Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

Muitas localidades do interior já garantiram uma sub-10 esse ano, só no Mirante que tá difícil.

 

Pelo GFS 12Z Mirante iria garantir sua primeira sub-10 no próximo final de semana...

 

rBUhh8J.png

 

Na Mantiqueira/Vale do Paraíba então.... Rodada muito agressiva do modelo (bipolar) também para o Sudeste!

 

etpWy2M.png

FKWpV6l.png

 

E pelo que vi as máximas também seriam baixas, correto?

Link to comment
Share on other sites

Well, Como há registro de neve em 1975 em Botucatu em 1975.

 

Soma-se mais um.

 

Uma antiga história de Valinhos pode ser confirmada ( homenagem ao Marcelo)

 

Itatiaia parece ser o mesmo registro.

 

Menções de neve

aparecem em algumas fontes, como a descrição de Itatiaia em 1859 (ZALUAR, 1975), de

registros eventuais na fases frias do Pleistoceno e episódios holocênicos menores (MODENESI e

NUNES, 1998), além de notícias do jornal Gazeta de Campinas nas cidades de Valinhos (06 de

julho de 1876) e Botucatu (22 de agosto 1879)

Link to comment
Share on other sites

Pela 12Z GFS, as máximas seriam de 18ºC no dia 2 de julho, 17ºC no dia 3 de julho , 15ºC no dia 6 de julho e 16ºC no dia 7 de julho.

Previsão de MP fraca, absolutamente comum, ainda mais no miolo do inverno.

Aposto que não bate as duas MP'S que chegaram semana passada e semana retrasada.

Muito estardalhaço por causa desse peido polar: http://wxmaps.org/pix/temp8.html

 

Para Livramento talvez seria comum, mas não pras demais áreas, porque provocaria a primeira queda de neve nas serras do sul em 2015.. Além de que mais pra cima no Sudeste traria novos recordes, incluindo a primeira sub-10 no Mirante...

 

As vezes não dá pra agradar Gregos e Troianos :sarcastic:

 

Realmente não dá pra agradar a todos. Só pra deixar claro que não é choro da minha parte, apenas disse que a MP que chegou no dia 18, foi infinitamente mais forte, negativou em todo RS. A próxima é uma MP super comum no miolo do inverno. Se baixar de -2,2ºC, que é a marca do dia 19 de junho, aí mudo de opinião.

Link to comment
Share on other sites

Não sei ao certo se aqui seria o local certo para este post, mas... https://sandcarioca.wordpress.com/ "Relatos da Pequena Idade de Gelo no Brasil", dados históricos. Ótimo domingo a todos!

 

Renata, obrigado por compartilhar isso conosco! A partir deste post, fui buscar o artigo citado. Está aqui: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000895682&fd=y

 

Para acessar, basta fazer um cadastro simples que não requer nem confirmação por e-mail.

Link to comment
Share on other sites

Não sei ao certo se aqui seria o local certo para este post, mas... https://sandcarioca.wordpress.com/ "Relatos da Pequena Idade de Gelo no Brasil", dados históricos. Ótimo domingo a todos!

 

Renata, obrigado por compartilhar isso conosco! A partir deste post, fui buscar o artigo citado. Está aqui: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000895682&fd=y

 

Para acessar, basta fazer um cadastro simples que não requer nem confirmação por e-mail.

 

exato Vini.

 

Muitas referência dos livros do Gamboa.

 

Uma excelente coletânea de relatos que devem serem encarados como observações não científicas na maioria dos casos.

 

=================

 

E sobre a neve parece que há possibilidade para o eixo Pantera- Tio Neco

 

:hi: :heart:

Link to comment
Share on other sites

Não sei ao certo se aqui seria o local certo para este post, mas... https://sandcarioca.wordpress.com/ "Relatos da Pequena Idade de Gelo no Brasil", dados históricos. Ótimo domingo a todos!

 

Renata, obrigado por compartilhar isso conosco! A partir deste post, fui buscar o artigo citado. Está aqui: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000895682&fd=y

 

Para acessar, basta fazer um cadastro simples que não requer nem confirmação por e-mail.

victory:

Link to comment
Share on other sites

Interessante esse riquíssimo documento sobre o clima brasileiro no século 19. Tempos atrás, li na internet trechos de documentos relatando geadas fortes em Goiás, na mesma época (janeiro de 1819). Humildemente, penso que o aumento gradual das temperaturas no nosso planeta, ocorreu e ocorre por causas naturais, pois a natureza, tem mecanismos de “compensação”;ou seja, se o planeta passou por um período de temperaturas mais amenas, aqueceu-se para sair dessa fase, aquecimento que dura até hoje, apenas potencializado pelas atividades humanas (nossa influência climática apenas aumenta os efeitos naturais, não somos totalmente culpados). Entretanto, acredito também que esse aquecimento saiu da fase mais intensa, já entrando em declínio para, futuramente, cessar e o planeta entrar numa nova fase de resfriamento.

Link to comment
Share on other sites

Pela 12Z não dá pra descartar chuva congelada ou até mesmo neve na região de Soledade. Mas vale ressaltar que a chance de chuva congelada é bem maior do que a de neve. Mesmo assim, cenário bem interessante.

 

Vini,

 

É que o Paulo Henrique está tão bem comportado em 2015...que até estou torcendo em NEVE para Soledade.

 

Sei, sei muito bem, o que me aguarda se muita neve aparecer por aquelas paragens.

 

Vamos esperar as próxima saídas.

 

O evento pode ser maior que o modelado até o momento.

 

Abraços Torcedores.

Link to comment
Share on other sites

Pela 12Z GFS, as máximas seriam de 18ºC no dia 2 de julho, 17ºC no dia 3 de julho , 15ºC no dia 6 de julho e 16ºC no dia 7 de julho.

Previsão de MP fraca, absolutamente comum, ainda mais no miolo do inverno.

Aposto que não bate as duas MP'S que chegaram semana passada e semana retrasada.

Muito estardalhaço por causa desse peido polar: http://wxmaps.org/pix/temp8.html

 

Desculpa, mas falaste muita bobagem. Tu realmente acha que com uma temperatura negativa em 850 hpa durante 24 horas, a máxima vai ser de 15/16ºC ?????? NÃO ANALISE NÚMEROS, meu caro, mas sim o cenário. Aposto 100 pila contigo, que sem dúvidas a máxima seria menor que 15ºC, mesmo com sol ou o diabo a 4. E sim, pelas saídas do GFS seria uma MP mais forte que a de Junho.

 

E a 12Z do Europeu ainda mostrou outra MP após esta, e o forte delas seriam as máximas baixas e o vento sul.

 

YXW0ECH.png

Link to comment
Share on other sites

Em primeiro lugar, não me baseei em chutômetro, vi o gráfico do GFS na saída das 12Z.

Outra coisa: não classifiquei o comentário de ninguém como bobagem, e sim discordei do estardalhaço que estão fazendo com uma mp COMUM pro MIOLO do inverno!!

E sigo dizendo que vem frio sim, mas não vai superar as duas mp's de junho, mas não vai mesmo!!

Dias 2 e 3 de julho vamos chegar perto dos 18 graus, e nos dias 6 e 7 a previsão é de 15 e 16 graus respectivamente!!

Não sou vesgo, e muito menos neófito, a ponto de ver um gráfico e não saber interpretar!!

18980.thumb.png.d0e125eddf68f1be14719e9e9cdb383b.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Interessante esse riquíssimo documento sobre o clima brasileiro no século 19. Tempos atrás, li na internet trechos de documentos relatando geadas fortes em Goiás, na mesma época (janeiro de 1819).....

 

Um tema predileto.

 

A erupção do vulcão Tambora (abril de 1815).

 

Nos 4 meses seguintes 227 navios e seus registros de bordo anotam resfriamento na SST na rota comerciais.

 

La Niña presente entre o final de 1815 e meados de 1816.

 

El Niño surge final de 1816.

 

Seca severa no Brasil (Nordeste brasileiro a potencia economia da época) em 1816-1817.

 

 

Well, após violentas erupções vulcânicas na faixa equatorial os modelos de circulação global indicam variações de ventos por prolongados períodos (anos).

 

Alguns autores propõe alterações zonais enquanto outros alterações meridionais ambas de longa persistência.

 

Os depósitos de Sulfatos em ambos os polos (gelo) nos registros de 1809 a 1820 são grandes o suficiente para garantir que esta foi uma década fria e com características "malucas" do clima.

 

Dentro deste contexto GEADA EM GOIÂNIA em 1819 e outros relatos ao redor do globo no período são extremamente coerentes.

 

Abração

 

 

1817.

Revolução Pernambucana,

 

apenas ilustração que fatores climáticos trazem repercussões "inesperadas".... (discussões prolongadas no bate-papo, por exemplo e por gentileza)

Os revoltosos queriam proclamar a República e com isso acabar com o sistema de governo existente.

Vários fatores causaram a revolução:

 

1- Os Gastos da Corte no RJ

 

Vieram juntamente com a Família Real cerca de 15000 pessoas que eram sustentadas pelo governo. A maioria (nobres e funcionários do governo português) passou a ocupar os principais postos na administração (tinham esses cargos somente para receber pagamentos).

 

Havia também os gastos com comidas, roupas, festas, etc.

 

O governador de Pernambuco era obrigado a enviar grandes somas de dinheiro para o Rio de Janeiro e com isso, atrasava o salário dos soldados causando um descontentamento geral no povo brasileiro.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Buenos Aires teve um domingo muito nublado, chuvoso e em vários momentos inclusive com raios e trovões. Tivemos mínima de 11,9ºC às 8h35 e máxima de 19,6ºC às 13h47. Agora parou a chuva e até algumas aberturas começam a surgir, faz 19,2ºC.

 

Hoje e nas primeiras horas de amanhã ainda há risco de algumas chuvas isoladas. A segunda pode começar com neblina e o sol reaparece à tarde, segundo o SMN. Segue a temperatura de primavera, com mínima de 15ºC e máxima de 18ºC. O sol nasce às 8h01 e se põe às 17h53.

Link to comment
Share on other sites

Para Livramento, que é uma cidade com clima totalmente anti-correlacionado com o resto do Brasil, pode até vir a ser uma MP comum. Em 2007,

no inverno mágico no RS, uma boa parte do país não teve tanto destaque assim. Não é possível um inverno ou uma MP que agrade a todos. Neste caso,

prefiro um frio democrático, em que faça menos frio na Campanha e mais frio no resto do país.

 

Que venha mais frio para o Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Enxergue como quiser Rafael, se a linha de 0/-2ºC em 850 hpa passar por aí, como o próprio GFS aponta, não tem como a máxima passar de 15ºC. Tão difícil entender ?????? E com uma MP que pode trazer NEVE, onde está o "exagero" ??????? Não vi ninguém falar aqui em Era do Gelo.

 

Meu objetivo não é polemizar. Eu mostrei o gráfico das 12Z do GFS, e ele aponta máxima na casa ou acima dos 15 graus, e ponto.

As duas MP'S de junho tinham um potencial bem maior de frio.

O bom é que não vai ter calor, vai esfriar.

Link to comment
Share on other sites

Relatório Ciiagro - Campinas:

17:20 19,7°C

17:40 17,5°C

18:00 16,2°C

18:20 16,0°C

 

Ontem tivemos a primeira sub-10 do ano em Campinas. Como são as coisas... antes eu torcia por uma geada, depois comecei a torcer por uma sub-5°C e agora torço por uma sub-10°C.

Ano que vem será que terei que torcer por uma sub-15°C? rssss

Link to comment
Share on other sites

Temperatura em 7,1°C aqui ja menor valor pro horario na semana , nao se se da pra acreditar que tenhamos frio forte amanha , geralmente quando faz isso ou estabiliza ou começa a ventar e sobe !

 

Dia muito proveitoso hoje , sol forte o dia todo muito vento maximas entre 17°C e 19°C

 

Europeu ainda nao pegou a tendencia de tempo mais firme e seco que o GFS aposta pra semana que vem aqui ...

Link to comment
Share on other sites

Procede? Livramento, Bagé ser mais correlacionado com BsAires do que até mesmo do que com PoA? O ponto que quero chegar: Bs Aires seria anti-correlacionado com PoA? Creio que não....

 

Calma,

 

No trimestre JJA

 

Riviera Uruguay é estatisticamente correlacionado com Niño 3,4 (r = 0,494)

 

Porto Alegre não é estatisticamente (significativo, se preferirem pouco para evitar conversa repetida) correlacionado com Niño 3.4

 

Porém, ambas não são anticorrelacionadas no trimestre JJA aliás são correlacionadas.

 

Para a cidade de São Paulo (e o sudeste em geral ) a correlação com Niño 3.4 é estatisticamente insignificante.

 

Certamente, Livramento (Riviera) também não é anticorrelacionada com o Sudeste (em geral, dado que não fiz as contas para todas as estações) estatisticamente o resultado numérico é positivo, porém, insignificante.

 

Lembrando que para o Coutinho: Livramento está no limite externo do clima temperado e afastada o suficiente da influência da massa tropical atlântica que nem vagamente é o caso da faixa leste do sudeste.

 

A massa Tropical continental (mTc) é atuante em Livramento.

 

Lembrando que determinados posicionamentos dos núcleos da mTa e da mTc proporcionam "uma e,norme massa de ar seco que cobre o centro do Brasil".

 

massas-no-inverno.jpg

 

 

 

fxw26d.png

Link to comment
Share on other sites

Procede? Livramento, Bagé ser mais correlacionado com BsAires do que até mesmo do que com PoA? O ponto que quero chegar: Bs Aires seria anti-correlacionado com PoA? Creio que não....

 

Acho difícil. A latitude de Livramento varia entre 0,5° a 1° a mais que a de POA. Já para Buenos Aires são 3° de latitude a mais! É muita distância.

 

Eu acredito que PoA tem uma dinâmica e correlação mais parecida com a do litoral, e Livramento com o interior do continente, semelhante as províncias de Entre Rios e Corrientes, mas não com Buenos Aires.

 

Mais ou menos semelhante com o que ocorre entre Curitiba e Foz do Iguaçu, entre Joinville e Itapiranga. Às vezes Foz e Itapiranga fica mais correlacionadas com áreas próximas ao Chaco que com Curitiba e Joinville.

 

PS: Agora já escrevi. Mas é melhor confiar na explicação do Mafili.

Link to comment
Share on other sites

 

Eu acredito que PoA tem uma dinâmica e correlação mais parecida com a do litoral, e Livramento com o interior do continente, semelhante as províncias de Entre Rios e Corrientes, mas não com Buenos Aires.

 

Mais ou menos semelhante com o que ocorre entre Curitiba e Foz do Iguaçu, entre Joinville e Itapiranga. Às vezes Foz e Itapiranga fica mais correlacionadas com áreas próximas ao Chaco que com Curitiba e Joinville.

 

PS: Agora já escrevi. Mas é melhor confiar na explicação do Mafili.

 

Moretão,

 

Creio que escrevemos a mesma coisa.

 

Tenho pedido para o Carlos colocar nos monitoramentos Assunção PY no sentido de aumentar a percepção a oeste de Foz do Iguaçu. O Carlos Campos tem o mesmo pedido.

 

==========

 

Sobre percepção: Poucos países do mundo tem a imensidão como referência.

Link to comment
Share on other sites

Valeu a torcida professor Mafili,vc sabe que a estima que tenho por vc continua a mesma.

Ando mais recatado sim, exercitando muito mais o aprendizado.Hoje pra mim a dimensão do BAZ é muito maior.Tenho profundo respeito por cada baziano, somos uma família.

Voltando sobre a possibilidade de neve,,..aguardando mais novidades heheheh

Link to comment
Share on other sites

Eu observo muito o clima do RS e Prata. Na minha visão, sem analisar números, Livramento está bem mais próxima de Buenos Aires do que de Porto Alegre. O mundo que separa Livramento da capital (climaticamente falando) não chega aos pés da diferença verificada em relação à Buenos Aires

 

Concordo!! O clima daqui é muito mais "uruguaio" e "argentino"(Buenos Aires), do que brasileiro.

Link to comment
Share on other sites

Rafael,

mês passado estava pesquisando a estação hidrológica da Agência Nacional de Água em São Lourenço no interior de Nova Friburgo,fica numa altitude de 1100 metros, o que me chamou atenção foi a comunidade de São Lourenço, bastante casas espalhadas ao longo do vale do ribeirão São Lourenço,plantações de hortigranjeiros, coloquei a imagem do google no máximo, esse vale fica rodeado de montanhas, ao norte, leste, sul, uma dessas montanhas deve ser o Pico da Caledônia, acredito que nesse distrito faça mais frio do que na estação automática de Salinas.

 

Vi um vídeo da região de São Lourenço, feito num sítio com um ribeirão, era 8 horas da manhã, o gramado do sítio, telhado da casa estavam brancos de geada, estavam na sombra, nas imagens de morro que apareciam o sol estava presente,mas o cara que filmou não informou a data do evento.

 

Aqui o tempo firmou a tarde toda, anoiteceu lua crescente , pouco vento, temperatura baixando mais do que ontem, mas começou a surgir nuvens vindas de sudeste(do mar), espero que as nuvens não avolumem até o fim da madrugada.

Eu tb já tinha observado este lugar amigo, São Lourenço fica depois de Conquista seguinto a Tere-Fri Nova Friburgo, se vc seguir a estrada ainda encontra plantações a 1200m de alt. Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer São Lourenço por falta de carro (Friburgo é grande, rs), mas cheguei a ir na Queijaria Suiça de Nova Friburgo ou Casa Suiça, estrada que leva a São Lourenço.

10822966043_4110ce6023_b.jpg

 

Assim que tiver oportunidade de ir, postarei fotos aqui.

 

O vídeo que vc se refere é esse, né?

O evento ocorreu em junho/2010.

 

Hoje na área urbana variei entre 8,9/20,7, agora faz 15C.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Eu acredito que PoA tem uma dinâmica e correlação mais parecida com a do litoral, e Livramento com o interior do continente, semelhante as províncias de Entre Rios e Corrientes, mas não com Buenos Aires..

 

Moretão,

 

No que diz respeito a Livramento e Corrientes.

 

Na mosca. quanto a JJA

 

Quanto a Buenos Aires. Tenho que baixar a série da capital Argentina.

 

Amanhã devo terminar.

 

2nuq4qe.png

 

fxw26d.png

Link to comment
Share on other sites

Eu observo muito o clima do RS e Prata. Na minha visão, sem analisar números, Livramento está bem mais próxima de Buenos Aires do que de Porto Alegre. O mundo que separa Livramento da capital (climaticamente falando) não chega aos pés da diferença verificada em relação à Buenos Aires

 

Concordo!! O clima daqui é muito mais "uruguaio" e "argentino"(Buenos Aires), do que brasileiro.

 

Já agradecendo às sempre excelentes explicações teóricas e complexas do Mafiliano sobre o Tema, com uma pitada do Moretão.

 

Também acho (embora não vivencie!) que o clima de Livramento/Bagé seja "dinamicamente hablando", masi parecido com Bs Aires do que com PoA. Achei interessante a atuação da mTc sobre a região!

 

Perguntinha Mafili: sobre PoA, quem atua mais "vorazmente"? A mTc ou a mTA?

 

Abs e NÃO DESANIMA COM NOSSO TRICOLOR!

Link to comment
Share on other sites

Perguntinha Mafili: sobre PoA, quem atua mais "vorazmente"? A mTc ou a mTA?

 

Abs e NÃO DESANIMA COM NOSSO TRICOLOR!

 

Com certeza a mTc. É essa que faz a gente sofrer. Porém, a mais frequente é indiscutivelmente a mTa

 

A mTa é a massa de ar que mais influencia todo o leste do Brasil, incluindo vários estados portanto. ASAS nada mais é do que a

mTa, mas por vezes ela adquire propriedades térmicas diferentes (bloqueio ou MP "velha").

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.