja que Às 10h(verão) ainda estava bem frio no abrigo):

 

EaFOBiu.png

 

Média das mínimas = 15,5

Média das máximas = 38,5

Mesmo sendo um baixadão cuiudo no pé da Serra Geral, e considerando atuação de ASAS, ainda assim a amplitude tá muito alta.

Link to comment
Share on other sites

 

Bem pensado, mas eu pensei o seguinte: a temperatura 12UTC do dia 07/01 (18,4ºC) me leva a crer que o problema deve ser o abrigo, não necessariamente o equipamento :russian:

 

Enfim, de qualquer maneira os dados de máxima, de mínima e os registros horários me parecem um tanto absurdos (veja que Às 10h(verão) ainda estava bem frio no abrigo):

 

EaFOBiu.png

 

A verdade é que parece haver erro em pelo menos três termômetros.

 

Nas mínimas acho quase certo erro de equipamento, pois acho que não há possibilidade de um abrigo baixar tanto, eu pelo menos nunca vi, ainda mais no verão. No verão não há orvalho forte. Tem valor de 9,8°C no mês e a média é muito baixa (algo do tipo 7°C abaixo de algo mais condizente). Só se tiver uma geladeira dentro do abrigo, kkkkkkk!!!

 

Nas máximas, apesar de ainda estar exagerado, a diferença é um pouco menor. Neste caso pode ser erro igual, tanto no abrigo, como do termômetro. Até porque houve uma forte onda de calor em Janeiro de 1963.

 

Mas nem com mágica saberemos o que aconteceu. Prefiro acreditar nos 44°C ou 43,8°C.

Link to comment
Share on other sites

 

A verdade é que parece haver erro em pelo menos três termômetros.

 

Nas mínimas acho quase certo erro de equipamento, pois acho que não há possibilidade de um abrigo baixar tanto, eu pelo menos nunca vi, ainda mais no verão. No verão não há orvalho forte. Tem valor de 9,8°C no mês e a média é muito baixa (algo do tipo 7°C abaixo de algo mais condizente). Só se tiver uma geladeira dentro do abrigo, kkkkkkk!!!

 

Nas máximas, apesar de ainda estar exagerado, a diferença é um pouco menor. Neste caso pode ser erro igual, tanto no abrigo, como do termômetro. Até porque houve uma forte onda de calor em Janeiro de 1963.

 

Mas nem com mágica saberemos o que aconteceu. Prefiro acreditar nos 44°C ou 43,8°C.

 

Faço das suas palavras as minhas :clapping:

 

quem sabe algum gênio tenha calibrado os 3 termômetros um com o outro :rofl:

Link to comment
Share on other sites

quem sabe algum gênio tenha calibrado os 3 termômetros um com o outro :rofl:

São termômetros diferentes e vêm calibrados de fábrica.

Aqui é mostrado como são os termômetros de uma convencional => viewtopic.php?f=139&t=15614

 

-----------------

 

No dia 06, a temperatura às 15h (18h UTC) era 41,0°C (Lida no termômetro de bulbo seco do psicrômetro)

Como a nebulosidade era 0/10, ou seja não havia nuvens, no verão as máximas geralmente acontecem após as 15h (Solar).

 

Mesmo assim, me parece muito difícil a temperatura subir 3,6°C após as 15h.

Mesmo os dias tendo mais horas de sol, como e normal no sul.

 

Só se, de repente, soprou um baita vento continental e houve aquecimento adiabático. :wacko: :?: :?:

 

-----------

 

No dia 07, a diferença de 0,9°C entre a temperatura das 15h (solar) e a máxima já é bem razoável.

 

No entanto, a diferença de apenas 0,2°C entre a mínima e o valor de 9h (solar, 12h UTC), num dia de sol, também está muito estranho.

 

Mistério... :wacko:

 

-------------

 

E.T.: Já vi a temperatura dar umas osciladas "doidas" aqui em Sampa, num dia totalmente de sol.

Amanheceu e a temperatura foi subindo normalmente.

 

Lá pelas 10:30/11h da manhã, o vento virou para sul e as temperaturas caíram alguns graus, na automática do Mirante e no IAG.

No início da tarde, o vento virou de novo para NO e os termômetros dispararam.

 

Tudo isso com sol.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.