Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2016


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O clima quente e seco predominou em boa parte do Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. As temperaturas máximas registradas em diversas estações meteorológicas dessas regiões ultrapassaram com folga os valores médios esperados para o mês de Julho (em Curitiba o valor médio máximo flutua em torno dos 19°C e na tarde de hoje foi registrada a temperatura de 26,9°C).

Em Foz do Iguaçu, no extremo oeste (236m) a máxima chegou aos 31,7°C, Em Diamante do Norte (368m), 32,5°C e em Cidade Gaúcha (366m), 32,8°C. Cambará, no extremo norte paranaense registrou 33°C. Outras máximas hoje no Paraná: 31,5°C Goioerê - 455m ◆ 31,0°C Marechal Cândido Rondon - 392m ◆ 30,9°C Maringá - 549m ◆ 28,9°C Nova Tebas - 656m ◆ 28,6°C Planalto - 399m ◆ 27,7°C Ivaí - 840m ◆ 27,7°C General Carneiro - 1.009m ◆ 27,5°C São Mateus do Sul - 780m ◆ 27,0°C Piraquara - 892m ◆ 27,0°C Paranaguá - 5m ◆ 26,0°C Colombo - 950m ◆ 25,9°C Castro - 994m ◆ 25,0°C Clevelândia - 966m ◆ 24,8°C Novo Horizonte - 944m ◆ 24,8°C Inácio Martins - 1.209m. *Essas, algumas estações que eu observei. Muitas outras cidades/localidades do Estado registraram máximas elevadas para os padrões médios do mês.

Secura atmosférica: Baixos índices de UR foram observados durante a tarde em praticamente todo o Paraná (com exceção da região litorânea). Alguns valores mínimos registrados nas estações do Inmet: 23% Cidade Gaúcha ◆ 24% Diamante do Norte ◆ 26% Maringá ◆ 28% Goioerê ◆ 30% Marechal Cândido Rondon ◆ 30% Nova Tebas ◆ 31% General Carneiro ◆ 32% Inácio Martins ◆ 32% Foz do Iguaçu ◆ 33% Curitiba ◆ 34% Piraquara ◆ 34% Ivaí ◆ 35% Castro ◆ 36% São Mateus do Sul ◆ 40% Colombo ◆ 45% Clevelândia.

Além do calor e do ar seco, o centro-oeste, sul e parte do leste do Estado registraram ao longo das horas mais quentes, ventos continentais com intensidade significativa, variando de moderada a ocasionalmente forte. Algumas estações reportaram rajadas secas com mais de 60 km/h (58 km/h em Curitiba, no Inmet).

Friozinho matutino - Algumas mínimas registradas na manhã de hj: 7,4°C São Mateus do Sul ◆ 7,5°C Piraquara ◆ 8,0°C General Carneiro ◆ 8,2°C Castro ◆ 10,8°C Colombo.

*Destaque para a estação paulista de Rancharia - 399m, com variação térmica de 24,7°C. As extremas na estação: 8,2/33,0°C, com UR mínima atingindo 23%.

13606494_495930863937888_5762507074806668453_n.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9&oh=c9d6c5062177bfdc4b67d21306bd2322&oe=57ED1A97

Rajadas máximas no Parana:

13654420_495931250604516_3907640659186713118_n.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9&oh=62f7c9921065c694f4106f1ac89a43a2&oe=57ED4D05

 

Um lindo amanhecer com 8°C e nevoeiro de baixada.. Mal sabia eu o q estava por vir..

13653134_495947483936226_8106168513299243783_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

13669434_495947910602850_7426385172338515900_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Começo da noite e um grande incêndio atingindo a área da minha estação. Tive q retirar meus aparelhos e reinstalá-los em outro local, provisoriamente.

13640730_495948797269428_3425033126487724622_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

13640840_495949620602679_4569899164627521908_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

13669411_495950467269261_6509139842903470122_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Link to comment
Share on other sites

O CMC de 12Z no dia 09 previa mínimas de até -6 no domingo e segunda para Soledade.

 

No CMC de 12 Z de hoje mínima de Soledade não seria tão baixa no domingo e segunda.

Mas passou a prever mínimas bem negativas para a região ao Sul de Curitiba até a divisa com SC.

Intensificou o frio para São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sul de Minas(negativas), região do Triângulo Mineiro no amanhecer do dia 18 e 19.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos,

 

Sua estação escapou por pouco.

 

Fiquei surpreso com a mínima da automática de Nova Friburgo hoje, marcou 4,3ºC entre 6 e 7 da manhã, consequencia da umidade baixa de ontem a tarde lá, ficou abaixo de 50% e a máxima atingiu 23,6ºC.

 

Hoje grande variação em Nova Friburgo de 4,3ºC até 25,0ºC umidade ficou abaixo de 40% por três horas.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Apucarana noite de verao 19,4c em Maringa incriveis 23,9c as meia-noite e meia, verao total.

Bom dia!

Algumas estações de Sampa com temperaturas abaixo dos 12°C agora. Umas 2 q eu vi estavam reportando sub-10°C.

Maringá está com 20°C e Londrina na área rural 16°C. Em Apucarana 18°C.

Esses detalhes fazem uma diferença.

Mas tem alguns micro-climas tbm no norte do Paraná. O Jean Carlo registra boas mínimas em Rolândia por exemplo. E não dá pra eskecer de Cianorte, no noroeste, com mínimas espetaculares na estação de baixada rural.

 

Bem, gostei das explicações do Vini sobre as divisões com base em Köppen.

 

Hj, 7,5°C a mínima por aki. Na relva 3,9°C.

Céu limpo e vamos à 26°C.

 

Discordo completamente, isso é questao de geografia nao de clima, lá é muito mais monitorado do que aqui, e inclusive o mirante do Santana teve minima de 14,3c o inmet Londrina area urbana 14,8c mesmo 200 metros mais baixo, entao é obvio que baixadas a 800 metros la farao mais frio do que os poucos lugares monitorados daqui, mas lugares com geografia parecida nao tem diferença as baixadas daqui tambem devem estar abaixo de 10c, inclusive o massena a 2.500 metros diferentemente do resto do Pni nunca negativou até aqui que a estacao fica num topo a 800 metros ja negativou.

E eu concordo completamente com vc: é kestão de geografia.

E a geografia de cada região controla os aspectos climáticos!

Sem mais..

Link to comment
Share on other sites

AGORA NOITE, ETA E CMC PERFEITOS PARA RS E SC.

 

Coloca o Global e o Mbar nesse grupo também.

 

Já sobre o Europeu discordo de você. Frio comum e esperado para julho. Absolutamente normal, o que não faz a alegria dos malucos aqui.

 

A 00Z será definidora, se Europeu e GFS não mudarem, os outros modelos começarão a jogar a toalha...

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Algumas estações de Sampa com temperaturas abaixo dos 12°C agora. Umas 2 q eu vi estavam reportando sub-10°C.

Maringá está com 20°C e Londrina na área rural 16°C. Em Apucarana 18°C.

Esses detalhes fazem uma diferença.

Mas tem alguns micro-climas tbm no norte do Paraná. O Jean Carlo registra boas mínimas em Rolândia por exemplo. E não dá pra eskecer de Cianorte, no noroeste, com mínimas espetaculares na estação de baixada rural.

 

Bem, gostei das explicações do Vini sobre as divisões com base em Köppen.

 

Hj, 7,5°C a mínima por aki. Na relva 3,9°C.

Céu limpo e vamos à 26°C.

 

Discordo completamente, isso é questao de geografia nao de clima, lá é muito mais monitorado do que aqui, e inclusive o mirante do Santana teve minima de 14,3c o inmet Londrina area urbana 14,8c mesmo 200 metros mais baixo, entao é obvio que baixadas a 800 metros la farao mais frio do que os poucos lugares monitorados daqui, mas lugares com geografia parecida nao tem diferença as baixadas daqui tambem devem estar abaixo de 10c, inclusive o massena a 2.500 metros diferentemente do resto do Pni nunca negativou até aqui que a estacao fica num topo a 800 metros ja negativou.

E eu concordo completamente com vc: é kestão de geografia.

E a geografia de cada região controla os aspectos climáticos!

Sem mais..

 

Se geografia é clima só na minha rua tem 3 climas, a da parte de cima num topo,a da minha casa meio-topo e o fim da minha rua uma baixado que gea varias vezes ao ano.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos,

 

Sua estação escapou por pouco.

 

Fiquei surpreso com a mínima da automática de Nova Friburgo hoje, marcou 4,3ºC entre 6 e 7 da manhã, consequencia da umidade baixa de ontem a tarde lá, ficou abaixo de 50% e a máxima atingiu 23,6ºC.

 

Hoje grande variação em Nova Friburgo de 4,3ºC até 25,0ºC umidade ficou abaixo de 40% por três horas.

Nani, o fogo já estava à uns 100 m do abrigo e deu tempo de retirar os instrumentos. Reinstalei em outro local ainda no começo da noite.

 

Tbm achei grande a variação em Friburgo com outra excelente mínima, pra variar.

Me surpreendido mesmo foi com Rancharia, em SP!

Abração

Link to comment
Share on other sites

Se geografia é clima só na minha rua tem 3 climas, a da parte de cima num topo,a da minha casa meio-topo e o fim da minha rua uma baixado que gea varias vezes ao ano.

Surpreendente!

 

Sim, inclusive acho que vou me mudar pra subtropical Rancharia mesmo que hoje tenha chegado a 32,6c lá.

Link to comment
Share on other sites

Se geografia é clima só na minha rua tem 3 climas, a da parte de cima num topo,a da minha casa meio-topo e o fim da minha rua uma baixado que gea varias vezes ao ano.

Surpreendente!

 

Sim, inclusive acho que vou me mudar pra subtropical Rancharia mesmo que hoje tenha chegado a 32,6c lá.

:laugh:

Mas mude-se pra baixada! O topo provavelmente é EQUATORIAL KKK

Link to comment
Share on other sites

A dança dos modelos: ESPERADO. Sempre será assim aqui no BR, ainda mais quando se trata de previsão de massas polares importantes. Para previsão de ondas de calor é mais fácil pros modelos, naturalmente devido ao clima majoritariamente tropical do país. Entretanto, já me parece 100% certo de se tratar de uma onda polar forte, trazendo frio intenso pro Sul, MS e Sudeste.

 

Em todo caso, vamos aguardar o que os líderes GFS e Europeu nos dirão a seguir...

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Forte amplitude térmica hoje em Juiz de Fora, amanhecemos com 11C e fomos a 28,4C à tarde. Agora faz 13,6C.

Link to comment
Share on other sites

EUROPEU COM -2/-4 EM S.JOAQUIM 850. É TRISTE LER LADAINHA!

 

PELO EUROPEU NEVE EM S.CHICO (-4/-6), MADRUGADA DE DOMINGO.

 

CMC E ETA COLOCAM NEVE MAIS AMPLA, MENOS QUE ONTEM, NO GERAL SEM MUDANÇAS. GLOBAL IDEM.

 

O Europeu devolveu boa parte do que havia retirado, mas ainda traz o frio numa língua interessante, onde o oeste do RS seria pouco afetado em altos níveis. Enquanto Uruguaiana registraria +4oC em 850mb, Bagé poderia estar no mesmo horário com -5oC/-6oC em altura. Muito interessante.

 

O GFS me parece outlier, isso porquê contraria todos no potencial e até o seu primo-irmão, CFS.

 

A trinca CMC-ETA-Global permanece praticamente igual, com alguma ligeira redução no ETA, mas com o quadro sinótico absolutamente estável.

 

O primo-irmão do GFS, CFS, apóia a solução da trinca, apontando uma situação sinótica no mesmo padrão, especialmente no tocante a baixa pressão na costa, mais fechada e potente que o GFS.

 

zapq3ii.png

 

Nesse caminho a chama da neve segue acesa para a madrugada/manhã de domingo, com o CMC estendendo esta janela por todo o domingo até final da noite.

 

De modo geral o frio entra com força, mas longe do potencial histórico que já foi apresentado.

 

Neste momento acredito que teremos uma erupção forte, com chance de neve na serra e um ciclo comum de 4 dias de frio mais pronunciado.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! O frio ainda virá bem forte, mas a METSUL, com base nos modelos, reduziu o frio para Porto Alegre no seu prognóstico. Dia mais frio, como um todo, seria domingo. Segunda-feira teríamos uma mínima mais baixa, mas já esquentaria mais na parte da tarde. Temperaturas previstas: sábado: de 8c a 15c / domingo: de 4c a 15c / segunda: de 03c a 18c. Ótimo dia a todos!

Link to comment
Share on other sites

Amanhecendo com temperaturas elevadas no Sul do Brasil. Os ventos sopram do norte e transportam um ar mais aquecido do interior do continente através da Região. Instabilidades já começam a se organizar no oeste e poderão gerar chuvas isoladas em parte do oeste de SC, do RS e no sul/sudoeste do Paraná.

13668696_496047497259558_1762745819806434013_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

Rajadas de vento muito fortes atingem os topos das serras. No Morro do Bradador, NE de SC (1.532m) a velocidade dos ventos atingiu 129 km/h durante a madrugada e no Morro da Igreja, sul do estado, 113 km/h.

MORRO DO BRADADOR COM RAJADA DE 129 KM/h à 1:30 da manhã e 15°C às 6:30h..

13662280_496048487259459_5139560933773184298_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

13667805_496048520592789_4785274249964028429_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Mínima de 11,8°C em Piraquara. Na região de Curitiba as mínimas ficaram em torno dos 15/16°C!

 

 

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Discordo completamente, isso é questao de geografia nao de clima, lá é muito mais monitorado do que aqui, e inclusive o mirante do Santana teve minima de 14,3c o inmet Londrina area urbana 14,8c mesmo 200 metros mais baixo, entao é obvio que baixadas a 800 metros la farao mais frio do que os poucos lugares monitorados daqui, mas lugares com geografia parecida nao tem diferença as baixadas daqui tambem devem estar abaixo de 10c, inclusive o massena a 2.500 metros diferentemente do resto do Pni nunca negativou até aqui que a estacao fica num topo a 800 metros ja negativou.

E eu concordo completamente com vc: é kestão de geografia.

E a geografia de cada região controla os aspectos climáticos!

Sem mais..

 

Se geografia é clima só na minha rua tem 3 climas, a da parte de cima num topo,a da minha casa meio-topo e o fim da minha rua uma baixado que gea varias vezes ao ano.

 

Masop por isso q falo a temperatura varia muito em uma localidade.... Apucarana se tivesse uma estação nas mesmas condições de Londrina , certamente seria mais fria... uma prova disso é a quantidade de araucarias q existe ai...

 

E a estação do simepar de Maringá tb, se vc comparar o aeroporto com a do simepar existe uma boa variação....

 

E no mais masop nos somos subtropicais do clima cfa.. o norte do Paraná tem clima único , não é a toa que o primeiros colonizadores quebraram a cabeça pra encontrar uma lavoura q se adapta-se ao nosso clima e solo, é só pesquisar e verás as estórias.

 

simepar agora

 

Maringá 22

Londrina 16

Apucarana 19

 

Aeroportos

Londrina 18

Maringá 20

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Europeu devolveu boa parte do frio que tinha sido reduzido na rodada anterior, é muito forte, especialmente pra serra.

 

Linha de -2°C em 850 sobre a serra e 0°/2° sobre o restante do estado, apenas o extremo-oeste e nordeste catarinense teriam 4°C

 

eiUdWdU.jpg

 

Já o ETA deu uma leve diminuída em comparação a 12Z de ontem, mas ainda assim é uma MP impactante com -6°C em 850hpa sobre a região serrana e -2°/-4° sobre o restante do estado, apenas extremo-oeste e nordeste ficariam entre 0°/2°

 

Pelo ETA a chance de neve é muito grande ainda, pelo Europeu média e pelo GFS remota por hora.

 

Jfqlayo.jpg

 

O GLOBAL é o mais impactante de todos, na 0Z manteve uma verdadeira bomba atingindo o RS e SC com -4°C e 6°C sobre todo o território catarinense e a linha de -8°C ficando na divisa entre RS e SC.

 

Caso a dupla ETA/GLOBAL acertassem em cheio as rodadas atuais, teríamos potencial para algo histórico no curto prazo.

 

HVmE32G.jpg

 

A 6Z do GFS foi o que eles chamam de Outlier, pois foge de todos os modelos e recua boa parte do frio, fazendo com que fosse apenas um bafo polar curto e fraco.

Link to comment
Share on other sites

Europeu devolveu boa parte do frio que tinha sido reduzido na rodada anterior, é muito forte, especialmente pra serra.

 

Linha de -2°C em 850 sobre a serra e 0°/2° sobre o restante do estado, apenas o extremo-oeste e nordeste catarinense teriam 4°C....

 

Confiando na tua leitura Deivid.

-2; 0 e 4.(respectivamente).

Não dá para esperar muita coisa (exceto algo muito localizado em locais já determinados).

Nesta leitura apenas um refresco.

Link to comment
Share on other sites

Caibi no oeste as 22h com 25,6°C e Chapecó também no oeste com 24,2°C

 

Major vieira no planalto norte com 22°C e São Bento do Sul com 21,8°C

 

Surreal essas temperaturas para o horário

 

:shok: :shok: :shok:

 

Olá deivid, tem uma cidade Sc Itapiranga que é conhecida por altas temperaturas, como está o tempo lá??? Vc já ouviu falar nela?

Link to comment
Share on other sites

 

E no mais masop nos somos subtropicais do clima cfa.. o norte do Paraná tem clima único , não é a toa que o primeiros colonizadores quebraram a cabeça pra encontrar uma lavoura q se adapta-se ao nosso clima e solo, é só pesquisar e verás as estórias. ..

 

Se você estiver falando do Norte do Paraná.

Gostaria de conhecer essas estórias....

Caso tenha algum link eu agradeceria é um tanto surpreendente para o meu entendimento.

No resto gosto da tua persistência meticulosa.

Abs

Link to comment
Share on other sites

E no mais masop nos somos subtropicais do clima cfa.. o norte do Paraná tem clima único , não é a toa que o primeiros colonizadores quebraram a cabeça pra encontrar uma lavoura q se adapta-se ao nosso clima e solo, é só pesquisar e verás as estórias.

Por fim os colonizadores decidiram q o café seria a cultura ideal para a região.

 

Façam um tópico sobre climatologia do norte paranaense e discutiremos o assunto lá.

 

Aki é monitoramento e acaba ficando uma bagunça essa mistura de assuntos.

 

Tem muita coisa bacana pra discutir sobre o clima da região, como vc disse: único!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Caibi no oeste as 22h com 25,6°C e Chapecó também no oeste com 24,2°C

 

Major vieira no planalto norte com 22°C e São Bento do Sul com 21,8°C

 

Surreal essas temperaturas para o horário

 

:shok: :shok: :shok:

 

Olá deivid, tem uma cidade Sc Itapiranga que é conhecida por altas temperaturas, como está o tempo lá??? Vc já ouviu falar nela?

 

Itapiranga geralmente é destaque no verão com as temperaturas passando facilmente dos 38°C e todo ano tendo episódios superiores aos 40°C

 

No outono inverno pouco é comentado sobre aquela região, os holofotes ficam mais para as cidades serranas.

Link to comment
Share on other sites

[wunder][/wunder]

 

E no mais masop nos somos subtropicais do clima cfa.. o norte do Paraná tem clima único , não é a toa que o primeiros colonizadores quebraram a cabeça pra encontrar uma lavoura q se adapta-se ao nosso clima e solo, é só pesquisar e verás as estórias. ..

 

Se você estiver falando do Norte do Paraná.

Gostaria de conhecer essas estórias....

Caso tenha algum link eu agradeceria é um tanto surpreendente para o meu entendimento.

No resto gosto da tua persistência meticulosa.

Abs

 

Olá malifi já pirei o cabeçao procurando artigos do norte do Pr... já li muita muita muita coisa... vou procurar e te mando os links.

 

O pessoal plantava café , demora anos pra começar a produzir aí vinha geadas e matava tudo....e por aí vai...

 

As pessoas tb relatavam que estranhavam o frio repentino q fazia, pois aqui era quente como o interior de SP ... mas as massas polares derrubavam a temperatura de uma forma que os colonizadores a maioria paulistas não eram acustumados pois lá no interior paulista o frio era menos intenso e menos frequente.... e por aí vai...

 

Mas graças ao nosso clima e solo somos umas das regiões mais ricas do país e pilar da economia paranaense.

 

Abraco..

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Estou bastante animado com essa massa polar que vem aí. Contudo, a trajetória da mesma parece desfavorecer as áreas mais interioranas do país. Não será desta vez que o anticiclone se estabelecerá no Norte da Argentina, trazendo uma forte friagem para as regiões tropicais e equatoriais.

 

Mais uma mínima baixa hoje: 11,4C. Frio de manhã e calor à tarde até Sexta-feira. Depois só frio !

Link to comment
Share on other sites

Estou bastante animado com essa massa polar que vem aí. Contudo, a trajetória da mesma parece desfavorecer as áreas mais interioranas do país. Não será desta vez que o anticiclone se estabelecerá no Norte da Argentina, trazendo uma forte friagem para as regiões tropicais e equatoriais.

 

Mais uma mínima baixa hoje: 11,4C. Frio de manhã e calor à tarde até Sexta-feira. Depois só frio !

 

Também estou bastante animado e ao mesmo tempo com a pulga atrás da orelha.

 

Pelo Europeu, um frio forte, mas nada de anormal.

Pela última rodada do GFS um peido polar.

 

Pelo ETA/GLOBAL/CMC é algo estupendo! Digno de bomba polar e possibilidade de nevada grande e ampla.

Link to comment
Share on other sites

Estou bastante animado com essa massa polar que vem aí. Contudo, a trajetória da mesma parece desfavorecer as áreas mais interioranas do país. Não será desta vez que o anticiclone se estabelecerá no Norte da Argentina, trazendo uma forte friagem para as regiões tropicais e equatoriais.

 

Mais uma mínima baixa hoje: 11,4C. Frio de manhã e calor à tarde até Sexta-feira. Depois só frio !

 

Também estou bastante animado e ao mesmo tempo com a pulga atrás da orelha.

 

Pelo Europeu, um frio forte, mas nada de anormal.

Pela última rodada do GFS um peido polar.

 

Pelo ETA/GLOBAL/CMC é algo estupendo! Digno de bomba polar e possibilidade de nevada grande e ampla.

 

CMC apontar neve não é algo muito comum de se ver, ao contrário do GFS.

Confio bastante neste modelo, hoje apostaria em mínimas entre -6ºC na Serra Catarinense, porém com chances razoáveis de neve.

Link to comment
Share on other sites

Estou bastante animado com essa massa polar que vem aí. Contudo, a trajetória da mesma parece desfavorecer as áreas mais interioranas do país. Não será desta vez que o anticiclone se estabelecerá no Norte da Argentina, trazendo uma forte friagem para as regiões tropicais e equatoriais.

 

Mais uma mínima baixa hoje: 11,4C. Frio de manhã e calor à tarde até Sexta-feira. Depois só frio !

 

Pessoal ja reclama do calor aqui , no momento 22°C , céu bem azul , até amanha teremos maximas assim , na quinta ja começa a baixar um pouco , mais a queda forte sera sentida a partir de sabado , vamos acompanhando , qualquer chuvinha sera bem vinda !

Link to comment
Share on other sites

Essa última rodada do Global, já para 120h, é o cenário clássico de alta em sincronia perfeita com baixa. É clássico cenário de chuva em Poa com 8°C, neve na Serra e geada no Sudeste e MS. Global Acoplado NÃO voltou atrás na sensacional rodada de ontem, e continua alinhado com o Global. A última vez que vimos uma sincronia como essa apontada pelo Global foi em 2011, no mês de Junho. E agora, vale a pena manter a esperança ou é melhor já começar a jogar a toalha?

 

edit: está alinhado com o MBAR também, embora este um pouco bloqueado.

Link to comment
Share on other sites

Noite muito abafada em Umuarama e região. Hoje foi um belo dia de verão. A máxima se aproximou dos 31°C. Faz 26.3°C neste momento.

 

Bem quente, mas nada fora da realidade brasileira! Variabilidade absolutamente normal.

 

O ponto de interrogação realmente é a localização da baixa e/ou baixas (dependendo do modelo). GFS e Europeu trabalham com uma baixa bem ao sul, lá na província de Buenos Aires, o que dificulta o avanço do ar frio além da residência do Rafael Dable, mas ainda prestigiando-a muito bem. Demais modelos trabalham com uma baixa colada ao Uruguai/RS, o que como o Marcos disse, facilitaria o trabalho. Um desses casos é o CMC, figura abaixo. Creio que até amanhã na 12Z dos modelos teremos um cenário mais claro do que virá para o final de semana.

 

v6uq8oO.png

 

Concordo. Os gaúchos terão frio intenso, essa é a única certeza.

Link to comment
Share on other sites

Essa última rodada do Global, já para 120h, é o cenário clássico de alta em sincronia perfeita com baixa. É clássico cenário de chuva em Poa com 8°C, neve na Serra e geada no Sudeste e MS. Global Acoplado NÃO voltou atrás na sensacional rodada de ontem, e continua alinhado com o Global. A última vez que vimos uma sincronia como essa apontada pelo Global foi em 2011, no mês de Junho. E agora, vale a pena manter a esperança ou é melhor já começar a jogar a toalha?

 

edit: está alinhado com o MBAR também, embora este um pouco bloqueado.

 

Perfeito!

 

Acredito tanto que o Europeu vá caminhar na direção do trio Global-CMC-ETA, como o mesmo trio vá na direção do Europeu.

 

Ou seja, na minha visão os modelos devem se alinhar em um meio termo entre a solução extremada da trinca e a forte opção do Europeu, com viés pró-Europeu. Ou seja, um Europeu ligeiramente mais forte do que temos é a minha aposta para o padrão que deve se consolidar para esta próxima erupção. Penso que os modelos deverão convergir neste sentido, faltando aí os detalhes clássicos que compõem a chance de neve.

 

Sobre a neve: não espero um episódio grandioso, e pode até ser muito insignificante se o padrão Europeu se estabelecer de fato. Mas há claros sinais de algo ao menos com potencial para mudar as paisagens das serras sulinas. O fenômeno é muito difícil de prever, especialmente em se tratando de Brasil. Maiores palpites só poderão ser dados há 48h- 72h do horário propício, ou seja, lá por quinta/sexta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.