Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Qual o local representativo de um municipio..?


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Clima de uma cidade : qual o lugar representativo..??

 

-Afinal, qual local para uma estação meteorologica represente seu municipio..??

 

-Quando se fala no Rio de Janeiro , a primeira coisa que vem na cabeça é Ipanema , Leblon e Copa..Isso do brasileiro e o estrangeiro.Ou seja, Zona Sul. Qual estação então que poderá representar estes locais..??

 

-Soledade : qual o local que representaria a cidade?? Pq das Tuias ?? O centro comercial, Missoes, Expedicionario, Quatro Rodas ,Rodoviaria, A praça, Cerca Velha ,seria proximo ao Hotel da gringa.., Passo dos Ladrões ou aquele bairro que fica o restaurante casarão do Italiano.

 

-São Paulo, Pra da Sé, Paulista , Congonhas, Marsilaq.. Z Leste onde mora mais gente..??

 

-Curitiba : o centro, Bacacheri, Mussunguê, Bigorrilho, Ahu..??

 

-POA : Menino Deus, Monte Serrat , Moinhos, Parthenon, Parque Redenção, a rua praia..??

 

-São Joaquim : o bairro que representaria a cidade para a midia seria, Três Pedrinhas, Martorano, Minuano , ou Sta Isabel..??

Link to comment
Share on other sites

Outro dia a imprensa divulgar que S Joaquim foi o 2o município mais frio do estado pois na ocasião fez -3,0......Dai fui verificar e constatei que fez na estação de Sta Isabel que está se não me engano 25km/h do centro ou fora da cidade.....Já a estação dentro da área urbana tina feito alguns graus positivos...

 

Concordam que nesta situação a informação mascarou algo que não foi na realidade.......]

 

Amanha o Marsilaq faz 10 graus de mínima e o Mirante de Santana 17.....se a imprensa divulgar que a capital paulista foi muito mais fria que Ctba pois fez 10 graus contra 14 de Ctba....não vai ficar estranho...pois estão considerando o Marsilaq....

 

E assim vai..

Link to comment
Share on other sites

Estava vendo esta estação recém instalada de S Franscisco de Paula que tem dados extraordinários.....Tenho certeza que daqui a pouco vão dizer que o município de S Francisco de Paula está sendo muito mais fria que a cidade Vacaria ou Bom Jesus....e penso que as coisas não são bem assim....

 

Mesmo em Urupema.....gostaria muito de saber qual seria os dados de uma estação em sua área urbana e não fora do seu pequeno centro urbanos em uma baixada de uma baixada...Será que esta estação é representativa...Então vendo isso é difícil afirmarmos que Urupema é de fato o município mais frio do Brasil....pois o local de sua estação tem um certo favorecimento e se fosse na praça central...talvez o município perderia para suas concorrentes vizinhas....?

 

Outro dia Urupema foi citada no Jornal Nacional...isso não é brincadeira....e graças a sua estação meteorológica.....que está num ponto mais frio do município....

 

Então me pergunto....o local mais representativo de uma cidade é o mais frio..??

Link to comment
Share on other sites

Acho que não existe um único local representativo.

 

A não ser em municípios quase totalmente planos, com cidades muito pequenas, sem grandes rios, grandes lagos ou o mar próximos.

 

A mídia pelo que percebo para as cidade grandes ou acima de 1 milhão de pessoas...usam as estações do Inmet ou os Aeroportos....Aqui em SP , Congonhas é muito citado. Para as cidade pequenas.....e no caso as que vivem de turismo de inverno, vale a estação mais fria....Não importando se a estação fica a 30 km da cidade....vale a mais fria...Só que curiosamente isso não acontece com Campos do Jordão.....pois penso que lá se fizer -4 ou zero grau no inverno...a cidade vai estar lotada da mesma forma....Só acho que para nos , lhando o lado cientifico, isso faz que fique uma situação irreal ou mascarada...essa é minha opinião..

Link to comment
Share on other sites

Não existe como ter um local específico representativo, mas ele pode representar os locais com relevos e altitudes semelhantes...

Por exemplo o topinho do Inmet representa o que em Soledade?

-Apenas ele e quem sabe algumas dezenas de coxilhas com altitudes de 650 a 670m... do interior de Soledade já que na cidade os topos estão acima dos 700m...

-Uma baixada de Urupema representa sim a média de todas as baixadas de Urupema em altitudes equivalentes...

-E isto vale pra Urupema, S Joaquim, Soledade , Bossoroca etc...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não existe como ter um local específico representativo, mas ele pode representar os locais com relevos e altitudes semelhantes...

Por exemplo o topinho do Inmet representa o que em Soledade?

-Apenas ele e quem sabe algumas dezenas de coxilhas com altitudes de 650 a 670m... do interior de Soledade já que na cidade os topos estão acima dos 700m...

-Uma baixada de Urupema representa sim a média de todas as baixadas de Urupema em altitudes equivalentes...

-E isto vale pra Urupema, S Joaquim, Soledade , Bossoroca etc...

-O Carlinhos é uma cara super mas de vez em quando insiste nestas questões sem lógica...

 

Então vc concorda que o Jornal Nacional diga que S Joaquim fez -8.....e as pessoas ficaram muito felizes....mas dai alguém aqui no Baz verificou que na verdade onde fez -8..foi num local afastado numa zona rural a quase 30km...? E no centrinho , onde estavam as pessoas...ali fez -1....??

 

Vc percebe agora...?

 

Todas cidades tem seus Marsilaq's.....só que nemk todas as divulgam ou usam como representatividade estas estações....capice?

Link to comment
Share on other sites

Não existe como ter um local específico representativo, mas ele pode representar os locais com relevos e altitudes semelhantes...

Por exemplo o topinho do Inmet representa o que em Soledade?

-Apenas ele e quem sabe algumas dezenas de coxilhas com altitudes de 650 a 670m... do interior de Soledade já que na cidade os topos estão acima dos 700m...

-Uma baixada de Urupema representa sim a média de todas as baixadas de Urupema em altitudes equivalentes...

-E isto vale pra Urupema, S Joaquim, Soledade , Bossoroca etc...

.

 

Então vc concorda que o Jornal Nacional diga que S Joaquim fez -8.....e as pessoas ficaram muito felizes....mas dai alguém aqui no Baz verificou que na verdade onde fez -8..foi num local afastado numa zona rural a quase 30km...? E no centrinho , onde estavam as pessoas...ali fez -1....??

 

Vc percebe agora...?

 

Todas cidades tem seus Marsilaq's.....só que nemk todas as divulgam ou usam como representatividade estas estações....capice?

Pior que isto é fazer as pessoas acreditarem que em SJ tenha feito apenas -1º...enquanto na realidade ficou entre -8º e -1º...tu é muito apegado ao econômico, titulação,tipo assim tu queres unificar uma cidade em apenas um aspecto...bem coisa de brasileiro querer limitar os fenômenos físicos ao calendário e às limitações geopolíticas...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Na minha opinião, podem existir diversos locais a serem monitorados, que seriam interessantes.

No entanto, o local MAIS REPRESENTATIVO, a meu ver, é onde a população circula mais e consegue sentir os efeitos climáticos quase que diariamente. Sempre defendi que a percepção da população sobre as temperaturas é importantíssima. Tendo uma estação meteorológica num local onde o povo passa, ajuda a entender melhor o clima da cidade.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Em POA os bairros mais representativos do clima da cidade, o "meião climático", são aqueles de uso misto (comercial e residencial), casas e edifícios (geralmente baixos) com muito verde. E de preferência cheio de lombas.

 

Diria que o Menino Deus, Petrópolis, talvez Cidade Baixa (mais perto do Centro, muito densamente urbanizado), Floresta, Boa Vista, parte do Passo d´Areia, Jardim Botânico, Santa Cecília, Santo Antônio, parte do Partenon e do Santana e talvez Moinhos de Vento (bem topo e muito urbanizado...) sejam os mais representativos de POA.

Link to comment
Share on other sites

Sera que essa turma esta correndo deseperadamente pq encontraram uma super baixada pra instalar uma nova estacao?

 

buraco.gif~original

 

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Acho que se isso te incomoda ou é motivo de piada pra você, estas no lugar errado meu caro amigo!

 

Te aconselharia a procurar outro fórum de assuntos do seu verdadeiro interesse.

 

Qual o problema se muitos aqui ''caçam'' baixadas para por estações ? Isso faz parte do hobby e interesse da maioria aqui :good2:

 

Ah, e antes de responder, dê uma lida no nome do fórum... Fica a dica :mosking:

 

E outra, a estação estando dentro do município, qualquer lugar vale!

 

Quer dizer que se fulano mora lá no interior onde faz -10°C e na cidade faz -2°C ... Onde fez os -10° não faz parte do município ? Então vocês avisem o pessoal que mora nessas paragens que eles não precisam mais pagar impostos ou etc... pois onde moram não faz parte da cidade.

 

É cada uma que a gente tem que ler, que é piada!

Link to comment
Share on other sites

Sendo no Centro da Cidade ou numa Baixada, a estação tem o mesmo valor.

É MUITO INTERESSANTE sabermos a diferença do Centro para áreas menos habitadas.

Mesmo eu achando que onde o povo passa e convive tem mais representatividade, pois é onde as pessoas conseguem "sentir" a temperatura, acho MUITO VÁLIDO, também, uma estação numa baixada ou outro local.

Concordo com o Deivid!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Sera que essa turma esta correndo deseperadamente pq encontraram uma super baixada pra instalar uma nova estacao?

 

buraco.gif~original

 

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Acho que se isso te incomoda ou é motivo de piada pra você, estas no lugar errado meu caro amigo!

 

Te aconselharia a procurar outro fórum de assuntos do seu verdadeiro interesse.

 

Qual o problema se muitos aqui ''caçam'' baixadas para por estações ? Isso faz parte do hobby e interesse da maioria aqui :good2:

 

Ah, e antes de responder, dê uma lida no nome do fórum... Fica a dica :mosking:

 

E outra, a estação estando dentro do município, qualquer lugar vale!

 

Quer dizer que se fulano mora lá no interior onde faz -10°C e na cidade faz -2°C ... Onde fez os -10° não faz parte do município ? Então vocês avisem o pessoal que mora nessas paragens que eles não precisam mais pagar impostos ou etc... pois onde moram não faz parte da cidade.

 

É cada uma que a gente tem que ler, que é piada!

 

Nao se preocupe, ja faz muito tempo que eu brochei com esse forum....eu raramente o tenho visitado, especialmente depois que ele foi invadido pelas Viuvas Loucas da Ice Age !!

 

trump.gif~original

Link to comment
Share on other sites

Sera que essa turma esta correndo deseperadamente pq encontraram uma super baixada pra instalar uma nova estacao?

 

buraco.gif~original

 

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Monstro! Como se atrave a caçoar de algo tão sério?

 

Cara em vez de ficar criticando, toma uma iniciativa e cria algo melhor então.

 

E outra coisa, se é pra ficar com ironias baratas, abre um tópico tipo assim,Abobrinhas e baboseiras e brincadeiras sem graça...

 

 

:laugh: :laugh:

 

(a msg do PH foi prá mim hà uns 30 anos atrás :laugh: )

Brincadeira à parte, infelizmente no Brazil (na maioria dos eventos), a pessoa sobe o topo das serras pra ver talvez uma paraguaia, ou desce aos vales e baixadas pra ver a geada e sentir o frio q as populações das cidades ignoram.

Eu mesmo venho monitorando o local mais baixo do meu bairro. A geada aparece lá com frequência enquanto na maior parte do bairro a qtdde de dias com geada cai pela metade.

Mas é algo apenas do meu interesse. E de alguns poucos moradores dakela área.

 

Link to comment
Share on other sites

Não vi mal na mensagem do Gerson. É a mais pura realidade.

 

O que é engraçado também, é a guerra dos décimos que se faz para fazer comparações...

 

-Sendo que é uma é mais topo, a outra é baixada, a outra é encosta;

-Uma é urbana, outra é rural;

-Uma tem gramado enorme, outra médio, outra tem concreto embaixo;

-Uma é convencional, outra automática;

-Uma é Vaisala, uma é Davis, uma é Netatmo, uma é Ambient Weather, uma é ProWeather, uma é Oregon;

 

E de modo geral, quase todos os dados são considerados fidedignos na hora de comparar, mesmo havendo enormes diferenças entre elas!

 

Nem se colocar uma do Vaisala do INMET, com gramado no meio da cidade, estará totalmente igual ao que sentimos. Pois quando falamos em cidade, andamos em cima de cimento e concreto, na maioria dos casos.

 

--

 

Falando em representatividade, acho as estações mais urbanas do CGE de SP, são as mais condizentes com a temperatura real que sentimos, no ambiente externo. Temperatura externa ainda sentimos pouco, somente que tem o hábito de caminhar bastante.

 

A temperatura que mais sentimos é de dentro de casa, ou do local de trabalho, na maioria das cidades.

 

A menos que você for um agricultor, você não sente a temperatura do abrigo.

Link to comment
Share on other sites

Divertido.

:rofl: :rofl: :rofl:

 

Para mim o PNI representa o clima do Brasil...parece meio óbvio, né.

...o clima do pé da montanha, bem entendido..

:laugh:

 

Peço a exclusão deste tópico....um absurdo.

 

Solidariamente.

 

Abraços

 

Eu também estou nessa, a menos que hajam argumentos científicos de diferença entre elas.

Há argumentos e são os melhores pra desbancar céticos e etc, é fazer o teste na prática, pode ser na região de São Joaca em qq lugar...

Aliás tem sim um estudo científico que coloca que baixadas em forma de U são melhores que V na retenção de ar frio.

 

Vamo parando, não to querendo testar eu tô afirmando que há diferença !Quer apostar?

Bah , eu tento contribuir para o BAZ buscar alguma informação útil até para bazianos instalarem suas estações e tu vem com este papo.

 

Não fica dizendo o tópico que eu posso ou não posso abrir.

 

Se os administradores entenderem que não pode eu acato,mas não agora

 

...... td mundo dando lei aqui.

 

 

Eu entrei aqui em 2003...

 

 

 

Essas pérolas do PH já me renderam muitas risadas!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Que belo tópico, vamos reanimar ele.

 

Meu bairro representa a cidade de Praia Grande ?? Muitas vezes faz sol na cidade inteira menos nessa ponta, uns 6km da divisa.

 

Eu moro em uma faixa de 3 km entre o mar e a serra, qual clima será que eu vivo ?

 

Posso comparar os dados daqui com Marsilac uma vez que minha estação está relativamente perto a ela em linha reta ?

 

Não posso usar como exemplo porque minha estação está na BAIXADA santista ??

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.