Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Segue abaixo os extremos da cidade de Santos SP, estação da Cetesb. Acredito que esteja uns 3 graus acima do normal.Faz 35,6 no momento

 

Ai eu pergunto, isso é vida?! :dash1: :dash1: :dash1:

 

Frost...se eu morasse lá e tivesse de folga....estaria na praia no mar.....e estaria curtindo ....e 36 graus com 28%.....não é tão ruim.....acho que é melhor que 28 graus que 90%

 

Essa é a parte em que a coisa se torna impossível pra mim, com essa cor de leite azedo :laugh:

Santos só o calçadão é bonito (e o fato de a areia da praia ir longe), mas o mar é sujo, sem onda, e a região é abafada

Link to comment
Share on other sites

O que tava ruim, piorou. Pelo sexto dia seguido, as temperaturas superam a casa dos 30°C aqui no Rio. Hoje, piorou: faz 35,7°C na zona oeste da cidade(Guaratiba), o que salvo engano, é bem perto do recorde histórico para junho. Aqui na zona norte, menos pior, mas também quente: 32,3°C no momento após mínima de 21,4°C aqui em casa. Na zona sul(Jardim Botânico), chegou a rolar mínima de 24,2°C.A URA já chega a casa dos 25% e o horizonte é marrom tamanha a concentração de poluição. Está nojento o tempo aqui nos últimos dias.

 

Tá bravo aí mesmo em Breno! :heat:

Por aqui está bemmm mais tranquilo, mínima de 12.0C e máxima de 27.9C com sol forte, bem seco também.

Agora faz 22.2C e a queda parece que hoje será mais lenta. Venta fraco.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Números, números...

 

São Simão-SP, Médias das máximas, normal 1961-1990 (INMET)

 

Aldo, apenas por curiosidade, Catanduva é mais quente? 83676.

 

Descobri que ela tem o slogan de Capital Nacional dos Ventiladores. :heat: :rofl:

 

Existem trabalhos mostrando um comportamento interessante para a cidade de Catanduva (e algumas outras cidades, baseado nos dados do INMET) com relação as máximas:

 

Obregon & Marengo (2007) "Caracterização do Clima no século XX no Brasil: tendências de chuvas e temperaturas médias extremas".

 

291g5dx.jpg

Link to comment
Share on other sites

E vamos aos dados deste 11/06 que, espero, seja o último dia de calor dentro de muitos... Hoje senti muito calor, mesmo!

 

Jacareí 10,9 / 28,4ºC

Vista Verde - São José dos Campos 12,3* / 27,9ºC (*estação sem dados durante muitas horas no final da madrugada, então a mínima é possivelmente menor)

Monte Castelo - São José dos Campos 12,8/ 28,1ºC

Jardim Satélite - São José dos Campos 13,0 / 27,5ºC

 

Santana de Parnaíba 9,3 / 26,6ºC

Capela do Socorro - São Paulo 9,5 / 27,6ºC

Perus - São Paulo 12,6 / 26,7ºC

Butantã - São Paulo 12,6 / 27,5ºC

Itaquera - São Paulo 12,8 / 27,1ºC

Parelheiros - São Paulo 13,1 / 26,0ºC

Ibirapuera - São Paulo 13,9 / 25,9ºC

Pimentas - Guarulhos 14,7 / 26,5ºC

Carapicuíba 15,0 / 26,4ºC

Pinheiros 15,0 / 27,6ºC

Paço Municipal - Guarulhos 15,5 / 26,4ºC

Vila Prudente - São Paulo 15,7 /27,1ºC

Baeta Neves - São Bernardo do Campo 16,4 / 27,0ºC

Ponte dos Remédios - São Paulo 16,6 / 27,2ºC

Santo Amaro - São Paulo 16,7 / 26,2ºC

Vila Mariana - São Paulo 16,8 / 26,5ºC

Freguesia do Ó - São Paulo 16,8 / 28,6ºC

Mooca - São Paulo 16,8 / 26,8ºC

Tremembé - São Paulo 16,9 / 28,7ºC

Campo Grande/Interlagos - São Paulo 17,0 / 27,0ºC

Consolação/Sé - São Paulo 17,8 / 26,7ºC

Link to comment
Share on other sites

E vejam quem volta pra festa com toda a força já no final da próxima semana: ASAS!

 

image_zpsqqgrqyd4.jpg

 

Praticamente consenso a médio-longo prazo.

 

Perfeito Caio. Sigo com esta tendência também...

 

Alto consenso em modelos Ensemble agora para daqui a 10-15 dias... Janela de Frio que irá começar no sul tende a durar 1 semana aproximadamente.

 

Já no final do mês de Junho, tende a voltar as anomalias positivas com a nova provável ASAS... GFS-CMC Ensembles mostram isso hoje em suas médias.

 

FF7MJP9.png

wk5zOTG.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Se a ASAS ficar a 35S não é ASAS, pelo menos daquelas que nós conhecemos como malditas. Ela traria frio noturno forte para as Serras do Sul! ASAS MARDITA mesma é quando ela sobre pra 25-26S.

 

É isso mesmo, Zé! Na verdade, essa ASAS projetada pelo modelo que o Caio mostrou é até benéfica para todo o leste das regiões Sul e Sudeste.

 

O problema é quando ela se aproxima demais do continente e a subsidência se intensifica, gerando aquele bloqueio quente em 500hpa como vimos no verão passado. Aí os ventos correrão com força o continente e levarão ar quente do Norte diretamente para o Sul do país, trazendo esse calorão que vocês sentiram nos últimos dias.

 

A julgar pela tendência dos modelos, creio que o CFS esteja superestimando as anomalias no Centro-sul este mês. Pode até terminar acima da média em boa parte, mas não será tão acima.

Link to comment
Share on other sites

Dá pra ver claramente que o GFS e o ECMWF Determínsticos (2 de cima), discordam dos Ensembles (2 de baixo) respectivos em 240 horas...

 

Ensembles (na média) apostam numa ASAS mais clássica, enquanto os determínsticos numa MP Marítima... E para botar uma interrogação, o Global (Ensemble) discorda dos Ensembles do GFS-ECMWF...

 

Qual a diferença do Determinístico para o Ensemble??

 

É que o determínstico é como se fosse um tiro num alvo... Pode acertar (eu estando mais perto), como não pode (eu estando mais longe)... Já o Ensemble é UMA MÉDIA de 20 Membros (do GFS) e 50 (ECMWF)... 20-50 simulações com condições levemente diferentes na mesma rodada... Mostrando cenários possíveis... Qual será que eu confiaria mais a longo prazo?? A média, o determínstico, uma média dos dois??

 

Meteorologista sofre pra fazer previsão hahahaa

 

Vamos acompanhando...

 

v0FL0ls.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Posso responder?

Sim, é mais quente. Mas é mais atingida por ondas de frio continentais.

Claro que sim. :good: Dados? Porque não conheço direito!

O meu interesse seria maior nos meses de calor, suponho de Setembro a Abril. Porque é inverno, é inverno... Para ser quente, não precisa ser o ano inteiro! O mesmo é válido para o frio.

Moretão, hoje não vai dar, ainda vou ter que sair.

Amanhã ou depois (Vai depender o trabalho que vai dar :laugh: ) posto médias de algumas cidades paulistas.

O problema é que os dados do INMET vão ser da normal 1961-1990 (40 anos atrás :mosking: ).

Daria para a calcular as normais 1981-2010 mas é muuuiiito trabalho.

 

Os dados do CIIAGRO são mais recentes mas os que estão disponíveis (Até 2015) geralmente não completam 30 anos.

Mas dá para ter uma boa idéia.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Meteorologista sofre pra fazer previsão hahahaa

 

E olha como sofre....

 

Esse é o Global do INPE, só que desmembrado em Clusters [Cenários] (a solução do modelo é uma média deles ou então é usado o membro do controle)... Vejam como cada um dos clusters projeta um cenário diferente... Um projeta a MP igual do ECMWF... Outro projeta uma nova erupção polar sem ciclone... Outro projeta com ciclone... Outro projeta ASAS...

 

E reparem no número de membros... Cada Cluster tem a mesma quantidade de membros... Ou seja, qualquer um dos cenários teria a mesma probabilidade de acontecer...

 

Portanto a solução do Global hoje para 240h tem BAIXA CONFIANÇA dentro do próprio modelo... Pois qualquer um dos 4 cenários tem a mesma chance de acontecer!

 

E como dito, o Ensemble Global discorda com os Ensembles GFS-ECMWF (mostram a ASAS em 240h)... E eu confio em qual?? No Global outlier mas que tem vários cenários dentro do Ensemble... Ou no GFS-ECMWF que tem médias consolidadas para ASAS... E os determínisticos que mostram outros cenários??

 

Complicado fazer uma previsão...

 

MNDwrPA.png

Link to comment
Share on other sites

Sufocantes 22-23ºC em SP ainda. Jacareí/SJC entre 17 e 21ºC.

 

SP com temperaturas entre 16,9 e 23 graus ...não se generaliza uma metrópole com 12 milhões de pessoas , 1500 km quadrados e seus 77 micro climas e altitude em sua área urbana entre 720 e 1000 mts :good:

 

Micro Climas de São Paulo e RMSP agora:

 

Vila Mariana: 22,5ºC

 

aazqHBI.png

 

São Mateus (Zona Leste): 16,9ºC

 

x4DthcO.png

 

Santana do Paranaíba: 14,6ºC

 

nC5SeWA.png

Link to comment
Share on other sites

Sufocantes 22-23ºC em SP ainda. Jacareí/SJC entre 17 e 21ºC.

 

SP com temperaturas entre 16,9 e 23 graus ...não se generaliza uma metrópole com 12 milhões de pessoas , 1500 km quadrados e seus 77 micro climas e altitude em sua área urbana entre 720 e 1000 mts :good:

 

De fato, então corrigindo... 23 graus aqui na região da Paulista e Vila Mariana. :cray:

Link to comment
Share on other sites

Na cidade do Rio temos entre 19 e 27°C no momento, a depender da região da cidade. Aqui em casa faz 26,3°C, após máxima de 32,4°C(no INMET até 34,5°C, na Geo-Rio 35,7°C). No entanto, não acho errôneo quando alguém fala "no momento em São Paulo faz tantos graus" ou "no Rio está tantos graus" referindo-se à temperatura das áreas mais centrais e densas dessas cidades. Ok que a temperatura pode ser muito diferente n'outro canto, mas fica dificil muitas vezes pesquisar, ter acesso e publicar os valores de todas as regiões de metrópoles gigantes assim.

Link to comment
Share on other sites

Ao andar na rua por aqui no meu bairro chega a parecer até uma noite de verão por causa da temperatura mais alta. Céu limpíssimo e 22c na Mooca CGE.

Achava que em noites de pré frontal (como a de hoje) essas disparidades de temperaturas entre um bairro densamente urbanizado e outro quase sem nenhuma urbanização não existiam

Link to comment
Share on other sites

Por aqui sem MP 5,6°C , plim plim deu chance de chuva amanha e as maximas caem um pouco devemos ter um dia mais nublado !

 

 

Inacreditável a diferença pra Gonçalves! Simplesmente algo a ser estudado. Acho que a Vila Inglesa também deve estar tomando pau de MDF.

 

Microclimas animais:

 

04,8oC Reserva

13,5oC no Inmet de CDJ

10,4oC Monte Verde

13,7oC Gonçalves

14,0oC Bocaina

Link to comment
Share on other sites

Por aqui sem MP 5,6°C , plim plim deu chance de chuva amanha e as maximas caem um pouco devemos ter um dia mais nublado !

 

 

Inacreditável a diferença pra Gonçalves! Simplesmente algo a ser estudado. Acho que a Vila Inglesa também deve estar tomando pau de MDF.

 

Microclimas animais:

 

04,8oC Reserva

13,5oC no Inmet de CDJ

10,4oC Monte Verde

13,7oC Gonçalves

14,0oC Bocaina

 

 

Sim Caio muita diferença INMET perto dos 8°C em casa 6,6°C estou tentando achar fotos de la , eu achando posto aqui , Reserva ta intrometida no Estaçoes Charlier em meio as cidades do sul que estao com efeitos da chegada da MP kkkkkk

 

Boa noite, pessoal quem adm o site http://estacoes.charlier.com.br/ ? Queria pedir pra add a minha estação http://classic.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMATOGRO8#history se possível.. :roll:

 

Eu pedi pro Reade ele disse que tinha colocado só nao apareceu , mandei msg pra ele denovo , até o momento sem resposta isso a 3 dias atras !

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal quem adm o site http://estacoes.charlier.com.br/ ? Queria pedir pra add a minha estação http://classic.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMATOGRO8#history se possível.. :roll:

 

Eu pedi pro Reade ele disse que tinha colocado só nao apareceu , mandei msg pra ele denovo , até o momento sem resposta isso a 3 dias atras !

 

Valeu Will.. :good:

Link to comment
Share on other sites

Vejos muitos falando sobre ASAS.Algumas curiosidades:

O balanço de radiação eletromagnética é positivo nos trópicos. Esse balanço é obtido contabilizando o quanto entra da radiação solar menos o que sai da radiação terrestre. Pela lei de conservação da energia a radiação é convertida em outras formas de energia, como em energia cinética molecular do ar, quando este a absorve, aumentando a temperatura do mesmo. Sendo assim o ar se aquece próximo do equador e por ser menos denso ascende para os níveis mais altos da atmosfera. Quando alcança o topo da troposfera, por volta de 12/13km de altitude (em média), diverge porque não tem como ultrapassa-la. Assim uma parte desse ar se movimenta, la em cima, em direção ao pólo sul e outra parte se movimenta em direção ao pólo norte.( Isso é uma tentativa da estabelecer o equilíbrio térmico no planeta, em obediência a lei zero da termodinâmica). Porém por volta do paralelo 30 de ambos os hemisférios, já esta suficientemente frio e denso, então supera as forças de flutuação causadas pela liberação de calor latente, e desce em direção a superfície. Nessa descida cria o cinturão de altas pressões semi permanentes. Esse mesmo ar quando chega na superfície, novamente diverge. Uma parte vai para o pólo e outra parte para o equador. Essa parte que volta para o equador são os ventos alísios. O ciclo se repete, nascendo assim a grande célula de Hadley.

 

Percebam que é nessa descida ao redor do paralelo 30 de ambos os hemisférios que surge o cinturões de altas pressões semi permanentes. Esses cinturões não são completamente zonais, isto é, não se distribuem uniformemente ao longo de todo paralelo 30, porque existe os continentes pra quebrar essa distribuição. Então se manifestam em células, os anticiclones. Assim nasce a ASAS, ASPS e outros. Sendo assim a ASAS sempre esta ali, se deslocando de um lado para o outro, e uma hora mais intensa outra mais fraca.

 

Ilustração abaixo:

 

101118-sf-1.jpg

 

Percebam que analogamente nas latitudes mais altas, forma a célula de Ferrel ( entre 30-60) e a célula polar (60-90).

 

Percebam tbm que na convergência dos alísios de ambos os hemisfério no Equador surge a zona de convergência intertropical!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.