Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

Apenas o dia de hj contribuiu como uma queda de 7 décimos na média do mês de Porto Alegre.

 

Ontem estávamos com média de 18,6C (+4,3C)

Hoje estamos com média de 17,9C (+3,6C)

 

Acho que na quinta-feira da semana que vem a anomalia positiva cairá para algo entre +1,5C e +2,0C.

 

Média hoje está em 16,8C (anomalia de +2,5C).

 

Logo, para Porto Alegre fechar sem anomalia, os próximos 15 dias terão que fechar com média de 11,8C.

 

Complicado escapar de mais um mês de anomalia positiva por aqui, mesmo com o bom prognóstico que faço para a segunda quinzena. Acho que fecharemos entre +1,0C e +1,5C

 

Bom.

 

Entre +/- 1,2ºC é onde se encontra aproximadamente 70% dos junhos de Porto Alegre ou seja aquilo que é normal em 1 desvio padrão.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Uma dúvida.

 

Um amigo meu acabou de me ligar, disse que acabou de descer o morro da igreja, falou que o tempo lá está encoberto, com aquela neblina densa e o termômetro do carro marcando 3C° (Pelo Inmet indica 5,4C°). Falou que estava ele e mais uns 2 carros lá encima.

 

A pergunta, diversas pessoas aqui do fórum me falaram que agora para subir até lá no topo era necessário requerer uma guia de solicitação na cidade de Urubici (mais precisamente, secretária de turismo da cidade). Bem, eu faz aproximadamente 2 anos que não subo mais lá encima, mas quando eu ia, era livre o acesso de ir e vir até o topo sem solicitação alguma, mas muitas pessoas aqui afirmaram ser OBRIGATÓRIO solicitar a permissão.

 

Será que revogaram e agora se pode subir livremente sem a necessidade desta guia na secretária de turismo ?

 

Estou indo pro Morro da Igreja sábado e solicitei por e-mail a permissão. Terei que retirar na cidade no dia. Ainda é obrigatório.

 

Interessante Jr!

Este meu amigo acabou de me enviar 2 fotos e me disse que subiu até lá encima perto dos portões da aeronáutica sem nenhuma permissão e nenhum dos portões que tem no caminho estavam fechados ou com alguém cuidando.

Link to comment
Share on other sites

Uma dúvida.

 

Um amigo meu acabou de me ligar, disse que acabou de descer o morro da igreja, falou que o tempo lá está encoberto, com aquela neblina densa e o termômetro do carro marcando 3C° (Pelo Inmet indica 5,4C°). Falou que estava ele e mais uns 2 carros lá encima.

 

A pergunta, diversas pessoas aqui do fórum me falaram que agora para subir até lá no topo era necessário requerer uma guia de solicitação na cidade de Urubici (mais precisamente, secretária de turismo da cidade). Bem, eu faz aproximadamente 2 anos que não subo mais lá encima, mas quando eu ia, era livre o acesso de ir e vir até o topo sem solicitação alguma, mas muitas pessoas aqui afirmaram ser OBRIGATÓRIO solicitar a permissão.

 

Será que revogaram e agora se pode subir livremente sem a necessidade desta guia na secretária de turismo ?

 

Estou indo pro Morro da Igreja sábado e solicitei por e-mail a permissão. Terei que retirar na cidade no dia. Ainda é obrigatório.

 

Interessante Jr!

Este meu amigo acabou de me enviar 2 fotos e me disse que subiu até lá encima perto dos portões da aeronáutica sem nenhuma permissão e nenhum dos portões que tem no caminho estavam fechados ou com alguém cuidando.

 

Que estranho, assim como você, quando estive lá pela última vez ainda não havia este controle. Dessa vez vou pra lá e me antecipei quanto a isso por ter ouvido falar e por estar no site do parque. Mas neste fds estarei por lá e aviso se estavam ou não controlando.

Link to comment
Share on other sites

Apenas o dia de hj contribuiu como uma queda de 7 décimos na média do mês de Porto Alegre.

 

Ontem estávamos com média de 18,6C (+4,3C)

Hoje estamos com média de 17,9C (+3,6C)

 

Acho que na quinta-feira da semana que vem a anomalia positiva cairá para algo entre +1,5C e +2,0C.

 

Média hoje está em 16,8C (anomalia de +2,5C).

 

Logo, para Porto Alegre fechar sem anomalia, os próximos 15 dias terão que fechar com média de 11,8C.

 

Complicado escapar de mais um mês de anomalia positiva por aqui, mesmo com o bom prognóstico que faço para a segunda quinzena. Acho que fecharemos entre +1,0C e +1,5C

 

Bom.

 

Entre +/- 1,2ºC é onde se encontra aproximadamente 70% dos junhos de Porto Alegre ou seja aquilo que é normal em 1 desvio padrão.

 

Últimamente muito mais + do que -, concordam? Se a anomalia de PoA está quase sempre na esfera positiva do desvio padrão isso não chega a ser confortante, haha.

Link to comment
Share on other sites

É Caco. Realmente teremos uma alta abrupta na quarta e uma queda abrupta na quinta. Cenário setembrino em pleno junho. A diferença fica por conta das máximas que não ficam altíssimas, chegando a 32,33 graus como em setembro.

Acho que a ASAS deve estar bem forte a ponto a fazer com que o sistema frontal recuasse um pouco. Isso aconteceu também no final de semana passado, onde na sexta tava frio, nublado e úmido e no sábado quente, seco e ensolarado.

Link to comment
Share on other sites

Boa Tarde!

 

 

Aqui no Butantã o vento voltou a soprar de sul. Temperatura de 14°C no momento

 

Caco, as frentes semi-estacionária, não há sobreposição de massas de ar (quente/fria), é uma frente que recua ou avança muito lentamente, dai o nome.... Ja na Frente Quente existe o avanço da massa de ar quente sobre o frio, na FF a situação é oposta.... Acredito, que houve Frente Quente nessas últimas horas sobre o estado de SP, segunda a carta mostra... Mas acho que como o vento virou, ela deve ter retornado a situação de Frente-Fria....... Tô achando esse sistema bem interessante, ele esta sobre o Brasil desde a semana passada, ora como FF, ora como frente-estacionaria, e possivelmente como Frente-Quente nas primeiras horas da tarde sobre o estado de São Paulo.

 

E segunda a previsão o cenário primaveril vai continuar, dias frios intercalados com quentes, em um curtissímo espaço de tempo.... Convesso que acho legal, apesar de preferir um marasmo, tipo do mês passado, com máximas bem comportadas!

Link to comment
Share on other sites

Às 16h, SJC variando entre 14,3 e 14,7ºC.

 

CGE-Vila Mariana com 14,3ºC agora com vento SSW.

 

Na última hora, a chuva deu uma aumentada tanto aqui em Taubaté quanto em Campos do Jordão. Com isso, tivemos:

 

Campos do Jordão 10,1°C

 

Taubaté 14,8°C

 

É por isso que eu não acho que a frente recuou, talvez o reforço que estava na capital ?) (palpitando de maneira bem leiga).

Link to comment
Share on other sites

 

Caco, as frentes semi-estacionária, não há sobreposição de massas de ar (quente/fria), é uma frente que recua ou avança muito lentamente, dai o nome.... Ja na Frente Quente existe o avanço da massa de ar quente sobre o frio, na FF a situação é oposta.... Acredito, que houve Frente Quente nessas últimas horas sobre o estado de SP, segunda a carta mostra... Mas acho que como o vento virou, ela deve ter retornado a situação de Frente-Fria.......

 

Vlw pela ótima explicação! :hi: Aprendendo mais um pouco no BAZ!

Link to comment
Share on other sites

16h - Lages

 

Sol, céu limpo, vento minuano (SW) moderado e 9ºC.[highlight=yellow]Máxima mal passou dos 10ºC.[/highlight]

 

Mas passou ou não passou? :russian: :rofl:

 

Abs Doutor!

 

Dae, Cacoo.

 

Olha, não saiu a máxima ainda do inmet/conv. Na aut deu máxima de 10,4. Mas na hora nunca chegou a mais que 9,9. Dia muito frio apesar de ensolarado. Aí também está digno de inverno hem...

Link to comment
Share on other sites

16h - Lages

 

Sol, céu limpo, vento minuano (SW) moderado e 9ºC.[highlight=yellow]Máxima mal passou dos 10ºC.[/highlight]

 

Mas passou ou não passou? :russian: :rofl:

 

Abs Doutor!

 

Dae, Cacoo.

 

Olha, não saiu a máxima ainda do inmet/conv. Na aut deu máxima de 10,4. Mas na hora nunca chegou a mais que 9,9. Dia muito frio apesar de ensolarado. Aí também está digno de inverno hem...

 

É.., mas aqui está chuviscando!

 

Quer dizer então que Lages fez sol? Está então diferente de Curitiba! Na comparação PoAxLagesxCuritibaxSampa, Lages e PoA estão se equiparando na[highlight=yellow]dinâmica[/highlight] e Sampa e Curita idem!

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Show esssas temperaturas no sul aqui temos sub 10 com sol mais é muito dificil , o mais lindo é ver a geada começar a se formar bem cedo ! Façam muitas fotos e postem aqui amanha !

 

Aqui a chuva chegou mais forte agora tarde tanto que escureceu logo após as 17h no momento :

 

Reserva 13°C e 12mm

 

Maria da Fé 14°C 8mm

Link to comment
Share on other sites

Deram um upgrade no "Jean Charlier", heinhô, Batista? :mosking:

 

Pois é! Deu cria. Legal que agora tem 2 PWSs em Caxias.

 

Bah, essa estação de São Chico é show de bola!

 

Vero. Os dias interessantes dela serão esses de advecção. Ela está na borda sul da serra com 925 metros.

 

Só falta chegar o console novo que encomendei para colocá-la online.

Link to comment
Share on other sites

Dae, Cacoo.

 

Olha, não saiu a máxima ainda do inmet/conv. Na aut deu máxima de 10,4. Mas na hora nunca chegou a mais que 9,9. Dia muito frio apesar de ensolarado. Aí também está digno de inverno hem...

 

É.., mas aqui está chuviscando!

 

Quer dizer então que Lages fez sol? Está então diferente de Curitiba! Na comparação PoAxLagesxCuritibaxSampa, Lages e PoA estão se equiparando na[highlight=yellow]dinâmica[/highlight] e Sampa e Curita idem!

 

Abs!

 

Não concordo.

Tivemos sol desde às 15:00 - agora, céu completamente estrelado!!

 

A máxima hoje em SJP ficou nos 11,1ºC.

 

No momento temperatura em queda livre. O aero registrou 10ºC às 18h

Em minha casa (5km aero) e 906m de altitude tenho 8,3ºC.

Amanhã geada na certa :good2:

Link to comment
Share on other sites

Já batemos a menor temperatura de 2015, neste momento 11,2C°em Indaial.

 

Acabei de voltar da rua e olha, sinceramente, desde 2010 ou 2011 não vejo um inicio de noite assim gelado por aqui.

Em todos os anos anteriores quando Urupema batia os -8, São Joquim -6, Bom Jardim -7, em nenhum destes eventos nos últimos anos o frio chegou com força aqui na região do vale/nordeste catarinense, sempre ficava restrito as serras e aos pontos altos do estado.

 

Mas hoje está sendo lindo de ver, quem sabe depois de tantos anos a geada não dá as caras aqui por Indaial novamente.

Link to comment
Share on other sites

Dae, Cacoo.

 

 

 

Quer dizer então que Lages fez sol? Está então diferente de Curitiba! Na comparação PoAxLagesxCuritibaxSampa, Lages e PoA estão se equiparando na[highlight=yellow]dinâmica[/highlight] e Sampa e Curita idem!

 

Abs!

 

[highlight=yellow]Não concordo.[/highlight]

Tivemos sol desde às 15:00 - agora, céu completamente estrelado!!

 

A máxima hoje em SJP ficou nos 11,1ºC.

 

No momento temperatura em queda livre. O aero registrou 10ºC às 18h

Em minha casa (5km aero) e 906m de altitude tenho 8,3ºC.

Amanhã geada na certa :good2:

 

Bettega, fazer o quê?

 

Você tem uma opinião, eu tenho outra. Eu não te convencerei, você muito menos a mim. Então é melhor que respeitemos a opinião de cada um.

 

Eu sei. Curitiba limpou de vez. Deve dar uma bela geada por aí, especialmente onde você mora. Neste momento, a dinâmica, agora (redundância, para ficar claro), a dinâmica de Curita está mais para PoA e Lages do que para São Paulo, pois aqui continua encoberto. Entretanto, há quantas hs Curitiba ficou com dinâmica mais parecida com São Paulo do que com Poa? (cidade que foi "varrida pelo ar mais seco polar e está há BEM MAIS TEMPO com sol do que Curitiba) [highlight=yellow]É por isso que não engulo que Curitiba tenha o mesmíssimo clima de PoA (100% subtropical; ou o mesmo que Lages, o qual tem um teor de subtropicalidade maior, na minha óptica).[/highlight]

 

Mas sigamos respeitando as opiniões contrárias, para o bem do BAZ. Os outros que tomem suas próprias conclusões.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.