Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Chovendo fraco e 15.5°C quase 11 e meia da manhã.

Choveu bem nessa noite por aqui. Acumulado de 13,4 mm nas últimas 24 h e 11,2 mm de madrugada. Mínima de 14,6°. Agora faz 17,3° e chove fraco. Belo dia frio em maio. Nada de mais, mas uma prévia do inverno.

 

Abraços invernais!

Pois é Marcos, aqui não tivemos quase chuva e vento como aí, principalmente na zona sul de POA.

Agora chove fraco e faz 15.5°C.

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Novo formato de geração de mapas no wxbrasil, com mapas novos e novas regiões.

Para quem quiser acessar: wxbrasil.net/modelos/gfs.php

 

Cada vez melhor.

 

Parabéns!

 

Ontem fomos de 13,2º C a 23,5º C.

 

Total de ontem: 19,8 mm.

 

19,6º C às 14 horas.

 

Muito bom esse tempo nublado e fresco.

Link to comment
Share on other sites

Permita-me uma pergunta... Li nas páginas anteriores que entre sexta e sábado desta semana está previsto a entrada de uma massa de ar quente, que fará as temperaturas ficarem bem altas pra época durante uns 10 dias.

Procede mesmo ? Ou é apenas uma daquelas leituras a longo prazo feito pelo GFS que engana todo mundo!

 

abraço!

 

Após o próximo final de semana, para o Sudeste acredito que ficará BEM AGRADÁVEL (frio de noite e madrugada e agradável durante o dia), devido ao ar mais seco de origem polar (ar polar estará em fase de tropicalização = formação de ASAS).Quanto mais ao Sul, "menos agradável" (mais calor); a região depende mais de ar de advecção (ar polar "novo") para ter frio, pois em geral não tem muita altitude, ao contrário do Sudeste.

 

Vou esperar a nova rodada do Global do Inpe para nova atualização da tendência de previsão de longo prazo.

Link to comment
Share on other sites

Matão teve um dia de céu encoberto, com chuva fraca em alguns momentos da manhã poucas aberturas de sol no início da tarde. A temperatura se manteve baixa durante todo o dia, variando de 15,1°C no meio da madrugada a 19,6°C, a menor máxima do ano e a mais baixa desde 27/07/2014.

 

Agora o céu ainda está bem nublado e faz 17,8°C. Pelas projeções do GFS, amanhã devo amanhecer com temperatura na casa dos 11/12°C, mas a manhã mais fria deve ser na quarta-feira, com alguma chance de cair a menos de 10°C. Arriscaria algo entre 9 e 11°C.

Link to comment
Share on other sites

A automática de salvador já registra chuva initerrupta desde o dia 07 às 7 da manhã!!

 

dc6a6x.jpg

Fonta da imagem: G1

 

Acabei de ver isso e fiquei assustado! Será que não é defeito no pluviômetro? Tem muitas medições com 00,2mm, é como se o pluviômetro estivesse

entupido e a água está saindo dele aos pouquinhos. Já aconteceu com a automática do INMET daqui de JF. Eu registrei mais de 30mm numa forte

pancada de chuva, depois fui ver o INMET e não constava nada registrado. O tempo abriu, não choveu mais, porém a estação ficou registrando 00,2mm

por várias horas!

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver isso e fiquei assustado! Será que não é defeito no pluviômetro? Tem muitas medições com 00,2mm, é como se o pluviômetro estivesse

entupido e a água está saindo dele aos pouquinhos. Já aconteceu com a automática do INMET daqui de JF. Eu registrei mais de 30mm numa forte

pancada de chuva, depois fui ver o INMET e não constava nada registrado. O tempo abriu, não choveu mais, porém a estação ficou registrando 00,2mm

por várias horas!

 

Hmm, então pode ser isso mesmo...

Link to comment
Share on other sites

Eta prometendo um amanhecer bem frio de Quarta Feira por aqui

 

PNI também poderá "bombar" na quarta-feira pelo ETA de Alta Resolução (5km)!

 

Uma dica para usar bem o modelo: Embora a escala de temperatura vá somente até 8ºC, tem um modo de saber quando as mínimas poderão bombar na Mantiqueira e no PNI, que é a grossura da isoterma. Quanto mais grossa ela for, menor será a mínima no centro da isoterma de 8ºC.

 

Vamos pegar o PNI como exemplo, usando a 12z.

 

Sequência do mês de maio entre os dias 7 e 9, com as mínimas do PNI.

 

68XHxg0.png

 

No dia 7 de Maio quando o PNI deu apenas 4ºC (vamos considerar que a estação ficou fora do ar por um período também). Notem como a espessura da isoterma de 8ºC é bem pequena, ficando restrita a região somente, o que pode indicar mínimas positivas geralmente.

 

ygFLbfz.png

 

No dia 8 de Maio, quando deu -1ºC, a espessura da isoterma de 8ºC aumentou consideravelmente. Nesse cenário, negativas já seriam possíveis

 

et9Yj1Q.png

 

E no dia 9, quando deu -4ºC, a espessura se expandiu por dezenas de quilômetros, cenário que tende a ser favorável a amplas negativas...

 

Ta aí, talvez, um bom referencial para previsão do PNI e Mantiqueira!

 

8tEmqzU.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja e Cabo de Santa Marta, bateram seus recordes de rajada. No Morro rajada de 132,1km/h, no Cabo de Santa Marta, 114,8 km/h. Depois irei ver se deu recorde no vento sustentado. No Bradador rajada de 77, mas pode aumentar mais tarde.

 

Estação de Araranguá com 201,2 mm desde o final da manhã.

 

Por aqui um dia raro nas condições do tempo. Houve céu de brigadeiro, poucas nuvens, muitas nuvens, parcialmente nublado, nublado, vento e chuva, que começou lá por 18 horas. Alguns dias de primavera se aproximariam. Mas dificilmente com tempo seco como hoje de manhã. Nas temperaturas nada de incomum.

 

Agora 17ºC.

Link to comment
Share on other sites

E no dia 9, quando deu -4ºC, a espessura se expandiu por dezenas de quilômetros, cenário que tende a ser favorável a amplas negativas...

 

Ta aí, talvez, um bom referencial para previsão do PNI e Mantiqueira!

 

8tEmqzU.png

 

E o cenário sugerido pelo ETA é [highlight=yellow]IGUAL[/highlight] ao do dia que deu -4ºC para quarta-feira, com grande espessura da linha de 8ºC, portanto o PNI tende a bombar (se o ETA acertar) para meados da semana!

 

6Ygl3Rc.png

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver isso e fiquei assustado! Será que não é defeito no pluviômetro? Tem muitas medições com 00,2mm, é como se o pluviômetro estivesse

entupido e a água está saindo dele aos pouquinhos. Já aconteceu com a automática do INMET daqui de JF. Eu registrei mais de 30mm numa forte

pancada de chuva, depois fui ver o INMET e não constava nada registrado. O tempo abriu, não choveu mais, porém a estação ficou registrando 00,2mm

por várias horas!

Hmm, então pode ser isso mesmo...

Não olhei todos.

Mas alguns pluviômetros do CEMADEN em Salvador, que eu verifiquei, registram chuva contínua há 72 horas.

Link to comment
Share on other sites

Uma banda da frente fria cruzou pelo interior do continente e chegou no sudeste do Acre nessa tarde, e trouxe uma pequena mudança no tempo, nas últimas 5 horas a temperatura já caiu quase 10ºC e está chovendo torrencialmente principalmente em Rio Branco, onde as rajadas de vento sul atingiram os 57km/h agora pouco e a temperatura nesse momento é de 20ºC. Se não trouxe frio, ao menos chuva essa frente está trazendo por essas bandas. Apesar que hoje eu vi várias cidades do centro-oeste Brasileiro com um dia "gelado" para os padrões regionais, como a capital Federal, que teve máxima de apenas 19ºC. Impressionante também as rajadas de vento sul lá pelo litoral sul de SC, incluindo a capital Florianópolis, agora pouco também com rajadas de quase 100km/h.

Link to comment
Share on other sites

Que ventania aqui em Antônio Carlos,fora a chuvarada.Nenhum ciclone ou aqueles sistemas subtropicais causaram tanto vento e chuva esse ano.No Morro da Igreja rajada máxima de 132 km/h. :shok:

 

Não tem Ciclone, mas tem uma Baixa (totalmente extratropical) se aprofundando na costa brasileira...

 

5b0AbQx.png

Link to comment
Share on other sites

Olha, não é por nada não, mas para mim, a partir de amanhã já dá para dizer (analisando os modelos de tendência de longo prazo), que se inicia o inverno climático. Novamente precocemente, como vem sendo a regra este ano. Transição verão-outono precoce, outono precoce, e agora inverno precoce. Só falta o inverno ser uma vergonha!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante os ventos de hoje em SC! Tudo gerado pela formação de uma baixa pressão no oceano, bem mostrada pelo

Rodolfo. Esta baixa é que irá impulsionar a massa de ar frio que vai influenciar principalmente o leste do Sul e Sudeste nos

próximos dias. Posteriormente o anticiclone ganha força e vira a ASAS.

 

No momento nublado e 17,9ºC.

Link to comment
Share on other sites

Em BH tivemos um dia ameno e nublado, com um pouco de garoa e com sensação de temperatura mais fria que as registradas. No Inmet, 23,0 C de máxima e 17,6 de mínima. Em casa, a 940 mts., máxima de 22,1 e mínima de 16,8 C.

 

Dia 22 estou indo a Belô para aniversário da filha de um primo de 2º grau! :girlwitch: Gosto muito de BH. Acho uma metrópole "na medida certa"; fora a beleza natural, os morros de BH são uma beleza. A mulherada então... :pleasantry: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

PNI Furnas

 

01/05: 00,9 / 11,3

02/05: -00,4 / 13,3

03/05: 06,9 / 14,4

04/05: 07,1 / 10,6

05/05: 03,3 / 14,7

06/05: -00,1 / 12,2

07/05: 03,5 / 13,2

08/05: -00,7 / 10,8

09/05: -04,4 / 14,7

10/05: -01,7 / 16,2

11/05: 06,7 / 09,1

12/05: -00,4

 

Med: 08,0 (01,7 / 12,8)

 

É um espetáculo esta estação e Furnas, não?

 

Estou curioso quanto dará após a passagem de uma baita MP, com tempo bem seco; o que dirá o Hedhdgsp :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas aqui na região hoje:

 

9,7°C Piratininga

10,1°C Descalvado (Ciiagro)

10,2°C Borborema (Ciiagro)

10,3°C Cordeirópolis (Ciiagro)

12,1°C Ariranha (Inmet)

12,2°C São Carlos (Inmet)

12,2°C São Simão (Ciiagro)

12,3°C Ibitinga (Inmet)

12,4°C Bauru (Inmet)

12,4°C Pindorama (Ciiagro)

12,8°C Ribeirão Preto (Ciiagro)

12,9°C Brodowski (Ciiagro)

13,2°C Pradópolis (Inmet)

 

No oeste do estado, a estação de Rancharia marcou 8,4°C.

Link to comment
Share on other sites

As mínimas de hoje em boa parte do Centro Oeste revelam a influência do ar polar. Gostaria de voltar a ver mensagens do Gabriel Cassol aqui no BAZ, ele poderia nos informar melhor da situação por lá.

 

Já na região Norte, podemos considerar apenas como um leve refresco, não uma friagem. Ainda no aguardo da primeira MP continental para que o povo do oeste seja brindado.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.