Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

William, começou um ventinho no bairro Reserva e subiu para 6ºC. Mas acho que volta a estabilizar, deve esfriar bem até 7 h da manhã.

 

Estou na torcida para concretizar a previsão do GFS de 12Z, chuvas aqui na noite de sexta e madrugada de sábado.

 

Se as futuras previsões não adiarem as mudanças na sexta que vem, teremos no próximo sábado temperaturas amenas na tarde e um pouco de frio a noite.

 

Aqui em Laje do Muriaé-RJ, teremos no dia 25 próximo, o 43º Festival do Arroz, com vários pratos típicos,vários tipos de brinquedos para criançãs, show com bandas das 15 horas até as 2 da madrugada de domingo.

Link to comment
Share on other sites

Pelo modelo GFS (rodada das 18z) o ar frio chegaria aqui no leste paulista entre a tarde e noite de terça feira, dia 21 de julho. Já está perto rs

 

Mas pela segunda vez seguida o GFS acabou perdendo à média prazo.

Se na semana retrasada errou a chuva prevista para cá nessa semana que acabou de passar, agora acabou errando o bloqueio como vinha sendo indicado alguns dias atrás (como já foi bem comentado por aqui).

Portanto, mas uma vez ponto para o ECMWF!!!

Link to comment
Share on other sites

Atualização importante da madrugada!

 

"ECMWF diminuiu essa possibilidade, mesmo assim, teremos mais frio na mantiqueira que nos ultimos dias e continuo apostando em duas negativas no PNI, de sexta pra sábado e sábado pra domingo. E voltou a colocar SP na linha de temperaturas abaixo de 12 graus no sábado."

 

Bingo! Europeu acertou com precisão que o frio na Mantiqueira teria uma diminuição do potencial projetado, e isso se refletiu de sexta pra sábado, com a mínima de 2,6. Porém, esta noite, o frio se faz presente mais forte e o PNI vai registrando -3,1, devendo cair para algo como até mesmo -4! Ou seja, frio razoável, não muito forte mas suficiente pra uma negativa até que boa considerando as circunstancias.

 

Notícia importante é que apareceu várias estações no Wunderground nos ultimos dias:

Itajubá, Cruzeiro e São José do Barreiro!

Link to comment
Share on other sites

Depois dessa próxima semana com o retorno e predomínio de advecção de ar frio moderado, o CFS segue apostando em um começo de agosto frio no cone sul:

 

31/07 a 05/08

 

oObMsvR.png

 

03/08 a 08/08

 

xJqeffV.png

 

05/08 a 10/08

 

UWnRlkZ.png

 

 

Alguns comentários sobre a 00Z:

 

- Algumas pequenas correções e ainda alguma divergência presente nos detalhes.

 

- O Global intensificou o avanço do ar frio, caminhando na direção do Mbar (Cosmo).

 

- O Mbar continua firme e forte por uma baixa pressão mais profunda, fechada e influente sobre a costa do Sul do Brasil.

 

- Europeu e GFS parecem convergir para algo ligeiramente menos amplo e mais moderado.

Link to comment
Share on other sites

a madrugada aqui foi agitada, chuva forte, muitos raios e granizo (incomum para a região).

 

acumulados de 42 mm

 

o sol timidamente vai aparecendo agora, faz 17,1

 

Já aqui em Canela temos uma manhã agradável de céu claro com tempo muito aproveitável.

 

20,8º C em Gramado/Alphaville.

 

A nebulosidade continua se deslocando para o sul do Rio Grande, onde as instabilidades deverão ser fortes.

 

Muito interessante esse contraste hoje entre a Serra a a Grande Porto Alegre.

 

A partir de amanhã a frente fria se forma e volta a se deslocar para o norte do estado, trazendo muita chuva de novo. Vai ser complicada a situação de milhares de pessoas que conviviam normalmente antes dos eventos de chuva extremada, realmente deve ser um choque traumático em massa.

 

E na quarta feira teremos ainda o retorno do frio.

Link to comment
Share on other sites

Depois dessa próxima semana com o retorno e predomínio de advecção de ar frio moderado, o CFS segue apostando em um começo de agosto frio no cone sul:

 

Essa Aposta do CFS para o começo de Agosto ser gelado, está embasada com a grande MP que atinge hoje a Austrália!

 

Neste momento, um grande e potente Anticiclone está atingido a Austrália. Partes de Melbourne (cidade litorânea) registraram geada e mínimas negativas ao amanhecer deste domingo.

 

hMbm5bI.gif

 

Vejam que pela animação do CFS este potente Anticiclone irá cruzar todo o Pacífico Sul nesta segunda quinzena de Julho. Ao longo do trajeto, ele perderá força, mas quando chegar a costa do Chile no final do mês, ele iria se "fundir" com o Anticiclone existente, dando assim o "empurrão" necessário para a MP avançar sobre a América do Sul no começo de Agosto.

 

Atenção Arquivo Pesado:

 

lny2gWr.gif

 

O futuro desta incursão, depende desta MP hoje na Austrália... Que coisa não! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Após chegar a 13ºC ontem às 20h, Buenos Aires teve elevação de temperatura graças ao vento noroeste. Com isso, a temperatura ficou entre 14 e 15ºC das 21h30 às 5h30, mais parecendo uma madrugada de final de primavera. Depois o vento acalmou e a temperatura baixou rapidamente, com mínima de 10,3ºC pouco antes de o sol nascer, às 7h48.

 

Agora temos tempo ensolarado e um vento muito vento sudoeste devido ao ar frio que começa a entrar. A temperatura atual é de 14,8ºC e a máxima prevista para hoje é de 17ºC, mas não creio que chegue devido à antecipação dessa massa de ar polar.

Link to comment
Share on other sites

O que está atrapalhando o avanço das massas polares para o Brasil são as águas aquecidas do Atlântico, contribuindo para o estabelecimento de bloqueios fortes e as frentes frias estacionadas no Sul. Se o oceano tivesse com águas mais frias que o normal (o atlântico) desde abril; quem sabe ajudaria no avanço das frentes frias para o interior do nosso país ; poderia neutralizar um dos efeitos do El Niño, que é chuva excessiva no Brasil meridional, com certeza, as chuvas lá seriam mais fracas.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do foco no anticiclone, as chuvas podem novamente causar transtornos em em parte do RS, de domingo a terça. Os acumulados podem alcançar ou mesmo superar os 150 mm em alguns pontos.

 

Desculpa a honestidade. Estou cagando e andando pra frio, neve ou geada. Quem aqui deste forum vive no RS e viu no Jornal do Almoço a matéria de como as pessoas pobres vivem estes dias sob as águas deve ter ficado arrasado. De chorar! Indigno. Desumano. Cruel. E vem muita chuva neste começo de semana para estas áreas já em quase calamidade. E, pior, vai ser um segundo semestre terrivel. Por isso, ao menos o que toca ao RS, não há outro foco exceto chuva e ajudar quem precisa.

 

o foco do site BAZ é o frio. Mas, sinceramente, mesmo gostando de frio, estou louco que esse inverno termine. Pois, é muito pior um inverno xoxo, como temperaturas moderas - não que não tenha ocorrido frio - chuvoso ecausando estragos.

Estamos como uma população que já havia perdido tudo em outra chuvarada. Agora, perderam tudo de novo. Escutei um relato de uma moradora de Esteio que havia perdido tudo anos atrás. Houve liberação do FGTS, compraram coisas para dentro de casa. Mas, agora, perderam tudo de novo.

Concordo com o Alexandre, nessa situação, nem quero que venha um frio intenso ou neve, seria o desastre total para essa gente.

O frio, aqui no Brasil, pode ser romântico para os que podem curti-lo diante das lareiras ou aquecimentos. Os pobres, nem habitações projegidas possuem.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre e Edison, tudo, mas tudo mesmo, tem o seu lado negativo. Se eu tiver que parar de fazer e monitorar o que gosto por causa de efeitos reflexos, não poderei fazer mais nada.

 

No mais, o problema está ligado ao Brasil, e não ao clima. As pessoas sofrem por causa da nossa incompetência. Isso sem falar que o nosso monitoramente em nada interefere na vida das pessoas.

 

Desculpa, Bruno, mas quem vive no RS e torce por frio intenso neste momento com um monte de gente sem nada e padecendo sob as águas vive na realidade em Marte. Ou quem sabe merece uma visita urgente às ilhas ou a Esteio.

 

Não entendo pq adoram me rotular como um alienado!

 

Em todas grandes ondas de frio aqui no RS são registradas mortes. Eu gosto de ondas de frio. Logo sou alienado? Aliás, todos os bazianos assim são? Uma coisa não tem nada a ver com a outra, Alexandre.

 

Infelizmente todos os nossos prazeres na vida têm efeitos colaterais nocivos. Pra mim não reconhecer isso é que me soa viver na realidade paralela. Mas apenas soa, pois sei que vc tem boas intenções.

 

Acho que o problema é outro. E é bem diferente.

E é assunto para outro fórum.

Link to comment
Share on other sites

Registrei uma excelente mínima hoje cedo de 10,1C! Agora temos sol forte, nenhuma nuvem e 23 graus. Dia maravilhoso, típico de Julho.

 

Se as previsões do CFS se confirmarem para o início de Agosto, eu serei um felizardo. Estarei no Sul de 03/08 até 14/08 e pretendo pegar um bom frio. Geadas e, quem sabe, uma neve de brinde? Seria o sonho!!!

Link to comment
Share on other sites

Deixa eu ver se entendi...a única maneira de parar esta chuvarada é com frio de padrão e seco...parece que então vcs torcem que chova mais?Eu quero é frio e não quero chuva, pois quem está causando o problema é a chuva...bom, mas querer é uma coisa...não temos nenhuma interferência no tempo...

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo, uma tarde ensolarada seca e agradável (talvez quente para Julho)... Excelente clima para passear...

 

Avenida Paulista está super tranquila com a Ciclovia funcionando a todo vapor. Estação do CGE Consolação marca 24.4ºC com 43% de umidade.

 

g2RizjI.png

 

No Aeroporto de Congonhas, faz 25 graus com 38% de umidade.

 

oVc6w6L.png

Link to comment
Share on other sites

William, a partir das 16 horas se o vento parar no bairro Reserva, a temperatura vai despencar, na parte da manhã a umidade estava baixa.

 

Estava pesquisando no Windyty, como Delfim Moreira é cercada de morros bem altos e parece que fica num vale no sentido nordeste/sudoeste,a cidade está na cota de 1220 metros, deve esfriar muito lá no anoitecer, madrugada, o ar frio desce para a cidade de várias direções.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do foco no anticiclone, as chuvas podem novamente causar transtornos em em parte do RS, de domingo a terça. Os acumulados podem alcançar ou mesmo superar os 150 mm em alguns pontos.

 

Desculpa a honestidade. Estou cagando e andando pra frio, neve ou geada. Quem aqui deste forum vive no RS e viu no Jornal do Almoço a matéria de como as pessoas pobres vivem estes dias sob as águas deve ter ficado arrasado. De chorar! Indigno. Desumano. Cruel. E vem muita chuva neste começo de semana para estas áreas já em quase calamidade. E, pior, vai ser um segundo semestre terrivel. Por isso, ao menos o que toca ao RS, não há outro foco exceto chuva e ajudar quem precisa.

 

o foco do site BAZ é o frio. Mas, sinceramente, mesmo gostando de frio, estou louco que esse inverno termine. Pois, é muito pior um inverno xoxo, como temperaturas moderas - não que não tenha ocorrido frio - chuvoso ecausando estragos.

Estamos como uma população que já havia perdido tudo em outra chuvarada. Agora, perderam tudo de novo. Escutei um relato de uma moradora de Esteio que havia perdido tudo anos atrás. Houve liberação do FGTS, compraram coisas para dentro de casa. Mas, agora, perderam tudo de novo.

Concordo com o Alexandre, nessa situação, nem quero que venha um frio intenso ou neve, seria o desastre total para essa gente.

O frio, aqui no Brasil, pode ser romântico para os que podem curti-lo diante das lareiras ou aquecimentos. Os pobres, nem habitações projegidas possuem.

 

Eu fecho com Gamboa...foo perfeito..!!!

Link to comment
Share on other sites

Renan, vai aproveitar o frio no Sul, mas antes disso se os modelos acertarem, umas boas mínimas do final de julho até 2 de agosto.

 

Como está muito longe, não acredito no frio aqui.

 

Está pintando um cenário interessante no Sudeste, Nani. Teremos uma alta polar marítima na regiãoda Patagônia, associada a uma baixa bem definida que trará frio de qualidade para o leste da região Sul e grande parte do Sudeste. Vai ser uma MP interessante de acompanhar e acho que pode ser a mais forte do ano para nós até o momento.

Link to comment
Share on other sites

Médias compensadas muito diferentes entre baixada X topo aqui em JF neste mês, graças à quase ausência de ar polar e o tempo seco que favorece mínimas baixas nos vales.

 

MÉDIAS COMPENSADAS ATÉ 19/07:

 

INMET: 17,6ºC (isso dá uma anomalia de +01,5ºC)

 

Davis: 16,9ºC

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.