Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Por aqui agora temos muitas nuvens no céu. Faz 22 graus na Mooca-CGE.

 

-----------------

 

Eu também não acredito que a temperatura chegue a tanto como está sendo previsto pelo GFS. Já percebi que nessa época do ano esse modelo exagera nas projeções de temperaturas para o centro norte do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

O dia foi também foi de muitas nuvens (Com boas aberturas de sol) e "abafado" em Sampa.

Algumas vezes escureceu bem, parecendo que vinha chuva, mas ficou só na ameaça. :sad:

 

Mirante: 17,5°C / 27,1°C

IAG: 16,6°C / 27,0°C

 

Aeroportos entre 25°C (Cumbica ainda com ventos de NO) de 20°C (Congonhas com ventos de S)

Link to comment
Share on other sites

ECMWF e GLOBAL parecem sinalizar uma nova ONDA DE CALOR se iniciando daqui a 10-15 dias para São Paulo...

 

YqFdbVF.png

vDIGolB.png

 

Possívelmente será o começo de uma nova sequencia de dias extremamentes quentes, que deverá se pendurar em torno da segunda quinzena do mês que vem, indicada a várias corridas pelo CFS.

 

fVnCCs2.png

 

Se preparem pra sofrer novamente a partir de meados de Outubro!!

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, é isso o que estava falando com o Vini agora há pouco pelo Whatsapp: Tudo indica que teremos uma nova onda de calor em Outubro sim. Antes, porem, vem uma onda de frio, mas nada anômalo ou diferente do que é normal para a época.

 

A onda de calor sim, eu apostaria em novos recordes. Afinal, temos bons ingredientes na panela: Águas nos oceanos muito aquecidas, manutenção do padrão de bloqueio no Centro-norte do país, que vem causando anomalias positivas muito altas nesta extensa área...

 

Minha aposta é que uma bolha de temperaturas elevadíssimas em 850hpa vai sair do Brasil central e adentrar centro-sul !

Link to comment
Share on other sites

ECMWF e GLOBAL parecem sinalizar uma nova ONDA DE CALOR se iniciando daqui a 10-15 dias para São Paulo...

 

...Se preparem pra sofrer novamente a partir de meados de Outubro!!

Caramba!

 

Está "virando moda": outubro/2012, outubro/2014...

 

Se tivermos outro verão quente e seco (Nem precisa ser tão quente nem tão seco), Sampa não vai ter água nem pra remédio.

Imaginem o caos... :shok: :diablo:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Aqui em Buenos Aires vamos tendo um começo de primavera friozinho a agradável. Desde os dias 22 todas as mínimas ficaram entre 8 e 14ºC e tivemos máximas de 14 a 18ºC, com exceção de hoje (que passou dos 21) e de domingo que deu uma esquentada maior, com máxima de 24,6ºC.

 

Nesta terça-feira tivemos um dia de sol e temperatura mínima de 9,8ºC e máxima de 21,4ºC. Agora o céu está nublado e faz 12,4ºC. Para amanhã a previsão é de tempo aberto, com mínima de 8ºC e máxima de 20ºC. O sol nasce às 6h32 e se põe às 18h56.

 

Essa massa de ar frio prevista para chegar nos próximos dias ao Brasil também deve ser bem significativa aqui. O SMN coloca uma mínima de 6ºC para sábado, o que seria bem significativo para outubro, mas o mais surpreendente é a máxima, que seria típica de inverno E UMA DAS MAIS BAIXAS DO ANO por aqui: 12ºC. Vamos ver se a previsão se confirma!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Aqui em Buenos Aires vamos tendo um começo de primavera friozinho a agradável. Desde os dias 22 todas as mínimas ficaram entre 8 e 14ºC e tivemos máximas de 14 a 18ºC, com exceção de hoje (que passou dos 21) e de domingo que deu uma esquentada maior, com máxima de 24,6ºC.

 

Nesta terça-feira tivemos um dia de sol e temperatura mínima de 9,8ºC e máxima de 21,4ºC. Agora o céu está nublado e faz 12,4ºC. Para amanhã a previsão é de tempo aberto, com mínima de 8ºC e máxima de 20ºC. O sol nasce às 6h32 e se põe às 18h56.

 

Essa massa de ar frio prevista para chegar nos próximos dias ao Brasil também deve ser bem significativa aqui. O SMN coloca uma mínima de 6ºC para sábado, o que seria bem significativo para outubro, mas o mais surpreendente é a máxima, que seria típica de inverno E UMA DAS MAIS BAIXAS DO ANO por aqui: 12ºC. Vamos ver se a previsão se confirma!

 

Estarei aí no fim de semana. Essa MP me pegou de surpresa. Não esperava que fosse dar tanto frio em outubro. Agora é curtir!

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z coloca temperaturas próximas dos [glow=red]50°[/glow] na divisa do MT com o PA no próximo domingo. :heat:

 

 

Alguma vez vocês já viram os modelos mostrando esta onda de temperaturas tão altas aqui no centro oeste / norte / nordeste ? Eu achei extremo, será inacreditável se acontecer!

 

GFS sempre joga por cima, acho impossível isso acontecer. Sempre o acompanho pra cá e já vi várias vezes colocar máximas absurdas e não chegar nem perto.

Link to comment
Share on other sites

Não fosse os acontecimentos recentes no nosso clima desde 2012, eu não acreditaria nesses 49C para o MT e nos 37C para Brasília. Mas dado o novo quadro, tudo é possível!

 

49 pro MT é extremamente improvável, vide o caso do Gabriel Cassol que tem se esforçado pra chegar aos 40 nas baixadas dele. Mas os 37 pra Brasília, algo nessa faixa pra Sampa, e cravando 35 ou quase em Cwb, são altamente prováveis sim.

Se fosse só aquela previsão do Ensemble que indica calor, sim, mas já na região de alta volatilidade do gráfico, eu nem estaria dando tanta bola. Mas a expressão "repetida há várias rodadas pelo CFS" me deixa com um plantel inteiro de pulgas atrás da orelha.

Ah, só pra constar: na recente onda de calor cravei 37 em Guaianoise. Termômetro abrigado (by Chiovito), e há pelo menos 1 metro da parede mais próxima. Detalhe: além de estar abrigado, o sensor não recebe sol à tarde. Estou a cerca de 780 metros de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Belas instabilidades no Mato Grosso do Sul, estendendo-se para o Paraná, Santa Catarina e norte do RS. Aqui em SP hoje a cara é de verão total. Calor moderado, levemente abafado e céu esbranquiçado. Já começaram a pipocar algumas instabilidades localizadas no setor sudoeste do estado. Segundo as projeções, elas devem se espalhar de forma mais ampla agora a tarde e à noite no oeste e sul de SP, e mais isoladamente nas outras regiões.

aMHnFl0.jpg

Link to comment
Share on other sites

12C em São Francisco de Paula, 15C em Gramado e 19C rm POA. Essa estação de São Chico é um fenômeno na advecção. Não esperava tanta diferença pra Gramado.

 

 

Sempre olho ela , da pra ter uma noção da advecção , é uma das que mais cai nas primeiras horas de frio ...

 

 

Chuviscos e 19C aqui !

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z coloca temperaturas próximas dos [glow=red]50°[/glow] na divisa do MT com o PA no próximo domingo. :heat:

 

 

Alguma vez vocês já viram os modelos mostrando esta onda de temperaturas tão altas aqui no centro oeste / norte / nordeste ? Eu achei extremo, será inacreditável se acontecer!

 

GFS sempre joga por cima, acho impossível isso acontecer. Sempre o acompanho pra cá e já vi várias vezes colocar máximas absurdas e não chegar nem perto.

ridículo!

44°C já é impossível neste cenário, o que dirá 49°C.

Link to comment
Share on other sites

44°C já é impossível neste cenário, o que dirá 49°C.

 

Se levar em conta que várias estações do INMET são topo (ou quase) e que há muitos pontos não monitorados, 44 não é nenhum absurdo em alguns locais do Centro-Norte/Nordeste. Só como exemplo, Carolina no Maranhão, tinha 39°C no INMET estes dias, o Aeroporto marcava 42°C... Falta mais estações nestas regiões... Mas 44 é algo dentro da realidade pelo menos em alguns pontos.

 

47,49 aí acho exagero.

 

--

 

Descendo um pouco, Indaial faltando alguns dados, tinha +1,9 nas mínimas e +3 nas máximas...

 

Será que ainda existe a possibilidade de 2015 não ser o ano mais quente dos registros? Porque tá difícil...

Link to comment
Share on other sites

44°C já é impossível neste cenário, o que dirá 49°C.

 

Se levar em conta que várias estações do INMET são topo (ou quase) e que há muitos pontos não monitorados, 44 não é nenhum absurdo em alguns locais do Centro-Norte/Nordeste. Só como exemplo, Carolina no Maranhão, tinha 39°C no INMET estes dias, o Aeroporto marcava 42°C... Falta mais estações nestas regiões... Mas 44 é algo dentro da realidade pelo menos em alguns pontos.

 

Se 44ºC fosse um valor dentro da realidade Alta Floresta teria ficado a poucos décimos do recorde do país quando a pouco tempo o próprio SBAT reportou tal valor, aonde que a estação do INMET no município registrou vários graus a menos, assim como as outras estações mais próximas.

 

O caso de Carolina é interessante, pois nenhuma das estações tanto do Aeroporto quando do INMET ficam em baixadas. E a distancia entre as duas não é tão grande, apenas 1,9km. O mais estranho mais uma vez comparando, é que o INMET em Carolina fica em área urbana, ao contrário do Aero que fica bem mais afastado do centro urbano..

Link to comment
Share on other sites

44°C já é impossível neste cenário, o que dirá 49°C.

 

Se levar em conta que várias estações do INMET são topo (ou quase) e que há muitos pontos não monitorados, 44 não é nenhum absurdo em alguns locais do Centro-Norte/Nordeste. Só como exemplo, Carolina no Maranhão, tinha 39°C no INMET estes dias, o Aeroporto marcava 42°C... Falta mais estações nestas regiões... Mas 44 é algo dentro da realidade pelo menos em alguns pontos.

 

47,49 aí acho exagero.

 

--

 

Descendo um pouco, Indaial faltando alguns dados, tinha +1,9 nas mínimas e +3 nas máximas...

 

Será que ainda existe a possibilidade de 2015 não ser o ano mais quente dos registros? Porque tá difícil...

 

Fazer 44 graus no Norte, Nordeste e Centro-Oeste é possível. Manaus registrou vários dias de temperaturas máximas de 38 graus em 2015.

 

Em ano de el Niño, diminui a nebulosidade na Amazônia, aumenta o calor e reduz a vazão dos rios amazônicos.

 

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/09/pouca-chuva-e-calor-devem-continuar-ate-dezembro-em-manaus-diz-inmet.html

 

http://globotv.globo.com/globonews/jornal-globonews/v/el-nino-provoca-seca-no-rio-negro/4501547/

Link to comment
Share on other sites

No auge do inverno Porto Alegre tem média mensal que Curitiba já não é mais nenhuma novidade, principalmente em anos recentes. Mas em pleno mês de Setembro fechar com temperatura média mensal abaixo que Curitiba é novidade como deve acontecer com este mês que acaba hoje.

 

Isso mostra como esse bloqueio foi monstruoso! O RS, apesar da chuva, foi salvo na questão de temperaturas

A última vez que Poa fechou abaixo de Curitiba foi em agosto de 2013, isso acontecer de novo em um mês de setembro é bem inusitado

Link to comment
Share on other sites

Fazer 44 graus no Norte, Nordeste e Centro-Oeste é possível. Manaus registrou vários dias de temperaturas máximas de 38 graus em 2015.

Possível é, tanto que já fez no Nordeste.

Mas, pelo menos em estações meteorológicas oficiais, é fato raro.

 

No Norte, que eu saiba, não há registros oficiais acima de 41°C.

 

No Centro-Oeste, se não me engano, o recorde é 43,8°C em Corumbá-MS.

 

Me corrijam se eu estiver errado.

 

Essas temperaturas em Manaus também não são comuns, ainda mais em tantos dias seguidos.

Tanto que, conforme já postaram aqui, bateu o recorde histórico de máxima dias atrás.

Link to comment
Share on other sites

Fazer 44 graus no Norte, Nordeste e Centro-Oeste é possível. Manaus registrou vários dias de temperaturas máximas de 38 graus em 2015.

Possível é, tanto que já fez no Nordeste.

Mas, pelo menos em estações meteorológicas oficiais, é fato raro.

 

No Norte, que eu saiba, não há registros oficiais acima de 41°C.

 

No Centro-Oeste, se não me engano, o recorde é 43,8°C em Corumbá-MS.

 

Me corrijam se eu estiver errado.

 

Aldo, apenas para complementar, Palmas tem 41,9°C em 2013, 41,7°C em 2015, 41,2°C em 2010 e 41,0 em 2014 pela convencional do INMET. A previsão aponta para voltar a esquentar e atingirmos 44°C no domingo. Terrorismo.

 

Aproveitando, Palmas aos poucos sai do refresco, a maior temperatura do dia foi as 17h com 36,7°C e 33% UR. Vou esperar a convencional lançar os dados e volto para falar do resultado de Setembro 2015.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aldo, Palmas tem 41,9°C em 2013 e 41,7°C em 2015 pela convencional do INMET. A previsão aponta para voltar aa partir de amanhã esquentar e atingirmos 44°C no domingo. Terrorismo.

 

Aproveitando, Palmas aos poucos sai do refresco, a maior temperatura do dia foi as 17h com 36,7°C e 33% UR. Vou esperar a convencional lançar os dados e volto para falar do resultado de Setembro 2015.

Verdade.

Sempre esqueço que Tocantins pertence à região Norte. :mosking:

 

Na minha cabeça de "velhinho", como antigamente era tudo Goiás, sempre penso (Erradamente, claro) em TO pertencendo ao Centro-Oeste. :wacko:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Aqui em Buenos Aires vamos tendo um começo de primavera friozinho a agradável. Desde os dias 22 todas as mínimas ficaram entre 8 e 14ºC e tivemos máximas de 14 a 18ºC, com exceção de hoje (que passou dos 21) e de domingo que deu uma esquentada maior, com máxima de 24,6ºC.

 

Nesta terça-feira tivemos um dia de sol e temperatura mínima de 9,8ºC e máxima de 21,4ºC. Agora o céu está nublado e faz 12,4ºC. Para amanhã a previsão é de tempo aberto, com mínima de 8ºC e máxima de 20ºC. O sol nasce às 6h32 e se põe às 18h56.

 

Essa massa de ar frio prevista para chegar nos próximos dias ao Brasil também deve ser bem significativa aqui. O SMN coloca uma mínima de 6ºC para sábado, o que seria bem significativo para outubro, mas o mais surpreendente é a máxima, que seria típica de inverno E UMA DAS MAIS BAIXAS DO ANO por aqui: 12ºC. Vamos ver se a previsão se confirma!

 

Estarei aí no fim de semana. Essa MP me pegou de surpresa. Não esperava que fosse dar tanto frio em outubro. Agora é curtir!

 

Mudaram para 15ºC a previsão de máxima, mas, de qualquer forma, é uma marca muito boa para outubro.

Link to comment
Share on other sites

Noites frias e dias agradáveis em Solecity...

 

Paulo Henrique, qual foi a temperatura mínima, no dia 29 de setembro (terça-feira), no Parque das Tuias e no Bairro Farroupilha?

O Tuias estragou de novo, precisamos levar o sensor pra conserto.O Bairro Farroupilha esta´funcionando normalmente, o problema é a conexão da estação com a internet.Falei com o Prefeito ,amanhã uma equipe de técnicos vai lá verificar qual o problema com a conexão.

Link to comment
Share on other sites

Noites frias e dias agradáveis em Solecity...

 

Paulo Henrique, qual foi a temperatura mínima, no dia 29 de setembro (terça-feira), no Parque das Tuias e no Bairro Farroupilha?

O Tuias estragou de novo, precisamos levar o sensor pra conserto.O Bairro Farroupilha esta´funcionando normalmente, o problema é a conexão da estação com a internet.Falei com o Prefeito ,amanhã uma equipe de técnicos vai lá verificar qual o problema com a conexão.

 

Entendido.

 

Valeu, pelo seu esforço, em manter as estações on-line.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Setembro foi mais quente e chuvoso que o normal, vamos aos dados:

Chuva Acumulada: 242 mm ( 2° mais chuvoso, perdendo apenas para os 246 mm de 2009)

Temperatura Média: 22.0°C ( O mês de setembro mais quente desde 2007)

A menor temperatura do mês foi registrada dia 13 com 8.1°C e a maior dia 25 com 37.1°C.

Link to comment
Share on other sites

Setembro foi mais quente e chuvoso que o normal, vamos aos dados:

Chuva Acumulada: 242 mm ( 2° mais chuvoso, perdendo apenas para os 246 mm de 2009)

Temperatura Média: 22.0°C ( O mês de setembro mais quente desde 2007)

A menor temperatura do mês foi registrada dia 13 com 8.1°C e a maior dia 25 com 37.1°C.

 

Idem aqui vamos fechar perto dos 200mm esse mes creio que quase o dobro da normal , no momento céu incrivelmente limpo e 12°C

Link to comment
Share on other sites

Se 44ºC fosse um valor dentro da realidade Alta Floresta teria ficado a poucos décimos do recorde do país quando a pouco tempo o próprio SBAT reportou tal valor, aonde que a estação do INMET no município registrou vários graus a menos, assim como as outras estações mais próximas.

 

Não me referi apenas ao MT, mas sim a todos os locais do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Duvido que não haja algum local com chance de bater 44 graus nestas ondas de calor severas, pois há centenas de locais sem estação. Já o mapa sim, estava fora da realidade apontando valores muitos altos para todas as regiões.

 

SC:

 

Máxima: 28,34°C no Centro/Caibi

Mínima: 7,86°C no Centro/Bom Jardim da Serra

Rajada máxima: 39,24 km/h em Novo Horizonte

Precipitação máxima: 32 mm no Nereu Ramos/Jaraguá do Sul

Link to comment
Share on other sites

Modelos Eta, GFS indicando chuvas nos próximos 10 dias, mas sempre adiando a voltas das chuvas aqui em Laje do Muriaé-RJ, última chuva foi dia 13, o mês de setembro terminou com 58 mm, bem menos que cidades do Sul de Minas, Zona da Mata mineira, infelizmente foi pouca chuva e muito calor.

 

Vamos ver se as chuvas voltam aqui até o domingo, porque a partir de segunda dificilmente choverá, vai esfriar rápido.

 

Modelo Cosmo de 7km do Inmet, prevendo um final de manhã e tarde fria no domingo em São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Setembro de 2015 em SP vai terminando com chuvas acima média...

 

No Cantareira caíram 154,5 mm, contra uma média de 86,6 mm. Em 2014 foram 66,0 mm; em 2013 apenas 37,5 mm; e em 2012 somente 13,4 mm!

 

O último Setembro acima da média havia sido 2009, com 144,9 mm.

 

Se os próximos meses mantiverem essa tendência, temos boas chances de recuperação. No entanto, o quadro ainda é grave. O sistema opera hoje com -13% de sua capacidade total.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.