Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

GELADEIRÃO 2015!!!!


Artur Chiovitti
 Share

Recommended Posts

Lindíssima essa região da nascente do rio Pelotas, tomara que consigam colocar uma estação lá, que promete rivalizar com o PNI nos dias frios.

 

E é fato, não se sente muito frio no PNI enquanto estiver caminhando, escalando as pedras de lá....e obviamente isso vale pra qualquer lugar em que

você esteja praticando exercícios físicos, nunca que se sentirá frio, hehehehe.

 

Agora, eu me lembro bem...foi só parar os exercícios ao chegar lá no topo do Agulhas Negras para sentir o frio terrível proporcionado pela ventania

no local...foi o maior frio que passei na minha vida!

 

Dependendo do potencial da FF, essa área da nascente do rio Pelotas passa fácil dos -10ºC e, ainda por cima, conta uma grande vantagem que a parte alta do PNI normalmente não apresenta: frio de advecção.

 

Renan, a maior sensação de frio na qual já passei foi -8ºC em julho de 2004 lá em São Joaquim. Se não me engano, a sensação térmica era de -20ºC ou menos com as rajadas de vento. Ao contrário da parte alta do PNI, não se faz esforço físico extra ao caminhar pela cidade, e isso também conta.

 

Outro momento inesquecível daquela viagem foi no Morro da Igreja... céu limpo, sem nuvens, e temperatura de -1,5ºC às 13hs, com direito à poças d'agua em brejo com grossa camada de gelo naquele horário. E o vento era furioso em alguns momentos.

 

Conheço as duas regiões e afirmo que o frio que senti na parte alta do PNI diversas vezes é bem diferente do frio que senti na serra catarinense, tipicamente subtropical, mais denso e normalmente mais úmido.

 

Bem, aí vai uma foto minha lá no Morro da Igreja:

 

1186986_10202047916744635_1243985430_n.jpg?oh=2698b55b260b47c6ca52ec5eb1edad20&oe=55AE70BB

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 387
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Evandro , este sim depoimento com conhecimento de causa.

 

Agradeço, adiantando que gosto de locais frios, não importa a região.

 

Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de acampar na parte alta do PNI. Quando ainda existia a Pousada Alsene, pernoitei por lá, porém, ficava local um pouco mais baixo, numa subida (2335m), e era véspera de ano-novo. A mínima que registrei foi de 10ºC. No Campo Belo, chuto que deve ter feito uns 6ºC.

 

Eu quero acampar no Rebouças num dia em que o Campo Belo tiver potencial para marcar -10ºC ou menos. Eu quero subir novamente na parte alta do PNI num episódio de frio de advecção, feito o que ocorreu em 1985 e que dispensa maiores apresentações. A linha de neve naquele evento provavelmente ficou na cota dos 1800m, o que é um grande feito para uma latitude de apenas 22º.

 

Se der tudo certo, pretendo voltar lá ainda esse ano, em junho ou em julho.

Link to comment
Share on other sites

Evandro, gostei do depoimento e concordo com tudo o que você disse. Acrescento ainda que, em 90% das vezes que tivermos MPs atuando no Sul e no Sudeste, se sentirá mais frio na serra catarinense do que no PNI, graças à ventania que uma advecção forte traz. NÃO É GOZAÇÃO! É FATO! O frio de radiação que ocorre em 90% dos dias no PNI não é páreo ante o frio de advecção no Morro da Igreja.

 

Contudo, naquelas raras oportunidades em que temos frio de advecção forte no Sudeste, a sensação térmica no PNI deve superar qualquer lugar do Brasil. Imaginem o GELO que foi 1985!!!

Link to comment
Share on other sites

Evandro, gostei do depoimento e concordo com tudo o que você disse. Acrescento ainda que, em 90% das vezes que tivermos MPs atuando no Sul e no Sudeste, se sentirá mais frio na serra catarinense do que no PNI, graças à ventania que uma advecção forte traz. NÃO É GOZAÇÃO! É FATO! O frio de radiação que ocorre em 90% dos dias no PNI não é páreo ante o frio de advecção no Morro da Igreja.

 

Contudo, naquelas raras oportunidades em que temos frio de advecção forte no Sudeste, a sensação térmica no PNI deve superar qualquer lugar do Brasil. Imaginem o GELO que foi 1985!!!

 

Renan, senti na pele o frio de advecção de 1985 aqui em Itapevi. Eu tinha 6 anos, estava na pré-escola e minhas mãos e pés congelaram com o frio absurdo que fez no inverno daquele ano.

 

Dentro da sala de aula, estava tão frio que a "tia" mandou a gente arrastar as mesas e cadeiras num canto e nós ficamos correndo em círculos dentro da sala para se aquecer. Agora, imagina isso usando na época roupas de frio inadequadas junto com uniforme. Luvas de tricô da vovô que não esquentavam NADA e tênis Conga vermelho nos pés. Foi muito sofrimento... :sarcastic:

 

Já o frio de advecção daqui de julho de 2013 foi outra experiência marcante, com a diferença de que eu, além de me importar com isso, ao contrário daquele tempo, enfrentei com mais recursos e roupas apropriadas. Só faltou a neve para fechar com chave de ouro aquele inverno.

 

Antigos dizem que rolou uma granular por aqui naquele evento de 1975... pena que eu não era nascido e meus pais, que na época moravam na Freguesia do Ó (SP - aka Selva de Pedra), infelizmente não presenciaram neve por lá. Mas até hoje dizem que o frio que sentiram naquele ano foi cruel.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho muita curiosidade de saber o quê foi registrado em termos de temperatura no PNI em 1985. Mesmo tendo ciência da magnitude do evento naquele ano, acho que a pior sensação térmica no país, depois da Cerca Velha e da Rodoviária, obviamente, está no MI. Em 2000 deve ter dado entre -13C e -4C no MI com vento absurdo (no INMET DE SJ deu entre -9C e -2,3C). Isso deve ser difícil de fazer no PNI. Mas estou apenas conjecturando...

Link to comment
Share on other sites

Evandro, gostei do depoimento e concordo com tudo o que você disse. Acrescento ainda que, em 90% das vezes que tivermos MPs atuando no Sul e no Sudeste, se sentirá mais frio na serra catarinense do que no PNI, graças à ventania que uma advecção forte traz. NÃO É GOZAÇÃO! É FATO! O frio de radiação que ocorre em 90% dos dias no PNI não é páreo ante o frio de advecção no Morro da Igreja.

 

Contudo, naquelas raras oportunidades em que temos frio de advecção forte no Sudeste, a sensação térmica no PNI deve superar qualquer lugar do Brasil. Imaginem o GELO que foi 1985!!!

 

 

ACHO DIFÍCIL, NESTE QUESITO O MI É IMBATÍVEL.

 

EM 91 A ISOTERMA DE -12 ESTAVA A 1800 M E VENTAVA MUITO, EM S.JOAQUIM DEU -10 COM RAJADAS DE 40/60 KM.

Link to comment
Share on other sites

Estava fazendo as contas aqui...em 2013 e 2014 juntos, a estação do Marcão perdeu em menos de 15 dias pra qualquer estação no BRASIL na mínima absoluta(antes que alguem ache que tenho :pleasantry: problemas com uma ou outra região :laugh: :laugh: :laugh: )

 

Os casos de advecção polar realmente fortes em 2013 foram 4 ou 5, então esse papo de 90% das vezes perde,onde parece que falamos em 300 dias, poderiamos resumir assim:

 

"90% dos 3 ou 4 dias em que houve advecção polar forte o PNI perdeu nas mínimas."

 

ou falar assim:

 

"em 98% dos dias o PNI teve a mínima absoluta do Brasil em locais monitorados."

 

Oras, vamos abrir os olhos, a verdade é que o centro-sul do Brasil tem fortes advecções polares sim, mas daquelas capazes de trazer sub-0 e neve, no máximo umas 5 ou 6 vezes num ano, isso estourando. Ano passado me lembro de 3 fortes!!! Esse é o problema e não tem nada a ver com aquecimento global, ou aquecimento urbano, ou ganha-perde em comparação com o sul (essa velha mania de criar rivalidades que em nada leva :negative: ).

 

O nosso frio não se compara ao de outros países, e a verdade é que o único lugar monitorado do Brasil que faz frio (ou não esquenta tanto) o ano todo é o PNI, que está no Brasil. Oras, nem sabemos direito se está no RJ ou MG e querem comparar com região A ou B? :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

-12 a 1800 m, nem a Cerca Velha bate!

 

Não adianta, tem a altitude, qualquer lugar mais elevado no sul bateria um lugar mais baixo, ainda mais comparando baixada com baixada. Não acho que uma baixada a 700 ou 800 metros bateria uma baixada pouco mais ao norte a 1500 metros. Exceção aos locais mais continentalizados, como Santa Rosa, que mesmo assim não emplaca mínima absoluta com as baixadas mais elevadas.

Link to comment
Share on other sites

-12 a 1800 m, nem a Cerca Velha bate!

Em sensação térmica até pode ser...contudo ano passado a baixadinha média do Tuias a 657m surrou o MI na min absoluta...

Como eu disse antes estamos bem próximos de provar o frio dos vales da Solecity e Serra do Botucaraí...questão de tempo agora(pouco tempo)

Link to comment
Share on other sites

-12 a 1800 m, nem a Cerca Velha bate!

 

Não adianta, tem a altitude, qualquer lugar mais elevado no sul bateria um lugar mais baixo, ainda mais comparando baixada com baixada. Não acho que uma baixada a 700 ou 800 metros bateria uma baixada pouco mais ao norte a 1500 metros. Exceção aos locais mais continentalizados, como Santa Rosa, que mesmo assim não emplaca mínima absoluta com as baixadas mais elevadas.

Este é o problema vcs não conseguem nem entender e nem assimilar que aqui faz mais frio que S Rosa...estamos no Centro do RS e com maior altitude....temos continentalidade bem melhor que Urupema...

Link to comment
Share on other sites

-12 a 1800 m, nem a Cerca Velha bate!

Em sensação térmica até pode ser...contudo ano passado a baixadinha média do Tuias a 657m surrou o MI na min absoluta...

Como eu disse antes estamos bem próximos de provar o frio dos vales da Solecity e Serra do Botucaraí...questão de tempo agora(pouco tempo)

 

PH, mas ai vc tá comparando baixada com topo, acho que não seria por ai, penso eu. Pega uma baixada a 1500 metros com céu azul e compara com Tuias, não há milagre. Pega o PNI beeeem mais ao norte baixada em altitude, surrou Tuias e só não surrou Urupema, ficou no empate técnico.

 

Abraços respeitosos!

Link to comment
Share on other sites

-12 a 1800 m, nem a Cerca Velha bate!

Em sensação térmica até pode ser...contudo ano passado a baixadinha média do Tuias a 657m surrou o MI na min absoluta...

Como eu disse antes estamos bem próximos de provar o frio dos vales da Solecity e Serra do Botucaraí...questão de tempo agora(pouco tempo)

 

PH, mas ai vc tá comparando baixada com topo, acho que não seria por ai, penso eu. Pega uma baixada a 1500 metros com céu azul e compara com Tuias, não há milagre. Pega o PNI beeeem mais ao norte baixada em altitude, surrou Tuias e só não surrou Urupema, ficou no empate técnico.

 

Abraços respeitosos!

Sem problemas Artur eu levo na boa o comparativo.Bom só recapitulando qual foi a mínima mesmo do PNI, procurei o listão e não achei?

Faça um raciocínio comigo,se o Parque das Tuias em ano não favorável registrou -6,7º em 2014...se eu conseguir aqui uma baixada mais fria que o Tuias(há dezenas) inclusive uma em área urbana...então, que numa projeção consiga apenas 1º ou seja UM grauzinho e a min absoluta já seria -7,7º...se conseguir uns 2º mais fria(já tenho alguns locais) a min teria sido -8,7º...reflita friamente e vc não vai subestimar a capacidade de frio da minha região...

O Tuias foi importante e necessário para eu saber na média a quanto chegaria a temperatura nas baixadas da Serra do Botucaraí, agora tenho certeza, de que faz frente sim às mais frias do RS e do Brasil em min absoluta anual... :ok: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Vou declarar algo que vcs vão ficar surpresos, mas é uma leitura de realidade depois de tantos ano de observação:

-Assimilei e reconheço que Soledade (cidade) foi rebaixada pra Segunda-Divisão da neve...não sendo páreo para Gramado,dezenas de serranas do leste e de SC...me conformo com o eixo Raia da Pedra -Itapuca como um time médio que pode surpreender em alguns anos como 1991,200 e 2007...

-Igualmente aceito que as baixadas da Serra do Botucaraí não conseguem competir com PNI, Urupema e outras gigantes na média de mínimas.

-Porém UM aspecto em que ainda Soledade pode competir é na mínima absoluta anual, estou convencido disto.

-Dado positivo td é que estaremos deste ano em diante no rol das mais frias do RS e por vezes do BR... e inclusive com divulgação na mídia...

Só escrevi neste teor pra não espichar o tema...já tem Ronaldos reclamando...

Link to comment
Share on other sites

Estava fazendo as contas aqui...em 2013 e 2014 juntos, a estação do Marcão perdeu em menos de 15 dias pra qualquer estação no BRASIL na mínima absoluta(antes que alguem ache que tenho :pleasantry: problemas com uma ou outra região :laugh: :laugh: :laugh: )

 

Os casos de advecção polar realmente fortes em 2013 foram 4 ou 5, então esse papo de 90% das vezes perde,onde parece que falamos em 300 dias, poderiamos resumir assim:

 

"90% dos 3 ou 4 dias em que houve advecção polar forte o PNI perdeu nas mínimas."

 

ou falar assim:

 

"em 98% dos dias o PNI teve a mínima absoluta do Brasil em locais monitorados."

 

Oras, vamos abrir os olhos, a verdade é que o centro-sul do Brasil tem fortes advecções polares sim, mas daquelas capazes de trazer sub-0 e neve, no máximo umas 5 ou 6 vezes num ano, isso estourando. Ano passado me lembro de 3 fortes!!! Esse é o problema e não tem nada a ver com aquecimento global, ou aquecimento urbano, ou ganha-perde em comparação com o sul (essa velha mania de criar rivalidades que em nada leva :negative: ).

 

O nosso frio não se compara ao de outros países, e a verdade é que o único lugar monitorado do Brasil que faz frio (ou não esquenta tanto) o ano todo é o PNI, que está no Brasil. Oras, nem sabemos direito se está no RJ ou MG e querem comparar com região A ou B? :rtfm:

 

E eu não discordo de você, assim como você não discorda de mim. Nestas algumas semanas por ano em que a serra catarinense está sob efeito de uma

forte advecção polar, não há lugar do Brasil que bata na sensação térmica. Olha, para mim a sensação térmica é o quesito mais importante para se determinar

o potencial de frio de uma região, sério mesmo. Sei que é algo um tanto arbitrário e difícil de ser medido cientificamente, mas um vento úmido e gelado é realmente

bem mais frio do que um frio seco e com sol.

 

Por que eu senti tanto frio no topo do agulhas negras? Justamente porque lá o tempo nublou e ventava forte. Estávamos sob uma pré-frontal no dia. Já quando eu

estava no MI em 2008, também o frio era muito intenso devido aos 5 graus e o vento forte. O vento gelado simplesmente leva embora toda sua energia, hehehe.

 

Em resumo: No geral, se sentirá mais frio na serra de SC do que no PNI durante o inverno, devido ao tipo de tempo característico dos dois lugares. Sò a temperatura

não bastará para determinar qual lugar é o mais frio. Parece que temos aí mais uma série de variáveis, o que acha?

Link to comment
Share on other sites

Sem problemas Artur eu levo na boa o comparativo.Bom só recapitulando qual foi a mínima mesmo do PNI, procurei o listão e não achei?

Faça um raciocínio comigo,se o Parque das Tuias em ano não favorável registrou -6,7º em 2014...se eu conseguir aqui uma baixada mais fria que o Tuias(há dezenas) inclusive uma em área urbana...então, que numa projeção consiga apenas 1º ou seja UM grauzinho e a min absoluta já seria -7,7º...se conseguir uns 2º mais fria(já tenho alguns locais) a min teria sido -8,7º...reflita friamente e vc não vai subestimar a capacidade de frio da minha região...

O Tuias foi importante e necessário para eu saber na média a quanto chegaria a temperatura nas baixadas da Serra do Botucaraí, agora tenho certeza, de que faz frente sim às mais frias do RS e do Brasil em min absoluta anual... :ok: :good2:

 

PH, perfeitas as colocações. A mínima absoluta do ano passado no PNI foi em Furnas com -8,3 (na verdade -8,4 mas ficou só alguns segundos, então não conta). Mas só que a estação começou a funcionar beeeemmm depois do inverno, tanto que foi em Outubro esse valor! Não duvido do potencial de 2 dígitos do PNI em todos os anos e ainda estamos descobrindo isso.

 

Sobre Tuias, foi bem pra caramba, desbancou as mínimas do Marcão, mas ficou comprovado também que precisa de uma porrada polar mais bem localizada, pois ano passado aqueles lados de Urupema e São Joaquim arrebentaram. Queremos na verdade eu, você e o Carlos que ganhe quem merecer ganhar este ano, lembro que em 2013 o PNI Marcão ficou 1 grau acima do recorde absoluto do MI e eu fiquei espantado com o valor que deu lá, mas agora com estações melhor localizadas no PNI, até mesmo Furnas demonstrou potencial pra -10 ou -11.

Link to comment
Share on other sites

PH anote ai..

 

2006

 

-8,1 - São Joaquim SC (CRUZEIRO)

-8,0 - São Joaquim SC (Vale da Neve)

-6,6 - São Joaquim SC (CLIMATERRA)

-6,2 - São José dos Ausentes RS (Metsul)

-6,0 - Urupema SC (Epagri)

-5,0 - São Joaquim SC (Inmet)

-4,6 - Rio Negrinho SC (Inmet)

-4,6 - Cambara do Sul RS (Inmet)

-4,2 - Bom Jesus RS (Inmet)

-4,1 - Palmas PR (Simepar)

-4,0 - Campos Novos (Inmet)

 

2007

 

-5,4 - São Joaquim (Inmet)

-5,3 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

-4,8 - São Joaquim (Climaterra)

-4,1 - Inacio Martins PR (Inmet)

-3,0 - Campos do Jordão SP (Horto)

 

2008

 

-5,9 - Cruzeiro SC (Climaterra)

-5,4 - São Joaquim SC (Inmet)

-5,3 - Morro da Igreja SC (Inmet)

-4,9 - Urupema SC (Epagri)

-4,6 - São Joaquim SC (Climaterra)

-4,4 - Caçador SC (Inmet)

-4,4 - Palmas PR (Iapar)

 

2009

 

-6,3 - Vacaria RS (Inmet)

-6,2 - Cruzeiro SC (Climaterra)

-5,8 - São Joaquim SC (Inmet)

-5,8 - Urupema SC (Epagri)

-5,3 - General Carneiro PR (Inmet)

-5,0 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

-4,4 - Morro da Igreja SC (Inmet)

-4,2 - Bom Jesus RS (Inmet)

-4,2 - Lages SC (Inmet)

-4,1 - Quarai RS (Inmet)

-3,8 - Campos do Jordão SP (Horto)

 

2010

 

-7,8 - Urupema SC (Epagri)

-7,2 - Bom Jardim da Serra SC (Cidasc)

-6,7 - São Joaquim SC (Climaterra)

-6,5 - Cruzeiro SC (Climaterra)

-6,3 - Pericó SC (Climaterra)

-6,3 - Santo Osorio PR (Simepar)

-5,8 - Papanduva SC (Epagri)

-5,7 - General Carneiro PR (Inmet)

-5,2 - São Joaquim SC (Inmet)

-5,2 - Três Barras SC (Inmet)

-5,0 - Morro da Igreja SC (Inmet)

-5,0 - Monte Castelo SC (Epagri)

-4,9 - Cambará do Sul RS (Inmet)

-4,7 - Canoinhas SC (Epagri)

-4,6- Caçador SC (Inmet)

-4,5 -Urubici SC (Cidasc)

-4,3- São Bento do Sul SC (Epagri)

-4,3 - Guarapuava PR (Simepar)

-4,0 - Curitibanos SC (Inmet)

 

2011

 

-9,0 - URUPEMA/EPAGRI/CENTRO

-8,8 - Urupema SC (Epagri)

-6,8 - São Joaquim SC (Cetrejo)

-6,3 - Bom Jardim da Serra SC (Cidasc)

-6,2 - Morro da Igreja SC (Inmet)

-6,1 - Pericó SC (Climaterra)

-6,0 - Matos Costa SC (Epagri)

-5,7 - Cruzeiro SC (Climaterra)

-5,7 - São Joaquim SC (Climaterra)

-5,2 - Campos do Jordão SP (Vl Inglesa)

-5,1 - Canela RS (Castelinho)

-4,9 - São Joaquim SC (Vale da Neve)

-4,9 - São Joaquim SC (Inmet)

-4,5 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

-4,5 - Vacaria RS (Inmet)

-4,2 - Major Vieira SC (Inmet)

 

2012

 

-9,2 - Bom Jardim da Serra (Epagri)

-8,4 - Urupema SC (Epagri)

-6,8 - São Joaquim SC (Cetrejo)

-6,1 - Cruzeiro SC (Climaterra)

-6,0 - São Joaquim SC (Climaterra)

-5,6 - Morro da Igreja SC (Inmet)

-5,5 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

-5,3 - Pericó SC (Climaterra)

-4,9 - São Francisco de Paula RS (PWS)

-4,2 - Bom Jesus RS (Inmet)

 

2013

 

-7,8 - MORRO DA IGREJA SC (Inmet)

-7,4 - URUPEMA SC (EPAGRI)

-7,3 - URUPEMA SC (PWS)

-6,9 - PQ DO ITATIAIA MG/RJ (PWS)

-6,8 - SÃO JOAQUIM SC (CRUZEIRO)

-6,3 - SANTA ROSA RS (PWS)

-5,9 - BOM JARDIM DA SERRA SC (EPAGRI)

-5,6 - SÃO JOAQUIM SC (INMET)

-5,1 - ÁGUA DOCE SC (PWS)

-4,9 - TRÊS BARRAS SC (EPAGRI)

-4,9 - SÃO JOAQUIM SC (ST ISABEL)

-4,8 - SÃO JOAQUIM SC (CLIMATERRA)

-4,8 - ITARARÉ SP (CIIAGRO)

-4,5 - CANOINHAS SC (EPAGRI)

-4,5 - SÃO JOAQUIM SC (VALE DA NEVE)

-4,5 - SÃO JOAQUIM SC (CHAPADA BONITA)

-4,4 - ÁGUA DOCE SC (EPAGRI)

-4,4 - RIO NEGRINHO SC (EPAGRI)

-4,4 - TRÊS DE MAIO RS (PWS)

-4,2 - CAMPO ALEGRE SC (EPAGRI)

-4,2 - CAMBARA DO SUL RS (INMET)

-4,1 - CAÇADOR SC (INMET)

-4,1 - CURITIBANOS SC (INMET)

-4,1 - PAINEL SC (EPAGRI)

 

2014

 

-8,4 - Parque Nacional do Itatiaia - Resende RJ (PWS)

-8,4 - São Joaquim - Cruzeiro SC (Climaterra)

-8,3 - Urupema SC (Ciram)

-8,1 - Urupema SC (PWS)

-8,0 - Bom Jardim da Serra SC (PWS)

-7,7 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

-7,4 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

-6,8 - São Joaquim SC (Ciram - Cetrejo)

-6,7 - Soledade RS (PWS - Pq Tuias)

-6,5 - PNI Posto Marcão - Itamonte MG - (PWS)

-6,2 - Bom Jesus RS (Ciram)

-6,1 - PNI Abrigo Rebouças - Resende RJ (PWS)

-5,9 - Painel SC (Ciram)

-5,8 - São Joaquim SC (Ciram - Sta Isabel)

-5,7 - São Joaquim SC (Ciram - Despraiado)

-5,5 - São Joaquim SC (Climaterra)

-5,4 - Pericó SC (Conv / Climaterra)

-5,2 - Água Doce SC - (PWS - Herciliópolis)

-5,1 - Vacaria RS (Fepagro)

-4,9 - Fraiburgo SC (Ciram - Liberata)

-4,8 - São Joaquim SC (Aut - Climaterra)

-4,8 - Vacaria RS (Ciram)

-4,6 - Santa Rosa RS (PWS)

-4,5 - Canela RS (PWS - Castelinho)

-4,3 - Lages SC (Conv/Inmet)

-4,3 - Maria da Fé MG (PWS - Reserva)

-4,2 - Cambará do Sul RS (Inmet)

-4,2 - Lages SC (Ciram)

-4,2 - Bom Jesus RS (Inmet)

-4,0 - Monte Carlo SC (Ciram)

-4,0 - Vacaria RS (Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Valeu Carlão e Artur.Bah interessante esta variabilidade e alternância entre S Joaca, Urupema e Bom Jardim.O que será que provoca estas diferenças todas entre baixadas tão próximas?Isto demonstra claramente que entre estações próximas com mesmo relevo ou parecido podem ocorrer diferenças de temperaturas impressionantes.

Link to comment
Share on other sites

Nada no sul do Brasil bate o Morro da Igreja, senão pontualmente...

 

Na minha opinião - Morro da Igreja

 

Não ganha na média anual que é de 10,9 em 8 anos em sua mini-normal pois temos locais na Serra Fina ou no Itatiaia na casa dos 09,0 graus

Não ganha na mínima absoluta pois há baixadas e SC e mesmo no PNI que já devem ter batido -13/-14

Não ganha na menor máxima absoluta que é de 26,7 (04/02/2010) , pois a Pedra da Mina ou os Agulhas Negras mal chegam a 20 graus.

 

Não podemos afirmar na questão de sensação térmica.. pois ninguém sabe se os Agulhas Negras ou a Pedra da Mina já tiveram -2 com ventos de 150km/h...

Não podemos afirmar se é realmente o ponto no Pais com mais índice de nevadas

Não podemos afirmar se a menor máxima absoluta diária é lá...pois há pontos em S Joaquim, Urupema ou Bom jardim da Serra que são destaques neste quesito

 

Portando não podemos afirmar que NADA o Morro da Igreja bate em algum quesito....!!

Link to comment
Share on other sites

Nada no sul do Brasil bate o Morro da Igreja, senão pontualmente...

 

Na minha opinião - Morro da Igreja

 

Não ganha na média anual que é de 10,9 em 8 anos em sua mini-normal pois temos locais na Serra Fina ou no Itatiaia na casa dos 09,0 graus

Não ganha na mínima absoluta pois há baixadas e SC e mesmo no PNI que já devem ter batido -13/-14

Não ganha na menor máxima absoluta que é de 26,7 (04/02/2010) , pois a Pedra da Mina ou os Agulhas Negras mal chegam a 20 graus.

 

Não podemos afirmar na questão de sensação térmica.. pois ninguém sabe se os Agulhas Negras ou a Pedra da Mina já tiveram -2 com ventos de 150km/h...

Não podemos afirmar se é realmente o ponto no Pais com mais índice de nevadas

Não podemos afirmar se a menor máxima absoluta é lá...pois há pontos em S Joaquim, Urupema ou Bom jardim da Serra que são destaques neste quesito

 

Portando não podemos afirmar que NADA o Morro da Igreja bate em algum quesito....!!

de fato não podemos afirmar nada sobre nenhum lugar do mundo,até que aconteça...

Link to comment
Share on other sites

Galera com o efetivo monitoramento baziano de baixadas e outros, estamos conhecendo mais a fundo o clima do Brasil.Há muito ainda a se descobrir, seja no RS, SC,PR além de Sudeste e Centro-Oeste do Brasil...

 

É verdade, gostando uns ou não! A verdade é que nós bravos bazianos estamos fazendo acontecer! Diego, você, Carlos Dias, William, Wessel, Coutinho, Caio, Cassol, João, entre outros bravos bazianos, estamos fazendo a história acontecer!

 

Daqui a 20 anos, seremos lembrados! :friends: :friends:

Link to comment
Share on other sites

Evandro, gostei do depoimento e concordo com tudo o que você disse. Acrescento ainda que, em 90% das vezes que tivermos MPs atuando no Sul e no Sudeste, se sentirá mais frio na serra catarinense do que no PNI, graças à ventania que uma advecção forte traz. NÃO É GOZAÇÃO! É FATO! O frio de radiação que ocorre em 90% dos dias no PNI não é páreo ante o frio de advecção no Morro da Igreja.

 

Contudo, naquelas raras oportunidades em que temos frio de advecção forte no Sudeste, a sensação térmica no PNI deve superar qualquer lugar do Brasil. Imaginem o GELO que foi 1985!!!

 

 

ACHO DIFÍCIL, NESTE QUESITO O MI É IMBATÍVEL.

 

EM 91 A ISOTERMA DE -12 ESTAVA A 1800 M E VENTAVA MUITO, EM S.JOAQUIM DEU -10 COM RAJADAS DE 40/60 KM.

 

:clapping:

 

Eu não quis falar para não causar polêmica, esperei falar primeiro. Mas concordo 100%, estimo -12 tambémem 91. Em 2013 foi a mesma diferença, -5 no INMET e -7 no Morro. O MI é insuperável na sensação térmica, além de ter as menores máximas e boas mínimas, também tem mais vento. Os topo do PNI tem médias bem menores se, aproximam nas máximas absolutas como postaram outro dia, agora quero ver é um topo lá se aproximar nas mínimas como o MI tem, como já bateu quase -8 em 2013. Ali é o ponto onde mais pode se sentir frio no país em um dia, hora (minha opinião, sem tumulto, rsrs).

 

Na minha opinião o Morro da Igreja é o local com mais recordes extremos no país:

 

Maior vento sustentado;

Maior rajada de vento;

Maior média de vento (pelo menos do centro-sul do país)

Menor máxima absoluta diária;

Menor sensação térmica;

Um dos raros topos que negativam, e provável único topo com mínima absoluta de dois dígitos negativos (juntamente com Morro da Torres e outros morro altos do ParnaSJ e Campo dos Padres);

Local com maior frequência de neve; (edit: deve perder um pouquinho para o Morro das Torres)

 

Claro, não posso afirmar nada, mas creio que os recordes pertencem ao morro.

 

Carlos Dias, não vou entrar nos outros quesitos que não posso falar, mas não há chance de São Joaquim, Urupema ou Bom Jardim da Serra (pontos longes de morro) terem máximas menores. O máximo que poderia ter é alguns topos altos do Parna SJ, e do Campos dos Padres, em um raro dia de tempo mais fechado ou com mais neblina que no Morro da Igreja, por exemplo, registrarem uma máxima menor, mas que seria irrisória, -0,1°C ou -0,2°C.

 

Procurem um mesmo local do Brasil que em 8 anos, registrou vento de 178km/h, dezenas de dias de neve, várias vezes intensa, chuva congelada, chuva congelante, granizo, geada, sincelo, umidade de 3% por horas, minima e máxima negativa em um dia...

 

Todo mundo só fala de Urupema ou PNI-baixada, Tuias, porque prefere as mínimas, mas para mim o Morro da Igreja é o local mais completo pelos eventos.

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

:girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Todo mundo só fala não senhor, afinal tu queres que se fale de apenas uns aspectos deixando outros de lado?

Queiram ou não, o que mais conta são os extremos de mínimas, divulgue para o público olha deu máxima de apenas 3º em Urupema...nenhuma repercussão, agora diga mínima de -9º em Urupema, fantástica repercussão.

Link to comment
Share on other sites

Todo mundo só fala não senhor, afinal tu queres que se fale de apenas uns aspectos deixando outros de lado?

Queiram ou não, o que mais conta são os extremos de mínimas, divulgue para o público olha deu máxima de apenas 3º em Urupema...nenhuma repercussão, agora diga mínima de -9º em Urupema, fantástica repercussão.

 

Então se prepara que o PNI vai fazer noticia (no sudeste então? rio de janeiro?!) :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Também acho que o MI vence em todos os critérios apontados pelo Moretão

 

Com sorte em 85 ficou negativo o dia inteiro no PNI... se muito.

 

Concordo também com o Moretão, para mim não há lugar com sensação térmica mais baixa que no MI, e lá também é frio constante no inverno. O sol do PNI é muito ardido e facilmente sente-se calor por lá quando estamos caminhando. Não tenho dúvidas que em termos de temperatura o PNI é o mais frio do Brasil, mas em sensação de frio o MI ganha com certeza, bem como nos extremos climáticos.

Link to comment
Share on other sites

Também acho que o MI vence em todos os critérios apontados pelo Moretão

 

Com sorte em 85 ficou negativo o dia inteiro no PNI... se muito.

 

Concordo também com o Moretão, para mim não há lugar com sensação térmica mais baixa que no MI, e lá também é frio constante no inverno. O sol do PNI é muito ardido e facilmente sente-se calor por lá quando estamos caminhando. Não tenho dúvidas que em termos de temperatura o PNI é o mais frio do Brasil, mas em sensação de frio o MI ganha com certeza, bem como nos extremos climáticos.

 

Não descarto a possibilidade do PNI ter a menor mínima...

Link to comment
Share on other sites

Minhas apostas para extremos de frio esse ano:

 

RS

S. Francisco de Paula: - 7,9º

Porto Alegre: -0,2º

 

SC

Urupema: -9,5º

Morro da Igreja: -8,2º

S. Joaquim: -6,7º

Florianópolis: 3,1º

 

PR

Palmas: -7,6º

Curitiba: -2,9º

 

SP

Campos do Jordão (INMET): -3,6º

São Paulo - Mirante: 3,5º

 

MS

Ponta Porã: -2,7º

Campo Grande: 0,5º

 

MT

Cuiabá: 7,1º

 

MG

Maria da Fé: -4,3º

Belo Horizonte: 6,4º

 

RJ

PNI (na estação mais fria): -9,3º

Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista): 8,1º

 

Me cobrem em Outubro.

Link to comment
Share on other sites

Ah sim, a menor mínima é capaz de ter sim, e COM CERTEZA tem a menor média das mínimas. O frio é forte e constante à noite. De tarde, raramente faz frio intenso.

 

Estava pensando aqui umas coisas sobre o PNI:

 

- Talvez leve a mínima anual a cada 2 anos, não acho que Campo Belo vença sempre mas deve levar várias minimas absolutas anuais, umas 5 ou 6 por década.

- Nas médias, é DISPARADO o lugar mais frio do Brasil, não perde nenhum mês pra localidades mais ao sul, mas pontualmente nos meses do inverno pode perder para TOPOS do sul, como MI, PIco Paraná, MT, enfim topos acima de 1700, 1800 metros.

- Em termos de médias mínimas e máximas, a cada 20 meses mais ou menos deve perder para algum lugar ao sul, pode acontecer sim.

MAs tem que ser falado: em 98% dos dias no Brasil, ganha de qualquer localização em termos de frio. Porque se pegarmos o verão, foi mais frio em praticamente todos os dias.

- Sobre a sensação térmica, indiscutivelmente de dia não é tão frio assim em uns 70 % dos dias, mas em praticamente todas as noites, leva de lavada a sensação, palavra de quem já foi lá de madrugada e sofreu no posto Marcão pra configurar estação as 3 da manhã, dói de frio sair pra fora com 7, 8 graus e vento gelado.

Pontualmente, em no máximo 8 dias por ano, vai perder de lavada para os topos do sul acima de 1700, 1800 metros em sensação térmica, mas deve ganhar tranquilamento em uns 355 a 360 dias por ano, isso tem que ser levado em conta, sem analisar eventos de frio somente, como vejo aqui.

 

Tem que analisar um todo, e os dados diários dia após dia mostram que sim, o PNI arrebenta no frio. No verão, vimos Urupema ir a 29, 30 graus e o PNI nem de perto chegou a esses valores, isso tem que ser falado. Mas como nem tudo são flores, há dias sim em que o PNI perderá seja em frio, seja em sensação térmica, e tenho minhas sinceras dúvidas ainda se o Campo Belo levará a mínima anual, mesmo com os dados de Furnas dizendo que sim.

 

E outra coisa, tenho lido aqui que baixada do Pelotas, baixada do Pantera, baixada daqui, baixada dali leva a mínima anual, mas falta aparecer mais guerreiros bazianos pra tornarem em realidade o monitoramento online desses locais, tem que ter mais mobilização pessoal, não ir na velha onda onde se tem 30 instalando, aí sim me engajarei. E aposto minhas fichas que em grande parte o problema não é só dinheiro, é conseguir se disponibilizar pra ir e fazer acontecer. Falamos do PH, reclamamos pra caramba das suposições dele, mas ele é um cara que depois de dez anos, conseguiu se mobilizar e hoje Tuias é monitorada, ele também está fazendo acontecer!

 

Vi que o William postou que será praticamente impossível monitorar o vale do Ruah, mas eu tecnicamente penso que basta apenas juntar algumas condições (dinheiro, internet, sinal, garantia de segurança) pra poder fazer acontecer o monitoramento lá em cima. E há de se ter um belo jogo de cintura pra conseguir, também, pois muitas vezes o impecilho é dos responsáveis pelo local. E nesse quesito, o Carlos Dias é imbatível aqui no BAZ! Isso tem que ser reconhecido, e não pegar tudo o que o cara fez pelo espaço e jogar numa lata de lixo por uma crise interna, como fizeram aqui. Se o cara é polêmico, e não faz b... nenhuma, não adianta nada vir com marra depois e dizer que escreve bobagens, pq se é pra ser marrento eu também sei jogar esse jogo. O Carlos é provocador sim, mas é o cara que faz, isso tem que ser exaltado! Pronto!

Link to comment
Share on other sites

Artur, concordo com você, nós temos que ver o todo, e no todo o PNI é o mais frio do Brasil. Mas ninguém fica no PNI à noite para passar esse frio todo, só os loucos bazianos e os guardas, hehehe. O frio diurno, em 80% das vezes no inverno, o MI levará, graças à sensação térmica. E a neve é um espetáculo à parte naquele lugar. Ainda acho que o MI é o cara na sensação térmica, já o PNI é o cara nas temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Artur, concordo com você, nós temos que ver o todo, e no todo o PNI é o mais frio do Brasil. Mas ninguém fica no PNI à noite para passar esse frio todo, só os loucos bazianos e os guardas, hehehe. O frio diurno, em 80% das vezes no inverno, o MI levará, graças à sensação térmica. E a neve é um espetáculo à parte naquele lugar. Ainda acho que o MI é o cara na sensação térmica, já o PNI é o cara nas temperaturas.

 

Também temos os montanhistas, que normalmente dormem no Abrigo Rebouças ou na área de camping que fica ao lado. A parte alta do PNI não é tão deserta à noite ou de madrugada como muita gente pensa, exceto (talvez) em períodos chuvosos durante o verão.

Link to comment
Share on other sites

Acho que é uma questão de opinião pessoal mesmo. Muitas cidades altas tem médias menores que Brusque, mas nunca vão registrar neve, ou quase nunca irão conseguirão ter um dia inteiro de frio, somente máxima ou mínima. Qual cidade é mais fria? A cidade lá mais a Norte, ok. Qual cidade eu prefiro o clima? Brusque, porque pode registrar um dia inteiro de frio, ou geada, ou chuva congelada, ou seja, porque pode ter eventos.

 

Partindo da mesma ideia, tem muitas cidades no RS que são quentes no verão, mas tem invernos frios e com neve, geada. Mesmo não tendo médias anuais, mensais, tão excepcionais são mais interessantes que as que não registram eventos. Eu particularmente, não liga se faz calor ou não, no verão.

 

O único evento que o Morro da Igreja não poderá registrar é a mínima de dois dígitos negativos um pouco mais expressiva, como alguns raros lugares podem registrar. Mas em compensação vai registrar todos aqueles eventos que citei, muitas vezes em um intervalo de poucas horas. Eventos estes, que jamais conseguirão registrados em alguns locais, ou que se conseguirem ser registrados, serão com muito menor frequência e com menor intensidade.

 

Eu dizer que o Morro da Igreja é mais frio que alguns locais, seria um estupideza. Mas isso não significa que ele não possa ser o mais interessante, semelhante aos exemplos que dei acima. Pelo menos para mim e para alguns, é o clima mais interessante.

 

Finalizando, ainda acho que eventos são mais importantes que médias, pelo menos para a maioria. Se médias fossem tão interessantes, a cada vez que postassem aqui, seria uma turbilhão de mensagens, mas não é isso que ocorre.

Link to comment
Share on other sites

Acho que é uma questão de opinião pessoal mesmo. Muitas cidades altas tem médias menores que Brusque, mas nunca vão registrar neve, ou quase nunca irão conseguirão ter um dia inteiro de frio, somente máxima ou mínima. Qual cidade é mais fria? A cidade lá mais a Norte, ok. Qual cidade eu prefiro o clima? Brusque, porque pode registrar um dia inteiro de frio, ou geada, ou chuva congelada, ou seja, porque pode ter eventos.

 

Partindo da mesma ideia, tem muitas cidades no RS que são quentes no verão, mas tem invernos frios e com neve, geada. Mesmo não tendo médias anuais, mensais, tão excepcionais são mais interessantes que as que não registram eventos. Eu particularmente, não liga se faz calor ou não, no verão.

 

O único evento que o Morro da Igreja não poderá registrar é a mínima de dois dígitos negativos um pouco mais expressiva, como alguns raros lugares podem registrar. Mas em compensação vai registrar todos aqueles eventos que citei, muitas vezes em um intervalo de poucas horas. Eventos estes, que jamais conseguirão registrados em alguns locais, ou que se conseguirem ser registrados, serão com muito menor frequência e com menor intensidade.

 

Eu dizer que o Morro da Igreja é mais frio que alguns locais, seria um estupideza. Mas isso não significa que ele não possa ser o mais interessante, semelhante aos exemplos que dei acima. Pelo menos para mim e para alguns, é o clima mais interessante.

 

Finalizando, ainda acho que eventos são mais importantes que médias, pelo menos para a maioria. Se médias fossem tão interessantes, a cada vez que postassem aqui, seria uma turbilhão de mensagens, mas não é isso que ocorre.

 

 

Eu já acho que um único dia de calor intenso já é um preço terrível a se pagar para presenciar algum frio posterior, imagina meses!

É subjetivo mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Acho que o pessoal não analisa em termos de área, td bem MI, mas É um pico isolado a 1800m...quantos picos mais a 1800m em SC ?Já sobre as baixadas é mais interessante justamente pela dinâmica entre elas, em que detalhes acusam boas diferenças mesmo baixada vs baixada...em Urupema ,SJ BOm Jardim há centenas e centenas de baixadas poderosas para mínimas extremas...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.