Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

A praticamente 24 horas do evento, o GFS ainda continua naquele tira e põe a cada rodada sobre uma possível neve na serra.

 

Se der a oportunidade de pegar alguma coisa boa, ainda sou capaz de fazer um bate-volta até SJ, afinal 260km não são tão longe assim.

 

Mas que desse pra pegar algo respeitável, não precisa ser 30cm de neve, mas algo entre 4/7cm já seria bacana!

Link to comment
Share on other sites

A praticamente 24 horas do evento, o GFS ainda continua naquele tira e põe a cada rodada sobre uma possível neve na serra.

 

Se der a oportunidade de pegar alguma coisa boa, ainda sou capaz de fazer um bate-volta até SJ, afinal 260km não são tão longe assim.

 

Mas que desse pra pegar algo respeitável, não precisa ser 30cm de neve, mas algo entre 4/7cm já seria bacana!

 

Deivid eu estou indo pra serra amanhã, qual ponto vc escolheria para tentar pegar a neve, eu estarei em Urupema, ma pra ir ate SJ ou Urubici nao custa.

 

Qual seria seu palpite?

Link to comment
Share on other sites

A praticamente 24 horas do evento, o GFS ainda continua naquele tira e põe a cada rodada sobre uma possível neve na serra.

 

Se der a oportunidade de pegar alguma coisa boa, ainda sou capaz de fazer um bate-volta até SJ, afinal 260km não são tão longe assim.

 

Mas que desse pra pegar algo respeitável, não precisa ser 30cm de neve, mas algo entre 4/7cm já seria bacana!

 

Deivid eu estou indo pra serra amanhã, qual ponto vc escolheria para tentar pegar a neve, eu estarei em Urupema, ma pra ir ate SJ ou Urubici nao custa.

 

Qual seria seu palpite?

 

local onde mais neva na serra é a região de Sâo Joaquim, e o cume do morro da igreja.

 

Quando subo a serra na intenção de pegar neve, é nestes dois locais que vou, e na minha opinião, são os 2 lugares com maior chance.

Link to comment
Share on other sites

Estado SP – Meio-dia

 

13,0 – Campos do Jordão

15,0 – Riacho Grande – S Bernardo do Campo

16,0 – Campinas

17,0 – São Bernardo do Campo

17,0 – São Paulo

17,0 - Sorocaba

17,0 – Guarulhos

17,0 – Bragança Paulista

18,0 – Presidente Prudente

19,9 - Bauru

20,0 – Santos

20,0 – Taubaté

22,0 – São José dos Campos

24,0 - Araçatuba

27,0 – São José do Rio Preto

28,0 – Ribeirão Preto

 

Carlos, favor não utilizar os dados non sense do aeroporto de São José que não batem com nenhuma estação nos arredores. Olha, ao meio-dia, esses eram os valores nas estações URBANAS da Cetesb: Jacareí 19,7C / Satélite 19,6C / Monte Castelo 19,3C / Vista Verde 19,9C. As máximas do dia, pq acho que não chovia ainda, pelo que o Sérgio falou, e a última hora com vento ENE.

 

Na verdade, pela geografia de SJC e como bom conhecedor empírico da cidade, já que nela morei de segunda a segunda até os 17 anos, posso assegurar que o aeroporto teria de registrar temperaturas abaixo do resto da cidade. Aquele bairro é bem frio.

 

Por aqui, parou a chuva e a temperatura subiu pra 17,0C no CGE-Vila Mariana.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Se vai nevar na serra catarinense nesse final de semana eu não sei. Mas que o domingo de manhã será gelado, isso vai ser com certeza! GFS 12Z intensificou o potencial de frio. O que precipitar vai ser neve. E, quando secar, vai afundar muito!

 

Tenho maior expectativa pelo GFS do dia 14 do que pelo Global do dia 8!

 

O lado catarinense vai secar muito rápido, to desconfiado que desta vez vai precipitar alguma coisa legal no lado gaúcho, ali por cambará, São francisco de Paula, Ausentes, e talvez uma rebarba em SJ

Link to comment
Share on other sites

Só que me falaram que agora pra subir o morro da igreja, você precisa de tipo um "requerimento", que você consegue na secretaria de turismo de Urubici, acho que não paga nada, mas sem isso não dá mais pra subir até lá encima.

 

São apenas 200 carros por dia, e a credencial você pega no ICMBIO que fica no centro,na rua dos fundos do Banco do Brasil. seria bom consultar se com neve eles vão permitir subir de carro.

Link to comment
Share on other sites

JULHO PARCIAIS (2 DIAS)

 

15,1 (+1,1) - CURITIBA PR (CONV/AUT)

 

Tá errada anomalia de Curitiba. É no mínimo o dobro disso.

 

Normais - Ctba

 

1961/1990 : +2,9

 

1981/2010 : +1,6

 

Porque uso a 1981/2010 e não a 1961/1990 para Curitiba..??

 

Esta normal de Ctba, realmente é uma salada e seria um erro considera-la. A estação mudou de lugar , dai não precisa dizer mais nada....Vide Campos do Jordão que sua normal 61/90 tem 3 lugares na cidade....Como vamos ter uma normal numa situação dessas..?? Uma pena!!

 

A convencional de Curitiba do Inmet se encontra desde 13/07/1976 , e de 1961 / 1976 ficacava próximo aeroporto do Bacacheri , isto segundo o 8º Disme, desde sua inauguração em 1911. Tai um problema....Uma normal com 2 locais diferentes.

 

Então é quase a mesma historia de Campos do Jordão que teve 3 locais na normal 61/90 e no caso de Curitiba , 2 locais, vai ver por isso que Curitiba , sempre tem fortes anomalias em relação da automatica de hoje, assim como Campos do Jordão.

 

Espero que reconsidere sua afirmação..!!

 

Abraço

 

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

JULHO PARCIAIS (2 DIAS)

 

15,1 (+1,1) - CURITIBA PR (CONV/AUT)

 

Tá errada anomalia de Curitiba. É no mínimo o dobro disso.

 

Normais - Ctba

 

1961/1990 : +2,9

 

1981/2010 : +1,1

 

Porque uso a 1981/2010 e não a 1961/1990 para Curitiba..??

 

Esta normal de Ctba, realmente é uma salada e seria um erro considera-la. A estação mudou de lugar , dai não precisa dizer mais nada....Vide Campos do Jordão que sua normal 61/90 tem 3 lugares na cidade....Como vamos ter uma normal numa situação dessas..?? Uma pena!!

 

A convencional de Curitiba do Inmet se encontra desde 13/07/1976 , e de 1961 / 1976 ficacava próximo aeroporto do Bacacheri , isto segundo o 8º Disme, desde sua inauguração em 1911. Tai um problema....Uma normal com 2 locais diferentes.

 

Então é quase a mesma historia de Campos do Jordão que teve 3 locais na normal 61/90 e no caso de Curitiba , 2 locais, vai ver por isso que Curitiba , sempre tem fortes anomalias em relação da automatica de hoje, assim como Campos do Jordão.

 

Espero que reconsidere sua afirmação..!!

 

Abraço

 

 

Essa normal 81/10 é do INMET?

Link to comment
Share on other sites

SIM.....

 

Normal 1981-2010 de Curitiba

 

[tabela]L=Mês&Chuva, mm&Média das Mínimas, °C&Média das Máximas, °C&Média Compensada, °C

L=Jan&212,3&17,2&26,8&20,9

L=Fev&160,0&17,4&26,9&21,1

L=Mar&142,0&16,4&25,9&20,1

L=Abr&94,9&14,6&23,9&18,2

L=Mai&109,0&11,1&20,9&15,1

L=Jun&91,4&9,7&20,1&14,0

L=Jul&100,7&8,9&19,8&13,5

L=Ago&78,7&9,7&21,5&14,6

L=Set&143,1&11,2&21,5&15,3

L=Out&139,9&13,2&23,1&17,1

L=Nov&123,4&14,8&25,0&18,9

L=Dez&157,1&16,2&26,2&20,2

L=Ano&1.551,3&13,4&23,5&17,4[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

A segunda alternativa em Curitiba , seria usar a normal do Simepar 61/90.. só que esta se encontrava em Pinhais. O Simepar considera os valores desta estação do IAPAR, pois a estação do Simepar só tem dados de 1998 pra frente. Segundo pude verficar , esta estação praticamente rural em Pinhais ficou bem abaixo do Simepar. Para julho a média está e 13,1.....o Inmet na 1981/2010 em 13,5.......Fora que podemos também usar a normal do Aero Afonso Pena pois as normais estabelecidas estão corretas, tanto a 61/90 como a 91/10

Link to comment
Share on other sites

Curitiba PR (Afonso Pena) - 1981 / 2010

 

Médias Compensadas Mensais

 

Jan - 21,1

Fev - 21,2

Mar - 20,2

Abr - 18,3

Mai - 15,1

Jun - 13,8

Jul - 13,4

Ago - 14,4

Set - 15,2

Out - 17,1

Nov - 18,8

Dez - 20,1

 

CURITIBA - AFONSO PENA (JUN/JUL/AGO)

 

2000: 13,6 (-0,3)

 

2001: 15,1 (+1,2)

 

2002: 14,4 (+0,4)

 

2003: 14,0 (+0,1)

 

2004: 14,1 (+0,2)

 

2005: 15,2 (+1,3)

 

2006: 15,2 (+1,3)

 

2007: 14,4 (+0,5)

 

2008: 14,6 (+0,7)

 

2009: 12,7 (-1,2)

 

2010: 13,1 (-0,8)

 

2011: 13,5 (-0,3)

 

2012: 14,1 (+0,2)

 

2013: 13,2 (-0,7)

 

2014: 14,1 (+0,2)

 

 

Média Anual - 1961 / 1990 – 16,7

 

Média Anual - 1981/ 2010 – 17,3

 

Inmet (2 locais)

 

Média Anual - 1961/1990 - 16,5

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Interessante que em São José dos Pinhais e Quatro Barras (Curitiba) , estes locais o clima é totalmente outro, bem mais fria que o centro. Muitas vezes há ocorrencias de geadas nestes locais e nas estações oficiais não. Considero Pinhais , como a Curitiba não urbanizada que retrata bem o clima do passado , pois tem a praticamente a mesma altitude e está na mesma latitude ao contrario do da convencional que fica no centro politécnico....resumindo a diferença entre areas rurais e estações do inmet..Na capital paulista é bem maior que Curitiba......

Link to comment
Share on other sites

Segundo a Climaterra as chances de neve são muito pequenas, de 0% a 20% apenas:

 

"...chance de chuva congelada em pontos isolados acima dos 1200 m do planalto sul e chance, pequena (0/20%), de neve bem isolada no topo da serra acima dos 1300/1500 m durante o fim da madrugada/manhã e noite, também no topo da serra do RS. Também poderá ter formação de sincelo nos cumes acima dos 1500/1600 m na madrugada/meio da manhã."

Link to comment
Share on other sites

Carlos, então vc não pode fazer a mesma comparação entre capitais utilizando normais diferentes para cada uma delas. É comparar o Grêmio atual com a década de 80 e o Corinthians atual com a década de 70. São denominadores diferentes, o que distorce o resultado.

 

Ou vc compara todos com a 81/10, ou compara todos com a 61/90. Se não, não tem sentido algum para termos um parecer sobre a situação atual.

Link to comment
Share on other sites

Sobre a 12Z do GFS pra minha região: Amanhã a tarde o vento vira pra sul devido a a chegada de um ar polar fraco que irá trazer bastante umidade em médios níveis, a noite esse vento intensifica onde que aumenta a UR em baixos níveis, devido a isso vai dar uma friaca na madrugada/manhã do dia 5, a tarde o vento leste ganha força e máxima acima dos 30 graus.

 

A partir do dia 6 com a aproximação de outra frente fria mais intensa, aumenta bastante a umidade em altos e médios níveis, a tarde o vento vira pra sul e devido ao calorão e alta UR disponível vamos ter formação de núcleos de chuva e pancadas isoladas na região. A noite com a chegada do ar polar o vento sul intensifica juntamente com a UR, onde que aumenta o risco de chuva (cerca de 80%), durante a madrugada do dia 7 permanece as condições e a temperatura sofre declínio.

 

Resumindo, a frente fria vai ficar meio que estacionada entre os dia 7 e 8, e os mesmos vão ser dias digamos que atípicos aqui na região centro norte mato-grossense por dois motivos: boa chance de chuva em pleno julho, e tardes frias, podemos ter recorde de menor temperatura máxima do ano. A 12z coloca 21.8 na tarde do dia 7 e apenas 20.9 no dia 8.

 

Comparando com a 06z, a 12z quase dobrou o volume previsto de chuva e permaneceu o mesmo quadro nas temperaturas. Tenho esperança na tarde/noite do dia 8 quando a FF vai se afastar aonde que o ar seco vai entrar, SÓ que em altos níveis, mas se limpar a madrugada do dia 9 vai ser interessante na baixada, 12z coloca 15.9 pro topo.. Mas ainda tá longinho, nesse quesito vamos aguardar as próximas 72h.

 

tIS0swH.jpg

 

FlrppqZ.jpg

 

vaAPe1H.jpg

Link to comment
Share on other sites

Saímos de Jundiaí exatamente no horário previsto: 4 da matina. De lá até a Serra do Azeite (subida para Curitiba) foram mais de 300 kM rodando com chuva ininterrupta.

 

Cruzamos Curitiba e o planalto norte de Santa Catarina, chegando em Lages só após as 16 horas, com ''calor'': temperatura ao redor de 16º C. E mais alguma chuva.

 

Baita ansiedade pela chegada da MP amanhã. Nem conto com a neve. Se rolar, fantástico.

Link to comment
Share on other sites

Minha pergunta é, quando este ar frio vai ingressar sobre a região sul ?

 

No leitura das 17h, não tem nenhuma cidade abaixo dos 10C°desde o extremo sul do RS até o norte de SC.

 

Região sul do RS e campanha na casa dos 11/13C°

Região central do RS como santa maria em 13/15C

Região da grande porto alegre em 16/18C

Região serrana, com canela e ausentes em 11/13C°

 

Morro da igreja na casa dos 10C°

Planalto norte catarinense em 15/17C°

Planalto sul em 12/14C°

Vale e norte na casa dos 17/19C°

===

 

Acho que para rolar alguma paraguaia ou precipitação a temperatura já devia estar em declínio, nenhuma região do RS desde o extremo sul, passando pela campanha, e vindo a região serrana estão com temperaturas baixas para o momento. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Minha pergunta é, quando este ar frio vai ingressar sobre a região sul ?

 

No leitura das 17h, não tem nenhuma cidade abaixo dos 10C°desde o extremo sul do RS até o norte de SC.

 

Região sul do RS e campanha na casa dos 11/13C°

Região central do RS como santa maria em 13/15C

Região da grande porto alegre em 16/18C

Região serrana, com canela e ausentes em 11/13C°

 

Morro da igreja na casa dos 10C°

Planalto norte catarinense em 15/17C°

Planalto sul em 12/14C°

Vale e norte na casa dos 17/19C°

===

 

Acho que para rolar alguma paraguaia ou precipitação a temperatura já devia estar em declínio, nenhuma região do RS desde o extremo sul, passando pela campanha, e vindo a região serrana estão com temperaturas baixas para o momento. :negative:

Na madrugada, com mínima de 2°C ao amanhecer na campanha, 8°C em Porto Alegre e domingo -2°C na campanha, Porto Alegre 4°C.

Punta de leste está com 9 graus agora e vento frio.

Link to comment
Share on other sites

Minha pergunta é, quando este ar frio vai ingressar sobre a região sul ?

 

No leitura das 17h, não tem nenhuma cidade abaixo dos 10C°desde o extremo sul do RS até o norte de SC.

 

Região sul do RS e campanha na casa dos 11/13C°

Região central do RS como santa maria em 13/15C

Região da grande porto alegre em 16/18C

Região serrana, com canela e ausentes em 11/13C°

 

Morro da igreja na casa dos 10C°

Planalto norte catarinense em 15/17C°

Planalto sul em 12/14C°

Vale e norte na casa dos 17/19C°

===

 

Acho que para rolar alguma paraguaia ou precipitação a temperatura já devia estar em declínio, nenhuma região do RS desde o extremo sul, passando pela campanha, e vindo a região serrana estão com temperaturas baixas para o momento. :negative:

 

Calma, valentão!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.