Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2016


Recommended Posts

Aqui em Apucarana ta fazendo 20 graus agora, mas ja chegou até 23c e é impossivel ficar de blusa pra mim 17c e sol já da pra andar de camiseta tranquilamente, eu nao sei como as pessoas conseguem andar com 20c de blusa.

 

Sim, com sol, tu pode com andar de camiseta com bem menos de 17°C. Até bermuda, porque o sol é quente (novidade!).

Link to comment
Share on other sites

...eu particularmente considero empate técnico, diferenças menores que 1º...

Meu querido PHP.

 

Com um grauzinho ninguém mas ninguém mesmo conseguiria ver o aquecimento desde 1850.

 

Sei que você está sendo sincero e falando do fundo do teu coração.

 

E isto toca profundamente a minha alma.

 

Muito além chama a minha consciência para a realidade das coisas mundanas....fico triste por constatar que sou péssimo na arte de transmitir alguma sincera informação.

 

1 grau Celsius é o desvio padrão em Junho em Porto Alegre e o desvio padrão no trimestre JJA é 1,09....Se você utilizar um termômetro onde a acuracia é 1 grau não verás nada.

 

Neste recomendo o excelente termômetro de pele.

 

Margem de erro: É coisa de telejornalismo podemos continuar no tópico bate papo.

 

Mais correta: deixo uma coisa que gosto muito demorei a aprender custou muito e fica de graça. .....

Um relógio quebrado está absolutamente correto duas vezes ao dia.

 

PS: É um relógio compatível com a expressão dos anos 30 do século XX.

 

Abs

 

Marfile, realmente um grauzinho faz toda a diferença em um período mais longo.

O que mais me inquieta é: Será que um dia poderemos ter locais com estações com mais de 50 anos com a mesma acurácia de quando ela foi feita? Vejo diferença de décimos entre sensores de uma mesma marca no mesmo local, isso jamais deveria acontecer. Acho que a margem deveria ser de no máximo 0,1ºC.

Link to comment
Share on other sites

NA REALIDADE NÃO ME ESPANTO, A SITUAÇÃO DELAS É FAVORÁVEL A ISTO, INCLUSIVE DEVE TER ACONTECIDO EM ABRIL DE 78!! AÍ SIM É ALGO INUSITADO. EM ABRIL GEOU TODOS OS DIAS!

 

Não é para se espantar. Não estou retratando deste modo. A situação é favorável desde que ocorra uma condição muito propicia. E esta condição propícia é rara. Fosse assim favorável, desde a instalação já teria acontecido.

 

Aliás, qual a última vez que uma estação no Sul do Brasil registrou média mínima negativa?

 

 

NÃO SERÁ FREQUENTE MAS LONGE DE SER ALGO RARÍSSIMO.

Link to comment
Share on other sites

Natural:

Se você coloca dois equipamento de acuracia 0,2 no mesmo cercado é NATURAL esperar uma diferença de até 0,4 na média.

 

O observador não necessita cumprir horários.

 

Basta o sujeito ler a máxima e mínima sendo que o registro destas tem valor histórico no mais basta ir aleatoriamente fazer as leituras.

 

O mais difícil é o sujeito fazer leituras aleatoriamente.

 

Estabelecer média aleatória somente é possível é olhe lá para um observador completamente depressivo.

 

TEM HORAS QUE É MELHOR PARAR. E DISCUTAM EM OUTRO LOCAL.

Link to comment
Share on other sites

Média mínima negativa em Abril deve ser algo a cada 100 anos, visto que no JJA já é muito raro de acontecer.

 

Deve existir uma porção de eventos que ocorram 1 vez a cada 100/200 anos.

 

Existem relatos aqui na região de que em 1918 nevou em toda a cidade de Blumenau (na época Indaial era apenas um distrito que pertencia ao município de Blumenau).

 

Ronaldo, tu acha que é possível a cada 100/200 anos um pico de temperatura na casa dos -20°C por aqui ?

 

IMPOSSÍVEL NÃO É, MAS DEVE SER MUITO RARÍSSIMO E TRÁGICO NOS DIAS ATUAIS.

Link to comment
Share on other sites

1 grau Celsius é o desvio padrão em Junho em Porto Alegre e o desvio padrão no trimestre JJA é 1,09....Se você utilizar um termômetro onde a acuracia é 1 grau não verás nada.

 

Será? Mas o termômetro mesmo com a acurácia errada poderá ser suficiente para observar as diferenças. Ele olhará errado, mas não deixará de olhar alguma coisa...

 

Ele olhará errado, mas verá alguma coisa. Ainda com nossa pequena variação de temperatura no Brasil, tenderá a ver muito.

 

Não?

Link to comment
Share on other sites

Muitas vezes um grau Celsius, pode ser um grande divisor de águas. Suponhamos que a temperatura média corporal do humano durante à tarde é de cerca de 36,8°C, porque há flutuações ao longo do dia, então... por alguma situação a temperatura subiu um grau, tecnicamente já é considerado um estado febril...

E no clima, o que acontece se estamos vivenciando por exemplo com temperaturas entre 0,1 e 0,4°C de anomalia positiva, em relação a média, durante um bom tempo na região niño 3+4 do pacifico, e acrescentarmos mais um grau, seja pela natureza (fenômeno) ou por erro de equipamento, aí está o ponto crucial, temos el niño se mantiver por mais de 3 meses consecutivos, e se for por erro de instrumento de medição??? e não precisa ser 1 grau ...

Link to comment
Share on other sites

 

Abs

 

Mafili, realmente um grauzinho faz toda a diferença em um período mais longo.

O que mais me inquieta é: Será que um dia poderemos ter locais com estações com mais de 50 anos com a mesma acurácia de quando ela foi feita? Vejo diferença de décimos entre sensores de uma mesma marca no mesmo local, isso jamais deveria acontecer. Acho que a margem deveria ser de no máximo 0,1ºC.

Não...

50 anos é uma eternidade.

Explico. O tema em questão tem uma faceta interessante.

Nos trabalhos científicos publicados nos últimos 20 anos apenas 10% mantém o Memorial de pesquisa.

Isto é: quando uma pesquisa é feita por mais simples que seja, um TCC por exemplo, é um caminhão de referências, de experiências positivas e negativas e etc...etc...

No passado este caminhão de papel era guardado pela vida toda....se muito positivo o resultado os herdeiros de Einstein, Leonardo, Newton teriam algo de valor original.

Atualmente....algo foi salvo nos antigos cartões perfurados, discos flexíveis, disquetes, HD, pen drive.....quase tudo perdido.

A NASA está atualizando os arquivos da grande epopeia dos projetos Mercury e Apolo para formatos modernos....

Transformo a tua pergunta....

dá para usar o mesmo celular (este maldito que me faz cometer erros contra a língua)....por 50 anos?

 

A resposta é NÃO.

 

A vida não pode ser um eterno curtir e deletar os desafetos....

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

 

Abs

 

Mafili, realmente um grauzinho faz toda a diferença em um período mais longo.

O que mais me inquieta é: Será que um dia poderemos ter locais com estações com mais de 50 anos com a mesma acurácia de quando ela foi feita? Vejo diferença de décimos entre sensores de uma mesma marca no mesmo local, isso jamais deveria acontecer. Acho que a margem deveria ser de no máximo 0,1ºC.

Não...

50 anos é uma eternidade.

Explico. O tema em questão tem uma faceta interessante.

Nos trabalhos científicos publicados nos últimos 20 anos apenas 10% mantém o Memorial de pesquisa.

Isto é: quando uma pesquisa é feita por mais simples que seja, um TCC por exemplo, é um caminhão de referências, de experiências positivas e negativas e etc...etc...

No passado este caminhão de papel era guardado pela vida toda....se muito positivo o resultado os herdeiros de Einstein, Leonardo, Newton teriam algo de valor original.

Atualmente....algo foi salvo nos antigos cartões perfurados, discos flexíveis, disquetes, HD, pen drive.....quase tudo perdido.

A NASA está atualizando os arquivos da grande epopeia dos projetos Mercury e Apolo para formatos modernos....

Transformo a tua pergunta....

dá para usar o mesmo celular (este maldito que me faz cometer erros contra a língua)....por 50 anos?

 

A resposta é NÃO.

 

A vida não pode ser um eterno curtir e deletar os desafetos....

 

Abração

 

Sei que tudo está em evolução, Marfile.

Concordo contigo que pouca coisa se mantém de dados, a grande maioria acaba se perdendo com o tempo.

A minha preocupação é que haja de uma vez por todas um padrão a ser seguido e o grau de erro, na estatística o famoso desvio padrão, tenda a zero.

Não dá para admitir uma diferença entre 1ºC entre um sensor e outro, pior ainda, da mesma marca. Sim, acontece.

Por isso fica complicado muitos estudos, difícil confiar nos dados de 50 anos atrás, por exemplo. São equipamentos diferenças, pessoas diferentes que medem. Enfim, essa discussão vai longe. Mas é interessante.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Não?

Não.

Estamos falando de décimos por década.

Estou falando em um aquecimento de no máximo 0,8 *C desde 1850...

A briga matemática para validar milésimo de graus com termômetros de resolução 0,2 é grande (e com todos erros atribuídos a observadores relapsos).

A briga política....aqui abstenho-me....

É pertinente a questão vide o questionamento do Vitinho.

Link to comment
Share on other sites

Para os bazianos em suas consultas as estações automáticas do Inmet que achem erros(máximas fora da realidade, mínimas negativas), falhas em horários na madrugada, parte da manhã, enviem e-mails para o Fale Conosco do Inmet, faço isso desde 2011, sempre tive retorno nas minhas reclamações,davam um prazo para a equipe de manutenção ir até a estação, teve estações que demorou para voltar,como a de Saquarema/Sampaio Corrêa-RJ,que ficou de 27 janeiro até 5 de junho(faltava os técnicos de manutenção irem em Saquarema).

Outras que reclamei ao Inmet voltaram rápidamente, como a de Muriaé-MG, saiu do ar numa madrugada, em poucos dias voltou, saiu de novo dias depois, enviei outro e-mail voltou a funcionar de novo, parou de novo depois de dias, 3º e-mail enviado, voltou e está até hoje em funcionamento.

 

Já reclamei até da estação da Ilha da Moela/Guarujá-SP, demorou para voltar a funcionar, um tempo depois novamente fora do ar desde ano passado, disseram que o acesso a ilha da Moela é muito difícil, poderiam deslocar para outro local do litoral paulista, como Juqueí/São Sebastião-SP, muito melhor o acesso e local de altos volumes anuais de chuva.

 

Uma estação que acompanho muito desde 2004 é a de Cambuci-RJ fica a sudeste de Laje do Muriaé-RJ, em funcionamento no Inmet desde 20 de novembro de 2002, foi comprada pelo prefeito de Cambuci-RJ em 2001 ou 2002, doou para o Inmet para ficar on-line, começou a apresentar falhas em 2011 ficava fora, voltava, eu reclamava, em 2012 mais falhas, no começo de maio de 2012 saiu do ar, mais um e-mail para o Fale Conosco do Inmet, depois de um tempo responderam e disseram a estação de Cambuci é antiga, vamos instalar uma nova,cumpriram a promessa em junho de 2012 voltou.

 

Já que comentei da antiga estação de Cambuci comprada por um prefeito de cidade pobre e trocada em 2012 por outra nova pelo Inmet.

Outros prefeitos do Brasil poderiam fazer a mesma coisa, comprar estação automática Vaisala e doar para o Inmet colocar na rede nacional, como os prefeitos de cidades ricas de São Paulo e de outras estados também, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Guarapari-ES, Blumenau, Brusque, Joinville, Ponta Grossa,Apucarana, Cascavel,Guarapuava, Barra Mansa, Poços de Caldas, Contagem, Betim, Cachoeiro do Itapemerim, etc.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom, já que o Mafili gosta de cutucar, lá vai...pois bem peguemos um ex Urupema...uma estação marcou mínima de -5º em baixada cuiúda, outra baixada masomeno" marcou -4º, e aí uma baixada urbana -3º e por fim um topo 0º...te apertei né.Explique agora num contexto climático, coomo descrever isto???Qual seria usada para acompanhamento climático????HUm, vai ver que estas diferenças de até 6, 7º 10°, que aliás são comprovadas de FATO, gosto de fatos, eles esculacham com cientistas que só ficam na teoria...pois bem estas diferenças num relatório de 30 anos de observação...vai dar resultado muito diverso...ou seja, uma cidade poderá ter 3 climas diferentes se levarmos ao pé-da-letra o que tu dizes...

Link to comment
Share on other sites

Na madrugada de hoje a região centro-sul e leste do Paraná registrou temperaturas baixas e densos nevoeiros em diversas localidades.

Menores mínimas do dia em algumas estações:

2,5°C Lapa (RMCuritiba)

3,3°C Piraquara (RMCuritiba)

4,0°C Piraquara (RMCuritiba, estação utilizada pelo Simepar para representar Pinhais)

4,4°C Curitiba

4,6°C Irati

5,2°C Guarapuava

6,5°C Pinhão

7,0°C General Carneiro

7,1°C São Mateus do Sul

7,5°C Jaguariaíva

Após a dissipação do nevoeiro, o sol apareceu e elevou as temperaturas, mas o clima continuou agradável na região, inclusive a sensação era de frio à sombra durante a tarde.

Algumas máximas:

17,6°C Inácio Martins

18,0°C União da Vitória

18,6°C Guaraqueçaba (litoral norte), possivelmente com céu nublado.

19,5°C Palmas

19,9°C Curitiba

20,1°C São Mateus do Sul

20,2°C Clevelândia

20,5°C Piraquara

20,6°C Ponta Grossa

21,0°C Irati

21,1°C Lapa (RMCuritiba)

O extremo sul de Minas Gerais também teve uma madrugada gelada em vários municípios, com as menores mínimas ficando em torno dos 3/4°C.

13529146_491506434380331_6974395751785614924_n.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9&oh=b02680d0a3c7be276af84de7958fbd09&oe=5804F122

A região da Serra da Mantiqueira novamente registrando temperaturas abaixo dos 10°C no anoitecer de hoje.

À exemplo de ontem, os índices de UR estão elevados e possivelmente nuvens pairam sobre os topos das montanhas, dificultando uma queda expressiva das temperaturas nas próximas horas.

Extremas do dia nas estações:

Massena: 2,5/8,6°C

Cantinho do Verde: 2,7/15,2°C

Furnas: 3,1/10,7°C

Reserva: 6,3/18,3°C

Lage: 8,8/19,3°C

Às 18:30 h Massena registrava o valor mais baixo, com 5,7°C, seguido de Furnas com 6,3°C e Reserva com 6,9°C.

 

Denso nevoeiro na manhã de hj em Piraquara, com 4°C.

13502739_491520644378910_4411676828345207691_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

13522866_491522214378753_3296709993922350711_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

Entardecer com nuvens altas e 14°C:

13522830_491523607711947_4516961205491100673_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

Link to comment
Share on other sites

Ultimo ano cheio informado pelo banco de dados do INMET:

 

Temperatura média anual: São Paulo - 21,2º

Mês mais quente: 25.3º (Janeiro)

Mês mais frio: 17,9º (Julho)

Menor média minima: 14º (Junho)

 

Temperatura média Anual: Vitória da Conquista - 20,6º

Mês mais quente: 23,8º (Dezembro)

Mês mais frio: 17,4º (Agosto)

Menor média minima: 11,6º (Agosto)

 

Até agora 2016:

 

5 primeiros meses:

Vitória da Conquista: 22,2º

São Paulo: 22,4º

Primeiro: 2015 e 2002 foram os anos mais quentes já registrados na cidade de São Paulo.

 

Segundo: parece que você nunca vai entender a diferença entre tempo e clima... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Ultimo ano cheio informado pelo banco de dados do INMET:

 

Temperatura média anual: São Paulo - 21,2º

Mês mais quente: 25.3º (Janeiro)

Mês mais frio: 17,9º (Julho)

Menor média minima: 14º (Junho)

 

Temperatura média Anual: Vitória da Conquista - 20,6º

Mês mais quente: 23,8º (Dezembro)

Mês mais frio: 17,4º (Agosto)

Menor média minima: 11,6º (Agosto)

 

Até agora 2016:

 

5 primeiros meses:

Vitória da Conquista: 22,2º

São Paulo: 22,4º

Primeiro: 2015 e 2002 foram os anos mais quentes já registrados na cidade de São Paulo.

 

Segundo: parece que você nunca vai entender a diferença entre tempo e clima... :mosking:

Considerando que São Paulo e mais fria que Porto Alegre todos os meses do ano historicamente.

Recomendo plantar Café na Serra Gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

Hoje as mínimas também foram ligeiramente mais baixas em Sampa, mesmo com céu encoberto a partir do meio da madrugada, aproximadamente.

Mirante: 10,5°C

IAG; 9,9°C

 

Aqui na zona norte amanhecemos com neblina.

O aeroporto de Guarulhos (Cumbica) reportou nevoeiro das 11h da noite de ontem até 9h da manhã de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Não?

Não.

Estamos falando de décimos por década.

Estou falando em um aquecimento de no máximo 0,8 *C desde 1850...

A briga matemática para validar milésimo de graus com termômetros de resolução 0,2 é grande (e com todos erros atribuídos a observadores relapsos).

A briga política....aqui abstenho-me....

É pertinente a questão vide o questionamento do Vitinho.

 

Mas eu concordo que falando em aquecimento regional/global não serve. E alguns dias de "manutenção" podem estragar e alterar média sensivelmente.

 

Porém como afirmar que o +0,2°C que POA aqueceu estão errados? Seria impossível o termo estar certo? Realmente a chance de ele estar igual ou próximo a um outro termômetro em uma localidade mais distante pode até ser muito pequena. Porém a chance de ele conseguir medir as diferenças em um mesmo local, se for mantido em boas condições é razoável, penso.

 

Sei lá...

Link to comment
Share on other sites

Ultimo ano cheio informado pelo banco de dados do INMET:

 

Temperatura média anual: São Paulo - 21,2º

Mês mais quente: 25.3º (Janeiro)

Mês mais frio: 17,9º (Julho)

Menor média minima: 14º (Junho)

 

Temperatura média Anual: Vitória da Conquista - 20,6º

Mês mais quente: 23,8º (Dezembro)

Mês mais frio: 17,4º (Agosto)

Menor média minima: 11,6º (Agosto)

 

Até agora 2016:

 

5 primeiros meses:

Vitória da Conquista: 22,2º

São Paulo: 22,4º

Primeiro: 2015 e 2002 foram os anos mais quentes já registrados na cidade de São Paulo.

 

Segundo: parece que você nunca vai entender a diferença entre tempo e clima... :mosking:

Ele usa sempre os mesmos artifícios pra validar suas afirmações descabidas, sem pé nem cabeça!

À princípio da a entender q o comentário foi ingênuo mas dp q alguém cota e mostra a realidade da situação, provando q ele está ekivocado (se é q se pode chamar assim), vem o golpe final: procura nos históricos a ano mais kente, a máxima mais elevada, as médias mensais/anuais mais elevadas.... E por aí vai...

Eu não me recordo das menores mínimas de VdC, mas me parece q estão entre 5 e 7°C.

Anualmente ficam em torno de 8/9°C.

Se fez um frio madrugueiro de 7°C, obviamente merece destake.

Sampa registra anualmente 0/4°C na área do município.

E vale lembrar q já foi à -3°C na área urbana.

Registrou em 2013 uma máxima q corresponderia à MINIMA ABSOLUTA da área urbana da cidade baiana.

VdC pode ser sim a cidade mais fria do Nordeste rs

Link to comment
Share on other sites

CAIO, NÃO CONSIDERO HISTÓRICO, SIM ESPERADO, POIS O RELEVO É FAVORÁVEL A EVENTOS OCASIONAIS DO TIPO, ASSIM COMO LOGO, LOGO TEREMOS MÍNIMA ENTRE -10/-13°C, SAIRÁ COMO FIM DO MUNDO!, MAS ESTARÁ DENTRO DA NORMAL CLIMATOLÓGICA DA ESTAÇÃO EM 30/50 ANOS A FRENTE.

 

Entendo o teu ponto de vista, respeito e concordo até.

 

Mas para mim, desde o início dos registros de ambas as estações, está sendo histórico.

 

O tempo dirá se esse fato poderá se tornar menos relevante. Até hoje está sendo muito relevante, pois apenas meses que ficam na memória poderiam registrar uma média como essa.

 

Não é todo o inverno que Criciúma, Floripa e muitas outras cidades de SC tem um mês com desvio de -3, -4 da normal. É um evento muito, muito relevante...

Link to comment
Share on other sites

Ultimo ano cheio informado pelo banco de dados do INMET:

 

Temperatura média anual: São Paulo - 21,2º

Mês mais quente: 25.3º (Janeiro)

Mês mais frio: 17,9º (Julho)

Menor média minima: 14º (Junho)

 

Temperatura média Anual: Vitória da Conquista - 20,6º

Mês mais quente: 23,8º (Dezembro)

Mês mais frio: 17,4º (Agosto)

Menor média minima: 11,6º (Agosto)

 

Até agora 2016:

 

5 primeiros meses:

Vitória da Conquista: 22,2º

São Paulo: 22,4º

Primeiro: 2015 e 2002 foram os anos mais quentes já registrados na cidade de São Paulo.

 

Segundo: parece que você nunca vai entender a diferença entre tempo e clima... :mosking:

Ele usa sempre os mesmos artifícios pra validar suas afirmações descabidas, sem pé nem cabeça!

 

 

Fora que a Estação de Vitória da Conquista fica FORA DO EIXO URBANO DA CIDADE... Enquanto o Mirante fica numa ilha de calor da maior cidade do Hemisfério Sul... Totalmente Desprovida a comparação.

 

Isso mostra o "amor" dele pelo Sudeste :sarcastic: :sarcastic:

 

5FMeXgB.png

Link to comment
Share on other sites

Ultimo ano cheio informado pelo banco de dados do INMET:

 

Temperatura média anual: São Paulo - 21,2º

Mês mais quente: 25.3º (Janeiro)

Mês mais frio: 17,9º (Julho)

Menor média minima: 14º (Junho)

 

Temperatura média Anual: Vitória da Conquista - 20,6º

Mês mais quente: 23,8º (Dezembro)

Mês mais frio: 17,4º (Agosto)

Menor média minima: 11,6º (Agosto)

 

Até agora 2016:

 

5 primeiros meses:

Vitória da Conquista: 22,2º

São Paulo: 22,4º

Primeiro: 2015 e 2002 foram os anos mais quentes já registrados na cidade de São Paulo.

 

Segundo: parece que você nunca vai entender a diferença entre tempo e clima... :mosking:

Ele usa sempre os mesmos artifícios pra validar suas afirmações descabidas, sem pé nem cabeça!

À princípio da a entender q o comentário foi ingênuo mas dp q alguém cota e mostra a realidade da situação, provando q ele está ekivocado (se é q se pode chamar assim), vem o golpe final: procura nos históricos a ano mais kente, a máxima mais elevada, as médias mensais/anuais mais elevadas.... E por aí vai...

Eu não me recordo das menores mínimas de VdC, mas me parece q estão entre 5 e 7°C.

Anualmente ficam em torno de 8/9°C.

Se fez um frio madrugueiro de 7°C, obviamente merece destake.

Sampa registra anualmente 0/4°C na área do município.

E vale lembrar q já foi à -3°C na área urbana.

Registrou em 2013 uma máxima q corresponderia à MINIMA ABSOLUTA da área urbana da cidade baiana.

VdC pode ser sim a cidade mais fria do Nordeste rs

 

Meu querido o que diz se uma cidade é mais quente ou mais fria que outra pode até se discutir mais é geralmente a temperatura média anual como pode ver Vitória da Conquista ao menos ano passado registrou temperatura menor que a cidade de São Paulo. 20,6º x 21,2º

 

Segundo que a argumento de 2015 ser o ano mais quente de São Paulo é valido. Mas primeiro que não foi somente a cidade de São Paulo que teve 2015 com um dos anos mais quentes da sua história como várias outras regiões incluindo a região onde está Vitória e segundo que vais encontrar diversos anos (a maioria) anteriores com media anual menor na cidade Baiana que na capital paulista.

 

Querer julgar que cidade é mais fria ou mais quente apenas por um pico de frio ou de calor não é correto, é por isso que existe a norma climatológica e lá se tem a temperatura média anual.

 

Mesmo que São Paulo chegue a 3,5º como chegou este ano, coisa que não acontece em Vitória, mesmo assim a média das minimas no mes mais frio é menor em VTC.

 

E por fim Vitória da Conquista não é cidade mais fria do Nordeste. Eu te informo que é Piatã também no estado da Bahia.

Link to comment
Share on other sites

 

Meu querido o que diz se uma cidade é mais quente ou mais fria que outra pode até se discutir mais é geralmente a temperatura média anual como pode ver Vitória da Conquista ao menos ano passado registrou temperatura menor que a cidade de São Paulo. 20,6º x 21,2º

 

Segundo que a argumento de 2015 ser o ano mais quente de São Paulo é valido. Mas primeiro que não foi somente a cidade de São Paulo que teve 2015 com um dos anos mais quentes da sua história como várias outras regiões incluindo a região onde está Vitória e segundo que vais encontrar diversos anos (a maioria) anteriores com media anual menor na cidade Baiana que na capital paulista.

 

Querer julgar que cidade é mais fria ou mais quente apenas por um pico de frio ou de calor não é correto, é por isso que existe a norma climatológica e lá se tem a temperatura média anual.

 

Mesmo que São Paulo chegue a 3,5º como chegou este ano, coisa que não acontece em Vitória, mesmo assim a média das minimas no mes mais frio é menor em VTC.

 

E por fim Vitória da Conquista não é cidade mais fria do Nordeste. Eu te informo que é Piatã também no estado da Bahia.

 

Pra isso que se usa MÉDIA CLIMATOLÓGICA, não média de um ano X qualquer. Para assim evitar o que você fez, maltratou os dados e os torceu a seu favor de maneira chula.

 

use a normal 1961-1990 de São Paulo e verá que sua discussão é inutil

Link to comment
Share on other sites

 

Meu querido o que diz se uma cidade é mais quente ou mais fria que outra pode até se discutir mais é geralmente a temperatura média anual como pode ver Vitória da Conquista ao menos ano passado registrou temperatura menor que a cidade de São Paulo. 20,6º x 21,2º

 

Segundo que a argumento de 2015 ser o ano mais quente de São Paulo é valido. Mas primeiro que não foi somente a cidade de São Paulo que teve 2015 com um dos anos mais quentes da sua história como várias outras regiões incluindo a região onde está Vitória e segundo que vais encontrar diversos anos (a maioria) anteriores com media anual menor na cidade Baiana que na capital paulista.

 

Querer julgar que cidade é mais fria ou mais quente apenas por um pico de frio ou de calor não é correto, é por isso que existe a norma climatológica e lá se tem a temperatura média anual.

 

Mesmo que São Paulo chegue a 3,5º como chegou este ano, coisa que não acontece em Vitória, mesmo assim a média das minimas no mes mais frio é menor em VTC.

 

E por fim Vitória da Conquista não é cidade mais fria do Nordeste. Eu te informo que é Piatã também no estado da Bahia.

 

Pra isso que se usa MÉDIA CLIMATOLÓGICA, não média de um ano X qualquer. Para assim evitar o que você fez, maltratou os dados e os torceu a seu favor de maneira chula.

 

use a normal 1961-1990 de São Paulo e verá que sua discussão é inutil

 

Inútil seria eu utilizar uma normal de 50 anos atrás. Não sou louco.

 

Pegue os dados do banco de dados do INMET de vários anos anteriores e faço uma normal climatológica informal de uns 20 anos pra cá e verá que Vitória ficará ainda assim ligeiramente abaixo.

Link to comment
Share on other sites

Se fizer uma média dos últimos 10 anos ( o que parece mais justo para analisar o atual situação do clima da região), podemos ver quem é mais fria ( mais fresca melhor dizendo) São Paulo ou Vitória da Conquista. Não acho justo analisar somente um ano para definir quem é mais fria

Link to comment
Share on other sites

Se fizer uma média dos últimos 10 anos ( o que parece mais justo para analisar o atual situação do clima da região), podemos ver quem é mais fria ( mais fresca melhor dizendo) São Paulo ou Vitória da Conquista. Não acho justo analisar somente um ano para definir quem é mais fria

 

O sujeito pinçou propositalmente um ano extremamente fora da curva aqui em SP só para fazer compraração esdrúxula. Pra mim esse tipo de post é flame.

Link to comment
Share on other sites

Se fizer uma média dos últimos 10 anos ( o que parece mais justo para analisar o atual situação do clima da região), podemos ver quem é mais fria ( mais fresca melhor dizendo) São Paulo ou Vitória da Conquista. Não acho justo analisar somente um ano para definir quem é mais fria

 

O sujeito pinçou propositalmente um ano extremamente fora da curva aqui em SP só para fazer compraração esdrúxula. Pra mim esse tipo de post é flame.

 

São Paulo é uma bolha foi o único lugar do mundo que sofreu anomalia positiva ao extremo em 2015 (ironic). :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Se fizer uma média dos últimos 10 anos ( o que parece mais justo para analisar o atual situação do clima da região), podemos ver quem é mais fria ( mais fresca melhor dizendo) São Paulo ou Vitória da Conquista. Não acho justo analisar somente um ano para definir quem é mais fria

 

O sujeito pinçou propositalmente um ano extremamente fora da curva aqui em SP só para fazer compraração esdrúxula. Pra mim esse tipo de post é flame.

 

São Paulo é uma bolha foi o único lugar do mundo que sofreu anomalia positiva ao extremo em 2015 (ironic). :laugh:

 

Só confirma o que eu disse... vlw, trollzão! :good2:

Link to comment
Share on other sites

O que esperar de alguém que bate o pé dizendo que Pinheiro Machado é muito mais fria que Canguçu?

 

(01:00) Guarulhos 12°C, São José 13°C, Congonhas 14°C.

 

Eu já morei em ambas já você não conhece Canguçu, nem Pinheiro Machado. E pelo visto nem a geografia de ambas.

 

A segundo tem altitude media maior, é mais continentalizada, e levemente maior latitude.

 

Mas não vou discutir contigo, entre no Google Earth e está lá toda as informações...

 

E eu nunca falei que é 'muito mais'.... Falei que em alguns momento a diferença em minima pode chegar até a 2º a menos em algumas ocasiões. E numa média anual não chega a dar 0,5 de diferençaº.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

O sujeito pinçou propositalmente um ano extremamente fora da curva aqui em SP só para fazer compraração esdrúxula. Pra mim esse tipo de post é flame.

 

São Paulo é uma bolha foi o único lugar do mundo que sofreu anomalia positiva ao extremo em 2015 (ironic). :laugh:

 

Só confirma o que eu disse... vlw, trollzão! :good2:

 

 

Acho que trolzão, é quem acha que somente uma cidade no país foi a única a sofrer com o aquecimento anormal de 2015.

Link to comment
Share on other sites

Friozinho no centro-leste da Região Sul neste comecinho de manhã. Temperaturas em torno de 1°C nas áreas mais frias. Na região metropolitana de Curitiba 5/8°C e no sul de SP 7/8°C. Serra da Mantiqueira com 3/5°C.

Algumas estações que observei às 6:15 h..

2,6°C Cantinho do Verde - Itamonte - MG, 1.830m

4,3°C Morro Massena - Itamonte - MG, 2.582m

4,7°C Furnas - Resende - RJ, 2.470m

6,0°C Campina do Simão - PR, 917m

6,6°C Horical - Guapiara - SP, 797m

7,1°C Itapeva - SP, 661m

7,4°C São Roque - SP, 875m

7,8°C Itajubá - MG, 848m

13517379_491650304365944_7242185119357470753_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.