Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tem muita gente que vai reclamar da 12Z pela diminuição considerável no potencial de frio. Melhor aguardar se é uma rodada isolada, ou uma tendência de aproximação a solução do Europeu.

 

Já vimos muitas danças antes, não é surpresa em se tratando de GFS, melhor aguardar...

 

Eu ia ficar quieto, mas não consegui.

Ontem fui criticado, e muito, por dizer que vem um frio comum pra julho, o miolo do inverno, e que o estardalhaço tá muito grande.

Sigo apostando que essa MP não bate as duas fortes que chegaram em meados de junho.

E não é oportunismo, pois desde sábado à noite o GFS não aposta em mínimas perto de 0 grau pra cá, quem dirá abaixo de zero. Fosse uma MP muito forte, mostraria mínimas negativas generalizadas.

Paro por aqui, senão me chamam de chorão, pessimista, que escrevo bobagens, entre outros adjetivos.

Quando chegar o fim de semana, vão ver que eu estava certo, infelizmente, pois quero um frio histórico!!

 

Não é porque não vai cair 2 metros de neve ai que não será a MP mais forte do ano. Pra MAIORIA dos locais, será a que trará menores máximas e mínimas expressivas mais forte do ano, sem duvidas.

 

Acho que deu, né.

 

Não, não deu!!

Se na maioria dos locais vai ser a MP mais fria do ano eu não sei, só sei que AQUI não vai ser. Nem penso e me interesso em neve nessa região, não temos altitude pra isso.

Falei com o Coutinho, e ele concorda comigo que pra região da campanha, não vai ser a MP mais forte do ano.

Mas pra mim o que interessa é o que o frio vem, ponto.

Link to comment
Share on other sites

 

Plim plim previu neve no sul pro fim de semana ....

 

"Os supercomputadores que fazem as previsões para os meteorologistas estão falando que pode nevar no próximo final de semana sobre as serras. Já estou levantando a bola para neve"

 

Previsão do JN deu um upgrade! :sarcastic:

 

Eu já falei,

 

Maria Julia Coutinho.

 

Mais pelo Coutinho

 

que pela Maria Julia...Maju

 

:heart: :heart: :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia ensolarado aqui em Mogi das Cruzes, com certa nebulosidade de manhã (quando ventava bem). A temperatura aqui em casa variou dos 10,4ºC aos 20,1ºC. No momento temos 16,8ºC (ontem no mesmo horário marcava 13ºC) com vento fraco.

 

.

.

 

Teremos chuva já amanhã na Grande São Paulo?

Link to comment
Share on other sites

Queria ver pela cota de neve ta el em 3400m agora , ele preve 81mm aqui ,.......

 

 

Plim plim previu neve no sul pro fim de semana ....

 

Não é um número fechado mas, 80 mm de chuva é muita coisa para a época. Se cair tudo isso mesmo, não deixa de ser interessante acompanhar.

 

Aqui em Taubaté, já está bem fresquinho. Devemos estar com uns 13°C agora.

Link to comment
Share on other sites

Teremos chuva já amanhã na Grande São Paulo?

Amanhã não.

 

Deve vir entre 4ª e 5ª feira.

 

Com a palavra os universitários...

 

---------------------

Sampa esquentou mais hoje, sempre com sol e poucas (Às vezes nenhuma) nuvens.

 

Mirante: 11,0°C / 24,4°C (Ontem: 11,2 / 21,8)

IAG: 9,8°C / 24,8°C (Ontem: 10,7 / 22,6)

Link to comment
Share on other sites

Por aqui agora temos céu limpo. Temperatura menos baixa em relação aos dias anteriores. Faz 17c na Mooca-CGE.

 

---------------------------------------------

Realmente ficou muito bom o update que a previsão do JN recebeu. Explica termos mais técnicos como por exemplo, jatos em baixos níveis. Chega quase a equiparar com aquelas previsões do tempo dos grandes jornais impressos (Folha, Estadão, por exemplo) nos anos 70.

Link to comment
Share on other sites

Teremos chuva já amanhã na Grande São Paulo?

Amanhã não.

 

Deve vir entre 4ª e 5ª feira.

 

Com a palavra os universitários...

 

Amanhã realmente não... Mas os ventos pré-frontais devem dá as caras....

 

Chuva mesmo vai vir na quarta-feira entre a manhã e o começo da tarde, pela última sugestão dos modelos.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui agora temos céu limpo. Temperatura menos baixa em relação aos dias anteriores. Faz 17c na Mooca-CGE.

 

---------------------------------------------

Realmente ficou muito bom o update que a previsão do JN recebeu. Explica termos mais técnicos como por exemplo, jatos em baixos níveis. Chega quase a equiparar com aquelas previsões do tempo dos grandes jornais impressos (Folha, Estadão, por exemplo) nos anos 70.

 

Também achei que ficou melhor. Também pararam com aquela bateção de papo cansativa. A previsão ficou mais objetiva e rápida.

Link to comment
Share on other sites

Junho teve boa chuva na cidade do Rio de Janeiro, o destaque fica com os bairros próximos à orla, os com maiores acumulados são:

 

Alto da Boa Vista: 307mm

Rocinha: 227mm

Jardim Botânico: 151mm

Tijuca/Muda: 133mm

 

A estação mais proxima daqui, inmet vila militar, teve boa chuva também, mas nada expressivo, humildes 80mm, mas visto que a média de de 54 é um fato a ser comemorado!! :ok: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui agora temos céu limpo. Temperatura menos baixa em relação aos dias anteriores. Faz 17c na Mooca-CGE.

 

---------------------------------------------

Realmente ficou muito bom o update que a previsão do JN recebeu. Explica termos mais técnicos como por exemplo, jatos em baixos níveis. Chega quase a equiparar com aquelas previsões do tempo dos grandes jornais impressos (Folha, Estadão, por exemplo) nos anos 70.

 

Também achei que ficou melhor. Também pararam com aquela bateção de papo cansativa. A previsão ficou mais objetiva e rápida.

 

Realmente aquilo cansava. Eu achava desnecessária aquela conversa. Só não sei se eles continuam baseando as previsões no CPTEC.

Link to comment
Share on other sites

Peguei de um texto da usp , Mafili lembra de algo ou não e do seu tempo ? Ahahahhahaha Paz e amor [bEATING HEART]

 

0c5e1058a450102f2f32415838101f93.png

 

 

 

Com certeza na Pequena Era do Gelo, entre os séculos XVII e XIX, o Itatiaia se cobria de neve algumas vezes ao ano!

 

O mesmo tipo de relato se encontra com relação às partes altas da Serra Geral sulina, que aparentemente passava algumas semanas pintadas de branco.

 

Velhos tempos que não voltam mais.... Ao menos tão cedo!

 

 

 

 

 

Enviado de meu Microsoft Lumia 1020 usando o Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Vamos fechando a Segunda-feira com mais um dia típico de inverno: máxima de 21,9ºC e mínima de 12,4ºC. Foi mais um ótimo dia,

bem aproveitável ao ar livre.

 

Europeu 12Z aumentou muito o frio no Sudeste, no caso está mais para um frio úmido, com bastante chuva e máxima bem baixas.

Link to comment
Share on other sites

Vamos fechando a Segunda-feira com mais um dia típico de inverno: máxima de 21,9ºC e mínima de 12,4ºC. Foi mais um ótimo dia,

bem aproveitável ao ar livre.

 

Europeu 12Z aumentou muito o frio no Sudeste, no caso está mais para um frio úmido, com bastante chuva e máxima bem baixas.

 

Me diz que São Paulo terá o melhor de dois mundos, com frio úmido inicial e ar polar seco final. :pleasantry: :clapping: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Mesmo maritimizando a alta, o frio seria até interessante por essas paragens no sábado. Predominância de céu encoberto e muita chuva, mas com pelo menos uma mínima interessante. O espetáculo começa já amanhã em parte do Sul e MS!

 

2YLnXme.png

RkVYxkN.png

0iI58Cn.png

 

Para até 240h, altos acumulados principalmente, e novamente, no Paraná:

 

bZF5T5t.png

 

Amanhã faço uma análise completa dos eventos dos próximos dias!

Link to comment
Share on other sites

 

Plim plim previu neve no sul pro fim de semana ....

 

"Os supercomputadores que fazem as previsões para os meteorologistas estão falando que pode nevar no próximo final de semana sobre as serras. Já estou levantando a bola para neve"

 

Previsão do JN deu um upgrade! :sarcastic:

 

Eu vi! Nossa!... COMO MELHOROU A PREVISÃO DA GLOBO COM AQUELA MAJU...: didática, explicando fenômenos que estamos "carecas" de saber, porém, para leigos, ela explica com uma simplicidade, didática bem legal. O layout está legal com as animações. Ela demostra conhecimentos técnicos ou está MUITO BEM PREPARADA! Há uma harmonia perfeita entre apresentador e animações, nunca antes vista numa previsão em televisões nacionais. Parabéns ao JN e à Majú!

 

Certo dia o Boner disse que teve uma "aula de geografia".

 

Às vezes eu tenho a impressão que nós do BAZ não nos limitamos à Internet, que nosso "trabalho" é reconhecido por mídias "poderosas" e feitos só conseguidos graças a NÓS: Urupema, PNI e por aí vai. A mídia tradicional apenas divulga o que não era conhecido antes do BAZ; sim gente, a história meteorológica nacional pode sim se subdividir em ANTES E APÓS O BAZ!

 

Pelo menos é a sensação que tenho! Há, hoje uma preocupação em fazer-se uma previsão mais bem elaborada, etc...E o BAZ contribuiu com isso nestes 13 anos!

Link to comment
Share on other sites

No geral as rodadas da 00Z mantiveram o quadro. O grande ponto de divergência segue sendo a baixa pressão na costa, e ela será definidora.

 

Como o anticiclone não é dos mais fortes, o posicionamento dela é que está fazendo os modelos variarem entre as rodadas. O Europeu aproximou do continente, o GFS afastou, o Mbar atrasou e assim por diante. O Global encontrou uma boa estabilidade, próxima do GFS e Europeu.

 

Se colocar no liquidificador e fizer um mix o resultado final fica muito bom. Praticamente o cenário mais forte e detalhado que o GFS já apresentou. Gostei da evolução do Europeu e acho que o consenso não tarda a chegar enquanto os computadores travam uma batalha nos cálculos para posicionar esta área de baixa pressão na costa.

 

No geral continua a mais forte erupção do ano, com sorte nos detalhes poderá criar um cenário bastante favorável a neve na madrugada e manhã de sábado e mínimas espetaculares no domingo.

Link to comment
Share on other sites

No geral as rodadas da 00Z mantiveram o quadro. O grande ponto de divergência segue sendo a baixa pressão na costa, e ela será definidora.

 

Como o anticiclone não é dos mais fortes, o posicionamento dela é que está fazendo os modelos variarem entre as rodadas. O Europeu aproximou do continente, o GFS afastou, o Mbar atrasou e assim por diante. O Global encontrou uma boa estabilidade, próxima do GFS e Europeu.

 

Se colocar no liquidificador e fizer um mix o resultado final fica muito bom. Praticamente o cenário mais forte e detalhado que o GFS já apresentou. Gostei da evolução do Europeu e acho que o consenso não tarda a chegar enquanto os computadores travam uma batalha nos cálculos para posicionar esta área de baixa pressão na costa.

 

No geral continua a mais forte erupção do ano, com sorte nos detalhes poderá criar um cenário bastante favorável a neve na madrugada e manhã de sábado e mínimas espetaculares no domingo.

 

CAIO, OLHE O ABSURDO EM 500!! -44°C EM POA E -32/-36°C S.JOAQUIM, NÃO É COMPATÍVEL COM A SUPERFÍCIE1 OU TEM ERRO OU MUDANÇAS TEREMOS NAS PRÓXIMAS RODADAS. É MUITO, MUITO FRIO EM ALTITUDE.

Link to comment
Share on other sites

CAIO, OLHE O ABSURDO EM 500!! -44°C EM POA E -32/-36°C S.JOAQUIM, NÃO É COMPATÍVEL COM A SUPERFÍCIE1 OU TEM ERRO OU MUDANÇAS TEREMOS NAS PRÓXIMAS RODADAS. É MUITO, MUITO FRIO EM ALTITUDE.

 

Isso mesmo! O cavado é muito forte pelo Europeu, coisa que o GFS já deu. Esses valores são raros demais, lembra aqueles episódios em que mesmo o modelo não indicando frio suficiente em superfície, 850, 800, a intensidade do cavado carrega consigo ar muito gelado, fazendo o modelo ficar com as calças na mão vide agosto de 2013. Que por qualquer rodada mesmo nas rodadas enquanto nevava intensamente, o modelo nem de perto apresentava o perfil atmosférico necessário. Mas o intenso cavado carregava ar muito gelado que o modelo não identificou.

Link to comment
Share on other sites

[

Isso mesmo! O cavado é muito forte pelo Europeu, coisa que o GFS já deu. Esses valores são raros demais, lembra aqueles episódios em que mesmo o modelo não indicando frio suficiente em superfície, 850, 800, a intensidade do cavado carrega consigo ar muito gelado, fazendo o modelo ficar com as calças na mão vide agosto de 2013. Que por qualquer rodada mesmo nas rodadas enquanto nevava intensamente, o modelo nem de perto apresentava o perfil atmosférico necessário. Mas o intenso cavado carregava ar muito gelado que o modelo não identificou.

 

 

-44 É PARA LÁ DE RARÍSSIMO! O NORMAL É ENTRE 0/-6°C E -18/-22 NAS ONDAS FORTES, EM S.JOAQUIM, GERALMENTE NÃO PASSA DOS -20 E APONTA ENTRE -34/-36 E AS 15 OU 18Z!

Link to comment
Share on other sites

Lages 9h40

 

A chuva acabou de chegar. 12°C. E que venha o frio.

 

Penso que seria interessante NÃO abrir outro tópico pra julho, mantendo esse como junho/julho, para não rachar o debate. Que acham?

 

(Ps: essa "maju" é uma ridícula. A previsão é informada recheada de gírias, nomes esdrúxulos, informalidade total. Ela parece que está num boteco, prosiando com as comadres... Chuvica, floripa... )

Link to comment
Share on other sites

[

Isso mesmo! O cavado é muito forte pelo Europeu, coisa que o GFS já deu. Esses valores são raros demais, lembra aqueles episódios em que mesmo o modelo não indicando frio suficiente em superfície, 850, 800, a intensidade do cavado carrega consigo ar muito gelado, fazendo o modelo ficar com as calças na mão vide agosto de 2013. Que por qualquer rodada mesmo nas rodadas enquanto nevava intensamente, o modelo nem de perto apresentava o perfil atmosférico necessário. Mas o intenso cavado carregava ar muito gelado que o modelo não identificou.

 

 

-44 É PARA LÁ DE RARÍSSIMO! O NORMAL É ENTRE 0/-6°C E -18/-22 NAS ONDAS FORTES, EM S.JOAQUIM, GERALMENTE NÃO PASSA DOS -20 E APONTA ENTRE -34/-36 E AS 15 OU 18Z!

 

erro ou algo bombástico?

 

para ter mais precisão 24 a48 horas antes, certo?

 

 

seria algo incrível!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.