Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Acredito que amanhã ainda poderemos ter chuvas aqui e ela finalmente poderá chegar na região de CDJ, Maria da Fé.

 

Amanhã tem mais previsão de chuva...

 

Porém tem mais pra hoje ainda chegando!

 

http://i.imgur.com/Ixz4SmU.png

 

Aí sim! Que venha mais chuva nessa noite por aqui.

Ainda bem que a previsão de chuva se confirmou. Mas notei que quanto mais ao sul, maiores foram os volumes de chuva hoje mais cedo.

Link to comment
Share on other sites

14,8ºC a 16,0ºC hoje. Foram 160 mm no Simepar, somando com ontem chegamos a 211 mm em pouco mais de 24 horas! Como diria o narrador Téo José, esse menino El Niño é danadinho! kkkk.

 

Vento virando para SO em toda a faixa oeste, em breve chegará aqui também. Chovendo fraco ainda.

Link to comment
Share on other sites

Para mim a neve paraguaia já é uma certeza, nem que seja aqueles 5 minutos de neve que ficam contabilizados.

 

Pelo radar, ainda nem sinal de chuva em MG e RJ; por enquanto só em SP. Amanhã é que as instabilidades devem chegar,

a a combinação de frente estacionada + ar frio deve causar essas máximas baixas no Domingo, especialmente a máxima

diurna.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia nebuloso e meio nevoento no Rio, de certa forma até um pouco abafado, atmosfera bem desagradável mesmo. Novamente nenhuma gota d'água e aberturas de sol mais significativas apenas a partir do meio da tarde. Aqui na zona norte, tive máxima de 27,5°C e mínima de 20,9°C(mínima aliás bem alta para a época). Agora, céu parcialmente nublado e 24,7°C, pela ausência de vento eu diria que parece até mais. Amanhã enfim esse tempo modorrento que mais parece final de abril deve dar uma trégua, vem chuva de verdade e queda de temperatura no final do período!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, então vc não pode fazer a mesma comparação entre capitais utilizando normais diferentes para cada uma delas. É comparar o Grêmio atual com a década de 80 e o Corinthians atual com a década de 70. São denominadores diferentes, o que distorce o resultado.

 

Ou vc compara todos com a 81/10, ou compara todos com a 61/90. Se não, não tem sentido algum para termos um parecer sobre a situação atual.

 

81/10 pra Poa e Florianópolis praticamente não há diferença. . Mas se prefere ok..

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, o interessante é que os ventos sopraram de ONO a NNO desde o início da tarde.

O que não é muito comum com tempo nublado e ameno.

A não ser com ciclonão no sul e uma massa polar das boas (Parece que foi o que ocorreu em 1955: frio intenso com ventos de O a NO aqui na capital paulista).

 

Mirante: 15,6°C / 18,4°C

IAG: 15,0°C / 18,9°C

Link to comment
Share on other sites

Curioso pelo nivel do Cantareira ao fim de julho. Capaz de aumentar em pleno inverno, quando o normal é cair pela estacao seca.

 

Se a chuva vier nos proximos dias beleza , porque aqui é um parametro bom pro cantareira e nao acumulamos nem 2mm ainda só fica nublado ....

 

Fiquei desde da tarde sem acessar achei que estaria mais fria a essas horas .... soledade mandando bem hein PH ?

 

Aqui seguimos nublados e com temperaturas bem acima da media no momento 12°C

Link to comment
Share on other sites

Na torcida mesmo para que a chuva atinja o Cantareira.

Até agora a área de chuva dessa noite só pega com mais força as represas Atibainha e Paiva Castro. O coração do sistema (no caso a represa de Jacareí ainda não está sendo completamente agraciado).

 

Alto Tietê, Guarapiranga, Rio Grande felizmente estão sendo bem atingidos pela chuva de hoje.

 

Por aqui segue a chuva fraca. E temperatura na Mooca-CGE continua nos 17 graus.

Link to comment
Share on other sites

Legal.

 

Vi uma FF forte avançando, chuvas excessivas, peixes se afogando e sapos felizes. ah e a possibilidade de algum afortunado conseguir fazer um boneco de neve de 5 cm torto.

 

E o frio? Qual será seu tamanho? Muito frio vem ai? É a marola polar do nosso amigo Rafael D "Hardy"? Ou um tubarão polar que vem, passa rapido, come todo mundo de frio e depois já era?

 

Olhando o ECMWF, o mesmo aponta que parte do sul do RS e regiões serranas de RS e SC, estarão com temperaturas abaixo de zero no nivel 850 hpa neste sábado, e que de acordo com a presença de um cavado na altura de SC e RS, há chance de alguma precipitação invernal sim, se será neve ou não, não sei porque tem mais especialistas ai que manjam de tudo que devem saber responder.

 

Pra SP, o Domingo deverá ser o dia mais frio, onde do centro pro sul do estado, é grande a chance da maioria dos municípios ter a sua mínima do ano. Isso inclui SP capital, onde há chance real de o Mirante de Santana ter sua sub-10. O que eu acho mais provável, olhando CMC, ECMWF, GFS e NAVGEM, é que seja uma onda de frio com uma certa duração sobre o estado de SP, onde marcas sub-10 poderão ser atingidas desde o domingo até terça feira, colocando ai toda a grande SP nesta probabilidade.

 

Continuo vendo no horizonte um MASTODONTE POLAR vindo ai depois do dia 13, 14. O NAVGEM mostra uma incrivel bolha de ar frio entrando no continente depois do dia 10, e vindo com força por mim poucas vezes vista em modelos. Resta saber como será este evento uns 2 ou 3 dias antes. Se vier com a metade da força, já seria algo anormal para nossos tempos contemporaneos... Eu vou aguardar e como sempre digo, olhar vários modelos.

Link to comment
Share on other sites

GFS 00Z. Que tal?

 

 

 

- O Global não segue o quadro e indica algo comum.

- O Europeu segue e já mostra algo menos extremado.

 

Estarei esperando uma análise mais completa.

 

No momento, são variações de modelos. Eu esperaria uma definição dia 08 em diante. O que é certo, é que vem frio ai no final da grade de todos os modelos, seja forte ou comum.

Link to comment
Share on other sites

GFS 00Z. Que tal?

 

 

 

- O Global não segue o quadro e indica algo comum.

- O Europeu segue e já mostra algo menos extremado.

 

Estarei esperando uma análise mais completa.

 

No momento, são variações de modelos. Eu esperaria uma definição dia 08 em diante. O que é certo, é que vem frio ai no final da grade de todos os modelos, seja forte ou comum.

 

O Europeu vem insistindo a vários dias, o GFS também, ora tira ora repõe.

Link to comment
Share on other sites

No geral o frio demorou um pouco para entrar e as temperaturas estão decepcionando um pouco. Canela, Caxias e outras da serra gaúcha eu esperava mais frio. O mesmo para cidades de altitude mais a oeste como Campos Novos e região. São Joaquim precisaria estar 1oC mais frio no mínimo, Urupema, BJS um pouco mais.

 

Há frio em altura pelo Morro da Igreja, mas a condição é muito localizada. E a nebulosidade espessa e a precipitação também ficou abaixo do esperado.

 

Neste cenário real que veio mais GFS do que Europeu, vejo muito improvável que teremos alguma precipitação invernal. O GFS era o menos frio e o mais seco, até o momento vai dando ele. E sempre foi o mais limítrofe e menos favorável a neve. Mas vamos curtir o frio!

 

A médio prazo fica cada vez mais evidente que aquela saída do Global para esta semana era nada mais do que uma loucura isolada do modelo. Entretanto segue a tendência de reabastecimento de ar frio em 96/120h e, para quem sabe, esperar a data-chave que continua no faro entre 14-16/07.

 

Obs: atualização no Morro da Igreja mostra frio de -1,2oC as 8h00. Frio disponível em altura.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acho que eu sei com quem o Alexandre estava avacalhando. A institutos que fazem estardalhaço em uma chance de neve tão limítrofe:

 

lve0y3Q.png

 

zEBPTxs.png

 

http://www.tempoagora.com.br = Somar meteorologia

 

Primeira onda de frio intensa de julho: Há potencial para neve nos pontos mais altos do Sul do país neste fim de semana

 

Segundo a previsão da Somar Meteorologia, há chance de queda de flocos de neve de forma bem isolada no alto da serra geral entre a madrugada e manhã do sábado (04), veja os detalhes:

 

Atualizado em 02/07/2015

Por Aline Cardoso

Compartilhe:

 

O tempo fica firme e ensolarado em boa parte do Sul do Brasil na sexta-feira (03). O destaque é que uma nova onda de frio vai tomar conta da região Sul do país neste próximo fim de semana, se prepare porque as temperaturas vão cair ainda mais. De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, a mínima deve chegar aos 3ºC no sul e oeste do Rio Grande do Sul e Serra Geral no sábado (04).

 

Uma nova massa de ar frio avança pelos três estados da região Sul no sábado. Vale salientar que ainda resta umidade, grande quantidade de nuvens e chuvas sobre o Paraná, parte de Santa Catarina e serra geral no início do dia. A combinação desta alta umidade com as temperaturas em declínio nos três Estados do Sul favorece a chance de queda de flocos de neve de forma bem isolada no alto da serra geral entre a madrugada e manhã do sábado (04). O frio é mais seco na região da campanha gaúcha, as mínimas ficam na casa dos 3ºC e há expectativa de geadas. À tarde, as máximas mal passam dos 17ºC na região.

 

O frio perde força na segunda-feira (06) e se encerra o período mais frio na região Sul dos próximos 15 dias.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.