Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2015


Recommended Posts

GFS 12Z DÁ 38ºC DE MÁXIMA PARA SÃO PAULO NO BRUTO/ATACADO NA SEMANA QUE VEM!!

 

RECORDE ABSOLUTO SERIA QUEBRADO (COM FOLGAAAAA!!!!)

 

ABSURDA A PROJEÇÃO DO GFS!!

 

Igual semana passada quando preveu 40 para a cidade da minha irmã e fez 30!

 

Apesar de acreditar que a tendência será de calor sim, penso que o GFS anda com TPM...

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde com céu praticamente limpo por aqui. Temos os ventos soprando do mar. Faz 26 graus na Mooca-CGE.

 

-------------------------------------

 

A 12z de hoje do GFS mostra um certo otimismo em relação à última semana de outubro ao observar o mapa postado pelo Ziemann, chuva finalmente se espelharia pelo centro do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z DÁ 38ºC DE MÁXIMA PARA SÃO PAULO NO BRUTO/ATACADO NA SEMANA QUE VEM!!

 

RECORDE ABSOLUTO SERIA QUEBRADO (COM FOLGAAAAA!!!!)

 

ABSURDA A PROJEÇÃO DO GFS!!

 

Igual semana passada quando preveu 40 para a cidade da minha irmã e fez 30!

 

Apesar de acreditar que a tendência será de calor sim, penso que o GFS anda com TPM...

 

Espero sinceramente ser uma TPM do GFS em relação ao valor... Mas outros modelos estão seguindo a mesma linha de calor muito intenso...

 

ECMWF e CMC dão 35ºC (no bruto)... Valores que são maiores, do que as projeções durante a onda de calor de Setembro, quando deu 35ºC aqui... Acompanhemos...

 

Cu1GOnM.png

 

uxoPxZ3.png

Link to comment
Share on other sites

Já pararam pra pensar que o GFS pode estar com algum erro ? Lembra dele colocando 50°C pro MT , 50°C pro Norte do Pais e nao chegou nem perto ?

 

 

 

Vamos pegar aqui como exemplo ..

 

ETA Max Abs de 28°C , GFS Max Abs de 36°C ...

 

 

Sao Paulo

 

Da pra ver 8°C de diferença entre os modelos ...

 

A questao é , esse modelo ta "batendo" bem da cabeça ? :prankster:

 

A Alta Resolução do GFS embutida, pode tá extremando as temperaturas em alguns lugares mesmo....

 

Porém aqui em São Paulo... Foi o ÚNICO ou UM DOS ÚNICOS MODELO(S) que acertou EM CHEIO o Recorde de Setembro! Portanto para São Paulo, na minha visão e acompanhamento, ele está sendo muito preciso (pega o efeito Urbanização muito bem para um global).

 

Já para outras áreas, principalmente rural, interior, ele pode realmente está subestimando... Cabe a cada um observar e comparar os dados com a realidade.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus!!!! Passaram DUAS supercélulas na Grande POA! DUAS!! :shok: :shok: :shok:

 

Aqui em POA não houve quase nada. Acumulei meros 2,2 mm e eu estava em local fechado. Quando vi, o tempo tinha virado e depois choveu forte, mas rapidamente!

 

O twitter da MetSul está recheado de fotos das granizadas aqui e no Litoral Norte: https://twitter.com/metsul. Agora o pau tá quebrando no centro e oeste do RS.

 

Eu tive variação de 16,4° a 27,5° sem baixar dos 59%. A chuva atrasou em relação à previsão e esquentou. Agora faz 20,1°.

Link to comment
Share on other sites

Li, Frost.

 

Li com a devida atenção.

 

Preste atenção:

 

The latest corrected analysis by NOAA.

 

A minha experiência mostra que a cada correção o passado fica mais frio e o presente mais quente.

 

Cansei...Absolutamente cansado....se o teu objetivo era postar algo que você nem sabe analisar com critério.

 

E digo nem leu sobre o tema.

 

Se você não sabe nada sobre o tema, como fica evidente, é possível que você aprenda algo isto é ciência não deveria ter lado. Essas coisas de contra ou a favor cabe em outros tópicos.

 

Saudações.

 

2hdmici.gif

 

Apesar da sua falta de educação evidente eu não vou responder com a mesma moeda, a não ser que você tente censurar minhas mensagens como de costume.

 

Meu objetivo era apenas compartilhar as informações disponibilizadas por um dos institutos mais competentes sobre o assunto em relação ao aquecimento global.

O curioso é você questionar a validade dos dados da NOAA e da NASA mas confiar nos dados antigos dos mesmos institutos... eles são confiáveis ou não?

Confiável mesmo é o Mafili, NASA e NOAA? que nada...

 

Repito:

 

Climate scientists say 2015 on track to be warmest year on record

 

"National Oceanic and Atmospheric Administration says first half of year was warmest ever and Earth experienced hottest June"

 

"“There is almost no way that 2015 isn’t going to be the warmest on record.”"

Link to comment
Share on other sites

Tem mais uma instabilidade ENORME ao sul de Santa Maria, em São Sepé e Formigueiro. Além de uma série de núcleos mais à oeste. Vai rolar sangue, hehe. Essa noite promete. Rezemos para que haja o mínimo de estragos possível.

 

Agora 20,3° e pressão em 1004,6 mb.

 

Eu ia comentar sobre isso agora. Fortíssima super-célula sobre a cidade de Formigueiro nesse momento. Será que teremos ou já tivemos tornado no RS hoje ?

Link to comment
Share on other sites

 

Repito:

 

Climate scientists say 2015 on track to be warmest year on record

 

"National Oceanic and Atmospheric Administration says first half of year was warmest ever and Earth experienced hottest June"

 

"“There is almost no way that 2015 isn’t going to be the warmest on record.”"

 

Frost, deixa pra lá. Não vale a pena discutir com o cabeça-dura do Mafili, hehehe !

 

O Aquecimento Global é uma realidade até que se prove o contrário. A maior parte do planeta está numa tendência de aquecimento, mesmo que lenta. Não acredito em catástrofes climáticas que certos aquecimentistas xiitas preveem, mas creio que ainda estamos longe de um "resfriamento" previsto pelos russos.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos que comentaram e se solidarizaram com meu desabafo sobre o novo ciclo climático que está assolando e prejudicando o Sudeste.

 

Realmente é esperar que isso mude ano que vem...a esperança não vai morrer !!!

 

Hoje máxima elevadíssima de 33,3C. Amanhã vai a 34/35 e, na Sexta, 36 graus !!!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos que comentaram e se solidarizaram com meu desabafo sobre o novo ciclo climático que está assolando e prejudicando o Sudeste.

 

Realmente é esperar que isso mude ano que vem...a esperança não vai morrer !!!

 

Hoje máxima elevadíssima de 33,3C. Amanhã vai a 34/35 e, na Sexta, 36 graus !!!

 

Eu também me solidarizei. Cheguei a escrever, mas desisti depois. Não acredito em aquecimento global, apenas ciclos. Tenho desconfianças mesmo aos dados da NASA. Ainda sobre ciclos, o problema é saber a duração deles. Se eu fosse tu não esperava nada ano que vem!

 

O negócio é tu subir uns metros em MG, SP, ou descer alguns graus de latitude...

 

SC:

 

Máxima: 34,11°C na Linha Laranjeira Baixa/Itapiranga

Mínima: 8,8°C no Morro da Igreja (tríplice divisa Bom Jardim da Serra/Orleans/Urubici)

Rajada máxima: 74,88 km/h no Morro da Igreja (tríplice divisa Bom Jardim da Serra/Orleans/Urubici)

Precipitação máxima: 66,99 mm no Rega/Pomerode

Link to comment
Share on other sites

Tem mais uma instabilidade ENORME ao sul de Santa Maria, em São Sepé e Formigueiro. Além de uma série de núcleos mais à oeste. Vai rolar sangue, hehe. Essa noite promete. Rezemos para que haja o mínimo de estragos possível.

Eu ia comentar sobre isso agora. Fortíssima super-célula sobre a cidade de Formigueiro nesse momento. Será que teremos ou já tivemos tornado no RS hoje ?

Acho bem possível que nos próximos dias haja um tornado em algum local, mesmo que pequeno.

 

Agora a supercélula que estava em São Sepé está exatamente sobre Rio Pardo, ao sul de Santa Cruz do Sul. Aqui em POA começamos a ter relâmpagos e trovoadas. Faz 20,7° e a pressão caiu para 1003,0 mb.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos!!

 

Hoje o dia na cidade do Rio de Janeiro foi consideravelmente mais quente do que o dia de ontem, a temperatura variou de 19,7° a 36,6° no INMET VILA MILITAR, em casa variei de 21,3° a 36,0° com umidade minima de 23%. A orla da cidade teve uma tarde mais tranquila, com máxima de 30,4° em Copacabana. No fim da tarde uma bela ventania aconteceu na cidade e o céu se encheu de nuvens que vieram do oceano, refrescou bem, tenho 23,9° em casa agora. Amanhã o ar seco ganha força sobre o estado do Rio e a subida promete ser alucinante nos termômetros desde cedo, há a possibilidade de chegar próximo dos 39/40 graus nas áreas mais quentes da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, latitude foi tudo por aqui!

 

Máximas pela Cetesb:

São Bernardo do Campo 23,2ºC

São Paulo-Pinheiros 29,0ºC

Guarulhos 30,6ºC

São José dos Campos-Satélite 31,8ºC

Jundiaí e Sorocaba 33,2ºC

Taubaté 34,8ºC

Campinas-Vila União 35,8ºC

Araraquara 36,6ºC

São José do Rio Preto 38,3ºC

Araçatuba 38,4ºC

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos que comentaram e se solidarizaram com meu desabafo sobre o novo ciclo climático que está assolando e prejudicando o Sudeste.

Realmente é esperar que isso mude ano que vem...a esperança não vai morrer !!!

Hoje máxima elevadíssima de 33,3C. Amanhã vai a 34/35 e, na Sexta, 36 graus !!!

Eu também me solidarizei. Cheguei a escrever, mas desisti depois. Não acredito em aquecimento global, apenas ciclos. Tenho desconfianças mesmo aos dados da NASA. Ainda sobre ciclos, o problema é saber a duração deles. Se eu fosse tu não esperava nada ano que vem!

O negócio é tu subir uns metros em MG, SP, ou descer alguns graus de latitude...

Também tenho essa impressão.

 

Acho que (Nada científico, apenas baseado em fatos passados) se voltarmos a condições pré-2000 será gradativo, coisa de pelo menos alguns anos.

Não espero que mude muita coisa em 2016. :cray:

 

------------

 

Mirante hoje: 18,2°C / 28,5°C

 

Vamos tendo noite "morna" em Sampa.

 

A queda está muito lenta, apesar do céu sem nuvens.

A automática do Mirante registrou 22,8°C às 22h, exatamente 2,9°C mais quente que ontem neste horário.

Aeroportos entre 22 e 24°C.

 

É... amanhã promete... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Caramba!! FESTIVAL de relâmpagos e trovoadas em POA!! Incrível!!

 

Dois potentes núcleos de instabilidade vão pegar EM CHEIO a cidade!! Temos chance de granizo!! Agora 21,2° e pressão em 1002,8 mb. Vento SSE a 6,5 km/h.

 

 

é um show de raios !!! Incrível

 

 

Granizo em General Câmara e em Guaíba agora !!

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente alucinante a chuva em POA vista por essa webcam do link abaixo

 

https://camerite.com/cameras/169/rio-grande-do-sul/porto-alegre/estadio-olimpico-avenida-gastao-mazeron

 

A chuva foi tão forte que a cam saiu do ar.

 

Tentem ver a imagem entre 22:39 e 22:40 e verão com a chuva chegou com tudo no local

Link to comment
Share on other sites

Meu deus! Impressionante a chuva em Poa. No Ao Vivo deu pra ver que os ventos sopravam com tudo e que junto com a chuva formava até 'neblina'.

Agora a situação está mais calma, mas ainda nota-se relâmpagos no horizonte.

 

---------------------------------

 

Aqui agora alguma nuvens no céu. Faz 23 graus na Mooca-CGE. Tá subindo [em relação a ontem na mesma hora] em?

Link to comment
Share on other sites

Hoje, latitude foi tudo por aqui!

 

Máximas pela Cetesb:

São Bernardo do Campo 23,2ºC

São Paulo-Pinheiros 29,0ºC

Guarulhos 30,6ºC

São José dos Campos-Satélite 31,8ºC

Jundiaí e Sorocaba 33,2ºC

Taubaté 34,8ºC

Campinas-Vila União 35,8ºC

Araraquara 36,6ºC

São José do Rio Preto 38,3ºC

Araçatuba 38,4ºC

 

Amanhã essa diferença deve ser bem atenuada! SP deve ir a 34/35°C, uma diferença menor em relação a hoje. Eu espero para cá máxima de 39°C.

 

A maior do estado nas estações do Inmet hoje foi em Barretos, com 39,6°C. Onda de calor de Outubro de 2015 oficialmente começando.

Link to comment
Share on other sites

Manchetes da Zero Hora sobre a tempestade em Porto.

 

- Temporal deixa 100 mil sem luz na região metropolitana de Porto Alegre

 

- Pacientes são transferidos de UTI em Sapucaia após granizo destruir telhado

 

- Vento arranca toldo da quadra da Imperadores e deixa três feridos

 

- Leitora registra tempestade com raios na capital (http://videos.clicrbs.com.br/rs/zerohora/video/zero-hora/2015/10/leitora-registra-tempestade-raios-porto-alegre/139114/)

Link to comment
Share on other sites

Eu acompanhando ontem pelo twitter e pelos radares o temporal de POA e por volta das 23:30 começou aqui. Não foi tão intenso quanto em POA, mas não lembro de temporal igual. Foi muito vento e chuva, no mínimo quatro pancadas fortes de granizo, parte da cidade ficou sem energia elétrica, internet e sinal de celular. Agora pela manhã ainda partes da casa estão com problemas na rede elétrica. Eu acompanhava uma célula que vinha avançando sobre a região quando fiquei sem energia elétrica. Vou levantar os dados.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.