Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Os últimos quinze dias de julho foram uma tragédia para o inverno em SC e no Centro-Sul como um todo. E ainda teve a tragédia da chuva.

 

kqGU8gg.png

 

 

E o Paulo Henrique foi mais do que certeiro ao elucidar o porquê da necessidade de torcermos por um ar mais seco e frio com a calamidade das chuvas.

 

NA MOSCA PHP!

 

Deixa eu ver se entendi...a única maneira de parar esta chuvarada é com frio de padrão e seco...parece que então vcs torcem que chova mais?Eu quero é frio e não quero chuva, pois quem está causando o problema é a chuva...bom, mas querer é uma coisa...não temos nenhuma interferência no tempo...

 

Com essas anomalias e essa chuva toda, deu pra entender a necessidade de um padrão mais frio e seco.

Link to comment
Share on other sites

Já estou doido para a chegada da frente fria aqui na Grande SP. O tempo hoje deu uma boa secada conforme já foi comentado pelos outros bazianos e o complicado é que a presença dessa nova frente fria no RS já está desfavorecendo a entrada dos ventos marítimos por aqui (além de infelizmente trazer mais chuvas por lá no estado gaúcho) e assim, o ar daqui nessa noite está um pouco ruim para se respirar. Afinal, são os ventos marítimos que trazem um pouco de alívio nesses dias de ar seco.

Amanhã será mais outro dia com o predomínio dos ventos continentais. Mas à partir de terça, finalmente vem o alívio.

 

Mas enfim, céu limpo no momento por aqui. Faz 19 graus na Mooca CGE.

Link to comment
Share on other sites

Final de semana digno de incio de outubro por aqui.

 

Mínima ontem foi de 16.5C° e máxima hoje foi de 23C°com tempo ensolarado.

 

Ontem durante todo o dia e até as 10 da noite usei bermuda e camiseta.

 

Hoje a mesma coisa, no momento por aqui 18.5C° (temperatura digna de novembro e começo de dezembro para o horário)

 

É, este inverno vai ganhando a medalha de bronze no pós 2000, só perdendo pra 2014 e 2012... (obs: aqui para minha região)

Link to comment
Share on other sites

Relembrando uma mensagem de quarta-feira:

 

Europeu ganhou, seguido pelo Mbar e JMA que previam a quebra do bloqueio nocivo ao Sul do Brasil.

 

GFS foi corrigindo e cedendo rodada após rodada bem como o CMC.

 

O acompanhamento valeu para quem tava torcendo para o rompimento do bloqueio monstro, mesmo que breve. Esperamos e monitoraremos um padrão mais favorável ao avanço do ar seco e frio, menor umidade e menos tormentas sobre o Sul do Brasil.

 

Carlos

 

Há dois padrões bastante divergentes hoje, um é encampado pelo Europeu, que promete romper esse bloqueio na semana que vem ainda que fraco a moderado, e o outro padrão é liderado pelo GFS e seguido pela esmagadora maioria dos modelos globais. Onde o bloqueio se intensifica e nada, nanica de nada consegue transpor acima do RS, SC e olhe lá.

 

A solução do europeu me parece factível e razoável. E é acompanhada de perto por outro modelo peso-pesado como o CFS. Ambos enxergam a quebra do bloqueio e a entrada de ar frio, o que adiantaria as frentes-frias até o sudeste, causando alguma instabilidade até o final do mês por aí. O Mbar é outro que já começou a captar essa tendência, que também tem forte suporte do JMA.

 

Ja o padrão do GFS condiciona a um bloqueio monstro, o que seria bastante favorável para mínimas boas em um ou outro buraco do PNI, mas no geral seria extremamente desfavorável para 99% do território, pois uma condição de pré-frontal se estabeleceria sobre SP, causando calor de 30oC nas cidades e mínima de -2oC/-3oC em pontos extremamente localizados do PNI. O que no geral seria extremamente idiota torcer por algo assim.

 

Acho que as rodadas entre hoje e amanhã serão decisivas para os modelos encontrarem um caminho de manutenção ou quebra do bloqueio. Pessoalmente estou achando que é chegada a hora de quebra de padrão, e o trio Europeu, JMA e Mbar vão acabar levando essa parada.

Link to comment
Share on other sites

depois de tanta chuva, o ideal seria tempo seco e temperaturas exatamente na média, o que já seria um friozinho razoável a agradável, entre 9 - 19 °C. Assim nenhum dos desabrigados sofreriam tanto com frio.

 

Meu medo maior para chuvas excessivas é em setembro, historicamente grandes enchentes acontecem neste mês.

Link to comment
Share on other sites

...O acompanhamento valeu para quem tava torcendo para o rompimento do bloqueio monstro, mesmo que breve.

Esperamos e monitoraremos um padrão mais favorável ao avanço do ar seco e frio, menor umidade e menos tormentas sobre o Sul do Brasil.

 

Correto Caio César, perfeita avaliação! :good:

 

Deixa eu ver se entendi...a única maneira de parar esta chuvarada é com frio de padrão e seco...parece que então vcs torcem que chova mais?Eu quero é frio e não quero chuva, pois quem está causando o problema é a chuva...bom, mas querer é uma coisa...não temos nenhuma interferência no tempo...

 

E parabéns ao PHP, que captou algo que até o Alexandre teve dificuldade de entender/aceitar. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Modelo GFS mostra a JBN atuando com tudo aqui em Sampa na manhã de terça feira!

 

6B4gOs2.png

 

E falando em GFS, realmente o modelo acabou passando vergonha sozinho ao ter previsto o bloqueio na semana passada rs

Complicado que investiram tanto para aumentar a potência dos cálculos, mas ultimamente ele nem tem estado confiável para 96 horas (até a NOAA admitiu isso como já foi comentado).

Link to comment
Share on other sites

Bom dia caríssimos!

 

Manhã fresca aqui na zona norte do Rio de Janeiro, em casa tenho 16,2 graus no momento. O céu está parcialmente nublado e deve limpar mais com o passar das horas. Se confirmada a previsão, a máxima pode chegar a 31/32 graus, sendo o ápice do calor, o dia de amanhã, de pré-frontal.

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Joguei a toalha para esse Julho/15. Não enxergo chances de algo significativo em termos de frio até o final do mês.

 

Julho raramente falha, mas este está sendo o pior Julho aqui desde 2006. Tempos desinteressantes.

 

Concordo

Não deve nem gear no sul do Paraná, e o 0° em 850 nem passa pelo Brasil.
até o fim do mês.....
Link to comment
Share on other sites

http://www.climatempo.com.br/noticia/vem-ai-uma-mini-era-do-gelo-

 

A pergunta é: qual o impacto que o aquecimento atual provocará no possível resfriamento pela baixa quantidade de manchas solares?

:russian: :russian: :russian:

 

Provavelmente dirão: O Sol comeu o nosso aquecimento.

 

A melhor coisa que poderia acontecer no meu entendimento é : Absolutamente NADA.

Link to comment
Share on other sites

70mm de chuva em Porto Alegre durante a madrugada.

 

São coisas deste fantástico JULHO 2015

 

Chuva forte e volumosa no Rio Grande do Sul

19-07-2015 por Vitor Kratz

Muita chuva já caiu principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana na última semana. Até a próxima terça-feira (21), a chuva será volumosa e vem na forma de temporais e chuva forte em todo o Estado gaúcho, inclusive em áreas já alagadas e afetadas pela chuva de Julho. Os volumes acumulados de chuva podem alcançar e ultrapassar os 100 milímetros no Estado gaúcho, e podem chegar a 75 milímetros nas regiões serrana e Região Metropolitana.

 

A Climatempo alerta para chuva forte, raios, rajadas de vento fortes e queda de granizo a partir da noite do sábado (18) até a próxima terça-feira (21). Há potencial para alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos.

 

Climatempo

Link to comment
Share on other sites

Em 24h, chove no RS quase todo o volume esperado para o mês

 

Em 24 horas, choveu quase todo o volume esperado para o mês de julho em algumas cidades do Rio Grande do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os maiores volumes foram registrados em Santa Maria e Mostardas, onde choveu 108 milímetros.

 

Conforme o Inmet, a média história de chuva no período chuva fica em torno de 120 milímetros no estado, variando para mais ou menos algumas cidades.

 

A chuva também foi forte na Fronteira Oeste e Campanha. Alegrete registrou 96 milímetros e Bagé, 95 milímetros. São Gabriel acumulou 87 milímetros, um pouco acima de Caçapava do Sul, cujo volume atingiu 86 milímetros. Em Porto Alegre, o acumulado foi de 70 milímetros.

 

[...]

 

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/07/chuva-das-ultimas-24h-fica-perto-da-media-do-mes-em-cidades-do-rs.html

Link to comment
Share on other sites

No momento 10,7ºC em Bagé, tempo nublado. Ontem pela manhã a cena era triste na cidade, muitas casas tomadas pelas águas dos arroios da cidade. Sem contar os pontos de alagamentos que surgiram devido a chuva extrema da madrugada. Enfim, é apenas o começo... A primavera promete e muito, em termos de tempestades.

Link to comment
Share on other sites

No momento 10,7ºC em Bagé, tempo nublado. Ontem pela manhã a cena era triste na cidade, muitas casas tomadas pelas águas dos arroios da cidade. Sem contar os pontos de alagamentos que surgiram devido a chuva extrema da madrugada. Enfim, é apenas o começo... A primavera promete e muito, em termos de tempestades.

 

Aqui em plena concordância;

 

2009?

Link to comment
Share on other sites

No momento 10,7ºC em Bagé, tempo nublado. Ontem pela manhã a cena era triste na cidade, muitas casas tomadas pelas águas dos arroios da cidade. Sem contar os pontos de alagamentos que surgiram devido a chuva extrema da madrugada. Enfim, é apenas o começo... A primavera promete e muito, em termos de tempestades.

 

Aqui em plena concordância;

 

2009?

 

Perfeito, Mafili. Este ano tem tudo para repetir a primavera de 2009. Só que diferentemente deste ano, o Outono/Inverno de 2009 não foi de tanta chuva como este ano. Por isso a coisa se deteriorou apenas em Novembro (Solo saturado, enfim). Já para este 2015, um mês como Setembro 09 ou Outubro, já seria o suficiente para grandes tragédias. E como estamos sob El niño, creio que a única saída para "torcida", é para o grande e poderoso bloqueio de ar quente tomar conta do País.

Link to comment
Share on other sites

As máximas estão ajudando este inverno a manter um aspecto de inverno durante o dia, inclusive estão abaixo da média.

 

Julho até o momento só teve duas máximas acima de 20ºC, uma foi de 25 e outra foi de 23 ontem. De resto, tardes amenas/frias e geralmente com chuva. Deste ponto de vista, não está morto o inverno.

 

Observando as mínimas está um completo fiasco, nem muitas sub-10 estão fazendo e sub-5 são uma raridade. Tá parecendo o centro de Porto Alegre em um inverno dentro da média.

 

Aquecedor no banheiro, lençol térmico na cama, usar muitas peças de roupa dentro de casa, coisas típicas das noites geladas de inverno estão sendo plenamente dispensável. O que é visto como algo vantajoso pela maioria das pessoas.

Link to comment
Share on other sites

As máximas estão ajudando este inverno a manter um aspecto de inverno durante o dia, inclusive estão abaixo da média.

 

Julho até o momento só teve duas máximas acima de 20ºC, uma foi de 25 e outra foi de 23 ontem. De resto, tardes amenas/frias e geralmente com chuva. Deste ponto de vista, não está morto o inverno.

 

Observando as mínimas está um completo fiasco, nem muitas sub-10 estão fazendo e sub-5 são uma raridade. Tá parecendo o centro de Porto Alegre em um inverno dentro da média.

 

Aquecedor no banheiro, lençol térmico na cama, usar muitas peças de roupa dentro de casa, coisas típicas das noites geladas de inverno estão sendo plenamente dispensável. O que é visto como algo vantajoso pela maioria das pessoas.

 

 

AQUI, DO DIA 11/6 ATÉ HOJE, 39 DIAS, APENAS 6 ENTRE 17,0/18,9°C, ALGO RARO DE ACONTECER.

Link to comment
Share on other sites

Não foi o inverno de 1996 assim....

Friozinho e marasmo o inverno todo ?

 

96 FOI FRIOZÃO O TEMPO TODO, FPOLIS TEVE 13,9 DE MÉDIA EM JULHO!

É o que eu ia falar... Friozinho e marasmo foi 98!! :ok: Quem dera o marasmo de 96... Curitiba teve 11oC de média em julho e SJ recebeu 30cm de neve na cidade em menos de 16 horas... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Perfeito, Mafili. Este ano tem tudo para repetir a primavera de 2009. Só que diferentemente deste ano, o Outono/Inverno de 2009 não foi de tanta chuva como este ano. Por isso a coisa se deteriorou apenas em Novembro (Solo saturado, enfim). Já para este 2015, um mês como Setembro 09 ou Outubro, já seria o suficiente para grandes tragédias. E como estamos sob El niño, creio que a única saída para "torcida", é para o grande e poderoso bloqueio de ar quente tomar conta do País.

 

Pois é, Vitinho.

 

O período de boa correlação (o exemplo abaixo é Melo Uruguay) é justamente SON.

 

A melhor correlação é com NIño 4 das regiões de ENSO

 

A leitura no fim da escala onde deveremos estar:

 

indica

 

61% acima do normal

 

e

 

18% abaixo do normal.

 

As possibilidade são grande para muita água em SON.

 

Agosto é muito cachorro louco.

 

 

Abraços

 

 

e8lm4g.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.