Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

11/06/1952 - MAIS DADOS INÉDITOS


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

MÍNIMAS - 11/06/1952

 

-14,0 - CAÇADOR SC

-01,9 - BOM JESUS RS

-01,0 - VACARIA RS

-00,5 - LAGOA VERMELHA RS

+01,2 - BENTO GONÇALVES RS

+01,8 - CAXIAS DO SUL RS

 

FONTE: iNMET/EPAGRI CIRAM

 

 

Prezado Carlos Dias

 

Informamos que não localizamos em meio físico dados em 11/06/1952 por estarem indisponíveis para estações dos estados do PR e SC.

 

Segue abaixo os dados das mínimas do dia:

 

11/06/1952

 

Bento Gonçalves/RS 1,2°C

Bom Jesus/RS -1,9°C

Caxias do Sul/RS 1,8°C

Lagoa Vermelha/RS -0,5°C

Vacaria/RS -1,0°C

 

Att,

 

8°Disme/RS

 

Sr. Carlos Dias

 

O único registro para data , é da estação de Caçador -14,0°C, as outras estações se encontram indisponíveis no momento, mas o Sr. pode nos retornar semana que vem pois vamos ver se encontramos algo.

 

Att

 

Epagri/Ciram

Atendimento de Dados e Laudos Meteorológicos

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 109
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Qto a data é impossível.....Estava inclusive ao fone e com exatidão a mínima dos -14 foi de fato dia 11 de junho de 1952.....no bco de dados do epagri.....!!

 

Semana que vem , talvez consiga as mínimas de Lages e Xanxerê ......

 

e se possível vou ver se consigo as mínimas de 10/06 e 12/06.....um dia antes e posterior.......só de curiosidade......

 

O Inmet realmente achou estranho Vacaria dar -1,0 e Caçador -14,0.......Disse que relva é impossível e deu um palpite que poderia ser ao invés de -14,0 ....ser -1,4.......um simples erro de Vírgula o que era meio comum naquela época...pois haviam muito erros.......e ainda mais que o dado ficou guardado por 8 anos sem divulgação.........Mas isso é tudo palpite do Inmet e não afirmações.......

Link to comment
Share on other sites

pelas maximas se foram com sol, sao bem baixas, o q justificaria minimas negativas. acho q teriamos de ver as minimas do dia 10 no rs, pra saber o posicionamento da alta. ta meio inconclusivo ainda esses dados. mesmo assim ha o enigma dos animais mortos, -1,4 nao mata quase nada, mas algo como -10 ou -14, justifica. ainda estou em cima do muro, com tendencia a acreditar no -14 estar certo.

Link to comment
Share on other sites

Artur...

 

Pedi para o Epagri quais foram as menores mínimas em 11 de junho de 1952 no Epagri.........

 

Me pediram 20 min e retornei com eles....e responderam....

 

Para essa data no nosso sistema só informa Caçador com -14,0

 

Dai perguntei de Lages, Xanxerê e até Florianópolis.....e nada........

 

Dai pediram para retornar a ligação semana que vem, pois vão fazer uma nova busca...

 

Qto as condições de tempo...se mal eles saibam dos extremos, imagina saber se tinha sol ou não....!!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

pelas maximas se foram com sol, sao bem baixas, o q justificaria minimas negativas. acho q teriamos de ver as minimas do dia 10 no rs, pra saber o posicionamento da alta. ta meio inconclusivo ainda esses dados. mesmo assim ha o enigma dos animais mortos, -1,4 nao mata quase nada, mas algo como -10 ou -14, justifica. ainda estou em cima do muro, com tendencia a acreditar no -14 estar certo.

 

-1,4ºC não mata nem bananeira, quanto mais animais...

 

À princípio acredito nos -14ºC de Caçador, porém, tenho interesse em saber todo o contexto que fez com que essa cidade batesse esse recorde absoluto de temperatura mínima registrada oficialmente em nosso território, ou seja, dados de mínimas e máximas em cidades vizinhas, condições do tempo, amplitude da MP, pressão atmosférica, etc...

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto não tem nada de impossível. Sugiro a alguns senhores que pesquisem e vejam as enormes diferenças que existem em várias bombas polares nos estados do sul, antes de falarem em impossível.

 

Máximas do dia servem apenas como curiosidade. As apresentadas são baixas, mas isso não interfere, porque é possível fazer máximas baixas e máximas "altas" pós-MP. interessante seria as máximas do dia 10, não do dia 11...

 

Também acredito que possa ter erro, mas até agora absolutamente nada apresentado levanta algo concreto que possa ser erro. Estações que poderiam ajudar seriam Xanxerê, Palmas, Irineópolis, Porto União e Canoinhas. Sabendo exatamente a condição de relevo das estações, e principalmente a condição do tempo da noite do dia 10 e madrugada do dia 11...

 

Se não souber a condição do tempo, será um tiro na água.

Link to comment
Share on other sites

Uma outra possibilidade

 

O anotador mediu 14 Fahrenheit.....isso dá -10.........e ele possa não ter convertido...!!

 

Mas acho que Xanxerê que era um buraco e teve mínimas espetaculares.....como -11,6 em junho de 1945.....pode dar uma boa ideia do que aconteceu....

 

Vamos aguardar mais noticias....

Link to comment
Share on other sites

acho q pra termos algp confiavel, temos de olhar o avanço da mp, pra isso tem q pegar dados do rs no dia 10, uruguai e argentina entre 7 e 9 e pegar dados de sc e pr dia 12, dai poderiamos mapear o caminho da mp. tudo leva a crer numa bomba continental com avanço pelo chaco. nao existe essa de mp com 10 km quadrado q so atinge caçador. tem q olhar os dados do avanço e eu partiria pela verificaçao do chaco e do rs.

Link to comment
Share on other sites

Xanxerê está a cerca 150 km em linha reta de Caçador....

 

Você pode entrar em contato com o Coutinho, ele não me deixará mentir.

 

Em diversas ocasiões Urupema bateu -5 / -6 e diversos locais de São Joaquim ficou entre +3 / +4.

 

Ou mais especificamente São Joaquim bater -3 /-4 e São José dos Ausentes (20/30km em linha reta) bater +4 / +5.

 

Como disse pro Arthur anteriormente, eu sinceramente acredito no dado de -14C°, porem não me boto no fogo em prova disso. Existe sim a possibilidade de haver algum tipo de erro, talvez ter sido registrado em F.

 

E outra coisa que se leva muito em conta é o relato do Sr que fez a aferição no dia, pra ele ter relatado a morte de alguns animais, com certeza não foi um frio de -6 / -7 pra ter causado isto. Pode ser que o local fosse uma baixada com forte potencial, e que em diversas localidades não tenha chegado a tanto, mas ali no local exato onde estava a estação tem potencial para o pico de -14C.

 

Mas existem dados e relatos de pessoas da áreas (Coutinho, que pra mim é dos mais sábios do assunto nos últimos tempos) Que em locais com menos de 50km de distância, registrarem amplitude de 8 / 9 / 10C°

Link to comment
Share on other sites

Cacella..respeito sua opinião. .e pode mesmo ter algum erro. .mas houve relatos de mortes de animais..isso tem que ser observado.

 

Semana que vem vou ver se consigo os dados de Xanxerê Itaiopolos ou ineiopolis.. acho q eh isso..

 

Nao estou aqui pra julgar ninguem...so estou fazendo uma radiografia do que aconteceu neste dia.. e cada um que tire suas conclusões.

Link to comment
Share on other sites

Como já dizia o saudoso Carl Sagan : "Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias."

 

O que temos é o seguinte :

 

- A marca é um outlier completamente fora das marcas da propria estação e de estacoes proximas

- Os dados referentes a data de estacoes em SC e no RS nao corroboram a ocorrencia

- Nem os locais mais frios de SC e RS atingiram remotamente marcas similares. Pelo menos 3 a 4 graus mais frio que a minima absoluta desses outros locais

- As "provas" sao de testemunhos, sem fotos, sem jornai. Muito fraco para a alegacao

 

O bom senso diz que a marca esta errada. O mais provavel é a falta da virgula. A menos que voce consiga mostrar que em localidades proximas bateu -10, -12 no mesmo dia. Qual foi a maxima desse dia de -14 ? Talvez comparar a amplitude termica diaria mostre se é compativel ( o que eu duvido) ou nao com as localidades proximas.

 

O lugar mais frio e de minimas absolutas menores certamente é o PNI. Mesmo com poucos dados já mostra numeros muito mais convincentes que qualquer estacao do Sul do Pais. Se voce me disser que la vai bater -14 eu acredito que é possivel. No sul do brasil muito dificilmente, pela falta de altitude, uma marca dessas acontecerá, ja que a latitude afeta mesmo abaixo de Porto Alegre.

 

Estou curioso e espero evidencias convincentes que nao sejam relatos de pessoas. Se for considerar isso ja deu -30 aqui em casa, na geladeira :laugh: :laugh: :laugh:

 

Um abraço

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

MÍNIMAS - 11/06/1952

 

-14,0 - CAÇADOR SC

-01,9 - BOM JESUS RS

-01,0 - VACARIA RS

-00,5 - LAGOA VERMELHA RS

+01,2 - BENTO GONÇALVES RS

+01,8 - CAXIAS DO SUL RS

 

FONTE: iNMET/EPAGRI CIRAM

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Estas foram as 6 estações + frias do País em 11/06 de 1952 numa quarta-feira.

 

Falei a pouco com o Epagri e me disseram que a única estação que reportou dados para data foi Caçador, pois não houve registros nas demais estações nesta data no estado, nem na capital. Interessante que eles não tem a máxima desse dia também da estação..!!

 

Bem, cada um que conclua o que quiser...!!

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, como só Caçador registrou dados, NÃO há como comparar com outros municípios de SC, o que cai por terra qualquer dedução de erro ou falha. Por quê:

 

- Se houvesse alguma estação próxima, poderíamos comparar e verificar se há erro ou acerto.

 

Exemplo:

 

1- Caçador -14 e Valões (Canoinhas) -10. Dado correto para Caçador.

2- Caçador -14 e Valões (Canoinhas) -3. Dado incorreto para Caçador.

 

E por aí vai.

 

O que noto é a convicção do Carlos para TENTAR inutilmente ATACAR os dados de Caçador. Curiosamente, por que não se empenha ou pende para a veracidade dos dados? Ainda mais você que VIVE dizendo que há bairrismo.

 

A verdade é que você não aceita os dados de Caçador, por que é de SC.

 

Seu bairrista!!

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, como só Caçador registrou dados, NÃO há como comparar com outros municípios de SC, o que cai por terra qualquer dedução de erro ou falha.

 

Para mim, caso encerrado.

 

Gostaria só de acrescentar, que o caso fica encerrado a partir da constatação do próprio Carlos Dias.

 

Ponto final nessa estória.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz.........

 

Caxias do Sul fez +1,8.......e Caçador -14,0........num mesmo dia.....e todas as cidades do RS....a menor foi -1,9.......

 

Que mundo você vive....??

 

Vc já viu Campos do Jordao fazer -7.....e Poços de Caldas no mesmo dia 9 graus positivos...??

 

São Paulo fazer 2 abaixo de zero e Campinas 14 graus de mínima num mesmo dia....??

 

Até minha sobrinha de 3 anos perceberia o erro.......

 

Este dado folclórico que acredita , está com 99,99999% de chance de erro.......

 

Não sou bairrista ao contrario de vc...que se converteu sulista e vive sonhando com neve....Vivo num mundo da realidade.....

 

Pra mim, na minha opinião a menor marca do Brasil foi a de Xanxerê com -11,6 em junho de 1945.........em abrigo padrão , coleta feita por um funcionário do Inmet na época......

Link to comment
Share on other sites

Lamentavelmente o sr tem memória curta ou só usa quando te aproveita.

 

VÁRIAS VEZES, SJ registra no mesmo dia diferenças de mais de 8ºC em mínimas, entre o inmet, climaterra ou outras estações. Imagina entre cidades diferentes...

 

O sr não sabe o que é microclima?

 

 

 

Comparar temperaturas de cidades que ficam a mais de 600km de distância chega a ser uma sandice.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opiniao eu acho que foi erro,mesmo se todas as estaçoes fosse em topoes,e em cacador fosse uma super baixada, duvidaria de 12 graus de diferença uma possibilidade seria nas outras estacoes estivesse nubladas e em cacador com ceu limpo, mas como as maximas sao muito altas para estar nublado, eu nao confio neste dado.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opiniao eu acho que foi erro,mesmo se todas as estaçoes fosse em topoes,e em cacador fosse uma super baixada, duvidaria de 12 graus de diferença uma possibilidade seria nas outras estacoes estivesse nubladas e em cacador com ceu limpo, mas como as maximas sao muito altas para estar nublado, eu nao confio neste dado.

 

Muito bom, é uma opinião.

 

Mas concordam que só estamos no "eu acho", "ao que parece", "tudo indica que"...

Link to comment
Share on other sites

As renalises sao confiaveis?Pela reanalise do ncep nao tinho nem um frio especial em caçador tava entre 8 e 10 em 850hp e a linha de 5 em 850hp nem tocava no brasil,ou seja o frio nesse dia devia ser mais frio seco do que realmente frio de adveccao e ter uma diferença tao grande eu acho meio dificil.

Link to comment
Share on other sites

As renalises sao confiaveis?Pela reanalise do ncep nao tinho nem um frio especial em caçador tava entre 8 e 10 em 850hp e a linha de 5 em 850hp nem tocava no brasil,ou seja o frio nesse dia devia ser mais frio seco do que realmente frio de adveccao e ter uma diferença tao grande eu acho meio dificil.

 

achar, ou não achar não mudará nada.

 

Eu fico com a opinião de quem estava lá e fez a medição no dia, o relato de animais, pássaros mortos não batem com um frio qualquer.

Link to comment
Share on other sites

As renalises sao confiaveis?Pela reanalise do ncep nao tinho nem um frio especial em caçador tava entre 8 e 10 em 850hp e a linha de 5 em 850hp nem tocava no brasil,ou seja o frio nesse dia devia ser mais frio seco do que realmente frio de adveccao e ter uma diferença tao grande eu acho meio dificil.

Há o problema da data.

Esta discussão toda parte do princípio que os -14,0°C foram registrados no dia 11/06/1952.

 

Segundo o Carlos Dias já postou, ninguém sabe direito a data certa (Me corrija se eu estiver errado).

 

No dia 30/06/1952, a estação do INMET em Caçador registrou -11,0°C.

E se os -14,0°C foram no mesmo dia, isto é, no dia 30? :russian:

 

E.T.: Concordo com alguns colegas: há muito "acho que", "presumo que", "parece que"... :negative:

Link to comment
Share on other sites

As renalises sao confiaveis?Pela reanalise do ncep nao tinho nem um frio especial em caçador tava entre 8 e 10 em 850hp e a linha de 5 em 850hp nem tocava no brasil,ou seja o frio nesse dia devia ser mais frio seco do que realmente frio de adveccao e ter uma diferença tao grande eu acho meio dificil.

Há o problema da data.

Esta discussão toda parte do princípio que os -14,0°C foram registrados no dia 11/06/1952.

 

Segundo o Carlos Dias já postou, ninguém sabe direito a data certa (Me corrija se eu estiver errado).

 

No dia 30/06/1952, a estação do INMET em Caçador registrou -11,0°C.

E se os -14,0°C foram no mesmo dia, isto é, no dia 30? :russian:

 

E.T.: Concordo com alguns colegas: há muito "acho que", "presumo que", "parece que"... :negative:

 

Aldo..mesmo o Coutinho achando que é perca de tempo vou te ajudar:

 

O EPAGRI buscou em seu bco de dados os registros no estado em 11/06/1952.........veja:

 

Min : Caçador -14,0 (somente esta estação apareceu)

Max : nenhum dado

12 UTC : nenhum dado

0 UTC : nenhum dado

Link to comment
Share on other sites

Ok, recorde anulado!

 

Agora só falta anular todos os outros acima dos -9,3C do PNI e já vai dar pra descansar. DESNECESSÁRIO

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

 

ELE JÁ ESTÁ CONSEGUINDO O QUE QUER, CONFUSÃO. APENAS COLABOREM EVITANDO BRIGAS. POR MAIS QUE DESENHE, NÃO ADIANTARÁ. ENTÃO NÃO POLEMIZEM.

 

TEMPERATURA ERRADA E PONTO. NÃO MUDARÁ NADA NOS ARQUIVOS OFICIAIS.

Link to comment
Share on other sites

As renalises sao confiaveis?Pela reanalise do ncep nao tinho nem um frio especial em caçador tava entre 8 e 10 em 850hp e a linha de 5 em 850hp nem tocava no brasil,ou seja o frio nesse dia devia ser mais frio seco do que realmente frio de adveccao e ter uma diferença tao grande eu acho meio dificil.

Há o problema da data.

Esta discussão toda parte do princípio que os -14,0°C foram registrados no dia 11/06/1952.

 

Segundo o Carlos Dias já postou, ninguém sabe direito a data certa (Me corrija se eu estiver errado).

 

No dia 30/06/1952, a estação do INMET em Caçador registrou -11,0°C.

E se os -14,0°C foram no mesmo dia, isto é, no dia 30? :russian:

 

E.T.: Concordo com alguns colegas: há muito "acho que", "presumo que", "parece que"... :negative:

 

Agora eu acredito nos -14,no dia 30 a temperatura em 850 hpa era muito parecida com a do dia 11 e como há mais de um valor abaixo dos -10 em situacoes semelhantes pra mim fica bem plauzivel esses -14,mas eu vou te dizer devia ser um super baixadao, deviam por uma estaçao no local destes valores nao duvido nada que iria competir com Urupema e Pni .

Link to comment
Share on other sites

Ok, recorde anulado!

 

Agora só falta anular todos os outros acima dos -9,3C do PNI e já vai dar pra descansar.

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Torales.....não sei se sabe.....Os dados do PNI , apesar de estarem dentro das normas da OMM são dados **extra-oficiais**.......

 

O único dado oficial de 1952 que tenho são das estações Inmet.......Aliás...acho que nem o Guinnes sabe disso.....

 

Link to comment
Share on other sites

ELE JÁ ESTÁ CONSEGUINDO O QUE QUER, CONFUSÃO. .

 

Coutinho por favor....pare de tumultuar.....deixe o assunto prosseguir...afinal estão no meio de uma investigação de registros de mais de 50 anos......Vc deveria estar agradecendo e não tentar abafar a historia...que poderá ser mudada....

Link to comment
Share on other sites

Caçador fez -14

PNI fez -9,6

MI fez -17

 

JT estava certo sobre nosso inverno, ele ta bombando no facebook

 

Coutinho tem razao, eh pelo em ovo

 

Vai fazer -8 em Urupema essa semana

 

Os sulistas estao absolutamente certos, em tudo. Bairrista sou eu.

 

Paulista so quer tumultuar

 

A Dilma esta fazendo o que eh certo para o Brasil.

 

o PSDB roubou tambem

 

O Alcknin eh o picole de chuchu

 

O Serra parece o mr. Burns

 

O que manda eh a latitude, fazer frio em altitude eh besteira.

 

Faltou eu baixar a bola pra mais alguma polemica?

#revoltado

#proibidoteropiniaodiferente

Link to comment
Share on other sites

Decepcionante os membros do fórum ficarem raivosos ou fazendo sarcasmo com um questionamento legitimo dos dados de caçador acompanhado de evidencias conflitantes e tudo mais...

Isso que vocês estão fazendo é extremamente anticientífico.

 

Só porque descobri quais foram as duas temperaturas + baixas no Brasil em 11/06/1952.......e deu toda essa confusão...

 

-14,0 - CAÇADOR SC (EPAGRI)

-01,9 - BOM JESUS RS (INMET)

Link to comment
Share on other sites

Decepcionante os membros do fórum ficarem raivosos ou fazendo sarcasmo com um questionamento legitimo dos dados de caçador acompanhado de evidencias conflitantes e tudo mais...

Isso que vocês estão fazendo é extremamente anticientífico.

 

Fora que a segunda menor mínima, esta sim registrada de forma mais correta, é também de Santa Catarina, eliminando qualquer "bairrismo" deste levantamento do Carlos.

 

Convenhamos que esses dados de Caçador estão muito estranhos. Lembro quando eu era criança fuçando na biblioteca de escola e me deparando com essa mínima de -14,0... Seria no mínimo curioso se depois de tanto tempo o número fosse revisto e outra cidade passasse a ter o recorde!

Link to comment
Share on other sites

O Inmet vai começar a liberar os dados das cadernetas pré-1961 no ano que vem, ao que parece. Vejam:

 

Digitalização da história do clima no Brasil está em etapa final

 

O Centro de Documentação Histórica, que abrigará os arquivos, será inaugurado nos próximos meses, em Brasília. O local tem 1.275 m2 de área construída no campus do Inmet

 

por Portal Brasil

publicado: 28/05/2015 00h00

última modificação: 29/05/2015 17h16

 

A digitalização de informações históricas sobre o clima no Brasil permite avanço nos estudos a respeito do tema para prever e reagir com eficiência aos fenômenos da natureza. No Brasil, a organização de dados do clima brasileiro, que datam desde o período do império, está em processo de finalização. São cerca de 12 milhões de documentos.

 

O prédio que vai abrigar os documentos, em Brasília, chamado Centro de Documentação Histórica, será inaugurado nos próximos meses. O local tem 1.275 m2 de área construída no campus do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao lado da Biblioteca Nacional de Meteorologia. Os dados digitalizados estarão totalmente disponíveis até 2016, para consulta de toda população e da comunidade científica.

 

O coordenador geral de Agrometeorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Alaor Moacyr Dall'Antonia, explica que, na medida em que os dados são restaurados, catalogados e digitalizados, estarão disponíveis no Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP). Ele conta que mais de 60% dos dados históricos já estão prontos para serem disponibilizados e que, antes de todo esse processo, as informações mais antigas do clima no Brasil eram de a partir da década de 1960.

 

“Estamos terminando o processo e calculo que de dois a três meses já inauguramos o prédio”, disse sobre o local de armazenamento dos dados do início do século passado. As informações em livros e cadernetas vêm de todo o País e passam por um processo de higienização para então serem arquivados e identificados por meio de código de barras.

 

O diretor do Fundo Nacional do Clima, Marcos del Prette, conta que a digitalização dos dados está na terceira etapa, a parte final. “Vamos encerrar o trabalho neste ano de 2015. Além de aumentarmos a capacidade de armazenamento de dados, asseguramos a preservação dos documentos. São coisas antiquíssimas que poderiam estragar com o tempo. A importância para quem estuda mudança de clima, de montar séries históricas, é para embasar afirmações ou não de hipóteses de eventos climáticos”, explica.

 

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério do Meio Ambiente, Instituto Nacional de Meteorologia e Fundo Nacional do Clima

 

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/05/digitalizacao-da-historia-do-clima-no-brasil-esta-em-etapa-final

 

Parte do Anexo I do Plano Plurianual 2016-2019, do Ministério do Planejamento:

nRPYanQ.png?1

 

Vamos esperar, né!

Link to comment
Share on other sites

 

 

ELE JÁ ESTÁ CONSEGUINDO O QUE QUER, CONFUSÃO. APENAS COLABOREM EVITANDO BRIGAS. POR MAIS QUE DESENHE, NÃO ADIANTARÁ. ENTÃO NÃO POLEMIZEM.

 

TEMPERATURA ERRADA E PONTO. NÃO MUDARÁ NADA NOS ARQUIVOS OFICIAIS.

 

A turma da RUA DE BAIXO ....

 

A turma da RUA DE CIMA....

 

Recentemente a NASA perdeu uma sonda em MARTE,...a Mars Climate Orbiter.

 

Uma parte dos dados utilizava o sistema internacional e outra parte utilizava o sistema inglês.

 

Se este erro comum continua acontecendo.

 

Que tal uns 14 F.

 

Aliás, qual a marca do termômetro utilizado em Caçador em 1952 ?

 

=============

Artur,

 

Até onde é possível.

 

Tempo BOM.

6p4xo9.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.