Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Julho de 2006 foi memorávelmente quente, se não me engano só foi fazer frio nos últimos 3 dias do mês.

 

Tenho vagas lembranças de julho de 2000, o julho mais frio em minha memória é o de 2007, mais que o de 2009

 

 

Tivemos chuva desde a madrugada, faz 17,2 porém a sensação é de frio moderado.

Na minha memória de elefante, julho de 2000 foi algo gigantesco, polar, congelante, foi um frio nada civilizado nas serras do Botucaraí, seguido de perto de 1996...depois vem 1993...e só depois os demais...

 

É e junho de 2000.

 

Um dos mais quentes em POA.

 

Já sei foi El Niño em junho e La Niña em julho.

Link to comment
Share on other sites

Estive matutando e tentando encontrar a foto que eu vi, que mostrava o alto do morro do cachorro em Blumenau com uma fina camada de neve, fato que o ocorreu na década de 80.

 

Alguém sabe me dizer se foi em 1983 que aconteceu algo similar a 2013, mas não com tamanha intensidade, onde trouxe neve para os pontos altos das regiões baixas de SC.

 

Coutinho talvez teria alguma noticia relacionada a isso ?

Link to comment
Share on other sites

A popósito ninguém sabe a média de POA em julho de 2002 no INmet?

 

Abraços

No BDMEP, média compensada de julho/2002 em PoA: 14,05°C.

 

COMO SEMPRE obrigado Aldo,

 

Fica assim, salvo revisões.

 

81/10 Porto Alegre

 

14,09333333

 

média 14,1ºC ou 14,09ºC

 

Desvio Padrão: 1,551

 

1981 14,6

1982 14,8

1983 13,3

1984 14,6

1985 15,2

1986 14,6

1987 16,7

1988 13

1989 12,3

1990 12,7

1991 13,8

1992 11,9

1993 12,9

1994 15,1

1995 16,1

1996 11,2

1997 15,3

1998 15,3

1999 13,9

2000 11,3

2001 15

2002 14,1

2003 14,6

2004 13,6

2005 14,9

2006 17

2007 12,2

2008 16,2

2009 12

2010 14,6

Link to comment
Share on other sites

Mafili essa assinatura ja vem configurada sozinho no tapatalk .... Vou fazer as fotos coloquei ele no meio do mato e da preguica de ir la kkk 70% a menos de luz solar ?

 

kkkkkk,

 

Lembrei do Chico Bento que fala lingui porque tem pregui.

 

========

 

Will, para não ser longo. Faz de conta que Maria da Fé seja o planeta Terra até aqui nenhum exagero.

 

Assim, toda a luz solar ( visível e ultravioleta) que chega a superfície do planeta é chamada de ondas curtas (comprimento de onda pequena em inglês short wave que é exatamente isso onda curta ou SW, claro de short wave).

 

E no planeta inteiro a média anual é 240 W/m² (watts por metro quadrado ou abrilhantando o raciocínio 4 lâmpadas de 60W em 1 metro quadrado).

 

Aí...pá daqui...pá di lá....

 

O resultado líquido é que o planeta tem que emitir para o espaço a partir do solo os mesmo 240 W/m².

 

Só que agora em infravermelho (IR de infrared) como infravermelho tem comprimento de onda de onda maior que luz visível e ultravioleta então é chamado de Long Wave do inglês longa onda.

 

Gosto desta palavra tem nome de um passarinho urbano Outgoing :

 

Veja nessa canção de Chitãozinho e Xororó,

 

Ah! Outgoing agora pra um lugar todinho meu

Quero uma rede preguiçosa pra deitar....

 

Entaõ: ORL em português fica algo como : Indo embora radiação de longo comprimento ao invés de Outgoing Longwave Radiation (OLR).

 

qualquer obstáculo atrapalha o infravermelho de sair para o espaço. No teu caso a nebulosidade.

 

Isto significa que quando comparado ao normal da época o solo de Maria da Fé está emitindo menos algo entre 50 a 70 W/m².

 

70W/m² é um caminhão de energia, porém em poucos dias.

 

Tempo é isso: Uma anomalia de 70W/m²

 

Clima é isso uma anomalia de 2 a 4 w/m² em 30 anos.

 

Para eu outgoing.

 

Se entra 240 e saí 240 o planeta está em equilíbrio

 

Se entra 240 e saí 238 o planeta aquece até novo equilíbrio

 

Se entra 240 e sai 241 o planeta resfria até novo equilíbrio.

 

=========

 

Aí é que entra o CO2.....A ideia é que este impede que saída de IR ou LW....outra hora.....muita pregui.

 

Já são muitas ondas,

 

Então:

 

De novo do jeito que já foi um dia.

Tudo passa.

Tudo sempre passará.

A vida vem em ondas.

Como um mar.

Num indo e vindo infinito.

 

Well, esta música tem como base a escola pré socrática Jônica ou como gosta o Cesar Duquia Iônica e todo meteorologista amante de ciclos, né Ronaldo.

 

Da qual temos o grande Tales de Mileto que entre outras coisa era meteorologista e diz que prevendo para o ano seguinte uma excelente safra de azeitona alugou o maior número possível de prensas e ganhou muito dinheiro.

 

Até.

Link to comment
Share on other sites

Estive matutando e tentando encontrar a foto que eu vi, que mostrava o alto do morro do cachorro em Blumenau com uma fina camada de neve, fato que o ocorreu na década de 80.

 

Alguém sabe me dizer se foi em 1983 que aconteceu algo similar a 2013, mas não com tamanha intensidade, onde trouxe neve para os pontos altos das regiões baixas de SC.

 

Coutinho talvez teria alguma noticia relacionada a isso ?

 

Se isso realmente ocorreu, deve ter sido em 1984, que nevou em Campo Alegre e São Bento do Sul, nevou forte em Mafra também..

Link to comment
Share on other sites

Canguçu com média máxima de 13º agora em Julho. Em Junho essa média máxima ficou em 16º. Seis máximas abaixo de 10° nesses 2 meses.

 

Que inverno Surreal naquela região Canguçu - Pinheiro Machado. Pena que Pinheiro Machado que é a cidade mais fria da metade sul não tenha nenhuma estação que monitore seu clima.

 

Antes era que não morava ninguem.

 

Agora é Pinheiro Machado que não tem estação.

Vai lá e coloca a estação, oras! To cansado de vc falar abobrinha aqui!

 

Se não morasse a 1.000km de distancia colocaria mesmo. E é exatamente esse o problema o povo coloca estações em locais onde não mora ninguém, e numa cidade com população consideração que tem uma clima interessantíssimo não há estação alguma monitorando, prefere monitorar um local que é frio mas ninguém além do "cuidador" do parque sente esse "frio".

 

E outra eu posso falar o que bem entender aqui do Sul, quando fizeram uma especie de plebiscito aqui para separar o monitoramento por regiões foi o povo dai que preferiu deixar tudo junto, portanto não se incomode com minhas opiniões e se achar ruim é só voltar a separar por regiões o monitoramento porque eu não me interesso pelo clima do Sudeste, mais sei que vocês se interessam aqui pelo clima do Sul.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Que inverno Surreal naquela região Canguçu - Pinheiro Machado. Pena que Pinheiro Machado que é a cidade mais fria da metade sul não tenha nenhuma estação que monitore seu clima.

 

Concordo. Você poderia colocar uma estação lá, seria o máximo!

 

Matão ainda com bastante chuva e 17,1°C. São 60mm já.

 

repito pra ti o mesmo que falei para o outro acima. O clima do Sudeste não me interessa e não sei porque vocês se interessam tanto pelo clima aqui do Sul. Em tempo que volte o monitoramento por regiões separadamente, quem mora no Sudeste fala do Clima do Sudeste quem mora no Sul fala do Clima do Sul e quem mora no Nordeste fala do Clima do Nordeste e assim vai...

Link to comment
Share on other sites

Estive matutando e tentando encontrar a foto que eu vi, que mostrava o alto do morro do cachorro em Blumenau com uma fina camada de neve, fato que o ocorreu na década de 80.

 

Alguém sabe me dizer se foi em 1983 que aconteceu algo similar a 2013, mas não com tamanha intensidade, onde trouxe neve para os pontos altos das regiões baixas de SC.

 

Coutinho talvez teria alguma noticia relacionada a isso ?

 

Se isso realmente ocorreu, deve ter sido em 1984, que nevou em Campo Alegre e São Bento do Sul, nevou forte em Mafra também..

 

Exato Diego, foi em em 1984 mesmo.

 

Acabei de falar com um conhecido e ele me afirmou que tirando 2013 o único ano que nevou na região dos lagos(represas) em Rio dos Cedros foi em 1984.

 

A altitude lá varia de 600 a 800 metros...

Link to comment
Share on other sites

Estive matutando e tentando encontrar a foto que eu vi, que mostrava o alto do morro do cachorro em Blumenau com uma fina camada de neve, fato que o ocorreu na década de 80.

 

Alguém sabe me dizer se foi em 1983 que aconteceu algo similar a 2013, mas não com tamanha intensidade, onde trouxe neve para os pontos altos das regiões baixas de SC.

 

Coutinho talvez teria alguma noticia relacionada a isso ?

 

25 DE AGOSTO DE 84.

Link to comment
Share on other sites

Ta ai um assunto que eu gostaria muito de saber, será que alguém tem registros de quantas vezes e quais os anos que nevou nas partes baixas de SC ?

 

Antigamente não existia a tecnologia que existe hoje (celulares com câmeras potentes, rede social, que registra um momento e já se compartilha na hora), acredito que tenha bons registros do passado de neve nas paragens mais baixas, porem não se tinha conhecimento.

 

Acho que em 1994 ou 1996 também nevou nas partes mais baixas de SC, não tenho certeza, se alguém conseguir confirmar

 

Também existe relatos de neve nos pontos altos da região do vale no ano de 2000, mas este eu desconfio, apesar do frio violento que fez por aqui, não coincidiu com os dias chuvosos.

Link to comment
Share on other sites

A falta de julho de 2002 (ano de El Niño) não deve afetar nadica (opa, ica sufixo de diminuitivo, tipo chuvica)

 

Inverno de 2002 teve um evento muito, muito interessante de frio e neve. Foi a maior neve na casa do Coutinho antes de julho de 2013. Ausencia de dados nao pode ser desprezada nadica por ser El Nino.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Na rodada das 12Z os modelos começam a convergir cada vez mais e vão diminuindo a grande instabilidade até então.

 

O Europeu começa a estabilizar pela erupção bem marcada para iniciar no dia 14 no RS, atingindo o restante do Sul do Brasil na sequência.

 

Ainda assim será um sistema lento, semi-bloqueado e que vai desovar muita água no Sul e Sudeste do Brasil.

 

O Global está caminhando muito próximo do Europeu. E o GFS segue estável, mantendo a sua posição de algumas rodadas atrás.

 

No momento ar mais seco e frio na sequência dia a partir do dia 14, nada intenso mas com relativa força. Capaz de produzir algumas boas mínimas entre 15 e 17/7.

 

Na sequência o GFS continua mantendo reabastecimento.

 

Aguardando a atualização do CFS.

Link to comment
Share on other sites

Que inverno Surreal naquela região Canguçu - Pinheiro Machado. Pena que Pinheiro Machado que é a cidade mais fria da metade sul não tenha nenhuma estação que monitore seu clima.

 

Concordo. Você poderia colocar uma estação lá, seria o máximo!

 

Matão ainda com bastante chuva e 17,1°C. São 60mm já.

 

repito pra ti o mesmo que falei para o outro acima. O clima do Sudeste não me interessa e não sei porque vocês se interessam tanto pelo clima aqui do Sul. Em tempo que volte o monitoramento por regiões separadamente, quem mora no Sudeste fala do Clima do Sudeste quem mora no Sul fala do Clima do Sul e quem mora no Nordeste fala do Clima do Nordeste e assim vai...

 

Aham. To só observando a xenofobia não-muito-implícita. Cuidado.

Link to comment
Share on other sites

Agosto de 1984 foi surreal, de Barros Cassal até Lajeado, td coberto de neve e Soledade uma nevezinha fraca, sem acumular,...

 

Na de 84 meu pai estava saindo de POA com o Fusca 73 que temos até hoje. Esse já rodou na neve! hehe

Na de 94 foi que a Lagoa da Harmonia ficou completamente branca e os galhos das árvores não suportaram o peso da neve.

 

Mais algumas implementações. Pretendo ter uma câmera junto a cada estação. A primeira eu já tenho. É no Morro das Antenas. Neblina e 12,1ºC por lá agora.

morro-antenas.thumb.gif.04f7d3d03f6bb1f6e449e52e4f76196e.gif

Link to comment
Share on other sites

Dia frio aqui! A chuva já parou, mas o sol não apareceu em nenhum momento hoje. Variei de 14,9°C a 17,7°C, e o acumulado de hoje fica nos 60mm. Pode voltar a chover mais tarde.

 

Sobre as chuvas, o europeu (apesar de ter diminuído um pouco em relação à 00Z) mantém um cenário dramático para o miolo entre sudoeste do PR e noroeste do RS. Oeste do MS também pode ter acumulados muito altos. Sudoeste do PR continua sendo a região que pode ser mais afetada.

Link to comment
Share on other sites

Alguém notou que a projeção da próxima semana está cada vez mais correlacionada com 1965....É de assustar as particularidades.....

Hoje pela manhã mateando com amigos, mencionaram o ano de 65, e uma condição semelhante, o homem do campo sabe das coisas....No relato falou-se como a chuva não dava trégua em julho e final de Julho, nos campos ainda tinha pastagem verde...após semanas de chuva e frio...com cheias terríveis nas margens do Caveiras...Um dia de agosto o tempo melhorou de repente com muito vento minuano anoiteceu estrelado...na madrugada, relâmpagos e trovejadas, de assustar....pela manhã meio metro de neve em Lages...Noutro ano...57 (tbém correlacionado)... na época... alguns lugares no Planalto Serrano ficaram 20 dias com neve....

Em Lages 13.7ºC....e como sempre... nos últimos 20 dias.... chuva e frio...

Link to comment
Share on other sites

Por aqui agora temos uma chuva fraca. Olhando pelo radar, a chuva atinge praticamente toda a Grande SP.

Até pensei que hoje poderíamos ter temporais, já que ontem o Rodolfo comentou que o GFS estava projetando 30 mm pra cá entre o fim de tarde e a noite dessa terça.

Acredito poderá chover a noite toda, sempre com intensidade variando de fraca a moderada.

 

Faz 20 graus na Mooca-CGE.

Link to comment
Share on other sites

Agosto de 1984 foi surreal, de Barros Cassal até Lajeado, td coberto de neve e Soledade uma nevezinha fraca, sem acumular,...

 

Na de 84 meu pai estava saindo de POA com o Fusca 73 que temos até hoje. Esse já rodou na neve! hehe

Na de 94 foi que a Lagoa da Harmonia ficou completamente branca e os galhos das árvores não suportaram o peso da neve.

 

Mais algumas implementações. Pretendo ter uma câmera junto a cada estação. A primeira eu já tenho. É no Morro das Antenas. Neblina e 12,1ºC por lá agora.

[attachment=0]morro-antenas.gif[/attachment]

 

Em 1994 nevou muito bem no nível do mar aqui no RS, e a acumulação se deu a partir dos 200 metros de altitude. Locais de 400 metros de altitude na serra como Morro Reuter (e agora a Lagoa da Harmonia por esse teu relato) ficaram soterradas. O pórtico de Gramado para quem está na subida da serra e tem 600 metros de altura é outro belo exemplo. Tudo branco por lá.

 

Aqui tem uma pequena reportagem da RBS com fotos daquele evento, aparecendo inclusive o Castelinho debaixo do manto branco.

 

http://wp.clicrbs.com.br/memoria/2014/07/09/caxias-coberta-de-neve-em-1994/?topo=87,1,1,,,87

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Por aqui agora temos uma chuva fraca. Olhando pelo radar, a chuva atinge praticamente toda a Grande SP.

Até pensei que hoje poderíamos ter temporais, já que ontem o Rodolfo comentou que o GFS estava projetando 30 mm pra cá entre o fim de tarde e a noite dessa terça.

Acredito poderá chover a noite toda, sempre com intensidade variando de fraca a moderada.

 

Faz 20 graus na Mooca-CGE.

 

Essa chuva constante parece chuva de ZCAS.

Link to comment
Share on other sites

Baz Charlier atualizado....19 novas estações em Território Nacional....agora o link está 100% Nacional....

 

http://estacoes.charlier.com.br/

 

Estou vendo a possiblidade de se colocar no link as automáticas do inmet e do Epagri....dai ficaria show...

 

Qto ao Charlier internacional....seria um para o hesmiferio sul...América do Sul exceto Brasil , África do Sul , Australia e N Zelândia

 

E outro com Canada, EUA e Europa..

Link to comment
Share on other sites

Por aqui agora temos uma chuva fraca. Olhando pelo radar, a chuva atinge praticamente toda a Grande SP.

Até pensei que hoje poderíamos ter temporais, já que ontem o Rodolfo comentou que o GFS estava projetando 30 mm pra cá entre o fim de tarde e a noite dessa terça.

Acredito poderá chover a noite toda, sempre com intensidade variando de fraca a moderada.

 

Faz 20 graus na Mooca-CGE.

 

Essa chuva constante parece chuva de ZCAS.

 

Chega a lembrar mesmo Zie!

Julho começou muito bem por aqui! Aliás, desde o dia 15/06 que estamos maior incidência de dias nublados e sem tanta queda de umidade durante a tarde, depois de uma primeira quinzena de junho 'quente', ensolarada e seca.

Link to comment
Share on other sites

Agosto de 1984 foi surreal, de Barros Cassal até Lajeado, td coberto de neve e Soledade uma nevezinha fraca, sem acumular,...

 

Na de 84 meu pai estava saindo de POA com o Fusca 73 que temos até hoje. Esse já rodou na neve! hehe

Na de 94 foi que a Lagoa da Harmonia ficou completamente branca e os galhos das árvores não suportaram o peso da neve.

 

Mais algumas implementações. Pretendo ter uma câmera junto a cada estação. A primeira eu já tenho. É no Morro das Antenas. Neblina e 12,1ºC por lá agora.

[attachment=0]morro-antenas.gif[/attachment]

 

Em 1994 nevou muito bem no nível do mar aqui no RS, e a acumulação se deu a partir dos 200 metros de altitude. Locais de 400 metros de altitude na serra como Morro Reuter (e agora a Lagoa da Harmonia por esse teu relato) ficaram soterradas. O pórtico de Gramado para quem está na subida da serra e tem 600 metros de altura é outro belo exemplo. Tudo branco por lá.

 

Aqui tem uma pequena reportagem da RBS com fotos daquele evento, aparecendo inclusive o Castelinho debaixo do manto branco.

 

http://wp.clicrbs.com.br/memoria/2014/07/09/caxias-coberta-de-neve-em-1994/?topo=87,1,1,,,87

 

Belas Imagens Bruno!

 

Se não me engano foi em 1994 também que trouxe neve com acumulação nas cidades baixas do sul catarinense, também foi neste ano que a região de angelina, rancho queimado, anitapolis e outras cidades da grande Florianópolis registraram bons acúmulos de neve.

Também foi neste ano que os morros aqui da região do médio vale pra cima ficaram cobertos de branco!

 

Eventos assim são magníficos, nevar em regiões remotas é fantástico!

===

 

São Joaquim está devendo uma neve de grande porte na área urbana da cidade. Naquela nevada de julho de 2013 teve uma cidade que fica a uns 60km daqui, chamada Doutor Pedrinho, a cidade fica aproximadamente 350/500m de altitude, ano passado vi algumas fotos do centro desta cidade, onde tinha locais com 10/15cm de neve no centro.

 

Quando foi o último ano que acumulou mais de 10cm de neve no centro de são joaquim ? 1994, 1996 ? 2000 eu me lembro que nevou legal, mas não sei quanto.

Link to comment
Share on other sites

Ta ai um assunto que eu gostaria muito de saber, será que alguém tem registros de quantas vezes e quais os anos que nevou nas partes baixas de SC ?

 

Acho que em 1994 ou 1996 também nevou nas partes mais baixas de SC, não tenho certeza, se alguém conseguir confirmar

 

Também existe relatos de neve nos pontos altos da região do vale no ano de 2000, mas este eu desconfio, apesar do frio violento que fez por aqui, não coincidiu com os dias chuvosos.

 

Conheço apenas 84, 2000 e 2013. De 94, 96 eu nunca escutei nada. Mas tem que cuidar também que tem gente que confunde geada, chuva congelada com neve.

 

O grande empecilho é que a neve aqui no baixo e médio Vale do Itajaí é praticamente só a noite. De dia não dá. Pra piorar nossos morros são de Floresta Ombrófila Densa, o que dificulta a visualização.

 

Nas áreas baixas bem baixas é raríssimo.

Link to comment
Share on other sites

55 PARTE BAIXA DO VALE DO ITAJAÍ ENTRE 200/400 M

57 IDEM

65 IDEM E NA GRANDE FPOLIS DOS 400 PARA CIMA

75 PARTE BAIXA DO VALE, 300/500 M P/+

84 SÃO BONIFÁCIO E BRAÇO DO NORTE

90 NOVAMENTE

94 VALE DO ITAJAÍ DOS 300 P/CIMA

2000 DOS 200/300 PARA CIMA

2013. BLUMENAU/BRUSQUE NA CIDADE, TALVEZ JARAGUÁ DO SUL, LOCAIS PRÓXIMO DO NÍVEL DO MAR MAIS PERTO DO EQUADOR NO H.SUL.

 

EM 2010 CAIU 7 CM NA CIDADE DE S.J, AZAR ESTAR COM 1/2°C, SE NÃO TERÍAMOS UMA BOA CAMADA NO CHÃO.

Link to comment
Share on other sites

Em 1994 nevou muito bem no nível do mar aqui no RS, e a acumulação se deu a partir dos 200 metros de altitude. Locais de 400 metros de altitude na serra como Morro Reuter (e agora a Lagoa da Harmonia por esse teu relato) ficaram soterradas. O pórtico de Gramado para quem está na subida da serra e tem 600 metros de altura é outro belo exemplo. Tudo branco por lá.

 

Aqui tem uma pequena reportagem da RBS com fotos daquele evento, aparecendo inclusive o Castelinho debaixo do manto branco.

 

http://wp.clicrbs.com.br/memoria/2014/07/09/caxias-coberta-de-neve-em-1994/?topo=87,1,1,,,87

 

 

Em Santa Catarina a neve forte quase ao nível do mar mais bem documentada é a de 1990 em Anitapolis 450m, na Grande Florianópolis e cercada por montanhas que atingem os 1260m (imaginem nos picos).:

 

neve+sc.jpg

 

4083981851_38492fd047_o_d.jpg

 

anitapolis_1990.jpg

 

E na mesma ocasião em Braço do Norte, localidade de Pinheral +- 300m.

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

E a chuva não cai , ela chega ate na divisa com mg e para ... Ta difícil cair algo aqui

 

Meu irmao mora no Triangulo. Tava olhando os dados pra lá e muito seco. Mostra pouca chuva pelo Europeu.

 

Ou seja cantareira vai ficar vendo a chuva de camarote e nao vai nem apagar a poeira .... assim como Furnas ...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Agosto de 1984 foi surreal, de Barros Cassal até Lajeado, td coberto de neve e Soledade uma nevezinha fraca, sem acumular,...

 

Na de 84 meu pai estava saindo de POA com o Fusca 73 que temos até hoje. Esse já rodou na neve! hehe

Na de 94 foi que a Lagoa da Harmonia ficou completamente branca e os galhos das árvores não suportaram o peso da neve.

 

Mais algumas implementações. Pretendo ter uma câmera junto a cada estação. A primeira eu já tenho. É no Morro das Antenas. Neblina e 12,1ºC por lá agora.

[attachment=0]morro-antenas.gif[/attachment]

 

Em 1994 nevou muito bem no nível do mar aqui no RS, e a acumulação se deu a partir dos 200 metros de altitude. Locais de 400 metros de altitude na serra como Morro Reuter (e agora a Lagoa da Harmonia por esse teu relato) ficaram soterradas. O pórtico de Gramado para quem está na subida da serra e tem 600 metros de altura é outro belo exemplo. Tudo branco por lá.

 

Aqui tem uma pequena reportagem da RBS com fotos daquele evento, aparecendo inclusive o Castelinho debaixo do manto branco.

 

http://wp.clicrbs.com.br/memoria/2014/07/09/caxias-coberta-de-neve-em-1994/?topo=87,1,1,,,87

 

 

Em 1994 Canguçu amanheceu branquinha branquinha, e durante o dia, várias pancadas de neve esparsas e sem acumular, atingiram a cidade. Nunca esqueço, pois foi durante a copa do mundo daquele ano.

Link to comment
Share on other sites

55 PARTE BAIXA DO VALE DO ITAJAÍ ENTRE 200/400 M

57 IDEM

65 IDEM E NA GRANDE FPOLIS DOS 400 PARA CIMA

75 PARTE BAIXA DO VALE, 300/500 M P/+

84 SÃO BONIFÁCIO E BRAÇO DO NORTE

90 NOVAMENTE

94 VALE DO ITAJAÍ DOS 300 P/CIMA

2000 DOS 200/300 PARA CIMA

2013. BLUMENAU/BRUSQUE NA CIDADE, TALVEZ JARAGUÁ DO SUL, LOCAIS PRÓXIMO DO NÍVEL DO MAR MAIS PERTO DO EQUADOR NO H.SUL.

 

EM 2010 CAIU 7 CM NA CIDADE DE S.J, AZAR ESTAR COM 1/2°C, SE NÃO TERÍAMOS UMA BOA CAMADA NO CHÃO.

 

Se fosse pra fazer uma média, daria pra dizer que a cada 8/9 anos acontece um evento com neve fraca nas partes mais baixas do estado.

 

Porem como 2013 há relatos de que apenas em 1965 ela atingiu com forte intensidade igual 2013, ai daria pra dizer que a cada 50 anos acontece um evento de neve forte nas cidades baixas de SC.

Link to comment
Share on other sites

2013 PERDE PARA 1984, 1981, 1965, 1955, 1990. O PROBLEMA É QUE QUEM ANALISA OS DADOS NÃO CONHECE GEOGRAFIA E CLIMATOLOGIA DE SC.

 

Em 2013 a neve fez a curva aqui.. Choveu com 4/5 graus e provavelmente na região próxima a divisa com Guaramirim/ schroeder pode ter havido chuva congelada, assim como houve relatos de chuva congelada em Jaragua do sul..

 

Mesmo aqui na serra só branqueou acima dos 1200 metros...abaixo disso, apenas pancadas de neve e pouca ou nula acumulação..

 

De relatos aqui na serra, 1975, 1984, 1988, 2000, 2010, 2013..de antes disso não verifiquei ainda...

Link to comment
Share on other sites

O INMET está emitindo um Alerta "Laranja" (nível 3 de 4), indicando "Perigo", para todo o sul do país nesta quarta-feira, para risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios

 

"Perigo. Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades."

 

k6x1ymf.png

Link to comment
Share on other sites

Em Santa Catarina a neve forte quase ao nível do mar mais bem documentada é a de 1990 em Anitapolis 450m, na Grande Florianópolis e cercada por montanhas que atingem os 1260m (imaginem nos picos).:

 

http://3.bp.blogspot.com/-cxSqxMo1scI/UChtBgjL_XI/AAAAAAAABmo/9OFWQboNtTY/s1600/neve+sc.jpg

 

https://farm3.staticflickr.com/2766/4083981851_38492fd047_o_d.jpg

 

http://www.weber-ruiz.com/weber/anitapolis_1990.jpg

 

E na mesma ocasião em Braço do Norte, localidade de Pinheral +- 300m.

Me lembro dessa.

Estava morando em Tubarão-SC.

 

Em Tubarão caía uma chuva fina e geladíssima.

 

Me lembro de comentários, na época, de ter caído neve (Sem acumulação) até nas áreas urbanas de Braço do Norte e São Ludgero, as duas abaixo de 100 m de altitude.

 

Infelizmente, estava trabalhando e não deu para ir até lá para ver. :sad:

Link to comment
Share on other sites

2013 teve relatos de chuva congelada em Itajaí (cidade) e Navegantes no Twitter.

 

Depois disso não duvido de mais nada! Nem da neve no Morro da Virgínia. Aqui estou no aguardo de um conhecida, ela deverá trazer mais fotos de 2013.

 

Mas tem gente que nem liga pra neve. Naquele dia tive que ouvir um conhecido que havia observado a neve, "mas que não fotografou porque não sabia onde estava a câmera", falando assim na maior tranquilidade, como se não tivesse perdido nada.

 

Enquanto se fosse eu, faria um caos para fotografar. Enfim, tem gente que nem liga.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.