Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2016


Recommended Posts

2,7ºC na estação do SIMEPAR aqui na cidade! Fantástico!

 

22133.png

 

Uma coisa que eu odeio no simepar é que as vezes ele mostra as estacoes do simepar e outras as do inmet sempre confunde e ainda ta errado Maringa teve minima de 7,8 pelo Inmet e 6,x pelo Simepar

 

 

Essa estacao do simepar é estranha.... Não me conformo com ela....

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amo a escola BAZ,já são 13 anos de casa...aqui aprendi desde o princípio do BAZ e sigo aprendendo, adquirindo conhecimento, graças à esta comunidade de amigos hoje sou um observador meteorológico muito melhor do que era até o 2002... :friends: :friends: :friends: :friends:

Aos poucos muitas verdades foram se escancarando, cito as principais: :ok:

-O espetacular frio das baixadas brasileiras :clapping:

-A neve e suas variações nas terras sulinas :clapping:

-A real possibilidade de dois dígitos negativos em potências do frio :clapping:

-Ampliação gigantesca da cobertura de estações no país :clapping: :clapping: :clapping:

Pessoalmente, aprendi algumas lições: :punish: :punish:

-Neva mais em Gramado/Canela do que em Soledade(cidade)...Raia da Pedra/Itapuca continuam no páreo. :russian:

-Que SC e PR têm cidades com tanta neve, ou até mais do que aqui(me refiro cidades não tão famosas pelo frio e neve) :russian:

-Que há divergências entre modelos... :russian:

Algumas lições que acho que ensinei: :ok:

-Não duvidem do frio da minha região(baixada) e da sensação térmica daqui :onthequiet:

-Uma baixada com pouco mais de 600m com chance de alcançar os dois dígitos negativos :onthequiet:

-Que Itapuca e Raia da Pedra acompanham as campeãs de neve no Brasil... :onthequiet:

-A força da continentalidade :onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

Amo a escola BAZ,já são 13 anos de casa...aqui aprendi desde o princípio do BAZ e sigo aprendendo, adquirindo conhecimento, graças à esta comunidade de amigos hoje sou um observador meteorológico muito melhor do que era até o 2002... :friends: :friends: :friends: :friends:

Aos poucos muitas verdades foram se escancarando, cito as principais: :ok:

-O espetacular frio das baixadas brasileiras :clapping:

-A neve e suas variações nas terras sulinas :clapping:

-A real possibilidade de dois dígitos negativos em potências do frio :clapping:

-Ampliação gigantesca da cobertura de estações no país :clapping: :clapping: :clapping:

....

Algumas lições que acho que ensinei: :ok:

-Não duvidem do frio da minha região(baixada) e da sensação térmica daqui :onthequiet:

-Uma baixada com pouco mais de 600m com chance de alcançar os dois dígitos negativos :onthequiet:

-Que Itapuca e Raia da Pedra acompanham as campeãs de neve no Brasil... :onthequiet:

-A força da continentalidade :onthequiet:

 

Imagine, quanto não deve ter feito, no Bairro Farroupilha, no dia 8/6/2012?

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, na estação Urubici - Vacas Gordas peço que mude o crédito para Caio Bonvenuto. Ele que merece todos os créditos pois foi o responsável por conseguir a proeza de colocá-la no ar em local de difícil conexão, fornece toda a infra estrutura e tudo que é necessário para manter on-line. Caio Bonvenuto, nosso correspondente do panelão gelado de Urubici!

 

Ademais a estação foi adquirida em um "consórcio" Caio-Diego.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Até a metade da década de 2000 todos esses lugares eram lendas, SJ/CDJ eram os lugares mais frios e acreditavam que MI tinha as menores mínimas do Brasil. Mas ainda tem vários retiros serem explorados como a região de Palmas.

 

Beto,

 

O Coutinho, postou no fim do ano, fotos de um lugar promissor, no Campo dos Padres. As fotos são autoria do Geraldo Barfknecht.

 

Caramba, isso ali é sede de uma fazenda? Que baita lugar hein!

Link to comment
Share on other sites

 

 

Até a metade da década de 2000 todos esses lugares eram lendas, SJ/CDJ eram os lugares mais frios e acreditavam que MI tinha as menores mínimas do Brasil. Mas ainda tem vários retiros serem explorados como a região de Palmas.

 

Beto,

 

O Coutinho, postou no fim do ano, fotos de um lugar promissor, no Campo dos Padres. As fotos são autoria do Geraldo Barfknecht.

 

Caramba, isso ali é sede de uma fazenda? Que baita lugar hein!

 

Esse local é promissor. Tenho ansiedade em conhecer o local...

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA ANUAL ACUM. - 2016 (4 MESES)

 

11,2 - PNI CAMPO BELO (PWS) RJ - 2438mts

11,8 - PNI FURNAS (PWS) RJ - 2469mts

12,0 - PNI MASSENA (PWS) MG - 2584mts

14,1 - MORRO DA IGREJA (AUT/INMET) SC - 1790mts

15,2 - MORRO DAS TORRES (AUT/CIRAM) SC - 1725mts

15,4 - ITAMONTE (PWS/CV) MG - 1822mts

16,1 - URUBICI (EPAGRI) SC - 1592mts

17,1 - SÃO JOAQUIM (AUT/INMET) SC - 1400mts

17,2 - URUPEMA (AUT/CIRAM) SC - 1315mts

17,2 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (AUT/INMET) RS - 1229mts

17,4 - CAMPOS DO JORDÃO (AUT/INMET) SP - 1663mts

17,8 - MONTE VERDE (AUT/INMET) MG - 1550mts

17,8 - BOM JARDIM DA SERRA (AUT/CIRAM) SC - 1220mts

 

Bradador: 16,5ºC

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, na estação Urubici - Vacas Gordas peço que mude o crédito para Caio Bonvenuto. Ele que merece todos os créditos pois foi o responsável por conseguir a proeza de colocá-la no ar em local de difícil conexão, fornece toda a infra estrutura e tudo que é necessário para manter on-line. Caio Bonvenuto, nosso correspondente do panelão gelado de Urubici!

 

Ademais a estação foi adquirida em um "consórcio" Caio-Diego.

 

Bem observado, Caio.

Link to comment
Share on other sites

Pois então, estamos desde o dia 28/04/2016 com temperaturas condizentes com geada nos Campos do Quiriri.

 

28/04/2016: 0,0ºC

29/04/2016: 1,1ºC

30/04/2016: 1,7ºC

 

01/05/2016: -1,7ºC

02/05/2016: -0,6ºC

03/05/2016: 1,6ºC

04/05/2016: 2,2ºC

 

No mínimo interessante...

 

Muito! Duas estações que estou gostando de acompanhar, Quiriri e Vacas Gordas. Como faz falta uma Davis em Urupema...

Diego, Bradador era por rádio um tempo atrás né? Agora tá com o WLIP normal por lá? Quiriri tem essa perspectiva também?

Link to comment
Share on other sites

Pois então, estamos desde o dia 28/04/2016 com temperaturas condizentes com geada nos Campos do Quiriri.

 

28/04/2016: 0,0ºC

29/04/2016: 1,1ºC

30/04/2016: 1,7ºC

 

01/05/2016: -1,7ºC

02/05/2016: -0,6ºC

03/05/2016: 1,6ºC

04/05/2016: 2,2ºC

 

No mínimo interessante...

 

Muito! Duas estações que estou gostando de acompanhar, Quiriri e Vacas Gordas. Como faz falta uma Davis em Urupema...

Diego, Bradador era por rádio um tempo atrás né? Agora tá com o WLIP normal por lá? Quiriri tem essa perspectiva também?

 

Wessel, era sim. Mas daí eles colocaram um link de internet lá e eu consegui colocar um WLIP, que me facilita bastante na coleta remota de dados...

 

Já nos Campos do Quiriri a fazenda que tem lá não tem internet e não tem interesse. Se tivesse sinal de celular, talvez eu conseguisse criar uma rede..mas não tem...

Mas via rádio tem me ajudado bastante! Talvez seja uma solução interessante para alguns pontos..mas ainda sim, para saber todos os dados corretamente, necessito baixar os dados de tempos em tempos...

Link to comment
Share on other sites

Aprendi aqui muita coisa, realmente vale a pena fazer parte do BAZ.

 

E também acabei por reforçar o ''conceito'' de que detesto o clima tropical, incluindo o da ''amena'' Jundiaí, embora ela não sofra com os terríveis verões das planícies do Sul.

 

Falando nisso...

 

Ontem a tarde foi calorenta. Fomos de 13° C a 28,8° C. :heat:

 

12,6° C de mínima hoje na estação Jundiaí ETEC. Mas esta mínima foi ''desgarrada'', por toda a madrugada a temperatura esteve entre 13° e 14° C.

 

10,9° C de mínima na estação Jundiaí, que eu ainda não descobri onde se localiza.

 

22,7° C na estação Jundiaí-ETEC às 10 h.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 10,0°C hoje aqui em casa, sendo esta a última madrugada com alguma ação, por minima que seja, de ar polar. A todos que monitoraram antes e durante, vocês tornaram novamente este fórum num lugar único no país. Em nenhum lugar se faz tão bom acompanhamento quanto aqui no BAZ, e eu tenho o maior orgulho de ser parte disto. :friends: :ok:

 

Futuramente farei uma reanálise deste evento.

Link to comment
Share on other sites

Muito! Duas estações que estou gostando de acompanhar, Quiriri e Vacas Gordas. Como faz falta uma Davis em Urupema...

 

 

Frederico, semana passada estive em Urupema levando no chip, achando que tinha dado algum problema assim lá na minha estação, visto que passamos praticamente todo 2015 sem os dados de lá.

 

Para a minha surpresa o podem 3G havia sido roubado, pois invadiram o local onde ficava o console e levaram apenas o 3G Vivo. Tentamos outro 3G Vivo lá, mas o velho roteador não conseguia conexão com o modem 3G que arrumamos de favor por lá mesmo.

 

Assim, tivemos este problema e o Alessandro - morador da cidade - está para fazer a transferência da estação Davis para a sua, utilizando o wifi que ele já tem, com o reteador antigo, para não perde a configuração com o Hautespot (equipamento antigo que não encontramos mais o software, por isso a necessidade de usar o mesmo roteador).

 

Bom, o fim do imbróglio será a tentativa no wi-fi do Alessandro, utilizando o roteador atual com o Hautespot, ou um Weather Link IP novo a caminho do Brasil para reconfigurarmos com o novo modem.

 

A novela terá um fim em breve, certamente com dados de outro local da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Muito! Duas estações que estou gostando de acompanhar, Quiriri e Vacas Gordas. Como faz falta uma Davis em Urupema...

 

 

Frederico, semana passada estive em Urupema levando no chip, achando que tinha dado algum problema assim lá na minha estação, visto que passamos praticamente todo 2015 sem os dados de lá.

 

Para a minha surpresa o podem 3G havia sido roubado, pois invadiram o local onde ficava o console e levaram apenas o 3G Vivo. Tentamos outro 3G Vivo lá, mas o velho roteador não conseguia conexão com o modem 3G que arrumamos de favor por lá mesmo.

 

Assim, tivemos este problema e o Alessandro - morador da cidade - está para fazer a transferência da estação Davis para a sua, utilizando o wifi que ele já tem, com o reteador antigo, para não perde a configuração com o Hautespot (equipamento antigo que não encontramos mais o software, por isso a necessidade de usar o mesmo roteador).

 

Bom, o fim do imbróglio será a tentativa no wi-fi do Alessandro, utilizando o roteador atual com o Hautespot, ou um Weather Link IP novo a caminho do Brasil para reconfigurarmos com o novo modem.

 

A novela terá um fim em breve, certamente com dados de outro local da cidade.

 

Urupema precisa de uma estação online no wunderground. É a Ferrari das cidades do sul do Brasil em termos de mínima!

Precisando de apoio, pode contar conosco. Em julho vou passar alguns dias na região de Urupema.

Link to comment
Share on other sites

Dados de hoje

 

São Paulo

Vila Mariana - 13,2 / 24,8ºC

Sé - 13,5 / 25,8ºC

Jabaquara - 12,8 / 24,5ºC

Aeroporto de Congonhas - 14 / 25ºC

Aeroporto de Guarulhos - 13 / 24ºC

 

São José dos Campos

Satélite - 12,9 / 25,6ºC

Centro - 12,1 / 25,1ºC

Vista Verde - 11,2 / 25,4ºC

Aeroporto - 10 / 26ºC

 

Mínimas de hoje

 

São Paulo (mínima da cidade -> São Mateus 10,7ºC)

Aeroporto de Guarulhos - 12ºC

Jabaquara - 12,5ºC

Aeroporto de Congonhas - 14ºC

Vila Mariana - 14,3ºC

Sé - 15,0ºC

 

São José dos Campos

Vista Verde - 12,8ºC

Centro - 13,8ºC

Aeroporto - 14ºC

Satélite - 14,3ºC

Link to comment
Share on other sites

FRIO/SC

 

2,2ºC Campos do Quiriri...

 

Diferença bruta para a Serra Dona Francisca (400 metros mais baixa) que registrou 10,7ºC. E o Bradador que registrou 9,7ºC!

 

Em dias assim acho que faz sentido um diferenças dessas, já que a diferença de altitude é muito grande.

 

Mas em MPs fortes ao que parece, não é um grande baixada. Pois pelo que noite a diferença foi de apenas um grauzinho em relação a dona chica, com 425 metros a mais.

 

Não me parece uma baixada "verdadeira" e acredito que não registre valores tão baixos de mínima, embora tenha média belíssimas.

Link to comment
Share on other sites

FRIO/SC

 

2,2ºC Campos do Quiriri...

 

Diferença bruta para a Serra Dona Francisca (400 metros mais baixa) que registrou 10,7ºC. E o Bradador que registrou 9,7ºC!

 

Em dias assim acho que faz sentido um diferenças dessas, já que a diferença de altitude é muito grande.

 

Mas em MPs fortes ao que parece, não é um grande baixada. Pois pelo que noite a diferença foi de apenas um grauzinho em relação a dona chica, com 425 metros a mais.

 

Não me parece uma baixada "verdadeira" e acredito que não registre valores tão baixos de mínima, embora tenha média belíssimas.

 

Exato. Nem de longe é o local ideal. Veja que quando registrou -1,7 tinha espaço para muito mais, aí ventou e depois caiu novamente.

 

A regiao tem baixadas bem mais protegidas (este local é incrivelmente aberto) mas por questões de segurança foi o único local disponível.

 

Mas me agradaram os dados. Se fizer -6 no inverno já seria um valor bem considerável.

 

E sobre hoje: achei a diferença bem elevada. E isso deve ter ocorrido por um motivo que eu já presenciei in loco: hj Joinville amanheceu parcialmente nublada. E as nuvens deveriam ser mais baixas que o Quiriri. Já estive lá com tempo abertasso e Joinville e litoral chapadas de nuvem. E a queda, hoje, foi grande. Coisa de mais de 1 grau/hora.

 

Enfim, não é o melhor local, mas dá pra ter uma ideia do que pode ocorrer na região. Se ali já deu condições de geada nestes últimos 7 dias, imagina em locais mais protegidos?

Link to comment
Share on other sites

Tive máxima de agradáveis 31,0°C hoje, a menor desde o dia 14 de fevereiro. Já a mínima foi bem ruim, 25,3°C.

Parece que o refresco finalmente chegou, o Yr prevê temperaturas de 22°C/33°C nos próximos dias, estou a 72 dias sem sub 23.

Picos faz mais frio que todas capitais do nordeste com exceçao de Salvador e as do norte perdendo para Porto Velho e Rio Branco.

A minima por la foi de 12 graus e todos invernos baixa para 16, 17 graus.

Link to comment
Share on other sites

Em questão de 10 dias, tivemos verão absoluto, inverno absoluto e agora no litoral de SC com o enfraquecimento da MP o clima está se assemelhando ao outono, ou seja, frio vampírico e tempo limpo e quente de dia.

 

Impressão que dá é que as 4 estações nunca se desconectam. Agora temperaturas entre 23/25º pela cidade.

Link to comment
Share on other sites

Wessel, era sim. Mas daí eles colocaram um link de internet lá e eu consegui colocar um WLIP, que me facilita bastante na coleta remota de dados...

 

Já nos Campos do Quiriri a fazenda que tem lá não tem internet e não tem interesse. Se tivesse sinal de celular, talvez eu conseguisse criar uma rede..mas não tem...

Mas via rádio tem me ajudado bastante! Talvez seja uma solução interessante para alguns pontos..mas ainda sim, para saber todos os dados corretamente, necessito baixar os dados de tempos em tempos...

 

Ah, show de bola! É que no Weatherlink e Wunderground é mais fácil de acompanhar, claro, além de ficar mais fácil pra ti baixar os dados, mas essa alternativa do Quiriri é excelente e tu é o cara pra fazer o mesmo lá na baixada do Campo dos Padres! Já tem o expertise! hehe

Link to comment
Share on other sites

Muito! Duas estações que estou gostando de acompanhar, Quiriri e Vacas Gordas. Como faz falta uma Davis em Urupema...

 

 

Frederico, semana passada estive em Urupema levando no chip, achando que tinha dado algum problema assim lá na minha estação, visto que passamos praticamente todo 2015 sem os dados de lá.

 

Para a minha surpresa o podem 3G havia sido roubado, pois invadiram o local onde ficava o console e levaram apenas o 3G Vivo. Tentamos outro 3G Vivo lá, mas o velho roteador não conseguia conexão com o modem 3G que arrumamos de favor por lá mesmo.

 

Assim, tivemos este problema e o Alessandro - morador da cidade - está para fazer a transferência da estação Davis para a sua, utilizando o wifi que ele já tem, com o reteador antigo, para não perde a configuração com o Hautespot (equipamento antigo que não encontramos mais o software, por isso a necessidade de usar o mesmo roteador).

 

Bom, o fim do imbróglio será a tentativa no wi-fi do Alessandro, utilizando o roteador atual com o Hautespot, ou um Weather Link IP novo a caminho do Brasil para reconfigurarmos com o novo modem.

 

A novela terá um fim em breve, certamente com dados de outro local da cidade.

 

Putz, mas é muito azar/sorte hein! Só levarem o modem! Bom, mas de qualquer forma, uma excelente notícia essa movimentação aí pra ter mais uma estação online na cidade! Nada como uma boa MP pra dar uma injeção de ânimo no pessoal!

Link to comment
Share on other sites

Wessel, era sim. Mas daí eles colocaram um link de internet lá e eu consegui colocar um WLIP, que me facilita bastante na coleta remota de dados...

 

Já nos Campos do Quiriri a fazenda que tem lá não tem internet e não tem interesse. Se tivesse sinal de celular, talvez eu conseguisse criar uma rede..mas não tem...

Mas via rádio tem me ajudado bastante! Talvez seja uma solução interessante para alguns pontos..mas ainda sim, para saber todos os dados corretamente, necessito baixar os dados de tempos em tempos...

 

Ah, show de bola! É que no Weatherlink e Wunderground é mais fácil de acompanhar, claro, além de ficar mais fácil pra ti baixar os dados, mas essa alternativa do Quiriri é excelente e tu é o cara pra fazer o mesmo lá na baixada do Campo dos Padres! Já tem o expertise! hehe

 

Nem me fala..eu queria muito o WLIP ali, mas não tive como mesmo. E ainda estou engatinhando nessa de rádio, mas conheço gente que entende mais hehehe

Link to comment
Share on other sites

'''Caramba, isso não é lugar de gente morar''.

 

:dash1:

 

Comentário absurdamente infeliz no quesito preconceito.

 

Somos um país marcado pela diversidade de etnias, culturas, biomas e climas. E toda essa diversidade é vivenciada por uma grande diversidade de gentes.

 

Em cada um dos recantos deste país temos pessoas que vivem as suas respectivas realidades, que lutam contra os desafios, vivenciando dores e delícias.

 

Eu detesto hipocrisia: já morei em Belém do Pará e amei a cidade, as garotas eram sensacionais, mas não aguentava mais o calor. Sonhava com o ''frio'' de SP.

 

Eu também detesto o calor e neste fórum é consenso a preferência do todos pelo frio. Portanto, é normal que se deteste o calor e que se diga isso.

 

Mas dizer que lugares do Brasil, e olhe que são tantos, não são ''de gente morar'' é, no mínimo, uma ''patada'' causada pela incapacidade de se expressar corretamente.

 

Tenho dito.

 

 

Caramba Melo, tu deve ser bem perturbado emocionalmente hein !

 

Acredito que todos entenderam que quando eu falei ''Caramba, isso não é lugar de gente morar'', foi devido ao clima terrivelmente quente, com máximas absurdas e mínimas piores ainda.

 

Não tenho absolutamente NADA contra nenhum lugar do Brasil, seja a onde for.

 

Acho que devias pensar e refletir um pouco antes de sair por ai digitando um monte de asneira.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Voces viram a baita mp que o Gfs 12Z colocou pro Leste do Sudeste la pro dia 15?A linha de 6-8 em 850 hpa cobriria todo o estado do Rio De Janeiro e a linha de 10-12 o sul da Bahia..

 

Show mesmo esta rodada das 12z... olhe que tudo começa com 168 Horas e vais até o fim da grade.....

cCWyEbX.png :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

'''Caramba, isso não é lugar de gente morar''.

 

:dash1:

 

Comentário absurdamente infeliz no quesito preconceito.

 

Somos um país marcado pela diversidade de etnias, culturas, biomas e climas. E toda essa diversidade é vivenciada por uma grande diversidade de gentes.

 

Em cada um dos recantos deste país temos pessoas que vivem as suas respectivas realidades, que lutam contra os desafios, vivenciando dores e delícias.

 

Eu detesto hipocrisia: já morei em Belém do Pará e amei a cidade, as garotas eram sensacionais, mas não aguentava mais o calor. Sonhava com o ''frio'' de SP.

 

Eu também detesto o calor e neste fórum é consenso a preferência do todos pelo frio. Portanto, é normal que se deteste o calor e que se diga isso.

 

Mas dizer que lugares do Brasil, e olhe que são tantos, não são ''de gente morar'' é, no mínimo, uma ''patada'' causada pela incapacidade de se expressar corretamente.

 

Tenho dito.

 

 

Caramba Melo, tu deve ser bem perturbado emocionalmente hein !

 

Acredito que todos entenderam que quando eu falei ''Caramba, isso não é lugar de gente morar'', foi devido ao clima terrivelmente quente, com máximas absurdas e mínimas piores ainda.

 

Não tenho absolutamente NADA contra nenhum lugar do Brasil, seja a onde for.

 

Acho que devias pensar e refletir um pouco antes de sair por ai digitando um monte de asneira.

 

 

Realmente comentário muito infeliz. E tenho certeza que ao menos no Verão Indaial é mais quente principalmente na sensação térmica que qualquer cidade do estado do Piauí.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.