Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

William, é tão difícil assim chegar na pousada ? Espero que meu Palio 1.0 dê conta do recado (não sou rico igual o Troyano para ir de Hilux :lol: :lol:)

 

 

Pra voce ter uma idéia a subida pro Pni ate o km 6 é um asfalto europeu perto do que voce vai enfrentar pra pegar mais 5km até a pousada kkkkkk voce deve gastar uns 40 min pra pra percorrer do brejo da lapa ate la

 

 

Como mudou o tempo aqui , sem sol hoje e escurecendo bem 21C

 

Vixe Maria....lá se vai mais um peito de aço do meu carro...da última vez que fui no PNI tive que trocar o peito de aço, e pelo visto não vai ser diferente agora. Ao menos a paisagem é exuberante, belíssima, vai valer a pena :good2:

 

_________________________________

 

Céu azul, nenhuma nuvem, faz 30,8ºC :heat: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Aqui Sampa, tivemos um bom período sem chuva no qual houve até algumas pequenas e rápidas aberturas de sol.

A automática do Mirante bateu nos 24,8°C.

 

Agora já chove de novo.

Por enquanto, chuva fraca na maior parte da cidade.

 

-------------

 

Quanto ao friozinho que pode vir, em março raramente chega com força total no sudeste.

Aqui na capital paulista, o máximo que pode acontecer é termos máximas sub-20 (18 / 19°C) com dias de céu encoberto ou chovendo.

 

O que vai importar mesmo são as chuvas, como bem disse o Renan.

Link to comment
Share on other sites

Um interessante friozote para um mês de março a caminho e o BAZ calado?

 

Sim, e infelizmente parece que depois deste friozote voltara o verao, sem qualquer frio a vista, por isso temos que aproveitar este fim de semana onde deveremos ter nossa menor minima este ano,quantos graus voce espera ai pra Cianorte?

 

Pela última rodada do GFS, chuto uns 12C / 13C fora da área urbana para sábado de manhã. E se tiver esse vento constante, melhor ainda na sensação. O mesmo modelo indica até 8C para a região dos Campos Gerais. Verão a mil!

Link to comment
Share on other sites

Um interessante friozote para um mês de março a caminho e o BAZ calado?

 

Cachorro picado por cobra, tem medo de linguiça!!

Semana que vem o calorão vem com tudo, de novo!!

 

Sim, estamos no verão! Nada de anormal em fazer calor logo depois, se até no nosso inverno ele aparece de vez em quando. Estou achando interessante é pela época do ano e pela amplitude.

 

Tá ventando bastante aqui e apesar dos 21C a sensação é de menos. Céu estrelado.

Link to comment
Share on other sites

Chove bastante na capital paulista também.

Aqui na zona norte, vamos tendo chuva moderada e já houve momento de chuva forte, com algumas trovoadas.

 

Em Sampa, os acumulados, desde as 7h da manhã de hoje, variam de 18 até 85 mm (SAISP e CGE).

Os maiores volumes estão na zona oeste, próximo à divisa com Taboão da Serra.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!! Ontem uma massa de ar frio chegou no fim de tarde a Buenos Aires, baixando bastante a temperatura. Hoje tivemos um dia nublado, com umidade, vento e friozinho, com mínima de 14,7ºC e máxima de 21,6ºC, a menor do ano. Agora faz apenas 17,9ºC. Impressionante que este mês de março está com média CINCO GRAUS E MEIO abaixo de fevereiro e com desvio de -1,5ºC pra média 81-10, o que de fato me faz acreditar que o frio começou mais cedo este ano por aqui, embora vá voltar a fazer calor algumas vezes até o fim do mês.

 

Amanhã o sol volta, mas o outono permanece: mínima de 13ºC e máxima de 24ºC. O sol nasce às 6h50 e se põe às 19h16.

Link to comment
Share on other sites

Chove bastante na capital paulista também.

Aqui na zona norte, vamos tendo chuva moderada e já houve momento de chuva forte, com algumas trovoadas.

 

Em Sampa, os acumulados, desde as 7h da manhã de hoje, variam de 18 até 85 mm (SAISP e CGE).

Os maiores volumes estão na zona oeste, próximo à divisa com Taboão da Serra.

 

 

FORMOU-SE AGORA TARDE UMA ***ZCAS*** SOBRE O ESTADO DE SÃO PAULO, DE ACORDO COM O CPTEC

 

A formação da área de baixa pressão sobre a costa de Santa Catarina, está criando um alinhamento quase que "perfeito" de umidade sobre São Paulo.

 

- Corredor de Umidade seguirá persistindo ainda nesta sexta-feira sobre São Paulo, e deverá se deslocar para Rio de Janeiro e Minas Gerais durante o final de semana

 

*** São Paulo tende a seguir em situação crítica (enchentes/deslizamentos) por conta das chuvas nas próximas 24 horas!***

 

ShfRo7R.gif

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia muito quente e seco aqui, principalmente para essa época do ano. Hoje a temperatura variou entre 25,3°C e 35,3°C em casa.

Assim está o início do mês:

 

Ksrklge.png

 

Já faz 25 dias que não chove.

O GFS prevê pancadas de chuva nos próximos 3 dias.

 

TbnnDus.png

 

Aqui em Angical (PI), depois de 30 dias sem chuvas significativas, voltou a chover. Hoje, o dia foi bastante nublado e acompanhado de chuva fraca, com uma pancada localmente forte entre 10 hs e 11hs da manhã, o que gerou alguns pontos de alagamento e pequenos estragos na zona rural. A Defesa Civil do PI enviou alertas de temporais aqui na região no início do dia. Agora pouco ocorreu outra pancada forte, mais de curta duração. Continua chovendo fraco. A estação do Inmet mais próxima daqui registrou até a última atualização 22,8 mm. A temperatura hoje não ultrapassou os 28ºC.

Link to comment
Share on other sites

Na estação hidrológica de Franco da Rocha-SP do Cemaden, mostra as fotos de 30 em 30 minutos da subida do ribeirão que corta a cidade.De manhã cedo estava na cota de 0,48 cm, subiu para 4,46 m ás 23 horas e pelas fotos vai subir mais.

 

Pesquisei novamente as estações do Cemaden, as chuvas intensificaram em outras cidades, várias estações acima de 100 mm(uma extensa faixa indo de Guarulhos até os arredores a leste de Campinas).

 

Choveu muito na cidade do Mafili, 112 mm na estação de Salto/Cemaden.

 

Noite/madrugada de muitas estragos nas cidades paulistas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Segundo o Cemaden Caieiras acumulou chuva de um mês só essa noite. Boa parte da Grande São Paulo teve acumulados de chuva significativos só essa noite, muitos deles acima de 100mm, o que é muito(alguns locais tiveram quebra de recorde de chuva em 24 horas para março desde que o Cemaden foi criado, em Caieiras foi o maior em toda a série do Cemaden). A maior chuva para março em 24 horas segundo o INMET foi 106 mm. Hoje foi 85mm.

 

Vale lembrar que Barueri tem estação automática do INMET, lá deve ter registrado muita chuva também.

Segundo a Climatempo, a chuva vai embora a tarde em direção a MG e RJ. A Climatempo ainda não noticiou a ZCAS. Se isso se confirmar será a segunda ZCAS este ano no país e a cidade de São Paulo não tinha ZCAS desde 2011.

Link to comment
Share on other sites

Maiores acumulados de chuva no estado de São Paulo em 24 horas(Cemaden):

175,6mm - Soberana(Guarulhos)

164,8mm - Gertrudes(Jundiaí)

155mm - Centro de São Roque

150,4mm - Vitápolis(Itapevi)

149,6mm - Centro de Mairinque

147,6mm - Centro de Jandira

146mm - Parque Paulista(Franco da Rocha) -cidade está alagada

145,6mm - Jardim Primavera(Francisco Morato)

144,6mm - Recanto dos Eucaliptos(Mairinque)

143,1mm - Monte Catine(Cotia)

142,8mm - Centro de Itapevi

141,8 - Estrada da Roseira(Mairiporã)

140,4 - Nossa Senhora Aparecida(Carapicuíba)

Link to comment
Share on other sites

Estou acompanhando nos noticiários. Muito triste o que aconteceu na grande SP !

 

Um acumulado extremo de chuva em tão pouco tempo dá nisso...situação caótica por lá. E hoje as tempestades avançam pra cá também.

 

Por falar em tempestades, o INMET lançou um alerta laranja para risco de granizo nas serras gaúcha e catarinense para hoje.

Link to comment
Share on other sites

Resultado de mais de 150 mm de chuva nas últmas 18 horas em Itapevi:

 

12803111_1052054624850657_125430364908926777_n.jpg?oh=c0262a10d04f1bb1af4321a27c91dcd6&oe=5793078B

 

 

Moro num condomínio chamado Residencial das Flores, próximo à antiga fábrica de cimento Santa Rita. Sem chance de ir para o centro de Itapevi agora. Todo o pessoal que mora à partir do Jd. Santa Rita até o Mont Serrat (divisa com São Roque) está ilhado.

 

A Record está mostrando nesse momento o trabalho de resgate dos bombeiros aqui na cidade.

Link to comment
Share on other sites

 

Por falar em tempestades, o INMET lançou um alerta laranja para risco de granizo nas serras gaúcha e catarinense para hoje.

 

Faz sentido, Renan. O modelo GFS aponta condições favoráveis para a ocorrência principalmente nos pontos de serra e pontos mais altos da Serra do Sudeste no RS devido à circulação do ciclone e de uma baixa fechada em médios níveis, além da atmosfera mais resfriada. Nas serras gaúcha e catarinense a chance é maior durante o período da tarde. Vamos acompanhando.

 

---/---

 

Acerca da formação da ZCAS, ontem foi um dia típico por aqui. O dia foi de tempo bem instável, com algumas aberturas de sol mas predomínio de céu nublado. Foram pelo menos 6 pancadas de chuva fortes entre a manhã e a noite, acumulando cerca de 50mm.

 

Hoje a ZCAS se desloca mais para o nordeste, rumo a MG, devido ao ingresso de ar mais frio e seco, como podemos ver abaixo:

 

KVom40K.png

 

Devido a essa entrada de ar frio, com um pé continental e outro marítimo, a RMSP deve ter predominância de ventos marítimos especialmente no fim da tarde e noite de amanhã até a próxima terça-feira (15).

 

No interior de SP o tempo seca, menos no extremo nordeste (região de Franca) onde pode chover durante a tarde, até segunda-feira (14), quando as chuvas de verão voltam aos poucos. Na capital elas voltam assim que cessarem os ventos marítimos.

Link to comment
Share on other sites

Aliás, este ar frio provocou algumas mínimas interessantes no MS, com 16,1°C em Sidrolândia, 16,3°C em Amambaí e Rio Brilhante, 16,5°C em Ponta Porã e 16,7°C em Dourados. No extremo norte do PR, divisa com SP, 16,9°C em Diamante do Norte. Amanhã as mínimas devem cair mais no centro-sul do MS, todo o PR, sudoeste, sul e centro de SP e quase todas as regiões de SC e RS.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante que foi MUITA chuva em praticamente toda a Grande SP! Pelo mapa acima, onde choveu "pouco" ainda assim teve muita chuva (30 ou 40 mm), e outras estações parecem que não estão funcionando.

 

Aqui mal choveu nas últimas 24 h e está agradável. Depois a máxima de 23,2° ontem (a menor do ano até agora), hoje amanheci com 19,3°. Agora faz 25,3° com 68% e temos muitas nuvens. Pressão em 1009,4 mb.

Link to comment
Share on other sites

Vini, acho que o INMET vai acertar essa, pois já temos vários núcleos de instabilidade potentes sobre essa região em que se alertou do risco de granizo.

 

Por aqui, um baita pancadão de chuva. 28,8mm em apenas 1 hora e ventos de até 72km/h :hi:

 

Foi apenas a primeira tempestade de outras que ainda ocorrerão neste evento de instabilidade atmosférica.

Link to comment
Share on other sites

Aqui pelas 9h30/10h parecia que ia começar a limpar. Mas agora tá trovejando e voltando a chover aqui na Paulista.

Hoje está tendo de quase tudo aqui em Sampa...

Céu encoberto, chuva, sol, chuva, sol, chuva, céu encoberto, chuva, sol...

 

Se não estou enganado, isto é mais comum quando temos áreas de baixa pressão.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.