Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2016


Recommended Posts

'''Caramba, isso não é lugar de gente morar''.

 

:dash1:

 

Comentário absurdamente infeliz no quesito preconceito.

 

Somos um país marcado pela diversidade de etnias, culturas, biomas e climas. E toda essa diversidade é vivenciada por uma grande diversidade de gentes.

 

Em cada um dos recantos deste país temos pessoas que vivem as suas respectivas realidades, que lutam contra os desafios, vivenciando dores e delícias.

 

Eu detesto hipocrisia: já morei em Belém do Pará e amei a cidade, as garotas eram sensacionais, mas não aguentava mais o calor. Sonhava com o ''frio'' de SP.

 

Eu também detesto o calor e neste fórum é consenso a preferência do todos pelo frio. Portanto, é normal que se deteste o calor e que se diga isso.

 

Mas dizer que lugares do Brasil, e olhe que são tantos, não são ''de gente morar'' é, no mínimo, uma ''patada'' causada pela incapacidade de se expressar corretamente.

 

Tenho dito.

 

 

Caramba Melo, tu deve ser bem perturbado emocionalmente hein !

 

Acredito que todos entenderam que quando eu falei ''Caramba, isso não é lugar de gente morar'', foi devido ao clima terrivelmente quente, com máximas absurdas e mínimas piores ainda.

 

Não tenho absolutamente NADA contra nenhum lugar do Brasil, seja a onde for.

 

Acho que devias pensar e refletir um pouco antes de sair por ai digitando um monte de asneira.

Todas as cidades em terras baixas do sul afastadas 30 km do litoral sao um inferno no verao e todos aqui sabem disto.

 

Realmente comentário muito infeliz. E tenho certeza que ao menos no Verão Indaial é mais quente principalmente na sensação térmica que qualquer cidade do estado do Piauí.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

12Z de ambos os modelos, ECMWF e GFS, indicando a chegada de um anticiclone polar na região da terra do fogo por volta dos dias 10-11 deste mês. Associando ao fato de que temos mais um tombo da AAO, podemos dizer que é grande a probabilidade da data-chave mencionada dias atrás pelo Caio se concretizar. Há uma forte tendência neste momento de algo grande chegar no Brasil entre os dias 13 e 15... Estou realmente muito otimista com este mês de Maio !

Link to comment
Share on other sites

A temperatura Máxima média deste da chegada da FF (25/04 - 03/05) na região de Canguçu - Pinheiro Machado é de apenas 14º.

 

Frio constante e por tanto tempo é impressionante naquela região. Bem diferente de outras cidades que tem uma minima muito baixa e 3 horas depois já estão com mais de 20º

Link to comment
Share on other sites

12Z de ambos os modelos, ECMWF e GFS, indicando a chegada de um anticiclone polar na região da terra do fogo por volta dos dias 10-11 deste mês. Associando ao fato de que temos mais um tombo da AAO, podemos dizer que é grande a probabilidade da data-chave mencionada dias atrás pelo Caio se concretizar. Há uma forte tendência neste momento de algo grande chegar no Brasil entre os dias 13 e 15... Estou realmente muito otimista com este mês de Maio !

 

Seria algo perto de 2000 ?

 

Oremos :girlwitch:

 

Só Deus sabe o quanto eu espero por um repeteco de 2000.

 

Não ''parecido'' com 2000 e sim IGUAL ou mais FORTE.

Link to comment
Share on other sites

12Z de ambos os modelos, ECMWF e GFS, indicando a chegada de um anticiclone polar na região da terra do fogo por volta dos dias 10-11 deste mês. Associando ao fato de que temos mais um tombo da AAO, podemos dizer que é grande a probabilidade da data-chave mencionada dias atrás pelo Caio se concretizar. Há uma forte tendência neste momento de algo grande chegar no Brasil entre os dias 13 e 15... Estou realmente muito otimista com este mês de Maio !

 

Seria algo perto de 2000 ?

 

Oremos :girlwitch:

 

Só Deus sabe o quanto eu espero por um repeteco de 2000.

 

Não ''parecido'' com 2000 e sim IGUAL ou mais FORTE.

Igual ou superior ao ano 2000 e para o inicio de maio?

Acho brabo, ate porque agora os modelos indicam minima de 5 graus para a regiao metropolitana.

Link to comment
Share on other sites

12Z de ambos os modelos, ECMWF e GFS, indicando a chegada de um anticiclone polar na região da terra do fogo por volta dos dias 10-11 deste mês. Associando ao fato de que temos mais um tombo da AAO, podemos dizer que é grande a probabilidade da data-chave mencionada dias atrás pelo Caio se concretizar. Há uma forte tendência neste momento de algo grande chegar no Brasil entre os dias 13 e 15... Estou realmente muito otimista com este mês de Maio !

 

Seria algo perto de 2000 ?

 

Oremos :girlwitch:

 

Só Deus sabe o quanto eu espero por um repeteco de 2000.

 

Não ''parecido'' com 2000 e sim IGUAL ou mais FORTE.

Igual ou superior ao ano 2000 e para o inicio de maio?

Acho brabo, ate porque agora os modelos indicam minima de 5 graus para a regiao metropolitana.

 

1°- 2a quinzena de maio não seria inicio.

 

2°- Sim, evento similar a 2000 é raríssimo até no JJA, mas existe alguma prova de que não possa ocorrer em maio ?

 

3°- Nesta última MP que teve, quando ela começou a aparecer nos modelos (10 dias antes) ela apontava mínima no casa dos 12° ai para a região metropolitana de POA, nada menos que isso.

E o que houve ? Acho que teve um dia que a máxima não passou dos 12° por ai... é isso mesmo ?

Link to comment
Share on other sites

Eu particularmente não me senti ofendido com o comentário do Deividbecker. Certamente não foi a melhor expressão a ser usada, por que de certa forma dá a sensação que quis dizer existe clima superior ou inferior, mas na realidade eu acredito que ele estava querendo falar que não conseguiria morar num lugar com temperaturas tão elevadas.

 

Vamos voltar ao clima.

Link to comment
Share on other sites

'''Caramba, isso não é lugar de gente morar''.

 

:dash1:

 

Comentário absurdamente infeliz no quesito preconceito.

 

Somos um país marcado pela diversidade de etnias, culturas, biomas e climas. E toda essa diversidade é vivenciada por uma grande diversidade de gentes.

 

Em cada um dos recantos deste país temos pessoas que vivem as suas respectivas realidades, que lutam contra os desafios, vivenciando dores e delícias.

 

Eu detesto hipocrisia: já morei em Belém do Pará e amei a cidade, as garotas eram sensacionais, mas não aguentava mais o calor. Sonhava com o ''frio'' de SP.

 

Eu também detesto o calor e neste fórum é consenso a preferência do todos pelo frio. Portanto, é normal que se deteste o calor e que se diga isso.

 

Mas dizer que lugares do Brasil, e olhe que são tantos, não são ''de gente morar'' é, no mínimo, uma ''patada'' causada pela incapacidade de se expressar corretamente.

 

Tenho dito.

 

 

Caramba Melo, tu deve ser bem perturbado emocionalmente hein !

 

Acredito que todos entenderam que quando eu falei ''Caramba, isso não é lugar de gente morar'', foi devido ao clima terrivelmente quente, com máximas absurdas e mínimas piores ainda.

 

Não tenho absolutamente NADA contra nenhum lugar do Brasil, seja a onde for.

 

Acho que devias pensar e refletir um pouco antes de sair por ai digitando um monte de asneira.

 

 

Realmente comentário muito infeliz. E tenho certeza que ao menos no Verão Indaial é mais quente principalmente na sensação térmica que qualquer cidade do estado do Piauí.

 

Perfeitamente, hedsgpa.

 

deividbecker:

 

Você simplesmente deixou escapar os seus preconceitos, mas vou dar uma dica mesmo assim: aquilo que se escreve é aquilo que se entende.

 

Espero que você entenda ''português'', right? :mosking: Se você escreve que o clima de uma terra ''não é de gente'', isso significa exatamente o quê? Um elogio ou uma alocução pejorativa à gente da referida terra e seu clima?

 

A sua capacidade de expressão, o seu preconceito e o que você acabou de expressar aqui é que não são ''coisa de gente''. :laugh:

 

Mas a vida segue, com alguns percalços, mas segue.

Link to comment
Share on other sites

Deividbecker,

 

Não vejo nada perto do evento de Julho/2000 no horizonte (ALEGRIA DEMAIS DE TER VIVIDO AQUILO!).

 

Porém, eu vejo esta MP com uma trajetória perfeita principalmente para a minha região. Note como a sinótica dela é parecida com a de Setembro/2012:

 

vEHGReQ.png

 

Você perceba que o núcleo desta de 2012 estava mais distante de nós, talvez aí a principal diferença. Mas lembrando que aquele evento foi extremamente forte, principalmente pela época em que ocorreu.

Link to comment
Share on other sites

Voces viram a baita mp que o Gfs 12Z colocou pro Leste do Sudeste la pro dia 15?A linha de 6-8 em 850 hpa cobriria todo o estado do Rio De Janeiro e a linha de 10-12 o sul da Bahia..

 

Show mesmo esta rodada das 12z... olhe que tudo começa com 168 Horas e vais até o fim da grade.....

cCWyEbX.png :clapping: :clapping: :clapping:

 

Carta pra se pendurar no quadro!

 

E me parece que não se trata de um pulso muito continental, o que seria de bom alvitre para nós do leste paulista, que ainda não vimos nada realmente decente em termos de frio. Mesmo nesse fim de abril excepcional.

Link to comment
Share on other sites

Eu particularmente não me senti ofendido com o comentário do Deividbecker. Certamente não foi a melhor expressão a ser usada, por que de certa forma dá a sensação que quis dizer existe clima superior ou inferior, mas na realidade eu acredito que ele estava querendo falar que não conseguiria morar num lugar com temperaturas tão elevadas.

 

Vamos voltar ao clima.

 

Exato amigo!

 

Na minha modesta opinião, o nordeste brasileiro possui lugares tão bonitos quanto ao sul, sudeste ou qualquer outra região.

A minha intenção não foi ofender, ou dizer que o local é inferior a outro, jamais!

 

Eu quis dizer que não me sentiria bem de morar em um local onde as temperaturas passam dos 30°C em praticamente 10 meses do ano e rarissimamente baixa dos 20°C.

 

Como alguns falaram, o clima aqui de Indaial no verão devido a alta umidade passa uma sensação de calor e abafamento muito pior do que a sua região.

Mas normalmente isso dura de dezembro a março, da segunda quinzena de Abril até a primeira quinzena de Novembro o clima aqui é muito apreciável.

Claro existe alguns picos durante esse período que também faz calor, mas nada exagerado como no verão climático.

 

Infelizmente tem pessoas que só olham o lado negativo da coisa, que só procuram fatores para menosprezar lugares e pessoas, que procuram aos mínimos detalhes, fagulhas que possam ser usada contra as pessoas, para ofende-las.

 

Mas como disse anteriormente, saiba que não tenho nada contra sua região e nenhuma outra, só me chama atenção o calor que faz até mesmo no que seria o 'outono/inverno' climático.

 

Me corrija, mas ai em Maio/Junho/julho/Agosto é normal as temperaturas passarem os 30°C com certa frequência durante o dia né.

Link to comment
Share on other sites

Tive máxima de agradáveis 31,0°C hoje, a menor desde o dia 14 de fevereiro. Já a mínima foi bem ruim, 25,3°C.

Parece que o refresco finalmente chegou, o Yr prevê temperaturas de 22°C/33°C nos próximos dias, estou a 72 dias sem sub 23.

Caramba, isso não é lugar de gente morar.

Se eu fosse dai acho que já tinha me mandado pra no mínimo MG

O organismo meio que se acostuma.

 

Morei 6 anos em Santos-SP.

O calor do verão no litoral paulista é insuportavelmente úmido, pegajoso...

 

O meu 1º verão lá foi um inferno.

Depois, nos outros verões, continuava ruim mas não tanto como no primeiro ano. :laugh:

 

Conclusão: meu organismo meio que se adaptou.

Link to comment
Share on other sites

Eu particularmente não me senti ofendido com o comentário do Deividbecker. Certamente não foi a melhor expressão a ser usada, por que de certa forma dá a sensação que quis dizer existe clima superior ou inferior, mas na realidade eu acredito que ele estava querendo falar que não conseguiria morar num lugar com temperaturas tão elevadas.

 

Vamos voltar ao clima.

 

Sim. A altitude faz verdadeiros milagres. Ai relativamente perto da sua cidade fica Piatã - BA a 510km em linha reta.

 

Que é a cidade mais fria do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e várias regiões do Sudeste e Sul tudo isso graças aos 1.264mts de altitude.

Link to comment
Share on other sites

O lado bom da 18Z do GFS é a ausência de calor, dias friozinhos, intercalados com dias amenos. Já que não vai chegar nenhuma MP forte, pelo menos não vai fazer calor, o que é uma grande coisa. :good2:

 

Realmente, não vejo nada significativo, pelo menos por enquanto.

Prefiro dias com muito frio, porém não podemos reclamar, ainda mais depois do mês de abril horroroso em termos de calor.

Link to comment
Share on other sites

O lado bom da 18Z do GFS é a ausência de calor, dias friozinhos, intercalados com dias amenos. Já que não vai chegar nenhuma MP forte, pelo menos não vai fazer calor, o que é uma grande coisa. :good2:

 

Realmente, não vejo nada significativo, pelo menos por enquanto.

Prefiro dias com muito frio, porém não podemos reclamar, ainda mais depois do mês de abril horroroso em termos de calor.

 

A sorte é justamente não termos o calorão que fez em abril, mesmo que nenhuma MP significativa chegue ao Brasil, o que eu acredito.

Link to comment
Share on other sites

Renan, por enquanto bem diferente de setembro de 2012. Muito diferente mesmo. Naquela ocasião havia um cavado muito mais pronunciado e uma sustentação em médios e baixos níveis muito maior, sem falar da alta bem mais forte.

 

Grande Vini! Estava me referindo tão somente à posição da alta pressão em seu trajeto e dos locais aonde o ar frio em 850 penetra com mais força, posso estar meio sem noção mas a princípio achei parecido o desenho das duas, rsrsrs

Link to comment
Share on other sites

Realmente comentário muito infeliz. E tenho certeza que ao menos no Verão Indaial é mais quente principalmente na sensação térmica que qualquer cidade do estado do Piauí.

 

Não mesmo. As médias do Piauí são piores e não há umidade relativa que salve isso.

 

--

 

Por aqui voltamos ao dias desconfortáveis com calorzinho.

Link to comment
Share on other sites

Realmente comentário muito infeliz. E tenho certeza que ao menos no Verão Indaial é mais quente principalmente na sensação térmica que qualquer cidade do estado do Piauí.

 

Não mesmo. As médias do Piauí são piores e não há umidade relativa que salve isso.

 

 

Moretão,

 

Nem perca teu tempo, tem gente que só vê e acredita no que quer !

Link to comment
Share on other sites

Realmente comentário muito infeliz. E tenho certeza que ao menos no Verão Indaial é mais quente principalmente na sensação térmica que qualquer cidade do estado do Piauí.

 

Não mesmo. As médias do Piauí são piores e não há umidade relativa que salve isso.

 

 

Moretão,

 

Nem perca teu tempo, tem gente que só vê e acredita no que quer !

 

30º com vento e seus 10% de U.R.A é agradabilíssimo em Brasilia. Já na região de vocês com 26º começa a causa desconforto intenso.

 

Eu conheço todas as regiões do país e não do ouvir dizer e sei o que estou falando.

Link to comment
Share on other sites

E desde quando Brasília fica no Piauí???

 

Sinceramente, das discussões mais esdrúxulas e sem propósito essa de "meu lugar é mais quente, pior pra se morar que o seu", sendo que todo mundo sabe que a sensação de calor e frio é particular de cada um.

 

Realmente você está no lugar errado. Ou Alguém que acompanha clima não sabe que a massa de ar-seco que predomina sobre o centro do país influência também no interior da região Nordeste ?

 

Sério que tenho que explicar isso aqui. Blza eu tenho paciência e explico.

 

Quase todos os dias se chega a 33º em media naquela região no interior nordestino com umidade relativa não tão baixa como no planalto central mais sempre abaixo dos 50% o que resulta sim em um sensação térmica ruim.

Mas nem de longe com a sensação térmica no verão que é corriqueira na regiões de baixa altitude da região sul principalmente na parte leste com algo tipo: 36º com U.R.A em 70%.

 

É disso que to falando.

 

E esdruxulo é não conhecer o clima e a geografia do seu próprio país.

Link to comment
Share on other sites

Toda a discussão começou por que gente que vê fascismo debaixo da cama acabou vendo maldade no comentário alheio.

 

Compartilho do mesmo pensamento em relação às temperaturas do norte e grande parte do interior nordestino, esses locais tem um clima opressivo e que causa desconforto de um modo geral nas pessoas, isso não é mera questão de opinião, existem temperaturas que são mais compatíveis com o ser humano do que outras, o mesmo vale pra a Sibéria no que diz respeito ao frio.

 

"isso não é lugar de gente morar"

É uma frase de compaixão com quem mora nesses lugares, e não de desprezo, sinceramente... é a mesma coisa que aquela famosa "ninguém merece"

 

OBS: Sei e tenho certeza que tem gente que adora e se dá muito bem com temperaturas altíssimas.

Link to comment
Share on other sites

É o seguinte: estamos diante de uma desordem iminente. O usuário que insistir na discussão, aqui no monitoramento, será advertido. Duas advertências = 7 dias de suspensão. 1 já foi advertido hoje e não gostaria de verdade de aplicar a segunda. Então, deem uma segurada, será que é difícil?

Link to comment
Share on other sites

Toda a discussão começou por que gente que vê fascismo debaixo da cama acabou vendo maldade no comentário alheio.

 

Compartilho do mesmo pensamento em relação às temperaturas do norte e grande parte do interior nordestino, esses locais tem um clima opressivo e que causa desconforto de um modo geral nas pessoas, isso não é mera questão de opinião, existem temperaturas que são mais compatíveis com o ser humano do que outras, o mesmo vale pra a Sibéria no que diz respeito ao frio.

 

"isso não é lugar de gente morar"

É uma frase de compaixão com quem mora nesses lugares, e não de desprezo, sinceramente... é a mesma coisa que aquela famosa "ninguém merece"

 

OBS: Sei e tenho certeza que tem gente que adora e se dá muito bem com temperaturas altíssimas.

 

Frost, é exatamente o que eu penso.

Pessoal, vamos focar no monitoramento e evitar discussões desse tipo.

Link to comment
Share on other sites

6 da matina e tivemos as seguintes temperaturas aqui, segundo o Ciiagro:

 

16,8° C na estação Jundiaí-ETEC (perto de casa),

 

11,9° C na estação Jundiaí.

 

Eu não consigo entender tamanha diferença, principalmente em casos de ''polar velha''.

 

Nas máximas as temperaturas também costumam ser diferentes, com a estação Jundiaí normalmente mais ''fresca''. É aí que eu não entendo. :russian:

 

Essa estação Jundiaí ou fica em uma ''baixada cuiuda'' ou fica no alto da Serra do Japi. :sarcastic:

 

Bom dia.

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos aqui no leste paulista a segunda quinzena tem histórico comparável a JJA sim. Maio é um mês marcado pelas máximas comportadas em geral e grande queda nas mínimas em relação ao mês de abril, sendo ligeiramente mais altas que em JJA, mas em alguns anos em decorrência de alguns eventos a média em maio pode ser inferior aos outros meses de JJA, especialmente agosto. É um mês incomparável por setembro, mesmo em anos em que o frio vem retardado, pela constância das temperaturas amenas, o que não ocorre em setembro.

 

 

Mínimas de hoje

 

São Paulo (mínima da cidade -> São Mateus 10,7ºC)

Aeroporto de Guarulhos - 12ºC

Jabaquara - 12,5ºC

Aeroporto de Congonhas - 14ºC

Vila Mariana - 14,3ºC

Sé - 15,0ºC

 

São José dos Campos

Vista Verde - 12,8ºC

Centro - 13,8ºC

Aeroporto - 14ºC

Satélite - 14,3ºC

 

05/05 - Mínimas de hoje (madrugada de céu encoberto e nevoeiro)

 

São Paulo (mínima da cidade -> São Mateus 12,6ºC... 12,1ºC na RM em Santana do Parnaíba)

Aeroporto de Guarulhos - 13ºC

Jabaquara - 14,6ºC

Vila Mariana - 15,5ºC

Aeroporto de Congonhas - 16ºC

Sé - 16,0ºC

 

São José dos Campos

Aeroporto - 13ºC

Vista Verde - 13,0ºC

Centro - 13,6ºC

Satélite - 14,4ºC

 

São José continua com nevoeiro e 16ºC. Em São Paulo, o sol já saiu e faz 19ºC.

Link to comment
Share on other sites

6 da matina e tivemos as seguintes temperaturas aqui, segundo o Ciiagro:

 

16,8° C na estação Jundiaí-ETEC (perto de casa),

 

11,9° C na estação Jundiaí.

 

Eu não consigo entender tamanha diferença, principalmente em casos de ''polar velha''.

 

Nas máximas as temperaturas também costumam ser diferentes, com a estação Jundiaí normalmente mais ''fresca''. É aí que eu não entendo. :russian:

 

Essa estação Jundiaí ou fica em uma ''baixada cuiuda'' ou fica no alto da Serra do Japi. :sarcastic:

 

Bom dia.

 

O aeroporto regional de Jundiaí também possui um comportamento estranho semelhante a estação Jundiaí nas temperaturas mínimas, sendo sempre inferiores!

Link to comment
Share on other sites

6 da matina e tivemos as seguintes temperaturas aqui, segundo o Ciiagro:

 

16,8° C na estação Jundiaí-ETEC (perto de casa),

 

11,9° C na estação Jundiaí.

 

Eu não consigo entender tamanha diferença, principalmente em casos de ''polar velha''.

 

Nas máximas as temperaturas também costumam ser diferentes, com a estação Jundiaí normalmente mais ''fresca''. É aí que eu não entendo. :russian:

 

Essa estação Jundiaí ou fica em uma ''baixada cuiuda'' ou fica no alto da Serra do Japi. :sarcastic:

 

Bom dia.

 

O aeroporto regional de Jundiaí também possui um comportamento estranho semelhante a estação Jundiaí nas temperaturas mínimas, sendo sempre inferiores!

 

A estação Jundiaí-ETEC fica bem em frente à cabeceira da pista do aeroporto regional de Jundiaí.

 

Como o lugar é ''descampado'', deve ter temperaturas inferiores a eventuais estações urbanas (que eu desconheço).

 

Mas em termos de frio, a estação Jundiaí-ETEC sempre ''apanha'' da estação Jundiaí, ambas do Ciiagro.

 

Doidim-doidim pra saber onde fica essa ''gélida'' estação Jundiaí!

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia promete ser extremamente agradável por aqui. Quando saí de casa meu console da Davis marcou mínima de 16,4C e, agora, o tempo está encoberto e no aeroporto temos 20 graus. Não deve chegar sequer a 25 hoje.

 

Tudo normal neste mês de Maio, e continuará assim nos próximos dias...

Link to comment
Share on other sites

Simepar divulgou hoje no site as temperaturas desse inicio de Maio. Segue algumas curiosidades de cidades no Norte do PR

 

Cidade 02/mai 03/mai 04/mai

Apucarana 10,3/23,8 13,5 /26,4 15,3 /27,2

Londrina 6,5 / 24,7 9,6 / 27,3 11,4 / 27,6

Maringá 10,2 /27,1 13,8 / 26,2 15,4 / 27,4

 

É muito curioso a grande amplitude termica nessa estação do Simepar de Londrina. Mais Curioso ainda é Londrina ser mais frio que Apucarana.....Sou encafifado com Londrina.

 

 

Obrigado!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Só para dar sinal de vida: no dia de ontem tive variação de 10,8° a 21,1°. Hoje pela manhã tive mínima de 11,9°. Agora faz 16,2° com 78% e nublado depois de levantar o nevoeiro.

 

O Dable tem razão: a melhor coisa nesses dias é a AUSÊNCIA total de calor. Esta máxima de 21,1° foi a maior desde que a mp chegou aqui dia 26/4. É de comemorar.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.