Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Simepar coloca pra cá entre 9C e 16C na segunda e 5C e 20C na terça-feira! Bom frio, normal, pelo que não temos visto neste ano... Aliás, tropicais 24C agora, vento norte. Vai ser uma mudança e tanto! Tivemos uma forte pancada de chuva a noite, mas a faixa de instabilidade recuou para o sul do estado.

Link to comment
Share on other sites

GFS mantendo fortemente a tendência. Boa parte do estado de São Paulo deve ter uma tarde gelada na segunda-feira, com marcas entre 10 e 12°C de forma ampla na metade sul do estado, incluindo a região metropolitana da capital. Aqui na região de Araraquara e Matão, espero algo entre 12 e 13°C. A máxima deve ocorrer de madrugada.

gqnHxIW.png

 

Pego de surpresa com essa possibilidade de uma tarde fria.

 

Para minha pessoa, tardes nubladas com 12º~13º caracterizam o melhor que o clima paulistano consegue oferecer, e mesmo essa temperatura de hoje é muito agradável perto do que nos reserva os meses de setembro e outubro.

 

Rodolfo, há alguns meses você postou um mapa do CFS com anomalias negativas em agosto sobre o centro-sul do BR. Ainda persiste essa previsão? (já que eu considero Julho como perdido).

Link to comment
Share on other sites

A Metsul deu uma instigada no face hoje:

 

EL NIÑO E INVERNO | Invernos sob El Niño, como este, tendem historicamente a ter temperatura acima da média. Isso significa ausência de frio intenso ou mesmo nada de neve? Não deixem de ler nossa coluna no jornal Correio do Povo deste domingo. (foto de São Joaquim-SC no inverno de 1957).

 

Melo, tenho pensado nisso também desde quando os craques aqui do BAZ começaram a mostrar tudo que um baziano não quer ver na véspera do inverno. Mas tenho em mente que uma ocasião ou outra pode surpreender.

Link to comment
Share on other sites

O Global das 12Z, veio muito bom para os próximos 15 dias. Seriam 3 pulsos de ar frio atingindo SP.

 

Global não bate o pé e segue insistente em anular boa parte do efeito da ASAS nesta segunda parte de Junho, o que mostra que nosso Tupanzinho (Super Computador que roda o ETA/Global) está desafiando os bilhões de doláres dos Super Computadores que rodam o GFS/CFS e ECMWF... Corajoso no mínimo!

 

Uma das MP's comentadas pelo Sergio é essa daqui a 288 horas.

 

nOILBmX.png

 

Dentro do agrupamento de Clustters [Cenários] do Global, é impressionante a constância para o cenário de MP's... Por exemplo para esta MP de 288 horas, quase 50% dos membros do modelo concordam com a solução média... O que é muito alto para um longo período de previsão!!

 

E para se ter uma idéia de como o Global não dá muita importância para ASAS, apenas 25% dos membros acreditam neste cenário.

 

CsAwtuG.png

 

Dentre os gringos (Determínsticos), GFS parece agora de fato caminhar em convergência com o Global, ainda que com discrepância temporal, mas o que importa é tendência neste caso... O pior (melhor) de tudo é que o Ensemble também começa a caminhar com o Global juntamente, o que dá sustento para a previsão determínstica do modelo americano... Enquanto que o ECMWF segue com a idéia de ASAS Clássica (em 240h).

 

rjAm9W3.png

Link to comment
Share on other sites

12Z do GFS veio excelente!!

Não coloca ASAS, e sim 2 dias com um certo aquecimento, antes da chegada de uma frente fria, por volta do dia 23/24.

 

Pela 12Z essa segunda quinzena de Junho seria tão fria por aí, que anularia as gigantescas anomalias positivas da primeira quinzena. Frio constante para a Campanha! Coisa que se tornou comum nos invernos pós 2007.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, há alguns meses você postou um mapa do CFS com anomalias negativas em agosto sobre o centro-sul do BR. Ainda persiste essa previsão? (já que eu considero Julho como perdido).

 

Parece que Julho agora será mais na média... e agosto vai ser o vilão da história...

 

CFS para Julho (cada tom de azul ou amarelo significa 0,5ºC de anomalia):

 

18EjUlM.png

 

CFS para Agosto:

 

VXzXZ9K.png

 

CFS para Setembro:

 

CiNkbBF.png

Link to comment
Share on other sites

A Metsul deu uma instigada no face hoje:

 

EL NIÑO E INVERNO | Invernos sob El Niño, como este, tendem historicamente a ter temperatura acima da média. Isso significa ausência de frio intenso ou mesmo nada de neve? Não deixem de ler nossa coluna no jornal Correio do Povo deste domingo. (foto de São Joaquim-SC no inverno de 1957).

 

Melo, tenho pensado nisso também desde quando os craques aqui do BAZ começaram a mostrar tudo que um baziano não quer ver na véspera do inverno. Mas tenho em mente que uma ocasião ou outra pode surpreender.

 

O gráfico abaixo.....

 

Well, só em tempos recentes é possível a um pesquisador independente gerá-lo.

 

Entretanto, suponho que qualquer pessoa seja capaz de entender em uma simples olhada para o mapa e para legenda apesar que eu compreendo perfeitamente alguma dificuldade com o significado da legenda.

 

Evidente que para quem "nunca" teve contato com interpretações estatísticas não compreende que nem sempre correlação tem um nexo causalidade.

 

Como exemplo:

 

Podemos dizer que o tamanho de um congestionamento está altamente correlacionado com o número de viaturas policiais presentes no congestionamento.

 

Lembrando que a causa do congestionamento (no caso) foi um acidente. E o número de viaturas é proporcional a gravidade do acidente e/ou suas consequências,

 

Tempos Interessantes

 

 

 

24278g1.png

Link to comment
Share on other sites

Tomara mesmo que não tenhamos ASAS.

 

Enfim, hoje voltou aquela inhaca observada até a última quinta feira, ou seja, tempo seco, ventos soprando do continente e sem e retorno da brisa marítima (se pelo menos tivesse isso, né?). Ainda faz 24 graus na Mooca-CGE.

 

Pela previsão postada mais cedo aqui, vamos ter uma grande montanha russa nas temperaturas, ou seja, do "calorão" que fará amanhã vamos entrar para o friozão de segunda feira.

Link to comment
Share on other sites

Melo, tenho pensado nisso também desde quando os craques aqui do BAZ começaram a mostrar tudo que um baziano não quer ver na véspera do inverno. Mas tenho em mente que uma ocasião ou outra pode surpreender.

 

O gráfico abaixo.....

 

Well, só em tempos recentes é possível a um pesquisador independente gerá-lo.

 

Entretanto, suponho que qualquer pessoa seja capaz de entender em uma simples olhada para o mapa e para legenda apesar que eu compreendo perfeitamente alguma dificuldade com o significado da legenda.

 

Evidente que para quem "nunca" teve contato com interpretações estatísticas não compreende que nem sempre correlação tem um nexo causalidade.

 

Como exemplo:

 

Podemos dizer que o tamanho de um congestionamento está altamente correlacionado com o número de viaturas policiais presentes no congestionamento.

 

Lembrando que a causa do congestionamento (no caso) foi um acidente. E o número de viaturas é proporcional a gravidade do acidente e/ou suas consequências,

 

Tempos Interessantes

 

 

 

24278g1.png

 

Perfeitamente, Mafili!

 

É sempre importante lembrar que correlação não é sinônimo de determinismo.

 

Assim, El Niño não determina neve.

 

Mas nessa mesma linha, não podemos compreender que o El Niño possa determinar o impedimento ocorrências interessantes também.

 

Felizmente ou infelizmente, a natureza sempre surpreende.

Link to comment
Share on other sites

Levei o Troy pra turistar hoje , dia bem agradavel com maximas de 20°C -21°C

Fomos a um mirante do Municipio a 1700m de altitude !

 

 

2k9DzOr.jpg

 

Ganhei! Subi num mirante a 1980 metros aqui em Monte Verde! Cheguei ontem com 7 graus e hoje fez frio o dia todo com muito sol! Fizemos uma trilha de 3 km pesada pra Pedra Partida, beleza de lugar!

Link to comment
Share on other sites

Levei o Troy pra turistar hoje , dia bem agradavel com maximas de 20°C -21°C

Fomos a um mirante do Municipio a 1700m de altitude !

 

 

http://i.imgur.com/2k9DzOr.jpg[/ig]

 

Ganhei! Subi num mirante a 1980 metros aqui em Monte Verde! Cheguei ontem com 7 graus e hoje fez frio o dia todo com muito sol! Fizemos uma trilha de 3 km pesada pra Pedra Partida, beleza de lugar!

 

Termina de esticar pra um mini enbaz kkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Levei o Troy pra turistar hoje , dia bem agradavel com maximas de 20°C -21°C

Fomos a um mirante do Municipio a 1700m de altitude !

 

 

2k9DzOr.jpg

 

Ganhei! Subi num mirante a 1980 metros aqui em Monte Verde! Cheguei ontem com 7 graus e hoje fez frio o dia todo com muito sol! Fizemos uma trilha de 3 km pesada pra Pedra Partida, beleza de lugar!

 

Quero ver fazer o Pico do Selado :laugh:

Inveja saudável de vocês ai na Mantiqueira :cray:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SJC e Jacareí, variando entre 16,6 e 19,8ºC às 22h. Pelo menos, o vento virou pra SSE.

 

Obrigado pela boa notícia :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Se aí foi pra SSE, acho que aqui poderá ir também.

 

Aliás, acho que já venta dessa direção aqui, pois sinto um vento mais fresco entrando pela janela

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SJC e Jacareí, variando entre 16,6 e 19,8ºC às 22h. Pelo menos, o vento virou pra SSE.

 

Obrigado pela boa notícia :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Se aí foi pra SSE, acho que aqui poderá ir também.

 

Aliás, acho que já venta dessa direção aqui, pois sinto um vento mais fresco entrando pela janela

 

Daniel infelizmente continuamos com vento Norte na capital ...

Link to comment
Share on other sites

O GLOBAL FOI MUITO BOM, 12Z, O EUROPEU SEGUE A MESMA LINHA E O GFS TBÉM, FICO CONTENTE QUE NINGUÉM ACREDITE NELE, POIS TEM SIDO O MELHOR PARA DEPOIS DE 5 DIAS, SABENDO ENTENDER.

 

O RAFAEL LEMBRA DIREITO QUE FALEI PARA ELE.

 

ESTÁ SE DESENHANDO UMA SOLUÇÃO MUITO MELHOR QUE A ENCOMENDA.

 

RISCO DE UMA PARAGUAIA ENTRE 5/7 HORAS DE SEGUNDA.

 

O QUE A METSUL IRÁ FALAR É SOBRE AS NEVASCAS EM EL-NINO, LEMBRANDO A DE 57 E 65 E POTENTES ONDAS DE FRIO NESTE TIPO DE CENÁRIO, ALGO QUE JÁ FALAVA EM MARÇO.

Link to comment
Share on other sites

INMET ratificou a Máxima de 27,4ºC no Mirante na Leitura das 0UTC

 

-------------------------------------------------------------------------------------

 

Amanhã condições pré-frontais em São Paulo com muito vento (mais que hoje teoricamente), com rajadas que podem chegar a 60km/h.

 

4inW9OV.png

 

Projeção do BRAMS de Alta Resolução, mostra a Frente Fria chegando (de novo) na manhã da segunda-feira que deverá ser chuvosa (convergência de todos os modelos para isso). A máxima da segunda consequentemente será registrada pela madrugada ou manhã.

 

A terça-feira se desenha para ser um dia nublado e podendo ter a tarde mais fria do ano!!

 

Vamos acompanhando...

 

hUoyA3l.png

Link to comment
Share on other sites

Logo que o PFfilho falou dos ventos SSE em SJC fui ver no Wunderground como que estavam os ventos no aero de Congonhas (que fica na zona sul) e lá reportava norte também.

Realmente estranho já que tanto SBC quanto congonhas ficam mais próximas do mar do que Penha, Tatuapé...

 

Assim como o BRAMS, o GFS mostra chances nulas de chuvas amanhã no leste paulista ainda.

Link to comment
Share on other sites

Quero ver o q vou pegar no PNI pela manhã. Alguém tem alguma idéia?

 

Pelos modelos:

 

O Ar estará bem Seco para baixas as temperaturas e manter o céu limpo...

 

N1BGZoo.png

 

.... Porém parece que vai ventar nas projeções de modelo (efeitos pré-frontais).

 

Acredito numa manhã fria (sensação mais aguçada pelo vento também), mas sem expectativa para negativas e/ou geadas... Mas PNI é um lugar aonde o improvável pode acontecer né... Veremos se você tem sorte Troy!

 

tSU58Dy.png

 

 

Agora no PNI/Furnas: 6.8ºC e ventos de SSE a 8km/h

Link to comment
Share on other sites

O GLOBAL FOI MUITO BOM, 12Z, O EUROPEU SEGUE A MESMA LINHA E O GFS TBÉM, FICO CONTENTE QUE NINGUÉM ACREDITE NELE, POIS TEM SIDO O MELHOR PARA DEPOIS DE 5 DIAS, SABENDO ENTENDER.

 

RISCO DE UMA PARAGUAIA ENTRE 5/7 HORAS DE SEGUNDA.

 

 

Modelo Global se firmando cada vez mais como um bom modelo de previsão... Tupanzinho vai mostrando serviço...

 

Me lembro de outras situações em que o modelo se saiu bem, na frente de GFS e ECMWF... Uma das que eu mais destaco foi a quebra da ASAS de Fevereiro de 2014... Foi o primeiro modelo a enxergar isto!

 

Em relação a paraguaia, realmente, pode sair melhor que a encomenda...

 

H0o1sb0.png

Link to comment
Share on other sites

Modelo Global se firmando cada vez mais como um bom modelo de previsão... Tupanzinho vai mostrando serviço...

 

Me lembro de outras situações em que o modelo se saiu bem, na frente de GFS e ECMWF... Uma das que eu mais destaco foi a quebra da ASAS de Fevereiro de 2014... Foi o primeiro modelo a enxergar isto!

 

Muito bem lembrado Rodolfo !!!

 

viewtopic.php?f=133&t=15438&start=3200#p411923

 

viewtopic.php?f=133&t=15495&start=100#p412103

Link to comment
Share on other sites

Modelo Global se firmando cada vez mais como um bom modelo de previsão... Tupanzinho vai mostrando serviço...

 

Me lembro de outras situações em que o modelo se saiu bem, na frente de GFS e ECMWF... Uma das que eu mais destaco foi a quebra da ASAS de Fevereiro de 2014... Foi o primeiro modelo a enxergar isto!

 

Muito bem lembrado Rodolfo !!!

 

viewtopic.php?f=133&t=15438&start=3200#p411923

 

viewtopic.php?f=133&t=15495&start=100#p412103

 

 

Valeu Daniel!! Gostei de relembrar... Lembro da emoção na época, quando o Global mostrava essa quebra :sarcastic: :sarcastic:

 

Abaixo, tem um comentário do sumido Maurício Schwartz, que não me deixa mentir, que o Global é baum!

 

por Mauricio Schwartz » 02 fev 2014, 00:18

 

Rodolfo, e olha que esse Global não é ruim não... Foi nele que comecei a ver os primeiros indícios da bomba de julho do ano passado [2013], se não me engano até 12 dias antes... É torcer!!!

Link to comment
Share on other sites

Hoje o quadro de sol, calor e tempo seco voltou para a cidade do Rio após a trégua da sexta feira nublada e mais fresca, aqui na zona norte tive mínima hoje de 21,8°C e máxima de 30,2°C com muito sol durante todo o dia e já foi possível notar o retorno da camada marrom de poluentes no horizonte(porém não tão intensa como estava até quinta feira, os ventos e a garoa de sexta conseguiram limpar um pouquinho) , agora a noite segue de céu limpo e temperatura alta para a época e o horário com 23,9°C, pela cidade termômetros entre 20 e 25°C, o domingo deverá continuar com sol e o calor aumenta, agora graças ao pré frontal, ao que tudo indica no fim da segunda feira esse padrão quente e seco acaba por um longo tempo, gostei bastante do que vi para essa segunda quinzena de junho mesmo aqui no Rio, parece que enfim teremos os primeiros dias de frio!

Link to comment
Share on other sites

Realmente, vocês estão apresentando provas de que o Global pode estar certo no meio de tantos "gigantes" que preveem cenários

distintos.

 

Certo mesmo é que a tarde mais fria do ano (até o momento) se aproxima. Tem data marcada: Terça-feira, dia 16/06. Vou torcer

por uma quantidade boa de chuva também.

 

No momento, céu claro e 14,3C

Link to comment
Share on other sites

Levei o Troy pra turistar hoje , dia bem agradavel com maximas de 20°C -21°C

Fomos a um mirante do Municipio a 1700m de altitude !

 

 

http://i.imgur.com/2k9DzOr.jpg[/ig]

 

Ganhei! Subi num mirante a 1980 metros aqui em Monte Verde! Cheguei ontem com 7 graus e hoje fez frio o dia todo com muito sol! Fizemos uma trilha de 3 km pesada pra Pedra Partida, beleza de lugar!

 

Termina de esticar pra um mini enbaz kkkkkkkkkk

 

 

eheheh nem vai rolar, MV é bem longe de MDF! Bora armar um encontro baziano no sudeste lá em Itamonte, com ida ao PNI!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.