Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Hoje, dia típico de Julho por aqui. Mínima foi de 11ºC cravados e agora está nublado por nuvens altas e faz 22,2ºC.

 

Olhando a imagem de satélite, de fato essa faixa de nuvens altas está passando exatamente sobre a zona da mata mineira neste momento. O que causa isso?

 

Não é o ramo que saiu do sul ? Passou por aqui ontem . Aqui algumas nuvens, mais pelo satélite deve limpar completamente mais tarde 21C

Link to comment
Share on other sites

Ja aqui na região Serrana do Rio dia com cara de primavera. A mínima alta na área Urbana de Friburgo de 13,1C para esta época do ano e a temperatura atual de 23,5 (quase igual do aeroporto Santos Dumont no Rio) aliados a nebulosidade, da a sensação q vai chover a qualquer momento por aqui, apesar de não ter previsão de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Pelas projeções, boa parte do Sul e faixa sul, centro e leste de SP terminarão julho com máximas abaixo da média, mas em compensação com mínimas acima na mesma proporção. Tudo culpa da insolação muito abaixo da média.

 

 

Então teremos o terço final do mês, com máximas bem amenas, já que o calor do miolo de Julho, deve ter jogado a média lá no alto.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do foco no anticiclone, as chuvas podem novamente causar transtornos em em parte do RS, de domingo a terça. Os acumulados podem alcançar ou mesmo superar os 150 mm em alguns pontos.

 

Desculpa a honestidade. Estou cagando e andando pra frio, neve ou geada. Quem aqui deste forum vive no RS e viu no Jornal do Almoço a matéria de como as pessoas pobres vivem estes dias sob as águas deve ter ficado arrasado. De chorar! Indigno. Desumano. Cruel. E vem muita chuva neste começo de semana para estas áreas já em quase calamidade. E, pior, vai ser um segundo semestre terrivel. Por isso, ao menos o que toca ao RS, não há outro foco exceto chuva e ajudar quem precisa.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do foco no anticiclone, as chuvas podem novamente causar transtornos em em parte do RS, de domingo a terça. Os acumulados podem alcançar ou mesmo superar os 150 mm em alguns pontos.

 

Desculpa a honestidade. Estou cagando e andando pra frio, neve ou geada. Quem aqui deste forum vive no RS e viu no Jornal do Almoço a matéria de como as pessoas pobres vivem estes dias sob as águas deve ter ficado arrasado. De chorar! Indigno. Desumano. Cruel. E vem muita chuva neste começo de semana para estas áreas já em quase calamidade. E, pior, vai ser um segundo semestre terrivel. Por isso, ao menos o que toca ao RS, não há outro foco exceto chuva e ajudar quem precisa.

 

Sim, Alexandre. Concordo. Me interpretou mal! Digo foco da maioria aqui. Tenho acompanhado também o drama.

Link to comment
Share on other sites

Sim, Alexandre. Concordo. Me interpretou mal! Digo foco da maioria aqui. Tenho acompanhado também o drama.

 

Nenhuma censura ao que escreveste. Concordância sobre o tema foco e tuas projeções de milímetros.

 

Ah sim. Perfeito. Situação complicada e que pode se agravar.

 

 

Aqui em Pelotas choveu quase 70 mm ontem.

Link to comment
Share on other sites

Por acaso aqui alguém manda no tempo?

Os fenômenos que tiverem que acontecer, acontecerão...

Agora quanto à falta de estrutura, de equipamentos, de Defesa Civil organizada, de investimento em meteorologia e áreas afins, é outra questão.

O meu foco aqui é frio sim.

Embora eu tmbm acompanhe tempo severo e chuva.

Link to comment
Share on other sites

Por acaso aqui alguém manda no tempo?

Os fenômenos que tiverem que acontecer, acontecerão...

Agora quanto à falta de estrutura, de equipamentos, de Defesa Civil organizada, de investimento em meteorologia e áreas afins, é outra questão.

O meu foco aqui é frio sim.

Embora eu tmbm acompanhe tempo severo e chuva.

 

vou defender vc PH, aqui o foco da maioria é frio, neve e geada. Chuva e tempo severo, eu acompanho tb. Se o foco do site fosse BAZ - Infra abaixo de zero, aí sim o foco seria discutir sobre estrutura para suporte aos flagelados. Não é só o RS que sofre, a verdade é que o Brasil não está preparado para grandes eventos, seja de chuva, frio, calor, etc etc.

 

Cada uma...

Link to comment
Share on other sites

O forum é aberto e cada um foca a atenção ao tema que mais tem interesse.

 

Se tem gente cagando e andando, tem gente bastante interessada. Não é demérito e também não significa que este ou aquele é mais virtuoso por estar compadecido ou mais focado com as interpéries que afligem a todos de tempo em tempo.

 

Infelizmente, enchentes, desabrigados, flagelados, tornados e as tragédias meteorológicas em geral são mais comuns pelo Sul do Brasil do que as raras incursões de ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Voltando a 12Z:

 

Ainda divergência.

 

Mbar (Cosmo) e Europeu mais fortes que o GFS. No primeiro a baixa fechada segue firme e forte, mais intensa que qualquer um. O Europeu é mais frio que o GFS, que vem corrigindo para o frio.

 

Semana com friozinho garantido. O bloqueio de lá atrás do GFS e do CMC perdeu!

Link to comment
Share on other sites

O forum é aberto e cada um foca a atenção ao tema que mais tem interesse.

 

Se tem gente cagando e andando, tem gente bastante interessada. Não é demérito e também não significa que este ou aquele é mais virtuoso por estar compadecido ou mais focado com as interpéries que afligem a todos de tempo em tempo.

 

Infelizmente, enchentes, desabrigados, flagelados, tornados e as tragédias meteorológicas em geral são mais comuns pelo Sul do Brasil do que as raras incursões de ar frio.

 

Perfeito! Não é porque um ou outro não gosta do tema que você gosta de discutir que você deixará de postar.

 

Falando sobre o fórum, há pouco tempo atrás o foco aqui era só o frio. Daquela forma o fórum ficava às moscas no restante do ano. Agora isso aqui finalmente se fortaleceu e virou o maior fórum voltado a Meteorologia do Brasil com o aparecimento de novos e bons usuários. Eu particularmente gosto de tudo, gosto do dinamismo meteorológico o ano todo, não tem como se frustrar.

 

Hoje finalmente o sol voltou a aparecer com força após dias de dilúvio. Temperatura até alta, 26C, ajuda a secar os ambientes. Estamos a 9 mm de alcançar a incrível marca de 500 mm. Em qualquer época do ano isso seria impressionante, mas se tratando de inverno, é instigante.

Link to comment
Share on other sites

Choveu bastante nos últimos dias em Florianópolis, mas nada comparado com as regiões que realmente sofreram com enxurradas e demais coisas. Nesse momento, temos sol predominando e quase nenhuma nuvem. Acredito que logo mais pela noite, teremos algumas cirrus aparecendo, devido a formação de uma Frente fria lá pela Argentina e Uruguai, e deslocamento para o Rio Grande do Sul. Temperatura marcando em 21ºC, segundo estação de Capoeiras aqui do lado de casa.

Link to comment
Share on other sites

Choveu bastante nos últimos dias em Florianópolis, mas nada comparado com as regiões que realmente sofreram com enxurradas e demais coisas. Nesse momento, temos sol predominando e quase nenhuma nuvem. Acredito que logo mais pela noite, teremos algumas cirrus aparecendo, devido a formação de uma Frente fria lá pela Argentina e Uruguai, e deslocamento para o Rio Grande do Sul. Temperatura marcando em 21ºC, segundo estação de Capoeiras aqui do lado de casa.

 

Apareceu bastante nuvens vindo de Oeste e Noroeste agora e ferro com fotos do entardecer. Pelo visto, teremos uma noite nublada.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do foco no anticiclone, as chuvas podem novamente causar transtornos em em parte do RS, de domingo a terça. Os acumulados podem alcançar ou mesmo superar os 150 mm em alguns pontos.

 

Desculpa a honestidade. Estou cagando e andando pra frio, neve ou geada. Quem aqui deste forum vive no RS e viu no Jornal do Almoço a matéria de como as pessoas pobres vivem estes dias sob as águas deve ter ficado arrasado. De chorar! Indigno. Desumano. Cruel. E vem muita chuva neste começo de semana para estas áreas já em quase calamidade. E, pior, vai ser um segundo semestre terrivel. Por isso, ao menos o que toca ao RS, não há outro foco exceto chuva e ajudar quem precisa.

Cruel ser pobre, miserável, perder tudo que sequer foi pago.

Queria ver os amantes do frio entrar naquela água gelada até o pescoço e ver sua casa toda debaixo dá água, virada em puro barro, cobras, baratas e outros animais, ver seu imóvel desvalorizando, faltar e não conseguir ir no trabalho por causa da enchente, dormir em ginásio gelado, úmido, cheio de pessoas ao seu redor sem privacidade, depender de doações de roupas que você não gosta mas tem que usar por não ter nada, doenças...

Extremamente fácil estar na sua casa e ap quentinho com roupas e cobertas torcendo parta o termômetro marcar à temperatura mais baixa possível.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, dia típico de Julho por aqui. Mínima foi de 11ºC cravados e agora está nublado por nuvens altas e faz 22,2ºC.

 

Olhando a imagem de satélite, de fato essa faixa de nuvens altas está passando exatamente sobre a zona da mata mineira neste momento. O que causa isso?

 

Não é o ramo que saiu do sul ? Passou por aqui ontem . Aqui algumas nuvens, mais pelo satélite deve limpar completamente mais tarde 21C

 

Isso é possível, certamente é algo causado pelo jato, foi legal acompanhar no satélite.

 

As projeções do GFS e ECMWF indicam chances da próxima madrugada ser a mais fria de Julho-15 em Juiz de Fora. Vamos ver como vai ser, no momento 17,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. As últimas semanas foram corridas por aqui, por isso minha ausência. Faço agora um breve resumo do mês:

 

Julho em Buenos Aires tem sido um mês de seguidas entradas de massa de ar polar, algumas até fortes, mas nenhuma de graaande destaque. Tem sido ar frio seco, que trazem mínimas boas, mas máximas nem tanto. Por isso, nada da máxima sub 10ºC deste ano vir. Só que o grande destaque, pra mim, é a ausência de calor. Por mais que o frio em Buenos Aires nesta época seja constante, julho sempre tem uns três dias com máximas superiroes a 20ºC, porém isso ainda NÃO ocorreu, embora já estejamos no dia 18. Mais do que isso: não chegamos nem aos 18ºC. Abaixo ponho pra vocês as temperaturas mínimas e máximas por aqui:

 

01-> 7,5ºC/12,9ºC

02-> 10,8ºC/15,5ºC

03-> 8,8ºC/13,3ºC

04-> 3,0ºC/12,2ºC

05-> 6,6ºC/13,1ºC

06-> 8,8ºC/17,9ºC

07-> 5,9ºC/17,7ºC

08-> 6,0ºC/17,4ºC

09-> 10,8ºC/17,6ºC

10-> 12,5ºC/17,3ºC

11-> 11,7ºC/15,4ºC

12-> 12,6ºC/17,4ºC

13-> 9,5ºC/16,1ºC

14-> 5,6ºC/16,0ºC

15-> 1,7ºC/16,1ºC

16-> 5,0ºC/13,9ºC

17-> 4,7ºC/16,8ºC

 

Até ontem tínhamos média das mínimas de 7,7ºC, um desvio positivo de três décimos em relação à média 1981-2010. As médias estão 0,4ºC acima da média, com 15,7ºC. Diante do desastre que foi o outono, estou adorando este julho. Que siga assim (e vem outra onda de frio esta semana)!

Link to comment
Share on other sites

Cruel ser pobre, miserável, perder tudo que sequer foi pago.

Queria ver os amantes do frio entrar naquela água gelada até o pescoço e ver sua casa toda debaixo dá água, virada em puro barro, cobras, baratas e outros animais, ver seu imóvel desvalorizando, faltar e não conseguir ir no trabalho por causa da enchente, dormir em ginásio gelado, úmido, cheio de pessoas ao seu redor sem privacidade, depender de doações de roupas que você não gosta mas tem que usar por não ter nada, doenças...

Extremamente fácil estar na sua casa e ap quentinho com roupas e cobertas torcendo parta o termômetro marcar à temperatura mais baixa possível.

 

Esse comentário é de uma vigarice intelectual tão grande que me da asco de comentar. É o tipo clássico do sentimento moralista de quinta categoria em culpar uns pela desgraça dos outros. Rotulando e generalizando como se todos nós aqui do BAZ estivéssemos nos lixando pelas pessoas que sofrem com as intempéries somente pelo fato de gostarmos de frio. O que uma coisa tem a ver com a outra cara pálida?

 

É esse tipo de pensamento que nos leva ao atraso, esse eterno pseudo-coitadismo de que uns sofrem porque outros se lixam.

 

Pior discussão dos últimos tempos no BAZ esse papinho de altruísta do tempo, achando que vai dar lição de moral, que isso aqui é um instituto formado por profissionais irresponsáveis despreocupados com a real natureza dos problemas sociais causados pelo frio e pela chuva que nem damos bola. Rotulando esse grupo de insensíveis mimados.

 

Quem pensa assim não sabe do que isso aqui se trata.

Link to comment
Share on other sites

Só que o grande destaque, pra mim, é a ausência de calor. Por mais que o frio em Buenos Aires nesta época seja constante, julho sempre tem uns três dias com máximas superiroes a 20ºC, porém isso ainda NÃO ocorreu, embora já estejamos no dia 18.

 

Boa observação. Bom para Buenos Aires que tem estado dentro da normalidade até um pouco abaixo.

 

Enquanto isso Floripa está em um mês de abril/maio sem fim. Se é para ser acima da média, que faça muito calor, pelo menos as pessoas conseguem aproveitar o que a cidade tem a oferecer.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos um dia de sol, com mínima mais elevada, de 10,7ºC às 8h41. A previsão era que a temperatura alcançasse 19ºC durante o dia, mas não foi o que ocorreu e o valor máximo do dia se deu às 14h12, com 15,4ºC. Agora temos um fim de tarde de poucas nuvens e 13,8ºC.

 

O SMN prevê para hoje temperatura de 11ºC às 21h, mas para amanhã mínima de 13ºC, com ventos de noroeste. Pelo visto então teremos a clara situação de quando entra vento em Buenos Aires: a temperatura cai bem de noite, mas depois sobe e se mantém elevada a noite toda. A máxima vai aos 17ºC e aumenta a nebulosidade. Na segunda volta a esfriar e terça-feira a mínima prevista é de 2ºC. Amanhã o sol nasce às 7h56 e se põe às 18h04.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre e Edison, tudo, mas tudo mesmo, tem o seu lado negativo. Se eu tiver que parar de fazer e monitorar o que gosto por causa de efeitos reflexos, não poderei fazer mais nada.

 

No mais, o problema está ligado ao Brasil, e não ao clima. As pessoas sofrem por causa da nossa incompetência. Isso sem falar que o nosso monitoramente em nada interefere na vida das pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus é serio o que eu to lendo aqui no BAZ??? Pessoal praticamente execrando àqueles que cujo interesse maior é o frio...

 

Francamente! Deveriam usar essa súbita benevolência com os atingidos ajudando-os e cobrando ações efetivas dos políticos em que votaram, para que invistam na prevenção e rápida recuperação de desastres..

 

Para vocês verem como, sempre, aqueles que mais ajudam numa situação de calamidade acabam sendo a própria comunidade, através de doações e ajuda DIRETA aos necessitados, não precisando entregar dinheiro ao governo para que este roube uma parte e dê uma ínfima parte aos necessitados, depois de passar por uma burocracia desgraçada.

 

Não somos donos do tempo, e cada um tem o seu interesse. Eu contribuo muitos com aqueles que já passaram por perdas decorrentes de enchentes e desastres naturais.

 

Mas nem por isso eu preciso deixar minha paixão por frio de lado.

 

E este fórum é o que é graças ao ecletismo de opinioes. Não preciso que ninguém me diga o que devo pensar. Preciso agir e ajudar quando necessário

 

Ah, e antes que venham com mimimi: sou uma pessoa que sofreu perdas com enchentes A VIDA TODA. Minha mãe, idem. E este ano mesmo minha sogra perdeu tudo numa enchente sem precedentes onde ela mora.

 

Não percam seu tempo dando quote em minha mensagem.

 

Sem mais.

 

.

Link to comment
Share on other sites

Cruel ser pobre, miserável, perder tudo que sequer foi pago.

Queria ver os amantes do frio entrar naquela água gelada até o pescoço e ver sua casa toda debaixo dá água, virada em puro barro, cobras, baratas e outros animais, ver seu imóvel desvalorizando, faltar e não conseguir ir no trabalho por causa da enchente, dormir em ginásio gelado, úmido, cheio de pessoas ao seu redor sem privacidade, depender de doações de roupas que você não gosta mas tem que usar por não ter nada, doenças...

Extremamente fácil estar na sua casa e ap quentinho com roupas e cobertas torcendo parta o termômetro marcar à temperatura mais baixa possível.

 

Esse comentário é de uma vigarice intelectual tão grande que me da asco de comentar. É o tipo clássico do sentimento moralista de quinta categoria em culpar uns pela desgraça dos outros. Rotulando e generalizando como se todos nós aqui do BAZ estivéssemos nos lixando pelas pessoas que sofrem com as intempéries somente pelo fato de gostarmos de frio. O que uma coisa tem a ver com a outra cara pálida?

 

É esse tipo de pensamento que nos leva ao atraso, esse eterno pseudo-coitadismo de que uns sofrem porque outros se lixam.

 

Pior discussão dos últimos tempos no BAZ esse papinho de altruísta do tempo, achando que vai dar lição de moral, que isso aqui é um instituto formado por profissionais irresponsáveis despreocupados com a real natureza dos problemas sociais causados pelo frio e pela chuva que nem damos bola. Rotulando esse grupo de insensíveis mimados.

 

Quem pensa assim não sabe do que isso aqui se trata.

 

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

O pior é quando temos pessoas que só falam da boca pra fora, reclamam dos problemas do Brasil mas nada fazem para melhorar a situação. Atitudes valem muito mais do que palavras, por isso eu estou tranquilo em relação a esta questão. Vou continuar torcendo pelo frio, com a certeza de que faço minha parte para ajudar aqueles que sofrem com o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Vamos ao que interessa aos insensíveis:

 

Após mais algumas análises vejo que a convergência melhorou.

 

O bloqueio monstro, como previsto no BAZ, do GFS e do CMC, foi pro espaço. O jato será vencido.

 

Palmas ao Mbar (Cosmo), sendo que todos os modelos vem aproximando, organizando e aprofundando a baixa na costa. Ainda nenhum igual ao Mbar.

 

4DICBJT.png

 

O Japonês também veio na esteira:

 

Gph2CUJ.png

 

A única divergência é a baixa mais poderosa no Mbar:

 

RBNFJFZ.png

 

E a divergência é grande no potencial das anomalias

 

1-6 dias GFS

 

QIbBIe2.png

 

Não corresponde a boa advecção de frio apresentado pela anomalias em 850 do Europeu 1-5 dias.

 

dCEiyuF.png

Link to comment
Share on other sites

Queria ver os amantes do frio entrar naquela água gelada até o pescoço e ver sua casa toda debaixo dá água, virada em puro barro, cobras, baratas e outros animais, ver seu imóvel desvalorizando, faltar e não conseguir ir no trabalho por causa da enchente, dormir em ginásio gelado, úmido, cheio de pessoas ao seu redor sem privacidade, depender de doações de roupas que você não gosta mas tem que usar por não ter nada, doenças...

Extremamente fácil estar na sua casa e ap quentinho com roupas e cobertas torcendo parta o termômetro marcar à temperatura mais baixa possível.

 

Grato!

 

Vamos torcer pro frio com OITO MIL PESSOAS fora de casa e tantas outras na iminência de sair de casa.

 

E pra quem não leu ou não entendeu o que li, há um aposto na frase que escrevi. "No que toca ao RS". Logo, de SC pra cima foquem no quiser e torçam pra o que quiserem.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre e Edison, tudo, mas tudo mesmo, tem o seu lado negativo. Se eu tiver que parar de fazer e monitorar o que gosto por causa de efeitos reflexos, não poderei fazer mais nada.

 

No mais, o problema está ligado ao Brasil, e não ao clima. As pessoas sofrem por causa da nossa incompetência. Isso sem falar que o nosso monitoramente em nada interefere na vida das pessoas.

 

Desculpa, Bruno, mas quem vive no RS e torce por frio intenso neste momento com um monte de gente sem nada e padecendo sob as águas vive na realidade em Marte. Ou quem sabe merece uma visita urgente às ilhas ou a Esteio.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre e Edison, tudo, mas tudo mesmo, tem o seu lado negativo. Se eu tiver que parar de fazer e monitorar o que gosto por causa de efeitos reflexos, não poderei fazer mais nada.

 

No mais, o problema está ligado ao Brasil, e não ao clima. As pessoas sofrem por causa da nossa incompetência. Isso sem falar que o nosso monitoramente em nada interefere na vida das pessoas.

 

Desculpa, Bruno, mas quem vive no RS e torce por frio intenso neste momento com um monte de gente sem nada e padecendo sob as águas vive na realidade em Marte. Ou quem sabe merece uma visita urgente às ilhas ou a Esteio.

 

Certamente o número de mendigos, pessoas que moram em casas extremamente precárias, entre outras dificuldades é muito maior que 8 mil pessoas. Sendo assim, jamais deveríamos torcer por onda de frio. Nem aqui nem em lugar nenhum.

 

Vamos fundar o BEV. Brasil Eternamente Vinte.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre e Edison, tudo, mas tudo mesmo, tem o seu lado negativo. Se eu tiver que parar de fazer e monitorar o que gosto por causa de efeitos reflexos, não poderei fazer mais nada.

 

No mais, o problema está ligado ao Brasil, e não ao clima. As pessoas sofrem por causa da nossa incompetência. Isso sem falar que o nosso monitoramente em nada interefere na vida das pessoas.

 

Desculpa, Bruno, mas quem vive no RS e torce por frio intenso neste momento com um monte de gente sem nada e padecendo sob as águas vive na realidade em Marte. Ou quem sabe merece uma visita urgente às ilhas ou a Esteio.

 

Certamente o número de mendigos, pessoas que moram em casas extremamente precárias, entre outras dificuldades é muito maior que 8 mil pessoas. Sendo assim, jamais deveríamos torcer por onda de frio. Nem aqui nem em lugar nenhum.

 

Vamos fundar o BEV. Brasil Eternamente Vinte.

 

Prefiro o BAT. Brasil acima de 30. :vampire: :vampire: :vampire: :vampire:

Link to comment
Share on other sites

ALÊ, POR FAVOR, ENTRAR AQUI E FICAR JOGANDO AREIA NÃO CONVÉM..

 

TÚ FAZ A TUA PARTE, NÓS A NOSSA, ESTE SIM É O TRABALHO E AJUDA QUE PODEMOS E DEVEMOS DAR. O FÓRUM É PARA LAZER E APRENDIZADO, TORCER DEIXAR DE TORCER NÃO MUDARÁ O TEMPO.

 

ENTRAR AQUI E ESCREVER BONITO EM DEFESA DOS OUTROS É BOM, AJUDA? TALVEZ, DOS QUE ESTÃO AQUI SÓ DOIS É QUE TEM OS MEIOS DE AJUDAR ATRAVÉS DA PREVISÃO E O FAZEM BEM UM EM CADA ESTADO, ENTÃO VAMOS DEIXAR O FÓRUM SEGUIR O SEU CURSO SEM CHILIQUES, NÃO GOSTOU NÃO ENTRE, NÃO LEIA E TRABALHE, QDO PASSAR VOLTE E RELAXE.

 

VOLTEMOS AO TÓPICO NORMAL E NÃO GOSTOU, USEM MPS.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.