Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2016


Recommended Posts

E tem mais uma.

 

Quantas cidades no RS tem dados como estes ? Ausentes e Bom Jesus talvez ?

 

-11,5ºC Palmas/PR 18/07/1975

-10,1ºC Palmas/PR ? /07/1933( dia 10 ou 13)

-9,4ºC Palmas/PR 31/07/1955

-8,5ºC Palmas/PR 06/08/1963

 

viewtopic.php?f=165&t=16101

Eu acredito q Palmas entrou na mídia justamente por possuir uma estação muito bem localizada e registrar mínimas q atualmente estão sendo registradas de forma corriqueira nas baixadas de Santa Catarina (Herciliópolis, por exemplo, próxima à Palmas).

Nas décadas passadas não haviam estações nas baixadas da Serra Catarinense. Peguem por exemplo São Joaquim: -8°C foi a absoluta em décadas. Mesmo registrando nevadas incríveis em diversos invernos. Urupema, não existia... Bom Jesus só no topo: -9,8°C. Soledade, topo: -6,8°C...se fosse na atual Farroupilha, talvez -11°C. São Chico, topo: -6,4°C. Caxias do Sul, nem se fala.. Bom Jardim (tenho q rir, pq acho q eu fui o pioneiro por la...mesmo q por poucos meses) (agradeço os comentários q lí sobre a minha aventura!).

Palmas possui o fator continentalidade, assim como Xanxerê q registrou -11,6°C qdo Palmas teve -10,1°C. E Xanxerê tbm estava com estação em local privilegiado. Hj não se fala mais nessa cidade qdo o assunto é frio.

Palmas é um mito, Xanxerê é um mito...as historias levadas pelos visitantes, viajantes, enfim, ganharam fama nos anos 70, como já mencionado. Atualmente o Paraná ganha destaque com General Carneiro e Entre-Rios, devido às mínimas q estão sendo obtidas em áreas bem propícias ao frio noturno. Justiça está sendo feita à estas cidades q se assemelham bastante com a famosa Palmas.

Mas tem o detalhe das máximas: Palmas é imbatível no Paraná! Procurem dados do Iapar e vejam q são raras as máximas superiores à 30°C no ano. Há sequencias de mais de 30 dias sem atingirem 20°C no inverno. Os ventos frios são constantes na cidade. Geadas são comuns e já ocorreram em TODOS os meses do ano. Negativas ocorreram de Março à Dezembro. Isso tem peso!

Claro q outras localidades mais ao sul tem registros ainda melhores, mas sao registros recentes. Em Palmas os dados coletados tiveram início na década de 1930...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sobre Palmas-PR, comecei a acompanhar as coisas do clima na adolescência.

Nesta época, eu já sabia sobre médias mas ainda não entendia a sua importância.

 

Então, aqueles valores de -10,1°C em 1933 ou -9,4°C em 1955 realmente me fascinavam (Isto foi antes dos -11,5°C de 1975).

 

Nunca achei que fosse a cidade mais fria do país (Tinha São Joaquim, Bom Jesus...) mas eram marcas de respeito.

 

Outra coisa: na minha adolescência "não existiam" Urupema, Ausentes, Quaraí, etc, etc.

Eu só conhecia as cidades que tinham convencionais do INMET.

 

Fui tomar conhecimento do recorde de Caçador muuuiitos anos depois.

Por isso, as mínimas de Palmas realmente chamavam minha atenção.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Que espetacular essa previsão na 00z de hoje do Global. Lembra bem mesmo as ondas de frio de julho de 94/2000 e junho de 94, onde a linha de 0 graus em 850 mb encostou a Grande SP.

 

-----------------------

 

Agora temos muitas nuvens por aqui, advinha porquê? Por causa da MM. Faz 15 graus.

Link to comment
Share on other sites

Perfeito Kim, sem contar que não é sempre que o SImepar divulga os dados de Palmas..fica dependente de solicitação

Entre Rios realmente é um lugar maravilhoso, visitei em 2010 quando morei em Guarapuava, cidade essa onde parte da área central está a mais de 1150m..se não me engano a estação está a menos de 1100m, numa região mais baixa e já tivemos o registro de -6,1° em 2011

General Carneiro é uma boa baixada, mas tem menos de 1000m, com certeza há lugares melhores

 

Minha curiosidade é o Distrito de Horizonte em Palmas, nem tanto pelos extremos..mas pelas médias mensais e anuais

O que eu acho estranho é não ter nenhum membro do fórum que more pela região centro-sul do PR hehe

Link to comment
Share on other sites

... Em Palmas os dados coletados tiveram início na década de 1930...

Abraços

A estação de Palmas foi aberta em 01/01/1922.

Obrigado pela correção, Aldo!

Enfim, foram cerca de 50 anos (com algumas interrupções) de dados coletados numa área de baixada. As coisas mudaram em meados de 1970 pra cá.

Por ocasião da nevada de 1965, a cidade ficou isolada por vários dias devido ao acúmulo de neve nas estradas. Foram 2 dias com MÁXIMAS NEGATIVAS nesse evento q teve -10°C de mínima absoluta. Alguns fatores climáticos únicos da região dos Campos de Palmas foram determinantes para tanto acúmulo de neve, principalmente o alto índice pluviométrico médio no miolo do inverno. Se não me falha a memória, o mês mais chuvoso por lá é junho ou julho, ao contrário de outras regiões do Sul do Brasil.

......

 

Hj foi um dia nublado, com sol em vários momentos e registrei 5,8/15,3°C.

As médias estão caindo, conforme o mês avança para o final!

 

....

Alan, o distrito de Horizonte recebe "paraguaias" com quase a mesma frequência q São Joaquim. Deve ser um local muito interessante...

Conheci o diretor do Disme (Inmet) de Curitiba, o senhor Araí, e ele é natural de Palmas. Me deixou ver um belo histórico da cidade numa das minhas visitas ao seu escritório, no final dos anos 1980.

Pena mesmo q não tenhamos colegas dakela região, por aki. Imagine eu, morando por lá... kk

 

Bem, é indiscutível o fato de q a área mais fria do Sul está localizada na região de São Joaquim/Bom Jesus/São Chico. Não há o q discutir. É fato!

 

Abraços

 

Link to comment
Share on other sites

É incrivel ver novamente a previsão de chuva e temperaturas baixas no fim de semana, esperar pra ver se confirma, não vai dar tempo nem de dar uma aquecida... :mail: :hang1:

 

Notícia muito boa. Onde você viu?

Estou só acompanhando os institutos de previsão, todos jogam chuva e máximas baixa p cá no fim de semana, não sei se alguém com maior conhecimento poderia dar uma palavra melhor..

Link to comment
Share on other sites

Por falar em frio, quase ninguém dá muita bola, mas a máxima foi de apenas 7,4°C no Bradador. Segunda máxima abaixo dos 10°C em sequência.

Diego, incrível! Eu não pude ver hj (vejo todos os dias) pq faltou luz no meu bairro e fikei dependendo do 3G. Aí fica difícil abrir as páginas pesadas q só abrem legal no notebook.

Surpreendente este valor! Ficou cerca de 8°C abaixo da máxima de CWB. Baita advecção de ar frio em 850!

Essa estação me serve (já falei) de parâmetro para vários "entendimentos" do q ocorre é do q irá ocorrer nas próximas horas por aki.

Ontem ao entardecer eu já sabia q as nuvens viriam do oceano pra acabar com a minha alegria e eu soube pq olhei o Bradador e vi q os ventos já tinham girado para SE e sopravam fortes! Foi kestão de poucas horas e o céu já se tornava nublado...

Vc fez um belíssimo trabalho. Sem dúvida...

Link to comment
Share on other sites

Dia gelado em Pelotas. Mínima de 5,0ºC com um pouco de geada e bancos de nevoeiros. Ao longo do dia o céu ficou encoberto com vento gelado.

 

Variação em algumas estações:

Campus: 5,4/13,8ºC

Zona Norte: 6,1/13,7ºC

Fragata: 6,6/13,9ºC

Embrapa: 6,8/14,5ºC

 

Agora céu encoberto, 12,6ºC e vento nordeste soprando fraco, mas com algumas rajadas moderadas ocasionais.

Link to comment
Share on other sites

Segundo o próprio inmet a temperatura média compensada em Palmas é de 15,1º isso naquela normal climatológica antiga (61-90). Ou seja nada demais.

 

Na média compensada é bem similia com a cidade de Vacaria que tem 15,2º porém a cidade gaúcha é mais populosa. Outra fato a se levar em conta é a média máxima anual que chega em 23,3º contra 21,5º em Vacaria alias até maior que em Curitiba que era de 23,1º.

A máxima absoluta segundo também o INMET já chegou a 38,8º

 

Ou seja acho que Palmas não entra nem no Top-10 das mais fria do Brasil. Mas é sim uma das mais fria do Paraná, dentro do estado acho que fica entre as 3 primeiras.

Link to comment
Share on other sites

... Em Palmas os dados coletados tiveram início na década de 1930...

Abraços

A estação de Palmas foi aberta em 01/01/1922.

Obrigado pela correção, Aldo!

Enfim, foram cerca de 50 anos (com algumas interrupções) de dados coletados numa área de baixada. As coisas mudaram em meados de 1970 pra cá.

Por ocasião da nevada de 1965, a cidade ficou isolada por vários dias devido ao acúmulo de neve nas estradas. Foram 2 dias com MÁXIMAS NEGATIVAS nesse evento q teve -10°C de mínima absoluta. Alguns fatores climáticos únicos da região dos Campos de Palmas foram determinantes para tanto acúmulo de neve, principalmente o alto índice pluviométrico médio no miolo do inverno. Se não me falha a memória, o mês mais chuvoso por lá é junho ou julho, ao contrário de outras regiões do Sul do Brasil.

......

 

Hj foi um dia nublado, com sol em vários momentos e registrei 5,8/15,3°C.

As médias estão caindo, conforme o mês avança para o final!

 

....

Alan, o distrito de Horizonte recebe "paraguaias" com quase a mesma frequência q São Joaquim. Deve ser um local muito interessante...

Conheci o diretor do Disme (Inmet) de Curitiba, o senhor Araí, e ele é natural de Palmas. Me deixou ver um belo histórico da cidade numa das minhas visitas ao seu escritório, no final dos anos 1980.

Pena mesmo q não tenhamos colegas dakela região, por aki. Imagine eu, morando por lá... kk

 

Bem, é indiscutível o fato de q a área mais fria do Sul está localizada na região de São Joaquim/Bom Jesus/São Chico. Não há o q discutir. É fato!

 

Abraços

 

 

 

Carlos, nasci em Palmas-PR!

 

Estou morando atualmente do lado, em Pato Branco, mas meus pais moram em Palmas e sempre estou por lá.

Posso dizer que eu sei na pele o que é o frio de Palmas, e nunca duvidem de seu potencial de frio!!!!

Link to comment
Share on other sites

 

 

Carlos, nasci em Palmas-PR!

 

Estou morando atualmente do lado, em Pato Branco, mas meus pais moram em Palmas e sempre estou por lá.

Posso dizer que eu sei na pele o que é o frio de Palmas, e nunca duvidem de seu potencial de frio!!!!

 

Imagino o frio de rachar, que faz em Palmas e no distrito do Horizonte.

Palmas é mais continentalizada, e se tiver sob predomínio de massa polar continental, pode registrar mínimas significativas.

Link to comment
Share on other sites

 

Imagino o frio de rachar, que faz em Palmas e no distrito do Horizonte.

Palmas é mais continentalizada, e se tiver sob predomínio de massa polar continental, pode registrar mínimas significativas.

 

Correto Rosa, no distrito do Horizonte o frio é maior.

 

 

Quando alguém estiver viajando pela BR-153 e entrar na PR-280, faça uma parada no Trevo do Horizonte, só para curtir a "brisa" heheheh. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa, 38,8°C em Palmas? Só com termômetro exposto ao sol!

Aceitar um dado absurdo desses para uma localidade à 26°S, 1.100 m de altitude, sem urbanização só comprova tua ignorância qdo o assunto é clima! Vc q acha q PM é 2°C mais fria do q Canguçu deve então aceitar a mínima NEGATIVA de CWB em DEZEMBRO, como consta no histórico do INMET!

 

Lamentável o teu post!

Em momento algum eu falei em TOP 10 qdo me referi à Palmas!

Link to comment
Share on other sites

Ontem tive a menor mínima em 3 meses, 22,1°C, já hoje tive a terceira maior do ano, 26,8°C. A máxima foi de 34,9°C.

Na esperança que esse núcleo a leste daqui consiga sobreviver e traga alguma chuva, se não chover hoje provavelmente só vai voltar a chover em novembro ou outubro. Atualmente estou com 3 mm nos últimos 99 dias.

 

S11147909_201605250015.jpg.7e8926930ffdcd3c91cfad01830131ab.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ótimas mínimas na mantiqueira hoje!! Finalmente o Mirante de Santana baixou dos 10°C hehe :victory:

 

Ontem, a temperatura ficou travada nos 16,1° até às 0hs (chegou a garoar antes) e quando o céu limpou, caiu bastante a temperatura.

 

Mínima hoje ficou em 10,5°C em casa, a menor do ano!

Resende teve 10,8°C, e Valença 10,0°C. Bateu na trave a sub 10°

 

Máxima bateu os 22,0°C com predomínio de tempo fechado durante o dia, e até garoa fraca no fim da tarde.

 

B. do Piraí: 10,5° / 22,0°

Valença: 10,0° / 21,5°

Resende: 10,8° / 23,2°

 

 

Agora faz 15,8° com 88% e céu com poucas nuvens (stratocumulus)

 

Edit: caiu pra 15,1°

 

Que doideira a 00Z do Global :sarcastic:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa, 38,8°C em Palmas? Só com termômetro exposto ao sol!

Aceitar um dado absurdo desses para uma localidade à 26°S, 1.100 m de altitude, sem urbanização só comprova tua ignorância qdo o assunto é clima! Vc q acha q PM é 2°C mais fria do q Canguçu deve então aceitar a mínima NEGATIVA de CWB em DEZEMBRO, como consta no histórico do INMET!

 

Lamentável o teu post!

Em momento algum eu falei em TOP 10 qdo me referi à Palmas!

 

Nao deve ter chegado aos 35 graus sequer.

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa, 38,8°C em Palmas? Só com termômetro exposto ao sol!

Aceitar um dado absurdo desses para uma localidade à 26°S, 1.100 m de altitude, sem urbanização só comprova tua ignorância qdo o assunto é clima! Vc q acha q PM é 2°C mais fria do q Canguçu deve então aceitar a mínima NEGATIVA de CWB em DEZEMBRO, como consta no histórico do INMET!

 

Lamentável o teu post!

Em momento algum eu falei em TOP 10 qdo me referi à Palmas!

 

Eu não falei que está certo ou errado é dado do INMET vai reclamar para eles. Não conheço a cidade.

 

E pelo amor de Deus será que o analfabetismo funcional se faz presente aqui também.? Nunca falei que Pinheiro Machado é 2º mais frio que Canguçu. Falei que por aquela estação de Canguçu (Fora da cidade), Pinheiro Machado pode ficar em alguns momentos ATÉ 2º a menos. Pelo quesitos de latitude, altitude e continentalidade.

 

Quanto aos meus conhecimentos de localização e e altitude da cidade realmente acho um pouco exagerado. Porém Curitiba tem máxima absoluta de mais de 35º e já fica aqui na borda do estado perto do Mar... Uma cidade lá quase no oeste do estado com pouco mais de 100mts de altitude a mais com uma máxima absoluta um pouco maior não acho impossível não...

 

E já que tu sabe tanto. Será que toda a norma climatológica de Palmas (61-90) que dar uma media máxima anual de 23,3º está errado também ?

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa, 38,8°C em Palmas? Só com termômetro exposto ao sol!

Aceitar um dado absurdo desses para uma localidade à 26°S, 1.100 m de altitude, sem urbanização só comprova tua ignorância qdo o assunto é clima! Vc q acha q PM é 2°C mais fria do q Canguçu deve então aceitar a mínima NEGATIVA de CWB em DEZEMBRO, como consta no histórico do INMET!

 

Lamentável o teu post!

Em momento algum eu falei em TOP 10 qdo me referi à Palmas!

 

Nao deve ter chegado aos 35 graus sequer.

 

Em Abril/2016 no Iapar de Palmas:

 

Máxima absoluta: 28,3°C no dia 8

Menor máxima: 8,7°C no dia 27

 

Confiram as máximas de Abril nas "TOP10"

 

 

Link to comment
Share on other sites

Então, muito bom quando se tem um debate sadio.

 

1° - Bruno, 100% de acordo que a média mensal é que diz se uma cidade é fria ou não, eventos extremos são ''a parte''. Só me referi a Palmas, pois antigamente ou até mesmo hoje quando você fala de frio no sul e especialmente no paraná é uma cidade que sempre cai da boca das pessoas, pelo menos aqui onde eu moro. Talvez pra vocês ai do RS não seja tão mencionada, por estar bem distante, é mais fácil falarem por ai das cidades mais frias de SC do que do PR.

 

2° - Carlos Campos parabéns mais uma vez pelos belos detalhes que você nos passa. Eu particularmente acho que poucas cidades no SUL possuem potencial para mínimas negativas de 2 dígitos como Palmas. Acho que em potentes continentais ela bota no bolso várias cidades do RS e de SC tidas como ''frias'' (nos extremos), tanto nas mínimas quanto nas máximas.

 

3° - Esse distrito chamado ''Horizonte'' pelos relatos que vocês passaram aqui deve ter um alto potencial tanto para mínimas quanto para máximas. Quem sabe até não brigue com as gigantes do frio do RS e SC. Se a tal localidade for mais fria que a estação do Diego em Água Doce, nem se discute então. Você acha que ela pode ser mais fria que o local onde está a estação do Diego ? (Carlos Campos)

Link to comment
Share on other sites

Esses dados de máxima absoluta de Palmas-PR nas normais do INMET estão no mínimo estranhos.

 

Na maioria dos meses a máxima absoluta está mais alta que Toledo, lá no oeste do PR, cuja estação ficava a 574 m de altitude.

 

 

Dados do IAPAR para Palmas (1979-2015):

- Média das máximas anual: 22,6°C

- Média das mínimas anual: 12,0°C

- Máxima absoluta: 34,4°C (1985)

- Mínima absoluta: -6,8°C (1981)

Link to comment
Share on other sites

Esses dados de máxima absoluta de Palmas-PR nas normais do INMET estão no mínimo estranhos.

 

Na maioria dos meses a máxima absoluta está mais alta que Toledo, lá no oeste do PR, cuja estação ficava a 574 m de altitude.

 

 

Dados do IAPAR para Palmas (1979-2015):

- Média das máximas anual: 22,6°C

- Média das mínimas anual: 12,0°C

- Máxima absoluta: 34,4°C (1985)

- Mínima absoluta: -6,8°C (1981)

 

Aldo, na questão da máxima absoluta, eu até acho que tá dentro do normal levando em conta que essa estação do Inmet não tá em um ''bom lugar'' para a captação de dados para o frio.

 

Até mesmo São Joaquim possuí estações que nas potentes ondas de calor registram 32/33°

Link to comment
Share on other sites

Para postar num mural de recordações de rodadas históricas:

 

http://i.imgur.com/oGDQuWHl.png

Seria uma calamidade! :sad:

Seria uma delícia!!! :heart: :heart:

Isso seria uma retração do PIB de diversas cidades, desabastecimento, inflação, fora que frio é letal não só pela hipotermia, mas os casos de óbitos por doenças circulatórias em pessoas vulneráveis aumentam muito em ondas de frio, se bem que morte é natural, o jeito é aceitar caso venha (frio ou mortes), afinal não podemos contra a lei da vida e da natureza.

Link to comment
Share on other sites

Esses dados de máxima absoluta de Palmas-PR nas normais do INMET estão no mínimo estranhos.

 

Na maioria dos meses a máxima absoluta está mais alta que Toledo, lá no oeste do PR, cuja estação ficava a 574 m de altitude.

 

 

Dados do IAPAR para Palmas (1979-2015):

- Média das máximas anual: 22,6°C

- Média das mínimas anual: 12,0°C

- Máxima absoluta: 34,4°C (1985)

- Mínima absoluta: -6,8°C (1981)

 

TEM ESSA DO IAPAR (79-15)

Por essa a média compensada da cidade fica em 16,4º.

 

http://www.iapar.br/arquivos/Image/monitoramento/Medias_Historicas/Palmas.htm

Link to comment
Share on other sites

Isso seria uma retração do PIB de diversas cidades, desabastecimento, inflação, fora que frio é letal não só pela hipotermia, mas os casos de óbitos por doenças circulatórias em pessoas vulneráveis aumentam muito em ondas de frio, se bem que morte é natural, o jeito é aceitar caso venha (frio ou mortes), afinal não podemos contra a lei da vida e da natureza.

 

Falando em mortes devido aos extremos climáticos, eu vi que na Índia e Paquistão já passam de 1.600 o numero de mortos devido a brutal onda de calor que assola aquelas regiões.

Link to comment
Share on other sites

Isso seria uma retração do PIB de diversas cidades, desabastecimento, inflação, fora que frio é letal não só pela hipotermia, mas os casos de óbitos por doenças circulatórias em pessoas vulneráveis aumentam muito em ondas de frio, se bem que morte é natural, o jeito é aceitar caso venha (frio ou mortes), afinal não podemos contra a lei da vida e da natureza.

 

Falando em mortes devido aos extremos climáticos, eu vi que na Índia e Paquistão já passam de 1.600 o numero de mortos devido a brutal onda de calor que assola aquelas regiões.

Normal! Lembra dos 30.000 mortos na França em 2003 que a imprensa mundial noticiou com um certo sensacionalismo.

Pois a maioria deles, tipo 95% teriam morrido com um calor normal. Hahaha!

Link to comment
Share on other sites

Normal! Lembra dos 30.000 mortos na França em 2003 que a imprensa mundial noticiou com um certo sensacionalismo.

Pois a maioria deles, tipo 95% teriam morrido com um calor normal. Hahaha!

 

De poucos anos em poucos anos a Russia também aparece com uma lista gigantesca de mortos devido a ondas de calor extremas que atingem o país.

Link to comment
Share on other sites

DeividBecker,

 

a mínima de -10,1ºC em julho de 1933 registrada em Palmas foi no dia 14.

A estação convencional do Inmet de Palmas ficava numa altitude de 1090 metros.

 

Quando o Coutinho faz a previsão para mínimas e máximas em situações de massas polares fortes, etc ele comenta mínimas de -8,x nos Campos de Palmas,ficando na disputa com as menores mínimas de baixadas de Urupema, São Joaquim etc.

Link to comment
Share on other sites

DeividBecker,

 

a mínima de -10,1ºC em julho de 1933 registrada em Palmas foi no dia 14.

A estação convencional do Inmet de Palmas ficava numa altitude de 1090 metros.

 

Quando o Coutinho faz a previsão para mínimas e máximas em situações de massas polares fortes, etc ele comenta mínimas de -8,x nos Campos de Palmas,ficando na disputa com as menores mínimas de baixadas de Urupema, São Joaquim etc.

 

Perfeito!

 

Percebo que não estava tão errado quando mencionei que Palmas é uma das potencias do frio no sul e especialmente no paraná.

Link to comment
Share on other sites

Deividbecker, muito obrigado pela consideração e belas palavras!

Penso q a Localidade de Horizonte possa fazer uma boa disputa com Herciliópolis, caso existam boas baixadas na região. E devem existir!

Mas vou falar algo q provavelmente irá desagradar alguns (talvez não...)... À meu ver toda a região do meio norte catarinense (Caçador, Herciliópolis, Matos Costa...) fazem parte do núcleo de Palmas, ou "Campos de Palmas"! São as micro-regiões q me interessam! Cidades não me interessam. Sei q em toda essa área as condições são muito parecidas. Tudo depende do local de medição.

Link to comment
Share on other sites

Alguém fez pouco caso do potencial de frio anual em Palmas.Deve ser falta de informação mesmo.

Com os relatos de Carlos Campos, Alan, e também o rapaz nascido lá e com pais residindo em Palmas tivemos boas informações do frio forte(com muito vento na região de Horizonte, não foi a toa que foi um dos primeiros municípios a receber torres eólicas no final dos anos 90)

O município de Palmas tem uma extensão territorial imensa, com algumas baixadas de grande potencial de frio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.