Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CAÇADOR -14,0 REANÁLISE !!


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

IMAGENS REMOVIDAS

 

 

 

MÍNIMAS ABSOLUTAS JUNHO - 1952

 

-14,0 (11/06/1952) Caçador SC

 

-7,6 (12/06/1952) Irineópolis SC

 

-7,1 (??/06/1952) Xanxerê SC

 

-4,0 (10/06/1952) Lages SC

 

4,4 (10/06/1952) Cabo de ST Marta Laguna

 

Todas estas estações acima , tiveram valores acima em 11/06/52, pois seus recordes mensais aconteceram em outros dias, exceto Xanxerê que não sabemos.

 

MÍNIMAS - 11/06/1952

 

-14,0 - CAÇADOR SC

-01,9 - BOM JESUS RS

-01,0 - VACARIA RS

-00,5 - LAGOA VERMELHA RS

+01,2 - BENTO GONÇALVES RS

+01,8 - CAXIAS DO SUL RS

 

FONTE: iNMET/EPAGRI CIRAM

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bem pessoal,

 

Descobri o local exato do recorde brasileiro de frio vendo a planilha acima.....

 

Merecia até uma visita ao local...

 

Vejam as estações de Caçador e suas altitudes

 

Estação Inmet : 944.0 mts

 

Estação Experimental : 944 mts

 

Estação Experimental 1952 : 960 mts

 

Estação Epagri CNPq : 980 mts

 

Estação Linha Bugre : 1.027 mts

Link to comment
Share on other sites

E quero deixar aqui um agradecimento ao pessoal do Epagri pela prestação de serviço que me fizeram....foram realmente muito simpáticos..

 

Aproveitando, hoje descobrimos que a estação de menor altitude em Caçador é a atual....A estação do Inmet que está em 944 mts. A lendária experimental está em 960 mts....

Link to comment
Share on other sites

Bem pessoal,

 

Descobri o local exato do recorde brasileiro de frio vendo a planilha acima.....

 

Merecia até uma visita ao local...

 

Vejam as estações de Caçador e suas altitudes

 

Estação Inmet : 944.0 mts

 

Estação Experimental : 944 mts

 

Estação Experimental 1952 : 960 mts

 

Estação Epagri CNPq : 980 mts

 

Estação Linha Bugre : 1.027 mts

 

Carlos,

 

Maravilhoso, fantástico. já salvei.....histórico

 

Pena que vai ficar perdida em mais um tópico.

 

Em algum lugar média das mínimas de -4,4ºC

 

A localização exata está num porta para a Estação Comandante Ferraz.

Link to comment
Share on other sites

Esta correto aqueles dados?Média Maxima de 24 graus e média minima de -4 no mes mais frio?

 

-4,4 DE MEDIAS DA MINIMAS......em Junho....-4,1 em julho e -3,6....em agosto...

 

Desculpa...Mas está claro que tem erro ai..!!

 

Pelo que entendi.

 

São as médias das mínimas no respectivo mês no período de 1942 a 1967.

 

Vou aguardar mais opiniões.

Link to comment
Share on other sites

Esta correto aqueles dados?Média Maxima de 24 graus e média minima de -4 no mes mais frio?

 

-4,4 DE MEDIAS DA MINIMAS......em Junho....-4,1 em julho e -3,6....em agosto...

 

Desculpa...Mas está claro que tem erro ai..!!

 

Pelo que entendi.

 

São as médias das mínimas no respectivo mês no período de 1942 a 1967.

 

Vou aguardar mais opiniões.

 

Se for de 1942 / 1967.,...o erro é maior ainda..!!

Link to comment
Share on other sites

Esta correto aqueles dados?Média Maxima de 24 graus e média minima de -4 no mes mais frio?

 

MÉDIA DAS MÍNIMAS ABSOLUTAS.POR FALTA DE ESPAÇO NÃO COLOCAM "ABS", DESCOBRI ISTO DEPOIS DE PERGUNTAR ALGUMAS VEZES QDO ESTAVA LÁ.

 

PENA QUE HOJE EM DIA A PALAVRA NÃO VALE MAIS NADA. (VIDE 7/5/2013)

Link to comment
Share on other sites

Bem..temos duas correntes aqui...uma acha que está errado o quesito das medias das minimas.. e outra acha que está certo.. pois são medias das mínimas absolutas..

 

Como ninguem aqui trabalha no Epagri....ninguem aqui tem o 100%..

 

Então amanhã mais uma vez estarei junto ao epagri pea elucidar esta dúvida.

 

Outro ponto foi a segunda marca mais baixa do recorde ficou na casa dos -7...

 

Achei ruim o dado de Lages tb..na casacde -3..acredito..bem longe deste recorde..

 

Amanhã tem mais..vamos indo. .

Link to comment
Share on other sites

Esta correto aqueles dados?Média Maxima de 24 graus e média minima de -4 no mes mais frio?

 

MÉDIA DAS MÍNIMAS ABSOLUTAS.POR FALTA DE ESPAÇO NÃO COLOCAM "ABS", DESCOBRI ISTO DEPOIS DE PERGUNTAR ALGUMAS VEZES QDO ESTAVA LÁ.

 

PENA QUE HOJE EM DIA A PALAVRA NÃO VALE MAIS NADA. (VIDE 7/5/2013)

 

Respeitemos o testemunho do sr. Wilson Quadros. Confiram a reportagem, publicada pelo jornalista Nelson Thomé:

 

"Em Caçador: 14 graus abaixo de zero em 1952 = CONFIRMADO

05 AGOSTO 2011

 

Em capítulo sobre o Clima, enfocando as temperaturas em Caçador, o livro “Isto é Caçador – Estudo Geográfico do Município”, publicado pelo historiador e jornalista Nilson Thomé em 1978, registra à página 28:

 

“A temperatura mínima absoluta – e também a mínima em todo o Brasil nos últimos 35 anos – foi registrada em 11 de junho de 1952, com a marca de -14ºC (quatorze graus centígrados abaixo de zero)”.

 

Depois disso, na edição de 1995 do “Guiness Book – O Livro dos Recordes” constou a menção à página 27:

 

“Brasil. As maiores variações de temperatura do Brasil foram de 52ºC em Caçador, Santa Catarina (-14ºC a 11 de junho de 1952 e 38ºC a 6 de janeiro de 1948), e 51,5ºC em Xanxerê, Santa Catarina (-11,6ºC a 25 de junho de 1945 e 39,4ºC a 7 de janeiro de 1947)”.

 

E mais adiante, na mesma página, o “Livro dos Recordes Mundiais “confirma:

 

“Brasil. A 11 de junho de 1952, a temperatura mínima absoluta de -14ºC foi registrada em Caçador, Santa Catarina”.

 

Agora, em 2 de agosto de 2011, a jornalista Gisele Dias, da Assessoria de Comunicação da EPAGRI/CIRAM, divulga no site da organização a matéria sob o título “-14ºC é a menor temperatura registrada em SC, em 1952, e testemunhada por aposentado da Epagri”. Narra a reportagem:

 

No dia 11 de junho de 1952 os moradores de Caçador enfrentaram um frio de -14ºC, a menor temperatura registrada no território catarinense. A temperatura extrema foi registrada em um posto de meteorologia da cidade e testemunhada por Wilson de Oliveira Quadros, técnico rural que por anos exerceu a função de observador meteorológico a serviço da Epagri.

 

O site da Epagri/Ciram confirma a informação no link Recordes de Frio em SC. Segundo o meteorologista Clóvis Corrêa, é uma prática normal da meteorologia revisar frequentemente dados históricos, o que foi feito recentemente pela equipe do Centro. E tal trabalho reforçou a marca dos -14ºC registrados naquele distante dia congelante em Caçador.

 

Seu Wilson, hoje com 77 anos, aposentado e morador da Grande Florianópolis, é um dos pioneiros da meteorologia e da pesquisa rural em Santa Catarina. Nos períodos de 1956 a 1959 e de 1961 a 1962 foi responsável pelo setor de pesquisa e experimentação e meteorologia da Estação Experimental de Caçador. Em 1960 fez estágio na Seção de Climatologia Agrícola do IPEAS/Pelotas onde aprendeu, entre outras coisas, a manusear os aparelhos, fazer medições e elaborar relatórios de dados meteorológicos.

 

Foi graças a esse estágio que passou a exercer oficialmente a função de observador meteorológico e recebeu uma missão da qual se orgulha até hoje: montar e ser o encarregado do posto meteo-agrário de Caçador. A partir daí procurou meios de expressar sua paixão pela meteorologia e pela pesquisa: criou um informativo impresso distribuído por correio para a população local e passou a divulgar diariamente na rádio da cidade os dados medidos pela estação.

 

“O chefe responsável pelas medições antes desse período não permitia a divulgação dos dados, por isso é difícil encontrar registros na imprensa dos -14ºC verificados em 1952”, explica Seu Wilson. Ele criou e transmitia diariamente pela rádio o programa “Boa Noite Homem do Campo”, onde fazia questão de divulgar as pesquisas e a atuação dos pesquisadores, num tempo em que esses eram assuntos pouco discutidos no Brasil.

 

Pioneiro em vários aspectos, Seu Wilson exibe hoje currículo profissional invejável, tendo passado pela Embrapa, Ministério da Agricultura e Epagri. Quando fala de sua carreira revela, na entonação de voz e no gestual, todo o orgulho que tem pela vida profissional desenvolvida com amor e abnegação. Hoje aproveita a aposentadoria ao lado da esposa, filhos e netos, com a tranquilidade de quem cumpriu a missão máxima de um servidor público: trabalhar pelo desenvolvimento da sociedade."

 

 

http://nilsonthome.mtecomunicacao.com/index.php?option=com_content&view=article&id=153:em-cacador-14-graus-abaixo-de-zero-em-1952--confirmado&catid=45:noticias&Itemid=197

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

PENA QUE HOJE EM DIA A PALAVRA NÃO VALE MAIS NADA. (VIDE 7/5/2013)

 

Temos que respeitar o testemunho do sr. Wilson Quadros, antes de tudo.

 

Por favor ..me tirem uma dúvida

 

O pico da Neblina medido pelo Sr XXX em 3014 mts. Dai veio um pessoal da USP aqui de São Paulo e abriu uma investigação sobre isso.Pois bem constataram que na verdade esta altitude estava errada em 20.2 metros.. passando para 2993.8 mts

 

O Geógrafo da USP...desrespeitou o Sr XXX que mediu 3014 .mts...??

 

Eu só quero a verdade seja qual for e foi até o fim nisso.

 

Tem várias pessoas me apoiando e órgãos da mídia e competentes também. ..e todos curiosos

 

Vcs tem idéia o que esta planilha oficial representa aqui no Baz..?

 

Fazer uma reanalize do recorde brasileiro de frio...é ofender alguém agora...

 

Voltei a fazer essa reanalize após insistentes pedidos daqui e de fora tb...pois o site é aberto e muitos visitantes acompanham também. .

 

Quem for contra esta reanalize.. nao opine ou participe. . Respeito...pois eu e todos aqui tem o direito

 

E quero dar os parabéns para o Geógrafo da USP pelo seu empenho em constatar que o Pico da Neblina na verdade é 20 metros mais baixo..e aproveito e digo que ele não desrespeitou ninguem e nrm ofendeu a palavra do Sr XXX que tinha medido 3014 mts anteriormente.

 

E se esta empreitada toda servir para confirmar ainda mais o recorde. .como fica.?

Link to comment
Share on other sites

Sensacional os dados. Algumas considerações :

 

1 - O local é o CENTRO da cidade de Caçador

 

2 - Se ouve erro não foi de digitação já que aparecem outras marcas expressivas em período curto (-11 e -10.4). O mais exotico é que a marca de -11 é no mes de julho do mesmo ano ! A de -10.4 foi em 63

 

3 - A média das maximas e das minimas com certeza é das absolutas de cada ano.

 

Estou desconfiado de temperatura de relva. Ai os dados ficam compativeis com Lages. Muito dificil acreditar nessa diferença. Se fosse um lugar rural, um buraco exotico podia até ser, mas no centro da cidade ai ficou duro. Teriamos que ter dados mais especificos como ano a ano. Só com isso fica dificil de dar um veredito. Na minha opiniao ainda nao está conclusivo. Precisamos de mais informacoes. Grande trabalho !!! :ok: :ok: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Concordo.

 

Em ciencia palavra nao vale nada. Nao interessa a boa intenção, se foi o Einstein ou o Papa. Dados não podem ofender e seres humanos erram e tem interesses.

 

Viva a ciencia !!! Parabens.

 

Ao final talvez tenhamos certeza da natureza do dado.

 

"Graças a Deus"que palavra nao vale nada e testemunhos sao provas fracas.

 

Parabens pelo trabalho !

 

PENA QUE HOJE EM DIA A PALAVRA NÃO VALE MAIS NADA. (VIDE 7/5/2013)

 

Temos que respeitar o testemunho do sr. Wilson Quadros, antes de tudo.

 

Por favor ..me tirem uma dúvida

 

.....?

Link to comment
Share on other sites

Rafael Angelo, anotei as coordenadas da antiga estação de Caçador.

 

A localização da estação feita por você, de ser na Catedral de Caçador foi pesquisada no google earth? ou foi feita em carta topográfica do IBGE?

 

Estou comentando isso, porque as coordenadas oficiais de minha cidade Laje do Muriaé-RJ, segundo o IBGE são; 21º 12' e 42º 08' calculadas com aparelho que não sei o nome.

Quando faço a pesquisa no google earth, as coordenada de Laje do Muriaé-RJ, ficam assim lat. 21º 20' e long. 42º 12' uma diferença de 8º na latitude, uma baita diferença.

Os dados oficiais das coordenadas é no marco geodésico do IBGE, que fica a 300 metros da praça central daqui num obelisco de marco de fundação e homenagem aos primeiros desbravadores do município.

Link to comment
Share on other sites

Deve ser algum engano. Fosse assim o aparelho de GPS nao funcionava. Aqui em casa o Google Earth bate no metro.

 

Rafael Angelo, anotei as coordenadas da antiga estação de Caçador.

 

A localização da estação feita por você, de ser na Catedral de Caçador foi pesquisada no google earth? ou foi feita em carta topográfica do IBGE?

 

Estou comentando isso, porque as coordenadas oficiais de minha cidade Laje do Muriaé-RJ, segundo o IBGE são; 21º 12' e 42º 08' calculadas com aparelho que não sei o nome.

Quando faço a pesquisa no google earth, as coordenada de Laje do Muriaé-RJ, ficam assim lat. 21º 20' e long. 42º 12' uma diferença de 8º na latitude, uma baita diferença.

Os dados oficiais das coordenadas é no marco geodésico do IBGE, que fica a 300 metros da praça central daqui num obelisco de marco de fundação e homenagem aos primeiros desbravadores do município.

Link to comment
Share on other sites

PENA QUE HOJE EM DIA A PALAVRA NÃO VALE MAIS NADA. (VIDE 7/5/2013)

 

Temos que respeitar o testemunho do sr. Wilson Quadros, antes de tudo.

 

Eu só quero a verdade seja qual for e foi até o fim nisso.

 

Tem várias pessoas me apoiando e órgãos da mídia e competentes também. ..e todos curiosos

 

Vcs tem idéia o que esta planilha oficial representa aqui no Baz..?

 

Fazer uma reanalize do recorde brasileiro de frio...é ofender alguém agora...

 

Voltei a fazer essa reanalize após insistentes pedidos daqui e de fora tb...pois o site é aberto e muitos visitantes acompanham também. .

 

E se esta empreitada toda servir para confirmar ainda mais o recorde. .como fica.?

 

O seu trabalho é válido, assim como o depoimento do Coutinho, que conversou pessoalmente com o Sr. Wilson Quadros.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mínimas absolutas da normal 31-60 de Palmas e Xanxerê, quando as estações estavam em baixada:

 

Xanxerê

 

JAN 1.2

FEV 0.8

MAR -0.1

ABR -6.2

MAI -6.4

JUN -11.6

JUL -11.1

AGO -7.9

SET -8.1

OUT -3.9

NOV -1.2

DEZ 1.7

 

Palmas:

 

JAN 1.1

FEV 2.9

MAR -0.9

ABR -3.7

MAI -7.0

JUN -9.8

JUL -10.1

AGO -8.5

SET -6.5

OUT -1.5

NOV -1.1

DEZ 0.4

 

OBS.: Pelo menos Julho e Agosto tiveram mínimas inferiores no período 1961-1975.

Link to comment
Share on other sites

A mínima absoluta de abril em Caçador foi baixa -3

 

Cacella, neste momento que escrevo, estou de costas para a carta topográfica de 1:50000 do IBGE, com o mapa de metade do meu município, abrange Eugenópolis-MG, Raposo-RJ, e outros distritos.

As coordenadas do IBGE, conferem com a carta topográfica daqui, então as coordenadas do google estão certas e a do IBGE erradas.

Link to comment
Share on other sites

Solicitei as minimas do RS do dia anterior ao recorde...para vermos a força deste ar polar.

 

A informação de que a estação de Caçador ficava no centro da cidade me deixa mais confuso ainda..

 

O Disme do RS me recomendou hoje que entrasse em contato com Brasília. ..pois podem ter alguns dados que eles nao tenha..vamos indo..!!

Link to comment
Share on other sites

Pode ser um problema de Datum

 

A mínima absoluta de abril em Caçador foi baixa -3

 

Cacella, neste momento que escrevo, estou de costas para a carta topográfica de 1:50000 do IBGE, com o mapa de metade do meu município, abrange Eugenópolis-MG, Raposo-RJ, e outros distritos.

As coordenadas do IBGE, conferem com a carta topográfica daqui, então as coordenadas do google estão certas e a do IBGE erradas.

Link to comment
Share on other sites

A mínima absoluta de abril em Caçador foi baixa -3

 

Cacella, neste momento que escrevo, estou de costas para a carta topográfica de 1:50000 do IBGE, com o mapa de metade do meu município, abrange Eugenópolis-MG, Raposo-RJ, e outros distritos.

As coordenadas do IBGE, conferem com a carta topográfica daqui, então as coordenadas do google estão certas e a do IBGE erradas.

 

Compatível com o que ocorreu em Palmas e Xanxerê.

 

-6.2 em 25/04/1952 em Xanxerê e -3.7 no mesmo dia em Palmas.

Link to comment
Share on other sites

Carlos,

 

Creio que a analise dos dados como um todo pode dizer algo. Veja se consegue Lages de 62 e 63 pra gente comparar as minimas absolutas.

 

Uma coisa que me chama atencao em termos estatisticos é a variancia da media considerando que as medias das minimas absolutas anuais é significativamente baixa comparada com as minimas absolutas do periodo inteiro. Nas maximas o fenomeno nao acontece. O desvio padrao cai pela metade.

 

 

Solicitei as minimas do RS do dia anterior ao recorde...para vermos a força deste ar polar.

 

A informação de que a estação de Caçador ficava no centro da cidade me deixa mais confuso ainda..

 

O Disme do RS me recomendou hoje que entrasse em contato com Brasília. ..pois podem ter alguns dados que eles nao tenha..vamos indo..!!

Link to comment
Share on other sites

Caro Rafael,

 

Fui eu que disse. É só pegar as coordenadas e checar. Bem no Centro da Cidade. Creio que a posição é correta. Da mesma forma que a estacao do PNI da decada de 20 ficava longe do Itatiaia. Coloque as coordenadas direto no google earth e ele para no terreno.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Rafael Angelo, anotei as coordenadas da antiga estação de Caçador.

 

A localização da estação feita por você, de ser na Catedral de Caçador foi pesquisada no google earth? ou foi feita em carta topográfica do IBGE?

 

Estou comentando isso, porque as coordenadas oficiais de minha cidade Laje do Muriaé-RJ, segundo o IBGE são; 21º 12' e 42º 08' calculadas com aparelho que não sei o nome.

Quando faço a pesquisa no google earth, as coordenada de Laje do Muriaé-RJ, ficam assim lat. 21º 20' e long. 42º 12' uma diferença de 8º na latitude, uma baita diferença.

Os dados oficiais das coordenadas é no marco geodésico do IBGE, que fica a 300 metros da praça central daqui num obelisco de marco de fundação e homenagem aos primeiros desbravadores do município.

 

Pesquisada no OpenStreetMap

http://www.openstreetmap.org

Link to comment
Share on other sites

Estou curioso com mais dados dessa estacao. Os numeros sao portentosos. Varias observacoes de -10 em diante em apenas 20 anos. O Senhor Wilson esta vivo ? Se ele esta ou a esposa ou filhos podem saber onde ficava exatamente a estacao. Ainda nao da pra chegar a uma conclusao com esses dados. Talvez seja impossivel, ai vai virar questao de fé.

Link to comment
Share on other sites

Pois olhe, de fato, aos poucos começa a fazer sentido o "equívoco" de Caçador.

 

Na natureza não há regras matemáticas, mas ela não é capaz de fazer do quadrado redondo. Convolando e analisando estações próximas, valores mensais, particularidades locais.. De fato, não parece fazer sentido os -14.

 

No entanto, a mera declaração de alguém não é prova cabal ou irrefutável tampouco sua desconstituição ou relativização signifique desmerecimento. Afinal, o anotador à época era um gurizão, adolescente, não era servidor público do Estado de Santa Catarina, não tem presunção de veracidade.

 

Assim, diante dos fatos, os indícios de que os -14 são equivocados são fortes, embora a carência de dados horários e diários prejudique na verdade real daquele fatídico e emblemático dia 11.06.1952.

 

Agora, cabe a cada um, no íntimo de sua consciência, entender pela validade ou não daquele dado recorde anotado.

Link to comment
Share on other sites

Carlao, segue a analise, o que vc esta fazendo pela meteorologia brasileira eh excepcional e nunca feito antes no Brasil. Agora, entao a estacao na data do recorde esta a 960 mts e do inmet a 944? se o inmet nao eh baixada, entao me parece q a antiga estacao nao estava em buraco de minhoca como alguns sugeriram no passado.

Cada vez mais convicto em problemaa no termometro. pode ser que houve separacao do mercurio na coluna de vidro. eu presenciei este problema no termometro de max e min da incoterm.

a leitura pode ter sido exata, mas o mercurio pode ter traido o observador. talvez -3 ou -4 a minima do dia, uma perda de 6 graus por causa de separacao de mercurio pode ser admitida neste caso.

Link to comment
Share on other sites

luiz, ta louvavel a sua atitude e dos demais adms em fornecer maior riqueza a esta analise de cacador...agora ha q se ver dentro da adm qual o caminho q vao seguir, uns defendendo a modernidade e outros trazendo retrocesso à discussao. alinhem-se internamente pois ja esta bem claro q ha uma divisao de caminhos do discurso entre vcs...e depois atira-se pedras no Carlos q ta fazendo um baita trabalho investigativo, sem achometros ou metodos duvidosos de pesquisa. evolucao, adms.

Link to comment
Share on other sites

Arthur,

deixei claro a todos na moderação e administração que a discussão é pertinente. O que não se tolerará são ataques contra a pessoa do anotador e sua capacidade em levar a cabo suas funções.

 

P.S.: Qualquer dúvida, peço que contatem diretamente a administração via MP, evitando criar divergências nos tópicos. Quero reduzir ao mínimo possível estas dissenções inúteis e picuinhas.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.