Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

Uma cidade em Santa Catarina que tem se destacado pelas máximas bem baixas que eu tenho notado é Ituporanga, que fica no alto vale do itajaí, próximo a Rio do Sul.

 

Não tenho informações sobre as minímas, mas as máximas são ótimas.

 

Hoje a máxima não passou de 12C° por lá.

 

Em termos de máximas em SC..S Joaquim..mas a estação do Inmet é imbatível....no RS Ausentes Inmet e no PR Inácio Martins.....que ultimamente vem levando pau de S Mateus do Sul na media mensal...

 

Perfeito Carlos, mas o que chama atenção é que a cidade não é de altitude, está situada a 350 metro de altitude.

 

Acredito que na média geral possa ficar atrás de várias cidades, mas eu venho acompanhando-a pela automática do Inmet e percebi que ela tem máximas bem baixas.

 

No final de maio, quando várias cidades do vale estavam com máxima entre 19/21C lá estava oscilando entre 13/15C°, igualmente com as cidades de altitude, como SJ, Ausentes, BJ.

===

 

Você conseguiria ver qual é a média desta cidade em JJA ?

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bruno aqui essa MP adentrou totalmente hj só...mas veja que interessante:

 

Hoje cedo o Bradador registrou 5 graus...enquanto aqui estava 16 e na serra Dona Francisca estava com 10... Ou seja, mais homogênea que agora...

 

Mas como foi tiro curto, perdeu consistencia e aconteceu o que escrevi no outro post...e outro detalhe: ventos do quadrante norte no Bradador já durante a manhã, indicando que a adveccao ocorreu lá por cima durante a madrugada/parte da manhã.

 

Perfeita análise. Isso aí!

Link to comment
Share on other sites

Tomara que este ano tenhamos uma sub - 10 . Não importa onde, mas temos que ter!

 

Me tirem uma dúvida, o primeiro dia de inverno, é o dia que menos se recebe luz do sol certo?

Deveria então ser o dia mais frio do ano?(sem influência de massas polares ou quente e frente frias)

 

Não, porque a atmosfera demora pra reagir. Até final de julho, os dias ficam até mais longos, mas a atm ainda perde mais calor do q ganha.

E sobre os oceanos, pode aumentar em 1 mês esse delay.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, apenas por curiosidade, Catanduva é mais quente? 83676.

Descobri que ela tem o slogan de Capital Nacional dos Ventiladores. :heat: :rofl:

 

Médias das temperaturas mínimas e das máximas de algumas das cidades mais quentes de SP

 

:shok:

 

Nossa não imaginava tanto calor! Algumas parecem que ter duas estações. Uma de Setembro a Abril, outra de Maio a Agosto.

 

Eu achava que a mais quente era São José do Rio Preto. Será que errei? Agora não sei de cidades não monitoradas.

 

Obrigado, depois só confirme se SJRP é a mais quente mesmo. Ou se é a mais quente monitorada.

 

Eu acho que a cidade mais quente do Estado de SP é a pequena Presidente Epitácio , mas suspeito que ela não tenha estação meteorológica ....

Link to comment
Share on other sites

Nossa não imaginava tanto calor! Algumas parecem que ter duas estações. Uma de Setembro a Abril, outra de Maio a Agosto.

Eu achava que a mais quente era São José do Rio Preto. Será que errei? Agora não sei de cidades não monitoradas.

Obrigado, depois só confirme se SJRP é a mais quente mesmo. Ou se é a mais quente monitorada.

Eu acho que a cidade mais quente do Estado de SP é a pequena Presidente Epitácio , mas suspeito que ela não tenha estação meteorológica ....

Caras que conhecem melhor o clima do interior paulista, como o Vinicius, poderiam opinar.

 

Eu acho que, entre as cidades grandes, a mais quente é São José do Rio Preto mesmo.

 

Mas, se você olhar no mapa verá, como eu disse, que todas elas estão bem no oeste, NO e N do estado, ou seja, não muito longe de MS, GO...

 

Mas esse calor, principalmente no verão, não é direto.

Elas podem ter vários dias chuvosos, nublados e amenos no verão, que o pessoal costuma chamar de invernada.

Podem ser afetadas por ZCAS, por exemplo, além das frequentes chuvas convectivas.

 

Pelas médias, pode-se imaginar calor direto por meses a fio.

Mas não é assim.

 

Outra coisa: nas estações do INMET, convencionais e automáticas, temperaturas de 39, 40°C ou mais não são frequentes.

Normalmente, as máximas ficam nos 36, 37, 38°C (No máximo).

 

Além disso, todas elas podem registrar mínimas próximas e até abaixo de zero em grandes MPs continentais.

Link to comment
Share on other sites

Uma cidade em Santa Catarina que tem se destacado pelas máximas bem baixas que eu tenho notado é Ituporanga, que fica no alto vale do itajaí, próximo a Rio do Sul.

 

Não tenho informações sobre as minímas, mas as máximas são ótimas.

 

Hoje a máxima não passou de 12C° por lá.

 

 

15,0 E 9,1 HOJE LÁ.

Link to comment
Share on other sites

Uma cidade em Santa Catarina que tem se destacado pelas máximas bem baixas que eu tenho notado é Ituporanga, que fica no alto vale do itajaí, próximo a Rio do Sul.

 

Não tenho informações sobre as minímas, mas as máximas são ótimas.

 

Hoje a máxima não passou de 12C° por lá.

 

 

15,0 E 9,1 HOJE LÁ.

 

Exato coutinho, a máxima se deu a 00:00 com 15C°, logo depois começou a despencar, durante a tarde não passou dos 12C°

 

Igualmente aqui em Indaial, que a máxima também se deu a 00:00 com 18,6C° e durante o período da manha e tarde oscilou entre 14/15C°

Link to comment
Share on other sites

Instalei uma estação em São Francisco de Paula (925 metros) que ainda não está online por problemas na Placa Mãe do Console.

 

Eis a bixinha

 

Bruno, São chico deve registrar belas temperaturas no inverno.

 

Passei os feriados de páscoa em canela/gramado entre 2010 e 2014 e em 2 anos dei um pulo até são francisco de paula, talvez possa ser coincidência, mas o fim de tarde era sempre bem mais gelado do que em gramado/canela.

 

Em fortes MP's dependendo o local, deve passar longe das mínimas de canela/gramado.

 

Bela iniciativa, parabéns!

Link to comment
Share on other sites

Tendências do CFS para os próximos 30-40 Dias (Corrida Unica de Hoje):

 

Próximos 5 Dias: A Incursão que já é amplamente discutida aqui:

 

GgnLm6x.gif

 

Próximos 5-10 Dias: Começo de Padrão de ASAS

 

T7XwbU8.gif

 

10-15 Dias: Padrão ASAS novamente

 

7gSzhoR.gif

 

15-20 Dias: ASAS predominando (nova incursão começando a ganhar força na Argentina):

 

ht380I3.gif

 

20-25 Dias (Começo de Julho): Nova Incursão Polar

 

qgqcp4r.gif

 

25-30 Dias: MP Marítima

 

5t6PTIL.gif

 

30-35 Dias: Novo Padrão de ASAS

 

3w8WBN6.gif

 

35-40 Dias (Começo da Segunda Quinzena de Julho) Começo de Nova Incursão Polar

 

b0ZURTG.gif

Link to comment
Share on other sites

Instalei uma estação em São Francisco de Paula (925 metros) que ainda não está online por problemas na Placa Mãe do Console.

 

Eis a bixinha

 

 

E agora o registro da máxima 11,3C às 14:54

 

Sensacional! Um baziano que definitivamente não é teórico de sófá!! Tomara que essa estação arrebente!

Parabéns Bruno! Acha que tem conserto a placa mãe? Aqui no centro de SP há caras que consertam placa mãe de pc e cobram barato.

Link to comment
Share on other sites

GFS e ECMWF (Ensemble) seguem o CFS e projetam ASAS daqui a 10 Dias...

 

Já o Global vai na contra-mão... Como dito pelo Coutinho, foi um dos primeiros a pegar a atual MP... Vamos vê se ele acerta de novo!

 

sQLCTba.png

 

 

Grande teste para o Global, Rodolfo.

 

Perfeitas as suas colocações. Só acrescento mais uma saída (a última 12Z) mostrando como o CFS está rodada após rodada impressionantemente estável e confiante no cenário de junho terminar de forma melancólica no Cone Sul. Com o epicentro da tragédia bem sobre o Sul do Brasil.

 

Captura%20de%20Tela%202015-06-12%20agraves%2019.57.17_zpskitxdflr.png

 

Veremos a disputa:

 

Neste momento temos o trio GFS. Europeu e CFS versus Global, Mbar e CMC.

 

Grande disputa a caminho.

Link to comment
Share on other sites

[blur=blue][/blur]

Caramba, Herval matando a pau! 2,9 agora, isso no alto de um poste! Aqui, 6,7 na Welp. Vamos ver até quanto chega meu cavalo paraguaio!

Boa máxima hoje no Morro das Antenas, 11,2ºC, mesma máxima de São Chico.

 

Pois é. Faz 2,5ºC. Ta certo que não é Urupema nem o PNI, mas ta fazendo bonito.

 

Aqui em Pelotas faz 6ºC.

Link to comment
Share on other sites

[blur=blue][/blur]
Caramba, Herval matando a pau! 2,9 agora, isso no alto de um poste! Aqui, 6,7 na Welp. Vamos ver até quanto chega meu cavalo paraguaio!

Boa máxima hoje no Morro das Antenas, 11,2ºC, mesma máxima de São Chico.

 

Pois é. Faz 2,5ºC. Ta certo que não é Urupema nem o PNI, mas ta fazendo bonito.

 

Aqui em Pelotas faz 6ºC.

 

Pelotas tem um belíssimo inverno, mas é pouco valorizado aqui no BAZ pq não tem extremos. Tem médias de 13,0C, 11,9C e 13,0C para junho, julho e agosto, respectivamente.

 

Da mesma forma, o seu verão sofre preconceitos. Pelotas e Porto Alegre (embora num grau um pouco mais baixo) sofrem com eventos de calor extremo, mas não são a regra. Longe de ser a regra. Pelotas tem média de janeiro de 22,9C. Em fevereiro é de 22,6C.

Link to comment
Share on other sites

 

Eu acho que a cidade mais quente do Estado de SP é a pequena Presidente Epitácio , mas suspeito que ela não tenha estação meteorológica ....

 

Próximo a Pres. Epitácio tem a estação de Bataguassu-MS. Mas acredito que a cidade mais quente do estado fica na região de Santa Fé do Sul e Jales. Indiaporã, na divisa com Minas e próximo a Jales e Fernandópolis registrou as maiores temperaturas do estado na onda de calor de outubro de 2014:

14/10: 40,1

15/10: 41,7

16/10: 42,5

17/10: 42,9

18/10: 42,4

19/10: 40,9

 

Indiaporã, Populina e Mesópolis com certeza figuram entre as mais quentes do estado.

Link to comment
Share on other sites

 

Grande teste para o Global, Rodolfo.

 

Perfeitas as suas colocações. Só acrescento mais uma saída (a última 12Z) mostrando como o CFS está rodada após rodada impressionantemente estável e confiante no cenário de junho terminar de forma melancólica no Cone Sul. Com o epicentro da tragédia bem sobre o Sul do Brasil.

 

Captura%20de%20Tela%202015-06-12%20agraves%2019.57.17_zpskitxdflr.png

 

Veremos a disputa:

 

Neste momento temos o trio GFS. Europeu e CFS versus Global, Mbar e CMC.

 

Grande disputa a caminho.

 

Caio, acho que vc não está percebendo que o CFS mostra uma anomalia de +1,5C para a maior parte do sul para o fechamento de junho. Para isso ocorrer, faltando 18 dias para o encerramento do mês, terá que esfriar, pois hj estamos com +4C.

Link to comment
Share on other sites

[blur=blue][/blur]
Caramba, Herval matando a pau! 2,9 agora, isso no alto de um poste! Aqui, 6,7 na Welp. Vamos ver até quanto chega meu cavalo paraguaio!

Boa máxima hoje no Morro das Antenas, 11,2ºC, mesma máxima de São Chico.

 

Pois é. Faz 2,5ºC. Ta certo que não é Urupema nem o PNI, mas ta fazendo bonito.

 

Aqui em Pelotas faz 6ºC.

 

Pelotas tem um belíssimo inverno, mas é pouco valorizado aqui no BAZ pq não tem extremos. Tem médias de 13,0C, 11,9C e 13,0C para junho, julho e agosto, respectivamente.

 

Da mesma forma, o seu verão sofre preconceitos. Pelotas e Porto Alegre (embora num grau um pouco mais baixo) sofrem com eventos de calor extremo, mas não são a regra. Longe de ser a regra. Pelotas tem média de janeiro de 22,9C. Em fevereiro é de 22,6C.

 

Um pouco mesmo, Bruno.hehe na verdade a metade sul do RS de uma maneira geral. É uma ideia instalar uma outra estação na região de Herval. Lá na faculdade até temos umas davis e algumas mini estações de mão, mas não sei se teria autorização pra instalar em outro local fora de Pelotas.

 

Realmente o inverno de Pelotas é bom e o verão não é tão cruel como dizem.

 

Herval tem 1,4ºC e Pelotas apenas 4ºC.

Link to comment
Share on other sites

É realmente difícil crer num inverno bom com as águas da nossa costa e do Pacífico Equatorial com tamanha anomalia positiva...[attachment=0]anomalia.png[/attachment]

E também é interessante notar o efeito que as águas quentes do Atlântico podem ter sobre o Sul do Brasil. A maior prova do efeito dessas águas aquecidas está em Tramandaí. Às 23 h o INMET tinha HORRÍVEIS 13,2°. E está praticamente estancado em 13° a horas. Motivo? Vento NE, por vezes NNE. Todo o resto do RS abaixo de 10°. Mostardas surpreendentemente com 8,6° apesar de estar com o mesmo vento, mas possivelmente águas mais frias, como mostra o mapa.

 

Aqui tenho 9,8° e sem vento algum. Coisa bonita ver o aparelho em um dígito.

Link to comment
Share on other sites

Bendito ar seco!! Temperatura segue caindo perfeitamente, madrugada vai ser incrível com esse céu completamente limpo.. Agora 18.1 aqui na baixada, comparado a ontem no mesmo horário 0,9ºC a menos! A chance dos 15,X amanhã é grande ! :vampire:

 

Observação: minha estação já tem mais de 23mil acessos desde o dia 01/06, recorde. :mrgreen:

 

LBHaIDTl.png

 

Th8ioWA.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pelotas teve incríveis -3° na onda de frio do final de junho de 1996.

 

É relativo. Na 61-90, Pelotas tem menos negativas, e minima absoluta igual a Urussanga, uma cidade 460 km a Nordeste!! E com 3° de latitude a menos!! Na mínima histórica é maior.

 

Para a posição que está, é inegável que é um extremo ruim. O forte mesmo são as médias.

 

Tenho 13°C agora, muito agradável.

Link to comment
Share on other sites

Pelotas tem um belíssimo inverno, mas é pouco valorizado aqui no BAZ pq não tem extremos. Tem médias de 13,0C, 11,9C e 13,0C para junho, julho e agosto, respectivamente.

Pelotas teve incríveis -3° na onda de frio do final de junho de 1996.

 

Nem precisa ir a 1996. Em Junho de 2012 chegou a -3. Em Julho de 2013 no aeroporto fez -2.

 

A menor foi em 1920 com -5,2.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui além das nuvens baixas que encobrem totalmente o céu, temos também névoa úmida. Quem sabe role um nevoeiro nessa próxima madrugada (já que a tendência é do tempo estabilizar).

Faz 17 graus na Mooca-CGE.

 

Em vez de uma ASAS duradoura, o GFS 18z mostra uma MP mais continental mais ou menos por volta das 300 horas, ou seja, praticamente no mesmo dia em que o Global também sugere também um MP (comentado pelo Rodolfo mais cedo). Quem sabe isso seja um sinal de que o Global está no caminho certo e o GFS começa a obedecê-lo.

Link to comment
Share on other sites

Pensando e aproveitando a grade de curto prazo duas considerações:

 

- O GFS intensificou um pouco mais esta nova erupção de domingo, com ambos GFS e CMC colocando o amanhecer de terça muito gelado, -5/-6/-7 possível na serra. Negativas e geada ampla entre RS, SC e PR.

 

- Outra erupção começa a ganhar força na quinta próxima. Mantendo a semana com boa sensação de frio.

 

Mas a erupção na segunda metade da semana tende a rapidamente alimentar o ASAS. Que segundo o Europeu e CFS tende a ser forte e duradouro. Se realmente for, alta chance de 20 dias acima e 10 abaixo da média neste junho.

Link to comment
Share on other sites

Diariamente venho atualizando a tendência do CFS e vocês podem acompanhar a impressionante estabilidade do modelo a respeito do que vem ocorrendo neste mês.

 

Após esta semana fria e abaixo da média, que em SC começou nesta sexta 12/06, o modelo segue muito fiel a idéia do retorno das anomalias positivas no Cone Sul pelo restante do mês. Muito possivelmente apostando no retorno do ASAS indicado insistentemente também pelo Europeu.

 

 

Anomalia de 18/06 a 28/06

 

image_zpslifznmby.jpg

 

 

Anomalia de 23/06 a 03/07:

 

image_zpsdmhegwza.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.