Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Fatores Climáticos


Bruno
 Share

Recommended Posts

Queria saber que mundo o CD vive. Em Bagé negativa praticamente todos os anos. Quaraí idem. Jaguarão idem. Cidades com altitudes despreziveis. Mesmo em 2015 negativou nessas cidades.

 

Vitor, mantendo no mundo das idéias, ok, EU entendo que sim, negativa todos anos, mas vc mesmo há de concordar, são eventos raros e pontuais, não passa de 3 ou 4 negativas ou 0 grau. Acho que o ponto que deveriamos discorrer, é que, a despeito da latitude, a altitude acaba facilitando bastante a questão do frio e extremos. Se não fosse pela altitude, CDJ não figuraria entre as mais frias do Brasil, nem MDF. Para Porto Alegre pra baixo, concordo que ai sim a latitude passa a desempenhar papel importante para eventos de frio extremo.

 

Na verdade poderiamos considerar que a Geografia é quem dá as caras no Brasil. Não fossem as serras do RS, SC e PR, provavelmente SP receberia toda a carga de frio forte que faz no sul. Não fosse a serra da mantiqueira, e Minas Gerais teria um clima com muito mais extremos.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 170
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Queria saber que mundo o CD vive. Em Bagé negativa praticamente todos os anos. Quaraí idem. Jaguarão idem. Cidades com altitudes despreziveis. Mesmo em 2015 negativou nessas cidades.

 

Vitor, mantendo no mundo das idéias, ok, EU entendo que sim, negativa todos anos, mas vc mesmo há de concordar, são eventos raros e pontuais, não passa de 3 ou 4 negativas ou 0 grau. Acho que o ponto que deveriamos discorrer, é que, a despeito da latitude, a altitude acaba facilitando bastante a questão do frio e extremos. Se não fosse pela altitude, CDJ não figuraria entre as mais frias do Brasil, nem MDF. Para Porto Alegre pra baixo, concordo que ai sim a latitude passa a desempenhar papel importante para eventos de frio extremo.

 

Na verdade poderiamos considerar que a Geografia é quem dá as caras no Brasil. Não fossem as serras do RS, SC e PR, provavelmente SP receberia toda a carga de frio forte que faz no sul. Não fosse a serra da mantiqueira, e Minas Gerais teria um clima com muito mais extremos.

CORRETÍSSIMO.

 

O PONTO FOI O FATO DE FALAR QUE AO NÍVEL DO MAR RARAMENTE CHEGA OU ABAIXA DE ZERO, ESTE É O PONTO, POR FALTA DE CONHECIMENTO, QUE O CACELLA DERRAPOU, EM SC JÁ COLOQUEI, NO RS É A MESMA COISA E ATÉ UNS DIAS A MAIS.

 

FORA ISTO, É ÓBVIO QUE A ALTITUDE É A PREPONDERANTE NO DESENHO DO FRIO NO BRASIL, A LATITUDE REFORÇA.

Link to comment
Share on other sites

Biologia e Geografia não é tão exato, que nem a Matemática o é.

 

O gradiente de dimiuição da temperatura, conforme sobe a altitude, não é homogêneo. Tem variações ao longo do globo terrestre. Temos que pensar, no relevo continental, na distribuição de terras continentais, na continentalidade, na proximidade do oceano.

Link to comment
Share on other sites

Queria saber que mundo o CD vive. Em Bagé negativa praticamente todos os anos. Quaraí idem. Jaguarão idem. Cidades com altitudes despreziveis. Mesmo em 2015 negativou nessas cidades.

 

Vitor, mantendo no mundo das idéias, ok, EU entendo que sim, negativa todos anos, mas vc mesmo há de concordar, são eventos raros e pontuais, não passa de 3 ou 4 negativas ou 0 grau. Acho que o ponto que deveriamos discorrer, é que, a despeito da latitude, a altitude acaba facilitando bastante a questão do frio e extremos. Se não fosse pela altitude, CDJ não figuraria entre as mais frias do Brasil, nem MDF. Para Porto Alegre pra baixo, concordo que ai sim a latitude passa a desempenhar papel importante para eventos de frio extremo.

 

Na verdade poderiamos considerar que a Geografia é quem dá as caras no Brasil. Não fossem as serras do RS, SC e PR, provavelmente SP receberia toda a carga de frio forte que faz no sul. Não fosse a serra da mantiqueira, e Minas Gerais teria um clima com muito mais extremos.

 

O Vitor V nao sabe nem altitude da cidade dele..kkkk

Link to comment
Share on other sites

O Vitor V nao sabe nem altitude da cidade dele..kkkk

 

Realmente não devo saber. Pelo menos não sou um analfabeto funcional e um senhor de baixa auto-estima que para preencher o ego precisa trollar num fórum.E pior ,trollagem nível prézinho.Até o JTUR tinha uma linha de raciocínio, tu nem isso. Ou porque falta a linha ou a lógica. Ou ambas.

 

Arthur , quando eu chegar em casa eu respondo, já que mereces pelo menos uma resposta adequada , diferentemente desta pessoa acima que tive que infelizmente responder.

Link to comment
Share on other sites

Não retiro a única coisa que falei: Para extremos a latitude e continentalidade são mais importantes. Não falei sobre médias... Altitude sempre mantém as médias baixas, em quase qualquer local, mas não dá considero possível bons extremos se você não tiver boa latitude e continentalidade...

 

Vou repetir mais uma vez o que falei: CdJ tem mínima absoluta maior que Castro que é 600 metros mais baixa. Foz do Iguaçu tem mínima absoluta 5°C menor que Brasília, sendo 1.000 metros mais baixa. O Cacella totalmente equivocado quis pegar Florianópolis...

 

E quase todo mundo aqui só liga para extremos. Não adianta nada CdJ ter médias x ou y ou quase ninguém comemora quando se postam médias no Fórum...

--

 

Se fez 0°C em Rondônia não foi porque o local estava a 600 metros (na verdade foi também) mas a principal causa foi a continentalidade. Se fosse realmente por causa da altitude, Vitória da Conquista não teria uma mínima absoluta de 6 graus, já que tem 900 metros de altitude, sendo mais alta que a cidade de Rondônia...

 

Meses frios, ondas de frio históricas, porretes polares a latitude e continentalidade mandam... No RS negativa mais do que parece, a maioria das estações é do INMET e está em topo...

 

Semana que vem, veremos cidades baixinhas batendo -4,-5 batendo cidades de mais de 1.000 metros vocês sabem onde... E aí altitude não vai salvar...

 

Me digam que o próximo suspenso é o Carlos Dias para o bem do Fórum...

Link to comment
Share on other sites

O Vitor V nao sabe nem altitude da cidade dele..kkkk

 

Realmente não devo saber. Pelo menos não sou um analfabeto funcional e um senhor de baixa auto-estima que para preencher o ego precisa trollar num fórum.E pior ,trollagem nível prézinho.Até o JTUR tinha uma linha de raciocínio, tu nem isso. Ou porque falta a linha ou a lógica. Ou ambas.

 

Arthur , quando eu chegar em casa eu respondo, já que mereces pelo menos uma resposta adequada , diferentemente desta pessoa acima que tive que infelizmente responder.

 

 

SERVE PARA TÍ, MP. USE-A A VONTADE, AQUI NÃO.

Link to comment
Share on other sites

Me digam que o próximo suspenso é o Carlos Dias para o bem do Fórum...

 

Administração. .

 

Estao fazendo pressão para eu perder a cabeça e ser suspenso. ...como se vê nos comentários acima...

 

Espero que tomem atitudes a todos aqueles que querem ver desordem aqui.

 

Aproveitando tenho uma reunião marcada amanhã com um diretor de Furnas...a respeito sobre a estação no Morro do Couto...e seria lamentável essas msg para tumultuar...interferissem nisso...um projeto tão sério e científico..

 

Att

Link to comment
Share on other sites

Não retiro a única coisa que falei: Para extremos a latitude e continentalidade são mais importantes. Não falei sobre médias... Altitude sempre mantém as médias baixas, em quase qualquer local, mas não dá considero possível bons extremos se você não tiver boa latitude e continentalidade...

 

Vou repetir mais uma vez o que falei: CdJ tem mínima absoluta maior que Castro que é 600 metros mais baixa. Foz do Iguaçu tem mínima absoluta 5°C menor que Brasília, sendo 1.000 metros mais baixa. O Cacella totalmente equivocado quis pegar Florianópolis...

 

E quase todo mundo aqui só liga para extremos. Não adianta nada CdJ ter médias x ou y ou quase ninguém comemora quando se postam médias no Fórum...

--

 

Se fez 0°C em Rondônia não foi porque o local estava a 600 metros (na verdade foi também) mas a principal causa foi a continentalidade. Se fosse realmente por causa da altitude, Vitória da Conquista não teria uma mínima absoluta de 6 graus, já que tem 900 metros de altitude, sendo mais alta que a cidade de Rondônia...

 

Meses frios, ondas de frio históricas, porretes polares a latitude e continentalidade mandam... No RS negativa mais do que parece, a maioria das estações é do INMET e está em topo...

 

Semana que vem, veremos cidades baixinhas batendo -4,-5 batendo cidades de mais de 1.000 metros vocês sabem onde... E aí altitude não vai salvar...

 

Mas não adianta nada afirmar que meses frios e ondas de frio históricas que mandam. Mandam sim, mas uma ou duas semanas por ano! Na maioria dos dias, quem vai mandar é a altitude, isso se houverem condições iguais, para que não comparemos maças e bananas!

 

CDJ por causa de UM dia perde para Castro, mas Castro continua acima de 1000 metros de altitude! Então não tem lógica afirmar que condições que predominam duas semanas por ano sejam as que ditam o clima no Brasil. Afirmar que Castro, a 1000 metros, tem mínima extrema menor que CDJ, é no mínimo admitir que não fosse a altitude de Castro, ela não teria menor extrema que CDJ. Pra ver como é ilógico isso, não vi você citar uma única cidade litorânea do Sul que bata o extremo de CDJ, por isso não dá pra colocar tudo no balaio da Latitude.

 

Altitude, pelo visto, tem a impressão de que dizemos que acima de 2400 mts é altitude, mas qualquer cota acima do nível do mar, já é altitude. Então, as altitudes de 400, 500 metros de cidades "baixinhas", o fator altitude novamente entra!

 

Agora, um ponto concordamos, a continentalidade tem sua cota direta nos extremos dos interiores dos Estados, mas é necessária altitude para se conseguir um maior fator de perda radiativa, que entra como auxiliador. Agora, se pegarmos 350 dias por ano em que a condição atmosférica não dita a regra de máximas/mínimas, não adianta, quanto mais alto, independente da região, mais frio!

 

Obvio que se o PNI fosse no Sul, registraria mínimas de -15, -16 todos anos, a latitude não deve ser desconsiderada e nem estou fazendo isso, apenas estou argumentando que não dá pra generalizar ou dizer: "é assim." Quando o assunto seja clima.

 

Mas a questão seria melhor elucidada com a análise da geografia brasileira, esta sim a maior determinante de avanços de massas de ar.

Link to comment
Share on other sites

QUE PREGUIÇA DESTE AMBIENTE... O BAZ VAI ACABAR SE CONTINUAR ASSIM.

Se alguns usuários continuarem a tumultuar o ambiente, com o objetivo de defenderem suas idéias ou buscando mudanças no fórum, o BAZ poderá ficar mais fraco no futuro. Mas nós da admin iremos lutar para que isso não aconteça.

O problema não é com o monitoramento ou com a estrutura do fórum, pois problemas ocorrem no monitoramento e no bate papo, caracterizando assim uma conduta equívocada de alguns usuários.

Não adianta os lados da disputa, sim pois o que está havendo é uma disputa, se comportarem dessa maneira.

Se escondem atrás de números e argumentos "científicos" para disputas bairristas, conflitos entre regiões. Rebatem idéias gerando uma confusão ainda maior. Não se atentam aos assuntos do tópicos e postam assuntos de climatologia, disputas de registros em tópicos como o monitoramento. Esse é caráter científico que querem dar ao BAZ? É assim que os problemas são resolvidos? Acredito que ninguém resolva os problemas do dia a dia dessa maneira.

O objetivo da admin/moderação não é ficar punindo ninguém, atuar como policia ou judiciário. Queremos melhorar o fórum, estamos fazendo pesquisa para verificar as preferências e opiniões dos usuários, mas o tempo que temos é usado para analisar disputas e conflitos entre usuários. Peço que revejam a conduta.

Link to comment
Share on other sites

Estava fazendo um post sem querer apagou...deu um trabalhão, infelizmente perdi. O fator climático principal é sem dúvida alguma a latitude! Ela esta ligada diretamente ao balanço de radiação solar. A radiação dentro do Sistema Terra-Atmosfera é transformada em outras formas de energia, como calor por exemplo, em obediência a lei de conservação da energia. A curvatura da Terra faz com que altura do Sol (ângulo de elevação acima do plano do horizonte) varie com a latitude! Isso influi diretamente na intensidade da radiação solar! No Equador a altura é maior, é mais vertical, é como se tivesse menos atmosfera pra atravessar até chegar a superfície. Nos pólos como é mais oblíquo, há mais atmosfera pra atravessar, assim pode sofrer maior espalhamento, absorção ou reflexão! Essa distribuição desigual faz com que aja um aquecimento diferencial da superfície, consequentemente diferença de pressão e assim vento e correntes oceânicas. Eis o motivo da circulação geral da atmosfera. Pólos e equador buscam incessantemente atingir o equilíbrio térmico, em obediência a lei zero da termodinâmica! Claro que esse equilíbrio nunca é atingido.

Acho que a maioria aqui esta considerando apenas a grandeza termodinâmica temperatura como único elemento climático. Mas existe outros importantíssimos, como precipitação!!!

Se houvesse apenas a altitude ocorreria uma diminuição da temperatura a uma taxa de 6,5ºC por quilômetro (lapse rate da atmosfera padrão) até chegar a base da tropopausa (camada intermediária entre a troposfera e estratosfera) onde a temperatura pararia de cair e passaria a aumentar com altura ao adentrar a estratosfera, devido a presença do ozônio.

 

Em tempos cidades baixas do sul do RS tem médias em meses de inverno muito parecidas e talvez menores (em certas ocasiões) que cidades da serra, em virtude da latitude e da dinâmica atmosférica!

 

Altitude, continentalidade/maritimidade, cobertura vegetal, relevo e circulação geral da atmosfera, sem dúvida são fatores determinantes no clima de uma região...são importantes. Mas a principal é sem dúvida a latitude!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu adicionei várias pessoas a lista de foe, e não leio mais as mensagens, não convivo mais. Mas acredito que para proteger o ambiente, a Adm terá que ser mais dura com aqueles que não respeitam os demais. Tem que haver suspensão, 3, 7, 30 dias, ou haverá recorrencia de provocações e infantilidades.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Estava fazendo um post sem querer apagou...deu um trabalhão, infelizmente perdi. O fator climático principal é sem dúvida alguma a latitude! Ela esta ligada diretamente ao balanço de radiação solar. A radiação dentro do Sistema Terra-Atmosfera é transformada em outras formas de energia, como calor por exemplo, em obediência a lei de conservação da energia. A curvatura da Terra faz com que altura do Sol (ângulo de elevação acima do plano do horizonte) varie com a latitude! Isso influi diretamente na intensidade da radiação solar! No Equador a altura é maior, é mais vertical, é como se tivesse menos atmosfera pra atravessar até chegar a superfície. Nos pólos como é mais oblíquo, há mais atmosfera pra atravessar, assim pode sofrer maior espalhamento, absorção ou reflexão! Essa distribuição desigual faz com que aja um aquecimento diferencial da superfície, consequentemente diferente de pressão e assim vento e correntes oceânicas. Eis o motivo da circulação geral da atmosfera. Pólos e equador buscam incessantemente atingir o equilíbrio térmico, em obediência a lei zero da termodinâmica! Claro que esse equilíbrio nunca é atingido.

Acho que a maioria aqui esta considerando apenas a grandeza termodinâmica temperatura como único elemento climático. Mas existe outros importantíssimos, como precipitação!!!

Se houvesse apenas a altitude ocorreria uma diminuição da temperatura a uma taxa de 6,5ºC por quilômetro (lapse rate da atmosfera padrão) até chegar a base da tropopausa (camada intermediária entre a troposfera e estratosfera) onde a temperatura pararia de cair e passaria a aumentar com altura ao adentrar a estratosfera, devido a presença do ozônio.

 

Em tempos cidades baixas do sul do RS tem médias em meses de inverno muito parecidas e talvez menores (em certas ocasiões) que cidades da serra, em virtude da latitude e da dinâmica atmosférica!

 

Altitude, continentalidade/maritimidade, cobertura vegetal, relevo e circulação geral da atmosfera, sem dúvida são fatores determinantes no clima de uma região...são importantes. Mas a principal é sem dúvida a latitude!!!

 

Muitíssimo bem Allef ! ! ! Nota 10.

 

Nada como uma opinião e explicação de quem estuda e trabalha com isso, assim quebra todos os paradigmas de ''achismos'' e acaba com o ''ego'' de muitos aqui.

 

Chega dessa PALHAÇADA de um querer saber mais do que o outro, um dizer que o outro ta errado. Acho que o Allef que dedica parte da vida dele e estuda isso calou a boca de 70% da turma dos ''sabichões'' daqui.

 

Eu já nem dei pitacos aqui neste tópico, por que não adianta, por mais que você mostre argumentos de que uma coisa é correta, sempre vai ter os ''sabichões'' que vão contra-bater o seu argumento e afirmar que o mesmo é SEMPRE ERRADO.

 

OBS: Não é uma indireta pra ninguém, nem pra fulano, nem beltrano e nem ciclano, é apenas a ''realidade''

 

E antes que alguém venha insinuar qualquer mensagem pra mim referente a está mensagem, LEIA BEM, se preciso for, leia DUAS VEZES, para entender um pouco mais sobre clima, latitude, altitude, que o nosso querido amigo Allef explicou.

 

:hi: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Se cidade x é mais fria que cidade y, ou se cidade x tem a menor temperatura absoluta que a cidade y, é totalmente irrelevante para mim.

 

As discussões começam neste ponto, é um fanatismo por frio.

 

Aprecio os eventos meteorológicos e climáticos como um todo, extremos de frio, de calor, chuvas, tempestades, neve etc.

Link to comment
Share on other sites

Estava fazendo um post sem querer apagou...deu um trabalhão, infelizmente perdi.....!!!

 

Querido amigo Allef,

 

Espero que em nossa amada Caceres todos os teus parentes e amigos estejam bem,

 

Desculpe não ter respondido as perguntas feitas no facebook. Estou evitando as redes sociais.

 

Sobre perder mensagens longas e elaboradas:

 

Já ocorreu diversas vezes comigo.

 

Faça assim: Após concluir a mensagem selecione o texto e copie e somente depois clique em enviar, pois devido a inatividade a "conexão" com o fórum é suprimida.

 

Sobre este tópico:

 

Tenho estudado ultimamente o tema "A importância do Clima na formação de uma cultura e nos processos civilizatórios"

 

Observe que ao longo dos anos as " mocinhas do tempo" são as jornalistas que apresentam um crescimento vertiginoso nas suas carreiras de jornalistas.(qual a razão?)

 

Esta é uma característica global.

 

Uma das conclusões deste tipo de trabalho é que não existe bairrismo quando o assunto é clima.

 

Sobre o teu post: Clima a variação de 4 W//m² em 30 anos. Tempo (weather) a variação de 40W/m em dias, semanas e em alguns casos por alguns meses.

 

Abra;os Saudosos.

Link to comment
Share on other sites

Mas não adianta nada afirmar que meses frios e ondas de frio históricas que mandam. Mandam sim, mas uma ou duas semanas por ano! Na maioria dos dias, quem vai mandar é a altitude, isso se houverem condições iguais, para que não comparemos maças e bananas!

 

CDJ por causa de UM dia perde para Castro, mas Castro continua acima de 1000 metros de altitude! Então não tem lógica afirmar que condições que predominam duas semanas por ano sejam as que ditam o clima no Brasil. Afirmar que Castro, a 1000 metros, tem mínima extrema menor que CDJ, é no mínimo admitir que não fosse a altitude de Castro, ela não teria menor extrema que CDJ. Pra ver como é ilógico isso, não vi você citar uma única cidade litorânea do Sul que bata o extremo de CDJ, por isso não dá pra colocar tudo no balaio da Latitude.

 

Altitude, pelo visto, tem a impressão de que dizemos que acima de 2400 mts é altitude, mas qualquer cota acima do nível do mar, já é altitude. Então, as altitudes de 400, 500 metros de cidades "baixinhas", o fator altitude novamente entra!

 

Agora, um ponto concordamos, a continentalidade tem sua cota direta nos extremos dos interiores dos Estados, mas é necessária altitude para se conseguir um maior fator de perda radiativa, que entra como auxiliador. Agora, se pegarmos 350 dias por ano em que a condição atmosférica não dita a regra de máximas/mínimas, não adianta, quanto mais alto, independente da região, mais frio!

 

Obvio que se o PNI fosse no Sul, registraria mínimas de -15, -16 todos anos, a latitude não deve ser desconsiderada e nem estou fazendo isso, apenas estou argumentando que não dá pra generalizar ou dizer: "é assim." Quando o assunto seja clima.

 

Mas a questão seria melhor elucidada com a análise da geografia brasileira, esta sim a maior determinante de avanços de massas de ar.

 

Exato Artur...a altitude comanda....se pegarmos as minimas absolutas de cidades MG.. na faixa dos 1300 mts...serão semelhantes.. a mininas absolutas no RS no municipios acima dos 1000 mts.....isso prova que a latitude nao faz a menor diferença neste quesito...e sim a altitude que faz esse milagre...fecho com vc nessa..!!!

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Exato Artur...a altitude comanda....se pegarmos as minimas absolutas de Cidades MG.. na faixa dos 1300 mts...serão semelhantes.. a mininas absolutas no RS no municipios acima dos 1000 mts.....isso PROVA que a latitude nao faz a menor diferença neste quesito...e sim a altitude que faz esse milagre...fecho com vc nessa..!!!

 

:good2:

 

Carlos, pegue os dados das cidades no RS acima dos 1000 metros (bom nem precisa disso, pegue os dados de cidades do sul do RS com altitude entre 200/400 metros) e veja qual são mais frias, se as da faixa dos 1300 metros de MG ou as de lá. Não se baseie em ''eventos'' e sim no geral.

 

Dizer que cidade na casa dos 1000 metros no sul de minas e cidades no RS com altitude próxima a de 1000 metros são semelhantes é demais... me admiro isso vir de você.

 

Daqui a pouco você vai dizer que São José dos Ausentes e vitória da conquista não tem muita diferença....

Link to comment
Share on other sites

Mas não adianta nada afirmar que meses frios e ondas de frio históricas que mandam. Mandam sim, mas uma ou duas semanas por ano! Na maioria dos dias, quem vai mandar é a altitude, isso se houverem condições iguais, para que não comparemos maças e bananas!

 

Não interessa! O que eu disse é para EXTREMOS, extremos não acontecem toda hora! A menos que for extremos de hora e hora e diários, mas esse extremo e quase desprezível para área de nosso interesse.

 

CDJ por causa de UM dia perde para Castro, mas Castro continua acima de 1000 metros de altitude! Então não tem lógica afirmar que condições que predominam duas semanas por ano sejam as que ditam o clima no Brasil.

 

Nunca afirmei que ditam o clima do Brasil.

 

Eu disse que em EXTREMOS, MESES FRIOS, ONDAS de FRIO a continentalidade e latitude fazem mais diferença.

 

Afirmar que Castro, a 1000 metros, tem mínima extrema menor que CDJ, é no mínimo admitir que não fosse a altitude de Castro, ela não teria menor extrema que CDJ.

 

Castro é 600 metros mais baixa que CdJ. Uma grande diferença de altitude que não serve para extremos. Aliás a estação de Castro é topo.

 

Da mesma maneira Brasília perde para uma cidade de Rondônia de 600 metros, e Vitória da Conquista nunca viu zero grau, apenas 6. Cidades do MS como Ponta Porã conseguem máxima menores sendo 1.000 metros mais baixa que CdJ. Pra mim mostra que a altitude falha como determinante principal em eventos, a altitude não comanda.

 

Pra ver como é ilógico isso, não vi você citar uma única cidade litorânea do Sul que bata o extremo de CDJ, por isso não dá pra colocar tudo no balaio da Latitude.

 

O Oceano é limitador de mínimas baixas. Porém é atenuante de máximas altas, o que faz que eu consiga ter uma máxima igual a CdJ em esporádicas ocasiões. Se as cidades não batem na mínima, batem na máxima. Vai encontrar várias cidades litorâneas com máxima absoluta menor que CdJ. O Balaio maior é da continentalidade, depois latitude.[/b]

 

Altitude, pelo visto, tem a impressão de que dizemos que acima de 2400 mts é altitude, mas qualquer cota acima do nível do mar, já é altitude. Então, as altitudes de 400, 500 metros de cidades "baixinhas", o fator altitude novamente entra!

 

Sim, só que estes locais tem médias infinitamente superiores a locais altos. E nas ondas de frio, passam locais mais altos.

 

De 0 para 150/200 metros acima do nível do mar é um morro. Mas de 400m para 1600m são gigantes 1.200 metros. São 8 morros, diferença gritante!

 

Agora, um ponto concordamos, a continentalidade tem sua cota direta nos extremos dos interiores dos Estados, mas é necessária altitude para se conseguir um maior fator de perda radiativa, que entra como auxiliador. Agora, se pegarmos 350 dias por ano em que a condição atmosférica não dita a regra de máximas/mínimas, não adianta, quanto mais alto, independente da região, mais frio!

 

Aí você está falando de médias, quesito que não compete com minha afirmação, como ressaltei desde o início.

 

O PNI é cerca de 300 dias mais frio ao ano no Brasil. Tire da sua cabeça que são apenas 15 dias que a Serra Catarinense/Campanha/outros tem dias mais frios que o PNI...

 

Obvio que se o PNI fosse no Sul, registraria mínimas de -15, -16 todos anos, a latitude não deve ser desconsiderada e nem estou fazendo isso, apenas estou argumentando que não dá pra generalizar ou dizer: "é assim." Quando o assunto seja clima.

 

Mas a questão seria melhor elucidada com a análise da geografia brasileira, esta sim a maior determinante de avanços de massas de ar.

 

Compreendo, mas mantenho tudo o que disse desde o início, que creio não ser nada demais.

 

Este culto a altitude para mim é válido para médias, onde há significativas diferenças e altitude realmente manda. Para eventos extremos de frio não manda. Proporcionalmente continentalidade e latitude são mais relevantes. Não falei nem em neve, porque aí a coisa toma proporções maiores ainda, a coisa aumenta muito mais.

 

Aproveite e avise ao seu amigo desinformado, que quase 90% das estações do RS são topo. Bem diferente das estações destas regiões de MG e SP que são verdadeiros baixadões como Urupema e Bom Jardim da Serra onde a variação é bem menor.

 

Querer fantasiar que a mínima do RS -9 de Bom Jesus é a mínima do RS e comparar com as mínimas das cidades de MG é para os atormentados. A estação de Bom Jesus está 1.047 metros de altitude. Não é nem o topo dominante (que é Ausentes 1.2000 em locais da cidade e 1.398 no Monte Negro) e nem baixada é.

 

Se seu amiguinho fosse alguma coisa inteligente, compararia as mínimas de Potreirinhos, Santa Rosa, Soledade e Canela, que são estações de baixada, nos últimos 3 anos (ou quando possível já que são estações novas) e compare com os valores das ditas cidades. Mas se quiser tem Quaraí que registrou -6,3°C...

 

Seu amiguinho tem problemas... Ele não sabe nada de geografia brasileira. Sem falar nos outros problemas...

Link to comment
Share on other sites

Allef, fostes perfeito na tua colocação. Estou na fase onde estamos estudando exatamente a importância de cada fator climático.

 

Sobre o assunto e as "magníficas" suposições non-sense de alguns usuários, só tenho uma coisa a dizer, para pararem com os achismos. FAÇAM SEU PRÓPRIO MODELO CLIMÁTICO. Ficar dialogando sobre coisas que não podem serem provadas por tal condição não existir, é uma coisa CHATA e IRRITANTE de ficar-se lendo. Então, é só ter um conhecimento em Álgebra Linear, Cálculos e Termodinâmica e pronto, façam seus próprios modelos com suas condições e mostrem o seus achismos trollativos de "Sem altitude não teria 0º graus " . Aliás, tenho em PDF um material de uma aula que tive que mostra como mostra como seria o clima da Terra se não existisse as variações de radiação solar sazonais. É bem interessante. E aos poucos vai se adicionando mais ingredientes e mostrando como a atmosfera tenta entrar em equilíbrio e como o Allef colocou, vai se vendo como o fator latitude é um dos mais importantes.

 

Vitor, mantendo no mundo das idéias, ok, EU entendo que sim, negativa todos anos, mas vc mesmo há de concordar, são eventos raros e pontuais, não passa de 3 ou 4 negativas ou 0 grau. Acho que o ponto que deveriamos discorrer, é que, a despeito da latitude, a altitude acaba facilitando bastante a questão do frio e extremos. Se não fosse pela altitude, CDJ não figuraria entre as mais frias do Brasil, nem MDF. Para Porto Alegre pra baixo, concordo que ai sim a latitude passa a desempenhar papel importante para eventos de frio extremo.

 

Na verdade poderiamos considerar que a Geografia é quem dá as caras no Brasil. Não fossem as serras do RS, SC e PR, provavelmente SP receberia toda a carga de frio forte que faz no sul. Não fosse a serra da mantiqueira, e Minas Gerais teria um clima com muito mais extremos.

 

Arthur, acho que deverias acompanhar mais as estações de baixa altitude no RS. Mas enfim, vamos para a parte que alguns dizem que estão interessados, o frio. Para ti ver que a latitude além de ser um dos fatores climáticos mais importantes, no Brasil, no tema "frio", ela consegue proporcionar que lugares a nível do mar tenham precipitações invernais e até neve. Isto em nosso território. E lugares como Bagé registrar -1,0 em dia nublado. Ou Porto Alegre chover com 4ºC/5ºC no meio da tarde. Enfim, por favor, peço que pare de dar trela para esta discussão Altitude x Latitude. Tenho esperanças que entenda. Diferentemente do Cacella e do CD, que estão para tumultuar e não querem adquirir conhecimento. A altitude conserva médias,ok, isto já se sabe(e é óbvio). Já para analisarmos o frio, a primeira coisa que olhamos é a latitude(Não é por acaso que a maioria dos desertos do Hemisfério norte estão próximos de 30º de latitude, olhando para um âmbito mais climático, como deveria ser ).

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Capaz deividibecker. Obrigado. Sou apenas mais um apaixonado pela atmosfera.

 

Vitor e Mafili,

 

Tempo é o que esta acontecendo na atmosfera em qualquer momento. Clima é a média das condições de tempo ao longo de um período de décadas. É convencionada 30 anos.

Como disse Mark Twain: " Clima é o que esperamos; tempo é o que sentimos".

 

Vou ver se consigo modelar um cenário onde só exista temperatura e mais nada. Talvez variação dela, sem consequência como mudança em outras variáveis de estado. Vou ver se obtenho algo, seguindo pensamento de uns.

 

Longe de qualquer bairrismo. Até porque se assim fosse defenderia o Centro-Oeste. Só estou apenas tentando contribuir com o pouco que sei.

Link to comment
Share on other sites

ESTAMOS FALANDO A NÍVEL DE BRASIL E NÃO A NÍVEL DE GLOBO. A NÍVEL DE BRASIL A DIFERENÇA NÃO CHEGA A SER ABSURDO EM TERMOS DE CLIMA COMO O É POR EXEMPLO O CHILE, POIS ESTAMOS QUASE TOTALMENTE EM LATITUDES BAIXAS, DE RESTO O ALLEF FOI BEM DIDÁTICO.

 

PARA NÃO PERDER, COPIE ANTES DE ENVIAR.

 

E POR FAVOR, AOS RANZINZAS DE PLANTÃO, EVITEM "ELOGIOS" AOS DESAFETOS PARA O BEM DO TÓPICO E DO AMBIENTE DO FÓRUM, SE QUEREM "ELOGIAR", TEM A MP PARA ISTO. PARECEM ETERNOS ABORRECENTES!

Link to comment
Share on other sites

Estava fazendo um post sem querer apagou...deu um trabalhão, infelizmente perdi. O fator climático principal é sem dúvida alguma a latitude! Ela esta ligada diretamente ao balanço de radiação solar. A radiação dentro do Sistema Terra-Atmosfera é transformada em outras formas de energia, como calor por exemplo, em obediência a lei de conservação da energia. A curvatura da Terra faz com que altura do Sol (ângulo de elevação acima do plano do horizonte) varie com a latitude! Isso influi diretamente na intensidade da radiação solar! No Equador a altura é maior, é mais vertical, é como se tivesse menos atmosfera pra atravessar até chegar a superfície. Nos pólos como é mais oblíquo, há mais atmosfera pra atravessar, assim pode sofrer maior espalhamento, absorção ou reflexão! Essa distribuição desigual faz com que aja um aquecimento diferencial da superfície, consequentemente diferença de pressão e assim vento e correntes oceânicas. Eis o motivo da circulação geral da atmosfera. Pólos e equador buscam incessantemente atingir o equilíbrio térmico, em obediência a lei zero da termodinâmica! Claro que esse equilíbrio nunca é atingido.

Acho que a maioria aqui esta considerando apenas a grandeza termodinâmica temperatura como único elemento climático. Mas existe outros importantíssimos, como precipitação!!!

Se houvesse apenas a altitude ocorreria uma diminuição da temperatura a uma taxa de 6,5ºC por quilômetro (lapse rate da atmosfera padrão) até chegar a base da tropopausa (camada intermediária entre a troposfera e estratosfera) onde a temperatura pararia de cair e passaria a aumentar com altura ao adentrar a estratosfera, devido a presença do ozônio.

 

Em tempos cidades baixas do sul do RS tem médias em meses de inverno muito parecidas e talvez menores (em certas ocasiões) que cidades da serra, em virtude da latitude e da dinâmica atmosférica!

 

Altitude, continentalidade/maritimidade, cobertura vegetal, relevo e circulação geral da atmosfera, sem dúvida são fatores determinantes no clima de uma região...são importantes. Mas a principal é sem dúvida a latitude!!!

 

Pronto, para mim o post encerra nisso:

 

"Altitude, continentalidade/maritimidade, cobertura vegetal, relevo e circulação geral da atmosfera, sem dúvida são fatores determinantes no clima de uma região...são importantes. Mas a principal é sem dúvida a latitude!!!".

 

Pessoal, não precisa complicar nada, a isso se dá o nome de fatores climáticos. É coisa que se aprende no 1° ano do Ensino Mèdio!

 

Ou até no Fundamental!

 

Tá, ok, ''branquinho'' pode sim escolher um dos fatores e elegê-lo como ''o meu preferido'' :heart: . Mas preferência é pessoal, não é Ciência.

 

Mesmo assim, o básico do básico do básico é a latitude, como pontuou o Alef. Isso não quer dizer que a latitude ''é tudo''. Não é.

 

Desacompanhada dos outro fatores climáticos, a latitude também não é nada, pois o clima é resultante da soma de todos os fatores.

Link to comment
Share on other sites

ESTAMOS FALANDO A NÍVEL DE BRASIL E NÃO A NÍVEL DE GLOBO. A NÍVEL DE BRASIL A DIFERENÇA NÃO CHEGA A SER ABSURDO EM TERMOS DE CLIMA COMO O É POR EXEMPLO O CHILE, POIS ESTAMOS QUASE TOTALMENTE EM LATITUDES BAIXAS, DE RESTO O ALLEF FOI BEM DIDÁTICO!

 

Por favor Coutinho....VIA MP....colabore..!!

Link to comment
Share on other sites

Isso parece conversa de maluco, nunca vamos chegar em resposta nenhuma enquanto fizermos perguntas genéricas sem estabelecer critério algum para julgar as respostas.

Soltar um "o que é mais importante?" e esperar uma resposta objetiva só pode ser brincadeira, e o pior é gente achando que tem alguém certo ou errado nesse contexto sendo que dessa pergunta é impossível se obter algo além da simples opinião dos usuários que é determinada por uma valoração totalmente subjetiva.

Link to comment
Share on other sites

ESTAMOS FALANDO A NÍVEL DE BRASIL E NÃO A NÍVEL DE GLOBO. A NÍVEL DE BRASIL A DIFERENÇA NÃO CHEGA A SER ABSURDO EM TERMOS DE CLIMA COMO O É POR EXEMPLO O CHILE, POIS ESTAMOS QUASE TOTALMENTE EM LATITUDES BAIXAS, DE RESTO O ALLEF FOI BEM DIDÁTICO!

 

Por favor Coutinho....VIA MP....colabore..!!

 

???????????????????

Link to comment
Share on other sites

Eu nao to entendendo essa discussao é mais que óbvio que se 2 lugares estiverem na mesma latitude o que tiver mais altitude sera mais frio.

 

Na raíz de todos os males está a falta de frio extremo e democrático em 2015! :hang1:

Estivéssemos com um porrete à la setembro de 2002 ou 2006 e este tópico não teria nem sido criado!

Link to comment
Share on other sites

ESTAMOS FALANDO A NÍVEL DE BRASIL E NÃO A NÍVEL DE GLOBO. A NÍVEL DE BRASIL A DIFERENÇA NÃO CHEGA A SER ABSURDO EM TERMOS DE CLIMA COMO O É POR EXEMPLO O CHILE, POIS ESTAMOS QUASE TOTALMENTE EM LATITUDES BAIXAS, DE RESTO O ALLEF FOI BEM DIDÁTICO!

 

Por favor Coutinho....VIA MP....colabore..!!

 

???????????????????

 

TEM A MP PARA ISTO. PARECEM ETERNOS ABORRECENTES!
Link to comment
Share on other sites

Eu nao to entendendo essa discussao é mais que óbvio que se 2 lugares estiverem na mesma latitude o que tiver mais altitude sera mais frio.

 

É apenas trollagem.

 

Apenas prolongar a discussão com o único objetivo de discutir.

 

É óbvio demais.

 

No caso específico a rixa da turma da rua de baixo com a turma da rua de cima.

 

No campinho do fim da rua.

 

Nada importante.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu nao to entendendo essa discussao é mais que óbvio que se 2 lugares estiverem na mesma latitude o que tiver mais altitude sera mais frio.

 

É apenas trollagem.

 

Apenas prolongar a discussão com o único objetivo de discutir. E INCOMODAR O AMBIENTE! VAMOS SEGUINDO.

 

É óbvio demais.

 

No caso específico a rixa da turma da rua de baixo com a turma da rua de cima.

 

No campinho do fim da rua.

 

Nada importante.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O assunto sobre insolação levantado no monitoramento me instigou a fazer uma pesquisa nas normais de 1961-1990 do Inmet. As 20 mais e as 20 menos ensolaradas:

 

MENOS

1 - Cruzeiro do Sul (AC): 1229,7

2 - Iauaretê (AM): 1448,4

3 - Paranaguá (PR): 1449,3

4 - São Félix do Xingu (PA): 1466,4

5 - Lábrea (AM): 1467,6

6 - Benjamin Constant (AM): 1472,2

7 - Iguape (SP): 1498,6

8 - Tarauacá (AC): 1518,4

9 - Porto União (SC): 1520,1

10 - Itacoatiara (AM): 1532,2

11 - Altamira (PA): 1588,6

12 - Santos (SP): 1655,9

13 - Ubatuba (SP): 1670,1

14 - São Joaquim (SC): 1674,2

15 - Nova Friburgo (RJ): 1675,6

16 - São Gabriel da Cachoeira (AM): 1696,0

17 - Rio Branco (AC): 1700,7

18 - Fonte Boa (AM): 1703,3

19 - Codajás (AM): 1715,7

20 - Manicoré (AM): 1730,7

 

MAIS

1 - São Gonçalo (PB): 3176,1

2 - Apodi (RN): 3041,1

3 - Morada Nova (CE): 3002,5

4 - Natal (RN): 2968,4

5 - Parnaíba (PI): 2956,2

6 - Jaguaruana (CE): 2949,2

7 - Iguatu (CE): 2933,0

8 - Irecê (BA): 2901,8

9 - Morro dos Cavalos (PI): 2901,3

10 - Cruzeta (RN): 2893,4

11 - Petrolina (PE): 2860,6

12 - Barbalha (CE): 2848,0

13 - Fortaleza (CE): 2843,4

14 - Picos (PI): 2842,0

15 - Mossoró (RN): 2828,1

16 - Espinosa (MG): 2809,7

17 - Bom Jesus da Lapa (BA): 2809,7

18 - Acaraú (CE): 2799,8

19 - Arcoverde (PE): 2797,5

20 - Pirapora (MG): 2795,1

Link to comment
Share on other sites

O assunto sobre insolação levantado no monitoramento me instigou a fazer uma pesquisa nas normais de 1961-1990 do Inmet. As 20 mais e as 20 menos ensolaradas:

 

MENOS

1 - Cruzeiro do Sul (AC): 1229,7

2 - Iauaretê (AM): 1448,4

3 - Paranaguá (PR): 1449,3

4 - São Félix do Xingu (PA): 1466,4

5 - Lábrea (AM): 1467,6

6 - Benjamin Constant (AM): 1472,2

7 - Iguape (SP): 1498,6

8 - Tarauacá (AC): 1518,4

9 - Porto União (SC): 1520,1

10 - Itacoatiara (AM): 1532,2

11 - Altamira (PA): 1588,6

12 - Santos (SP): 1655,9

13 - Ubatuba (SP): 1670,1

14 - São Joaquim (SC): 1674,2

15 - Nova Friburgo (RJ): 1675,6

16 - São Gabriel da Cachoeira (AM): 1696,0

17 - Rio Branco (AC): 1700,7

18 - Fonte Boa (AM): 1703,3

19 - Codajás (AM): 1715,7

20 - Manicoré (AM): 1730,7

 

MAIS

1 - São Gonçalo (PB): 3176,1

2 - Apodi (RN): 3041,1

3 - Morada Nova (CE): 3002,5

4 - Natal (RN): 2968,4

5 - Parnaíba (PI): 2956,2

6 - Jaguaruana (CE): 2949,2

7 - Iguatu (CE): 2933,0

8 - Irecê (BA): 2901,8

9 - Morro dos Cavalos (PI): 2901,3

10 - Cruzeta (RN): 2893,4

11 - Petrolina (PE): 2860,6

12 - Barbalha (CE): 2848,0

13 - Fortaleza (CE): 2843,4

14 - Picos (PI): 2842,0

15 - Mossoró (RN): 2828,1

16 - Espinosa (MG): 2809,7

17 - Bom Jesus da Lapa (BA): 2809,7

18 - Acaraú (CE): 2799,8

19 - Arcoverde (PE): 2797,5

20 - Pirapora (MG): 2795,1

 

O triste é saber que a energia solar é absurdamente mal aproveitada no Brasil.

 

Essas regiões pobres do Nordeste poderiam avançar virando pólos de geração de energia solar!

Link to comment
Share on other sites

É isso mesmo Coutinho, a energia solar ainda é bem cara para os padrões brasileiros, no momento os grandes investimentos estão na energia eólica, baixou bem o custo do MW, já temos algumas fábricas de pá e torres de eólicas.No Jornal da Globo dessa semana comentaram da fábrica no interior de São Paulo que poderia estar exportando torres, mas estão atendendo o mercado interno que está bombando com as ampliações desse ano e os mais de 200 parques eólicos nos próximos anos.

 

O Brasil tem que criar ou aperfeiçoar a tecnologia da energia solar, senão tem que importar da Alemanha, Japão, China etc.

Link to comment
Share on other sites

Distribuição da geada em função da topografia.

 

A geada varia espacialmente conforme, a localização, intensidade da massa de ar de frio, topografia, drenagem do ar frio e obstáculos ao escoamento do ar frio.

 

Em Pedra Bela-SP, localizada nos primórdios da Serra da Mantiqueira, próximo à Bragança Paulista. Tem altitudes entre 1.000 a 1.300 metros, tendo clima classificado como tropical de altitude.

 

Em 2000, tive a oportunidade de acompanhar o pomar de cherimoias do Chico Espanhol. As cherimoias são tidas, como as frutas mais saborosas do mundo (lembra um leite condensado) e só frutificam bem em climas tropicais de altitude (com noites frescas) e tem pouca tolerância à geada. A cherimoia apresenta exigência climática parecida ao café arábica de bebida de boa qualidade (suave). Elas são parente da atemoia, da pinha e do araticum. Elas também são cultivadas em São Bento do Sapucaí, Sapucaí Mirim-MG, Caldas-MG e Barbacena-MG.

 

Em julho de 2000, Pedra Bela, experimentou um inverno brando, seguido pela incursão de potente massa de ar frio, que provocou 3 geadas quase que consecutivas:

dia 16 = -1,5ºC;

dia 18 = -1,5ºC;

dia 21 = -1,6ºC;

 

As plantas sofreram danos medianos devido à geada de 2000. principalmente na parte superior da planta.

 

Na geada de 1º de junho de 1979, o fruticultor relatou que várias árvores adultas de cherimoias morreram, devido ao rigor da geada de 79. Ele comentou, que na tarde anterior (dia 31 de maio de 1979), ele teve que parar o serviço do trator e ir ao bar, para tomar uma dose de bebida, prá aquecer o corpo, pois o frio estava insuportável.

 

Aonde quero chegar: Os fruticultores, tem que escolher com cuidado, a área de implantação do pomar, observando o histórico de geadas do local, a compartimentação da geada nesse local e tolerância da fruteira à geada. As geadas mais severas são menos frequentes no sudeste do que na região sul do Brasil, induzindo alguns fruticultores novatos da região sudeste à escolha de locais inadequados de implantação de pomar (muito expostos à formação de geada), por falta de relatos históricos do local, ou falta de registros de dados regionais.

MVC-747S.JPG.0af4e8ec3e4e9cd06e5ea3554f73197d.JPG

5a4e89a66ca63_valecamand.jpg.146b8d826d01eef120dcca99c89debc4.jpg

5a4e89a66e23b_danoplt.jpg.cba3630cb744fe5c63606d664adead6c.jpg

5a4e89a66f851_Jfrut.jpg.1e595e4160629e312589dae26f5b49f0.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vitor, mantendo no mundo das idéias, ok, EU entendo que sim, negativa todos anos, mas vc mesmo há de concordar, são eventos raros e pontuais, não passa de 3 ou 4 negativas ou 0 grau. Acho que o ponto que deveriamos discorrer, é que, a despeito da latitude, a altitude acaba facilitando bastante a questão do frio e extremos. Se não fosse pela altitude, CDJ não figuraria entre as mais frias do Brasil, nem MDF. Para Porto Alegre pra baixo, concordo que ai sim a latitude passa a desempenhar papel importante para eventos de frio extremo.

 

Na verdade poderiamos considerar que a Geografia é quem dá as caras no Brasil. Não fossem as serras do RS, SC e PR, provavelmente SP receberia toda a carga de frio forte que faz no sul. Não fosse a serra da mantiqueira, e Minas Gerais teria um clima com muito mais extremos.

CORRETÍSSIMO.

 

O PONTO FOI O FATO DE FALAR QUE AO NÍVEL DO MAR RARAMENTE CHEGA OU ABAIXA DE ZERO, ESTE É O PONTO, POR FALTA DE CONHECIMENTO, QUE O CACELLA DERRAPOU, EM SC JÁ COLOQUEI, NO RS É A MESMA COISA E ATÉ UNS DIAS A MAIS.

 

FORA ISTO, É ÓBVIO QUE A ALTITUDE É A PREPONDERANTE NO DESENHO DO FRIO NO BRASIL, A LATITUDE REFORÇA.

Derrapou nada. Isso é trollagem elegante: são seguidas pitadas de ironia para "conscientizar" o pessoal do BAZ de que no Brasil o frio é ridículo seguido de um monte de dados e análises científicas que a grande maioria dos bazianos sabe. Mas é EXATAMENTE POR ISTO que o fórum chama-se "Brasil Abaixo de Zero". Se estivéssemos na Suécia seria "Suécia Acima de Trinta". E certamente teria alguém lá para dizer que em Estocolmo o calor é pífio e faz 30° uma vez a cada 200 gerações.

Link to comment
Share on other sites

Os fatores básicos são os seguintes:

-Altitude

-Latitude

-Continentalidade

Exemplo como comparativo S Rosa x Soledade.

Soledade maior altitude e latitude e melhor localização

S Rosa maior continentalidade

Aliás tava matutando, dá pra gente criar uma tabela de compensação:

Tantos km de continentalidade

Tantos graus de latitude

Tantos metros de altitude

Link to comment
Share on other sites

Os fatores básicos são os seguintes:

-Altitude

-Latitude

-Continentalidade

Exemplo como comparativo S Rosa x Soledade.

Soledade maior altitude e latitude e melhor localização

S Rosa maior continentalidade

Aliás tava matutando, dá pra gente criar uma tabela de compensação:

Tantos km de continentalidade

Tantos graus de latitude

Tantos metros de altitude

 

PH, creio eu que no caso altitude, a coisa fica muito genérica. Como já disse, se falarmos GEOGRAFIA, estariamos abrangendo muito mais fatores que apenas a altitude. Estariamos incluindo questões como barreiras geográficas, como as da Serra do Japi e Cantareira fazem coma grande SP. De um lado, mais umidade e menos calor, do outro, mais secura e mais calor diurno. Eu estava também olhando muito a questão altitude isoladamente, mas devemos entender também o papel que as barreiras geográficas tem dentro do dinamismo do clima. Não é possível montarmos uma tabela usando geografia como variável, mas ao mesmo tempo, pegando a variável altitude, poderiamos dar uma pequena mensurada na comparação altitude x latitude. Que na verdade acho que uma é complemento da outra.

 

Nesse ponto, e espero que o Allef me entenda, tenho pequena discordancia. Latitude também não é a variável principal, o fato é que cada variável pode, localmente falando, ter um peso maior que outra. CDJ está a mais de 1600 mts de altitude, por isso tem noites frescas a frias durante o ano todo e é dificil bater 31, 32 graus as vezes nem uma vez por ano. Neste caso, a altitude compensa a latitude. Agora peguemos Bagé, baixa altitude e várias mínimas negativas todo ano (ao menos umas 6 ou 7 creio eu, não estou olhando tabelas no momento), neste caso a latitude mais alta determina que a cidade fique mais próxima dos centros polares, por isso a maior facilidade.

Link to comment
Share on other sites

Se voce for no detalhe isso é verdade. A geometria das estruturas de relevo afeta, principalmente a pluviosidade e a amplitude termica diaria e, em muito menor grau a temperatura média.

 

A latitude é o principal fator em regiões temperadas abaixo de 30/35 graus de latitude. Em regiões tropicais e de transição o fator é menor. Isso se explica por simples funções trigonometricas. Afinal a terra é redonda é a geometria esférica é o que manda.

 

Voce pode observar facilmente isso vendo o numero de horas de sol acima do horizonte. A conta nao é linear.

 

Equador 12hs

20 graus 10.8 a 13.2

30 graus 10.1 a 13.9

40 graus 9.2 a 14.8

50 graus 7.9 a 16.1

60 graus 5.7 a 18.3

 

O que vemos é que em regioes tropicais(climas tropicais e subtropicais) os eventos de frio sao raros, esfria-se 2 ou 3 dias e depois voltamos ao calor. As maximas sao muito pronunciadas o que aumenta a sensacao de frio, ja que as pessoas nao se acostumam com o frio e a estacao invernal é marcada por "veranicos". Nesse caso a latitude é um fator menos importante que a altitude para a temperatura. Essas regioes tem um ou dois dias de minimas e vem a minima absoluta em dia de frio vampiro com temperaturas que passam de 20 graus em regioes que nao sao elevadas. Observe o inverno ao nivel do mar (temos que o usar o mesmo criterio para comparar). Temperaturas medias do mes mais frio e as maximas medias :

latitude media mes frio media max mes frio

Santos -24 18.8 22.8

Paranagua -25. 17.2 22.3

Florianopolis -28 16.5 20.4

Porto Alegre -30 14.3 19.4

Santa Vitoria Palmar -33.5 11.5 16.1

Buenos Aires/La Plata -34.5 9.2 14.3

Bahia Blanca -38.5 7.6 13.7

 

Observe que, claramente, só se começa a distinguir nas maximas de POA para baixo. Para cima sao medias superiores a 20 graus o que nao configura inverno e é tudo muito parecido nesse quesito. Obviamente que a variabilidade vai aumentando para o Sul, mas isso é o efeito de raras incursoes polares que atuam durante uns poucos dias. De Santa Vitoria para baixo a sensacao de frio diurna é sistematica. E o inverno é bem marcado.

 

Vamos ver agora na campanha

 

Bagé 12.4 18.3

Livramento 12.4 17.9

 

Nas montanhas

 

Vacaria 10.8 17.1

Caxias do Sul 12.1 16.9

 

 

Ai vemos que nas montanhas o clima se apresenta em transicao para temperado, mas com maximas ainda bem superiores a 15 graus

 

Vamos ver agora climas temperados quentes (maximas de 10 a 15 graus)

 

Lisboa 11.6 14.8

Roma 7.5 11.9

Melbourne 9.5 13.5

Concepcion 9.2 12.9

 

temperados tipicos (maximas de 5 a 10 graus)

 

washington dc 2.2 6.3

Tokyo 5.2 9.6

paris 5.0 7.5

Dunedin 6.6 10.0

Shangai 4.8 8.1

Puerto Montt 6.5 9.9

 

 

Os numeros falam por si ! :cray: A diferença para o sul do brasil é gritante :pleasantry: :pleasantry: Isso explica porque esses locais tem infraestrutura para frio. É porque faz frio !!! :mosking: :mosking:

 

Em regioes temperadas a latitude é relevante. Com numero de horas de insolacao menor e com a chegada de um numero maior de frentes frias as maximas nao passam de um determinado valor, normalmente menos que 15 graus nas regioes temperadas mais quentes como o sul da Europa. Nesse caso, mesmo a altitude sendo um fator, a sensacao de frio é determinada principalmente pela latitude. No inverno é comum as pessoas dizerem que uma maxima de 10 graus e fresco porque acontece quase todo dia. As pessoas acostumam.

 

No Brasil, em sendo um pais tropical as maximas sempre aparecem com vontade :russian: :russian: . É muito mais comum maximas acima de 20 graus do que minimas abaixo de zero no inverno em 95% da regiao Sul e em 99% da regiao sudeste, exceto onde ? Nas montanhas e abaixo do paralelo 30.

 

Quando se fala em "varias" minimas abaixo de zero por ano estamos falando do que ? -0.5 ? ou -10 ? De fato, mesmo na campanha, e ajudado pela altitude, mesmo que baixa, temperaturas abaixo de zero sao muito raras. Compare o numero de dias com temperaturas abaixo de zero em Bage e maximas acima de 20 graus. Imagine entao maximas acima de 15 graus o que poderiamos considerar que é fresco, a menos que voce more no Nordeste ou na Amazonia.

 

Quanto a tabela do Paulo Henrique eu acho que dá pra fazer de uma forma geral. O problema é que a variacao da latitude nao impacta linearmente. No Brasil, entretanto, poderiamos considerar linear porque ainda esta nos tropicos.

 

No resto do Brasil temos que nos contentar é com aquele frio que faz de manha e olhe lá. Durante o dia as maximas sao sempre, ou quase sempre exuberantes e poderosas.

 

 

 

 

 

 

Os fatores básicos são os seguintes:

-Altitude

-Latitude

-Continentalidade

Exemplo como comparativo S Rosa x Soledade.

Soledade maior altitude e latitude e melhor localização

S Rosa maior continentalidade

Aliás tava matutando, dá pra gente criar uma tabela de compensação:

Tantos km de continentalidade

Tantos graus de latitude

Tantos metros de altitude

 

PH, creio eu que no caso altitude, a coisa fica muito genérica. Como já disse, se falarmos GEOGRAFIA, estariamos abrangendo muito mais fatores que apenas a altitude. Estariamos incluindo questões como barreiras geográficas, como as da Serra do Japi e Cantareira fazem coma grande SP. De um lado, mais umidade e menos calor, do outro, mais secura e mais calor diurno. Eu estava também olhando muito a questão altitude isoladamente, mas devemos entender também o papel que as barreiras geográficas tem dentro do dinamismo do clima. Não é possível montarmos uma tabela usando geografia como variável, mas ao mesmo tempo, pegando a variável altitude, poderiamos dar uma pequena mensurada na comparação altitude x latitude. Que na verdade acho que uma é complemento da outra.

 

Nesse ponto, e espero que o Allef me entenda, tenho pequena discordancia. Latitude também não é a variável principal, o fato é que cada variável pode, localmente falando, ter um peso maior que outra. CDJ está a mais de 1600 mts de altitude, por isso tem noites frescas a frias durante o ano todo e é dificil bater 31, 32 graus as vezes nem uma vez por ano. Neste caso, a altitude compensa a latitude. Agora peguemos Bagé, baixa altitude e várias mínimas negativas todo ano (ao menos umas 6 ou 7 creio eu, não estou olhando tabelas no momento), neste caso a latitude mais alta determina que a cidade fique mais próxima dos centros polares, por isso a maior facilidade.

Link to comment
Share on other sites

Durante o dia as maximas sao sempre, ou quase sempre exuberantes e poderosas.

 

Sei que este ano praticamente não tivemos inverno, mas como curiosidade , Urupema a cidade de maior potencial de frio no País teve apenas 3 dias com máxima abaixo dos 10 graus...sendo que a menor foi de 8,7....

 

Reparei que as máximas abaixo de 15 graus nas ultimas 48hs horas ocorreram em cidade acima dos 1000 metros d altitude, e não em cidade entre 200m ou 500 metros....Sta Rosa que chegou fazer -2,3 neste fds, chegou a 24,9 , mostrando total ausência de frio ao longo do dia....

 

Máximas baixas estão por enquanto na Montanha de SC e acima dos 2400mts na Mantiqueira.......Apesar que S Bernardo do Campo tem apenas 12,8 de mínima ontem, uma marca significativa no país nos últimos dois dias...........

Link to comment
Share on other sites

Sei que este ano praticamente não tivemos inverno, mas como curiosidade , Urupema a cidade de maior potencial de frio no País teve apenas 3 dias com máxima abaixo dos 10 graus...sendo que a menor foi de 8,7. APENAS UM DETALHE, É HORA CHEIA, PODE TER PASSADO DOS 10,0°C.

 

O NORMAL É ENTRE 10/15 DIAS/INVERNO, ABAIXO DOS 10°C/S.JOAQUIM, NUNCA FIZ O LEVANTAMENTE, MAS JÁ DEVE TER DADO MAIS DE 20 DIAS NOS INVERNOS MAIS FRIOS E ÚMIDOS.

 

Reparei que as máximas abaixo de 15 graus nas ultimas 48hs horas ocorreram em cidade acima dos 1000 metros d altitude, e não em cidade entre 200m ou 500 metros....Sta Rosa que chegou fazer -2,3 neste fds, chegou a 24,9 , mostrando total ausência de frio ao longo do dia....

 

Máximas baixas estão por enquanto na Montanha de SC e acima dos 2400mts na Mantiqueira.......Apesar que S Bernardo do Campo tem apenas 12,8 de mínima ontem, uma marca significativa no país nos últimos dois dias...........

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.