Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

Mirante já batendo em 31,6ºC as 13h00!!

 

Provável nova marca Histórica de Calor em Abril à caminho!!

 

Mirante bate os 32,3ºC as 14h00!!

 

Se confirmar na Convencional, teremos a 2ª Maior Temperatura da História do Mirante em Abril sendo registrada novamente!!

I A G registra 34,1º de máxima na leitura das 15hs.

Link to comment
Share on other sites

OUTONO COMEÇA SECO E QUENTE EM GRANDE PARTE DO CENTRO-SUL DO BRASIL

 

Grande parte parte das Regiões Sul e Sudeste está sendo afetada por uma massa de ar seco formada pela atuação de um sistema de alta pressão anômalo na troposfera média e baixa que inibe a formação de nuvens. Por outro lado, a subsidência de ar provocada por este sistema contribui para gerar um aquecimento e secamento adicional do ar. Este sistema de alta pressão anômalo também atua como um bloqueio, impedindo que os sistemas frontais provenientes do sul do continente consigam atingir o território brasileiro. Com isso, as temperaturas máximas ficam mais elevadas e acima dos valores médios esperados para esta época do ano. Em função da ocorrência de extremos de temperaturas mais elevadas, a umidade relativa do ar fica mais baixa podendo atingir valores próximos dos 30% em várias localidades do Sudeste. As figuras abaixo mostram a evolução temporal da altura geopotencial (linhas contínuas pretas) em 500 hPa e suas correspondentes anomalias representadas pelas áreas coloridas. Nota-se um predomínio de anomalias positivas (tons laranja) sobre parte do Sul e Sudeste e oceano adjacente ainda durante a semana que vem. Desta forma, as temperaturas máximas seguirão elevadas e a umidade relativa do ar baixa sobre parte do Sul e grande parte do Sudeste do Brasil.

 

ZKZ6aM1.png?1Pii4AWE.png?1

cQALpq2.png?1

 

CPTEC/INPE

http://www.cptec.inpe.br/noticias/noticia/128325

Link to comment
Share on other sites

OUTONO COMEÇA SECO E QUENTE EM GRANDE PARTE DO CENTRO-SUL DO BRASIL

 

Grande parte parte das Regiões Sul e Sudeste está sendo afetada por uma massa de ar seco formada pela atuação de um sistema de alta pressão anômalo na troposfera média e baixa que inibe a formação de nuvens. Por outro lado, a subsidência de ar provocada por este sistema contribui para gerar um aquecimento e secamento adicional do ar. Este sistema de alta pressão anômalo também atua como um bloqueio, impedindo que os sistemas frontais provenientes do sul do continente consigam atingir o território brasileiro. Com isso, as temperaturas máximas ficam mais elevadas e acima dos valores médios esperados para esta época do ano. Em função da ocorrência de extremos de temperaturas mais elevadas, a umidade relativa do ar fica mais baixa podendo atingir valores próximos dos 30% em várias localidades do Sudeste. As figuras abaixo mostram a evolução temporal da altura geopotencial (linhas contínuas pretas) em 500 hPa e suas correspondentes anomalias representadas pelas áreas coloridas. Nota-se um predomínio de anomalias positivas (tons laranja) sobre parte do Sul e Sudeste e oceano adjacente ainda durante a semana que vem. Desta forma, as temperaturas máximas seguirão elevadas e a umidade relativa do ar baixa sobre parte do Sul e grande parte do Sudeste do Brasil.

 

ZKZ6aM1.png?1Pii4AWE.png?1

cQALpq2.png?1

 

CPTEC/INPE

http://www.cptec.inpe.br/noticias/noticia/128325

 

EIS A QUESTAO.ISSO AI E CULPA DO EL NINO OU NAO? Pelo que sei o bloqueio do El Nino vem do Nordeste/Norte.

Link to comment
Share on other sites

[....]

 

EIS A QUESTAO.ISSO AI E CULPA DO EL NINO OU NAO? Pelo que sei o bloqueio do El Nino vem do Nordeste/Norte.

 

Não faço a menor ideia :russian:

 

 

===============

 

 

Graças ao bloqueio, as madrugadas estão mais frescas, e as tardes ficando quentes e secas.

 

Nesse mês aqui em casa, os extremos:

(termômetro abrigado)

 

01/04: 22,8° / 34,0°

02/04: 20,7° / 31,9°

03/04: 22,9° / 33,0°

04/04: 21,0° / 33,0°

05/04: 20,8° / 32,0°

06/04: 20,2° / 31,8°

07/04: 19,2° / 32,4°

08/04: 18,9° / 32,3°

09/04: 20,0° / 33,6°

Link to comment
Share on other sites

As coisas devem mudar drasticamente no sul e centro oeste a partir do último terço do mês

[attachment=8]ABRIL I.png[/attachment]

 

Mês de maio indica um padrão distinto do atual, com La Niña ganhando força

[attachment=7]MAIO I.png[/attachment][attachment=6]MAIO II.png[/attachment][attachment=5]MAIO III.png[/attachment][attachment=4]MAIO IV.png[/attachment][attachment=3]MAIO V.png[/attachment][attachment=2]MAIO VI.png[/attachment][attachment=1]MAIO VII.png[/attachment][attachment=0]MAIO VIII.png[/attachment]

 

Estou mais confiante pra esse inverno, Ano passado eu tava broxa total.

 

Bruno, estes mapas do último terço de abril, são da 06Z, e estão ótimos, realmente. O problema é que a rodada das 12Z, mudou o cenário, mostrando mais um período de chuvaradas e abafamento.

Link to comment
Share on other sites

Rafael, não trago previsão de rodadas isoladas. Se tu olhar isso aí tu vai enlouquecer. É tira e bota o tempo todo.

 

Os mapas acima trazem a média das últimas 20 rodadas do CFS. É muito melhor para olhar tendência.

 

Sim, entendo. Sobre o mês de maio, o CFS vem insistindo em um mês abaixo da média, o que seria excelente. Mas me referi ao último terço de abril, onde as chances do frio não chegar, é muito maior, pelos mais variados fatores.

Acho que essas rodadas mostrando frio pra abril são outliers. Já as rodadas que mostram frio pra maio, não.

Link to comment
Share on other sites

Rafael, de um modo geral estou entusiasmado com o inverno vindouro. Ano passado estava o oposto. Tudo conspirava contra. Não deu outra. Esse ano as condições gerais estão bem melhores.

 

Ainda não estou entusiasmado, prefiro aguardar. Acredito que será melhor que 2015, mas pra isso não precisa muito. Até a primavera do ano passado foi melhor que metade do inverno.

Link to comment
Share on other sites

Após uma máxima de 33.6 graus na Mooca, agora temos 27 graus. Ainda quente para a hora.

Hoje alguns cúmulos chegaram a se desenvolverem, mas sem que ameace alguma chuva.

Promessa de mais uma noite abafada por aqui. Apenas nas regiões menos urbanizadas que as temperaturas ficarão mais agradáveis, a exemplo do que ocorreu nos últimos dias.

Link to comment
Share on other sites

Mirante já batendo em 31,6ºC as 13h00!!

 

Provável nova marca Histórica de Calor em Abril à caminho!!

 

Mirante bate os 32,3ºC as 14h00!!

 

Se confirmar na Convencional, teremos a 2ª Maior Temperatura da História do Mirante em Abril sendo registrada novamente!!

I A G registra 34,1º de máxima na leitura das 15hs.

 

Embora eu não esteja me sentindo feliz com esse calor todo fora de época, admito que estava torcendo para uma quebra no record dos 33,2 graus de abril de 1999.

 

Bem que assim como 1999, poderíamos ter uma erupção mais pro final do mês. Mas isso nem em sonho :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Embora eu não esteja me sentindo feliz com esse calor todo fora de época, admito que estava torcendo para uma quebra no record dos 33,2 graus de abril de 1999.

 

Bem que assim como 1999, poderíamos ter uma erupção mais pro final do mês. Mas isso nem em sonho :sarcastic:

 

Daniel, Pelo menos na estação IAG, na zona sul, essa temperatura máxima ás 15 hs de 34,1ºC foi record absoluto de maior máxima para o mês de abril desde sua abertura até o momento.

Link to comment
Share on other sites

Daniel, Pelo menos na estação IAG, na zona sul, essa temperatura máxima ás 15 hs de 34,1ºC foi record absoluto de maior máxima para o mês de abril desde sua abertura até o momento.

Vi mesmo que você comentou sobre isso! Pelo menos esse recorde. Vamos ver como que será amanhã o comportamento das máximas.

Link to comment
Share on other sites

Um horror.

 

Na estação Jundiaí-ETEC a temperatura hoje superou os 34º C :heat:

 

27,6º C às 19 horas. Caiu muito a temperatura, mas continua desagradável.

 

Usando a resenha do Ciiagro, com dados desde 1994, a estação Jundiaí só ultrapassou os 34º C uma única vez em abril. Foram 34,4º C em 1998.

 

Tenho certeza de que ultrapassamos essa marca hoje. Mas é bom ressaltar que a estação Jundiaí é mais ''fresca'' do que a Jundiaí-ETEC. Que é mais recente e ''quase topo''.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z cogita a possibilidade, assim como o Europeu, do bloqueio retornar com força para daqui apenas 6 dias(vai seguir agindo neste meio termo, mas com chuvas mais distribuídas pelo Sul)...

 

Se isto se confirmar, vai ser um desastre para o Uruguay e adjacências que já sofreram demasiadamente com chuvas torrenciais. Segue a tendência:

 

wDPFg0f.png

Link to comment
Share on other sites

Pelas previsões do GFS de chuvas para os próximos 15, a região Sudeste não vai receber chuvas tão cedo, abril está caminhando para ficar com temperaturas acima do normal ou mesmo abril ser o mais quente até hoje no Sudeste.

 

Pelo mapa do CFS divulgado por Bruno, o mês de maio ficaria também com temperaturas acima da média em todo Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Eu ja joguei a toalha para esse mês de abril, pelas previsões não deveremos ter nada de interessante no sudeste pelas próximas 2 semanas, se vier algo só no fim do mês, isso se vier, ja vamos para 15 dias sem chuva aqui e percebe-se que o solo e vegetação estão ficando secos, a sorte é que esse bloqueio veio agora, se fosse em janeiro ou fevereiro estaríamos perdidos. Resta a esperança de ter um bom JJA, coisa que não acontece faz tempo no sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos! Em Buenos Aires seguimos tendo dias nublados e de temperatura agradável. Já passaram nove dias do mês e a temperatura ainda não chegou a 25ºC. A média simples do mês está em 20,1ºC, um desvio de +0,3ºC que só está ocorrendo porque a nebulosidade e as chuvas impedem mínimas melhores.

 

Hoje tivemos um dia muito nublado na capital argentina, com chuvas entre 17h e 22h. Ventou bem durante o dia, mas agora à noite a velocidade aumentou ainda mais (temos 27 km/h no Aeroparque, por exemplo). A temperatura mínima foi de 15,5ºC e a máxima de 20,9ºC. Agora 17,4ºC.

 

Para amanhã teremos um dia frio, segundo o SMN, já que ocorreria a primeira máxima sub-20ºC do ano e com bastante ventoo. A mínima deve ser de 14ºC e a máxima de 18ºC. O sol nasce às 7h13 e a se põe às 18h35.

Link to comment
Share on other sites

Nem POA vai escapar do calorão: o que a MetSul, pelo Metroclima, prevê uma CATÁSTROFE no final desta próxima semana.

 

Hoje tive variação de 19,3° a 25,4°. Foi a PRIMEIRA mínima abaixo dos 20°, mas, mais uma vez, a nebulosidade impediu aquecimento. Máxima boa, na média para abril. Agora faz 23,0° com +-87% e temos que umas que outras gotas de chuva. Vento E a 6,4 km/h e pressão em 1014,4 mb.

Link to comment
Share on other sites

Revendo meus dados, até o momento este abril está muito parecido com o de 2004. Naquele ano só baixei dos 20° dia 10 quando tive mínima de 19,7°, e do dia 1º ao dia 7 as máximas ficaram sempre entre 28° e 32°. A primeira mp significativa deu as caras só dia 19, e dia 20 tive mínima de 13,1°. Esfriou de novo dia 24 e dia 26 tive mínima de 10,6° mesmo com o abrigo retendo um pouco de calor à noite.

 

O inverno de 2004 foi razoável, com um julho abaixo da média e mp´s intensas. Em junho houve uma boa nevada em São Joaquim dia 12 (se não me engano sem acumulação).

Link to comment
Share on other sites

As atualizações das rodagens vão confirmando, este abril entrará para a história. Principalmente se a projeção do CFS se confirmar, não apontando um único sopro de refresco até o final do mês em sua última rodada.

 

O que já está quente, tende a piorar e recordes e recordes serão batidos. Máximas, médias, maiores mínimas e por aí vai. SC, PR, SP e MS serão os mais afetados. Curitiba certamente deverá registrar seu abril mais quente EVER. Possivelmente Sampa e quiçá Floripa e toda a serra catarinense.

 

6J7pgOv.png

 

O CMC também vai batendo o pé.

 

3os2VKl.png

 

Obs: impressionam as anomalias de temperatura no próximo final de semana, especialmente entre o sul do RS e o Uruguai. Coisa de louco!

 

El Nino, ainda em patamar FORTE batendo firme com tudo, mostrando serviço completo para não nos esquecermos dele nunca mais com mais recordes históricos pela frente!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia caríssimos!

 

Estamos enfrentando um período bem quente aqui no Rio, como em todo o sudeste, com risco iminente de que eu bata o recorde de máxima para o mês de abril, em medições que realizo desde 2009, que é de 37,4° do dia 16/04/2010. Com o ar seco, o efeito baixada se atenuou, ontem a variação aqui em casa foi de 19,9° a 34,6°, uma das menores mínimas e das maiores máximas da cidade. Hoje, fiquei sob influência sob vento de norte durante toda a madrugada e a temperatura não baixou de 26,0°, igualando com o recorde de maior minima para abril que registrei em 07/04/2013. No dia de hoje, a máxima prevista é de 36°, faz 29° com sol e névoa, umidade na casa dos 70%.

 

wiwwzs.jpg

Link to comment
Share on other sites

As atualizações das rodagens vão confirmando, este abril entrará para a história. Principalmente se a projeção do CFS se confirmar, não apontando um único sopro de refresco até o final do mês em sua última rodada.

 

O que já está quente, tende a piorar e recordes e recordes serão batidos. Máximas, médias, maiores mínimas e por aí vai. SC, PR, SP e MS serão os mais afetados. Curitiba certamente deverá registrar seu abril mais quente EVER. Possivelmente Sampa e quiçá Floripa e toda a serra catarinense.

 

6J7pgOv.png

 

O CMC também vai batendo o pé.

 

3os2VKl.png

 

Obs: impressionam as anomalias de temperatura no próximo final de semana, especialmente entre o sul do RS e o Uruguai. Coisa de louco!

 

El Nino, ainda em patamar FORTE batendo firme com tudo, mostrando serviço completo para não nos esquecermos dele nunca mais com mais recordes históricos pela frente!

 

Dias atrás, postei que abril seria mais quente que março, que foi um mês muito bom, um exemplo foi a Páscoa que teve frio e chuva.

Diante desta falta total de luz no fim do túnel, dá pra reforçar ainda mais essa minha ideia.

Link to comment
Share on other sites

O recorde de Abril para BH e justamente de 1998 com 32.7c no dia 17 de abril...e ainda tivemos outro registro de 32c no dia 25...

 

Porem....em 1989 ano de La Nina tivemos um abril com 3 dias seguidos de 32c...

 

 

Em 1998 tb o BLOQUEIO so foi quebrado no dia 27 de abril com incursão de ar polar no inicio de maio, apesar de no inicio do mes não ter tido bloqueio.

Link to comment
Share on other sites

As coisas devem mudar drasticamente no sul e centro oeste a partir do último terço do mês

 

Mês de maio indica um padrão distinto do atual, com La Niña ganhando força

 

Estou mais confiante pra esse inverno, Ano passado eu tava broxa total.

 

Tendência de fato é Maio ser bem diferente de Abril...

 

Vamos aguardando...

Link to comment
Share on other sites

 

I A G registra 34,1º de máxima na leitura das 15hs.

 

Pode ter sido a MAIOR TEMPERATURA DE ABRIL DESDE 1933 quando abriu a estação!!

 

Porque entre 1933-2011 a maior temperatura era 33,3ºC em 03 de Abril de 1996, segundo o site do IAG.

 

O Aldo Santos pode confirmar essa informação.

 

 

=======================================================

 

MIRANTE DE SANTANA:

O INMET confirmou que a máxima nesse sábado foi de 32,9ºC na Convencional!

 

Com isso tivemos o 2º maior registro de temperatura para o mês de Abril na história do Mirante.

 

O Recorde Absoluto de Abril (ainda) é de 33,4ºC em 02/04/1999.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.