Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2016


Recommended Posts

Sul, Sudeste e parte de GO e MS devem ter frio para os padrões do mês a partir do dia 15. Já é uma tendência apontada há algumas rodadas pelo GFS, mas devemos acompanhar para ver se continua apontando nos próximos dias.

 

O89AE1j.png

 

 

Também vi , a partir desses dias apontados o modelo aponta uma secura que aparenta ser uma mp continental , acompanhamos

 

Estou na casa de um amigo a 1500m de altitude

 

 

 

WP_20160108_16_28_32_Pro.thumb.jpg.975b26e2deb0351eb0a62899d12fc362.jpg

WP_20160108_16_16_25_Panorama.thumb.jpg.9ddb59ccf8f160703cdb33994abade7b.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ainda bem que é para mais de 192 horas essa previsão. Tudo bem que é frio, mas eu particularmente espero que não se confirme, afinal, isso significa mais uma MP adentrando o sudeste e por consequência, trazendo mais uns 4, 5 dias de tempo firme em áreas como o leste paulista, sul de Minas, Zona da Mata e RJ.

 

-------------------------------

 

E aos poucos as condições de verão retornam a SP. As pancadas mais fortes que ontem se concentravam no Triângulo mineiro, hoje já estão caindo na metade norte do estado. Já o sul e leste paulista ainda estão com um ar mais estável, as pancadas que acontecem são bem isoladas.

 

Por aqui agora os ventos sopram com força do mar, mas ainda não estão sendo suficientes para refrescar. Faz ainda 29 graus na Mooca.

Link to comment
Share on other sites

William e Gabriel Cardoso, na previsão do GFS de 12Z, aumentou os acumulados de chuva para região da Mantiqueira indo de Campos do Jordão até a região do Parque de Itatiaia, vamos ver o comportamento das chuvas na Pousada Cantinho do Verde.

 

Vinicius Lucyrio, seria bom se o frio não avança-se muito para o leste do Sudeste, para segurar mais as chuvas por aqui.Minha torcida é que chova muito na semana próxima antes de esfriar.

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia sensivelmente mais agradável do que ontem. Variação de 20,7° a 27,8° com tempo quase sempre nublado e u.r. sem baixar dos 62%. Apesar de úmido, um dia bem bom.

 

Até o momento os prognósticos não apontam calorão para cá, no máximo tempo bem abafado com 32°/33°. Se se concretizar essa previsão do GFS, a primeira metade de janeiro estará no padrão.

 

Agora 25,3° com 67%. P.o. de 18,7° e vento ENE a 10,9 km/h. Vamos acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

William e Gabriel Cardoso, na previsão do GFS de 12Z, aumentou os acumulados de chuva para região da Mantiqueira indo de Campos do Jordão até a região do Parque de Itatiaia, vamos ver o comportamento das chuvas na Pousada Cantinho do Verde.

 

Vinicius Lucyrio, seria bom se o frio não avança-se muito para o leste do Sudeste, para segurar mais as chuvas por aqui.Minha torcida é que chova muito na semana próxima antes de esfriar.

tomara,heheh,amanha estarei indo embora daqui, no momento 15c sem vento, porém com muitas nuvens,impedindo que a queda continue..

Link to comment
Share on other sites

TENDÊNCIAS DO CFS PARA JANEIRO:

 

Chuva bem distribuida, especialmente sobre Centro-Oeste e Nordeste. Por enquanto não há nenhum sinal de onda de calor sobre o País nos próximos 30 dias.

 

http://i.imgur.com/4BH3EK1.gif[/mg]

http://i.imgur.com/Wws30hs.gif[/ig]

http://i.imgur.com/ImhpKkU.gif[/mg]

http://i.imgur.com/wB853Xw.gif[/ig]

 

 

Quando as chuvas volta no leste de sp e sul de MG mais volumosas ?

 

Noite quente e abafado aqui 18°C

Link to comment
Share on other sites

Pesquisei no Cosmo de 7km do Inmet as máximas até terça para o Rio de janeiro e Espírito Santo muito calor de sábado a terça.Na madrugada/amanhecer de segunda e terça vai ser muito abafado no entorno da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.

Hoje a noite já está muito abafada aqui no Noroeste fluminense.

 

William e Gabriel Cardoso, a estação do Cantinho do Verde fica entre 7 e 8 km em linha reta mais ou menos a norte do PNI/Furnas bem perto mesmo. Vai ser legal comparar os volumes de chuvas entre as duas, acredito que no Cantinho do Verde chova mais.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Que bela chuva essa que está caindo no nordeste! Acredito que alguns locais o acumulado já deve ter atingido a média para janeiro. Acho que poderá haver uma situação parecida com janeiro de 2004.

Dessa vez a chuva veio com firmeza e a previsão está se concretizando. Ao contrário da segunda quinzena de dezembro onde os modelos indicavam uma chuva razoável no norte do NE e o que vimos na verdade foram apenas núcleos se desenvolvendo de forma bem isolada, mostrando aquela pobreza nas fotos do satélite.

E se olhar a foto do satélite, essas instabilidades conseguem alcançar até o litoral norte da região (atingindo por exemplo, Fortaleza), parecendo a ZCIT quando migra mais para sul.

 

Curiosidade é que o modelo CFS começou a capturar essa chuva no nordeste nos 45 do segundo tempo. Até então, a previsão era de um janeiro bem abaixo da média por lá e havia até uma tendência novamente para um bloqueio pegando o sudeste (que aparentemente ainda assim seria menos pior do que 2014 e 2015).

Link to comment
Share on other sites

O radar de São Roque nesse momento capta um núcleo de chuva na zona norte da cidade. Provavelmente esteja até chovendo lá onde o Aldo mora.

Vamos ver se atinge aqui na zona leste e assim chova pra diminuir um pouco o abafamento.

Faz 24 graus na Mooca.

Aqui em casa, ontem à noite, caiu uma chuvinha que mal molhou o chão.

A automática do Mirante, 3 km a SO daqui, acumulou 1,0 mm.

 

---------------------------------

 

Sampa já teve grandes enchentes no passado, causadas por frentes frias muito ativas que precederam massas polares no verão.

As grandes chuvas do verão 1966/67, que causaram muitos estragos no sudeste, foram causadas pelo ingresso de sucessivas frentes frias.

 

No livro Climatologia do Brasil, de Edmon Nimer, publicação do IBGE, existe todo um capítulo sobre aquelas chuvas.

 

----------------------------------

 

Faz calor na capital paulista mas hoje o tempo está mais instável.

Já tivemos uma pancadinha rápida e isolada aqui no meu bairro (Tucuruvi), na zona norte.

 

Agora, muitas nuvens por aqui, aeroportos entre 30 e 31°C.

Link to comment
Share on other sites

Muitíssimo bem definida a Alta da Bolívia:

 

http://i.imgur.com/ounplwI.gif

 

E a senhora Josélia da Climatempo dizendo que ela está fraquinha e não se formaria...Tsc tsc tsc...

 

-----------------------------------------------------------

 

Por aqui no Rio de Janeiro um dia lindo e com bastante calor. A máxima pelo sistema Alerta Rio foi de 38,9º em Irajá. No Inmet tivemos 36,9º na Vila Militar. Temos algumas trovoadas localmente fortes espalhadas pelo Estado do Rio que podem alcançar a capital e trazer chuva isolada ainda hoje, mas felizmente o calor deve continuar.

Link to comment
Share on other sites

Ontem deu mais uma chuva boa aqui, entre 11:00 e 13:00 foram 35,8 mm. A temperatura variou entre 22,8°C e 25,9 °C. :hang1:

Hoje o dia foi encoberto por altostratus o dia todo, chegando a chuviscar em alguns momentos. Com isso a temperatura não subiu muito, a máxima foi de 29,6 °C.

No total foram 89,2 mm essa semana. :good2:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Itaquera vai chegando a 103,6mm na estação do CGE próximo a Cohab Juscelino, pra quem conhece a área.

 

Chuva em São Paulo seguirá com tendência a ser forte e volumosa pelo menos até Terça-feira, sempre no período da tarde principalmente. A partir de amanhã, a formação de uma área de baixa pressão sobre o sul de SP/PR irá forçar mais convergência de umidade.

 

GFS indica mais períodos de chuva intensa no decorrer da próxima semana, enquanto que o ECMWF começa a enxergar um novo período de tempo mais seco a partir de quarta-feira com temperaturas mais amenas, e até sensação de frio para o final da próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

Chuva finalmente vai cessando. Todas as áreas saíram dos estados de atenção e alerta. Números do CGE:

 

MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS AUTOMÁTICAS DO CGE:

 

 

Itaquera - 104,8mm

 

Parelheiros/Barragem - 76,0mm

 

Aricanduva/Formosa - 67,0mm

 

São Miguel paulista - 54,8mm

 

Itaim paulista - 59,6mm

 

Penha Rincão - 36,5mm

 

Vila Mariana - 34,2mm

 

 

MAIORES ÍNDICES PLUVIOMÉTRICOS REGISTRADOS PELA REDE TELEMÉTRICA DO ALTO-TIETÊ:

 

Córrego Jacu - Av. Itaquera - 104,8mm

 

Córrego Lajeado - Rua Manuel B. de Lima - 90,2mm

 

Rio Tietê - Jardim Romano - 87,8mm

 

Rio Aricanduva/Shopping - 67,4mm

 

Rio Aricanduva - Av. Ragueb Chohfi - 60,6mm

 

Córrego Itaquera - Rua Santa Divina - 59,8mm

 

Córrego Oratório/Vila Prudente - 57,4

 

Rio Tietê - São Miguel - 57,0mm

 

Córrego Jacú - Jd. Pantanal - 55,0mm

 

Rio Aricanduva - Av. Itaquera - 47,6mm

Link to comment
Share on other sites

GFS 18z segue indicando para os próximos 10 dias um possível corredor de umidade atingindo em cheio o Rio de Janeiro. Também seriam atingidos Minas, centro-sul do Espírito Santo e Goiás. A certeza vai se confirmando porque além de repetir essa tendência há várias rodadas, apenas variando pouco a posição do corredor, estamos bem próximos do evento. Que assim seja.

 

LNvLiV9.png

Link to comment
Share on other sites

GFS 18z segue indicando para os próximos 10 dias um possível corredor de umidade atingindo em cheio o Rio de Janeiro.

 

Ótima observação! Europeu segue caminho parecido do GFS também.

 

A confirmar, favorecerá a muita chuva entre RJ-MG, e a tempo mais frio em São Paulo, e parte do sul do país no final da próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

O GFS ampliou mais um pouco a intensidade da MP da próxima semana na rodada 18z e está ficando interessante. Estou começando a achar que poderemos ter mínimas em torno dos 16/17ºC na manhã do dia 15 caso a previsão não se altere muito.

 

Dia nublado e abafado por aqui e variação de 22,2 a 29ºC

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, Vinicius e Marcelo,

até o dia 31 de dezembro na previsão de acumulados do GFS para 10 dias, o máximo previsto de chuvas era na penúltima cor lilás claro chuvas de 200 mm até 250 mm e o máximo previsto ficava acima de 250 mm.

Com esse novo formato do Wxmaps, a cor lilás claro passou para valores de 400 mm a 500 mm e o branco mais de 500 mm.

 

Algum de vocês podem explicar-me esses valores maiores de chuvas nesse novo formato.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Renan,

se confirmar essas previsões de valores altíssimos de chuva para a Zona da Mata Sul e Leste, vamos ter enchente em alguns rios, como o Pomba, Paraibuna e o Muriaé.

 

Hoje formou um cumulus nimbus a nordeste de Laje do Muriaé e avançou para cá com chuva e vento, choveu 22 mm de 17 horas até 17 h 40.Temperatura amena agora a noite.

É muito raro chuvas que se formam a nordeste daqui e depois avancem com chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Picos-PI (Centro do estado) com acumulado nesses 9 dias de janeiro chegando a quase 200 mm pelo cemaden e pelo INMET, com 150 mm acumulados pelo inmet e uns 180 mm pelo Cemaden.

Todos os dias estão chovendo praticamente.

Inclusive ainda agora estava chovendo. (Alternando entre fraca a moderada, moderada na maioria)

Estão ocorrendo chuvas volumosas sobre todo piauí, provocando cheia de vários rios, riachos etc

E deve chover mais, uma empresa de meteorologia ai apontou as chuvas pros próximos 15 dias e excedem os 150 mm em praticamente todo piauí.

Devido a atuação favorável da OMJ sobre o nordeste.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.