Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2016


Recommended Posts

William, a estação do Cantinho do Verde tem weatherlink?

ficou fora do ar de 15 horas ontem até 10 h 50 de hoje.Perdemos os dados de chuvas que devem ter caído nesse período fora do ar.

 

As estações do PNI também sem dados desde ontem.

Tem como comunicar com os guardas no Marcão?

 

Muitos transtornos a partir de hoje no estado de São Paulo e Minas Gerais pelas projeções de chuvas do GFS para 15 dias.

 

Aqui na divisa com Zona da Mata mineira e sul do Espírito Santo indica bons acumulados de chuvas nos próximos dias, mas vou acreditar somente quando as chuvas caírem.

 

 

Falei com la hoje , caiu uma arvore na rede eletrica e a rede é a mesma do Pni , no Cantinho voltou pela manha , la em cima ainda nao voltou ainda deve ta com problema na rede eletrica ainda , no cantinho quase 60mm de ontem pra hoje , e como comentado la chove mais que nas estacoes do pni pelo menos por esses dias , no sábado caiu 25mm la e no parque 0,5mm

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

William, no Cantinho do Verde chove mais devido ao morros com até 2200 metros ao redor, isso provoca muitas nuvens e intensifica chuvas orográficas.

 

Tem Weatherlink no Cantinho do Verde? :rtfm:

 

Modelo ETA 15 km do Inpe divergindo do modelo BAM de 20 km nas previsões de chuvas nos próximos dias em Minas, Rio e Espírito Santo, no ETA as chuvas vão para o norte de Minas e sul da Bahia rapidamente, secando centro~sul de Minas e Rio, no modelo BAM as chuvas ficam entre Rio, Minas e Espírito Santo nos próximos dias.

Na torcida para o modelo BAM de 20 km do Inpe acertar nas previsões de chuvas.

Link to comment
Share on other sites

William, no Cantinho do Verde chove mais devido :rtfm: ao morros com até 2200 metros ao redor, isso provoca muitas nuvens e intensifica chuvas orográficas.

 

Tem Weatherlink no Cantinho do Verde?

 

Modelo ETA 15 km do Inpe divergindo do modelo BAM de 20 km nas previsões de chuvas nos próximos dias em Minas, Rio e Espírito Santo, no ETA as chuvas vão para o norte de Minas e sul da Bahia rapidamente, secando centro~sul de Minas e Rio, no modelo BAM as chuvas ficam entre Rio, Minas e Espírito Santo nos próximos dias.

Na torcida para o modelo BAM de 20 km do Inpe acertar nas previsões de chuvas.

 

 

Eu consigo acessar o weatherlink dela apenas com a conexao da pousada , via rede interna , via externa apenas no wunder , eu mando um watts la e eles mandam os dados pra mim , essa estação não possui console , apenas a estação que manda os dados pro dispositivo que ja fica conectado a internet !

Link to comment
Share on other sites

Em Sampa, vamos de chuva leve desde, pelo menos, as 8h da noite de ontem.

Aqui na zona norte, tivemos um intervalo sem chuva entre 11 e 13h aproximadamente.

 

Temperaturas agradáveis: nem frio, nem calor.

 

Desde 0h UTC (21h de ontem) até 16h (Verão) de hoje, as temperaturas na automática do Mirante variaram entre 20,8 e 23,2°C.

No IAG, entre 20,4 e 23,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Hoje por aqui o dia está sendo muito parecido com os últimos dias de 2015, tempo chuvoso e máximas amenas.

Por aqui a chuva começou mesmo a cair mais para o final da noite e assim como na zona norte (comentando pelo Aldo), houve uma estiada entre o final da manhã e início da tarde. Depois a chuva voltou a agora estiou novamente e inclusive o sol quer aparecer bem fraco.

Por enquanto, janeiro/2016 cumprindo com a sua promete de ser completamente diferente do que foi 2014 e 2015.

Link to comment
Share on other sites

 

]

DU-VI-DO!

Eu moro aqui na região metropolitana e lembro deste dia as emissoras noticiarem que fez -1°C no aeroporto e não -3°C.

Creio que nunca fez temperatura inferior a esta no aeroporto, assim como -7°C em Cáceres MT em 1975 entre outras por aí.

Na Base aérea de Canoas cidade vizinha sim deve ter registrado -3°C, assim como São Leopoldo e minha cidade já registraram -4°C em áreas verdes e rurais.

 

Não duvido não. O parque da Imperatriz em São leopoldo registrou -4,0 em 2011.

Link to comment
Share on other sites

CHUVA HISTÓRICA POR AQUI, SÓ HOJE FORAM 198 mm, A MAIOR CHUVA QUE REGISTRO. :shok: :crazy:

 

 

MEUUUUUU , Isso nao é chuva é amostra gratis do diluvio , teve estragos ?

Muitos estragos por toda a cidade, o que tenho notícia é de 1 morte já confirmada um onibus foi tentar passar por uma área alagada e foi levado, e também que nos proximos 3 dias não haverá água em vários pontos da cidade devido ao alagamento na rede de tratamento de água da cidade.. O que piorou foi que ontem choveu 70 mm e no sábado também 70 mm, surreal isso..

Link to comment
Share on other sites

DU-VI-DO!

Eu moro aqui na região metropolitana e lembro deste dia as emissoras noticiarem que fez -1°C no aeroporto e não -3°C.

Creio que nunca fez temperatura inferior a esta no aeroporto, assim como -7°C em Cáceres MT em 1975 entre outras por aí.

Na Base aérea de Canoas cidade vizinha sim deve ter registrado -3°C, assim como São Leopoldo e minha cidade já registraram -4°C em áreas verdes e rurais.

 

Não duvido não. O parque da Imperatriz em São leopoldo registrou -4,0 em 2011.

Eu lembro que naquele ano foi noticiado -1°C e foi aquele alarde, o que dirá -3°C no aeroporto de Porto Alegre. Já na Base Aérea de Canoas acredito.

O aeroporto Salgado Filho não deve ter sequer uma mínima inferior a -1°C em sua história.

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Meus Deus Jean, isso é muita chuva. Fiquei pasmo. Quase 200 em um só dia!

 

------------------------------------------------------

 

Olha a baixa pressão! Ela está encostando nos 1000 hpa.

Palmas para os modelos GFS e Europeu que acabaram pegando essa baixa com mais de uma semana de antecedência!

 

MPkDuO1.png?1

Link to comment
Share on other sites

umas das poucas coisas que refresca nessa época do ano é chuvas e temporais, porém para os próximos dias teremos quase nada de chuva. Reflexo do Atlântico menos aquecido em dezembro, apesar do el niño forte, a chuva reduziu-se bastante por aqui.

 

faz 33,1 nesse momento, máxima de 34,4

Além do marasmo agora teremos marasmo com calor. É um cenário de merd*. Vamos ver se o padrão não muda um pouco na outra semana, porque esta será bem ruim sempre com máximas de 30° a 35°.

 

Hoje tive variação de 22,5° a 32,9° sem baixar dos 54%. Agora faz 24,7° com elevados 80% e nuvens variadas. Terei mais uma mínima nos 22,X°.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante mesmo esses 255 mm em Rolândia. Percebo que o PR está sendo o estado mais afetado pelo fenômeno El Niño desde julho do ano passado.

Como consequência, as áreas que vem tendo os maiores acumulados mensais no estado de SP estão sendo justamente aquelas que fazem fronteira com o PR.

 

Por aqui céu nublado nesse momento. Apesar de estar bem fresco, a temperatura está em 23 graus na Mooca. Temos chuvas fracas entre o norte da cidade de São Paulo e a região de Atibaia, Nazaré Paulista.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires dezembro terminou com mínima média de 19,9ºC e média das máximas de 29,8ºC. A média simples foi de 24,8ºC e, juntamente com fevereiro, dezembro foi o mês mais quente de 2015. Agora em janeiro temos ainda mais calor, embora as temperaturas estejam próximas à média. Até ontem a média das mínimas era de 20,9ºC e das máximas de 29,7ºC, resultando em 25,3ºC de média simples. Não tivemos nenhum calor muito intenso ainda nesta temporada de primavera-verão, com a maior máxima de 34,4ºC no dia 28 de dezembro.

 

Hoje o dia foi de sol e calor por aqui, com mínima de 20,0ºC à 1h47 e máxima de 30,6ºC às 17h28. Agora temos tempo aberto e 26,3ºC, com sensação térmica de 28,1ºC. Para amanhã a previsão é de sol, calor, elevada sensação térmica, mas pancadas de chuva a partir do fim da tarde e vento virando pra sul. Segundo o SMN, a mínima fica em 23ºC e a máxima chega a 34ºC. O sol nasce às 5h53 e se põe às 20h10.

Link to comment
Share on other sites

DIA HISTÓRICO E TRÁGICO EM ROLÂNDIA- PR : 338 mm EM 24 HORAS !!! :shok: :crazy: :wacko:

11 de Janeiro de 2016 vai ficar na história dessa cidade, não teve rio que aguentou tanta chuva não dá pra imaginar tanta chuva caindo em 1 único dia na cidade que está um caos eu aqui estou ilhado sem ter como ir pra faculdade amanhã devido a chuva, daqui o que se houve é a água carregando tudo pela frente e amanhã com a claridade veremos os danos maiores.

Link to comment
Share on other sites

Jean Carlo, esses 338 mm você somou desde a meia-noite da segunda até 2 horas atrás.

Córregos e ribeirões devem ter inundado casas na cidade e área rural, carregado pequenas pontes etc.

 

Somando 70 mm de sábado + 70 mm no domingo e mais 338 mm de segunda, um acumulado extraordinário de 478 mm em três dias.

Link to comment
Share on other sites

Lamento pelos danos e pela fatalidade registrada. Força para todos vocês aí Jean.

Esse acumulado de 338 mm em 24 horas, pode ser um dos maiores já registrados no Brasil.

 

Ônibus é levado em enchente em Rolândia

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=smFYbp7V9u0&feature=youtu.be&a[/bbvideo]

Link to comment
Share on other sites

Jean , meus sentimentos ao pessoal dai !

 

Aqui choveu a madrugada toda agora diminuiu , temos 20mm desde a meia noite , como disse o Gabriel , na pousada chegamos a 50mm de chuva ó hoje como chove por la , o Nani disse bem o que acontece , mudando um pouco o assunto o pessoal da pousada relatou neve em 93 pela ultima vez la , não deve ser raro !

 

Em casa chegamos perto dos 50mm em 24h

Link to comment
Share on other sites

Nossa 338 mm é muita água. Se cai isto no Vale do Itajaí hoje em dia já era a cidade.

 

Falando em Vale do Itajaí, mais uma vez escapamos da primeira sub-20 do ano. Hoje fez 23,1°C no Rio Branco e fez 20,7°C no Santa Luzia. A mínima do ano é 21,2°C no Rio Branco e 20°C cravados no Santa Luzia. O que mostra que as mínimas estão bem altas por aqui, já que a média é 20 em Janeiro. Mas até Sábado ou Domingo ela deve vir.

 

Agora faz 28,5°C no Rio Branco e 26°C no Santa Luzia, com sol e nuvens aumentando.

Link to comment
Share on other sites

Nossa 338 mm é muita água. Se cai isto no Vale do Itajaí hoje em dia já era a cidade.

 

Falando em Vale do Itajaí, mais uma vez escapamos da primeira sub-20 do ano. Hoje fez 23,1°C no Rio Branco e fez 20,7°C no Santa Luzia. A mínima do ano é 21,2°C no Rio Branco e 20°C cravados no Santa Luzia. O que mostra que as mínimas estão bem altas por aqui, já que a média é 20 em Janeiro. Mas até Sábado ou Domingo ela deve vir.

 

Agora faz 28,5°C no Rio Branco e 26°C no Santa Luzia, com sol e nuvens aumentando.

 

EM 25/12/95 540 EM 15 HORAS NO CENTRO DA ILHA/SC.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva também aqui em Matão. Desde a madrugada já são 65mm, totalizando 240mm no mês. Chove moderadamente neste momento, e não deve parar tão cedo. Faz 20,9°C.

 

Jean, esse montante provoca muitos transtornos. Senti na pele em 2014 com 235mm no dia 4 de novembro, isso com 100mm a menos.

Link to comment
Share on other sites

DIA HISTÓRICO E TRÁGICO EM ROLÂNDIA- PR : 338 mm EM 24 HORAS !!! :shok: :crazy: :wacko:

11 de Janeiro de 2016 vai ficar na história dessa cidade, não teve rio que aguentou tanta chuva não dá pra imaginar tanta chuva caindo em 1 único dia na cidade que está um caos eu aqui estou ilhado sem ter como ir pra faculdade amanhã devido a chuva, daqui o que se houve é a água carregando tudo pela frente e amanhã com a claridade veremos os danos maiores.

INACREDITÁVEL!!! :shok: :shok: :shok: :shok: :shok:

 

Acebei de ver no "Jornal Hoje" sobre a enxurrada no PR. Tem uma pessoa desaparecida. Tem áreas rurais debaixo d´água, para ver como choveu, já que todo o solo é permeável e ainda assim inundou.

Link to comment
Share on other sites

Aqui muito sol e calor. Temperatura já passa dos 32ºC e a sensação térmica beirando os 40ºC. Pela previsão, os próximos 10 dias seguirão este padrão, calor e nada de chuva.

Um saco. No início da madrugada o tempo fechou por aqui. Estava 24° e começou a CHUVISCAR! :sad: A mínima não baixou dos 23,1°.

 

A pouco eu tinha 32,5° com 58% e sol e nuvens. Podemos ter alguma chuva amanhã, mas refresca e o calor volta. Chuva SÓ semana que vem! :sad:

Link to comment
Share on other sites

O cenário por aqui hoje é desolador, muitas ruas e avenidas intransitáveis, várias casas rachadas, moradores de áreas rurais ilhados ( meu caso), já falta água em vários pontos da cidade, inacreditável mesmo.

Confirmando então:

Sábado: 70 mm

Domingo: 70 mm

Ontem: 338 mm - destaque para a chuva do final da noite entre 22:45 e 23:45 foram 80 mm praticamente.

Na manhã de hoje acumulei 10 mm sendo assim Janeiro já tenho junto com a chuva do dia 3 absurdos 550 mm quebrando todos os meus recordes.

Link to comment
Share on other sites

Confirmando os dados do Jean:

Ontem tivemos muita chuva no norte/noroeste do Paraná, com alagamentos e enchentes em vários municípios. A estação de Londrina registrou, em 24 horas, 274,8 mm (maior chuva diária de todo histórico - desde 06/1997). Para se ter uma ideia da quantidade de chuva, a média histórica para todo mês de janeiro é de 218 mm.

 

--------------------

 

Aqui em Sampa, nada de novo...

Depois de chuva leve na maior parte da manhã, temos céu nublado.

Mais cedo já houve mormaço com sol fraco através das nuvens aqui na zona norte.

 

Basta uma caminhada curta para sentir um leve abafamento devido à umidade deixada pela chuva.

 

Aeroportos entre 24 e 25°C.

Link to comment
Share on other sites

 

Não duvido não. O parque da Imperatriz em São leopoldo registrou -4,0 em 2011.

Eu lembro que naquele ano foi noticiado -1°C e foi aquele alarde, o que dirá -3°C no aeroporto de Porto Alegre. Já na Base Aérea de Canoas acredito.

O aeroporto Salgado Filho não deve ter sequer uma mínima inferior a -1°C em sua história.

Abraço.

 

Enfim eu continuo acreditando. nos 2 dias seguidos a essa data a convencional do INMET que fica em um topo registrou oficialmente 0º porque na região do Salgado Filho que fica num descampado não poderia ir abaixo?. E nem precisa ir a 25 anos atrás para ter um temperatura negativa no Salgado Filho isso aconteceu em 2009 com -1,1º e -0,3 em 2004.

 

Enviei e-mail para Rede de Meteorologia da Aeronáutica e eles confirmaram o registro.

Link to comment
Share on other sites

Primeira semana de dados da Pousada Cantinho do Verde em Itamonte

 

05- MIN 10,9°C Max 23,9°C - SOL ENTRE NUVENS

06- MIN 7,7°C Max 22,8°C - SOL ENTRE NUVENS

07-MIN 9,3°C Max 23,9°C - SOL ENTRE NUVENS

08-MIN 11,1°C Max 22,7°C - 1mm

09-MIN 13,8°C Max 22,4°C - 7,1mm

10-Min 13,9°C Max 22,7°C - 24,4mm

11-Min 14,5°C Max 16,9°C - 22mm

12-Min 14,2°C Max 16,8°C - 62mm

 

Media Min 12,0°C

 

Media Max 21,1°C

 

Media 16,1°C

 

Precipitação 116mm

Link to comment
Share on other sites

Depois de um curto período de chuvas fortes, o calor voltou a reinar aqui no interior potiguar. Em Mossoró dia infernal, máxima foi de 33,7º com umidade de 51% o que dá uma deliciosa sensação de 39 graus. Início de noite super abafada ainda, faz 28,4º com umidade de 76% dando sensação de 34 graus :heat:

 

Janeiro segue com cerca de 55 mm acumulados no INMET, embora a estação do aeroporto da cidade reporte estranhos 82 mm (dados do site da climatempo?)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.