Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2016


Recommended Posts

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Global e ETA seguem impressionantes já para esta quinta-feira. Ambos sustentam cenário mais extremo e típico de eventos de neve.

 

GFS e Europeu já estiveram piores, mas vem colocando frio mais moderado.

 

No geral, entre o intenso e o moderado o certo é que a porta da geladeira, ou do freezer, se abrirá para um longo período de 10 a 15 dias de frio constante.

Link to comment
Share on other sites

Nao gosto nem de falar, mas esta se montando um cenário aterrorizador de bloqueio histórico em BH com possível temperatura de ate 31c pras próximas 2 semanas.

 

Que beleza iniciar junho com anomalia de mais de 6c na media.

 

Uma verdadeira onda de calor 2.0.

 

Em vez de um recorde histórico de 6c antes previstos, os modelos tao achando melhor botar um recorde histórico de maxima...piada.Rir pra não chorar.

Link to comment
Share on other sites

Essa chuva toda prevista para o sudeste nesta época, se acontecer é típica de bloqueio mesmo.

Neste caso, o grosso do frio ficaria do PR para "baixo".

 

-------------------------

 

Em Sampa, depois de manhã com poucas nuvens e muito sol, o tempo nublou agora no começo da tarde.

Existe uma área de chuva se encaminhando para a capital.

Será que chega? :russian:

 

Aeroportos nos 21°C.

Ventos de NO/NNO.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas mínimas hoje em BH:

 

Convencional: 13.2c

Automatica: 12.9c

Zona Sul: 12.7c

Florestal - RM : 9.1c

 

A covencional que tanto falo mal acaba se saindo bem em situações de ar polar mais forte.

 

Infelizmente o bloqueio vai tirar nosso inverno de novo.

 

Realmente nada mau o desempenho da convencional de BH hoje.

No entanto, analisando os dados de BH no BDMEP do INMET, é assustador ver o quanto as mínimas dessa estação aumentaram nas últimas décadas. Até meados dos anos 80, dificilmente as mínimas diárias no mês de julho, poe exemplo, eram de 15 graus ou mais. Dos anos 90 para cá, a quantidade de dias com mínimas sub-15, ao invés de regra, tem se tornado exceção.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Está ficando mais consensual nos modelos que a primeira erupção que entra no dia 02/06 tende a ser mais fraca, e a segunda, que possivelmente entra a partir de domingo 05/06 é mais forte, podendo receber um reforço na metade da outra semana 08/06.

 

 

Teria como voce postar por gentileza aquele mapa do CFS que voce sempre posta ? Esse seu tem mais zoom que o que acompanho !

 

 

Pelo jeito a data chave pra volta de um frio mais forte depois do dia 7 mesmo

 

13324415_1005382819569302_1722894555_o.png?oh=ae5b2c45321934cc062acc289921a6e5&oe=574DA35B&__gda__=1464723614_cc174aae627771e06636de01b7700bee

Link to comment
Share on other sites

CFS melhorando a previsão pra Junho que lindo um mapa desse :

 

13323196_1004515859655998_3109427982910511002_o.jpg

 

 

Junho tem tudo para ser um bom mês, a julgar pela previsão do CFS... Um motivo para acreditarmos no modelo:

 

A Mesma previsão do CFS para este mês Maio (A emitida no último dia do mês de Abril):

9yc0PLe.png

 

E como está a situação até agora, faltando 2 dias para a acabar o mês...

Z468f0F.png

 

Acerto muito próximo de 100% do modelo! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!! Vendo esses mapas e depois de um abril e maio tão frios aqui começa a ficar difícil não estar otimista para os próximos meses. Tô até com medo de marcar uma viagem pra São Paulo, minha querida cidade natal, em julho e perder frio bom por aqui :mosking:

 

Hoje Buenos Aires teve um lindo e poético dia cinza, com garoa e temperaturas amenas, com baixa amplitude térmica: mínima de 13ºC e máxima de 15,2ºC. Agora segue garoando e faz 14,5ºC.

 

Amanhã será outro dia assim, com ventos mais fortes. A temperatura varia entre 12 e 15ºC. O sol amanhã nasce às 7h51 e se põe às 17h51.

Link to comment
Share on other sites

Está ficando mais consensual nos modelos que a primeira erupção que entra no dia 02/06 tende a ser mais fraca, e a segunda, que possivelmente entra a partir de domingo 05/06 é mais forte, podendo receber um reforço na metade da outra semana 08/06.

 

 

Nesta madrugada ficou ainda mais consistente esta tendência que já havia apontado ontem.

 

 

Primeiro pulso na entrada do mês mais fraco e seco, na próxima semana os pulsos ficam mais fortes, com duas janelas mais intensas ganhando força nas projeções.

 

Neste período teremos muita chuva entre PR e SP, com o grosso do frio mais restrito a SC e RS, num padrão semelhante a 2007.

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos vai ajudar na recuperação do Sistema Cantareira também.

 

Ontem tivemos em Jundiaí mais um dia agradável, com aquela cara de ''inverno'' que não é típica daqui.

 

Fomos de 13,9° C a apenas 20,6° C, com céu nublado e taxa de umidade do ar constantemente elevada.

 

12,7° C de mínima hoje.

 

17° C às 9 horas.

 

Esse maio excelente e as boas perspectivas para junho já começam a me preocupar a respeito do principal: o mês de julho. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Voltando ao BAZ com maior frequência agora, após o feriado. Gostaria de agradecer em público o William, eu o conheci pessoalmente neste feriado e o cara dispensa comentários, é super gente boa e CONSERTOU MINHA DAVIS! Felicidade a mil por aqui !

 

Marquei a mínima de 12,4C hoje cedo. Voltei à minha medíocre realidade climática ante ao gelo que é a Mantiqueira. Naquele lugar, não importa o tipo de massa de ar atuante: SEMPRE FAZ FRIO. Os moradores de Itamonte estão confiantes para uma nevada no PNI este ano, disseram que por lá está muito mais frio que nos últimos anos. E os modelos concordam com esses moradores, pois vejo uma grande sequência de massas polares neste Junho que se aproxima. Essa drástica mudança de Niño para Niña vai dar o que falar.

 

E eu estarei de plantão...qualquer dia, qualquer hora, eu estarei lá no alto para ver este fenômeno extremo !

Link to comment
Share on other sites

Voltando ao BAZ com maior frequência agora, após o feriado. Gostaria de agradecer em público o William, eu o conheci pessoalmente neste feriado e o cara dispensa comentários, é super gente boa e CONSERTOU MINHA DAVIS! Felicidade a mil por aqui !

 

Marquei a mínima de 12,4C hoje cedo. Voltei à minha medíocre realidade climática ante ao gelo que é a Mantiqueira. Naquele lugar, não importa o tipo de massa de ar atuante: SEMPRE FAZ FRIO. Os moradores de Itamonte estão confiantes para uma nevada no PNI este ano, disseram que por lá está muito mais frio que nos últimos anos. E os modelos concordam com esses moradores, pois vejo uma grande sequência de massas polares neste Junho que se aproxima. Essa drástica mudança de Niño para Niña vai dar o que falar.

 

E eu estarei de plantão...qualquer dia, qualquer hora, eu estarei lá no alto para ver este fenômeno extremo !

 

 

Esqueceu da pizza , muito bom te conhecer Renan , e agradecer tambem o Frost por passar por aqui no começo da semana pena que o dia que ele veio estava trabalhando , vou abrir uma filial Davis aqui :sarcastic:

 

Pelo GFS e Europeu frio constante a partir de 180h

 

HZXiM6V.png

 

4dCX6dY.png

 

CFS

 

NTKfXjo.png

 

50AZekl.png

 

GLOBAL

 

dCldi2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Voltando ao BAZ com maior frequência agora, após o feriado. Gostaria de agradecer em público o William, eu o conheci pessoalmente neste feriado e o cara dispensa comentários, é super gente boa e CONSERTOU MINHA DAVIS! Felicidade a mil por aqui !

 

Marquei a mínima de 12,4C hoje cedo. Voltei à minha medíocre realidade climática ante ao gelo que é a Mantiqueira. Naquele lugar, não importa o tipo de massa de ar atuante: SEMPRE FAZ FRIO[/b]. Os moradores de Itamonte estão confiantes para uma nevada no PNI este ano, disseram que por lá está muito mais frio que nos últimos anos. E os modelos concordam com esses moradores, pois vejo uma grande sequência de massas polares neste Junho que se aproxima. Essa drástica mudança de Niño para Niña vai dar o que falar.

 

E eu estarei de plantão...qualquer dia, qualquer hora, eu estarei lá no alto para ver este fenômeno extremo !

 

Verdade... 30ºC naquela região e algo raríssimo (caso de CDJ, Monte Verde e Maria da Fé) e o frio noturno é sempre garantido, mesmo no verão.

 

Clima tão bom quanto dentro do nosso território, somente na serra catarinense.

Link to comment
Share on other sites

Estação automática de Nova Friburgo inaugurada em setembro de 2010 ainda não registrou mínimas negativas nos meses de junho e julho.

 

Em julho a mais baixa foi 0,8ºC

Em junho a mais baixa 1,0ºC

 

agosto de 2014 registrou -1,1ºC

setembro de 2011 registrou -1,1ºC

 

Confiante que ainda em junho a automática de Nova Friburgo registre uma negativa e que no mês de julho a negativa repita.

Link to comment
Share on other sites

Nada é tão ruim que não possa piorar aí pra BH, né Henrique?

 

Realmente o centro de MG continua sofrendo com bloqueios...a dinâmica só está realmente boa pro sul do estado, na zona da mata está mais ou menos...vamos aguardar os próximos capítulos dos modelos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.