Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2016


Recommended Posts

Me desculpem...

 

ESTOU PREOCUPADO! KKKKKKKKK

 

Mas alguém que dorme com ventilador ligado com temperaturas noturnas na casa dos 15/16°C sofre de algum problema fisiológico, eu aconselho o acompanhamento de um médico urgentemente.

 

Dependendo da ocupação que a pessoa tem durante o dia, andar de ''bermuda e camiseta'' com 20/22°C dá pra engolir... ainda sim é o inicio de algum desvio que pode vir a se agravar durante o tempo. ANDO DE BERMUDA COM 10/12°C E MANGA CURTA, NEM SEMPRE, MAS FAÇO AS VEZES!

 

O cara quando se torna frequentador assíduo aqui do BAZ tem que ler um monte de ***** que é complicado de compreender, algumas vezes parece que se tem Trolls aqui que estão de gozação com a nossa cara.

 

__________

Olha, estou em um computador que eu não tenho acesso aos dados de mínimas dos últimos 60 dias, mas alguém ai da região do vale e nordeste catarinense me corrija se eu estiver errado, quero que me mostrem aqui os dados de algum dia desde o final de abril que teve mínima superior a 16°C.

 

E se algum troll achar que é brincadeira, eu quero que me prove que consegue ficar exposto ao ar livre ou dentro de casa(ai sobe pra uns 18/20°) a uma temperatura de 14/16°C de bermuda e camiseta com o ventilador ligado por mais de 3 horas...JÁ FIZ ISTO! Vir com um monte de blablabla por que não esta fazendo 5/7°C é fácil.

 

Desculpem o desabafo turma, mas chega uma hora que a paciência acaba.

 

Aqui em Indaial, Santa Catarina, Brasil agora as 01:00 da manhã faz 15°C e estou indo dormir com vestimentas compatíveis com o inverno e com um edredom e sem ar-condicionado ou ventilar ligado :mosking:

 

CUIDADO COM AS PALAVRAS. CADA UM É CADA UM. SÓ NÃO DORMI COM VENTILADOR COM TEMPERATURA ASSIM AMENA. QUANDO MORAS NUMA CIDADE FRIA A SENSAÇÃO DE CALOR É TOTALMENTE DIFERENTE DE UMA CIDADE QUENTE. JÁ DISSE VÁRIAS VEZES, TEM VEZES QUE 21/23°C É ABAFADO PARA CÁ. TUDO É QUESTÃO DE COSTUME.

Link to comment
Share on other sites

Que é possível vir uma bomba mais forte do que a ultima é...

Acontece que é muito improvável ter a onda de frio mais intensa em quase duas décadas (sudeste) e logo em seguida ter outra ainda mais intensa.

 

Discordo, Frost. Historicamente, quando uma bomba ocorre, a chance é alta de vir outra entre 15 e 45 dias, tão ou mais forte. Tenho vários exemplos: 2013, 2001, 2000, 1994, 1993, 1990, 1988, 1987, 1985, 1981, 1979, 1972, 1965, 1963, 1962... 1942, 1933, 1925, 1918.

 

 

NEM PERCO TEMPO COM RESPOSTAS, DEIXO PARA O INVERNO FAZÊ-LAS!

 

EM 2000 ESTA MESMA EMPRESA , DIA 8 DE JULHO, FALOU QUE NÃO VIRIA NADA DE ESPECIAL NAQUELE INVERNO.......(FOI O DONO POR SINAL QUE FALOU!)

EM 2013 FOI UMA LADAINHA ATÉ A SEGUNDA QUINZENA DE JULHO.....

 

65 DIAS DE INVERNO MUITO FORTE E 7 DIAS DE CALOR É ESTA LADAINHA, ISTO SIM É CASO MÉDICO! KKK

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Porto Alegre amanheceu com temperatura em torno de 11c em média. Muita neblina novamente! Essa semana aqui é de bastante transtorno para a aviação. Global confirma o bom resfriamento dia 07/07 e outra MP mais forte dia 12/07. Até a duração do veranico aqui foi reduzida, pois antes era de sexta a terça da semana que vem e agora é somente até segunda-feira. Eu acredito em poderosas MPs este ano ainda sim! A dinâmica está excelente para o frio. Em 2000, lembro bem, não tivemos uma sequência de frio em maio e junho como tivemos agora. Tivemos naquele ano um veranico início de julho, também, e depois, a partir do dia 11/07, veio todo aquele frio histórico. Julho, agosto e até setembro este ano reservam boas surpresas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Brasília o ano vem sendo normal com minimas um pouco acima da media. A minima absoluta até agora foi de 7.7, normal para o ano. NAo creio que esfrie mais do que isso.

 

No meu quarto está bem abafado porque durmo com tudo fechado. Tirei a foto agora do termometro interno. Fica uns 16 graus +/-

 

term.jpg

 

Uso até dois ventiladores para suportar. :mosking: :mosking:

 

ventil.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Hj mais uma vez a dinâmica do leste paranaense favoreceu muito as baixadas da região.

Às 6:00 h o aero Afonso Pena reportava 7°C, Curitiba estava com 8°C no Simepar e Pinhais 8,5°C, enquanto na minha estação eu registrava 4,2°C! Às 7:00, 4,0°C e 1,1°C na relva. A mínima ficou em 3,9°C, fechando o mês de Junho mais interessante dos meus registros!

 

Link to comment
Share on other sites

 

Uso até dois ventiladores para suportar. :mosking: :mosking:

....q permaneceram desligados, obviamente :mosking:

 

Eu q tenho convivido com temperaturas mínimas variando entre +10°C e -4°C nos últimos 30 dias, preciso de 2 cobertores pra não passar frio no quarto, mesmo com temperatura ambiente em torno dos 15/17°C.

Sinto frio todos os dias, principalmente qdo estou na parte inferior da casa. Geralmente uso meias e blusa todos os dias rs

Link to comment
Share on other sites

Me desculpem...

 

Mas alguém que dorme com ventilador ligado com temperaturas noturnas na casa dos 15/16°C sofre de algum problema fisiológico, eu aconselho o acompanhamento de um médico urgentemente.

 

Dependendo da ocupação que a pessoa tem durante o dia, andar de ''bermuda e camiseta'' com 20/22°C dá pra engolir... ainda sim é o inicio de algum desvio que pode vir a se agravar durante o tempo.

 

O cara quando se torna frequentador assíduo aqui do BAZ tem que ler um monte de ***** que é complicado de compreender, algumas vezes parece que se tem Trolls aqui que estão de gozação com a nossa cara.

 

__________

Olha, estou em um computador que eu não tenho acesso aos dados de mínimas dos últimos 60 dias, mas alguém ai da região do vale e nordeste catarinense me corrija se eu estiver errado, quero que me mostrem aqui os dados de algum dia desde o final de abril que teve mínima superior a 16°C.

 

E se algum troll achar que é brincadeira, eu quero que me prove que consegue ficar exposto ao ar livre ou dentro de casa(ai sobe pra uns 18/20°) a uma temperatura de 14/16°C de bermuda e camiseta com o ventilador ligado por mais de 3 horas... Vir com um monte de blablabla por que não esta fazendo 5/7°C é fácil.

 

Desculpem o desabafo turma, mas chega uma hora que a paciência acaba.

 

Aqui em Indaial, Santa Catarina, Brasil agora as 01:00 da manhã faz 15°C e estou indo dormir com vestimentas compatíveis com o inverno e com um edredom e sem ar-condicionado ou ventilar ligado :mosking:

 

Até agora fui respeitoso contigo, mas se tu quiser baixar o nível, me manda uma MP, que aí vou te responder do jeito que to pensando agora.

Sobre escrever asneiras, já li um monte das tuas e fiquei quieto. Cada pessoa é de uma maneira, se eu ligo o ventilador com 17 graus, problema é meu. Não sou desses fiasquentos que usam edredons com 20 graus.

Não sou troll, to no BAZ desde março de 2002, converso com o Coutinho por telefone e ele sempre foi respeitador e profissional, mesmo não concordando em algumas coisas comigo. Em 2013, bati um papo com o Bruno, em Rivera e tava bem agradável, portanto, pensa antes de escrever o que tu não sabe sobre as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Publicado por Climaterra Ronaldo Coutinho · 22 min ·

 

FRIO/SC

 

Mínimas abaixo dos 7,0°C.

 

0,9 Urupema*

0,9 Bom Jardim*

2,4 S.Joaquim/Cetrejo/Epagri

3,3 Ponte Alta do Norte*

4,3 Três Barras*

4,5 São Bento do Sul*

4,5 Itaiópolis*

4,7 Frei Rogério*

4,9 Rio Negrinho*

5,0 Papanduva*

5,1 Major Vieira/Inmet

5,1 Água Doce/DSoares

5,3 Otacílio Costa*

6,1 Vargem*

6,2 Campo Alegre*

6,2 Ponte Serrada*

6,5 Bom Retiro*

6,7 Lages*

6,7 Monte Carlo*

6,9 Fraiburgo*

6,9 Lebon Régis*

6,9 Santa Cecília*

6,9 Porto União*

 

*Epagri

 

4,5 São Joaquim/cidade/Climaterra

14,6 Florianópolis/Epagri.

zt.GIF.07af39232e4c3629e9bf1cc1bf7ab887.GIF

Link to comment
Share on other sites

Falar que está dormindo de ventilador foi exagero, a mínima na Davis aí perto foi de 9,6C. Não sei qual a normal climatológica aí, mas achar isso quente ... me cheira a procura de motivo pra reclamar

 

Mínima de 15,3C em Blumenau, nevoeiro

 

Pergunta pro Coutinho, se ele acha quente uma madrugada com 10 graus e uma tarde com 23. Ele vai te responder.

Tudo é relativo. Fosse em março, te daria razão, mas no final de junho, muda um pouco de figura. O corpo se acostuma.

Link to comment
Share on other sites

Tá difícil respeitar a opinião alheia, pessoal ???

 

Eu só durmo com ventilador se a temperatura dentro do quarto está acima dos 24 graus, como nessa época do ano isso não ocorre então o ventilador fica aposentado de Abril até Outubro. Uma maravilha, pois eu realmente não curto dormir com esse negócio.

 

Agora, dentro do meu quarto 19,2ºC. Uma temperatura PERFEITA para mim, mas se pro Dable é quente, isso é o jeito dele, e não de vocês, certo ? :ok:

Link to comment
Share on other sites

Frost, gostaria de fazer uma correção quando você disse "A massa polar mais forte em quase 20 anos pro Sudeste".

 

DEPENDE MUITO ! Pro leste, sudeste e sul paulista, foi a mais forte desde 2000, no mínimo. Mas para as outras regiões do estado, RJ, MG e principalmente ES esta onda de Junho/16 perde para Julho-2007 em extremos de temperatura. Volto a dizer, o grande destaque desta onda passada foram as médias baixíssimas durante uma semana inteira.

Link to comment
Share on other sites

Com a aproximação do 1° pulso de julho, o GFS mantém o potencial do frio, no que foi acompanhado pelo Europeu e pelo Global.

 

Aliás, parabéns de novo ao Global. Ele tem se mostrado como um antecipador de tendências. Tendências estas que vêm sendo cada vez mais positivas. :heart:

 

Mas a rodada das 0 Z do Global mostrou uma alteração: não haveria mais uma intercalação entre os dois primeiros pulsos polares de julho. Na solução atual eles ficariam ''emendados'', ou sem um período de aquecimento entre eles.

 

O importante é que os eventos estão ficando cada vez mais próximos, a concordância geral entre modelos persiste e, acima de tudo, teremos sim o fim do (curto) bloqueio. O mesmo bloqueio que tanto sono tirou dos bazianos nas últimas semanas. Lembram disso??? :mosking:

 

Como disse o coutinho, já foram mais de 60 dias com frio intenso. O bloqueio está no fim e já temos perspectivas boas para o curto prazo.

 

Pode até ser que tenhamos um outro expresso polar com grande intensidade, isso não é impossível.

 

Porém, mesmo que ele não venha, esse 2016 está sendo excelente. Pena que não temos aqui um ''botão'' de ''curtir''. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Tá difícil respeitar a opinião alheia, pessoal ???

 

Eu só durmo com ventilador se a temperatura dentro do quarto está acima dos 24 graus, como nessa época do ano isso não ocorre então o ventilador fica aposentado de Abril até Outubro. Uma maravilha, pois eu realmente não curto dormir com esse negócio.

 

Agora, dentro do meu quarto 19,2ºC. Uma temperatura PERFEITA para mim, mas se pro Dable é quente, isso é o jeito dele, e não de vocês, certo ? :ok:

 

Eu sofro e necessito de ar condicionado com média diária acima de 24/27C (dependendo da condição), abaixo disso pra mim é ok. temperatura sub20 no horário que durmo dispensa esses aparelhos pra mim. Blumenauense precisa se adaptar :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Publicado por Climaterra Ronaldo Coutinho · 22 min ·

 

FRIO/SC

 

Mínimas abaixo dos 7,0°C.

 

0,9 Urupema*

0,9 Bom Jardim*

2,4 S.Joaquim/Cetrejo/Epagri

3,3 Ponte Alta do Norte*

4,3 Três Barras*

4,5 São Bento do Sul*

4,5 Itaiópolis*

4,7 Frei Rogério*

4,9 Rio Negrinho*

5,0 Papanduva*

5,1 Major Vieira/Inmet

5,1 Água Doce/DSoares

5,3 Otacílio Costa*

6,1 Vargem*

6,2 Campo Alegre*

6,2 Ponte Serrada*

6,5 Bom Retiro*

6,7 Lages*

6,7 Monte Carlo*

6,9 Fraiburgo*

6,9 Lebon Régis*

6,9 Santa Cecília*

6,9 Porto União*

 

*Epagri

 

4,5 São Joaquim/cidade/Climaterra

14,6 Florianópolis/Epagri.

 

4,3ºC Serra Dona Francisca-Joinville

Link to comment
Share on other sites

Depois de 65 dias, vou voltar a dormir com o ventilador ligado, e vai ser assim por vários dias. Tava com saudade do barulho das hélices durante a noite.

 

Tem gente que é friorento, ou calorento. A sensação da temperatura ambiente depende do metabolismo da pessoa, da alimentação, da idade, do sexo, do fator psicológico, da construção na qual a pessoa está.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Era para estar quente no litoral sul catarinense, porém com o forte nevoeiro que tomou conta da região nos últimos dias simplesmente está frio, as noites estão amenas, 12°C, 13°C e os dias frios entre 14 e 15, fui até Ausentes ontem e passei um calorzinho com 18°C, e notei que o teto deste nevoeiro é muito baixo, o nevoeiro não deve ter mais do que 200 metros de espessura, a visão do mirante da serra da rocinha estava incrível por conta deste fenômeno, a partir de amanhã a previsão é para abrir o tempo e esquentar até terça feira, será?

Obs. A mínima na minha estação de Ausentes esta semana foi -0.9°C no amanhecer do dia 28, a propósito, não tenho as médias mas creio que lá também pode ter fechado com média mínima negativa...

Link to comment
Share on other sites

Mínimas Tocantins - 30/06

Pium - 12,7ºC (NEW RECORD!)

Araguaçu - 13,8ºC (NEW RECORD!)

Gurupi - 13,9ºC (NEW RECORD!)

Mateiros - 14ºC

Paranã - 14ºC

Almas - 15,1ºC

Araguaína - 15,6ºC (NEW RECORD!)

Peixe - 15,7ºC (NEW RECORD!)

Dianópolis - 17,4ºC

Campos Lindos - 17,6ºC

 

O recorde do ano permanece com Mateiros: 11,7ºC na madrugada de ontem.

Recordes referentes ao ano de 2016. Dados das automáticas do INMET

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais Junho:

 

9,9ºC Lagoa da Harmonia

10,1ºC Morro das Antenas

10,4ºC Welp

11,8ºC Languiru

 

Amanhã pretendo ter os dados completos de todas PWs daqui.

 

A média mais baixa já registrada aqui em Teutônia foi de 11,7ºC em Julho/2009 na convencional do INMET, bateu julho de 2000 que foi 11,8°C. Vamos ver como fecha esse mês. Junho foi incrivelmente seco. No bairro Languiru registrei 8,4 mm nesse mês, sendo q 7 dias contabilizou 0,2 mm por conta do nevoeiro, então chuva mesmo foi somente 7,0 mm. Quero conferir os dados desde 1998 aqui e ver em que posição esse mês fica.

Link to comment
Share on other sites

Depois de 65 dias, vou voltar a dormir com o ventilador ligado, e vai ser assim por vários dias. Tava com saudade do barulho das hélices durante a noite.

 

Tem gente que é friorento, ou calorento. A sensação da temperatura ambiente depende do metabolismo da pessoa, da alimentação, da idade, do sexo, do fator psicológico, da construção na qual a pessoa está.

 

Perfeito, Rosamelo. No meu caso, sou calorento desde que nasci. Desde criança sou assim. Não sei se é tipo sanguíneo, hereditário, enfim...

No verão, só não fico suando na frente do ar condicionado, do contrário eu fico. Já no inverno, mesmo com 24, 25 graus na parte da tarde, começo a pingar, mas menos que no verão. Questão de costume também. O clima daqui, é completamente diferente das regiões de outros bazianos.

Um cara que mora em Ushuaia, se chegasse aqui hoje, iria tomar banho de piscina.

Link to comment
Share on other sites

Depois de 65 dias, vou voltar a dormir com o ventilador ligado, e vai ser assim por vários dias. Tava com saudade do barulho das hélices durante a noite.

 

Tem gente que é friorento, ou calorento. A sensação da temperatura ambiente depende do metabolismo da pessoa, da alimentação, da idade, do sexo, do fator psicológico, da construção na qual a pessoa está.

 

Perfeito, Rosamelo. No meu caso, sou calorento desde que nasci. Desde criança sou assim. Não sei se é tipo sanguíneo, hereditário, enfim...

No verão, só não fico suando na frente do ar condicionado, do contrário eu fico. Já no inverno, mesmo com 24, 25 graus na parte da tarde, começo a pingar, mas menos que no verão. Questão de costume também. O clima daqui, é completamente diferente das regiões de outros bazianos.

Um cara que mora em Ushuaia, se chegasse aqui hoje, iria tomar banho de piscina.

 

Exato, Rafael.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas Tocantins - 30/06

Pium - 12,7ºC (NEW RECORD!)

Araguaçu - 13,8ºC (NEW RECORD!)

Gurupi - 13,9ºC (NEW RECORD!)

Mateiros - 14ºC

Paranã - 14ºC

Almas - 15,1ºC

Araguaína - 15,6ºC (NEW RECORD!)

Peixe - 15,7ºC (NEW RECORD!)

Dianópolis - 17,4ºC

Campos Lindos - 17,6ºC

 

O recorde do ano permanece com Mateiros: 11,7ºC na madrugada de ontem.

Recordes referentes ao ano de 2016. Dados das automáticas do INMET

 

Obrigado pelas informações do tempo no estado mais novo do Brasil. Pergunta: Qual é a cidade mais fria do Tocantins ?

Link to comment
Share on other sites

ECMWF 0Z é frio de respeito!

 

xkvPgNv.png

 

É isso mesmo.

 

Como eu disse antes, a perspectiva no curto prazo já é excelente.

 

E já tem outro pulso ''engatilhado'' na sequência, que poderá ser ainda mais forte e, ainda por cima, ''emendado'' com o primeiro.

 

''I :heart: 2016''.

Link to comment
Share on other sites

Uma dica interessante que eu posso dar é observar as intensas anomalias negativas nos Andes, ao redor do paralelo 30.

 

Pelo WxBrasil, os Andes ''brilham'' nessa região com anomalias de - 16° C em 264 horas, na rodada 6Z do GFS.

 

Esse é um belo indicador do que poderá ser o 2° pulso de julho, com chegada prevista para o dia 12/07 no Sul do Brasil.

 

É lindo ver isso.

Link to comment
Share on other sites

Eu sou bem resistente ao calor também e inclusive gosto do tempo quente para inúmeras ocasiões. Mas eu ainda prefiro o frio, pois no meu dia a dia o frio é melhor no geral.

 

Mas, a temperatura que eu mais gosto MESMO é a temperatura ambiente: Entre 18 e 23 graus. Não sente frio, nem calor.

Link to comment
Share on other sites

 

Obrigado pelas informações do tempo no estado mais novo do Brasil. Pergunta: Qual é a cidade mais fria do Tocantins ?

 

Sem dúvidas, Mateiros- TO

 

Legal ! Seria bacana ter uma PWS por lá. Queria que as cidades mais frias de cada estado fossem monitoradas, mas isso ainda é uma realidade distante.

Link to comment
Share on other sites

Hoje junho finaliza sem nenhum aquecimento significativo. Padrão 2016 excelente para o frio. Estou curioso para ver a média final desse mês, pois teremos um desvio negativo bem significativo. Nestes últimos dias de junho, aqui em PORTO ALEGRE e algumas cidades, ainda tivemos esse intenso nevoeiro nas manhãs, não deixando o sol aparecer praticamente o dia todo, baixando mais a média ainda.

Fortes erupções polares ocorreram após um forte aquecimento. Entre elas, 1955, 1975 e 2000. Teremos um bom aquecimento no final de semana e, logo após, uma MP moderada e outra forte na sequência. Global tem acertado bem.

Link to comment
Share on other sites

Me desculpem...

 

ESTOU PREOCUPADO! KKKKKKKKK

 

Mas alguém que dorme com ventilador ligado com temperaturas noturnas na casa dos 15/16°C sofre de algum problema fisiológico, eu aconselho o acompanhamento de um médico urgentemente.

 

Dependendo da ocupação que a pessoa tem durante o dia, andar de ''bermuda e camiseta'' com 20/22°C dá pra engolir... ainda sim é o inicio de algum desvio que pode vir a se agravar durante o tempo. ANDO DE BERMUDA COM 10/12°C E MANGA CURTA, NEM SEMPRE, MAS FAÇO AS VEZES!

 

O cara quando se torna frequentador assíduo aqui do BAZ tem que ler um monte de ***** que é complicado de compreender, algumas vezes parece que se tem Trolls aqui que estão de gozação com a nossa cara.

 

__________

Olha, estou em um computador que eu não tenho acesso aos dados de mínimas dos últimos 60 dias, mas alguém ai da região do vale e nordeste catarinense me corrija se eu estiver errado, quero que me mostrem aqui os dados de algum dia desde o final de abril que teve mínima superior a 16°C.

 

E se algum troll achar que é brincadeira, eu quero que me prove que consegue ficar exposto ao ar livre ou dentro de casa(ai sobe pra uns 18/20°) a uma temperatura de 14/16°C de bermuda e camiseta com o ventilador ligado por mais de 3 horas...JÁ FIZ ISTO! Vir com um monte de blablabla por que não esta fazendo 5/7°C é fácil.

 

Desculpem o desabafo turma, mas chega uma hora que a paciência acaba.

 

Aqui em Indaial, Santa Catarina, Brasil agora as 01:00 da manhã faz 15°C e estou indo dormir com vestimentas compatíveis com o inverno e com um edredom e sem ar-condicionado ou ventilar ligado :mosking:

 

CUIDADO COM AS PALAVRAS. CADA UM É CADA UM. SÓ NÃO DORMI COM VENTILADOR COM TEMPERATURA ASSIM AMENA. QUANDO MORAS NUMA CIDADE FRIA A SENSAÇÃO DE CALOR É TOTALMENTE DIFERENTE DE UMA CIDADE QUENTE. JÁ DISSE VÁRIAS VEZES, TEM VEZES QUE 21/23°C É ABAFADO PARA CÁ. TUDO É QUESTÃO DE COSTUME.

 

Depende muito da localização do cômodo. Tem cômodos que ficam expostos ao sol o dia todo e de noite, são verdadeiras estufas. 15ºC não serve para nada.

 

Sobre sair de bermuda e camiseta; eu ia para a aula vestido assim se fazia sol e a temperatura estivesse até uns 12-14ºC. E moro numa cidade quente. Quando vivi na França, com 8-10ºC estava só de camisa, sem blusa. É fácil se habituar. Mas é pessoal. Se esquenta um pouco, facilmente perco o sono.

 

Então... vamos devagar.

 

Em todo caso, alguém fica com 14ºC e ventilador? Pode ser menopausa. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Tá difícil respeitar a opinião alheia, pessoal ???

 

 

Tá difícil, Renan. Muito difícil. Pior que eu já dei o toque, e parece que não surtiu efeito.

 

É tão difícil assim discordar respeitosamente, sem agredir?

 

Tem gente "doida" pra receber uma advertência. Fiquem atentos.

Link to comment
Share on other sites

Eu sou bem resistente ao calor também e inclusive gosto do tempo quente para inúmeras ocasiões. Mas eu ainda prefiro o frio, pois no meu dia a dia o frio é melhor no geral.

 

Mas, a temperatura que eu mais gosto MESMO é a temperatura ambiente: Entre 18 e 23 graus. Não sente frio, nem calor.

 

Exatamente como eu, mas pra monitoramento a 'temperatura ambiente' é totalmente sem graça

 

Calor em janeiro pra ir para praia é sagrado, no dia-a-dia frio é melhor, ainda mais que uso transporte coletivo de Blumenau e não se trata de um dos melhores do Brasil :sarcastic:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vamos dizer assim: Quem mora em BH, JF ainda vai ter muito frio neste inverno...até pq não teve nada de histórico.em SP, PA,FLORIPA,CUTIRIBA... O pior já passou.

 

Aliás as menores máximas e mínimas pro sudeste normalmente ocorrem quando o Sul nem está tão frio assim.

 

Continentais RARAMENTE provocam recordes amplos no sudeste enquanto não se maritimizam.

Link to comment
Share on other sites

Cada pessoa sente de uma forma diferente, e isso depende muito do local onde vive. O ser humando se adapta às condições costumeiras, e isso serve até para períodos curtos. Um exemplo: uma cidade no centro-norte de São Paulo passa 25 dias seguidos com máximas acima de 33ºC, aí, de uma hora para outra, chega uma massa polar que faz a temperatura desabar para 15ºC à tarde e 6ºC na manhãs seguinte. É um grande impacto! Todo mundo vai reclamar e dizer que não sente um frio desses há anos. A mesma coisa serve para um período de frio de 15 dias em junho; quando vem uma máxima de 27ºC todo mundo fica se abanando e a pauta das conversas é o calor.

 

Nessa questão de adaptação, entra o respeito, e cada um usa ventilador, a/c, aquecedor, moleton, jaqueta de couro, cachecol quando sentir que deve, e não para seguir regras.

Link to comment
Share on other sites

 

Continentais RARAMENTE provocam recordes amplos no sudeste enquanto não se maritimizam.

 

 

Os recordes no sudeste, no centro-oeste, sul ou no norte se deve a mP's continentais ou semi-continentais.

 

Marítimas quem sabe la na costa África.

 

PNI é um caso a parte.

 

 

Ao pé da letra nem temos massas polares continentais. As nossas continentais são massas polares transformadas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Cada pessoa sente de uma forma diferente, e isso depende muito do local onde vive. O ser humando se adapta às condições costumeiras, e isso serve até para períodos curtos. Um exemplo: uma cidade no centro-norte de São Paulo passa 25 dias seguidos com máximas acima de 33ºC, aí, de uma hora para outra, chega uma massa polar que faz a temperatura desabar para 15ºC à tarde e 6ºC na manhãs seguinte. É um grande impacto! Todo mundo vai reclamar e dizer que não sente um frio desses há anos. A mesma coisa serve para um período de frio de 15 dias em junho; quando vem uma máxima de 27ºC todo mundo fica se abanando e a pauta dos assuntos é o calor.

 

Nessa questão de adaptação, entra o respeito, e cada um usa ventilador, a/c, aquecedor, moleton, jaqueta de couro, cachecol quando sentir que deve, e não para seguir regras.

 

Um amigo meu do nordeste quase morreu de frio na França. Nem a calefação dava jeito! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Algum especialista pode informar se este nevoeiro presente no sul catarinense vai perdurar muito tempo, o povo está estranhando muito pois realmente é um fato inusitado, faz muito tempo que não vejo tantos dias com neblina sem se dissipar, está muito úmido e frio, parece que estamos naquelas cidades do Reino Unido onde o nevoeiro é frequente.

Que coisa louca isso.

Agora 13.6°C

Link to comment
Share on other sites

Eu sou bem resistente ao calor também e inclusive gosto do tempo quente para inúmeras ocasiões. Mas eu ainda prefiro o frio, pois no meu dia a dia o frio é melhor no geral.

 

Mas, a temperatura que eu mais gosto MESMO é a temperatura ambiente: Entre 18 e 23 graus. Não sente frio, nem calor.

 

Exatamente como eu, mas pra monitoramento a 'temperatura ambiente' é totalmente sem graça

 

Exato ! Para monitorar o tempo, nada melhor do que as grandes variações térmicas. Agora, para ficar em casa, ir numa festa, fazer um churrasco, enfim, várias atividades, nada melhor do que a tal "temperatura ambiente".

 

O legal de fazer muito calor ou muito frio nem é de sentir da pior forma possível essas sensações, mas sim de monitorar. Adoro recordes, seja de frio, seja de calor.

Link to comment
Share on other sites

O padrão junho 2016, está realmente excelente, para o Sul e São Paulo. Pelas continhas baseadas na formula do INMET, o Mirante pode fechar com menor temperatura média compensada para junho desde 1988, ou seja, quase o período de uma normal de 30 anos, e com recorde absoluto de temperatura mínima desde julho 94.

 

E agora a tendencia de frio para a segunda semana de julho, os dados brutos do ECMWF, já apontam na rodada 0z, dois dias com minima de 7°C para a capital paulista, veremos as próximas rodadas... pois já começa a tomar forma interessante no ensemble.

Link to comment
Share on other sites

Sobre sentir frio ou calor, eu já percebi que o meu corpo exagera na sensação térmica. Quando está calor, eu sinto mais calor e quanto está frio, eu sinto pareço sentir mais frio que o normal. Só que de uns 2 anos para cá eu estou ficando cada vez menos tolerante ao calor e suportando melhor o frio.

Quando faz aquele calorão no verão e sem aquelas chuvas para refrescar, eu consigo tomar banho frio sem nenhum problema. Aliás, fiz isso durante boa parte de abril já que no final da tarde ainda tínhamos cerca de 28 graus.

 

Em relação à se acostumar com temperaturas mais baixas ou mais altas (não sei se o termo correto seria aclimatação), durante a onda de calor de fevereiro de 2014 e janeiro de 2016, aquelas temperaturas de 25, 26 graus que faziam durante a noite já eram frescas para mim.

Link to comment
Share on other sites

Sobre calor/frio e costume, sim, nos acostumamos rápido. Porém há calorentos e friorentos em qualquer lugar do mundo.

 

Ano passado estive por 15 dias entre noruega e suécia, no final de novembro. E já no segundo dia notei ser possível ficar alguns momentos sob temperatura de -10ºC apenas de camisa (como os garçons que entram e saem dos ambientes aquecidos, ou quando as pessoas saem para fumar).

 

Por outro lado, também percebi muitos noruegueses/suecos mais encapotados do que eu. É tudo muito relativo, varia de pessoa para pessoa.

 

Particularmente, sinto mais frio aqui, pois um dia em que a temperatura varie entre 12ºC e 25ºC, por exemplo, causa uma sensação muito diferente de um dia que fique entre -10ºC e 0ºC pois, agasalhado para 0ºC o sujeito estará também preparado para -10ºC pois, a partir de uma certa temperatura, não percebemos mais a diferença.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Discordo Moretão, estamos há varios dias com temperaturas bem próximas à média pro mês, é o que se espera da estação mais fria aqui no vale do Itajaí.

Ainda mais nessa ausência de MPs, acho que estamos no lucro.

Dable: não está quente, aceite :rofl:

 

Em nenhum momento eu disse que estamos fora da média do mês.

 

O que eu disse (ou quis dizer) é que na prática, não é frio, apenas isso. Sem distorções. Para mim são temperaturas desejáveis na primavera.

 

Um inverno excepcional de médias, mas que mostra como não faz frio no Vale.

 

Obrigado pela ajuda na localização das estações outro dia. :good:

Link to comment
Share on other sites

Minha mãe é o oposto do Dable, ela sente frio e reclama de janela aberta até se estiver fazendo 17C. Eu sinto pouco frio provavelmente pelo metabolismo rápido e pouco calor por ser muito magro. Coisas do corpo...

 

Não parecê, pois você falou que usou casaco no Domingo. Mas é pessoal mesmo.

 

Aqui no Vale por ser temperaturas limite, entre frio e ameno, quase sempre você sempre encontra pessoas de manga curta.Mais uniformidade é no período noturno quando há potentes MPs.

 

--

 

Só um exemplo: No momento faz 17°C de temperatura ambiente e não há vento e nem sol. Temperatura para manga curta.

 

Acredito que esta temperatura seja mais ou menos equivalente a 11°C no abrigo, com fulano embaixo do sol.

Link to comment
Share on other sites

Minha mãe é o oposto do Dable, ela sente frio e reclama de janela aberta até se estiver fazendo 17C. Eu sinto pouco frio provavelmente pelo metabolismo rápido e pouco calor por ser muito magro. Coisas do corpo...

 

Não parecê, pois você falou que usou casaco no Domingo. Mas é pessoal mesmo.

 

Aqui no Vale por ser temperaturas limite, entre frio e ameno, quase sempre você sempre encontra pessoas de manga curta.Mais uniformidade é no período noturno quando há potentes MPs.

 

--

 

Só um exemplo: No momento faz 17°C de temperatura ambiente e não há vento e nem sol. Temperatura para manga curta.

 

Acredito que esta temperatura seja mais ou menos equivalente a 11°C no abrigo, com fulano embaixo do sol.

 

Usei casaco domingo dentro de casa, mas mesmo assim de bermuda. Vou reiterar: não sofro com frio, mas o sinto sim :good:

 

esse mês recorde provou mesmo que frio do vale é apenas frescor com períodos de MP e frio intenso (noturno)

 

Sobre os recordes, Renan, eu me empolgo com recordes de calor também, quando está bem quente torço por recordes, pra não passar batido o calor, assim como fiz em abril :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.